Вы находитесь на странице: 1из 17

Os diversos tipos de eventos e suas principais aplicaes

Prof Dr Rita Giraldi

Tipologia
Abertura
Abertos (permitem a entrada de quaisquer interessados) Fechados (destinam-se a grupo especfico de convidados)

Tipo de adeso: gratuitos ou pagos Abrangncia: municipais, regionais, nacionais ou internacionais Finalidade: cultural, comercial, religioso, artstico, assistencial, cientfico, educativo, promocional, poltico, folclrico, entre outros Freqncia: semestral, anual, bianual etc. Tamanho (em n relativo de participantes): pequeno, mdio ou grande

Tipologia de eventos de negcios


Eventos Fechados
Conveno
Marketing de Incentivos Treinamento

Eventos Abertos
Seminrio
Mesa Redonda (Painel, Simpsio, Frum) Feiras & Exposies Conferncia (Simpsio)

Encontros Sociais
Desfiles
Lanamento de livros Leilo Comemorao de datas

Congresso
Jornada Videoconferncia

Almoo ou jantar
Coffe Break

Classificao de eventos
Do ponto de vista das organizaes
Institucionais Promocionais (comerciais)

De forma mais abrangente:


Folclricos Cvicos Religiosos Polticos Sociais Artsticos Cientficos Culturais Desportivos Tcnicos etc.

Tipos de eventos
Programa de visitas: quando a organizao recebe grupos de pessoas seguindo uma programao criteriosamente preparada, com o objetivo de divulg-la para seu pblico de interesse, por meio da apresentao da sua rea fsica, filosofia, poltica e ramo de atividade. Concursos: so competies que estimulam o interesse do pblico participante e o familiariza com a organizao e suas polticas. Sempre existe premiao.

Exposies: so formas de expor publicamente produtos, objetos, fotografias, documentos etc., com a finalidade de divulgar e/ou vender. fixa e visa apenas divulgar. Vernissage: exposio de artes plsticas. Feiras: ampla, fixa e visa vender. Salo: amplo, fixo e visa apenas divulgar mas, atualmente possui as mesmas caractersticas das feiras.

Mostra: pequena e circulante; visa somente divulgar. a nica forma de expor que circula. Encontros: so eventos com porte e durao variveis, nos quais as pessoas se renem com a finalidade de discutir temas de interesse comum.
Conferncia: a exposio de um assunto de amplo conhecimento do conferencista, geralmente pessoa reconhecidamente competente. Videoconferncia: uma conferncia feita por meio de telefonia , televiso e computador, permitindo a participao de pessoas que esto em locais diferentes e distantes.

Palestra: a exposio de um assunto para uma platia relativamente pequena. O assunto geralmente de natureza educativa e os ouvintes j possuem algum conhecimento sobre o que ser exposto. Aps a apresentao dever ser aberta para questionamento. Pode ser organizado um ciclo. Simpsio: so vrios expositores com a presena de um coordenador. O tema geralmente cientfico. Painel: h debate entre os expositores, sob a coordenao de um moderador, cabendo platia o comportamento de expectadora, sem formular perguntas mesa.

Mesa-redonda: os expositores ficam sob a coordenao de um moderador, com tempo limitado para a exposio, e posterior debate. A platia pode encaminhar perguntas mesa. Conveno: h a exposio de assuntos por vrias pessoas, com a presena de um coordenador. A dinmica escolhida pelo organizador quando a durao de vrios dias. promovida por entidade empresarial ou poltica. Congresso: realizado em vrios dias, com a incluso de outros encontros dentro deste. um evento de grande porte, que engloba, inclusive atividades sociais para os participantes. promovido por entidades associativas com a finalidade de estudar temas cujas concluses so adotadas no todo ou em parte depois de encaminhadas s autoridades, como posio de classe.

Congresso: realizado em vrios dias, com a incluso de outros encontros dentro deste. um evento de grande porte, que engloba, inclusive atividades sociais para os participantes. promovido por entidades associativas com a finalidade de estudar temas cujas concluses so adotadas no todo ou em parte depois de encaminhadas s autoridades, como posio de classe.

Seminrio: a exposio feita por uma ou mais pessoas com a presena de um coordenador. O assunto exposto do conhecimento da platia que participa em forma de grupos. Geralmente divide-se em trs fases: exposio, discusso e concluso. As decises podem ser tomadas pela rea. Frum: a apresentao das exposies feita com a presena de um coordenador. Caracteriza-se pela discusso e debate. A platia participa com questionamentos. Ao final o coordenador da mesa colhe as opinies e apresenta uma concluso representando a opinio da maioria. Poder der durao de um ou mais dias.

Debate: a discusso entre duas pessoas que defendem ponto de vista diferentes sobre um tema. possvel realizar debates com mais de dois participantes, porm a oportunidade da palavra fica reduzida. A platia s poder participar com aplausos e protestos moderados. Brainstorming: um tipo de encontro no qua as pessoas se propem a apresentar idias acerca de um problema e o coordenador do grupo se encarrega de fazer a seleo da melhor sugesto para a questo. muito utilizado pela rea de publicidade.

Conclave: caracteriza-se pelo carter religioso e para o qual so trazidos temas de ordem tica e moral. As concluses podem ser adotadas. Semana: um tipo de encontro semelhante ao congresso, no qual pessoas se renem para discutir assuntos de interesse comum. Sua durao de vrios dias e a dinmica a mesma de um congresso. Entrevista coletiva: um tipo de encontro no qual o expositor (entrevistado) faz uma rpida explanao e questionado pelos representantes da imprensa

Jornada: so encontros de grupos profissionais, de mbito regional , para discutir periodicamente assuntos de interesse do grupo. promovida por entidades de classe, com durao de vrios dias. As concluses podem servir de diretrizes para a classe. Workshop: so encontros onde h uma parte expositiva seguida de demonstrao do objeto (produto) que gerou o evento. Poder fazer parte de um evento de maior amplitude (rea comercial/empresarial). Oficina: semelhante ao workshop, sendo que a oficina mais utilizada na rea educacional.

Colquio: exposio de um tema em reunio fechada, que tem por objetivo esclarecer e tomar decises, sob uma coordenao. Torneio: evento competitivo de uma determinada modalidade esportiva. Segue as normas de organizao da federao e regulamento especfico da modalidade. Visita: evento para um segmento e nmero de pessoas limitado, com o objetivo de mostrar o que interessante a ser visitado. Happy hour: evento com finalidade poltica de entrosamento, promovido por empresas ou entidades de classe.

Festival: evento artstico-cultural, comporto de apresentaes previamente selecionadas, com o objetivo de competio, divulgao ou promoo comercial. Tem frequncia varivel e pode acontecer em ambientes abertos ou fechados. Festas: evento cvico, religioso, folclrico ou de homenagem, que tem por objetivo o congraamento ou a comemorao de um fato ou data.

Lanamento de pedra fundamental Lanamento de livro Leilo Show Desfile

Вам также может понравиться