Вы находитесь на странице: 1из 16

SERVIO AUTNOMO DE GUA E ESGOTO GUANHES MG

INSTRUES PARA ELABORAO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE GUA E ESGOTAMENTO SANITRIO DE LOTEAMENTO URBANO

SERVIO AUTNOMO DE GUA E ESGOTO GUANHES MG

1 CONSIDERAES INICIAIS

1.1 FASE PRELIMINAR DO PROJETO As presentes instrues e recomendaes tm por finalidade orientar a elaborao dos estudos e projetos de sistemas de abastecimento de gua e de esgotos sanitrios, a fim de que os mesmos meream anlise e posterior aprovao e, quando implantados, sejam incorporados aos existentes na localidade, operados e mantidos pelo Servio Autnomo de gua e Esgoto. Para iniciar o processo, a parte interessada dever encaminhar ao SAAE, por escrito, sua solicitao com informaes sobre o empreendimento como: nmero de lotes a serem beneficiados, localizao da rea em planta plani-altimtrica que contenha tambm parte do atual permetro urbano da cidade e outras informaes, com cotas verdadeiras, para que se possa definir a possibilidade do abastecimento de gua ser feito atravs da tomada no sistema existente e o esgotamento sanitrio afluir para sua rede coletora ou ento haver necessidade de sistemas independentes dos existentes. A planta geral da cidade poder ser adquirida no escritrio do SAAE, no escritrio da CEMIG, prefeitura Municipal, Fundao IBGE ou outros rgos que a possuam. Na impossibilidade de se dispor de planta altimtrica, poder ser dado o parecer preliminar com base na planta do municpio. Definida esta parte e de posse de parecer escrito, o interessado ficar par da necessidade ou no de considerar no seu investimento as obras de captao, aduo, e as demais relativas a um abastecimento prprio de gua, bem como, as necessrias envolvendo um destino conveniente aos esgotamentos sanitrios, inclusive, dependendo da situao ambiental, prever o tratamento dos efluentes sanitrios, com projetos de eficincia comprovada.

Observa-se ento da necessiade de se garantir o suprimento de gua ou destino conveniente dos esgotos para que a solicitao merea aprovao inicial. Quando o suprimento prprio de gua tem por base gua do subsolo, o projeto ser elaborado aps a perfurao do(s) poo (s), testes de vazo e anlises da gua, para aceitao desta fonte de suprimento.

Os gastos com os estudos, projetos e obras de implantao, sero da responsabilidade do interessado, obrigando-se o SAAE a fiscalizar a execuo das mesmas e, aps recebidas, administrar, operar e manter os sistemas construdos conforme seus regulamentos prprios.

2.0 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE GUA

A elaborao dos estudos e projetos compreende mais duas fases de anlises:

2.1 PROJETO BSICO: abrange o conjunto de elementos que permitem a caracterizao do empreendimento quanto a localizao e dimensionamento hidrulico. O projeto bsico constar dos seguintes elementos: A Memorial descritivo; B Levantamentos topogrficos; C Dimensionamentos hidrulicos; D Esquemas e plantas do sistema.

2.2 PROJETO EXECUTIVO: a ser desenvolvido aps a aprovao do projeto bsico.

O projeto executivo dever conter todos os elementos necessrios para a execuo das obras, compreendendo os elementos do projeto bsico e mais os complementares: A Projeto estrutural; B Projetos eltrico; C Montagens mecnicas; D Projeto de instalaes prediais; E Detalhes executivos complementares; F Especificaes e oramento.

A elaborao dos estudos e projetos obedecero as recomendaes dos projetos de normas brasileiras da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, e definidas por: NB587 : Estudos de concepo de sistemas pblicos de abastecimento de gua. NB 588 : Projeto de poo para captao de gua subterrnea. NB 589 : Projeto de captao de gua de superfcie para abastecimento pblico. NB 590 : Projeto de sistema de bombeamento de gua para abastecimento pblico. NB 591 : Projeto de adutora de gua para abastecimento pblico. NB 592 : Projeto de estao de tratamento de gua para abastecimento pblico. PNB593 : Elaborao de projetos de reservatrios de distribuio de gua para abastecimento pblico. PNB594 : Elaborao de projetos hidrulicos de redes de distribuio de gua potvel para abastecimento pblico. NB942 : Segurana de escavao a cu aberto.
5

2.3 RECOMENDAES COMPLEMENTARES:

2.3.1 A taxa de ocupao ser fixada em 4,5 habitantes por lote, para dimensionamento da populao de projeto do empreendimento, ou justificada com estatsticas atualizadas. 2.3.2 a taxa de consumo mdio percapta ser no mnimo 150 litros por habitante por dia. 2.3.3 O coeficiente relativo ao dia de maior consumo (K1) ser fixado entre os valores de 1,20 e 2,00. 2.3.4 O coeficiente relativo hora de maior demanda ( K2 ), ser fixado entre os valores de 1,50 e 2,30.

Os valores definidos nos itens 2.3.1, 2.3.2, 2.3.3 e 2.3.4 , podero ser modificados desde que devidamente justificados.

2.3.5 Os sistemas de comando das bombas das elevatrias devero ser preferencialmente automatizados, a critrio do SAAE. 2.3.6 As estaes elevatrias devero ser projetadas, de preferncia, prevendo-se as instalaes acima do nvel do solo, em lotes prprios. Admite-se entretanto, e em casos excepcionais, instalaes subterrneas, desde que dispondo de sistemas convenientes de drenagem. 2.3.7 Nos projetos das redes de distribuio e quando necessrias redues das presses para determinadas reas, sero permitidas as utilizaes de vlvulas redutoras de presso, desde que instaladas, no mnimo, duas em paralelo, em caixas prprias e passveis de fcil substituio atravs de isolamentos por registros.
6

2.3.8 Nos sistemas com fornecimento de gua da rede existente, o ponto de tomada, presso disponvel de projeto, vazo e cadastro no local da tomada, sero fornecidas pelo SAAE, que se basear no projeto existente e na medio direta da presso disponvel. 2.3.9 Para o dimensionamento hidrulico das partes do sistema de abastecimento de gua, poder ser utilizado programas de computador tipo SANE, SANCAD ou similar, desde que, antecipadamente, o setor de engenharia do SAAE seja consultado.

2.4 APRESENTAO DO PROJETO

2.4.1 NMEROS DE VIAS:

O trabalho final ser apresentado em 02 (duas) vias encadernadas. O original em meio digital editvel ser arquivado no escritrio do SAAE, o qual assume a responsabilidade de conserv-lo.

2.4.2 MEMRIAS DESCRITIVAS E CLCULOS

As memrias descritivas sero impressas em papel de boa qualidade, formato A4 (210 X 297 mm). As planilhas para os clculos hidrulicos processos de seccionamento, ou cross devero conter todos os parmetros necessrios para o perfeito entendimento, conforme estabelece as normas tcnicas. Dever tambm ser entregue ao SAAE o projeto digitalizado, devidamente identificado, contendo as memrias descritivas, as planilhas de clculos e desenhos quando for o caso.

2.4.3 TRABALHOS GRFICOS: 2.4.3.1 - Os desenhos sero apresentados para anlise em formatos padronizados pela ABNT, elaborados em AUTOCAD verso 2007, ou mais atualizada, plotados em papel SULFIT. Aps a aprovao os desenhos devero ser entregues ao SAAE plotados em papel sulfite com dobramento no formato final A4, que dever ser anexado s memrias descritiva e de clculo e encadernados e digitalizados com os arquivos DWG editveis. Ser apresentada a planta geral da cidade com a localizao da rea em estudos, escala 1: 4.000, 1: 5.000, ou ento 1: 10.000, conforme plantas existentes. A rede de abastecimento de gua ser desenhada na planta da rea urbanizada, com curvas de nvel de 1 m em 1 m, escala 1: 2.000, com a indicao do comprimento e dimetro, em cada trecho, e a numerao dos ns. Tambm ser indicado o material das tubulaes, (PVC, ferro fundido, e outros); em outra planta ser desenhado o esqueleto da rede, relao das peas em cada n (utilizando-se da conveno dos fabricantes) e um quadro geral da relao dos materiais da rede. No esqueleto da rede devero constar os nomes das ruas. Os desenhos das adutoras e sub-adutoras, inclusive as referentes a alimentao, desde o sistema existente at a rea a ser urbanizada, sero apresentados em planta e perfil, escalas 1: 2.000 e 1: 200, respectivamente, com curvas de nvel de 1 m em 1 m na faixa do caminhamento. Os demais desenhos tambm sero apresentados, nos formatos padronizdos pela ABNT em escala conveniente, a critrio do projetista. Para a execuo dos desenhos poder ser utilizado Plotter ou impressoras, desde que obedecidas as condies estabelecidas anteriormente.

2.4.3.2 SELOS:

Todos os desenhos tero um selo, no canto direito inferior que contemple, no mnimo, as seguintes informaes: Especificao do projeto; Ttulo; Localidade; Data: Escala do desenho; Autor do projeto CREA; Escala de plotagem.

3.0 SISTEMAS DE ESGOTOS SANITRIOS

A elaborao dos estudos e projetos compreendem mais duas fases de anlise:

3.1 PROJETO BSICO:

Deve constar dos seguintes elementos: A Memorial descritivo; B Levantamentos topogrficos; C Dimensionamentos hidrulicos; D Esquemas e plantas do sistema.

3.2 PROJETO EXECUTIVO:

Deve constar todos os elementos necessrios execuo das obras, compreendendo os elementos do projeto bsico e mais os complementares: A Projeto estrutural; B Projeto eltrico; C Projeto de instalaes prediais; D Montagens mecnicas; E Detalhes executivos complementares; F Especificaes e oramentos.

A elaborao dos estudos e projetos obedecero, onde aplicveis, as recomendaes atinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, ABNT, dentre as quais destacamos:

NBR 9.648 Estudo e concepo de sistemas de esgoto sanitrio; NBR 9.649 Projeto de redes coletoras de esgoto sanitrio; NBR 9.614 Execuo de rede coletora de esgoto sanitrio; P NB 568 Elaborao de projetos de interceptores de esgotos sanitrios; P NB 569 Elaborao de projeto de elevatrias e emissrios de esgotos sanitrios;

P NB 570 Elaborao de projetos hidrulicos sanitrios de sistemas de tratamentos de esgotos sanitrios;

EB 5 Tubos cermicos para canalizaes; NBR 7.367 Projeto e assentamento de tubulaes de PVC rgido para sistemas de esgoto sanitrio.
10

3.3 RECOMENDAES COMPLEMENTARES

3.3.1 O projeto executivo ser elaborado com base no projeto dos greidesaprovados, na rea a ser urbanizada. Quando houver projeto de movimento de terra tambm nos quarteires, o projeto executivo ser elaborado com base na planta topogrfica definitiva.

3.3.2 A profundidade da rede ser determinada de modo a atender ao esgotamento de at uma distncia mxima de 20 metros, da testada do lote. Para situaes especiais, em decorrncia da topografia da rea, admite-se o esgotamento atravs do lote limtrofe, desde que haja compromisso, por escrito, do proprietrio do loteamento, em fazer constar na escritura de venda, a permisso da passagem da tubulao de esgotamento do lote vizinho e numa faixa de 1,00 m da divisa lateral.

3.3.3 A delimitao da rea de contribuio, em bacia no urbanizada e que futuramente ir contribuir para a rede objeto dos estudos, ser definida pelo SAAE. O estudo da taxa de ocupao e definio da vazo de contribuio futura, ter por base o estudo da populao de saturao da rea em urbanizao.

3.3.4 Para esgotamentos atravs da rede coletora existente, o SAAE forrnecer a profundidade e demais elementos dos poos de visita que recebero os efluentes.

3.3.5 Para o dimensionamento hidrulico das partes do sistema de esgotamento sanitrio, poder ser utilizado programas de computador tipo SANE, SANCAD ou similar, desde que, antecipadamente, o setor de engenharia do SAAE seja consultado.
11

3.4 APRESENTAO DO PROJETO

3.4.1 NMERO DE VIAS

O trabalho final ser apresentado em 02 (duas) vias encadernadas. O original em meio digital editvel ser arquivado no escritrio do SAAE, o qual assume a responsabilidade de conserv-lo.

3.4.2 MEMRIAS DESCRITIVAS E CLCULOS

As memrias descritivas sero impressas em papel de boa qualidade, formato A4 (210 X 297 mm). As planilhas para os clculos hidrulicos devero conter todos os parmetros necessrios para o perfeito entendimento, conforme estabelece as normas tcnicas. Dever tambm ser entregue ao SAAE o projeto digitalizado, devidamente identificado, contendo as memrias descritivas, as planilhas de clculos e desenhos quando for o caso.

3.4.3 TRABALHOS GRFICOS 3.4.3.1 - Os desenhos sero apresentados para anlise em formatos padronizados pela ABNT, elaborados em AUTOCAD verso 2007, ou mais atualizada, plotados em papel SULFIT. Aps a aprovao os desenhos devero ser entregues ao SAAE plotados em papel sulfite, com dobramento no formato final A4, que dever ser anexado s memrias descritiva e de clculo e encadernados e digitalizados com os arquivos DWG editveis.

12

Na identificao do sistema de coletores podero ser empregados dois processos de numerao: A ) Numerao dos poos de visita; B) Numerao dos trechos dos coletores.

NOTA : no se recomenda o emprego dos dois processos simultaneamente.

3.4.3.2 - PLANTAS E PERFIS: Delimitao das bacias e sub-bacias: Sero apresentadas em plantas, escala at 1: 10.000.

3.4.3.3 - PLANTA DA REDE: A rede coletora ser lanada sobre a planta de urbanizao, escala 1: 2.000, com curvas de nvel de 1 m em 1 m, com a identificao dos coletores ou poos de visita, comprimento e dimetro de cada trecho, com cota real.

3.4.3.4 - PERFIL DA REDE: Escala horizontal 1: 2.000 e vertical 1: 200, com apresentao da caixa da rua onde ser lanada a rede em planta, com o nome do logradouro, identificao do trecho e profundidades que no constarem no perfil. O desenho ser por rua e no pelo sentido do fluxo. Para a execuo dos desenhos poder ser utilizado Plotter ou impressora, desde que obedecidas as condies estabelecidas anteriormente.

3.4.3.5 SELOS: Todos os desenhos tero um selo, no canto direito inferior que contemple, no mnimo, as seguintes informaes:
13

Especificao do projeto; Ttulo; Localidade; Data: Escala do desenho; Autor do projeto CREA; Escala de plotagem.

4.0 ESPECIFICAES

Devero ser apresentadas as especificaes dos materiais e obras a serem executadas, de modo a permitir as implantaes dos sistemas de gua e esgotos conforme os projetos elaborados; quando tais especificaes estiverem definidas pela ABNT suficiente a citao destas normas. Como os projetos de gua e esgotos so apresentados em pastas distintas h necessidade de especificaes particularizadas para os sistemas de esgotos e os sistemas de gua.

5.0 ORAMENTOS Nas planilhas de oramento devero constar os seguintee itens: Discriminao; Quantidade; Unidade; Custo unitrio; Custo total.

14

5.1 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GUA.

Sero apresentadas planilhas em separado para os seguintes elementos do sistema: Captao; Adutoras; Sub-adutoras; Reservatrios; Estao de tratamento; Rede de distribuio; Ligaes domiciliares, quando prevista sua execuo com as demais obras; rgos complementares.

5.2 - SISTEMAS DE ESGOTOS

Sero apresentadas planilhas em separado para os seguintes elementos do sistema: Ligaes domiciliares, quando prevista sua execuo com as demais obras; Rede coletora; Interceptores; Estao elevatria; Estao de tratamento; Emissrio; rgos complementares.

15

6.0 RESPONSABILIDADE TCNICA: A elaborao dos Projetos Bsico e Executivo sero de responsabilidade de tcnicos ou firmas legalmente habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA. O autor ou autores devero assinar todas as documentaes tcnicas e peas grficas dos projetos, mencionando o nmero de sua inscrio nos diversos rgos e providenciando sempre a A. R.T. (Anotao de Responsabilidade Tcnica ) correspondente, procedida onde for elaborado o projeto. A responsabilidade tcnica do autor no cessar na aprovao do projeto respectivo, estando ele sujeito a todas as normas estipuladas pelo rgo controlador de suas atividades.

7.0 SISTEMTICA DO PROCESSAMENTO

7.1 TRAMITAO DO PROCESSO

7.1.1 FASE PRELIMINAR

A solicitao oficial ser entregue no escritrio do SAAE para protocolo e envio ao SETOR DE ENGENHARIA. O SETOR DE ENGENHARIA informar no processo sobre as responsabilidades dos servios a serem atendidos pelos atuais sistemas de gua e esgotos, ou ento sobre a necessidade de sistemas prprios. Aps, ser emitido oficialmente, em parecer tcnico final, cuja cpia ser entregue ao interessado.

16

7.1.2 PROJETO BSICO

O projeto bsico, quando concludo, ser etregue ao SETOR DE ENGENHARIA do SAAE para anlise. As correes e ou modificaes no projeto, quando necessrias e a critrio do setor, sero efetuadas pelo interessado at que haja o acordo final. Aps, o SETOR DE ENGENHARIA emitir um parecer tcnico, cuja cpia ser entregue ao interessado.

7.1.3 PROJETO EXECUTIVO O projeto executivo ter processamento semelhante ao do projeto bsico.

7.1.4 Dependendo da complexidade dos projetos de gua e esgotos, e estando de acordo com o SETOR DE ENGENHARIA do SAAE, o interessado poder apresentar o projeto bsico e executivo em uma nica etapa, para anlise e parecer final.

8.0 CONSIDERAES FINAIS

A finalidade deste processamento diz respeito ao acompanhamento durante a elaborao das trs etapas, a fim de que, concluda cada etapa, a mesma apresente as condies exigidas para a sua aprovao, sem que haja necessidade de reformulaes onerosas e atrasos na concluso do projeto.

17

Вам также может понравиться