Вы находитесь на странице: 1из 25

Aulas 10, 11, 12, 13 FAPI Prof. Denise Canova 5. Perodo DA PERICLI A!

"# DA $IDA E %A&DE CAP' (L# 3 ) ' (L# 1 No captulo III do Ttulo I o legislador consignou os denominados crimes de perigo por meio do termo periclitao da vida e sade. Para que sejam entendidos, necessrio e plicar que! "e um lado # os delitos de leso ou dano $ so aqueles que e igem e%etiva leso ao &em jurdico protegido pelo "ireito Penal. "e outro os de perigo que so su&divididos em crimes de perigo a&strato e concreto. 'les no e igem dano, mas pro&a&ilidade de dano ao &em jurdico protegido. (ogo, perigo a pro&a&ilidade de dano a um &em jurdico)penal. ) perigo concreto ) sua caracteri*ao pressup+e e%etiva prova de que uma pessoa correu um risco. Nessa espcie o tipo penal e pressamente menciona que algum deve ser e posto ao perigo, de modo que ele deve ser e posto, necessariamente, na denncia. ) perigo a&strato $ a lei descreve uma conduta e pressup+e a e ist,ncia do perigo sempre que tal conduta se reali*e, independente de sua comprovao. No admite prova em contrrio, pois o tipo simplesmente descreve a conduta criminosa. ' . art. -. do 'statuto do "esarmamento /(ei -0.123420056 $ &asta que o 7P mencione os disparos para que se con%igure. ' 2. Perigo de contgio venreo $ o te to e ige identi%icao da vtima, mas presume que a relao se ual com pessoa contaminada decorre automaticamente da situao de risco. 8 perigo pode ser! Individual $ atinge indivduos determinados9 :oletivo! quando atinge um nmero elevado ou determinado de pessoas. ;rts. 2.0 e ss. <uando se entende que uma situao perigosa no =m&ito do direito penal> :omo pro&a&ilidade de leso no caso concreto, atendendo &ens jurdico)penais supostamente postos em perigo. ? um degrau antecedente do tipo de dano.

8s crimes de perigo a&strato devem ser rec#aados de acordo com os postulados garantistas. Para analisar se se trata de crime de perigo concreto ou a&strato deve)se analisar o momento em que cometido. 8 perigo caracteri*ado antes j caso de perigo a&strato. @asta que se comprove a prtica da conduta. 8s crimes de perigo tem nature*a su&sidiria e sA se con%iguram se no e istir o dano. -50 $ perigo de contgio venreo $ ao p&lica condicionada B representao. Ce consuma no momento da prtica se ual independente da transmisso da doena. -5- $ perigo de contgio de molstia grave $ trata)se de crime %ormal. ? de ao p&lica incondicionada. -52 $ perigo para vida ou sade de outrem $ crime de perigo concreto $ dolo $ no e iste a modalidade culposa $ carter su&sidirio $ ao penal p&lica incondicionada. -55 $ a&andono de incapa* $ trata)se de crime prAprio quanto ao sujeito ativo e passivo. Pode ser praticado com dolo direto ou eventual. "e ao p&lica incondicionada -5D $ e posio ou a&andono de recm)nascido para ocultar desonra prApria $ ao p&lica incondicionada. #*I%%"# DE %#C#RR# +135,-. ; ra*o da e ist,ncia da omisso de socorro como crime de perigo no :P para %a*er cumprir o dever moral de solidariedade que deve e istir entre as pessoas. 1.Con,ei/o "ei ar de prestar assist,ncia a quem necessita, quando possvel sem risco %sico a prApria pessoa. 8u ento, no pedir au lio a autoridade p&lica. ; ess,ncia da omisso de socorro o no %a*er aquilo que deveria ser %eito dolosamente. 2. #01e/ividade 1urdi,a @em jurdico tutelado vida ou sade da pessoa que est em perigo, necessita de ser socorrida. 3.%u1ei/os Cujeito ativo qualquer pessoa /crime comum6. Cujeito passivo e istem duas correntes!

-E corrente! sujeito passivo so as pessoas elencadas no te to do art. -5.. :riana a&andonada criana largada a prApria sorte, o sujeito passivo do art. -55 e -5D do :P. :riana e traviada uma criana perdida. ' .! larga a mo da criana dentro do parque e perde a criana. Pessoa invlida aquela que no pode sa%ar)se de uma situao. Pessoa %erida aquela que portadora de leso corporal. (eve, grave ou gravssima> Tem que ser grave ou gravssima. 2E corrente! qualquer pessoa que esteja em grave ou eminente perigo pode ser sujeito passivo e no sA aquelas indicadas no te to, que necessariamente precisem de socorro. 8 crime de omisso de socorro um crime de perigo. 'ste crime de perigo a&strato ou de perigo concreto> Para sa&er se a omisso de perigo a&strato ou concreto precisamos sa&er quem o sujeito passivo. Ce o sujeito passivo %or criana a&andonada ou e traviada, pessoa invlida ou %erida trata)se de perigo presumido ou a&strato. Ce %or qualquer outra pessoa o sujeito passivo, a situao de perigo precisa ser demonstrada. 3. C#2D( A% "uas puramente omissivas! 3.1.Dei3ar de -res/ar assis/4n,ia "ei ar de prestar qualquer tipo de ajuda4au lio a quem necessite de socorro. <uando possvel sem risco %sico para a pessoa. ' .! estou andando numa ;v. em Co Paulo, cai uma pessoa na min#a %rente que se jogou de um prdio. ' tem uma carteirin#a que tem FIG, mas como ten#o cortes nos dedos no colocarei a mo nesta pessoa. 3.2.25o -edir so,orro 6 au/oridade -70li,a. <uando no possvel prestar assist,ncia em ra*o do risco de ordem %sica que surge a necessidade de pedir socorro a autoridade p&lica e se no pedir est caracteri*ada a omisso de socorro.

;s condutas da omisso de socorro no so alternativas uma a outra a critrio do sujeito ativo do crime. 7ais de uma pessoa em condi+es de prestar socorro a uma pessoa que necessita, uma prestam e outras vo em&ora. ;s que no prestaram respondem por omisso de socorro> ' .! samos da aula e indo em direo ao metro uma pessoa cai tendo um ataque epiltico, um amigo socorre e nAs vamos em&ora. "uas orienta+es! 8rientao! aplicar a este caso o princpio da solidariedade na o&rigao civil, pois no campo civil, se nAs tr,s devemos din#eiro a uma pessoa, se uma pessoa paga, os demais esto deso&rigados a cumprir. ;plica)se isto a omisso de socorro, porque no #ouve o%ensa ao &em jurdico tutelado. 'sta posio minoritria. 7ais de uma pessoa em condi+es de prestar socorro, todos devero prestar o socorro. ' . de mitigao deste princpio! art. 50D, p.u. do :T@, ele trata da omisso de socorro por quem pratica crime na direo de veiculo automotor com vtima. /...6 ainda que terceiro preste socorro. Hesposta! pela corrente prevalente deso&riga pelo princpio da o&rigao solidria, porm isto esta sendo mitigado. 8&s.! autoridade p&lica aquela com compet,ncia para prestar socorro. 8. ELE*E2 # %(9:E I$# :rime doloso. "olo de perigo! vontade livre e consciente de no agir como se deveria agir prestando socorro ou no c#amando a autoridade p&lica. ? preciso para e istir omisso de socorro, que o omitente ten#a consci,ncia que o sujeito passivo necessita de seu au lio> Cim. ; omisso criminosa a omisso dolosa. ' .! vejo uma sen#ora com a perna ensanguentada e gemendo de dor, devo providenciar au lio a ela, se eu no agir estou omitindo dolosamente. ? preciso ter consci,ncia de que a pessoa necessita do socorro para que a omisso seja dolosa e criminosa /este o dolo de perigo deste crime6.

5. C#2%(*A!"# E E2 A I$A ; doutrina di* que est consumado no instante da omisso dolosa, ou seja, quando o sujeito ativo dei ou de agir, quando omitiu dolosamente o socorro. Trata)se de crime instant=neo. ' .! se voc, mora com outra pessoa, numa rep&lica de estudantes, seu colega est com %e&re, dia seguinte a mesma coisa. 8 crime esta consumado no primeiro instante da omisso. Tentativa impossvel. :rime omissivo puro. ;. F#R*A% A<RA$ADA% 8 que quali%ica a omisso de socorro o resultado dela decorrente, leso corporal grave ou morte. ;T'NIJ8! a lei di* para ser quali%icado preciso que o resultado /leso corporal grave ou morte6 decorra da omisso e no do %ato que gerou a necessidade do socorro. ' . da pessoa que caiu do prdio, passou do lado e no %e* nada, pessoa perdeu a perna por causa da demora no socorro, aqui tem omisso agravada. #=iss5o I=-r>-ria K 2E ) ; omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. 8 dever de agir incum&e a quem! a6 ten#a por lei o&rigao de cuidado, proteo ou vigil=ncia9 /o pai, o &om&eiro militar, etc6 &6 de outra %orma, assumiu a responsa&ilidade de impedir o resultado9 /uma relao contratual, p. e ., onde a escola assume a responsa&ilidade de impedir qualquer resultado lesivo aos alunos9 ou tam&m o guia turstico numa escalada de montan#as6 c6 com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorr,ncia do resultado. /quem, p. e ., num acampamento acende uma %ogueira e depois no a apaga, resultando em um inc,ndio com a morte de um dos integrantes do grupo6. 8u seja, ? ,ri=e =a/erial, -ois ? ne,ess@rio Aue o,orra u= resul/ado lesivo ao 0e= da vida, sendo Aue o resul/ado ? i=-u/ado ao o=i/en/e -or Aue ,o= a sua o=iss5o deu ,ausa a u= ,ri=e -revis/o no C>diBo Penal. 8 ru, com a sua omisso, responde pelo resultado lesivo desde que este esteja tipi%icado como algum crime, p. e ., #omicdio, leso corporal, etc.

8 pai que dei a o %il#o morrer a%ogado na piscina responde por #omicdio por que a sua omisso %oi causa principal do resultado morte, logo temos a com&inao do art. -2-, caput, com o art. -5, K2E, do :Adigo Penal. 8 @om&eiro em servio, p. e ., tem o&rigao legal de socorrer quem se encontre em perigo de vida. Ce ele no agir incorrer em omisso, podendo responder por #omicdio doloso ou culposo, a depender do caso concreto. Na omisso imprApria no se tem uma conduta descrita como omissiva, pois a o=iss5o nes/es ,asos ? so=en/e a ,ondiC5o sine Aua non -ara Aue o,orra u= fa/o /-i,o des,ri/o no C>diBo Penal , c. p. e ., o #omicdio, a leso corporal, etc. P.S: Omisso imprpria = condio sine qua non, sem a qual o resultado lesivo no teria ocorrido.

C#2DICI#2A*E2 # DE A E2DI*E2 # *DDIC#EF#%PI ALAR E*ER<E2CIAL +I2CL('D# PELA LEI 2 12.;53, DE 2012.. ;rt. -5.);. ' igir c#eque)cauo, nota promissAria ou qualquer garantia, &em como o preenc#imento prvio de %ormulrios administrativos, como condio para o atendimento mdico)#ospitalar emergencial! /Includo pela (ei nE -2.3.5, de 20-26. Pena ) deteno, de 5 /tr,s6 meses a - /um6 ano, e multa. /Includo pela (ei nE -2.3.5, de 20-26. Pargra%o nico. ; pena aumentada at o do&ro se da negativa de atendimento resulta leso corporal de nature*a grave, e at o triplo se resulta a morte. /Includo pela (ei nE -2.3.5, de 20-26. E in%rao de menor potencial o%ensivo9 ) compet,ncia do jui*ado especial9 ) :": desde -LL0 entendia a conduta descrita no tipo como ilegal no art. 5L., gerando um desiquil&rio contratual. ) 8 comportamento tam&m era proi&ido pelo :Adigo :ivil, dando como consequ,ncia anula&ilidade do ato /art. -M-, II6 ) a Hesoluo DD da ;NC /;g,ncia Nacional de Cade Cuplementar6 veda a e ig,ncia descrita no tipo. . ) aqui tem)se o direito penal tra&al#ando de maneira su&sidiria, pois %icou anos esperando outros ramos do direito darem conta do NrecadoO. ; partir do momento que no %oi su%iciente, entrou o ". Penal. Cujeito ativo! administradores e4ou %uncionrios do #ospital. 8 mdico se omitir atendimento omisso imprApria e pode responder como #omicdio. ; doutrina ainda discute tal %ato. Cujeito Passivo! a pessoa em estado de emerg,ncia.

:onduta! o que pune o art. -5., ;. 'm resumo pune negar atendimento emergencial, e igindo do potencial paciente /ou de seus %amiliares6 como condio para a e ecuo de atendimento de socorro! a $ c#eque cauo /c#eque em garantia69 nota promissAria, ou qualquer garantia, por e emplo, endosso de uma duplicata. & $ preenc#imento prvio de %ormulrios administrativos. Co D comportamentos alternativos. Nucci entende que no &asta e igir c#eque)cauo, nota promissAria ou qualquer garantia. ? necessrio tam&m o preenc#imento prvio de %ormulrios administrativos. Imprescindvel atendimento mdico emergencial. ? sinPnimo de atendimento mdico com urg,ncia>

(ei L.3.34L1!
;rt. 5.):. ? o&rigatAria a co&ertura do atendimento nos casos! /Hedao dada pela (ei nE --.L5., de 200L6 I ) de emerg,ncia, como tal de%inidos os que implicarem risco imediato de vida ou de les+es irreparveis para o paciente, caracteri*ado em declarao do mdico assistente9 /Hedao dada pela (ei nE --.L5., de 200L6 $ risco imediato de vida ou de les+es irreparveis. II ) de urg,ncia, assim entendidos os resultantes de acidentes pessoais ou de complica+es no processo gestacional9 /Hedao dada pela (ei nE --.L5., de 200L6 ) III ) de planejamento %amiliar. /Includo pela (ei nE --.L5., de 200L6 Pargra%o nico. ; ;NC %ar pu&licar normas regulamentares para o disposto neste artigo, o&servados os termos de adaptao previstos no art. 5.. /Includo pela 7edida ProvisAria nE 2.-MM)DD, de 200-6

'merg,ncia! risco imediato de vida ou de les+es irreparveis. Qrg,ncia! acidentes pessoais ou de complica+es no processo gestacional. D ,ri=e e3iBir ,GeAueE,auC5o -ara a/ender urB4n,iaH (em&rando! o art. -5., ; %ala em atendimento emergencial. ;qui #aver 2 correntes! -R.:6 valendo)se de interpretao teleolAgica, de%ender que a urg,ncia est implicitamente a&rangida pelo tipo9 2R. :6 com &ase na legalidade estrita somente a emerg,ncia elementar do novo crime /condicionar o atendimento de urg,ncia pode con%igurar o -5.:P $ omisso de socorro6. S Cuidado: a solicitao de garantia sem condicionar o atendimento %ato atpico. 8 crime punido a ttulo de dolo. Consumao: ocorre com a devida e ig,ncia. Tentativa! em tese possvel. Qma e ig,ncia por escrito, por e emplo.

Paragra%o nico do art. -5. ; tra* majorantes $ trata)se de uma majorante preterdolosa ou preterintencional $ o resultado deve ser %ruto de culpa e no de dolo. ;quele que nega atendimento de emerg,ncia, na maioria das ve*es, no o&edece dever legal. 8correndo resultado leso grave ou morte, discute a doutrina se no seria o caso de omisso imprApria, devendo o omitente responder pelo crime como se o tivesse causado. :rime de ao penal p&lica incondicionada.

RIIA E AR . 13J, CP 1. C#2CEI # E RAK"# DA EII% L2CIA D# CRI*E ; ri a esta destaca num captulo a parte. Hi a uma luta, &riga que travam entre si tr,s ou mais pessoas com viol,ncia %sica recprocas. ' iste para evitar a impunidade, quando no se consegue individuali*ar a conduta de cada um. ; caracterstica principal da ri a a con%uso. ' .! &riga em %esta, em jogo de %ute&ol, etc. 2. #9:E I$IDADE ' posio de motivos, item D1. Incolumidade pessoal o &em jurdico protegido. Por isto que a ri a crime assemel#ado aos de perigo contra a vida e a sade. Integridade %sica das pessoas. 8rdem pu&lica9 Hegras de conviv,ncia da vida civil. 3. %(:EI #% Cujeito ativo qualquer pessoa. Cujeito passivo os mesmos que %iguram como sujeito ativo. ; ri a um crime coletivo, de concurso necessrio de agentes, crime &ilateral porque # a necessidade de no mnimo tr,s pessoas. Por que tr,s ou mais> Por que se %orem dois eu consigo identi%icar.

; ri a o nico crime eu a mesma pessoa aparece como sujeito ativo e sujeito passivo, esta peculiariedade dos sujeitos da a ri a esta caracterstica.

D#% CRI*E% C#2 RA A F#2RA +,a-/ulo $ do /ulo I.


1. Funda=en/oM ar/. 5., ICF C>diBo PenalM norma geral, mas # leis especiais. Lei J.1J0NJ3 ) crimes contra #onra pra %ins polticos. /(ei de Cegurana Nacional6. Lei 8.J3JN;5 ) :Adigo 'leitoral $ calnia, injria e di%amao no :Adigo 'leitoral de ao penal p&lica incondicionada. De,. Lei 1.001N;O ) :Adigo Penal 7ilitar ) 2. Con,ei/oM Cegundo Tel*el um conceito normativo e no %tico. 'm&ora #aja diviso, so conceitos que se interligam. F#2RA #01e/iva ? o conceito que a sociedade possui a respeito do individuo. Heputao :alnia e di%amao %u01e/iva ? o conceito que o individuo tem de si prAprio. "ignidade Injria

' . c#amar algum de mau)carter $ alm de atingir sua dignidade, pode atingir sua imagem no meio social. CA distinguvel para o %im de identi%icar o crime praticado.

#0servaC5oM Pessoa jurdica pode ser vtima de calnia, desde que a %alsa imputao re%ira)se a %ato de%inido como crime am&iental. #0servaC5oM a ao penal nos delitos contra a #onra privada.
2. a0ela dos ,ri=es ,on/ra GonraM

IP# PE2AL

CAL&2IA Ar/. 13P. :aluniar algum, imputando)l#e %alsamente %ato de%inido como crime!

DIFA*A!"# Ar/. 13O. "i%amar algum, imputando)l#e %ato o%ensivo B sua reputao!

I2:&RIA Ar/. 180. Injuriar algum, o%endendo)l#e a dignidade ou o decoro!

Imputao %ato Imputao de %ato desonroso, ;tri&uio de sa&idamente %also de%inido no necessariamente %also. qualidade negativa. como crime.
9e= 1urdi,o Fonra o&jetiva U reputao Fonra o&jetiva U reputao. Fonra su&jetiva U

' . ; assaltou um &anco. ' 2. Vulano, militar, &eijou seu colega de %arda no am&iente do quartel. %u1ei/o a/ivo %u1ei/o -assivo QualAuer -essoa, salvo os de/en/ores de inviola0ilidade. To somente a pessoa %sica. 2o en/an/o, a pessoa jurdica poder ser se o %ato imputado %or crime am&iental. Imputar. ; imputao deve versar so&re %ato de%inido como crime sa&idamente %also. Dolo dire/o ou even/ual. <uando um terceiro toma con#ecimento da imputao %alsa

' . ; roda &olsin#a ' . %ulano mantm &anca de jogo do &ic#o QualAuer -essoa, salvo os de/en/ores de inviola0ilidade.

dignidade, decoro, auto) estima. ' . ; ladro /no # %ato deterrminado6, im&ecil. QualAuer -essoa.

Pessoa %sica e jurdica. Imputar. Vato ; imputao pode ser verdadeira ou %alsa desonroso, no sendo crime.. Dolo dire/o ou even/ual. <uando um terceiro toma con#ecimento do %ato. Ce ningum sou&er da o%ensa, no e iste crime.

i-o o01e/ivo

i-o su01e/ivo Consu=aC5o

Comente pessoa %sica. Ce %or B pessoa jurdica, reputa)se aos seus dirigentes. Injuriar o sentimento ou o respeito do prAprio individuo $ qualidade negativa. Heputao Dolo dire/o ou even/ual. <uando a vtima toma con#ecimento da qualidade negativa que l#e imputada diretamente pelo sujeito ativo. Ad=issvel. 2a for=a es,ri/a. No admissvel.

en/a/iva E3,eC5o verdade Pena da

Ad=issvel. es,ri/a ;dmissvel.

2a

for=a

Ad=issvel. 2a for=a es,ri/a. No admissvel. Co= e3,eC5o se o sujeito passivo %uncionrio p&lico e a o%ensa se dirige ao e erccio de sua %uno. "eteno, de tr,s meses a um ano, e multa. ;umento de -45 nos termos do caput -D- e do&rada con%orme pargra%o nico9 Privada P&lica condicionada B Hequisio do 7inistro da Wustia quando o delito %or contra o Presidente da Hep&lica, c#e%e de governo estrangeiro. P&ica condicionada B representao! contra %uncionrio p&lico no e erccio das suas %un+es. /smula M-DCTV6.

AC5o -enal

"eteno, de seis meses a dois anos, e multa. ;umento de -45 nos termos do caput -D- e do&rada con%orme pargra%o nico9 Privada P&lica condicionada B Hequisio do 7inistro da Wustia quando o delito %or contra o Presidente da Hep&lica, c#e%e de governo estrangeiro. P&ica condicionada B representao! contra %uncionrio p&lico no e erccio das suas %un+es. /smula M-DCTV6.

"eteno, de um a seis meses, ou multa. /na %orma simples6. Privada P&lica condicionada B Hequisio do 7inistro da Wustia quando o delito %or contra o Presidente da Hep&lica, c#e%e de governo estrangeiro. P&ica condicionada B representao! contra %uncionrio p&lico no e erccio das suas %un+es. /smula M-DCTV6. Tam&m na #ipAtese de injria preconceituosa. Wecrim, salvo injria preconceituosa e -D-. :a&vel se no incidir a majorante do -D-

Co=-e/4n,iaM %CP

Wecrim, salvo o -D:a&vel $ pena mnima in%erior a - ano, se no incidir a majorante do -D-

Wecrim, salvo o -D:a&vel $ pena mnima in%erior a ano, se no incidir a majorante do -D-.

1. Cal7nia. +ar/. 13P, do CP..


Ar/. 13P. :aluniar algum, imputando)l#e %alsamente /determinado6 %ato de%inido como crime! Pena $ deteno, de seis meses a dois anos, e multa.

In%rao penal de menor potencial o%ensivo. -.2 Con,ei/o e ,ondu/aM imputao %alsa de um %ato de%inido como crime. 'lementos! Imputao de um %ato determinado9 'sse %ato imputado B vtima deve, o&rigatoriamente, ser %also. ;lm de %also, deve ser de%inido como crime. Pode ocorrer do %ato ser verdadeiro, mas %alsamente imputado B vtima. 8 %ato deve ser verossmel. ' . %urtar o :risto Hedentor. # Aue n5o for fa/o -ode ,ara,/eriRar in17ria. 8 %ato imputado deve ser de%inido como crime. No pode ser contraveno penal. ' . acusar algum pelo art. .1 do "ecreto)(ei n. 3.2.L4DD /jogo do &ic#o6, no poderia ser o agente responsa&ili*ado por calnia, mas, somente, por di%amao. :aso seja um atri&uto negativo o crime ser injria. Ce o agente acreditar que o %ato verdadeiro incorrer em erro de tipo. Fonra o&jetiva /reputao6 $ o consentimento da vtima e clui o crime> Cim, j prevaleceu que a #onra indisponvel. Foje tranquilo que a #onra, no importa a qual um &em disponvel, logo, para o :P a #onra renuncivel. -51, K-E.!
K -E ) Na mesma pena incorre quem, sa&endo %alsa a imputao, a propala ou divulga.

Pune quem propala ou divulga a calnia. 3.Classifi,aC5o Dou/rin@ria :rime comum, %ormal, doloso, de %orma livre, instant=neo, comissivo ou omissivo imprAprio, monossu&jetivo, unissu&sistente ou plurissu&sistente, transeunte e em algumas situa+es no transeunte /e . carta, e)mail divulgado a terceiro6, de contedo variado /podendo ocorrer no sA a calnia, mas sua divulgao, sendo que responde por um sA crime6. 8. #01e/o *a/erial e 9e= :uridi,a=en/e Pro/eBido

@em a #onra conce&ida de %orma o&jetiva. 8&jeto material a pessoa contra a qual so dirigidas as imputa+es o%ensivas B sua #onra o&jetiva. 5. %u1ei/o A/ivo e %u1ei/o Passivo

..- %u1ei/o A/ivo E QualAuer -essoa, salvo os de/en/ores de inviola0ilidade ) e . senadores, deputados, vereadores /nos limites do municpio6. AdvoBados n5o /e= i=unidade de ,al7nia, so=en/e de in17ria e difa=aC5o +ar/. J, S2. ) Es/a/u/o. ..2 %u1ei/o Passivo E To somente a pessoa %sica. ;pesar de e istir corrente entendendo que PW pratica crime am&iental e pode, portanto ser vtima de calnia /Hogerio Xreco6, CTV e CTW entendem que PW no pode ser vtima do crime de calnia. 7ira&ete entende que PW no pode ser vtima de qualquer crime contra #onra, pois o :P sA protege #onra de pessoa %sica. *enor de 1P anosM 1T. C ) considerando que o Y no pratica crime, por ine istir o requisito de culpa&ilidade, no pode ser vtima de calnia, mas ser vtima de di%amao e injria /Nelson Fungria6 2T. C ) a lei e ige imputao de %ato previsto como crime. No se con%unde com crime. 7enor pratica %ato previsto como crime c#amado de ato in%racional. ;ssim pode ser vtima de calnia, de acordo com o princpio da ra*oa&ilidade /no verossmel uma acusao contra um &e&,6. Prevalece essa corrente $ e . Noron#a, Hogerio Xreco. /CTW $ decidindo so&re denunciao caluniosa entendeu que menor pode ser vtima da mesma6. 7orto no pode ser vtima apesar de ser punvel a calnia contra os mortos. Nesse caso a %amlia %igura como vtima interessada na manuteno do &om nome do %alecido. /-51, K2E.6. 7as no ca&e injria e di%amao. ? possvel auto calnia> ? punvel> ? punvel, mas con%igura um crime contra ;dministrao da Wustia /5D-:P6 :aluniar! presidente da rep&lica, presidente do Cenado, da :=mara ou CTV Z ser crime contra segurana nacional se #ouver motivao poltica. Ce no #ouver motivao poltica crime de calunia comum.

;. Consu=aC5o e en/a/iva *o=en/o ,onsu=a/ivo ) no momento em que terceiras pessoas tomam con#ecimento do que %oi dito, sendo dispensvel dano e%etivo a sua reputao.
ra/aEse de ,ri=e for=al, inde-ende de dano a re-u/aC5o, 0as/ando a -o/en,ialidade lesiva. en/a/iva ) por escrito $ possvel. Telegrama interceptado antes de c#egar ao destino $ a pessoa que redigiu o telegrama j um terceiro q tomou con#ecimento do seu contedo.

No se e ige, portanto, a presena do o%endido. J. Ele=en/o %u01e/ivo "olo /direto ou eventual6 $ animus calumminiandi Ce %or animus jocandi no resta con%igurado. No pargra%o -E. sA se admite dolo direto. Propalar $ relatar ver&almente9 "ivulgar $ relatar por qualquer outro meio. #0servaC5oM se o agente acredita na veracidade da imputao ser erro de tipo. 8 erro de tipo ocorre quando o agente no sa&e o que %a*, podendo ser invencvel ou escusvel, aquele que qualquer um poderia errar, e o erro de tipo vencvel ou inescusvel, onde qualquer um poderia evitar. 8 erro de tipo tem como consequ,ncia, no caso do invencvel, a%astar o dolo e a culpa. No caso do vencvel, a%asta o dolo, restando a culpa, se prevista em lei. ) animus jocandi /&rincadeira6 $ e clui o dolo do crime9 ) animus consulendi /aconsel#ar69 ) animus narrandi (prAprio de uma testemun#a6. - animus defendendi /o advogado de%endendo o seu cliente69 - animus corrigendi /correo6. Cal7nia +13PCP.
Vinalidade do agente reputao da vtima. o%ender

Denun,iaC5o Caluniosa +33OCP.


a Vinalidade do agente dar causa a instaurao de procedimento o%icial investigativo. ; calnia meio pra se c#egar no %im. Protege a administrao da justia

Protege a #onra o&jetiva.

CAL&2IA

DIFA*A!"#

F imputao de %atos %alsos de%inidos como crime.

:onsuma)se quando um con#ecimento da imputao.

terceiro

toma

F tam&m a imputao de %atos, no entanto no est presente a elementar de %alsidade na imputao, ou seja, ainda que o %ato imputado seja verdadeiro estar con%igurado o delito de di%amao. ;qui se pode incluir a imputao da prtica de contraveno penal. :onsuma)se quando um terceiro toma con#ecimento da imputao.

I2:&RIA ' emplo! Nseu im&ecilO

DE%ACA # ; o%ensa precisa ser pro%erida na presena do o%endido. ;lm do mais, tem que e istir um ne o %uncional ao pro%erir a o%ensa. ' emplo! Nseu promotor im&ecilO. 7esmo que o NPromotorO esteja %ora de servio estar con%igurado o desacato.

#0servaC5oM %o%ocas pro%eridas no =m&ito das reparti+es p&licas injria, no momento em que o o%endido ouve a o%ensa estar con%igurado o desacato. P. E3,eC5o da verdade Trata)se de um incidente processual, %orma de de%esa indireta, atravs da qual o acusado pretende provar a veracidade do q alegou. ? a possi&ilidade que o sujeito ativo do delito /querelado6 tem de provar a veracidade do %ato imputado. ; prova da veracidade e clui a tipicidade da conduta, pois a%asta a elementar N%alsamenteO. /ca&e no crime de calnia Nart. -51, K 5EO salvo, nas #ipAteses mencionadas9 no crime de di%amao sA ser ca&vel e ceo de verdade se o o%endido %uncionrio p&lico9 injria no admite e ceo da verdade6.
Ar/. 13P ) :aluniar algum, imputando)l#e %alsamente %ato de%inido como crimeM S 3 ) ;dmite)se a prova da verdade, salvo! I ) se, constituindo o %ato imputado crime de ao privada, o o%endido no %oi condenado por sentena irrecorrvel9 II ) se o %ato imputado a qualquer das pessoas indicadas no nE I do art. -D-9 III ) se do crime imputado, em&ora de ao p&lica, o o%endido %oi a&solvido por sentena irrecorrvel. %endo -ro,eden/e ) ? ,aso de a/i-i,idade. I ) se, constituindo o %ato imputado crime de ao privada, o o%endido no %oi condenado por sentena irrecorrvel9

E A i=-u/ou @ /5D.6 : /vtima6 $ a ra*o de imprimir a prova da verdade consiste em no admitir q terceiro prove a verdade de um crime que a prApria vtima pre%eriu o sil,ncio. 8u enquanto no transitou em julgado.

[[ # questionamento da constitucionalidade desse artigo, pois o que se e ige do tipo %ato e no crime. (ogo, pelo garantismo, no constitucional, e %ere a ampla de%esa, con%orme prev, o artigo .E. (G. 8 mel#or raciocnio instaurar um incidente, suspender o processo de calnia e aguardar julgamento da ao penal privada. /Hogerio Xreco6 II ) se o %ato imputado a qualquer das pessoas indicadas no nE I do art. -D-9 :F'V' "' X8G'HN8 'CTH;NX'IH8 ' PH'CI"'NT' "; H'P\@(I:; $ ra*+es diplomticas e polticas ditam a proi&io.
III ) se do crime imputado, em&ora de ao p&lica, o o%endido %oi a&solvido por sentena irrecorrvel.

%eBundo RoBerio <re,o, a =elGor -osiC5o ? de Aue /an/o faR o ,ri=e, se de aC5o -70li,a ou -rivada. A@ @/a&solvido6 ; ; pode provar a verdade> No, pois o %ato est aco&ertado pelo manto da :oisa Wulgada. I, II e III pro&em a de%esa. ; :V411 garante a ampla de%esa $ uma minoria entende que os incisos so inconstitucionais. /Hogerio Xreco6 523CPPM ;rt. .25. <uando %or o%erecida a e ceo da verdade ou da notoriedade do %ato imputado, o querelante poder contestar a e ceo no pra*o de dois dias, podendo ser inquiridas as testemun#as arroladas na quei a, ou outras indicadas naquele pra*o, em su&stituio Bs primeiras, ou para completar o m imo legal. 8 .25 prev, 2 instrumentos de de%esa! ) e3,eC5o da verdadeM provar a verdade como %inalidade. ) e3,eC5o de no/oriedadeM provar que o %ato verdadeiro ou %also $ p&lico e notArio $ a&solvio por crime impossvel $ ca&e em qualquer caso, desde que se comprove ser p&lico e notArio. *o=en/o o-or/unoM resposta B acusao. Que= 1ulBa as e3,eCUes ? o ri0unal Auando o 1uiR for v/i=a desses ,ri=es. #0servaC5oM 8 querelante possui %oro por prerrogativa de %uno, quem julga a e ceo da verdade> Res-os/aM /art. 1. do :PP6 N8 Tri&unal sA julgar a e ceo de verdade. ; admisso e a instruo so %eitas pelo Wui* a quoO.

O Re/ra/aC5o nos ,ri=es ,on/ra a GonraM +ar/. 183 do CP..


Ar/. 183. 8 querelado que, antes da sentena, se retrata ca&almente da calnia ou da di%amao, %ica isento de pena.

CA possvel na calnia e na di%amao, no ser ca&vel retratao na injria. ;lm do mais, no necessrio pu&licidade e no necessita da concord=ncia do o%endido. 10. Ques/Ues relevan/es a. :alnia implcita ou equvoca e re%le a $ possvel que o sujeito ativo no pratique o delito diretamente, o %a*endo implicitamente. Implcita o agente permite que o interlocutor entenda a mensagem dada. ' . Neu pelo menos nunca tive rela+es se uais a %ora com uma mul#erO $ dando entender que seu interlocutor praticou estupro. Reflexa e . um jui* decidiu dessa %orma porque %oi su&ornado. :om relao ao jui* a calnia e pressa, e re%le a no que di* respeito ao &ene%iciado pela deciso. &. :onsentimento do o%endido possvel, pois a #onra um &em disponvel.

DIFA*A!"# 1. Con,ei/oM Trata)se de imputao de %ato o%ensivo B reputao da vtima. No pode ser crime. Pune)se a %o%oca. 2. Classifi,aC5o Dou/rin@ria :rime comum, %ormal, doloso, de %orma livre, comissivo ou omissivo imprAprio, instant=neo, monossu&jetivo, unissu&sistente ou plurissu&sistente, transeunte como regra mas pode no ser. 3. #01e/o *a/erial e 9e= 1uridi,a=en/e -ro/eBido Fonra o&jetiva $ reputao do agente no meio social. Centido amplo. 8&jeto material $ pessoa a quem dirigido. 8. %u1ei/o A/ivo e %u1ei/o Passivo %u1ei/o A/ivo E QualAuer -essoa, salvo os de/en/ores de inviola0ilidade. %u1ei/o Passivo ) qualquer pessoa

7ira&ete ) :rimes contra #onra sA protegem #onra de pessoa %sica. CTV ) PW tem reputao podendo ser vtima de di%amao, pois o tipo se re%ere a di%amar algum. 7orto pode ser vtima de di%amao> No punvel di%amao contra os mortos. 13O ) imputar %ato desonroso $ pode ser de %orma e plcita ou implcita $ crime de e ecuo livre. ; e presso di%amar a&range quem cria e quem propaga 5. Consu=aC5o e en/a/iva Consu=aC5oM quando terceiros tomam con#ecimento da imputao. en/a/ivaM possvel $ por escrito. 3. Ele=en/o %u01e/ivoM dolo direto ou eventual. M. E3,eC5o da $erdade Hegra! no admitir e ceo da verdade. Comente e cepcionalmente se a vtima %uncionrio p&lico e se a o%ensa relativa ao e erccio das suas %un+es, pois de interesse da ;dministrao P&lica apurar possveis %altas de seus %uncionrios. ConseAu4n,ia da -ro,ed4n,ia da e3,eC5o da verdade na difa=aC5oM #ipAtese especial de e erccio regular de direito.

I2:&RIA 'm&ora aparente ser o delito menos grave, torna)se o mais grave delito contra #onra quando se trata de utili*ao de elementos re%erentes B raa, etnia, cor, religio, origem ou condio de pessoa idosa ou de%iciente, quando denominada injria preconceituosa, cuja pena a mais severa que do delito de #omicdio culposo. -. 'spcies! -D0 caput injria simples9 -D0, K2E. $ injria real9 -D0, K5E. Injria preconceituosa ou injria quali%icada pelo preconceito. 2. Con,ei/oM a in%rao penal que o%ende a #onra su&jetiva, ou seja, o conceito, em sentido amplo, que o agente tem de si mesmo. No # imputao de %atos, mas de atri&utos negativos e pejorativos. ' . di*er

que uma pessoa &ic#eiro, caracteri*a injria. "i*er que ela &anca o jogo do &ic#o caracteri*a di%amao. Pode ser individual ou coletiva. 7as se ocorrerem juntas, sempre a in%rao mais grave prevalece]]] %eBundo Ani0al 9runoM NInjria a palavra ou gesto ultrajante com que o agente o%ende o sentimento de dignidade da vtima. 8 :Adigo distingue, um pouco ociosamente, dignidade e decoro. ; di%erena entre esses dois elementos do tipo t,nue e imprecisa, o termo dignidade podendo compreender decoro. 'ntre nAs costumava)se de%inir dignidade como sentimento que tem o indivduo do seu prAprio valor social e moral9 o decoro como a sua respeita&ilidade. Naquela estariam contidos os valore morais que integram a personalidade do indivduo9 neste as qualidades de ordem %sica e social que condu*em o indivduo B estima de si mesmo e o imp+e ao respeito dos que com ele convivem. "i*er de um sujeito que ele trapaceiro seria o%ender sua dignidade. :#am)lo de &urro, ou de co o seria atingir seu decoro. /;ni&al @runo $ :rimes contra Pessoa. P. 5006. 5. Classifi,aC5o dou/rin@ria! crime comum com relao ao sujeito ativo e passivo9 doloso9 %ormal9 de %orma livre9 comissivo ou omissivo imprAprio9 instant=neo9 monossu&jetivo9 unissu&sistente ou plurissu&sistente9 transeunte /como regra6 8. #01e/o *a/erial e 9e= 1uridi,a=en/e -ro/eBido ; #onra su&jetiva o &em juridicamente protegido e o o&jeto material a pessoa contra a qual dirigida a conduta praticada pelo agente. 5. %u1ei/o A/ivo e Passivo Cujeito ativo! qualquer pessoa. Cujeito Passivo! pessoa %sica $ pessoa jurdica no possui #onra su&jetiva. 7enores! podem ser sujeitos passivos. ;. Consu=aC5o e en/a/iva :onsuma)se quando a vtima toma con#ecimento, mas no se %a* necessria sua presena. Tentativa possvel! carta. M. Ele=en/o %u01e/ivoM dolo direto ou eventual. nimus injuriandi! No possvel e ceo da verdade, tampouco de notoriedade na injria pelo seguintes motivos!

) o%ende a #onra su&jetiva e notoriedade est ligada B #onra o&jetiva. ) na injria, atri&ui)se qualidade no se imputa %ato. P. Perd5o :udi,ial -D0:P, K-E. K -E ) 8 jui* pode dei ar de aplicar a pena! I ) quando o o%endido, de %orma reprovvel, provocou diretamente a injria9 II ) no caso de retorso imediata, que consista em outra injria. Trata)se de perdo judicial, dispensa a concord=ncia de quem perdoado. ? um poder dever, preenc#idos os requisitos o jui* deve perdoar. Hogerio Xreco entende ser uma %aculdade do ju*o. Nas duas #ipAteses ; provoca e @ responde com injria. Porm, na primeira #ipAtese a provocao no uma injria. Na segunda uma injuria seguida de uma injria. Na primeira #ipAtese o perdo sA pra @. Na segunda #ipAtese o perdo para os 2. Ce a retorso %or calnia no ca&vel o perdo. O. *odalidades Qualifi,adas Previstas nos KK2E/injria real6 e 5E./injria preconceituosa6. a. 180, S2. $ injria real $ nada mais que uma injria mediante viol,ncia ou vias de %ato. K 2E ) Ce a injria consiste em viol,ncia ou vias de %ato, que, por sua nature*a ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes! Pena ) deteno, de tr,s meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente B viol,ncia. ;s circunst=ncias do perdo alcanam tam&m a injria real. Na injria real a viol,ncia ou vias de %ato so utili*adas no como %inalidade de o%ender a integridade corporal ou a sade do outro, mas no sentido de #umil#ar, despre*ar, ridiculari*ar a vtima, atingindo sua #onra su&jetiva. /Hogerio Xreco6 ' . tapa no rosto, pu ar a orel#a, c#utar as ndegas, cortar a &ar&a ou o ca&elo do agente.

:omo responde tam&m pela viol,ncia, responder tam&m por leso corporal $ leve grave ou gravssima. Comente a viol,ncia real punida, as vias de %ato no. :onclus+es! vias de %ato %ica a&sorvida9 # soma da pena somente quando #ouver viol,ncia. - conduta ^ 2 resultados U _ penas Z concurso %ormal imper%eito /artigo M0:P6 Injria simples! - a 3 meses ou multa $ por conta da viol,ncia ou vias de %ato, a pena passou a ser de 5m a -ano. ; viol,ncia considerada 2 em preju*o do ru. ? &is in idem /prova de%ensoria p&lica6. 0. In17ria -re,on,ei/uosa -D0, K5E. K 5 Ce a injria consiste na utili*ao de elementos re%erentes a raa, cor, etnia, religio, origem ou a condio de pessoa idosa ou portadora de de%ici,ncia! /Hedao dada pela (ei nE -0.MD-, de 20056 Pena ) recluso de um a tr,s anos e multa. /Includo pela (ei nE L.D.L, de -LLM6
o

injria quali%icada pelo preconceito. In17ria ) 180, S3. ABen/e a/ri0ui Aualidade neBa/iva 6 vi/i=a Pres,ri/vel AfianC@vel Lei 12.033 ) aC5o -70li,a ,ondi,ionada PenaM 1E3 anos $isa Gu=ilGar a v/i=a Ra,is=o ) Lei J.J1;NPO ) ar/. ;. # aBen/e seBreBa. I=-res,ri/i0lidade InafianC@vel AC5o -enal -70li,a in,ondi,ionada PenaM 3E5 anos $isa seBreBar a v/i=a

? possvel perdo judicial na injria quando se trata de injria preconceito> ? a o%ensa rogada a outra pessoa, tendo como ra*o de ser raa, cor, etnia ou religio da pessoa o%endida. (ei L.D.L4-LLM $ art. 2E. $ prev, a questo da discriminao racial e segregao racial. 'm ra*o da o%ensa a #onra no caracteri*ar discriminao racial que o legislador criou a injria por preconceito. 8 perdo judicial no alcana injria preconceito $ %undamentos! a6 a posio topogr%ica do perdo judicial permite concluir no se aplicar o K5E.

&6 ; injria preconceito consiste em violao sria B #onra da vtima, %erindo uma das metas %undamentais do 'stado democrtico de direito, logo, incompatvel com o perdo judicial. DI%P#%I!VE% FI2AI%
Dis-osiCUes ,o=uns ;rt. -D- ) ;s penas cominadas neste :aptulo aumentam)se de um tero, se qualquer dos crimes cometido! I ) contra o Presidente da Hep&lica, ou contra c#e%e de governo estrangeiro9 II ) contra %uncionrio p&lico, em ra*o de suas %un+es9 III ) na presena de vrias pessoas, ou por meio que %acilite a divulgao da calnia, da di%amao ou da injria. IG ) contra pessoa maior de 30 /sessenta6 anos ou portadora de de%ici,ncia, e ceto no caso de injria. /Includo pela (ei nE -0.MD-, de 20056 Pargra%o nico ) Ce o crime cometido mediante paga ou promessa de recompensa, aplica) se a pena em do&ro.

) ;rt. -D- $ no tra* quali%icadora, mas causa de aumento de pena a ser considerada pelo jui* na %i ao da pena de%initiva. 8&s2. ? uma majorante aplicada a todos os crimes do captulo! injria, di%amao e calnia. ) -D-, I $ o%ender o presidente da rep&lica o%ender todos os cidados. 8%ender c#e%e de governo estrangeiro pode estremecer rela+es internacionais da qual o @rasil participa. ; o%ensa ao presidente da rep&lica, se %or a ponto de causar insta&ilidade na ordem interna, pode ser crime contra ordem nacional /2M, ( M.-M06 Ce #ouver motivao poltica se enquadra na (ei de Cegurana Nacional. ) -D-, II $ no &asta ser %uncionrio p&lico, a o%ensa tem de ser propter ofcio porque prejudica a vida %uncional dele. 8 %uncionrio no pode estar presente no local onde crime contra ele %oi praticado p se ele estiver presente o crime de desacato do art. 55-:P. 8 desacato pela doutrina denominado injria quali%icada contra %uncionrio p&lico. 52M:P $ para 7ira&ete $ a pena aumentada da mesma %orma pouco importa se enquadra no caput ou K-E. ; pena sempre restritiva. ) -D-, III $ @ento de Varia entende que vrias pessoas e istem quando ten#o 2 pessoas. Para Nelson Fungria devo ter pelo menos 5 /_ no vou computar coautores, partcipes e pessoas que no conseguem compreender a e presso o%ensiva6. ; vtima computada> 'm regra no, salvo quando testemun#a de um outro crime contra #onra. 8 dano B #onra do sujeito passivo maior. No mnimo 5 porque o :Adigo quando se contenta com 2 ele e presso. ' . -.., KDE., IG $ %urto quali%icado pelo concurso de 2 ou mais pessoas. 7eio de divulgao $ imprensa.

) -D-, IG $ ' ceto no crime de injria para evitar o &is in idem com a injria preconceito /parte %inal! contra pessoa idosa ou portadora de de%ici,ncia6. -D-, pargra%o nico $ o%ensa mercenria.
;rt. -D2 ) No constituem injria ou di%amao punvel! I ) a o%ensa irrogada em ju*o, na discusso da causa, pela parte ou por seu procurador9 II ) a opinio des%avorvel da crtica literria, artstica ou cient%ica, salvo quando inequvoca a inteno de injuriar ou di%amar9 III ) o conceito des%avorvel emitido por %uncionrio p&lico, em apreciao ou in%ormao que preste no cumprimento de dever do o%cio. Pargra%o nico ) Nos casos dos ns. I e III, responde pela injria ou pela di%amao quem l#e d pu&licidade.

182 $ ,ir,uns/Wn,ias de e3,lus5o do ,ri=e. %A aplicvel para injria ou di%amao. Nature*a jurdica do -D2! -R. : $ causa especial de e cluso da ilicitude. "amsio entende que um e erccio regular do direito ou estrito cumprimento do dever legal. 2R. : $ causa de e cluso da puni&ilidade /Noron#a69 5R. : $ causa de e cluso do elemento su&jetivo do tipo, isto , da especial inteno de o%ender. DR. : $ para os adeptos da tipicidade conglo&ante estamos diante de causa de atipicidade. -D2, I $ imunidade judiciria $ a jurisprud,ncia entende que essa imunidade relativa, pois se restar provado que qualquer dos personagens e trapola, e cede, o e cesso ser punvel. ; ra*o da e ist,ncia dessa imunidade ampliar, assegurar Bs partes maior li&erdade na de%esa real no seu ponto de vista. ; calnia %oi e cluda porque nela # imputao da prtica de um crime. ;&range! ; parte e seu procurador9 ;dvogado $ est imune graas ao art. ME. "o 'statuto da 8rdem. 7P $ art. D-, G da (ei 1.32.4L5. CA tem imunidade como parte, no tem como %iscal da lei. Wui* $ tem imunidade $ art. 25:P /e erccio regular do direito e estrito cumprimento do dever legal6 [no alcana o jui*. CA tem um caso! incidente de suspeio porque o jui* parte. Pro%erida contra o jui* da causa $ no alcana porque o jui* no parte. CTV $ imunidade no e iste contra o jui*. 8%ensa pro%erida pelo jui* da causa $ poderes do jui*! DD. e DD3:P:. -D2, II $ imunidade literria, artstica ou cient%ica $ aqui est e presso se tratar de imunidade relativa.

-D2, III $ imunidade %uncional $ Nelson Fungria e Vragoso de%endem que a imunidade desse inciso a&soluta, ilimitada, irrestrita. 7as no o que prevalece. 'ssa imunidade no o agasal#a quando presente o e cesso. Porque se a sua imunidade importante, a #onra constitucionalmente protegida. Pargra%o nico $ 5E.s que do pu&licidade respondem pelo crime na imunidade judiciria e %uncional, na crtica literria no. Re/ra/aC5o
Ar/. 183 ) 8 querelado que, antes da sentena, se retrata ca&almente da calnia ou da di%amao, %ica isento de pena.

Con,ei/oM instituto atravs do qual o sujeito ativo de calnia ou di%amao retira o que %oi dito, volta atrs. Hetratar)se! retirar o q disse. Tra*er a verdade novamente B tona. ; retratao analisada pelo jui*. Ce ele entende que #ouve retratao e %oi sincera, de %orma ca&al, no preciso ou"ir a parte contr#ria! ? uma causa e tintiva da puni&ilidade unilateral, dispensa a concord=ncia da parte contrria. Nature*a jurdica! ' tingue a puni&ilidade /-0M, GI6, mas no impede a consequ,ncia cvel. parte da doutrina critica a retratao como causa e tintiva da puni&ilidade. $aulo %os& da Costa e outros criticam ser extino' pois para e istir retratao o arrependimento condio. 7uitas ve*es a retratao ocorre sem o componente arrependimento, no sendo, portanto, retratao, na ess,ncia. Cegundo o autor deveria ser a retratao como no :P suo onde a retratao apenas uma causa de diminuio de pena e no de e tino da puni&ilidade. A re/ra/aC5o s> ? ,a0vel na ,al7nia e difa=aC5o. 25o e3is/e re/ra/aC5o e3/in/iva da -uni0ilidade na in17ria. No se pode retratar da injria porque nela no # imputao da prtica de %ato. ; retratao sA ca&vel quando o crime contra a #onra %or de ao penal privada porque o -D5 %ala em querelado. 'ssa jurisprud,ncia no vingou. ; maioria das decis+es no sentido de que deve ser aplicada na ;PPincondicionada. ' iste retratao e tintiva da puni&ilidade em grau de recurso> Prevalece que a retratao tem que ocorrer at a sentena de primeiro grau. No e iste retratao em grau de recurso. ? o que prevalece. Ce #ouver retratao posterior, pode ser considerada como atenuante do artigo 3., III :P.

; retratao reali*ada por um dos agentes no se comunica aos demais. Pedido de E3-li,aCUes
;rt. -DD ) Ce, de re%er,ncias, alus+es ou %rases, se in%ere calnia, di%amao ou injria, quem se julga o%endido pode pedir e plica+es em ju*o. ;quele que se recusa a d)las ou, a critrio do jui*, no as d satis%atArias, responde pela o%ensa.

Pedido de E3-li,aCUes 1udi,iaisM 8u seja, pede e plica+es o que merece ser e plicado. 8 pedido de e plica+es no interrompe ou suspende o pra*o decadencial /51:P6. Ce ele no e plica presume)se a o%ensa> Trata)se de medida processual %acultativa, preparatAria para instruir %utura ao penal privada. ; resposta tam&m %acultativa e do silencio no pode ser concluda a in%rao penal. Pedido de e plica+es $ medida preparatAria e %acultativa para o o%erecimento da quei a quando, em virtude dos termos empregados, no se mostra evidente a inteno de o%ender a #onra, gerando dvidas. 8 rito do pedido de e plica+es o da noti%icao judicial /13M a 1M5:P:6.
;rt. -D. ) Nos crimes previstos neste :aptulo somente se procede mediante quei a, salvo quando, no caso do art. -D0, K 2E, da viol,ncia resulta leso corporal. Pargra%o nico. Procede)se mediante requisio do 7inistro da Wustia, no caso do inciso I do caput do art. -D- deste :Adigo, e mediante representao do o%endido, no caso do inciso II do mesmo artigo, &em como no caso do K 5 o do art. -D0 deste :Adigo. /Hedao dada pela (ei nE -2.055. de 200L6

AC5o Penal
;ntes da (ei -2.0554200L Hegra! ao privada ' ce+es! -6 Injria real c4 injria real com leso! aC5o -70li,a ,ondi,ionada9 8&s. Injria real com vias de %ato cai na regra geral. 26 :rime contra a #onra do presidente da rep&lica ou c#e%e estrangeiro! aC5o -70li,a ,ondi,ionada a reAuisiC5o do *inis/ro da :us/iCa /com componente de representao do 7inistro da Wustia ao Procurador Xeral da Hep&lica6. 56 :rime contra a #onra de %uncionrio p&lico em ra*o da sua %uno /propter oficio(: aC5o -enal -70li,a ,ondi,ionada 6 re-resen/aC5o. 8&s. Cmula M-D CTV! ? :8N:8HH'NT' ; ('XITI7I";"' "8 8V'N"I"8, 7'"I;NT' <Q'I`;, ' "8 7INICT?HI8 P\@(I:8, :8N"I:I8N;"; a H'PH'C'NT;IJ8 "8 8V'N"I"8, P;H; ; ;IJ8 P'N;( P8H :HI7' :8NTH; ; F8NH; "' C'HGI"8H P\@(I:8 '7 H;bJ8 "8 '`'H:c:I8 "' CQ;C VQNId'C. F: 1D 3.14L $ se optou pela representao, ocorreu a precluso lAgica consumativa.

;pAs (ei -2.055 Hegra! ao privada. ;s e ce+es esto mantidas com o acrscimo! D6 -D0, K5E. preconceito condicionada. Injria por ;Ppu&lica

'ssa mudana retroativa ou irretroativa> ^ -. tempus regit actum )*! ao penal est# um+ilicalmente ligada ao direito de punir

<uei a :a&e perdo do o%endido ? possvel perempo :a&e retratao

Hepresentao No ca&e perdo do o%endido No ca&e perempo No ca&e retratao

Perd5o :a&vel na injria provocada9 :a&vel na inria na retorso imediata a outra injria

XX# aBen/e Aue d@ -u0li,idade 6 difa=aC5o ou 6 in17ria -ra/i,a u= deli/o au/Yno=o de difa=aC5o ou in17ria.

Вам также может понравиться