Вы находитесь на странице: 1из 9

ECA408 REDES INDUSTRIAIS DE COMUNICAO

Aula 08- O Protocolo Hart 8.1 Introduo ao Protocolo Hart O protocolo Hart foi introduzido pela Fisher Rosemount em 1980. Hart um acrnimo de Highway Addressable Remote Transducer. Em 1990 o protocolo foi aberto comunidade e um grupo de usurios foi fundado. mantido pela HART Communication Foundation desde 1993. A grande vantagem oferecida por este protocolo possibilitar o uso de instrumentos inteligentes em cima dos cabos 4-20 mA tradicionais. Como a velocidade baixa, os cabos normalmente usados em instrumentao podem ser mantidos. A figura a seguir mostra um sistema de controle de vazo, formado por um transmissor multivarivel de vazo (FT - placa de orifcio, sensor de temperatura, presso diferencial e esttica), um controlador e indicador de vazo (FIC) e uma vlvula de controle (FV), usando o padro 4-20 mA para a transmisso da informao. A vazo calculada dentro do transmissor multivarivel enviada ao controlador via um sinal de 4-20 mA. O controlador compara este valor com o SETPOINT definido pelo usurio e define qual deve ser a abertura da vlvula, tambm enviando um sinal de 4-20mA. Apesar de o FT trabalhar com 4 grandezas fsicas, apenas uma pode ser transmitida pelo sinal de 4-20mA. Informaes do processo, tais como faixas de trabalho de presso, vazo e temperatura, setpoints e ajustes da estratgia de controle devem ser parametrizados diretamente no visor local do transmissor e controlador, resultando em mais tempo de preparao para entrada em funcionamento do sistema.

H muitos anos o padro para transmisso da informao de instrumentos de campo tem sido o uso de sinais de corrente entre 4 a 20 mA. A disseminao de instrumentos inteligentes (microprocessados) levou a necessidade de parametrizaes e a disponibilidade de informaes adicionais. O protocolo HART permite que a informao principal seja transmitida pelo sinal de 4-20 mA e informaes adicionais ou parmetros de configurao e diagnstico sejam transmitidos digitalmente pela mesma fiao e ao mesmo tempo. Na prtica, a comunicao HART usada para calibrao, configurao e diagnstico de transmissores de variveis de processo, como presso, vazo, temperatura, nvel e etc.

ECA408 REDES INDUSTRIAIS DE COMUNICAO


O Modelo OSI

A camada fsica (1) especifica como os dispositivos sero conectados mecanicamente e eletricamente (tipo de cabo, distncias, aterramento) e define de que forma o sinal digital ser codificado. A camada de enlace (2) divide a informao a ser transmitida em pacotes, adiciona o bits referentes a deteco de erros e controla o acesso ao meio. A camada de aplicao (7) define os comandos, respostas, tipos de dados e decodifica os relatrios de status do dispositivo.

O Sinal Hart
O sinal Hart modulado em FSK (Frequency Shift Key) ou Modulao por Chaveamento de Freqncia e sobreposto ao sinal analgico de 4-20 mA. Para transmitir 1 utilizado um sinal de 1 mA pico a pico na freqncia de 1200 Hz e para transmitir 0 a freqncia de 2200 Hz utilizada. A comunicao bidirecional.

Sinal Hart sobreposto ao sinal 4..20 ma Este protocolo permite que alm do valor da PV outros valores significativos sejam transmitidos como parmetros para o instrumento, dados de configurao do dispositivo, dados de calibrao e diagnstico.

ECA408 REDES INDUSTRIAIS DE COMUNICAO


Os Cabos
A distncia mxima do sinal HART de cerca de 3000 m utilizando cabo com um par tranado blindado e de 1500 m fazendo uso de cabo mltiplo com blindagem simples. Existem barreiras de segurana intrnsecas especiais que permitem o trfego do sinal HART em reas classificadas. Pode ser utilizado o mesmo cabo usado atualmente pelo sistema. Limitaes de comprimento similares.

O protocolo HART utiliza o mesmo cabeamento para a instrumentao de campo convencional.

O fator mais limitante do comprimento do cabo sua capacitncia. Quanto maior a capacitncia e o nmero de dispositivos, menor a distncia mxima permitida.

O Controle de acesso ao Meio


O protocolo permite o uso de at dois mestres. O mestre primrio um computador, CLP ou multiplexador. O mestre secundrio geralmente representado por terminais hand-held de configurao e calibrao.

Protocolo HART com dois mestres A figura mostra a aplicao tpica do protocolo HART em uma rede ponto-a-ponto, onde um PC obtm informaes de uma vlvula de controle. Os dispositivos que utilizam o protocolo HART so divididos em mestre e escravos. Somente os dispositivos mestres podem iniciar uma comunicao. Os escravos somente respondem as solicitaes dos mestres. Os comandos so definidos na camada de aplicao do protocolo. O mestre primrio pode ser um PLC, ou um computador com uma interface serial-HART que pode ser comparada a um modem. O mestre secundrio geralmente um dispositivo mvel para

ECA408 REDES INDUSTRIAIS DE COMUNICAO


configurao (HANDHELD). Os mestres possuem os circuitos que provocam as variaes de correntes na linha (modulador). Os escravos possuem circuitos que transformam estas variaes de corrente em tenso e decodificam o sinal recebido (demodulador). Durante uma resposta os papis so invertidos. 8.2 - Modos de Comunicao O protocolo HART pode utilizar diversos modos de comunicao. O modo bsico o mecanismo mestre-escravo. Cada ciclo de pedido e recebimento de valor dura cerca de 500 ms, o que implica na leitura de dois valores por segundo.

Comunicao HART em modo mestre escravo (default) Na topologia ponto a ponto um segundo mecanismo de transferncia de dados possvel. O instrumento pode enviar de forma autnoma e peridica o valor de uma varivel, por exemplo, a PV (varivel de processo). No intervalo entre estes envios o mestre pode executar um ciclo de pergunta e resposta. A taxa de transmisso neste caso se eleva para 3 ou 4 por segundo. Este modo denominado burst ou broadcast mode. O mestre pode enviar uma mensagem para interromper este envio contnuo de mensagens de resposta, segundo sua convenincia. Cada mensagem pode comunicar o valor de at quatro variveis.

Comunicao HART em modo burst suportada por alguns dispositivos. Quando usando uma topologia do tipo multidrop, a rede HART suporta at 15 instrumentos de campo. Apenas o modo mestre escravo pode ser utilizado. Neste caso o valor da corrente mantido no seu nvel mnimo de 4 mA e o valor da PV deve ser lido atravs de uma mensagem explcita.

ECA408 REDES INDUSTRIAIS DE COMUNICAO

Rede HART em topologia multidrop A grande deficincia da topologia multidrop que o tempo de ciclo para leitura de cada device de cerca de meio segundo podendo alcanar um segundo. Neste caso para 15 dispositivos o tempo ser de 7,5 a 15 segundos, o que muito lento para grande parte das aplicaes.

A Estrutura da Mensagem

Os comandos e respostas enviadas pela rede so divididas em pacotes e cada pacote divididos em bytes. Cada byte transmitido em 11 bits seguindo o padro 11-UART usando o cdigo ASCII. O Prembulo consiste de 5 a 20 caracteres hexadecimais 0xFF usados para sincronizao entre os modens do transmissor e receptor. O byte inicial indica se a mensagem um comando ou resposta e o tipo de endereamento usado (curto ou longo). O endereamento pode ser longo ou curto usando 1 ou 5 bytes. O byte de comando pode assumir valores de 0x00 a 0xFD representando um dos comandos suportados pelo equipamento. O contador de bytes (0 a 25) informa o tamanho da mensagem propriamente dita sem o checksum (paridade), permitindo a identificao do final da mensagem e inicio do checksum. Os dois bytes de status so enviados a cada resposta e indicam o resultado do comando recebido ou erro de comunicao no primeiro byte e a sade do escravo naquele instante no segundo byte. Nem todos os comandos e respostas utilizam o campo de dados. Os dados podem estar codificados usando o cdigo ASCII, Nmeros Inteiros ou Flutuantes, dependendo do tipo de comando. O byte de checksum, chamado de paridade, formado pela operao lgica XOR entre todos os bytes da mensagem a partir do caractere de START.

ECA408 REDES INDUSTRIAIS DE COMUNICAO Transmisso dos bytes


Padro 11-UART 1 Start Bit, 8 Bits de dados 1 Bit de paridade mpar e 1 Stop bit Endereamento Longo 40 bits para Universal ID Cdigo de identificao do fabricante 6 bits Cdigo do tipo de dispositivo 8 bits Cdigo identificador do dispositivo 24 bits Endereamento Curto 8 bits Endereos de 1 a 15 4 bits 8.3 Os Comandos O protocolo HART baseado em comandos. O mestre os envia e os escravos os respondem. 2. A camada de aplicao do protocolo HART divide os comandos do protocolo HART em trs classes. Os comandos universais e comuns/prticos so entendidos por todos os dispositivos, pois so especificados pelo protocolo HART. Como todo dispositivo HART responde aos comandos universais do #0 ao #30. Podemos dizer que h uma interoperabilidade entre dispositivos, mesmo de fabricantes diferentes. Os comandos comuns, do #32 ao #126 representa algumas funes encontradas na maioria dos equipamentos de campo, mas sua implementao no obrigatria mas se forem implementadas devem seguir a norma. Os comandos especficos, de #128 a #253, so usados para disponibilizar funes especficas para cada tipo de equipamento. A nica forma de tratar esses comandos obter a documentao especfica junto ao fabricante, uma vez que no h padronizao. A figura 8.7 mostra exemplos de comando universais, comuns e especficos:

Comandos HART Todos os comandos especficos so opcionais, mas se existentes devem ser implementados segundo a especificao.

ECA408 REDES INDUSTRIAIS DE COMUNICAO


Device Description Language
A Linguagem de Descrio do Dispositivo (instrumento) estende a interoperabilidade entre os comandos universais e prticos. Um fabricante de instrumento de campo (escravo) usa a linguagem DDL para criar um arquivo de software, a device description (DD) que contm todas as caractersticas relevantes do instrumento, possibilitando que o mestre tenha total capacidade de comunicao com o instrumento escravo. Um arquivo de descrio do instrumento (DD) para um instrumento HART semelhante a um driver de impressora no ambiente dos microcomputadores, onde o driver habilita uma aplicao para a impressora, assim como, imprime adequadamente uma pgina. Terminais portteis de programao so capazes de configurar qualquer instrumento HART atravs da DD deste instrumento disponibilizada pelo seu fabricante. Uma biblioteca central de todas as descries de instrumentos HART (DD) administrada pela HART Communication Foundation, que mantm o controle de registro e distribuio dos mesmos.

Multiplexadores
Os multiplexadores fazem parte de todo novo projeto envolvendo redes HART. Os multiplexadores funcionam como um mestre primrio que realiza a leitura de todas as variveis de processo e a informao de status de todos os transmissores periodicamente, de forma independente do hospedeiro. O host por sua vez l as variveis de processo do multiplexador. O host tambm pode enviar comando e estabelecer uma conversao diretamente com um dispositivo de campo. O multiplexador essencial quando um dos objetivos do projeto o controle dos ativos de instrumentao (Instrumentation Asset Management).

Multiplexador utilizado para buscar dados para gerenciamento de ativos.

ECA408 REDES INDUSTRIAIS DE COMUNICAO


O uso de multiplexadores permite o acesso a um maior nmero de instrumentos, alm dos 15 possveis em uma rede com o HART. Os multiplexadores possuem vrios canais de comunicao HART, com suporte aos modos de acesso ponto-a-ponto ou em rede (multidrop ou barramento). A comunicao entre o multiplexador e o sistema de superviso SCADA efetuada atravs de canais de comunicao serial RS-232, RS485 ou Ethernet. No sistema de superviso temos acesso a todos os dados dos dispositivos e podemos efetuar os comandos disponveis. Esta uma soluo aplicvel a instalaes novas, pois elimina possveis CLPs ou mdulos de entrada e sada analgicos existentes em 4-20mA. Em outra arquitetura de uso de multiplexadores, os CLPs e mdulos de entrada e sada analgicas so mantidos e o multiplexador ligado em paralelo. Esta uma arquitetura tpica de instalao de sistemas de diagnstico com finalidade de extrair as informaes dos instrumentos que levem a melhoria da manuteno da mquina ou processo. Os multiplexadores tambm podem fazer a funo de GATEWAY do protocolo HART com outros barramentos de campo. 8.4 - Exemplo de Aplicao No mercado h transmissores compatveis com o protocolo HART que incorporam um controlador PID. Com isso possvel montar malhas de controle somente com um transmissor e a vlvula de controle. Com um PC e uma interface Serial-HART, podemos, via protocolo HART, mudar os parmetros de vrias malhas de controle, seus setpoints, ganhos, e ainda registrar os valores das grandezas medidas e dos sinais de controle enviados as vlvulas. Como a configurao de todos os dispositivos pode ser acessada de um mesmo local, a estao de superviso, o tempo de pre-operao e manuteno so bastante reduzidos.

Exemplo de aplicao. Malhas de controle independente. Caractersticas do exemplo de aplicao: Malhas de controle independentes com controladores PID entre o transmissor e vlvula de controle. Ao de controle via sinal 4-20mA no sujeita as limitaes de velocidade do protocolo HART. Com o protocolo HART o operador tem acesso as variveis de processo e pode ajustar os setpoints ou desabilitar os controladores PIDs. Facilidade de Pre-operao. Limitado a quinze dispositivos.

ECA408 REDES INDUSTRIAIS DE COMUNICAO

Exerccios
1) Marque Verdadeiro ou Falso: ( ) O protocolo HART transmite os sinais digitais nos intervalos da transmisso dos sinais analgicos. ( ) Todo instrumento com transmissor HART suporta transmisso em modo burst. ( ) A transmisso em modo burst propicia um melhor aproveitamento de banda do canal de transmisso. ( ) possvel utilizar o modo burst em redes multidrop. ( ) Quando em topologia multidrop, o valor da PV de cada instrumento no pode ser lido a partir da corrente de 4..20 mA. ( ) Um dispositivo de campo HART deve responder a todos os comandos universais. ( ) Instrumentos colocados em paralelo em um segmento HART trazem como beneficio um menor tempo de scan. ( ) impossvel para um instrumento HART possuir um mdulo PID e atuar diretamente sobre um atuador no campo. ( ) Instrumentos HART so pouco disseminados no mundo, isto sua base instalada muito pequena em 2003. 2) Com auxlio da figura abaixo cite as caractersticas da aplicao em funo do protocolo HART.

Вам также может понравиться