Вы находитесь на странице: 1из 4

CRIADO POR:APARECIDO FARIAS DA SIVA LP-N2-G

INSTRUO TCNICA DE LP.


Instruo de END. Exemplo: Equipamento a ser ensaiado: Vaso de presso soldas circunferncias e longitudinais . Material: Ao carbono. Dimetro interno: 314,97 Temperatura: 32C. Estado da superfcie: Interna oxidada, Externa pintada.

1. Introduo.
Esta instruo tem como objetivo estabelecer as condies necessrias para a execuo do ensaio no destrutivo por meio de lquido penetrante para detectar descontinuidades superfciais em um VASO DE

PRESSO COM SOLDAS CIRCUNFERNCIAIS E LONGITUDINAIS EM AO CARBONO.


1.1-Documentos de Referncia. Norma de Referncia: ASME seo V edio 2004. Procedimento: PR-001 reviso 6 de outubro 2008. Norma: NA-001.

2.Pessoal autorizado.
O ensaio no destrutivo por meio de lquido penetrante dever ser executado por um profissional qualificado LP-N1-G ou LP-N2-G. O laudo dever ser dado por um profissional qualificado LP-N2-G conforme a norma: NA-001 da ABENDI.

3.Materiais e equipamentos (Incluindo os requisitos adicionais).


3.1- Materiais: Dever ser utilizado lquido penetrante do tipo IIA, revelador mido no aquoso, solvente,gua e trapos limpos sem fiapos. Os materiais devem conter em suas embalagens numero de lote, data de fabricao e data de validade em dia. 3.2-Equipamentos:

CRIADO POR:APARECIDO FARIAS DA SIVA LP-N2-G Dever ser utilizado luxmetro, pirmetro de contato, bloco padro Petrobras ou TAM ou jis 30m ou 50m, trena, luminria auxiliar , esmerilhadeira com escova ao rotativa ou escova manual e disco de

ao carbono para retirada de oxidaes e pintura.


Todos os instrumentos devero possuir certificado de calibrao com data de validade em dia.
3.3-REQUISITOS ADICIONAIS:

Dever ser realizado teste de recebimento utilizando-se bloco padro Petrobras ou TAM ou jis 30m ou 50m onde o resultado do ensaio ser comparado com a foto do bloco,devendo constar na revelao do bloco todas as descontinuidades contidas na foto.

4.Materiais a serem ensaiados. (Descrio, rea de interesse, propsito do ensaio).


4.1- Dever ser realizado o ensaio no destrutivo por meio de liquido penetrante em 100% das soldas e mais 25 mm adjacentes para cada lado, em um VASO DE PRESSO COM SOLDAS CIRCUNFERNCIAIS E

LONGITUDINAIS EM AO CARBONO, com o propsito de detectar descontinuidades superficiais


relevantes.

5.Condies de ensaio (incluindo a preparao da superfcie).


5.1-Iluminao e temperatura: A iluminao da superfcie da pea dever ser no mnimo de 1000 lux durante todo ensaio. A temperatura tanto da superfcie da pea como dos materiais dever ser mantida na faixa de 10 a 52C durante todo ensaio. 5.2-Preparao da superfcie: As superfcies a serem ensaiada mais 25 mm adjacentes para cada lado devem estar livres de: graxa, leo, xidos, respingos, escrias,etc. Dever ser efetuada uma limpeza mecnica por escovamento ou esmerilhamento, seguida da limpeza com solvente. 5.3-Sade e Segurana: 5.3.1-Todas as pessoas envolvidas no ensaio devero esta ciente dos EPIS necessrios e dos riscos dos locais de inspeo. 5.3.2-O ambiente dever ser ventilado para que no tenha intoxicaes dos materiais utilizados. 5.3.3-O ensaio no poder ser feito prximos a locais onde possa haver chamas ou superaquecimento, devido alguns materiais serem inflamveis. 5.3.4-O inspetor dever avaliar se o mesmo deve utilizar EPIS apropriados.

6.Aplicao do ensaio.

CRIADO POR:APARECIDO FARIAS DA SIVA LP-N2-G

6.1-Verificar iluminao e temperatura: Medir a intensidade da luz da superfcie da pea utilizando luximetro, ser necessrio a utilizao de
luminria auxiliar para se obter a iluminao mnima de 1000lux durante todo ensaio. Medir a temperatura da pea e dos materiais utilizando pirmetro de contato,que dever ser mantida na faixa de 10 a 52C durante todo ensaio.

6.2-preparao da superfcie:
Ser utilizado esmerilhadeira com escova rotativa ou escova manual e disco de ao carbono para

retirada de oxidaes e pintura,seguida da limpeza com solvente.


6.3- Tempo de secagem: Aguarda a secagem por evaporao natural por no mnimo de 5 minutos. 6.4-Aplicao do lquido penetrante: Dever ser aplicado por pincelamento ou pulverizao. Cobrindo 100% das soldas e mais 25 mm adjacentes para cada lado. 6.5-Tempo de penetrao: Dever ser no mnimo de 10 minutos e nunca superior a 60 minutos. 6.6-Remoo do excesso: Dever ser feita com gua, com presso e temperatura controlada de no mximo 40 PSI e 38C. 6.7-Tempo de secagem: Aguarda a secagem por evaporao natural por no mnimo de 5 minutos. 6.8-Aplicao do revelador: Dever ser aplicado sobre a superfcie em ensaio por pulverizao, imediatamente aps a secagem da superfcie, e no mximo de 30 minutos aps o trmino da remoo do excesso. 6.9-Interpretao inicial e final: A interpretao inicial dever ser feita imediatamente aps a aplicao do revelador. A interpretao final dever ser feita depois de decorrido 20 minutos da aplicao do relevador.

6.10-Limpeza final.
limpar a superfcie ensaiada utilizando trapos e solvente.

7.Critrio de aceitao e registros de resultados.

CRIADO POR:APARECIDO FARIAS DA SIVA LP-N2-G 7.1- S devero ser registradas e mapeadas em croqui descontinuidades relevantes, descrevendo-as como lineares ou arredondadas estando de acordo com o critrio de aceitao da Norma ASME SEO VIII diviso 1 Apndice 8.

8.Relatrio de lquido penetrante.


8.1- As descontinuidades consideradas relevantes devero ser registradas em formulrios conforme anexo 1 e 2A ou 2B do procedimento PR-001 reviso 6 de outubro de 2008. O laudo s poder ser dado por um profissional qualificado LP-N2-G.

CRIADO POR: APARECIDO FARIAS DA SILVA LP-N2-G.

Вам также может понравиться