Вы находитесь на странице: 1из 3

SENAC Assistente de pessoal

So Paulo - SP

Artigos da CLT

Art. 457
Com base o art. 457 Gorjetas, prmio e comisses e adicionais integram sua remunerao para efeito de anotaes em carteira de trabalho, incidncia em frias e 13 salario, bem como para recolhimento de IR, INSS, FGTS. No integram as gorjetas na base de clculos para parcela de aviso prvio, adicional noturno, hora extra e repouso semanal remunerado.

Art. 458
O salrio in- natura nada mais do que pagamentos brutos, que no integram o salrio do funcionrio e consiste na concesso de habitao, alimentao, vesturio, transporte. Ou seja, tudo que compe salrio.

Art.459
O pagamento do salrio, qualquer que seja a modalidade do trabalho, no deve ser estipulado por perodo superior a 1 (um) ms, salvo no que concerne a comisses, percentagens e gratificaes.

Art.460
Na falta de estipulao do salario ou no havendo prova sobre a importncia ajustada, o empregado ter o direito ao mesmo salario que a pessoa que faz o servio semelhante.

Art.461
EQUIPARAO SALARIAL Sendo idntica a funo, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponder igual salrio, sem distino de sexo, nacionalidade ou idade. Trabalho de igual valor aquele que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeio tcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no for superior 2 anos, ou quando a empresa tiver plano de carreira as promoo devem ser feitas alternadamente por mritos e antiguidade.

Art.462
Que a empresa pode vender para empregado, porem no pode ultrapassar este limite de 30% do salrio, assim como os emprstimos com desconto em folhas. J no caso se ele tiver um financiamento a outra consignaes como, por exemplo, ( plano mdico e odontolgico), este no pode ultrapassar 40% da renda .

Art.463
O pagamento decorrente deve ser pago em dinheiro, moedas do pas o qual o trabalhador reside e trabalha.

Art.464
Quando o pagamento dos salrios forem realizados aos funcionrios necessrio que se tenha um comprovante seja ele um recibo ou o holerite, assinado pelo empregado. No caso se a empresa efetuar o pagamento atravs de deposito a mesma ter que abrir uma conta para esse fim, em nome do funcionrio.

Art.465
A regulamentao do pagamento de salrios se d inclusive quanto ao dia e horrio. O artigo 465 da CLT determina o pagamento dos vencimentos em dia til e no prprio local do trabalho, dentro do horrio de servio ou imediatamente aps o encerramento deste, exceto quando efetuado por depsito em conta bancria. Em relao ao prazo do pagamento, a lei determina que o salrio deva estar disposio do trabalhador at o 5 dia til do ms subsequente ao vencido ou outro prazo mais favorvel negociado em acordo, conveno ou dissdio coletivo, como, por exemplo, nos casos de adiantamento quinzenal.

Art.466
O pagamento desta comisso no se da no momento em que J nas transaes quando uma liquidao e houver um pagamento de 30,60,90 a comisso ser dada de acordo com as prestaes. Mesmo se a pessoa for demitida neste perodo ela tem direito a essas comisses aprovado o pagamento, e sim no momento em que o cliente retira o produto da loja.

Art.467
No momento de pagamento rescisrio o mesmo no pode conter controvrsias. Caso isso ocorra o empregador ter que paga- l com acrscimo de 50%.

Вам также может понравиться