Вы находитесь на странице: 1из 5

:scola Secund2ria Doo de (eus

$iologiaEFeologia G 1?.H Ano )?11E)?1) Ficha Formativa de Geologia Nome: _________________________________ N _____Turma: ____Data: ___/____/______ Classificao: ___________________________ Prof. _________ . .______________________

1. Seleciona a opo que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Os diferentes subsistemas terrestres so constitudos por conjuntos de elementos que... A $ % ( ...se encontram muito pr!"imos, mas mant#m se independentes. ...no mant#m qualquer tipo de inter relao entre eles. ...reali&am trocas de energia, mas no de mat'ria entre eles. ...interatuam sistematicamente e de modo organi&ado.

). %lassifica as seguintes afirma*es como +erdadeiras ,-. ou falsas ,/.. 0000a. As roc1as magm2ticas formam se em profundidade. 0000b. 3ma roc1a magm2tica formada em profundidade apresenta cristais bem desen+ol+idos. 0000c. O basalto ' um e"emplo de uma roc1a +ulc4nica. 0000d. 5a g'nese das roc1as sedimentares ocorrem a sedimentog'nese e a diag'nese. 0000e. A diag'nese corresponde a um conjunto de processos que transformam os sedimentos em roc1as metam!rficas. 0000f. A estratificao ' frequente em roc1as magm2ticas. 0000g. Os f!sseis so caractersticos das roc1as sedimentares. 00001. 6uando uma intruso magm2tica se instala as roc1as encai"antes +o ser metamorfi&adas. 7. Seleciona a opo que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. O princpio da sobreposio dos estratos no se pode aplicar quando estes... A $ % ( ...permanecem na sua posio original. ...no apresentam conte8do fossilfero. ...sofreram altera*es mineral!gicas. ...se encontram deformados.

9. %lassifica as seguintes afirma*es como +erdadeiras ,-. ou falsas ,/.. 0000a. :"crementos de dinossauros so considerados f!sseis. 0000b. A e"tino dos dinossauros ter2 sido determinante no sucesso e+oluti+o dos mamferos. 0000c. Os primeiros dinossauros surgiram no %4mbrico. 0000d. A datao absoluta ' reali&ada por m'todos radiom'tricos. 0000e. Os f!sseis de dinossauros do, com maior ou menor preciso, informa*es sobre o meio em que +i+eram. 0000f. O processo de fossili&ao e"ige condi*es metam!rficas muito particulares. 0000g. 6uanto mais remotas so as 'pocas da ;ist!ria da <erra, maior ' o registo f!ssil encontrado. 00001. O apogeu do domnio dos dinossauros ocorreu no <ri2sico. =. Seleciona a opo que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. O >9? apresenta uma semi+ida de 17?? @.a..Se uma roc1a conti+er )=A de >9?, ter2 uma idade de... A $ % ( ... 7B?? @.a. ... )C?? @.a. ...17?? @.a. ... C=? @.a.

C. /a& corresponder a cada uma das afirma*es um dos n8meros da seguinte c1a+e.

Chave I. II. III. I-.

Afirmao baseada no %atastrofismo e +erdadeira Afirmao baseada no %atastrofismo, mas falsa. Afirmao baseada no 3niformitarismo e +erdadeira. Afirmao baseada no 3niformitarismo, mas falsa.

!firma"es 000A. A maioria das e"tin*es em massa, marcos de algumas das di+is*es do tempo geol!gico, ' decorrente de acontecimentos s8bitos. 000$. Os acontecimentos geol!gicos do passado resultaram de foras da nature&a id#nticas Js que se obser+am atualmente. 000%. A din4mica terrestre caracteri&a se predominantemente por altera*es r2pidas e inesperadas. 000(. O desaparecimento dos dinossauros da face da <erra, foi de+ido a um megae+ento com efeitos J escala global que pro+ocou uma grande alterao clim2tica, no final da :ra @eso&!ica. 000:. Acontecimentos como erup*es +ulc4nicas de e"trema +iol#ncia t#m pouca import4ncia na alterao das condi*es de +ida na <erra. 000/. A <eoria da <ect!nica de Klacas procura e"plicar as atuais posi*es ocupadas pelos continentes. 000F. Sismos de ele+ada magnitude resultam da brusca libertao de tens*es acumuladas. 000;. O impacto de meteoritos na superfcie terrestre pode fornecer informao sobre o $ig $ang. L. :stabelece as correspond#ncias poss+eis entre as letras da coluna I e os n8meros da coluna II. Colu#a $ A. Mimite con+ergente $. Mimite di+ergente %. Mimite conser+ati+o Colu#a $$ 000001. %orresponde Js &onas de subduco. 00000). Nona onde ' gerada crosta oce4nica. 000007. Situa se nas (orsais. 000009. Situa se em fal1as onde as placas litosf'ricas desli&am lateralmente uma em relao J outra. 00000=. Nona onde no ocorrem fen!menos de +ulcanismo. 00000C. Nona onde ' destruda litosfera.

O. %lassifica em +erdadeira ,-. ou falsa ,/. cada uma das afirma*es seguintes relati+as a factos relacion2+eis com a <eoria 5ebular. 000A. As densidades calculadas para os diferentes planetas so coerentes com as suas posi*es em relao ao Sol. 000$. A constituio mineral!gica dos planetas roc1osos e a composio qumica dos planetas gasosos ' coerente com uma n'bula original 8nica. 000%. Os planetas descre+em !rbitas e"c#ntricas, mas regulares, e deslocam se em torno do Sol J mesma +elocidade. 000(. A e"ist#ncia da cintura de asteroides no se enquadra na <eoria 5ebular. 000:. A datao de materiais pro+enientes do Sistema Solar re+ela uma idade semel1ante J da <erra, indicando uma origem comum. 000/. A grande diferena no n8mero de sat'lites dos planetas tel8ricos em relao aos planetas gasosos no pode ser e"plicada pela <eoria 5ebular. B. Seleciona a opo que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Os planetas tel8ricos podem ser considerados geologicamente ati+os ou inati+os. So geologicamente inati+os... A ...@erc8rio e -'nus. $ ...@erc8rio e @arte. % ...-'nus e @arte. ( ...@erc8rio, -'nus e @arte. 1?. Seleciona a opo que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta.

O porque... A $ % (

estudo dos cometas ' importante para a compreenso da formao e e+oluo da <erra, ...so fragmentos de planetas primiti+os. ...t#m uma constituio semel1ante J mat'ria primiti+a que formou o sistema solar. ...formaram se muitos mil1*es de anos antes dos planetas. ...influenciam o clima da <erra.

11. As afirma*es seguintes di&em respeito ao sistema <erra Mua. Seleciona a opo que as a+alia corretamente. %. A Mua apresenta um poder gra+itacional demasiado bai"o para conseguir reter uma atmosfera. &. A Mua ' um planeta geologicamente ati+o. '. A <erra apresenta roc1as mais recentes do que as e"istentes na Mua. A G 1 e ) so +erdadeirasP 7 ' falsa. $ G ) ' +erdadeiraP 1 e 7 so falsas. % G 1 ' +erdadeiraP ) e 7 so falsas. ( G 1 e 7 so +erdadeirasP ) ' falsa. 1). :stabelece a correspond#ncia correta entre os n8meros da %oluna I e as letras ca %oluna II. %oluna I 1. %rat*es ). Klataformas est2+eis 7. %inturas orog'nicas %oluna II 000A G /ormam o n8cleo dos continentes. 000$ G %adeias de montan1as resultantes de colis*es entre placas. 000% G Qegi*es de rele+o m'dio, constitudas por roc1as muito antigas que representam ra&es de montan1as que foram erodidas. 000( G %orrespondem a &onas dos escudos que no afloram. :sto cobertas por sedimentos de origem marin1a que foram depositados do decurso de fases de subida e descida do n+el das 2guas do mar.

17. Seleciona a opo que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Kara a concepo do modelo e"plicati+o da deri+a continental e da e"panso dos fundos oce4nicos a partir dos rftes, foram determinantes os dados... A ...da gra+imetria. $ ...da geotermia. % ...da sismologia. ( ...do geomagnetismo. 19. %lassifica como +erdadeira ,-. ou falsa ,/. cada uma das afirma*es seguintes relati+as J ati+idade +ulc4nica. 0000 A G 6uando o magma ascende J superfcie, ocorre uma erupo +ulc4nica. 0000 $ G As roc1as plut!nicas so formadas por arrefecimento e solidificao da la+a. 0000 % G 5o +ulcanismo de tipo central, as erup*es ocorrem ao longo de fendas alongadas. 0000 ( G A la+a pode ser de nature&a b2sica, interm'dia ou 2cida, dependendo da percentagem de gases. 0000 : G A ati+idade e"plosi+a en+ol+e la+as 2cidas, muito +iscosas, e com capacidade de reteno de gases que solidificam na cratera ou nas suas pro"imidades. 0000 / G As nu+ens ardentes so flu"os de gases e cin&as incandescentes que se deslocam +elo&mente pelas encostas, junto ao solo, calcinando tudo por onde passam. 0000 F G A ati+idade efusi+a en+ol+e la+as 2cidas, muito fluidas, capa&es de formar escoadas ou mantos de la+a com muitos quil!metros de e"tenso. 0000 ; G As la+as encordoadas ou pahoehoe so muito fluidas e formam rios de la+a que se deslocam a grande +elocidade. 1=. Seleciona a opo que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. -ulc*es com ati+idade de tipo e"plosi+o locali&am se essencialmente... A ...nas &onas de rfte, coincidentes com os limites di+ergentes de placas litosf'ricas. $ ...em &onas intraplaca. % ...nas &onas de subduco, coincidentes com os limites con+ergentes de placas litosf'ricas. ( ...nos pontos quentes. 1C. %lassifica como +erdadeira ,-. ou falsa ,/. cada uma das afirma*es seguintes relati+as Js ondas

ssmicas. 0000 A G As ondas ssmicas so recebidas nas esta*es sismogr2ficas distantes do epicentro antes do que seria de esperar se a <erra fosse 1omog'nea. 0000 $ G As ondas K so as primeiras a ser recebidas nas esta*es sismogr2ficas. 0000 % G As ondas ssmicas de maior amplitude so as ondas S. 0000 ( G A +elocidade das ondas ssmicas diminui com a profundidade. 0000 : G A +elocidade das ondas ssmicas aumenta com a rigide& dos materiais que atra+essam. 0000 / G As ondas S no se propagam em meios lquidos com rigide& nula. 0000 F G A +elocidade das ondas ssmicas aumenta com a densidade. 0000 ; G As ondas ssmicas podem sofrer des+ios de trajet!ria quando passam de um meio para outro com caractersticas diferentes. 1L. Seleciona a opo que preenc1e os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Se, como defendem os in+estigadores, a rotao do n8cleo interno interferir com as mo+imenta*es dos fluidos met2licos do 000000, ' pre+is+el que tal fen!meno possa influenciar diretamente o 000000 terrestre. A G n8cleo e"terno ,.... campo magn'tico. $ G manto ,.... campo magn'tico. % n8cleo e"terno ,.... campo gra+tico. ( manto ,.... campo gra+tico. 1O. As afirma*es seguintes di&em respeito J propagao das ondas ssmicas no n8cleo da <erra. Seleciona a opo que as a+alia corretamente. 1. As ondas K propagam se no n8cleo interno. ). As ondas K que atingem o n8cleo e"terno dei"am de se propagar. 7. A uma profundidade de )B?? >m as ondas S dei"am de se propagar. A G 1 ' +erdadeiraP ) e 7 so falsas. $ G ) ' +erdadeiraP 1 e 7 so falsas. % G 1 e ) so +erdadeirasP 7 ' falsa. ( G 1 e 7 so +erdadeirasP ) ' falsa. 1B. :stabelece a correspond#ncia entre os conceitos da %oluna I e as afirma*es da %oluna II. %oluna I 1. Astenosfera ). @esosfera 7. 58cleo e"terno 9. 58cleo interno =. :ndosfera C. Mitosfera %oluna II 000A G %onstituda por materiais muito densos, essencialmente ferro e nquel. 000$ G :ngloba a crosta e parte mais e"terna do manto. 000% G :ntre as descontinuidades de Futenberg e de Me1mann, constituda por materiais lquidos. 000( G (esde a base da astenosfera at' J descontinuidade de Futenberg, constituda por peridotitos. 000: G Mimitada superiormente pela descontinuidade de Me1mann, constituda por materiais s!lidos e rgidos. 000/ G %onstituda por materiais globalmente s!lidos, mas menos rgidos, com comportamento pl2stico e deform2+el.

)?. Seleciona a opo que preenc1e os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. A &ona de sombra ' interpretada como uma e+id#ncia da e"ist#ncia de materiais 0000, no 0000. A G muito densos ,.... n8cleo interno. $ G muito rgidos ,.... n8cleo interno. % G no estado lquido ,.... n8cleo e"terno. ( G no estado s!lido ,.... n8cleo e"terno. /I@ Krof.R @R Doo Oli+eira

Kroposta de %orreo ,-erso A.

(uest"es %. Opo ( &. /, -, -, -, /, /, -, '. Opo ( ). -, -, /, -, -, /, /, / *. Opo $ +. $, $$$, $$, $$$/$, $$, $$$, $, $$ -. A, $, $, %, %, A .. -, -, /, /, -, / /. Opo $ %0. Opo $ %%. Opo ( %&. 1, 7, 1, ) %'. Opo ( %). -, /, /, /, -, -, /, %*. Opo % %+. -, -, /, /, -, -, /, %-. Opo A %.. Opo ( %/. =, C, 7, ), 9, 1 &0. Opo % T1T!2

Cotao 1? 1? 1? O 1? O 1) 1) 1? 1? 1? 1) 1? O 1? O 1? 1? 1) 1? &00

Вам также может понравиться