Вы находитесь на странице: 1из 8

TESLA MESTRE DOS RAIOS

SINOPSE Um professor de Fsica discute e apresenta uma proposta de atividade sobre o documentrio Tesla o mestre dos raios, que traz a vida e o trabalho do fsico Nikola Tesla, grande inventor do sculo XIX e incio do sculo XX que criou os sistemas de gerao e transmisso de corrente alternada, responsvel pela energia eltrica segura que temos hoje em quase todos os lugares.

CONSULTOR

Professor Anderson Pifer - Fsica

MATERIAL NECESSRIO PARA REALIZAO DA ATIVIDADE:


a. uma base de madeira (13x8x2)cm; b. 4 metros de fio de cobre esmaltado com 0,6 mm de dimetro (bitola 22) para a construo das espiras e do eletrom; c. 2 pilhas AA (1,5 volt cada) e um suporte para lig-las em srie; d. 30 cm de fio de cobre, rgido, com 2,3 mm de dimetro (bitola 11) e encapado para a sustentao da espira do motor; e. 30 cm de cabo flexvel com 0,5 mm de dimetro (bitola 24) para a ligao do motor didtico; f. um m. Pode ser obtido, por exemplo, em alto-falantes ou em disco rgido de computadores quebrados; g. um motor de corrente alternada, desmontado, para a demonstrao. Este motor pode ser obtido a partir de ventiladores, liquidificadores ou outros equipamentos j danificados; h. um parafuso de aproximadamente 10 mm de dimetro e 10 cm de comprimento; i. estilete e alicate; j. cartolina, papel, caneta e lpis;

PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SERO TRABALHADOS


Campos magnticos induzidos; Induo eletromagntica: leis de Faraday e Lenz; Histria da Eletricidade.

DESCRIO DA ATIVIDADE
Principais etapas e estratgias para trabalho interdisciplinar sugerido O professor comea exibindo o vdeo, e a seguir faz demonstraes relacionadas ao eletromagnetismo. A exibio do vdeo deve ser feita aps o desenvolvimento dos conceitos fundamentais do eletromagnetismo como as leis de Faraday e Lenz. O professor deve aproveitar este excelente vdeo como um forte elemento motivador para o trabalho. Ainda com o objetivo de estimular os alunos, logo aps a exibio do vdeo, o professor pode levar para a sala de aula dispositivos eltricos que esto relacionados ao eletromagnetismo como por exemplo, motores eltricos caseiros, motores de corrente alternada, bobinas de induo, eletroms, transformadores, etc. Como sugesto, so mostrados a seguir alguns exemplos de experimentos ou dispositivos que podem ser obtidos ou construdos pelo professor para esta etapa. Eletrom Este experimento permite verificar a presena do campo magntico gerado pela passagem da corrente eltrica atravs das espiras (bobina). Procedimento:

Enrole aproximadamente 2 metros de fio esmaltado em torno do parafuso envolvendo praticamente toda sua extenso (veja detalhe na figura 1). Se sobrar fio, continue enrolando-o em uma segunda camada. Raspe as extremidades do fio para tirar a camada isolante e conecte aos plos de uma pilha AA. A imagem abaixo, mostra, em uma verso mais sofisticada, o eletrom fixado em um suporte e uma chave para ligar o circuito. Motor de corrente alternada (C.A.) de Induo possvel despertar o esprito investigativo e curioso no aluno mostrando que toda teoria fsica

Figura 1. Fotografia mostrando o eletrom sendo acionado. Em detalhe, parafuso enrolado com o fio esmaltado.
desenvolvida em sala de aula est relacionada direta ou indiretamente com as coisas que o cercam no dia-a-dia. Uma forma simples de fazer isso levando motores de corrente C.A. para mostr-los na aula. A imagem abaixo mostra um motor C.A. de Induo que foi desmontado de um ventilador quebrado.

a)

b)

Figura 2. Fotografia mostrando detalhes do motor CA utilizado para demonstrao. a) motor sem a carcaa de proteo; b) detalhes do rotor e do estator. Fotografia .

Os motores de induo so o tipo o mais comum de motor de C.A., estando presente em muitos eletrodomsticos (liquidificadores, ventiladores, motores de lava-roupas, etc.) e aplicaes industriais. Este motor trabalha movendo um campo magntico em torno do rotor, denominado campo magntico girante. O estator que cerca o rotor contm um eletrom sofisticado. O estator no se movimenta, mas sim o campo magntico que ele produz. O estator gera plos magnticos que se deslocam em um crculo se movimentando em torno do rotor (figura 2.b). Quando o rotor exposto a campos magnticos alternados, correntes eltricas so induzidas tornando-o magntico. A interao entre os campos magnticos do rotor e do estator produz o torque necessrio para o funcionamento do motor. Modelo didtico de um motor eltrico Motores didticos so sempre uma atrao nas aulas de eletromagnetismo. No motor proposto a seguir, possvel verificar a interao do campo magntico induzido pela passagem da corrente eltrica na bobina com o campo magntico do m. A bobina que funciona como o rotor do motor fica sujeito a um torque que a faz girar (figura 5). Procedimento: a) Faa os furos na base de madeira como mostra a figura 3.a. b) Construa dois suportes para a espira com o fio rgido de 2,3 mm de dimetro e desencapeos nas extremidades como mostra a figura 3.b. As medidas no precisam ser precisas, mas procure fazer os dois suportes iguais.

a)

b)

c)

Faa a bobina com Figura 3. a) base de madeira; b) cerca de 3 cm de dimetro suporte para a espira usando o fio de cobre esmaltado (bitola 22). Enrole o fio at obter aproximadamente 20 espiras deixando cerca de 2 cm nas duas extremidades para fix-las e obter os eixos diametralmente opostos como mostra a figura 4. Em uma das extremidades, raspe o esmalte de uma das metades ao longo do fio. Raspar apenas um dos lados desta extremidade

Figura 4. Bobina

d) Fixe os suportes da bobina nos furos da base e conecte as pilhas, em srie, s extremidades desencapadas usando o cabo flexvel (fio para ligao). Coloque o m sobre a base de modo a ficar abaixo e rente da bobina, como mostra a figura 5. Assim que a bobina colocada sobre o suporte, o circuito fechado e um campo magntico induzido. A interao deste campo magntico com o campo magntico do m produzir um torque fazendo com que a bobina gire. Se ela no comear a girar, d um empurrozinho para vencer a inrcia.

SEGUNDA PESQUISA E

ETAPA

Figura 5. Motor eltrico didtico alimentado por corrente contnua. A espira mostrada em detalhe.
APROFUNDAMENTO

Nesta etapa os alunos comeam trabalhar. O professor dever separ-los em grupos com at 4 integrantes e propor um trabalho de pesquisa. O professor poder sugerir alguns temas, a fim de direcionar o trabalho. A seguir so apresentadas algumas sugestes: a) As primeiras mquinas eltricas; b) Guerra das correntes; c) Invenes de Nikola Tesla; d) Estudos de Nikola Tesla sobre as transmisses sem fio; e) Gerao, transmisso e uso da energia eltrica; f) O legado de Nikola Tesla em nossos dias.

TERCEIRA ETAPA DIVULGAO DO TRABALHO E CRIAO Agora aproveitamos para deixar o aluno criar. Os grupos devem transformar seu trabalho de pesquisa em uma exposio. Tambm podemos sugerir a construo de experimentos como aqueles j sugeridos neste trabalho e outros mais. Na internet possvel encontrar uma variedade de outras idias. Por exemplo, o grupo que pesquisou sobre as primeiras mquinas eltricas pode construir o motor eltrico didtico. O grupo que apresentou o trabalho sobre as invenes de Tesla pode construir uma bobina de tesla. Essa bobina sempre um show parte nas feiras de cincias! Uma exposio como essa precisar de um belo pblico, que certamente ficar encantado com as maravilhosas invenes de Nikola Tesla e como esse gnio criativo muito influenciou a tecnologia da qual hoje estamos rodeados. Professores de outras disciplinas tambm poderiam participar deste trabalho. Em histria e geografia pode-se tratar da crescente demanda de energia eltrica que se sucedeu logo aps o construo das primeiras centrais eltricas. Desde ento, h um empenho na busca por melhores formas de gerao, transmisso e uso da energia eltrica. Torna-se muito oportuno tambm, discutir como a busca para suprir essa enorme demanda de energia vem interferindo no meio ambiente.

RESUMO DA ATIVIDADE
Uma passadinha rpida em todo o processo

A. B. C.

Exibio do filme seguida de demonstrao dos conceitos de eletromagnetismo presentes em nosso dia-a-dia; Trabalho de pesquisa; Exposio do trabalho de pesquisa e experimentos relacionados ao eletromagnetismo.

COMO AVALIAR ESSE TRABALHO?


Hora de avaliar a atividade Os resultados deste trabalho: pesquisa e exposio, devem ser avaliados individualmente. A pesquisa permitir o aprofundamento em determinados pontos do contedo abordado e a exposio deve, sobretudo, revelar aos outros estudantes e pessoas da comunidade, a cincia que est por trs da tecnologia presente em nossos dias. A avaliao final obtida a partir das avaliaes individuais.

EM QUAL ANO OU ANOS DO ENSINO MDIO SERIA MELHOR APLICAR ESSE TRABALHO?
Hora de avaliar a aplicabilidade da atividade O contedo que se refere ao eletromagnetismo proposto para o desenvolvimento deste trabalho deve ser abordado na 3 srie do ensino mdio. Para esta proposta de trabalho, sugerimos ao professor: 2 aulas para a exibio do filme e demonstrao dos dispositivos eletromagnticos; 1 aula para a orientao de pesquisa; 2 aulas para a orientao da exposio.

SUGESTES DE LEITURAS
1.1. 1.2. Livros e peridicos: CHILDRESS, David Hatcher. As Fantsticas Invenes de Nikola Tesla. So Paulo: Mandras, 2004. Este livro trata das principais invenes de Tesla, muitas delas descritas por ele mesmo. Apresenta o carter visionrio e at mesmo esotrico deste inventor. CARLSON, W. B. Inventor de Sonhos. Scientific American Histria: A cincia na era dos Inventores, So Paulo, n 4, p. 83-87. Este artigo relata os pontos principais da vida e da obra de Nikola Tesla. Pginas da Rede (internet) Pginas do Museu Nikola Tesla, em Belgrado, Srvia. http://www.tesla-museum.org/meni_en.htm http://www.yurope.com/org/tesla/ Trs imagens de objetos pessoais e das invenes de Tesla, alm de artigos biogrficos. Acessado em outubro de 2008. Pgina sobre o filme proposto para este trabalho: Tesla Master of Lightning http://www.pbs.org/tesla/index.html Apresenta outras propostas de trabalho em sala de aula usando o filme. Acessado em outubro de 2008. Pgina do Tesla Memorial Society of New York http://www.teslasociety.com/index.html Nesta pgina, h uma homenagem ao Tesla. O professor vai encontrar muitas outras referncias. interessante notar como Tesla orgulhosamente tratado como um cidado americano, ainda que durante sua vida isso no percebido. Acessado em outubro de 2008. Feira de Cincias Projetos de Motores didticos. http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/Motor00.asp Aqui o professor poder encontrar outras idias alm das j apresentadas neste trabalho para a construo de mquinas eltricas. Acessado em outubro de 2008.

1.3. Quais as principais palavras-chave para busca de mais material na internet? Nikola Tesla, eletromagnetismo, corrente alternada, guerra das correntes, projeto Wardenclyfe, histria da eletricidade. 1.4. Passeios, visitas e lugares para levar os alunos. Uma opo para complementar este trabalho o professor agendar uma visita tcnica a uma usina de energia eltrica de sua regio.

Вам также может понравиться