Вы находитесь на странице: 1из 2

PERDOi

A palavra "perdo por si mesma carrega em si toda uma concepo antropolgica. Ensina que ser humano mover-se em uma economia no da troca, no do comrcio, mas do dom. Somos feitos para o dom e no para as relaes interessadas e comerciais onde a sociedade de consumo nos pe. O perdo significa, ento, a nfase nisso que constitutivo de nossa identidade. Per-do= persistir no dom, insistir em dar. Mesmo aps a ofensa, a ruptura no se d. Porque uma das partes insiste, persiste, per-doa. A revelao, a f e a teologia nos dizem que, se somos assim, no existimos sozinhos. Somos responsveis uns pelos outros, estamos conectados uns com outros e depende de ns todos que a humanidade continue a autocompreender-se como feita para o dom e no para a acumulao irresponsvel de bens excluindo outros dos mesmos. E somos assim porque Deus assim. Se somos criados sua imagem e semelhana, no podemos ser de outra maneira. E se Deus per-doa, persiste no dom seja o que for que faamos, ns no podemos ser fiis nossa vocao de criaturas suas a no ser perdoando, insistindo e persistindo no dom de ns mesmos aos outros. Reconhecermo-nos necessitados de perdo equivale ento a reconhecer que somos chamados a perdoar os outros. A persistir no dom a fim de que eles possam encontrar a vida em plenitude para a qual foram criados. J no Judasmo h uma conscincia forte por parte do povo eleito de que preciso perdoar os semelhantes para receber o perdo de Deus. O perdo vivido e celebrado com jejum e orao em uma das festas mais importantes do Judasmo, o Yom Kippur. No Cristianismo, o perdo sem limites encontra-se no corao do ensinamento de Jesus de Nazar a seus discpulos. O Sermo da Montanha, Carta Magna do Reino de Deus, proposto por Jesus como projeto maior daquele que deseja segui-lo, traz vrios convites ao perdo irrestrito a todos, mesmo aos inimigos. Ao afirmar que no permitido insultar seu irmo, pois isso uma forma de agresso sua vida e entra no mandamento que diz "No matars, toda a dinmica do perdo que comea a desenvolver-se. A ira condenada, pois o amor respeitoso do irmo, segundo o Evangelho, exige mais do que uma simples observncia da Lei. O autor neotestamentrio visa aqui no tanto a uma clera interior como aquela que se expressa externamente em injrias. No se pode, portanto, dissociar o sentimento da clera de certas demonstraes violentas, notadamente de palavras ofensivas ao prximo. O perdo e a reconciliao no so uma imagem, mas um dever que se impe ao cristo mesmo antes de fazer sua oferenda no templo. Precede a todo e qualquer gesto e atitude ritual e de louvor a Deus. Assim tambm algum que agredido (esbofeteado em uma face) no deve devolver a agresso, mas

oferecer a outra face. Perdoar e mostrar seu perdo com essa atitude. Amar sempre e apesar de tudo, mesmo aos inimigos e aos perseguidores. O cristo, portanto, nesta arte de "persistir no dom deve ir alm da justia dos escribas e fariseus; deve fazer "a mais que as categorias pecadoras mencionadas em comparao pelo evangelista. Deus em pessoa, por seu exemplo soberano, o chama a um ultrapassar-se constante e sem limite. Deus que faz nascer seu sol e cair sua chuva sobre maus e bons, justos e injustos. "Sede perfeitos como vosso Pai celeste perfeito. Jesus, o Filho de Deus, arrasta seus discpulos a limites no suspeitados. Pois no prope apenas uma arte de viver neste mundo, mas uma obrigao positiva, um ministrio do amor universal. Neste sentido, vai muito alm do prprio dever do perdo: apesar de inclu-lo, a exigncia de Jesus de no insultar o outro, no devolver a agresso e amar os inimigos vai mais longe. Rejeitando o que ainda possa subsistir de condescendncia mesmo no perdo, leva a esquecer-se de si para no mais pensar seno no dom generoso de si, sem nenhum ressentimento e inteno escondida. Trata-se simplesmente de amar, sem jogadas estratgicas de manuteno da paz nas fronteiras da Igreja nem de propaganda para converso. , portanto, e sem dvidas, um amor mais divino que humano. Mas no deve atemorizar nem desencorajar ningum, pois para isso somos criados, para assemelhar-nos sempre mais a Jesus Cristo, Filho de Deus e Deus mesmo.

Que nesta Quaresma possamos exercitar o perdo sem medida que nos faz semelhantes a Jesus, a fim de poder celebrar com jbilo o triunfo do amor que Sua Pscoa!

Maria Clara Lucchetti Bingemer, teloga, professora e decana do Centro de Teologia e Cincias Humanas da PUC-Rio.

Вам также может понравиться