Вы находитесь на странице: 1из 13

ISSN: 1983-8379

Do navio ao camburo, da literatura a msica popular, de Castro Alves a O Rappa Juliana Machado de Britto1

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar a relao intertextual e dialgica entre o poema Navio Negreiro, de Castro Alves, e a letra Todo camburo tem um pouco de Navio Negreiro, de O Rappa, verificando como se configura a comparao entre os dois textos e dando especial ateno ao fato de haver entre ambos a composio artstica de uma linguagem verbal. Palavras - chave: Literatura; Msica; Intertextualidade; Dialogismo. ABSTRACT: This paper aims to analyse the intertextual and dialogic connections between the poem Navio Negreiro, by Castro Alves, and the lyrics Todo camburo tem um pouco de Navio Negreiro, by O Rappa, verifying how is made the comparison between these texts and giving special attention to the fact that there is between them the artistic composition of a verbal language. Key - words: Literature; Music; Intertextuality; Dialogism.

A relao dialgica, pardica e intertextual entre os estilos literrios e as canes populares durante muito tempo teve por base o seguinte questionamento: letra de msica poesia? ou a letra de msica possui o mesmo valor de um poema? A composio verbal de um poema, pela sua lgica e por representar uma linguagem verbal por excelncia, no apresenta a mesma articulao das letras de msicas, j que estas pertencem a um jogo de elementos verbais e musicais. Por se tratar de duas composies diferentes, mas que podem ser comparadas, temos, portanto, algum tipo de equivalncia: existem pontos de interseo em que h cruzamento das vozes oriundas de prticas de linguagem socialmente diversificadas (BARROS, 1999, p.4). J pardia pode ter dois significados o de oposio e tambm semelhana:
Hutcheon prefere ligar o campo semntico de pardia semelhana, a um acordo ou intimidade entre os textos. Procura ampliar a significao dessa palavra para uma discusso mais rica das formas de arte moderna, j que o Modernismo,
1

Mestre em Literatura Brasileira pelo programa de ps-graduao Stricto Sensu do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Endereo eletrnico: julianambritto@gmail.com DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

ISSN: 1983-8379

visceralmente intertextual, joga com as tenses criadas pela conscincia histrica, reutilizando formas. O escritor sempre foi um mediador de cdigos, sobretudo o moderno, que tem como programa esttico revelar a crise de linguagem e da expresso (RODRIGUES apud HUTCHEON, 2003, p. 13)

A relao intertextual entre poesia e letra de msica aponta a inter-relao de duas linhas que as seguem: a da contextualizao interna e a da contextualizao externa. A primeira diz respeito coerncia entre as partes que compem o texto e permite ao leitor estabelecer contato com o mundo ali apresentado; a segunda prende-se poca em que foram escritos e atravs do autor pode ser revelado ao leitor alguns de seus valores e valores de seu tempo. As relaes contextuais destacam-se para o leitor pelo universo que revelam. Para Bakhtin (1988), a relao de intertextualidade , antes de tudo, a intertextualidade interna das vozes que falam e polemizam no texto, reproduzindo o dilogo com outros textos. Se a lngua se harmoniza em conjuntos, por no ser um sistema abstrato de normas, temos uma opinio plurilnge concreta sobre o mundo, a qual nos permite criar uma aproximao terico-metodolgica entre literatura, msica popular e histria. O compositor brasileiro contemporneo recria algo j escrito em face aos estilos literrios. Como no existe, a rigor, msica sem letra, partimos do pressuposto de que o autor de msica usa alguns artifcios prximos ao do poeta. Entretanto, o primeiro emprega geralmente uma linguagem mais econmica, pois sua composio destina-se ao ouvinte e este quem dita o ritmo de sua recepo. Logo, comum o uso de sintaxes mais diretas, redundncias e repeties, artifcios muito prximos linearidade do som. Isso no implica que nos poemas no encontremos os mesmos mecanismos, porm, exploram-se com maior rigor as possibilidades da pgina e as modalidades da leitura que proporcionam. Do Romantismo ao Modernismo houve muitas transformaes significativas tanto no campo literrio quanto no musical. Tanto um como outro deram origens a manifestaes culturais diversas e apresentam-se, muitas vezes, como movimentos contraditrios. De um lado, a poesia romntica brasileira transitou entre os nacionalistas da primeira gerao, o pessimismo da segunda gerao, at encontrar em sua terceira fase uma nova tendncia: a poesia social e humanitria, preocupada com a divulgao e o debate de questes como a abolio da escravatura e o direito independncia dos povos, a erradicao da misria e a
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

ISSN: 1983-8379

educao como forma transformadora da qualidade de vida do ser humano. De outro, na modernidade, a msica uma forma de manifestao cultural diversa que oscila e mescla elementos da alta cultura e da baixa cultura. As letras da msica popular brasileira tornam-se uma pardia, na acepo de semelhana em relao aos textos que a precederam, pois se reconhecem e se apropriam tanto da tradio cultura elevada quanto da cultura popular e do prprio registro da msica popular brasileira. Assim, as letras imitam consciente ou inconscientemente os estilos literrios (RODRIGUES, 2003, p. 13). Francisco Bosco observa que:
o fenmeno da cano brasileira se caracteriza por um sistema complexo, hbrido, feito de contaminaes entre a oralidade e a escrita, cultura de massas e vanguarda, nacionalismos e cosmopolitismos. (...) Mas a singularidade de nossa cano popular a ocupao de um amplo espao da cultura onde experincias estticas altamente inventivas e radicais encontram uma repercusso, uma pregnncia social incomparavelmente maior do que a das produes da dita alta cultura (2006, p. 59).

Baseando-se no conceito de cultura popular como apropriao de um determinado fato sociocultural, temos a correspondncia intertextual de O Rappa, buscando em Castro Alves, no sculo XIX, uma equivalncia nas crticas sociais. relevante considerar que existem trs processos possveis de intertextualidade: citao, aluso e estilizao. Neste trabalho encontramos a aluso,
em que no citam as palavras (todas ou quase todas) mas reproduzem-se construes sintticas em que certas figuras so substitudas por outras, sendo que todas mantm relaes hiperonmicas com o mesmo hipernimo ou so figurativizaes do mesmo tema (FIORIN, 1999, p. 31).

Para mostrar a realidade macia de uma nao que sobrevive custa de sangue escravizado, na estrofe IV de Navio Negreiro (1869) e na letra Todo camburo tem um pouco de Navio Negreiro (1994), temos as formas de comando do dominador, que dita as ordens e est de posse de algum objeto de poder, o qual revestido de alguma significao, que o valoriza como tal. Logo, encontramos a equao: navio capito chicote

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

ISSN: 1983-8379

No entanto o capito2 manda a manobra, E aps fitando o cu que se desdobra, To puro sobre o mar, Diz do fumo entre os densos nevoeiros: Vibrai rijo o chicote, marinheiros! Fazei-os danar!... (CASTRO ALVES, parte IV, 5 estrofe)

e camburo farda (polcia) macaca (arma).

Quem segurava com fora a chibata Agora usa farda Engatilha a macaca Escolhe sempre o primeiro Negro pra passar na revista Pra passar na revista (O RAPPA, 1994)

Ao retratar o sofrimento do negro, percebemos que a idealizao do negro se d de forma distinta. Castro Alves fala pelos escravos negros, no possui uma vivncia direta com estes, porm mostra-se sensibilizado aos os maus tratos aos quais os negros eram submetidos. No sculo XX, afastado do sentido de escravido como no sculo XIX, tem-se um texto permeado por outras escravizaes. O Rappa passa uma vivncia cotidiana mais aproximada da realidade, haja vista que seus in tegrantes so moradores do bairro Engenho- Novo no Rio de Janeiro. Segundo estudos realizados sobre Castro Alves, a poesia engajada e comprometida com a causa abolicionista e republicana, o esprito revoltado e combativo, ganha foras nas imagens grandiosas da natureza,
Stamos em pleno mar... Dois infinitos Ali se estreitam num abrao insano, Azuis, dourados, plcidos, sublimes... Qual dos dois o cu? Qual o oceano? (CASTRO ALVES, parte I, 3 estrofe)

na divindade,

Os grifos so meus para referenciar o dominador e o objeto, respectivamente. DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

ISSN: 1983-8379

Senhor Deus dos desgraados! Dizei-me vs, Senhor Deus! Se loucura... Se verdade Tanto horror perante os cus?! mar, por que no apagas Coa esponja de tuas vagas De teu manto esse borro?... Astros! Noites! Tempestades! Rolais das imensidades! Varrei os mares, tufo! (CASTRO ALVES, parte V, 1 estrofe)

e, principalmente na histria personalizada de cada povo, j que a finalidade convencer o leitor e conquist-lo para a causa defendida.
Era um sonho dantesco... O tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... Estalar de aoite... Legies de negros como a noite, Horrendos a danar... (...) E ri-se a orquestra irnica, estridente... E ronda fantstica a serpente Faz doudas espirais... Se o velho se arqueja, se no cho resvala, Ouvem-se gritos... O chicote estala. E voam mais e mais. (CASTRO ALVES, parte IV, 1 e 3 estrofes)

A mesma dimenso de impacto social permeia a letra do grupo O Rappa. Quando se critica a atitude de determinadas camadas sociais perante os negros, cria-se uma forma de conscincia diante de alguns problemas humanos. Por isso, preciso trazer a tona o lado feio e esquecido para que se e busque formas de solucion -lo.
Tudo comeou quando a gente conversava Naquela esquina ali De frente quela praa Veio os homens E nos pararam Documento por favor Ento a gente apresentou Mas eles no paravam DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

ISSN: 1983-8379

Qual nego? Qual nego? O que que t pegando? Qual nego? Qual nego? mole de ver Que em qualquer dura O tempo passa mais lento pro nego Quem segurava com fora a chibata Agora usa farda Engatilha a macaca Escolhe sempre o primeiro Negro pra passar na revista Pra passar na revista Todo camburo tem um pouco de navio negreiro Todo camburo tem um pouco de navio negreiro (O RAPPA, 1994)

Atravs do compromisso de orientar os homens comuns para os caminhos da justia e liberdade, o alvo preferido da poesia castroalvina a causa dos oprimidos socialmente. Cada palavra do poema carrega em si a dor, amargura, angstia e certo sarcasmo paradoxal.
Era um sonho dantesco... O tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... Estalar de aoite... Legies de homens negros como a noite, Horrendos a danar... Negras mulheres, suspendendo s tetas Magras crianas, cujas bocas pretas Rega o sangue das mes: Outras moas, mas nuas e espantadas, No turbilho de espectros arrastadas, Em nsia e mgoa vs! E ri-se a orquestra irnica, estridente... E da ronda fantstica a serpente Faz doudas espirais ... Se o velho arqueja, se no cho resvala, Ouvem-se gritos... o chicote estala. E voam mais e mais... Presa nos elos de uma s cadeia, A multido faminta cambaleia, E chora e dana ali! Um de raiva delira, outro enlouquece, DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

ISSN: 1983-8379

Outro, que martrios embrutece, Cantando, geme e ri! No entanto o capito manda a manobra, E aps fitando o cu que se desdobra, To puro sobre o mar, Diz do fumo entre os densos nevoeiros: "Vibrai rijo o chicote, marinheiros! Fazei-os mais danar!..." E ri-se a orquestra irnica, estridente. . . E da ronda fantstica a serpente Faz doudas espirais... Qual um sonho dantesco as sombras voam!... Gritos, ais, maldies, preces ressoam! E ri-se Satans!... (CASTRO ALVES, parte IV)

No distante disso, a banda brasileira O Rappa, conhecida pelas suas letras de forte impacto social, denncia sobre os preconceitos raciais, o descaso e abandono. Na referida msica trata a escravido, como um fato jamais esquecido. Ainda este tema seja tratado por muitos como banal ou simples, a msica contextualiza o fato ao coloc-lo dentro do senso comum, ao dizer comparado, comparado a quem sofre com tal situao.
mole de ver Que para o negro Mesmo a AIDS possui hierarquia Na frica a doena corre solta E a imprensa mundial Dispensa poucas linhas

Comparado, comparado Ao que faz com qualquer Figurinha do cinema Comparado, comparado Ao que faz com qualquer figurinha do cinema Ou das colunas sociais (O RAPPA, 1994)

Se a potica castroalvina desempenha papel imponente e a figura do escravo se apequena diante de elementos smbolos como: a luz, a guia, a voz, o vo, o mar, a bandeira e a nao.
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

ISSN: 1983-8379

Existe um povo que a bandeira empresta P'ra cobrir tanta infmia e cobardia!... E deixa-a transformar-se nessa festa Em manto impuro de bacante fria!... Meu Deus! Meu Deus! Mas que bandeira esta, Que impudente na gvea tripudia? Silncio. Musa... Chora, e chora tanto Que o pavilho se lave no teu pranto! ... Auriverde pendo de minha terra, Que a brisa do Brasil beija e balana, Estandarte que a luz do sol encerra E as promessas divinas da esperana... Tu que, da liberdade aps a guerra, Foste hasteado dos heris na lana Antes te houvessem roto na batalha, Que servires a um povo de mortalha!... Fatalidade atroz que a mente esmaga! Extingue nesta hora o brigue imundo O trilho que Colombo abriu nas vagas, Como um ris no plago profundo! Mas infmia demais! ... Da etrea plaga Levantai-vos, heris do Novo Mundo! Andrada! Arranca esse pendo dos ares! Colombo! Fecha a porta dos teus mares! (Castro Alves, parte VI)

Na msica encontramos a figura do escravo ser humano negro diminudo sob outra perspectiva smbolo: bandido, de valor secundrio e negligenciado.
Todo camburo tem um pouco de navio negreiro mole de ver Que para o negro Mesmo a AIDS possui hierarquia Na frica a doena corre solta E a imprensa mundial Dispensa poucas linhas Comparado, comparado Ao que faz com qualquer (O RAPPA, 1994)

Castro Alves conhecido como poeta dos escravos por denunciar toda a situao do negro escravo, transformou sua indignao em grito pela liberdade e incluiu nisso a afirmao de reformas e ideais. De acordo com Alberto da Costa e Silva, o poeta
DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

ISSN: 1983-8379

era como poeta poltico3 que gostava de falar s grandes platias. E que ningum censure esta expresso: poeta poltico. Castro Alves via-se como tal, desejoso de, com seus versos, mudar o pas e a vida. Foi para isto, para atacar a escravido, que escreveu Navio Negreiro, o mais perfeito de todos os seus poemas para voz alta (2006, p. 98).

O Rappa com suas letras em tom de indignao promove o mesmo esprito de reformas e ideais. Assim, poderamos cham-los de cantores polticos. A diferena entre os sculos que os separam no impediu que o poder de persuaso de ambos convencesse seus leitores/ouvintes de que necessrio mover um afeto para tocar em um determinado alvo (BOSI, 1980, p. 134), ou seja, apagar a idia de que o negro objeto nada esttico e casta inferior na sociedade, o qual no possuiu nenhum valor mtico. Mesmo o negro sendo objeto/tema da literatura e da msica; os autores possuem um forte apelo poltico, protestando contra a desigualdade social e retratando a vida de quem vive margem da sociedade. O poema em questo alm de ser rico em imagens distribudos em seis movimentos cada qual com sua reflexo, se aproxima muito da msica. A sonoridade das palavras quando declamado faz com que vejamos e sintamos cada quadro. Alberto da Costa e Silva afirma que nos decasslabos da primeira parte de Navio Negreiro, alonga-se a maioria das vogais, a fim de que cada verso lido, lido mais lentamente, cresa e nos d do alto-mar o movimento (SILVA, 2006, p. 98), sinalizando para o local onde vai se desenvolver a ao: mar navio negreiro escravos.
'Stamos em pleno mar... Doudo no espao Brinca o luar dourada borboleta; E as vagas aps ele correm... Cansam Como turba de infantes inquieta. 'Stamos em pleno mar... Do firmamento Os astros saltam como espumas de ouro... O mar em troca acende as ardentias, Constelaes do lquido tesouro... 'Stamos em pleno mar... Dois infinitos Ali se estreitam num abrao insano,
3

Grifo meu para demonstrar a relao de Castro Alves: poeta poltico com o grupo O Rappa: cantores polticos. DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

ISSN: 1983-8379

Azuis, dourados, plcidos, sublimes... Qual dos dous o cu? Qual o oceano?... (Castro Alves, parte I, 1, 2 e 3 estrofes)

Se o prprio poeta sugere a sonoridade das palavras e usa a dana em seu texto, percebemos que h uma quadrilha s avessas, em que o animador o capito que determina as ordens, o instrumento musical a chibata e a msica o choro, o gemido e a risada.
Presa nos elos de uma s cadeia, A multido faminta cambaleia, E chora e dana4 ali! Um de raiva delira, outro enlouquece, Outro, que martrios embrutece, Cantando, geme e ri! No entanto o capito manda a manobra, E aps fitando o cu que se desdobra, To puro sobre o mar, Diz do fumo entre os densos nevoeiros: "Vibrai rijo o chicote, marinheiros! Fazei-os mais danar!..." (Castro Alves, parte IV, 4 e 5 estrofes)

Em O Rappa, h tambm uma sinalizao de local e desenvolvimento da ao: rua camburo negro. No h sugesto de dana, entretanto h a idia de um paredo da justia ou corredor da morte j que no ato de busca pessoal feito pela polcia, necessrio engatilhar a arma e escolher o primeiro a passar.
mole de ver Que em qualquer dura O tempo passa mais lento pro nego Quem segurava com fora a chibata Agora usa farda Engatilha a macaca Escolhe sempre o primeiro Negro pra passar na revista Pra passar na revista (O RAPPA, 1994)

Em Navio Negreiro, de acordo com Afrnio Coutinho,


4

Grifo meu. DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

10

ISSN: 1983-8379

a cada instante, o pensamento social soterrado pelo pensamento potico, o fato pela metfora, o real pelo idealizado. Somente um artista absolutamente desinteressado da validade histrica de sua obra poderia construir um dos seus mais arrojados e mais valiosos trabalhos sobre um anacronismo; somente Castro Alves se empolgaria, como o fez no Navio Negreiro, por uma concepo altamente plstica a dos negros chicoteados num tombadilho sabendo que o trfico de escravos havia sido extinto dezoito anos antes (1969, p. 210). Assim, O Rappa transformando e reorganizando o texto base no nosso presente, retrata a condio do negro, ainda alvo de preconceitos e estigmas. J temos esse caminho apontado pelo ttulo Todo camburo tem um pouco de Navio Negreiro: navio negreiro faz aluso ao transporte forado de negros para as Amricas e para outras colnias de pases europeus durante o perodo colonialista. Se todo camburo tem um pouco do navio negreiro, entendemos que nos o carro de polcia o transporte de pessoas presas ou detidas em sua maioria, so negros. Atentando para o fato de que as letras de msica formuladas no sculo XX e/ou XXI, sculo do Modernismo, juntamente com a literatura, fizeram cada uma sua maneira especfica, um dilogo. De acordo com Bakhtin (1988) h no somente o dilogo das foras sociais na esttica de suas coexistncias, mas tambm, o dilogo dos tempos, das pocas, dos dias, daquilo que morre, vive, nasce. a coexistncia e a evoluo que se fundem juntamente na unidade concreta e indissolvel de uma diversidade contraditria e linguagens diversas.

Consideraes Finais

Pensar em literatura e pensar em msica pensar em um legado que atravessa geraes, retarda e evolui. Ainda que as relaes entre literatura e cano se mostrem enfraquecidas de certo modo no sculo XX, no podemos isol-las de interagir com o mundo. Uma no se sobrepe a outra, entretanto, podem ser classificadas de acordo com os sentidos que impressionam, a leitura ou o som.

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

11

ISSN: 1983-8379

A relao entre elas, msica e literatura, no entanto, mais profunda, pois, sendo a voz humana o mais primitivo instrumento musical, a msica surgiu do canto e, no canto, o contedo a poesia declamada melodiosamente. Ao produzir instrumentos musicais, o homem procurou imitar a voz. S numa etapa posterior surgiu a msica absoluta, isto , completamente dissociada de qualquer mensagem literria (RCKERT, p. 01, online).

Levando em conta que um texto a voz que dialoga com outros textos, mas que funciona tambm como eco das vozes de seu tempo, da histria de um grupo social, de seus valores, crenas, preconceitos, medos e esperanas, as relaes intertextuais evidenciam que o texto literrio no se esgota em si mesmo: pluraliza seus espaos, multiplica-se em interfaces e projeta-se em outros textos. Assim, Castro Alves e O Rappa estilizam violncias de suas pocas. Havendo ou no a idealizao do negro, h uma freqente transposio dos sofrimentos tpicos da condio escrava (reificao, tortura exemplar, desenraizamento) para situaes mais genricas (orfandade, sentimento materno violento, loucura), de empatia segura no pblico disponvel. Ambos fazem uma arte engajada que com todos os seus horrores, representam o Brasil, o Brasil metafrico da escravido, da excluso, da desigualdade. Ao assumirem o compromisso de interferir politicamente no processo social de conscientizao da nao, cria-se um elo entre literatura, msica e sociedade. Conseqentemente, desse elo surge crise moderna contra a dominao de classe e, da, surge a vlvula impulsionadora de crtica e revoluo.

Referncias

ALVES,

Castro.

Navio

Negreiro.

Disponvel

em:

<http://www.culturabrasil.pro.br/navionegreiro.htm> Acesso em: 17 jul 2009. BAKHTIN, Mikhail. Questes da literatura e esttica: a teoria do romance. So Paulo: HUCITEC, 1988, p. 100 106. BARROS, Diana Pessoa de; FIORIN, Jos Luiz (org). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade : em torno de Bakhtin. So Paulo: USP, 1999. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultirx, 1980.

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

12

ISSN: 1983-8379

BUENO, Andr (org). Literatura e sociedade: narrativa, poesia, cinema, teatro e cano popular. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. COUTINHO, Afrnio. A literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Sul Americana S.A., 1969, v. II. Romantismo. O RAPPA. O RAPPA. Rio de Janeiro: Sony, p1994. 1 disco sonoro. RODRIGUES, Nelson Antnio Dutra. Os estilos literrios e letras de msica popular brasileira. So Paulo: Arte Cincia, 2003. RCKERT, Ernesto Von. Msica e literatura. Disponvel em:

<http://www.ruckert.pro.br/texts/musicaeliteratura.pdf>. Acesso em: 17 jul 2009. SILVA, Alberto da Costa e. Perfis brasileiros: Castro Alves. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. SCHWARZ, Roberto (org). Os pobres na literatura brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1983.

DARANDINA revisteletrnica Programa de Ps-Graduao em Letras / UFJF volume 4 nmero 1

13

Вам также может понравиться