Вы находитесь на странице: 1из 4

Abelha Inseto pertencente ordem dos himenpteros. Conhecem-se cerca de 20.000 espcies, entre as quais se destaca a Apis mellifera.

. Conhecidas h mais de quarenta mil anos, as abelhas !m atraindo a aten"#o do homem pela utilidade dos produtos que delas se obt!m e pela e$trema comple$idade de sua ida social. Abelha um inseto pertencente ordem dos himenpteros e fam%lia dos ap%deos. &#o conhecidas cerca de inte mil espcies diferentes e dentre elas destacam-se, 'ra"as import(ncia econ)mica e s caracter%sticas fisiol'icas, as do '!nero Apis. A espcie que mais se presta produ"#o racional de mel, plen, cera, 'elia real e prpolis a Apis mellifera. Irrit el por ru%dos e odores fortes, a abelha ferroa e inocula eneno. *ei$a na pele da %tima o ferr#o e, presa a ele, uma parte das prprias %sceras, o que causa a morte do inseto em, no m$imo, 2+ horas. , cheiro do eneno desencadeia imediatamente um ataque em massa. As picadas podem ser bastante dolorosas e, quando em 'rande quantidade -acima de cem., peri'osas para um homem adulto. /essoas alr'icas podem sofrer choque anafiltico com uma 0nica picada. 1o entanto, o indi %duo e$posto a picadas freq2entes desen ol e imunidade ao eneno. 3ste tem aplica"4es terap!uticas, sobretudo em casos de reumatismo, e a aplica"#o pode ser feita pela indu"#o da picada do inseto no local afetado. Anatomia da abelha. , corpo de uma abelha mel%fera di ide-se em cabe"a, tra$ e abdome, semelhan"a da maioria dos insetos. 1a cabe"a, ficam as antenas, r'#os tteis e olfati os. /r$imo s antenas, locali5a-se o comple$o sistema isual, que permite s abelhas en$er'ar em todas as dire"4es e a lon'as dist(ncias. Ainda na cabe"a, ficam as 'l(ndulas sali ares, respons eis pela transforma"#o do nctar em mel6 as hipofar%n'eas, que transformam o alimento comum em 'elia real6 e as mandibulares, que dissol em a cera e a7udam a processar a 'elia real. As abelhas apresentam dois pares de asas. ,s tr!s pares de patas diferem entre si, pois cada um possui fun"#o espec%fica. As patas anteriores, forradas de p!los microscpicos, s#o utili5adas na limpe5a das antenas, olhos, l%n'ua e mand%bula. As medianas possuem um espor#o, cu7a fun"#o a limpe5a das asas e a retirada do plen acumulado nas patas posteriores, as quais se caracteri5am pela presen"a das cestas de plen, pentes e espinhos. 3stes 0ltimos t!m a

finalidade de remo er as part%culas de cera elaboradas pelas 'l(ndulas alo7adas no entre. , abdome abri'a a maioria dos r'#os das abelhas. 1ele est#o situados a es%cula mel%fera, que transforma o nctar em mel e transporta a 'ua coletada no campo para a colmia6 as 'l(ndulas cer%'enas, respons eis pela produ"#o da cera6 as traquias ou r'#os de respira"#o6 os r'#os de reprodu"#o femininos e masculinos6 e ainda o est)ma'o, o intestino del'ado e o cora"#o. 8 no abdome que se locali5a o ferr#o, que as operrias utili5am como arma de defesa e a rainha como instrumento de orienta"#o9 por meio dele que ela locali5a as clulas dos fa os no momento da postura. 3strutura da colmia. Com capacidade para abri'ar uma popula"#o de at de5enas de milhares de indi %duos, a colmia comp4e-se de uma srie de fa os dispostos paralelamente. , fa o um con7unto de al olos, compartimentos he$a'onais que as operrias fa5em com cera, onde a rainha deposita os o os e onde s#o arma5enados os alimentos -'ua, mel e plen.. ,s al olos menores destinam-se ao desen ol imento das operrias e os maiores, ao dos 5an'4es. :ma colmia pode se di idir em rias, por um processo chamado en$amea"#o. 1#o ha endo mais espa"o para postura e arma5enamento de alimento, produ5ida uma no a rainha. &ua antecessora oa com 'rande parte das abelhas para formar uma no a comunidade. ;ainhas, operrias e 5an'4es. A abelha rainha quase duas e5es maior que as operrias e i e de tr!s a seis anos. <em como 0nica fun"#o biol'ica a postura dos o os. *o ponto de ista social, respons el pela harmonia e ordena"#o dos trabalhos da col)nia. 1asce de um o o fecundado e criada numa clula especial, diferente dos demais al olos, denominada realeira, na qual recebe uma alimenta"#o diferenciada, base de 'elia real. ;ico em prote%nas, itaminas e horm)nios se$uais, esse nutriente o respons el pela diferencia"#o fisiol'ica da abelha rainha em rela"#o s operrias. ,s machos da colmia s#o os 5an'4es. 1ascem de o os n#ofecundados depositados pela rainha, 2+ dias aps a postura. =i em de oitenta a no enta dias e atin'em a maturidade se$ual no >2? dia a contar do nascimento. 1#o apresentam ferr#o ou qualquer outro r'#o adequado s fun"4es de ataque, defesa ou trabalho e dependem e$clusi amente das operrias para sobre i er. &#o dotados de aparelhos sensiti os e$cepcionais e podem identificar, pelo olfato ou pela is#o, rainhas ir'ens a quil)metros de dist(ncia.

As operrias s#o respons eis por todo o trabalho necessrio sobre i !ncia e defesa da colmia, e$ce"#o da postura dos o os. *urante o dia, reali5am o trabalho de campo, ou se7a, a coleta de alimentos e 'ua. 3ncarre'am-se da hi'iene da colmia, da produ"#o de cera e de sua utili5a"#o na constru"#o dos fa os, assim como da alimenta"#o da rainha, dos 5an'4es e das lar as. /or meio do batimento das asas ou da introdu"#o de 'ua no interior dos fa os, as operrias e itam o superaquecimento e, para conser ar o calor, unemse firmemente umas s outras. *essa forma, mant!m a temperatura est el no interior da col)nia, entre @@ a @Ao C. /rodu5em e estocam o mel e elaboram a prpolis, subst(ncia processada a partir de resinas e'etais utili5ada para desinfetar fa os e paredes, edar frestas e fi$ar pe"as. As operrias nascem 2> dias aps a postura dos o os e podem i er de sessenta dias at seis meses, em situa"4es e$cepcionais de pouca ati idade. *esen ol imento das abelhas. A espermateca, uma ca idade do abdome da rainha, 'uarda os espermato5ides aps o acasalamento. <r!s dias aps a fecunda"#o, inicia-se a postura. Buando a rainha introdu5 o abdome no al olo menor, comprime a espermateca, liberando os espermato5ides que ir#o fecundar o o o. 1o caso dos al olos maiores, a espermateca n#o comprimida, e um o o n#o fecundado depositado. Cada al olo recebe um 0nico o o. <r!s dias aps a postura, sur'e uma lar a branca, que alimentada pelas operrias. Aos seis dias se inicia o processo de metamorfose. Ao est'io de pupa, que dura >2 dias, se'ue-se a fase adulta. Comunica"#o. As operrias disp4em de meios de comunica"#o muito precisos para indicar s companheiras os locais onde h alimentos. Isso feito essencialmente por meio de Cdan"asC num percurso em forma de foice, para pequenas dist(ncias, em forma de um oito, para dist(ncias entre AD e A.000m. Buanto mais rpida a dan"a, mais pr$imo o local9 assim, sete oltas completas em >D se'undos indicam uma dist(ncia de 200m. A descoberta do modo de comunica"#o entre as abelhas se de e principalmente ao alem#o Earl on Frisch e a sua escola de Gunique. Abelhas africanas. A espcie A. mellifera inte'rada por di ersas ra"as, sendo as mais conhecidas na apicultura a italiana, a crnica, a caucasiana e a africana. 3n$ames dessa 0ltima, a A. m. adansonii, de 'rande produti idade mel%fera, foram tra5idos para o Hrasil para pesquisas, em meados da dcada de >ID0. /or um descuido, fu'iram ao controle dos pesquisadores e dominaram, num curto espa"o de

tempo, todas as colmias do '!nero Apis e$istentes no Hrasil. Assim, as abelhas africani5adas, resultado do cru5amento de abelhas da ra"a adansonii com as abelhas europias anteriormente instaladas, passaram a constituir o material de trabalho disposi"#o dos apicultores brasileiros. Apesar de sua maior a'ressi idade, apresentam anta'ens do ponto de ista comercial. Come"am a produ5ir mais cedo, param mais tarde e n#o apresentam o instinto de Chiberna"#oC in ernal comum s ra"as europias -- embora o apicultor se7a obri'ado a fornecer-lhes alimenta"#o artificial durante a esta"#o fria.

Вам также может понравиться