Вы находитесь на странице: 1из 5

CHAMADOS PARA O LOUVOR DA SUA GLRIA Salmo 33:1-9 Exultai, justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louv-lo.

. !elebrai o SENHOR com "ar#a, louvai-o com c$nticos no salt%rio &e &e' cor&as. ( Entoai-l"e novo c$ntico, tan)ei com arte e com j*bilo. + ,or-ue a #alavra &o SENHOR % reta, e to&o o seu #roce&er % fiel. . Ele ama a justi/a e o &ireito0 a terra est c"eia &a bon&a&e &o SENHOR. 1 Os c%us #or sua #alavra se fi'eram, e, #elo so#ro &e sua boca, o ex%rcito &eles. 2 Ele ajunta em mont3o as )uas &o mar0 e em reservatrio encerra as )ran&es va)as. 4 5ema ao SENHOR to&a a terra, temam-no to&os os "abitantes &o mun&o. 6 ,ois ele falou, e tu&o se fe'0 ele or&enou, e tu&o #assou a existir. Introduo Tema do retiro: Celebrai com Jbilo ao Senhor ... #ovo -ue formei #ara mim, #ara celebrar o meu louvor. (Isaas 43.21) Um irm o che!o" a estranhar: #$sse tema n o estaria relacionado ao %r"&o de 'o"(or a&enas)* In+eli,mente h- !r"&os de &romo. o m"sical !os&el /"e t0m do"trinado a i!re1a com a/"ilo /"e eles chamam de #adora. o &ro+2tica*. In+eli,mente esse termo est- lon!e da e3&ress o bblica (erdadeira: 1. S o a"todenominam le(itas 4 "ma es&2cie de #casta s"&erior de adoradores*5 $ a (ale t"do: es&ont6neos e mani+esta.7es estranhas. 2. 8o"co embasamento bblico nas letras. 3. 9esta/"e de as&ectos emocionais e sentimentais &essoais 4 (na (erdade da bblia tem &erdido s"a +or.a a"toritati(a) 4. Chamada: 78eus est levantan&o uma nova )era/3o &e a&ora&ores9. :. ; contri. o tem dei3ado de lado em &rol das &ala(ras de ordem: 7Se voc: est feli' fi-ue &e #% e fa/a muito barul"o!!9 :. <"ita a"to!lori+ica. o e &o"co senso de miss o. ;s letras +alam mais do /"e ele +a, &ra mim e n o na s"a ma1estade e !l=ria> es/"ecendo?se da miss o. T"do isto tem contrib"do &ara /"e e" (e1a o as&ecto do lo"(or e a adora. o como de(er e &ri(il2!io de "ma certa #casta* /"e t0m &oderes &ara #ministrar* o lo"(or@ <as isto est- lon!e de ser (erdade...
1

Aalar de todos os as&ectos do lo"(or e adora. o com"nit-ria seria /"ase im&oss(el. <as creio /"e &arte deste salmo 1. O LOUVOR A DEUS DEVE SER UMA EXPERINCIA COMUNIT RIA Exultai, justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louv-lo. B o h- &roblema al!"m no +ato de (oc0> n"m momento de(ocional> lo"(ar e adorar ao Senhor. Ba/"ela 2&oca o sacerd=cio le(tico 1- e3istia> mas o salmista n o di, /"e essa de(eria ser "ma e3&eri0ncia deles> mas 9CS JUSTCS $ D$TCS. 9a/"eles /"e +oram +eitos 1"stos &or 9e"s. ; esses ele e3clama5 $EU'T$<@@ 'CUF$<@@ C$'$GD$<@@ Bo ;T eles conheciam de lon!e o /"e Jes"s +aria. Ho1e> sabemos /"e ele nos torno" 1"stos aos olhos de 9e"s &or meio do san!"e /"e derramo". ;!ora> a/"eles /"e (i(em (ida reta e 1"sta t0m ale!ria em lo"(-?lo@ ( Aos retos fica bem louv-lo.) Hebreus 13:15 15 Por meio de Jesus, pois, ofereamos a Deus, sempre, sacrifcio de louvor, que o fruto de lbios que confessam o seu nome. 9e"s n o est- le(antando "ma no(a !era. o de adoradores. Se (oc0 con+essa o nome do Senhor e (i(e de acordo com o /"e con+essa> (er- o momento do c"lto com msica como al!o bom> !ostoso> /"e ale!rar- se" cora. o@@ $ mais: F$DI ; SI CC<C CCBTIBUI9;9$ 9; I%D$J; 9C S$BHCD JU$ 9$S9$ C ;T $STI 'CUF;B9C $ %'CDIAIC;B9C S$U BC<$. !. O LOUVOR A DEUS EST INTIMAMENTE LIGADO " M#SICA !elebrai o SENHOR com "ar#a, louvai-o com c$nticos no salt%rio &e &e' cor&as. 9ois instr"mentos m"sicais s o destacados a/"i: har&a e salt2rio de 1K cordas. $sses instr"mentos si!ni+icam /"e nosso 9e"s !osta da msica. ; msica 2 "m &oderoso instr"mento de 9e"s &ara nos +a,er a&render do"trina e &rinc&ios bblicos. '"tero a+irma(a: Ex#licatio 5extus, ,rae&icatio Sonoro. ; msica como im&ortante (ec"lo &ara a &re!a. o da 8ala(ra. Sei cantar "ma msica com o nome dos 12 a&=stolos mas n o saberia recit-?los "m a "m.
2

'o"(or 2 +alar bem 4 h- c6nticos e at2 hinos /"e cantamos /"e s o e3&ress7es da (erdade bblica mas /"e n o s o lo"(or: 7!eifeiros &a seara santa, -u3o #ouco e fr)eis sois, mas forte % !risto vosso mestre, avante, avante, #ois.9 L "m c6ntico &ara ser cantado ao se" irm o e n o a 9e"s. ? <;S JU$DC D$SS;'T;D: Cantar mais c6nticos /"e e3altem e +alem das !rande,as de 9e"s> de s"a ma1estade e &oder. Celebrai ao Senhor com instr"mentos m"sicais@@ 3. O LOUVOR A DEUS DEVE SER REALI$ADO EM NOVIDADE DE VIDA E %UALIDADE ( Entoai-l"e novo c$ntico, tan)ei com arte e com j*bilo. Shedd: 7O c$ntico &eve ser novo, #ois a a&ora/3o #o&e #er&er o seu bril"o se as ferru)ens &as a/;es &e )ra/a rotineiras n3o forem constantemente renova&as sob a orienta/3o &o Es#<rito. A re#eti/3o &e frases milenares torna-se al)o enfa&on"o.9 B o de(e ser mec6nico. Bem de(e ser a/"ecido &or in(encionices. <as de(e ser al!o &raticado como "ma crian.a /"e est- recebendo "m brin/"edo no(o e /"e s= tem olhos &ara ele. $ 9e"s n o /"er /"e se1a +eito de /"al/"er maneira 4 arte!! H- msicos /"e n o est"dam> cantores /"e n o se a&er+ei.oam. 9e"s /"er o melhor. $ n o adianta di,er /"e n o tem tem&o. ;chamos tem&o> s= /"e o &reenchemos com o"tras coisas /"e 1"l!amos &rioridade: 1ornal etc. &. O LOUVOR A DEUS DEVE EXPRESSAR A SUA PALAVRA + ,or-ue a #alavra &o SENHOR % reta, e to&o o seu #roce&er % fiel. . Ele ama a justi/a e o &ireito0 a terra est c"eia &a bon&a&e &o SENHOR. 1 Os c%us #or sua #alavra se fi'eram, e, #elo so#ro &e sua boca, o ex%rcito &eles. 2 Ele ajunta em mont3o as )uas &o mar0 e em reservatrio encerra as )ran&es va)as. 8erceba o /"anto o salmista +ala de 9e"s> de s"a sabedoria e &oder... $le embasa todo esse conhecimento na &r=&ria 8ala(ra de 9e"s. 8or isto> de(emos ser criteriosos com as letras de c6nticos /"anto M (eracidade do /"e est o di,endo. Se a &ala(ra do Senhor 2 reta> as msicas /"e canto de(em estar cheias dela. $ o desa+io 2 cantarmos mais sobre s"a !rande,a> ma1estade e &oder e menos sobre o /"e sentimos> e como ele me +a, bem.
3

'. O LOUVOR A DEUS DEVE RESULTAR EM MISS(O 4 5ema ao SENHOR to&a a terra, temam-no to&os os "abitantes &o mun&o. 6 ,ois ele falou, e tu&o se fe'0 ele or&enou, e tu&o #assou a existir. ;/"ele /"e teme ao Senhor e o adora est- de olho no m"ndo. $le (0 as &essoas ao redor e &ensa: #$les tamb2m de(em adorar ao Criador@* H- (-rios salmos /"e atrelam o lo"(or com msica M miss7es: Salmo 96:1 Cantai ao !"#$% um c&ntico novo, cantai ao !"#$%, todas as terras. Salmo 117:1 'ouvai ao !"#$%, v(s todos os )entios, louvai*o, todos os povos. Salmo 100:1-3 Celebrai com +,bilo ao !"#$%, todas as terras. ervi ao !"#$% com ale)ria, apresentai*vos diante dele com c&ntico. . abei que o !"#$% Deus/ foi ele quem nos fe0, e dele somos/ somos o seu povo e reban1o do seu pastoreio. B o de(e ser "m momento a&enas me". $nt o o momento de nosso c"lto em /"e cantamos n o de(e ser a&enas #le!al* &ra n=s> mas de(e nos le(ar a &ensar no desa+io /"e temos: ser instr"mentos de 9e"s &ara /"e mais &essoas se 1"ntem ao coro de 1"stos: Apocalipse 7:9-10 2 Depois destas coisas, vi, e eis )rande multid3o que nin)um podia enumerar, de todas as na4es, tribos, povos e ln)uas, em p diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas m3os/ 15 e clamavam em )rande vo0, di0endo6 7o nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salva3o.

Concluso %DU8C 9$ 'CUFCD: $st"dem> &re&arem?se> a&ro+"ndem?se na 8ala(ra e no est"do da msica e do canto. B o e3er.a se" minist2rio de maneira rela3ada. 9e"s e3i!e o melhor da arte@@

9e"s nos /"er cada dia mais conscientes do &ri(il2!io de (i(ermos &ara sermos adoradores dele. Fi(a em no(idade de (ida &ara /"e o momento de adora. o com"nit-ria n o se1a "m t2dio> mas /"e se1a sem&re "m c6ntico no(o@ B o &erca de (ista /"e h- &essoas /"e ainda est o &or a /"e de(em ser chamadas &ara adorarem e" Criador.

POEMAS E CAN)*ES 8oemas e can.7es a 9e"s se1am escritos 8or todos os &eritos a /"em concede" os dons Com toda a maestria e ardente sentimento B"m (erso o instr"mento e a &ena em cantoria 8roclamem com bele,a a s"a cria. o Cs +eitos de s"a m o s"a !l=ria e !rande,a 8ois de(e (em a id2ia> o mo(imento e a cor ; rima> o tom> o amor> os sonhos e a /"imera Gendito o /"e se de" aos nossos cora.7es 8oemas e can.7es M/"ele /"e &or n=s morre".

Вам также может понравиться