Вы находитесь на странице: 1из 8

1

Bruno Turetto Rodrigues Augusto Santos Antico

Pesquisa Biogrfica Sobre John Maynard Keynes

Pesquisa apresentada para a disciplina Introduo Economia II, do Curso de Cincias Econmicas, ministrado pelo Prof. Dr. Jos Geraldo Portugal Junior, Sala 127, Turma NB2.

Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo 2012

Sumrio

Capa Sumrio Pesquisa Biogrfica Referencias Bibliogrfica

1 2 3 8

Keynes considerado dentro do campo acadmico um dos maiores economistas, ou o maior, do sculo XX. Teve destaque importante em negociaes internacionais, participao como representante da Inglaterra no Tratado de Paz de Versalhes, no Tesouro Nacional da Inglaterra, protetor cultural, articulista de imprensa, dentre outros cargos, mas, em destaque, foi responsvel pelo surgimento da Teoria Geral para a economia, estudando intrinsecamente e botando em prtica tudo o que havia se estudado de economia at o momento, com foco na crise da dcada de 30 onde procurava a sada dos pases da crise, sendo mais futuramente creditada a criao do FMI e da ONU. John Maynard Keynes nasceu no ano de 1883 em Cambridge, Inglaterra, cidade onde sua me Florence exerceu inmeros cargos pblicos, dentre eles, Prefeito, e seu pai John Neville destacou-se como professor e administrados, portanto Keynes vem ao mundo dentro de um quadro familiar e social estritamente acadmico. Educou-se em Cambridge ao longo do qual se dedicou desde cedo ao estudo da Matemtica, Filosofia e Humanidades. Keynes vem a ingressar o estudo na rea das cincias econmicas ao participar de debates e atividades polticas no partidrias e principalmente ao entrar e criar vnculos na sociedade secreta Os Apstolos onde associa-se as irms Stephen( Vanessa Bell e Virginia Wolf) e acaba criando a futura Bloomsbury Group. Acabam cultivando dentro do grupo Bloomsbury um ideal da luta pela ampliao do papel da mulher na sociedade, pela desinibio sexual e contestavam os valores morais herdados da sociedade vitoriana. Deixa a universidade e ingressa no funcionalismo pblico em 1906, contudo logo sai por problema relacionado a colegas. Passa a trabalhar em sua dissertao com o propsito de voltar vida acadmica, enquadrando se cada vez mais no campo da economia, ao escrever os fundamentos filosficos da probabilidade. Em 1908 negada a sua entrada como acadmico em Cambridge, no aprovando consequentemente seu trabalho de probabilidade. A convite de Alfred Marshall e Arthur Pigou, sem qualquer vnculo com a universidade, volta a Cambridge para ministrar a disciplina de Economia, na qual ctedra at ento pertencia a Marshall. De 1908 a 1915 dedica-se intensamente ao ensino de Economia e se familiariza com o saber econmico da ortodoxia, concebendo a cincia como uma Cincia Moral.

Volta ao Tesouro Nacional em ao qual permanece at 1919, com o final da Primeira Guerra Mundial. Aps a primeira guerra, na Conferencia de Paz de Versalhes critica a posio dos aliados sobre sua tomada de escolhas para a Alemanha e consequentemente para toda a Europa. Deixa assim o posto no tesouro nacional e volta a Cambridge publicando o The Economic Consequences of The Peace. Aps seu retorno a Cambridge Keynes comea a dedicar-se intensamente ao debate sobre a poltica econmica vigente e reduz cada vez mais sua vida acadmica em Cambridge. Tem-se ai a nova fase da vida de Keynes, Homem de negcios, jornalista e autor de sucesso pblico. A partir de 1925 inicia-se um novo perodo de transio na vida de Keynes que culminar na sua personalidade final, e consequentemente em sua Teoria Geral. Em 1908 ao inicio de sua vida, na permanncia da sociedade secreta e do Bloomsburry Group, Keynes tem suas primeiras relaes homossexualidade com outros indivduos da sociedade, dentre eles Duncan Grant e Lytton Strachey. Contudo em 1921 vem a se apaixonar pela bailarina russa Lydia Lopokova, uma das atrizes de Ballets Rusees de Serguei Diaguilev. um momento to grande para a personalidade de Keynes que registra Galbraith Ser que tanta beleza e inteligncia jamais se juntaram como quando a linda Lopokova e Keynes se casaram. Nesse mesmo perodo vem a iniciar um contato intenso com Denis Robertson, grande personalidade que veio a ser um dos fatores a influenciar a Teoria Geral. nesse momento que Keynes comea a se distanciar da antiga ortodoxia economia vigente at o momento, para iniciar sua crtica. Na dcada de 1920, a economia inglesa passava por sucessivas crises que acabaram culminando com a grande depresso dos anos 30. Diante dessa realidade Keynes intuitivamente comea a critica a antiga ortodoxia, em principal, a Lei de Say. Da critica Keynes procura uma explicao analtica para o desemprego e tenta dar fundamento as sugestes de interveno estatal como geradora de demanda para garantir nveis elevados de emprego. A sua primeira tentativa de superar a teoria clssica acaba resultando na publicao de A Treatise on Money em 1930, contudo foi um fracasso, pois no explica o que realmente propunha as flutuaes de emprego e produo.

Assim, avaliando sua criticas, e aprofundando seus estudos no sistema econmico atravs dos trabalhos de Malthus, Hobson, Marx dentre outros, segue-se sua pesquisa no perodo entre 1930 e 1935 que vem a culminar em 1936 na Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. A teoria geral muito reflete as ideias e crticas de um conjunto de discpulos como Joan e Austin Robson, Robertson, dentre outros, na qual interagiu muito enquanto estudava no perodo de 30 a 35. Publica sua obra como o objetivo de escapar dos ensinamentos da Lei de Say, tornada obsoleta pela crise da dcada dos anos 30. Seu sistema de anlise criava um paradigma consistente e adequado ao combate a um dos mais angustiantes problemas do momento, a recesso e o desemprego. Ao lanar a Teoria Geral empolga de imediato os economistas pelo mundo inteiro, gerando inmeras crticas, principalmente pelos economistas que passaram sua vida inteira no estudo da ortodoxia da economia, isso sem falar do grande apego pelos novos economistas que buscavam um rompimento com o antigo mtodo de estudo. Como diz Samuelson sobre a teoria geral:
um livro mal escrito e mal organizado... No serve para uso em classe. arrogante, maleducado, polemico e no muito generoso com os agradecimentos. cheio de falcias e confuses: desemprego involuntrio, unidades de salrio, equivalncia de poupana e do investimento, carter intertemporal do multiplicador, interaes da eficincia marginal sobre a taxa de juros, poupana forada, taxa de juros especficos, e muitos outros... depois de entendida a sua analise, se mostra obvia e ao mesmo tempo nova. Em resumo, um trabalho de gnio.

Em seu livro Keynes mostra o carter intrinsecamente instvel do capitalismo mostrando que a operao da Mo invisvel, ao contrario do que sustentado pela ortodoxia no produz a harmonia entre o interesse dos empresrios e do bem estar global. Em busca de seu ganho Maximo, o comportamento individual e racional dos agentes econmicos pode gerar crises a despeito do bem estar do funcionamento das foras automticas dos mercados livres. Keynes ento explicita as principais determinantes da demanda e da oferta agregada. Diz que os nveis de produo e emprego so determinados pela igualdade entre oferta e demanda agregada, sem a garantia de que todos aqueles que queriam trabalhar possam efetivamente encontrar emprego.

A demanda agregada ento dita como constituinte por bens de consumo e a demanda por bens de investimento. A demanda por bens de consumo depende da renda, a de bens de investimento depende da expectativa de lucro. Nas flutuaes do nvel de investimento reside a chave da compreenso dos movimentos cclicos do capital. Assim a instabilidade do sistema capitalista tanto pode vir a ocorrer de flutuaes na expectativa empresarial quanto ao lucro futuro como do comportamento da taxa de juros. Explica o porqu a deciso de acumular pode ser postergada e assim levar a crise. Em primeiro, a deciso de expandir ou criar uma nova fbrica tambm uma deciso de deixar um ativo de liquidez universal, como uma moeda, por exemplo, para entrar em um ativo cuja liquidez depende do mercado, como o caso de uma mquina. Assim a deciso de investir tambm uma deciso de assumir o risco de iliquidez dependendo do mercado no futuro. Em segundo o risco da iliquidez a partir da demanda de dinheiro. Keynes, em sntese, diz que a escolha intemporal entre reter ativos de liquidez universal de um lado, e empreender a criao de ativos de liquidez de outro o que acaba futuramente levando a economia a uma estagnao ou crise. A soluo Keynes deixa ao Estado, dizendo, portanto, que ao Estado cabe eliminar a carncia de demanda efetiva em momentos de recesso e desemprego, atravs do dficit oramentrio e emitindo ttulos para extrair a renda no gasta do setor privado e com ela garantir o fim da ociosidade. Portanto, a causa maior da depresso a poupana excessiva em face da expectativa de um lucro futuro num momento de elevada preferncia pela liquidez. Assim a crise representa a carncia de investimento e ociosidade de maquinas e homens, e no carncia de poupana como at o momento pregado pela ortodoxia econmica. Em meados de 1937 sofre um severo ataque cardaco deixando o economista seriamente frgil e a partir de ento no mais se dedica a teoria econmica, retirando-se da vida acadmica. Com o inicio da Segunda Guerra Mundial volta ao Tesouro Britnico a pedido do Primeiro Ministro para desempenhar papel critico na organizao com os gastos blicos. Em 1944 por fazer parte do Tesouro vai a Conferencia de Bretton Woods cujo propsito era organizar uma agencia multilateral e supranacional de financiamentos. No incio de 1946 atende conferencia de Savannah, onde junto a um economista americano fundou o Fundo Monetrio Internacional e o Banco Mundial.

Em 21 de abril de 1946 vem a falecer de causas naturais, no deixando filhos. Keynes possua o desejo de ser enterrado na Capela de Kings College em Cambridge, contudo seu irmo no possuindo o conhecimento do ultimo desejo de Keynes, o grande mestre da Teoria Geral cremado e suas cinzas so espalhadas no vale de Tilton no condado de Sussex, Inglaterra. John Maynard Keynes deixou um legado imensurvel para a cincia econmica, criando repercusses pelo mundo acadmico, contudo por mais criticas que se faa no h pessoa que retire de Keynes o posto de maior economista do sculo XX. Keynes deixa o mundo da economia para ir imortalidade acadmica com os seguintes ltimos dizeres: Gostaria de ter tomado mais Champgne.

Referencias Bibliogrficas

MOURA da SILVA, A. Ensaio biobibliogrfico sobre John Maynard Keynes. In: MAYNARD KEYNES, J. Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda So Paulo: Abril Cultural, 1985. HUNT, E.K. Historia do Pensamento Econmico. So Paulo: Elsevier, 2004. SCHWARTZ, G. Keynes: um conservador autocrtico. So Paulo: Brasiliense, 1984.

Вам также может понравиться