Вы находитесь на странице: 1из 4

Materiais reutilizveis na construo civil

SEMINRIO da Reutilizao de Resduos Slidos da Construo Civil Alunos: Jefferson Neves Cavalcante Henrique de Amorim Souza Reitter Fernando O. S. Rodrigues Curso : ENGENHARIA CIVIL Prof : SANDRA JORGE UNIC UNIVERSIDADE DE CUIAB Quando se fala em reaproveitar ou reciclar materiais para uso em uma construo, seja ele proveniente dela mesma ou no, temos a oportunidade da economia para o construtor e um ganho ambiental. O material que iria se tornar lixo e em alguns casos at poluir o meio ambiente, se torna til. Reciclar em muitos casos algo um pouco mais complexo, requer um processo industrial e investimento para recolocar o material novamente a ponto de uso. Mas podemos reaproveitar materiais de forma simples, quase sempre atingvel a qualquer um que tenha apenas a boa vontade de fazer.

Alguns projetos tem maior peso ambiental que econmico e outros pela simplicidade de implementar tornam-se bem chamativos pelo aspecto da economia, mas no podemos deixar de ver por trs do projeto o ganho que temos na economia com os recursos naturais. A Construo Sustentvel ou a Reutilizao de Materiais Slidos um conceito moderno da Engenharia Civil que pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura indo desde pequenas casas populares at a construo de grandes prdios tais como fbricas ou hospitais. Na construo sustentvel, os engenheiros civis e arquitetos procuram usar tecnologias ecolgicas nas obras para preservar o meio ambiente, poupar capital e os recursos naturais. Projetos de engenharia civil e arquitetura inteligentes aproveitam melhor as caractersticas do terreno e tambm da natureza tais como iluminao solar natural para poupar o uso de lmpadas quando a construo fica pronta.

Uma obra de engenharia civil sempre gera muita poluio. Esta poluio pode ser reduzida drasticamente atravs do melhor aproveitamento dos materiais ( reduo de desperdcio ) e tambm atravs do uso de ferramentas e estruturas inteligentes ( andaimes de metal reutilizveis ao invs dos tradicionais andaimes de madeira comuns na construo civil ). Outra maneira interessante de reduzir a poluio separar as sobras da construo (pedaos de concreto, tijolos quebrados, tocos de madeira, pedaos de ferro). O que puder ser reaproveitado em outras obras armazenado, o que puder ser reciclado enviado para a reciclagem. O uso de materiais ecolgicos outro princpio fundamental da construo sustentvel. Plstico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolio de outros edifcios) so vrias as opes de materiais que podem ser usados pela engenharia civil para aumentar a sustentabilidade de uma construo. Alm de construir obras de maneira ecolgica, a construo sustentvel tambm busca casas e prdios que mantenham de modo econmico. Um dos modos de tornar um edifcio mais econmico e sustentvel atravs da eficincia energtica, essa eficincia pode ser atingida atravs do uso de lmpadas e eletrodomsticos econmicos, atravs do uso de energia solar para aquecer a gua e tambm atravs do melhor aproveitamento do calor e do frio ( que evita a necessidade do uso de ar condicionado ).

A gua, um dos bens mais preciosos da humanidade, tambm pode ser muito melhor reaproveitada segundo os conceitos da construo sustentvel. A gua das chuvas, por exemplo, pode ser facilmente estocada em cisternas e caixas-dgua para ser usada em servios domsticos tais como lavar o cho ou ento nos vasos sanitrios. O desperdcio tambm pode ser evitado atravs do uso de encanamentos de maior resistncia (que vazam menos) e de modelos de torneiras mais eficientes (que pingam menos). MAS, NA CONSTRUO CIVIL O Reaproveitamento de materiais na construo civil trata de transformar os resduos das obras, normalmente encarados como entulhos e calia, em produtos comerciais que possam ser novamente utilizados. Com isso, criar oportunidades de reutilizao e reciclagem que se traduzam em sustentabilidade social e ambiental.

Reciclador mvel de resduos slidos Os entulhos velhos podem ser triturados e ser reaproveitado como aterro. A empresa Eccoclean fabrica telhas com 100% de PET reciclado. A telha, apresentada em vrias cores, mais leve que as convencionais, tm durabilidade de cerca de 50 anos, so tratadas com raios anti UV e permitem uma economia de madeira que varia entre 40 e 60%. Telhas fabricadas de garrafa pet recicladas SUBSTITUIO DA MASSA A Massa DunDun uma cola utilizada para fixar os tijolos e sua aplicao mais sustentvel do que a argamassa, j que o produto no gera resduos, mantm as obras limpas e combate o desperdcio de muitos recursos que se transformariam em entulhos. ECONOMIA DE 30% A 50% Alto rendimento: Um saco de 15 kg assenta 10 m de parede. No gera desperdcio: Sem perdas. Diminui entulho e mantm obra limpa. Economiza em outros materiais: Permite reboco mais fino. Permite ancoragem sem usar telas/pinos/grampos. MADEIRA Uma boa opo para o reaproveitamento de sobras de madeiras inservveis nos canteiros de obras a transformao em mveis, casas de madeira ou at em combustveis, nos fornos de padarias, ou como como carvo vegetal; Uma soluo ecologicamente correta, j que a madeira usada nas obras fiscalizada na origem pelas autoridades competentes, sem o impacto do desmatamento, minimizando os aterros, gerando trabalho e renda. REAPROVEITAMENTO DO METAL O metal na construo civil gera muitos resduos metlicos principalmente no setor de armaes de ferros e esses metais podem ser reaproveitados em estruturas de ferro ou reciclagem. O metal uma liga de carbono e por isso ele pode ser fundido a temperaturas apropriadas e obter objetos desejveis. PISOS E CERMICAS O aproveitamento de sobras de cortes cermicos que normalmente seriam descartados, cortando-as em pequenas peas que depois se podem encaixar como "Puzzles". Embora produzir utenslios de cermica seja fcil, reciclar no to simples. As empresas aproveitam os restos da produo industrial e do outra destinao para o material (fazendo que se transformem em produtos diferentes dos que so produzidos normalmente pela empresa em questo). Mas o ideal, em casos domsticos, seria mesmo a doao ou o descarte em locais voltados para a entrega de materiais de construo e entulho que so poucos. Mas tambm existe outra alternativa muito interessante. Se suas peas de cermica esto trincadas ou quebradas, voc pode cort-las e utiliz-las para decorao, fazendo mosaicos em pisos, parede e em

trabalhos artsticos. uma forma de economizar material, evitar o descarte incorreto e dar uma boa utilidade para um item que "no serve mais".

REAPROVEITAMENTO DAS PEDRAS Para o uso das rochas ornamentais na construo civil, necessrio o seu desdobramento de blocos para chapas. Este processo responsvel pelo resduo na forma de lama. Esta lama geralmente depositada num ptio, porm a quantidade produzida significativa. Durante a extrao e corte de pedras ornamentais so geradas enormes quantidades de resduo na forma de lama abrasiva . Um dos problemas enfrentado pela indstria de extrao e beneficiamento de rochas ornamentais no Brasil a poluio do meio ambiente, causado pela disposio final deste resduo. Este resduo pode alcanar rios, lagos, crregos e at mesmo os reservatrios naturais de gua, pois eles so lanados no ecossistema sem nenhum tratamento prvio. Na incansvel busca por matria-prima para a sua sobrevivncia e para a produo de bens, o homem, atravs de suas atividades, vem transformando as paisagens naturais, degradando o meio ambiente e, consequentemente, gerando uma quantidade excessiva de resduos. Alguns dos impactos ambientais gerados pela construo civil so plenamente visveis, revelam um extenso comprometimento da qualidade do ambiente e da paisagem local, mas dificilmente podem ser quantificados e ter seu custo historiado. o caso dos prejuzos s condies de trfego de pedestres e de veculos. J os impactos em relao drenagem urbana so mais extensos, ocorrendo desde a drenagem superficial, at a obstruo de crregos, um dos componentes mais importantes do sistema de drenagem. A considervel gerao de resduos nas atividades de construo civil, reformas, ampliaes e demolies e sua consequente destinao final, quando no realizadas em conformidade com a legislao vigente, podem resultar em impactos ambientais que muitas vezes so visveis como: a degradao de reas de preservao permanente, assoreamento de crregos e rios, obstruo de vias e logradouros pblicos, proliferao de vetores, queimadas entre outros, que tantos malefcios causam populao e ao meio ambiente.

Para diminuir os excessos de resduos slidos sugere-se que empresas adotem critrios consistentes e claros que levem a uma avaliao objetiva dos aspectos e impactos ambientais Aspectos ambientais e seus respectivos impactos em construo civil com resduos slidos ASPECTO (Causa) Resduos slidos- papel, papelo Resduos slidos- plstico/PVC Resduos Slidos- sucatas metlicas Lmpadas fluorescentes usadas (vapor de mercrio ou sdio) Pilhas e baterias usadas Estopa contaminada com leo e graxa Areia/solo contaminados com leo Solo escavado IMPACTO (Efeito) Ocupao de aterro Ocupao de aterro Ocupao de aterro, risco ao trabalhador Contaminao do solo Contaminao do solo, exposio a radiao Contaminao do solo Contaminao do solo Aterro irregular

Embalagens contaminadas com leo lubrificante e graxas Resduos ou sobras de concreto EPIs usados Lages, tijolos, pisos fragmentados

Contaminao do solo Poluio do solo Ocupao de aterro Poluio do solo

Aspectos ambientais e seus respectivos impactos na construo civil com produtos Quimicos perigosos: Aditivo de concreto: Cotaminao de pessoas e solo Aspectos ambientais e seus respectivos impactos em construo civil com recursos naturais renovaveis ou no: ASPECTOS (Causas) Consumo de gua Consumo de energia eltrica Consumo de madeira Consumo de leo diesel e gs natural Vazamento de gua IMPACTO (Efeitos) Comprometimento da disponibilidade de gua Reduo da disponibilidade de energia Esgotamento de recurso natural Esgotamento de recurso natural no renovvel Comprometimento da disponibilidade de gua

Aspectos ambientais e seus respectivos impactos em construo civil com emisso atmosferica: ASPECTO (Causa) Emisso de gases de combusto Emisso de gases a base de CFC Emisso de fumaa preta Emisses fugitivas de gases Odores desagradaveis IMPACTO (Efeitos) Poluio atmosfrica/efeito estufa Destruio da camada de oznio Poluio atmosfica Poluio atmsfrica Poluio atmosfrica

Aspectos ambientais e seus respectivos impactos em construo civil com rudo externo: Emisso de rudo=Poluio sonora http://pt.slideshare.net/1hsouza1/reaproveitamento-de-materiais-da-construo-civil#

Вам также может понравиться