Вы находитесь на странице: 1из 11

Estado Social fascista

Ascenso

Alemanha e Itlia arrasadas


Aps a Primeira Guerra Mundial, situao social catica: fome, pobreza, doena, desemprego, morte. Perdeu-se dinheiro, territrios, poder. O quadro poltico e econmico desesperador.

O socialismo como ameaa


Enquanto a populao sofria com todos esses problemas, a elite econmica tambm estava preocupada com a ameaa socialista. A revoluo russa fez surgir a gigante Unio Sovitica, que representava uma ruptura para com o modelo capitalista de produo baseado na propriedade privada.

Estado Social como resistncia


Diante da ameaa socialista, os liberais que estavam no poder na Itlia e Alemanha passaram a adotar o modelo de Estado Social. Visavam, assim, acalmar a tenso social e preservar o modo capitalista de produo.

Insuficincia do modelo social-liberal


Entretanto, o modelo social-liberal era incapaz de responder de maneira urgente crise social e econmica da poca e, com isso, afastar a iminente ameaa comunista. Era necessrio somar a isso ideias capazes de se opor ao socialismo, fornecendo um campo frtil para a proliferao das ideias nacionais fascistas.

O que prometia o socialismo


A proposta socialista sempre se apresentou muito sedutora s camadas menos favorecidas da sociedade, chamadas por Karl Marx de proletariado. A ideia de uma sociedade igualitria, onde todos os proletrios do mundo teriam os mesmos direitos, as mesmas condies de moradia, sade, educao e lazer, atendia em cheio aos anseios dos europeus imersos em pobreza e desesperana.

A necessidade de um discurso mais atraente


Assim, para que o modelo capitalista sobrevivesse a essa tentadora proposta, era necessrio mais que a consagrao de alguns direitos aos trabalhadores, que ainda vinham tendo dificuldade de materializao. Era necessrio um discurso to atraente quanto o discurso socialista. Mais que isso, era imperativo que esse discurso fosse ainda mais fascinante, como forma de garantir a sobrevivncia do capital e do modelo capitalista de produo.

Surge um discurso
Na Itlia com Mussolini, na Alemanha com Hitler, na Espanha com Franco, em Portugal com Salazar. A proposta desses lderes, que representaram o advento do Estado Nacional Fascista, era pueril. Um grande apelo emoo, a smbolos e a manifestaes de massa. Uma ideologia baseada em uma simplificao do mundo: existe o bem e o mal; o amigo e o inimigo.

Nomeao e desindividualizao
Fez parte da simplificao a nomeao artificial de grupos, pelo qual seres humanos diferentes entre si eram agrupados sob um mesmo nome. Isso era utilizado como uma estratgia de controle de opinio. A estratgia social fascista busca, ainda, resgatar elementos comuns a toda uma nao (passado histrico, valores, idioma, projeto poltico). Reforava-se uma ideia de unidade nacional, que implicava em uma reao contra a presena estrangeira.

Discurso mais simples e mais forte


O discurso era mais simples que a ideologia de internacionalizao da luta de classes. Mostrouse ainda mais forte, por apresentar uma realidade simplificada e mais prxima emocionalmente do povo. O movimento nacional fascista, com forte participao dos militares, alm de conquistar a populao, teve o apoio das elites, pois pregava as ideias de conquista de territrios (matria prima, mo de obra barata), manuteno da ordem (represso policial) e luta contra o socialismo.

Maior aceitao na Alemanha


Esse discurso teve maior aceitao na Alemanha, pas mais arrasado pela Primeira Guerra Mundial. Em um pas onde os problemas sociais eram mais graves foi mais fcil difundir um discurso que simplificava o mundo e explicava o geral a partir do exemplo.

Вам также может понравиться