Вы находитесь на странице: 1из 57

Cronobiografia de Candido Portinari

Copyright Projeto Portinari

Cronobiografia de Candido Portinari

1903-1918 Candido Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903, em uma fazenda de caf perto da cidade de Brodsqui, estado de So Paulo, na poca um pequeno vilarejo com 700 habitantes. Era o segundo dos doze filhos de Baptista Portinari e Dominga Torquato, ambos italianos da regio do Vneto. As famlias Portinari e Torquato fixaram-se no Brasil durante a grande imigrao italiana, ocorrida no final do sculo XIX, quando Brodsqui era apenas uma parada para os trens apanharem o caf produzido na regio, ponto de passagem de retirantes em busca de trabalho. Eram famlias inteiras em estado de grande pobreza, o que marcou de maneira indelvel o menino Candido. Muitos anos mais tarde, em 1947, ele dir, em entrevista Tribuna Popular: Desde menino tenho vivido o drama dos retirantes. Lembro-me da seca de 1915, as grandes levas, aquela misria. Essas recordaes, a que se acrescentam novos contatos com a gente aqui do interior de So Paulo, fazem os temas destes quadros. Como deixar de fixar aquilo que fez parte da minha vida, e a minha esperana de ver uma vida melhor para os homens que trabalham a terra? Foi tambm em Brodsqui que Portinari freqentou a escola primria, provavelmente entre 1911 e 1916, no indo alm do terceiro ano. Ali, aos 10 anos, fez o retrato do compositor Carlos Gomes, seu primeiro desenho conhecido. Poucos anos depois, em 1918, passou pelo vilarejo um grupo itinerante de pintores e escultores italianos, que viviam de decorar igrejas das pequenas cidades de interior. Candido foi chamado como ajudante, cabendo-lhe pintar as estrelas no teto da igreja. No ano seguinte, decidido a ser pintor, ele parte para o Rio de Janeiro, onde se matricula como aluno livre na Escola Nacional de Belas Artes / ENBA.

1919-21

A Escola era o nico centro brasileiro que ministrava o ensino formal de artes plsticas e arquitetura. Caracterizava-se, como assinala Carlos Cavalcanti, por uma acelerada perda de atualidade, afastando-se da contemporaneidade europia, malgrado o interesse na Europa, mas uma Europa do passado, preservada em museus e praas pblicas. Os pintores brasileiros -- observa esse historiador na maioria e por todo um sculo, tornaram-se herdeiros da misso [francesa] de 1816. So todos neoclssicos ou acadmicos, com maiores ou menores acentos de personalidade. Realmente, no tivemos sequer, como prtica generalizada, o Impressionismo. (1).

Copyright Projeto Portinari 2

esse ambiente anacrnico, atado pela pompa oficial, pouco afeito investigao e s liberdades do esprito, que Portinari encontra e com o qual vai conviver nos oito anos de sua formao no Rio de Janeiro. Nesse perodo, ele cursa com regularidade as aulas de desenho figurado do professor Luclio de Albuquerque. Estuda tambm com Rodolfo Amoedo, Rodolfo Chambelland, Baptista da Costa e outros pintores de renome da poca, todos eles professores da ENBA.

1922-24 Em 1922, realiza-se em So Paulo a Semana de Arte Moderna. Marcava-se o Centenrio da Independncia do pas com o primeiro movimento coletivo no sentido da emancipao das artes e da inteligncia brasileiras. Por estar no cerne da Academia, o jovem Portinari, ento com 19 anos, no recebe o impacto cujo epicentro estava em So Paulo. Durante todo o perodo em que permaneceu ligado Escola, ele participa de suas Exposies Gerais, que eram os chamados sales anuais, cujo prmio mximo era a ambicionada viagem de estudos Europa. Em novembro daquele ano, Portinari expe pela primeira vez, recebendo meno honrosa com o retrato do Escultor Paulo Mazzucchelli. No Salo de 1923, tem um retrato premiado com Medalha de Bronze e seu nome comea a ser citado na imprensa. Animado com esses prmios, em agosto de 1924 ele submete ao jri do Salo sete retratos e o quadro Baile na Roa. Este, sua primeira obra com temtica brasileira, recusado, mas os retratos so aceitos. A imprensa d destaque especial a Portinari, com artigos em diversos jornais.

1925 Em maio de 1925, Portinari, ento com 21 anos, participa, com dois retratos, do IIII Salo da Primavera e d sua primeira entrevista, publicada no Jornal do Brasil, em 6 de maio, intitulada Palavras de um jovem retratista patrcio. Eis o que ele diz: O alvo da minha pintura o sentimento. Para mim, a tcnica meramente um meio. Porm um meio indispensvel. Em agosto, na XXXII Exposio Geral de Belas Artes, ganha a Pequena Medalha de Prata, que o habilita a concorrer ao Prmio de Viagem.

1926 Portinari participa com dois retratos do Salo da Escola Nacional de Belas Artes, concorrendo pela primeira vez ao Prmio de Viagem Europa. Mas ainda no sai vencedor nesse ano. Os jornais, entretanto, continuam lhe dando destaque. Em uma entrevista, critica os falsos modernistas, aqueles que, a seu ver, no estudaram a essncia e o processo acadmico, e rebelam-se contra ele, porque apresenta dificuldades, e no porque seja uma expresso de velhice ou cansao. (2). Em outra, aborda o tema da arte nacional: Arte brasileira s haver quando os nossos artistas abandonarem
3

completamente as tradies inteis e se entregarem, com toda alma, interpretao sincera do nosso meio. (3).
1927-28 Concorrendo novamente ao Prmio de Viagem, em agosto de 1927 Portinari apresenta trs retratos ao Salo da ENBA, mas contemplado com a Grande Medalha de Prata. A premiao mais importante, porm, vir um ano depois, em 1928, com o retrato do poeta Olegrio Mariano. O jornal pernambucano A Provncia publica um artigo de outro poeta, Manuel Bandeira, sobre a participao de Portinari no Salo. Sob o ttulo O Brasil que insiste em pintar, escreve Bandeira:

J concorreu mais de uma vez ao Prmo de Viagem do Salo, mas foi sempre prejudicado pelas tendncias modernizantes de sua tcnica. Desta vez fez maiores concesses ao esprito dominante na Escola, do que resultou apresentar trabalhos inferiores aos dos outros anos: isso lhe valeu o prmio. (4). 1929 Com o sucesso, vem tambm a primeira exposio individual. Ela acontece em maio de 1929 no Palace Hotel do Rio de Janeiro, por iniciativa da Associao dos Artistas Brasileiros, dirigida por Celso Kelly. Portinari apresenta 25 retratos. Um ms depois, embarca para Paris. Antes de partir, declara: O que vou fazer observar, pesquisar... Uma tela s, cem vezes raspada e cem vezes pintada s para o artista, em uma procura incessante de perfeio, vale mais, sem dvida, do que uma centena de telas acabadas, feitas sobre frmulas alheias, quase mecnicas, que o artista traga da Europa, como documentao de uma intil operosidade. (5). Em setembro escreve da Frana ao amigo Olegrio Mariano: Continuo a visitar os museus. No tive ainda vontade de comear a trabalhar. Cada vez acredito mais nos antigos. Entretanto, h muitos modernos esplndidos. Infelizmente, ns a copiamos o que eles tm de mau. (6). Logo depois visita Londres, de onde escreve novamente a Olegrio: Estive hoje na National Gallery: vi coisas formidveis. Parece-me melhor que o Louvre. Amanh! voltarei e talvez mude de opinio mas, no creio. (7). Em novembro, de volta a Paris, d notcias ao amigo: J comecei a trabalhar, mas no meu quarto, porque no consegui ainda ateli (dentro de minhas posses). H muitos: custam apenas trs a quatro mil francos. Contudo, no estou triste, porque no estou perdendo tempo: - pela manh vou ao Louvre ver aquela gente de perto e tarde fao estudos. No pretendo fazer quadros por enquanto. Estou cada vez mais antigo... Aprendo mais olhando um Ticiano, um Raphael, do que para o Salo do Outono todo. (8).
4

1930 O ano comea promissor para Portinari, que se aproxima do meio artstico parisiense, relacionandose com os pintores Van Dongen e Othon Friesz. Em junho realiza-se a Expositon d'Art Brsilien, coletiva, no Foyer Brsilien. Portinari apresenta um retrato e uma natureza-morta. Mas continua praticamente sem pintar, o que preocupa os amigos no Brasil. Vicente Leite, seu colega na ENBA, escreve-lhe:

Tem corrido por aqui que voc est levando a em Paris uma vida de verdadeiro desperdcio de tempo, dinheiro e energias. Desejo v-lo de volta trazendo um quadro, um nico quadro, porm que possa ser adquirido para o nosso Museu e o qual os teus amigos possam apontar como uma obra que justifique o teu prmio. Estou certo de que o fars porque para isto tens capacidade de talento e de carter. Nas tuas noitadas de farras, lembra-te do Brasil, do Rio de Janeiro, de Brodsqui, dos teus, e no deixes Paris te vencer!. (9).
Em julho Portinari quem escreve a outra colega da ENBA, Rosalita Mendes de Almeida. a carta do Palaninho, verdadeira declarao de intenes, na qual surge com toda a sua fora o Brasil que emociona Portinari e que ele pretende retratar no seu regresso: Palaninho da minha terra, de Brodsqui!, anuncia, fazendo uma descrio minuciosa, plstica e comovida de Palaninho e sua familia, gente simples, tpica da roa:

Vim conhecer aqui o Palaninho, depois de ter visto tantos museus, tantos castelos e tanta gente civilizada. A no Brasil eu nunca pensei no Palaninho (...). Daqui fiquei vendo melhor a minha terra - fiquei vendo Brodsqui como ela . Aqui no tenho vontade de fazer nada. Vou pintar o Palaninho, vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor. (10).
nesse ano tambm que Portinari conhece Maria Victoria Martinelli, jovem uruguaia de 19 anos, radicada com a famlia em Paris, que ser sua companheira de toda a vida. Enquanto isso, no Brasil, deflagra-se em outubro a Revoluo de 1930, que encerra a Repblica Velha. A 15 de novembro instala-se o Governo Provisrio, presidido por Getlio Vargas.

1931 Em janeiro, Portinari regressa ao Brasil com Maria. Logo recomea a pintar intensamente, sobretudo retratos, para garantir a sobrevivncia do casal. Graas ajuda dos amigos, obtm sempre encomendas. Numa entrevista ao Mundo Ilustrado conta:

Ao chegar da Europa, tive um enorme trabalho: desaprender, para recomear. Estou recomeando... Van Dongen, a quem mostrei algumas cabeas que fariam sucesso no Brasil, me dizia: Como voc consegue fazer coisas to difceis? A pintura to
5

fcil... . A viagem Europa para um moo que observa til. Temos tempo de recuar. Temos coragem de voltar ao ponto de partida. Eu sou moo. (11).
No seu retorno, Portinari encontra uma nova ambincia artstica no Rio de Janeiro. A Revoluo de 1930 repercutira em todos os setores da vida nacional. O Presidente Getlio Vargas cria o Ministrio da Educao e Sade e inicia a renovao das instituies artsticas e culturais do pas, a partir do Instituto de Msica, da Biblioteca Nacional, do Museu Histrico e da Escola Nacional de Belas Artes. O jovem arquiteto Lcio Costa indicado para substituir a ultra-conservadora direo da ENBA. Cria a Comisso Organizadora do Salo e convida Portinari para fazer parte dela. Pela primeira vez, abolido o jri de seleo, no h prmios e todos os trabalhos apresentados so aceitos. O resultado a participao das mais diversas tendncias. Portinari apresenta 17 obras na XXXVIII Exposio Geral de Belas Artes, tambm chamada de Salo Revolucionrio ou Salo Lcio Costa. Nessa ocasio, o escritor e lder modernista Mrio de Andrade vem de So Paulo ver a mostra e depois escreve:

De quem gosto de verdade desse pintor Candido Portinari, que fez aquele admirvel O Violinista. Quem ? Vi ento avanar para mim um rapaz baixo, claro, com olhos pequeninos de grande mobilidade, capazes de crescer luminosos de confiana e lealdade, como de diminuir, com um ar de ironia ou desconfiana. Era Candido Portinari e desde ento ficamos amigos. Minha vaidade a de ter sido dos primeiros a descobrir o valor deste grande artista. Sua obra, ainda que muito cuidada, procurada na tcnica e pouco afirmativa, obtinha ento um respeito passivo e silencioso, mais que uma verdadeira admirao. Por certo no passou por minha imaginao todo o variado e extraordinrio caminho que Portinari iria percorrer em seguida, porm O Violinista j era uma obra por si mesma excepcional em nosso meio. Havia nela uma necessidade interior impossvel de confundir-se com o prazer da novidade e as preocupaes de originalidade. E depositei no pintor uma confiana sem reservas. (12). Portinari tambm se pronuncia sobre o evento, em artigo assinado: Foi um salo de verdade o nico realizado no Brasil sem protecionismo... Todo mundo exps. Compareceram todas as escolas, desde as mais enferrujadas at as mais novas. Veio gente de todos os estados. O estrangeiro que desejasse se informar das artes plsticas do Brasil, podia faz-lo pelo Salo, ou melhor, pelo Salo Lcio Costa. (13).
1932 Em sua primeira exposio individual depois de voltar de Paris, que se realizada em agosto no Palace Hotel, Portinari apresenta pela primeira vez ao pblico telas de temtica brasileira: cenas de infncia, o circo, cirandas - obras impregnadas de ingenuidade e lirismo. O escritor Henrique Pongetti comenta: 6

Candido Portinari reaparece modificado. Depois do Portinari acadmico, escondendo diabolicamente a sua personalidade para abiscoitar o prmio de viagem; depois do Portinari revolucionrio, influenciado pelos mestres modernos que traduziam melhor o seu horror tacanhez professoral da Escola de Belas Artes, o terceiro Portinari o comeo de alguma coisa sria e definitiva na pintura brasileira. (14). 1933-34
Em abril de 1933, Mrio de Andrade declara: uma falha sensvel essa ausncia de arte social entre ns, a no ser que compreendamos como tal o diletantismo esttico, tipicamente burgus, em que persistimos. Esperemos que, em exposies futuras, [nossos] pintores se resolvam a tomar posio qualificada, no apenas diante da natureza, mas da vida tambm. (15). Esta inquietao parece antecipar o papel que Portinari passa a desempenhar a partir desse momento. Em sua tese Portinari, pintor social, a historiadora da arte Annateresa Fabris comenta: ... preocupaes de ordem social comeam a tomar corpo entre os modernistas. J no se trata mais de descobrir o homem brasileiro apenas enquanto etnia: o que importa, sob o impulso renovador dos anos 30, descobrir o homem social brasileiro. (16). Em torno de Portinari comea a concentrar-se, a partir de 1934, um pequeno nmero de intelectuais que vem nele o representante plstico do Modernismo no Brasil O antigo pintor acadmico, ao aderir nova expresso plstica, uma prova de que a deformao, to criticada pelos passadistas, no significava desconhecimento do desenho, implicando apenas uma escolha esttica. Quase meio sculo depois, dir o psicanalista e escritor Hlio Pellegrino: Candido Portinari representou para ns, da gerao mineira de 45, mais do que o grande pintor admirado e reverenciado como um dos mestres da cultura brasileira. Ele foi, acima de tudo, um smbolo da modernidade, ntica linha divisria que, uma vez transposta, nos ajudou a respirar um largo hausto do pensamento universal aberto para o futuro, Portinari foi um dos nossos tacapes de luta. (17). Mesmo o crtico de arte Mrio Pedrosa (que, embora admirador entusiasta do artista at 1949, passar depois a atac-lo sistematicamente) dir em 1962, no dia da morte de Portinari: Portinari foi o arete com que a arte tornou-se vitoriosa no Brasil. Ns todos, intelectuais e crticos, que o sustentvamos na sua luta e que o tnhamos como escudo da causa do modernismo contra o academismo, sempre vimos nele um porta-bandeira. (18). Os quadros que se sucedem o comprovam. Em 1934, Portinari pinta Despejados, sua primeira obra com temtica social. Em 8 de dezembro do mesmo ano, inaugurada sua primeira exposio individual na cidade de So Paulo. Os 50 trabalhos apresentados levam Mrio de Andrade a manifestar seu entusiasmo em carta a Manuel Bandeira:

Parece que agora posso descansar. Portinari enfim abriu a exposio, que est realmente formidvel! A impresso foi profundssima, briga-se, discute-se muito entre a
7

pintorzada daqui (...). E parece que O Mestio vai ficar na Pinacoteca, estou contentssimo! (19). De fato, a tela ser logo depois adquirida pela Pinacoteca do Estado de So Paulo, primeira institutio pblica a incluir Portinari no seu acervo.
Portinari, entrevistado por um jornal paulista sobre o aspecto social de sua pintura afirma: Estou com os que acham que no h arte neutra. Mesmo sem nenhuma inteno do pintor, o quadro indica sempre um sentido social. (20). Na mesma ocasio, d pistas a outro jornal de seus prximos projetos, ao declarar: Quanto pintura moderna, tende ela francamente para a pintura mural. Com isso, bem entendido, no quero afirmar que o quadro de cavalete perca o seu valor, pois a maneira de realizar no importa. No Mxico e nos Estados Unidos j h muitos anos essa tendncia uma realidade, e noutros pases se opera o mesmo movimento, que h de impr pintura o seu sentido de massa. Naturalmente, no Brasil, pas em formao, o artista no tem possibilidades. Tudo aqui est por fazer, havendo apenas alguns casos excepcionais. E a causa disso tudo ainda o governo, que se obstina a no ter, como no Mxico se observa, interesse direto pelas coisas da arte. (21).

1935 Logo comeam a surgir na imprensa artigos que apontam a presena latente da pintura mural em Portinari:

O leo, com toda a sua fora, j no basta ao pintor. Depois da grande composio do Caf, o pintor lanou-se valentemente tmpera, ao processo do afresco. Observe-se a seqncia: depois de algumas notveis cabeas, como a do sr. Jorge de Castro ou da sra. Adalgisa Nery, que so apenas detalhes de grandes quadros murais, vem a composio acabada, como nos Negros e Mulheres carregando Sacos. Que , certamente, um croquis, em tela, do notvel afresco que pede muros de palcio. (22).
Em julho de 1935 Portinari contratado para lecionar pintura mural e de cavalete na recm-fundada Universidade do Distrito Federal/UDF na cidade do Rio de Janeiro, ento capital federal. Essa instituio reuniu o que havia de melhor na inteligncia brasileira, dentro de um esprito de integrao das atividades de pesquisa com as de ensino, proporcionando ao mesmo tempo um relacionamento novo, de liberdade intelectual, entre alunos e professores.

Celso Kelly, diretor do Instituto de Arte da UDF, e responsvel pelo convite feito a Portinari, relata: Sua aula lembrava os grandes atelis europeus. Em torno dele, os alunos se dispunham como se fossem uma familia. Havia liberdade e respeito. Havia, sobretudo, admirao. Aquela figura moa, pequena, quase imberbe, simples e modesta, possua a envergadura de um grande artista. Portinari vivia para seu ateli... Os motivos feitos, bonitos, foram banidos. Era preciso fazer com que a beleza resultasse da tcnica e no do assunto. Pretos, homens fortes, trabalhadores, mulatos, brancos, toda
8

sorte de exemplares humanos, em atitudes de movimento (no em cadeiras de museu), eram os temas habituais. (23). O escultor Celso Antnio relembra o esprito da UDF: Lutamos juntos ensinando arte moderna na antiga Universidade do Distrito Federal. A nossa atuao foi curta, mas tivemos a ventura de injetar sangue novo nas veias da juventude da poca, apesar de termos pela frente a corrente acadmica. (24).
Outro fato importante da vida de Portinari em 1935 foi sua estria nos Estados Unidos. O Instituto Carnegie, de Pittsburgh, comemorando o centenrio do nascimento de seu fundador Andrew Carnegie, enviara convite ao Brasil para participar de sua exposio internacional de pintura. a primeira vez, desde a instituio do Prmio Carnegie, que so chamados a participar artistas sul-americanos: da Argentina, Brasil e Chile. A exposio rene obras de 21 pases. Oito artistas brasileiros so selecionados, entre eles Portinari, que envia a tela Caf. A crtica Emily Genauer, do New York World-Telegram, escreve: O Caf, de Portinari, tela vasta de um forte sentimento de pintura mural, no somente o melhor quadro do grupo dos expositores brasileiros mas, em nossa opinio, um dos mais belos trabalhos entre todas as 365 telas expostas este ano. (25). Portinari conquista a Segunda Meno Honrosa, distino exatamente igual quela obtida no ano anterior por Salvador Dali e dois anos depois por Kokoschka. A tela Caf foi adquirida pelo Ministro da Educao, Gustavo Capanema, para o Museu Nacional de Belas Artes, antes mesmo de sua premiao em Pittsburgh.

1936 A atividade de Portinari prossegue, com mpeto, durante o ano de 1936. Ele executa quatro grandes painis para o Monumento Rodovirio da estrada Rio-So Paulo. Sobre eles, quase cinco dcadas depois, o crtico de arte Antnio Bento comentar: So trabalhos realistas pintados a leo sobre tela. At parecem realizados sobre fotografias, como fizeram os artistas da pop-art e depois os hiper-realistas. (26). No cargo de Ministro da Educao desde 1934, Gustavo Capanema exerce profunda influncia nas artes do pas. Na segunda metade do ano, convida Portinari para fazer os murais para a futura sede do recm-criado Ministrio. O projeto realizado por um grupo de jovens arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leo, Oscar Niemeyer, Jorge Moreira e Ernani Vasconcellos , liderados por Lcio Costa. O prdio visa integrar pintura, escultura, arquitetura e paisagismo. Para sua execuo, uma equipe interdisciplinar convidada. Na pintura, alm de Portinari, participam tambm Paulo Rossi Osir, nos azulejos que decoram o prdio;.na escultura, Celso Antnio, Bruno Giorgi, Adriana Janacoupolos e Jacques Lipschitz; no paisagismo, Roberto Burle Marx.

Lcio Costa, no artigo Testemunho de um arquiteto carioca (fevereiro de 1956), relembra: O marco definitivo da nova arquitetura brasileira o Ministrio da Educao e
9

Sade. Um esboo original para este prdio, requisitado para outro local, havia sido fornecido por Le Corbusier. Mas o projeto inteiro, do rascunho at a prpria construco, foi levado a cabo sem a menor ajuda do mestre francs. Foi uma realizao local completamente espontnea que justificou os princpios pelos quais Le Corbusier sempre lutou. O sucesso integrado da empreitada, no entanto, foi assegurado pela participaco de um homem, hoje em dia conhecido internacionalmente, que, pelo exemplo e abrangncia de sua prpria obra, tanto fez para formular essa nova tendncia da arquitetura contempornea brasileira. Oscar Niemeyer, formado no Rio e dono de uma mentalidade profundamente carioca, foi quem, no momento crucial, percebeu as possibilidades latentes do projeto e as transformou em realidades. (27). 1937 Portinari decide executar os murais do Ministrio da Educao em afresco, tcnica ainda pioneira no Brasil. Muitos anos mais tarde, em 1981, Mario Pedrosa escrever: Ele no chegou ao afresco por um simples incidente exterior, como se poderia pensar. No foi o conhecimento dos murais de Rivera ou de seus mulos no Mxico que provocou no pintor brasileiro a idia ou a vontade de fazer tambm pintura mural. Muita gente estranha sua obra poder pensar que o muralismo foi apenas um eco retardado do formidvel movimento mexicano. No o foi. Pela prpria evoluo interior de sua arte pode-se ver que foi por assim dizer organicamente, medida que os problemas de tcnica e de esttica nele iam amadurecendo, que Portinari chegou diante do problema do mural. Foi como problema esttico interior que pela primeira vez o abordou. Depois das figuras monumentais isoladas e do segundo Caf, a experincia com o afresco se impunha naturalmente, como prximo passo. A possante figura em tmpera a Colona , feita em 1935 com o Caf, do qual um detalhe, mostra que Portinari queria o plstico monumental. (28).
Tendo como colaboradores alguns de seus alunos da UDF, Portinari dedica-se aos estudos para os afrescos do Ministrio. Recm-chegado ao Brasil, Enrico Bianco, jovem pintor italiano de 18 anos, lhe apresentado. Apesar de muito jovem, Bianco tivera slida formao no ofcio de desenhista e pintor. logo notado por Portinari, que o convida para ajud-lo, em regime de tempo integral.

At morrer, Portinari ter em Bianco seu mais importante colaborador, que deu sobre o pintor este depoimento: Conheci Portinari bastante bem, apesar de ele ser um homem bastante fechado. Devo-lhe a minha paixo pelo Brasil. Ele foi, por assim dizer, a ponte pela qual me foi possvel atravessar da velha cultura europia para a jovem e tropical cultura brasileira. Portinari era exatamente a sntese das duas, era um nobre
10

florentino nascido no mato, um homem da esquerda que pintava operrios vestido com colete de brocado, e ainda assim era profundamente honesto. (29). Nessa poca, Portinari conhece e retrata o escritor Graciliano Ramos, recm-sado da priso, onde ficara durante um ano, por oposio ao regime de Vargas. O escritor narra um episdio do incio dessa amizade: Homem estranho, Portinari, homem de enorme exigncia com a sua criao, indiferente ao gosto dos outros, capaz de gastar anos enriquecendo uma tela, descobrindo hoje um pormenor razovel, suprimindo-o amanh, severo, impiedoso. Dessa produo contnua e contnua destruio ficou o essencial, o que lhe pareceu essencial. No arte fcil; teve um longo caminho duro, imps-se a custo nestes infelizes dias de logro e charlatanismo de poemas feitos em cinco minutos. E at nos espanta que artista assim, to indisposto a transigncias, haja alcanado em vida uma consagrao. Devemos, porm, levar em conta as opinies que no se manifestam porque seria feio discordar da crtica dos Estados Unidos. Embora considerem disforme o p do cavador de enxada, cavalheiros prudentes o elogiam. Isto no tira nem pe. Insensvel agora s lisonjas, como foi insensvel aos ataques naqueles princpios speros, o trabalhador honesto continua a aperfeioar os seus meios de expresso, alheio s coisas que no lhe impressionem o olho agudo. Tudo sacrifica ocupao que o domina, o tiraniza. S assim poder realizar obras que no lhe desagradam. Porque o seu pblico ele mesmo. Naturalmente. Encolhe os ombros a certas admiraes: Eles no sabem como que .... (30).
1938 O ano marcado pela execuo dos trabalhos do Ministrio da Educao. Portinari faz centenas de estudos a carvo, crayon, tmpera, guache, aquarela, etc., incluindo desenhos para transporte em tamanho natural, entre os quais um monumental desenho de 5m x 4m, representando a catequese dos ndios. Esta pintura, na forma inicialmente concebida por Portinari no foi realizada, tendo-se encontrado posteriormente apenas fragmentos do desenho para transporte.

A crtica especializada mobiliza-se em torno dos afrescos. Antonio Bento anuncia: Faltava ao Brasil uma pintura mural de carter e de assunto nacionais, ligados aos temas histricos da nossa formao tnica ou da vida econmica e social do pas. Essa obra est sendo atualmente realizada por Candido Portinari, para o novo edifcio do Ministrio da Educao. (31). E Mrio de Andrade comenta: Estou seguindo de perto esta obra em que Candido Portinari vai lentamente, com uma honestidade absoluta, alcanando o que quer (...). Portinari tem sofrido a obra que est criando, com uma intensidade de martrio. No faz mal. Tudo nele, as irritaes, as revoltas, as malquerenas, as irregularidades psicolgicas
11

so duma verdade solar, ele no plagia nem macaqueia os defeitos dos gnios. Em compensao est vivendo, vivendo e pensando a obra nascente com uma paternidade quase absurda, de to ereta. Se a obra vai surgindo esplndida, o espetculo do artista no ser talvez menos forte que a obra... No estou longe de pensar que ela seja a mais til, a mais exemplar aventura de arte que j se viveu no Brasil. E, como o talento ajuda a honestidade e a tcnica, vai surgindo a obra formidvel. (32). 1939
Portinari e Maria conhecem Florence Horn, jornalista americana da revista Fortune, do grupo TimeLife. Dando prosseguimento a uma srie de artigos sobre a Amrica do Sul, Florence est preparando extensa reportagem focalizando o Brasil. Estas reportagens inserem-se num quadro de aproximao dos Estados Unidos com a Amrica Latina. O esprito que norteou o estabelecimento da poltica de boa vizinhana foi a tentativa de substituir a idia de dominao pela de reciprocidade. Com esse objetivo, cria-se um amplo programa de intercmbio cultural, cujo mentor Nelson Rockefeller. Nos primeiros meses do ano, Portinari pinta trs tmperas sobre tela Jangadas do Nordeste, Cena Gacha e Festa de So Joo para o pavilho brasileiro da Feira Mundial de Nova York, que seria inaugurado em maio. O projeto arquitetnico de Lcio Costa e Oscar Niemeyer. Nessa ocasio, j se encontram nos Estados Unidos outras trs telas de Portinari, que seriam fotografadas para ilustrar a reportagem da revista Fortune. Alfred Barr, diretor do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) v os quadros e imediatamente se interessa em incluir um deles na prxima exposio do Museu, Art in Our Time. Florence Horn escreve a Portinari contando o episdio:

Estvamos com os trs quadros no nosso departamento de arte, e por puro acaso algum do Museu de Arte Moderna passou por l e perguntou: Quem pintou esses quadros? O Sr. Barr tem que v-los. Ento, algumas horas mais tarde, o Sr. Barr veio, olhou os trs quadros e as fotos que eu tinha. E disse: Quero este, o do Rio, para a mostra. O senhor tem, na pessoa do Sr. Barr, o homem mais importante do meio artstico americano interessado na sua obra. E no por causa de qualquer influncia, mas por ter visto apenas trs telas. Portanto, espero sinceramente que o senhor venha a Nova York neste vero. Devo acrescentar que a influncia da Fortune no Sr. Barr no serviria para nada. Mostramos trabalhos de inmeros pintores e o Museu no tem nenhum interesse especfico. (33).
Pouco depois, em abril, Florence Horn telegrafa-lhe: Museu de Arte Moderna quer comprar quadro Morro do Rio. Favor telegrafar imediatamente preo e condies de venda. (34). O quadro includo na exposio do MoMA, tornando-se: o nico quadro sul-americano naquela mostra dos maiores quadros dos sculos 19 e 20. (35).

12

Enquanto isso, o Museu Riverside, em Nova York, organizava uma exposio de arte contempornea dos pases latino-americanos para o mesmo ano. A revista Time, em 12 de junho, comenta: a primeira exposio de peso de arte contempornea latinoamericana jamais realizada nos Estados Unidos. Seu responsvel um tanto anmalo: o Secretrio de Agricultura Henry Agard Wallace, na qualidade de Presidente da Comisso da Feira Mundial americana de Nova York. Nove naes responderam com 343 obras de arte ao convite de Henry Wallace. (). Mas a representao brasileira, escolhida no Brasil, no incluiu Portinari. E a revista acrescenta: A decepo foi a seo brasileira, que parecia ter sido escolhida por um barman mope, e consistia quase que exclusivamente de plidas imitaes do academicismo europeu. Que uma arte nativa de vigor considervel est se formando no Brasil, os visitantes da Feira Internacional j perceberam, atravs dos murais do pavilho brasileiro, pintados pelo popular e rechonchudo Candido Portinari, do Rio de Janeiro. No havia nada dele na mostra. (36). A situao internacional estava cada vez mais tensa. A 1 de setembro as tropas de Hitler invadem a Polnia, dando incio ao mais violento conflito da histria da humanidade. Neste contexto, Florence Horn escreve a Portinari, manifestando o desejo de adquirir uma obra sua: Nestes dias, quando o mundo todo parece feio, um bocado terrvel, inseguro e irreal, quero investir em algo slido, real e decente. (37).
O ano de 1939 termina com uma exposio de Portinari no Museu Nacional de Belas Artes. Inaugurada em 11 de novembro, com 269 obras, foi a maior e certamente uma das mais importantes de sua carreira.

1940 Ainda no comeo do ano, em abril, a Revista Acadmica, importante rgo do movimento literrio brasileiro, dedica um nmero especial a Portinari. Alm de diversas reprodues de obras, este nmero contm mais de quarenta depoimentos sobre o artista. Logo em seguida, o semanrio Dom Casmurro publica artigo do escritor Jorge Amado fazendo duras crticas homenagem. Em maio intensa a polmica na imprensa a respeito do assunto. Todo este debate tem como pano de fundo o questionamento da arte oficial e da relao do poder com os artistas e intelectuais, que adquire conotaes mais graves no momento em que o pas vive em plena ditadura. Sobre o assunto j se manifestara, um ano antes, Carlos Drummond de Andrade, poeta e, naquela ocasio, chefe de gabinete do Ministro da Educao:

O meio artstico e o meio literrio brasileiros vivem ainda em condies de estrito municipalismo (...) temos uma poltica de arte, no temos uma arte. As discusses so
13

apenas personalistas, no atingindo nunca os princpios tericos, nem se aventurando ao exame das questes tcnicas, que no mundo inteiro absorvem e apaixonam os estudiosos de cada ofcio (...) Do tempo, recolhemos apenas a substncia espessa e imediata, constituda pelos nossos afetos e antipatias individuais, pelos nossos interesses de grupo ou de mesa de caf. Mas aquela parte do tempo, formada pelos eflvios que sopram violentamente do mundo, trazendo ideais, motivos de criao e meditao, intimando-nos a refletir e interpretar a vida ou, artisticamente, nos suicidarmos, esta passa desapercebida ao geral da nossa literatura e dos nossos artistas. (...) O governo tem procurado servir arte e inteligncia no Brasil, interessando na feitura e na decorao de seus edifcios o maior nmero possvel de bons artistas, como tambm chamando a colaborar na soluo dos problemas culturais os escritores e cientistas mais eminentes da nossa terra. No somente Portinari, mas tambm Lcio Costa, Celso Antnio, Santa Rosa, Adriana Janacoupolos, Brecheret, Luis Jardim, Carlos Leo, Paulo Rossi, Oscar Niemeyer, VillaLobos, Francisco Mignone, Antnio de S Pereira, Lorenzo Fernandez, Mrio de Andrade, Manuel Bandeira, Anibal Machado, Graciliano Ramos, Augusto Meyer, Marques Rebelo, Joo Alphonsus, Srgio e Aurlio Buarque de Holanda, Onestaldo de Pennafort, Augusto Frederico Schmidt, Rodrigo Melo Franco de Andrade, Amrico Fac, Rodolfo Garcia, Afonso de Taunay, Souza da Silveira, Cludio Brando, Antenor Nascentes, Gilberto Freyre, Rui Coutinho, Heloisa Alberto Torres, Arthur Ramos, Josu de Castro, Evandro e Carlos Chagas Filho, Emanuel Dias, Miguel Osrio de Almeida, e dezenas e dezenas de outros, no momento, realizam obras ou pem as suas aptides, em carter permanente, ou para tarefas episdicas, a servio do Ministrio onde trabalho e que por isto mais diretamente observo. Poder-se- chamar a isto arte oficial, literatura oficial, cincia oficial? (38).
A partir da, a atuao de Portinari durante o Estado Novo ser reiteradamente questionada, com crticos e historiadores polemizando. Portinari sofrer esses ataques at o fim da vida. Vinte anos aps a polmica de 1939, o poeta Ferreira Gullar dispara:

A pressa de nossa crtica incipiente em descobrir no Brasil um mestre moderno taticamente explicvel guindou-o posio de Picasso brasileiro, o que por outro lado muito favoreceu a ditadura necessitada de mostrar como o Estado Novo renovava tudo (...) So, pois, fenenos ligados e interdependentes. Tudo isso explica mas no justifica o equvoco. E hoje se v claramente que o Sr. Portinari no estava altura do papel que foi levado, de boa vontade, a representar. (39). E passados mais quase vinte anos, Gullar escrever: Se, ao morrer, em 1962, Candido Portinari era um artista consagrado nacional e internacionalmente, para a nova gerao de pintores surgida nos anos 50, voltada para a
14

arte no figurativa, a sua obra j se tornara coisa de museu. Por sua vez, a crtica que defendia as novas tendncias artsticas, a partir sobretudo da I Bienal de So Paulo, promovera uma espcie de reviso de sua obra, visando corrigir o que se considerava uma valorizao exagerada do artista (...). Portinari se reduzira para alguns a uma espcie de equvoco da arte brasileira. Essa reao demolidora da crtica, se era uma contrapartida do endeusamento anterior, refletia, mais que isso, a necessidade dos tericos da arte no figurativa de afastar o principal obstculo que se interpunha em seu caminho. Em seguida, aps historiar e analisar a obra do pintor, a propsito da exposio Portinari Desenhista, organizada por Ralph Camargo no Museu Nacional de Belas Artes, o crtico prossegue: Mas Portinari est longe de ser um artista acadmico disfarado de moderno, como j se disse. Pelo contrrio, o peso dessa formao, a par das inegveis qualidades de sua pintura, situam-no como um momento especfico de nossa arte, e de grande significao: ele quem trava, palmo a palmo, a batalha pela superao da linguagem acadmica ma busca de uma linguagem moderna. Trava-a exatamente porque tem dentro de si, enraizada, a velha linguagem, e porque a sua viso artstica no apontava para a eliminao do tema e sim para o seu aprofundamento. E disso resulta uma das qualidades de sua arte: a intensidade dramtica que se alimenta muito dessa elaborao custosa do desenho. As influncias que sofreu so claras e indiscutveis, mas esto a servio de uma concepo prpria. como se pode verificar nos desenhos (...). Constata-se o esforo e a capacidade do artista para dar novas solues figura humana, para reinventar a linguagem narrativa da pintura. Um anacronismo? No me parece. Foi antes uma demonstrao de independncia em face das concepes artsticas europias, que ele no ignroava. (40). Tambm Aracy Amaral, em 1975, escreve: Dono de uma tcnica de virtuose, Portinari captara a inclinao populista do governo estadonovista de Getlio Vargas, transpondo para o mural, de forma monumental, o trabalhador brasileiro. Todo governo forte demanda pintura histrica: Tiradentes, Primeira Missa, Chegada de Dom Joo VI... Portinari assumia o posto de pintor oficial. (41).
Curiosamente, a professora de histria da arte da Universidade de So Paulo parecia ignorar que as trs obras citadas foram pintadas fora da poca do Estado Novo, e todas por encomenda de instituies particulares.

Estas incorrees so apontadas por Annateresa Fabris, tambm da Universidade de So Paulo, em sua tese Portinari, Pintor Social, em 1977: necessrio, portanto, dar novas dimenses ao fenmeno Portinari para que sua obra possa ser devidamente
15

julgada e apreciada (...) romper com a cristalizao oficialista, que escamoteia datas e dados. (42).
A autora aponta, entre outros, o exemplo flagrante da tela Caf, de 1934, que os crticos oficialistas transformam no resultado de uma pretensa esttica oficial, esquecendo no somente que a ateno oficial a Portinari posterior ao sucesso intenacional do quadro, mas sobretudo que o governo Vargas jamais formulou uma poltica esttica. Aps detalhada anlise histrica e iconogrfica, Annateresa Fabris conclui:

O oficialismo, to caro a certos setores da crtica, pode ser encarado sob uma dupla perspectiva: esttica e ideolgica, sem que, em nenhum dos dois casos, se perceba um compromisso de Portinari com o poder. Embora oficial, a poltica artstica de Capanema no pode ser confundida com o oficialismo presidencial (...). A obra de Portinari no a exaltao do modelo getulista, no representa o compromisso do artista com o poder, no mascara a realidade como querem um Oswald de Andrade ou um Frederico de Morais. Trabalhando para o governo, o artista desmascara os mitos do poder, integrando em sua expresso os marginalizados que, com a fora de seu brao, constituem o esteio do desenvolvimento. Se no pinta figuras feias, acabrunhadas, numa sombria atmosfera de misria ( exceo dos Retirantes, da dcada de 40), porque acredita na vitalidade do povo, na sua capacidade de gerar um futuro melhor. Smbolo inequvoco, a Grande Mo, com sua carga de fora e criatividade. (43). Nessa poca, a pintura de Portinari tambm intensamente criticada por suas deformaes expressionistas. Ele chamado por alguns de pintor-dos-ps-grandes. Em seu livro de memrias Cho de Vida, o embaixador Jayme de Barros relembra as crticas implacveis feitas ao exagerado volume, deformao aparentemente doentia dos ps dos trabalhadores, que faziam pensar em ps de leprosos. Arrepiava-se ento, ofendido, o patriotismo nacional. Acusava-se Portinari de transmitir imagens comprometedoras da vida humana no Brasil. Foi nessa ordem absurda de observaes, lembro-me agora, que se chegou a sugerir fossem apagados alguns de seus murais do edifcio do Ministrio da Educao. (44).
Em Retalhos de Minha Vida de Infncia, Portinari assim descreve os ps dos trabalhadores:

Impressionavam-me os ps dos trabalhadores das fazendas de caf. Ps disformes. Ps que podem contar uma histria. Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Ps semelhantes aos mapas: com montes e vales, vincos como rios. Quantas vezes, nas festas e bailes, no terreiro, que era oitenta centmetros mais alto que o cho, os ps ficavam expostos e era divertimento de muitos apagar a brasa do cigarro nas brechas dos calcanhares sem que a pessoa sentisse. Ps sofridos com muitos e muitos quilmetros de marcha. Ps que s os santos tm. Sobre a terra, difcil era distingui-los. Os ps e a terra
16

tinham a mesma moldagem variada. Raros tinham dez dedos, pelo menos dez unhas. Ps que inspiravam piedade e respeito. Agarrados ao solo, eram como os alicerces, muitas vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente. Ps cheios de ns que expressavam alguma coisa de fora, terrveis e pacientes. (45).
Em julho de 1940, realiza-se no Museu Riverside, de Nova York, a Latin American Exhibition of Fine Arts, ainda dentro do quadro das comemoraes da Feira Mundial de Nova York de 1939. Portinari participa com 35 obras. Esta exposio ser itinerante, visitando algumas cidades americanas, at julho do ano seguinte. grande a repercusso na imprensa norte-americana.

Em artigo, Doris Brian escreve: A exposio poderia na realidade ser intitulada Candido Portinari e Alguns Outros Pintores Latino-Americanos, pois o pintor brasileiro de primeira grandeza domina completamente a mostra, eclipsando at os mexicanos, no apenas pelo nmero de trabalhos includos, mas pelo seu grande mrito. Poder-se-ia talvez chamar Portinari de uma espcie de Pieter Breghel latino do sculo 20, j que, sem quaisquer derivaes estilsticas, sua obra tem qualidades emocionais e estticas semelhantes s do grande pintor flamengo. (46).
No dia 8 de outubro inaugurada no MoMA a exposio Portinari of Brazil. A revista The Art News traz, em seu nmero daquele ms, detalhado artigo de Doris Brian, que assinala: Candido Portinari, o festejado artista brasileiro, submetido prova de fogo de uma exposio individual no Museu de Arte Moderna (...) Uma expresso artstica, extremamente original, emergiu dentre a pletora francfila ao sul do Mxico. (47). Em novembro, Portinari recebe carta de Archibald MacLeish, eminente poeta norte-americano e na poca diretor da Biblioteca do Congresso, em Washington, convidando-o para realizar pinturas murais para a Diviso Hispnica da Biblioteca.

1941 Para Portinari, o ano de de 1941 comea com a notcia da publicao do lbum Portinari, His Life and Art, editado pela The University of Chicago Press. Sua atividade artstica se concentra na pintura da Capelinha da Nonna, mandada construir no jardim da casa de seus pais para sua av Pellegrina, que no podia mais ir igreja.

Em abril inaugurada exposio de Portinari na Howard University Gallery of Art, em Washington, D.C. Integrando uma universidade de negros, essa galeria interessa-se pela posio firme do pintor brasileiro com relao questo racial, como sua obra amplamente demonstra. Em 22 de novembro do ano anterior, Alonzo J. Aden, curador da galeria, escrevera a Portinari: Tenho certeza, j que estou a par de seus sentimentos profundos e de seu interesse por assuntos ligados negritude, que esta mostra ser deveras proveitosa tanto para nossos estudantes quanto para os amigos da cidade (...).
17

Gostaria de expressar mais uma vez nossa gratido pelo interesse incomum que o senhor demonstrou pela Galeria de Arte da Universidade de Howard. (48).
Assim, continua viva, naquele ano, a presena de Portinari nos Estados Unidos, pois seus quadros percorrem diversas cidades norte-americanas: Syracuse, Terre Haute, Kansas City, Minneapolis, San Francisco, Pittsburgh, St. Louis, Washington, Pittsfield, Grand Rapids, Newport, Indianapolis e Denver.

1942

O prestgio internacional de Portinari se expande em 1942: em janeiro so inaugurados os murais na Fundao Hispnica da Biblioteca do Congresso, em Washington. A revista Time comenta: O trabalho, um afresco, foi realizado em apenas sete semanas. O pintor Portinari se recusou terminantemente a ter uma platia enquanto pintava, admitindo somente sua esposa, seu filho pequeno e seu irmo Loi. Declarou: bons vizinhos so bons vizinhos, mas arte arte . (49). Sobre esta inaugurao pronunciam-se importantes crticos, como Chandler de Brossard: A obra de Portinari para a Fundao Hispnica na Biblioteca mostra ser ele no s um desenhista mais do que competente e um colorista inteligente com grande facilidade de composio, como tambm um homem dotado de uma compreenso profundamente comovedora e intensamente direta da parte substancial da sociedade - o homem comum. Seus smbolos exalam a vibrao da vida. (50).
Nessa ocasio, Portinari passa por Nova York, para retratar a me de Nelson Rockefeller. , provavelmente, ento que v, no MoMA, a tela Guernica, de Picasso, que produzir sobre ele forte impacto. No incio de fevereiro Portinari vai para Brodsqui, onde fica trs meses. De passagem por So Paulo d entrevista, dizendo que pretende, durante a estadia, decorar a igreja de Santo Antnio, que fica na praa fronteira casa de seus pais. Mrio de Andrade escreve-lhe, a propsito: Fiquei assombrado e entusiasmado com a sua idia de fazer murais na igreja da. Mas voc no estar maluco, meu irmo? Quanto dinheiro voc vai gastar nisso! Mas isso ainda no o importante: eu receio que voc tenha dissabores com o povo e a padraria da que, embora respeitem voc, certamente no iro compreender e muito menos admirar o que voc vai fazer. (51). Portinari faz apenas uma tela, representando Santo Antnio e o Menino Jesus, que decora o altar da igreja. Em maio publicado nos Estados Unidos o livro infantil Maria Rosa every day fun and Carnival frolic with children in Brazil, de Vera Kelsey, com 22 ilustraes de Portinari.

De volta ao Rio, executa os painis para a Rdio Tupi do Rio, encomendados por Assis Chateaubriand, proprietrio de uma das mais importantes redes de jornais e rdios da poca: Tendo como tema a msica popular, a srie d ao artista a oportunidade de
18

abordar seu tema preferido: o homem do povo. A gente do morro povoa a nova obra de Portinari com seus tipos caractersticos: msicos, sambistas. (52).
Com os painis da Rdio Tupi do Rio de Janeiro praticamente prontos, Portinari lana-se execuo de mais oito painis que iro constituir a Srie Bblica, destinadas s instalaes da Rdio Tupi de So Paulo. O tema est mais de acordo com o estado de esprito no qual se encontra Portinari, como interpreta Mrio de Andrade:

Muito mstico, embora pouco religioso, o que iria dar ao artista a sua simblica era sempre a Bblia. Mas o Velho Testamento mais generalizador, e no a grandeza particularista dos Evangelhos. Se certo que preocupa o esprito de Candido Portinari a situao angustiosa do mundo atual, com seus totalitarismos e suas guerras, e se certo que foi essa solidariedade principal que determinou a simbologia dramtica dos quadros bblicos, eu creio que vinha se ajuntar a isso a luta particular do artista, muito solicitado pelos donos da vida, o capitalismo, os elementos polticos oficiais e oficiosos, a aristocracia burguesa, que o adotavam, o cumulavam de encomendas e honras, ameaando destruir a liberdade e a pureza da sua criao. (53). Um dos primeiros painis da Srie Bblica a ficar pronto, Ira das Mes ou O ltimo Baluarte, impressiona fortemente o ministro Capanema. No dia 7 de dezembro ele escreve a Portinari, retomando o assunto do Ministrio: Guardo na retina a forte impresso de seu quadro O Ultimo Baluarte, que considero uma obra da maior beleza. Sobre as pinturas para o edifcio do Ministrio da Educao, penso que no mudarei de idia quanto aos temas. No salo de audincia, haver os doze quadros dos ciclos de nossa vida econmica, ou melhor, dos aspectos fundamentais de nossa evoluo econmica. Falta fazer o ltimo carnaba , mudar de lugar o da borracha, e fazer de novo um que se destruiu. No gabinete do ministro, a idia que me ocorreu anteontem a na sua casa parece a melhor: pintar Salomo no julgamento da disputa entre as duas mulheres. Voc leia a histria no terceiro livro dos Reis, captulo III, versculos 16-28. No salo de conferncias, a melhor idia ainda a primeira: pintar num painel a primeira aula do Brasil (o jesuta com os ndios) e, noutro, uma aula de hoje (uma aula de canto). No salo de exposies, na grande parede do fundo, devero ser pintadas cenas da vida infantil. Peo-lhe que faa os necessrios estudos e perde desde j as minhas impertinncias. (54).
Em dezembro, feita a apresentao da Srie Os Msicos, os painis da Rdio Tupi do Rio. Um dos primeiros discursos o de Assis Chateaubriand:

Grandezas e misrias do Brasil, sua sensibilidade, suas tragdias secretas, a contra-revolta obscura das suas classes desafortunadas, o frenesi dos sambas, dos batuques, o desengono do frevo, a melancolia, sem azedume, dos negros e dos mulatos,
19

que a escravido policiou, o cavalo-marinho e o africano, o enterro dos simples e dos humildes, o tocador de flauta e o malandro dos morros, em toda essa comdia humana a palheta de Portinari deita cores imortais. Seu estilo no tem sombra de artifcio. Fatigados de tanto academismo, de tanta arte de repetio e de decadncia, os brasileiros se volvem para a interpretao mgica desse operrio da arte nacional autntica, que Portinari. Aqui ele est solto. No teve governo, Capanema, admoestaes estatais, nada, para o sufocar ou estrangular. Ficou por conta do demnio interior que o possui, e comps estas fbulas que sobem pelas paredes acima como labaredas de fogo do gnio infernal que o devora. Portinari o maior e mais fantstico pintor de negros que ainda viu a espcie humana. Ele sente a frica com sua magia, os seus mistrios, a sua volpia, como nenhum outro artista do pincel. preciso ser florentino de sangue e de centelha como ele , para produzir estas maravilhas murais que a esto. O gnio puro e universal de Florena enterrou olhos, alma, corao nas razes negras e amarelas do povo brasileiro, e veio, da Baixa do Sapateiro, do morro do Querosene, do bas-fond das duas cidades com esses diamantes negros que sacudiu a mancheias por ali alm. Mas no foi s o negro e o mulato que ele viu. Viu tambm o jangadeiro e viu o gacho, isto , viu o norte e o sul do Brasil, na serena unidade dos materiais que lhe alimentam a fora com as suas peculiaridades e o seu rutilante colorido humano. (55).
1943 Portinari inicia o ano com a Srie Bblica, destinada Rdio Tupi de So Paulo, j concluda. A respeito da influncia da Guernica de Picasso sobre esta srie, a crtica se manifestar diversas vezes. Em maio de 1946, a revista portuguesa Vrtice publica entrevista de Portinari ao escritor portugus Mrio Dionsio, com o seguinte dilogo:

"Portinari -- Tenho sofrido muitas influncias, nem posso com preciso indic-las todas. Toda a escola italiana, Goya (tenho uma fase meio goyesca). Olhe este Tintureiro, esta Festa de So Joo... E, com uma voz repassada de entusiasmo, exclama de repente: Picasso! Dionsio Picasso anda, com efeito, por detrs de algumas destas coisas admirveis. O ltimo Baluarte o caso mais evidente, no ? Portinari sim, Picasso fulmina-me! Eu tinha de fazer O ltimo Baluarte. Se no o tivesse feito, isso teria sido muito mau. Era preciso faz-lo e esperar o que acontecesse. Ou me afundaria ou conseguiria dar o salto. E, escolhendo ao acaso uma das reprodues dos Retirantes, acrescenta: Foi o que aconteceu, dei o salto (56).
20

Anos mais tarde, a historiadora da arte Annateresa Fabris dir: A obra de Picasso traz para a expresso de Portinari uma influncia que a crtica considera nociva, pois o teria desviado duma linguagem prpria, j francamente exibida nos murais do Ministrio da Educao e da Fundao Hispnica. O impacto de Guernica explode realmente na srie para a Rdio Tupi de So Paulo. Portinari, nessas telas, se deixa levar por uma gesticulao intensa e, s vezes, um tanto teatral, no se deve ver nelas uma simples transposio da Guernica. Apesar de utilizar alguns achados picassianos, Portinari conserva seu sentido monumental, emprestando s suas figuras uma solidez rochosa, patente at mesmo na desarticulao. O carter slido de suas figuras realaado pelo expressivo trao negro que parece conter seu transbordamento. Portinari cria um contraste proposital entre figura e fundo, chegando ao que se poderia chamar de expressionismo cubista (...), grita alto diante da dor do mundo, dilacerado pela guerra, e nesse grito acaba por perder muito daquele rigor clssico que caracterizara sua obra at ento. Guernica, de fato, deve ser vista como um ponto de partida, uma sugesto e no a soluo final por ele buscada. No grito de dor de Picasso, a emoo contida pelo racionalismo da composio cubista. O grito de dor de Portinari parece no ter limites: o pintor deforma, desarticula suas figuras, transforma-as em gigantescos seres emblemticos de gestos amplos e poderosos. Ao homem, impotente diante da dor, restam as lgrimas. Lgrimas petrificadas e mos levantadas num gesto de splica ou de maldio. (57). Tambm o historiador da arte Germain Bazin declara: Criticar Portinari pela fascinao que durante alguns anos exerceu sobre ele a arte de Picasso tudo ignorar sobre o processo de gestao de uma personalidade artstica. Certas obras de Giovanni Bellini no foram outrora atribudas a Mantegna? Ainda hoje no hesitamos diante de certos quadros, entre os nomes de Rubens e Van Dyck, de Giorgione e de Ticiano? H, alis, entre o temperamento do espanhol e do brasileiro um parentesco nativo que tornava fatal o seu encontro. Os dois, possudos de um instinto de revoluo permanente, impem sua arte um estado de metamorfose que no pode encontrar sua concluso em mito nenhum. (58). Em junho inaugurada exposio individual de Portinari no Museu Nacional de Belas Artes, apresentando 168 obras. No dia 24 de julho, o artista escreve a Mrio de Andrade, que est em So Paulo: A exposio foi vista, segundo os catlogos e gente do Museu, por 25 mil pessoas. Fui chamado de tudo, desde bosta at de gnio (...). Mas fora isso tudo, o que foi confortante no meio dessa Babel foi ver os meus velhos amigos comparecerem todos. Defendendo-me agressivamente em artigos assinados contra os ataques. S faltaram voc e o Mrio Pedrosa, que se estivessem aqui ento que a coisa
21

seria completa. At o nosso Capanema, que foi to atacado na outra exposio esteve todo o tempo prestigiando com sua presena a exposio e por isto foi tambm nesta atacado. Enfim vale a pena trabalhar quando se conta com amigos dessa natureza. (59). Com o encerramento da exposio no Rio, os painis da Srie Bblica seguem para So Paulo, onde so inaugurados em setembro. Entre os vrios discursos pronunciados, destaca-se o da pintora Tarsila do Amaral: Tendo recebido uma delegao especial por parte dos pintores modernos de So Paulo para saudar o nosso glorioso Portinari, estou certa de que todos eles, embora com orientaes diferentes, se acham solidrios comigo nesta solenidade, que representa mais uma grande conquista da pintura moderna do nosso meio. (60).
1944 No incio do ano, Portinari passa trs meses em Petrpolis, onde executa trs painis para a Capela Mayrink, no Rio de Janeiro, pelo menos dois painis da Srie Retirantes e inicia os estudos para a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte. O escritor Otto Maria Carpeaux publica crnica com suas impresses sobre dois dos trs painis da Srie Retirantes recm-concludos:

Portinari gosta de surpreender-nos. Triunfou com as massas pesadas dos quadros bblicos; depois, consolou-se nos retratos de Joo Candido; iluminou, depois, os sarcasmos do velho Machado [Machado de Assis]; de Brodsqui levou uma poro de pequenas paisagens, cenas folclricas e cavalos furiosos. Quem sabia para onde isso levaria? Uma tarde, soubemos: descobrimos no ateli nova surpresa: um grande quadro de assunto social, representando uma famlia de retirantes, Gente pobre, disse o mestre, e abandonou-nos s impresses subjetivas. Portinari um homem emocionado. Emocionaram-no os homens e as mulheres do Brasil, trabalhadores e sofredores. (61).
Anos mais tarde, diria o crtico Flvio de Aquino: Na Srie Retirantes, um artista nacional expressa pela primeira vez a tragdia do Nordeste brasileiro assolado pela seca. (62).

Em junho, encontra-se no Brasil a companhia Original Ballet Russe, que se apresenta, junto com diversas outras, na temporada de bal. O colunista Marcos Andr comenta em O Globo: No intervalo, aps O Filho Prdigo, o Coronel de Basil, diretor da companhia, levou um grupo para ver os cenrios de Portinari para os bailados de Iara. Uma srie de cenas espantosas de beleza, diante das quais se desenrolar a tragdia dos retirantes. Os cus de Portinari j revelam a esperana e a angstia dos flagelados. As cenas por ele pintadas valem por um soberbo espetculo. (63).
Os cinco teles e 45 figurinos criados por Portinari foram pagos com cenrios e figurinos criados, por sua vez, pelo pintor italiano Giorgio De Chirico para o bal Nyobe, da mesma companhia. 22

Em julho sai do prelo o livro Memrias Pstumas de Braz Cubas, de Machado de Assis, primeira publicao da Sociedade dos Cem Biblifilos do Brasil. Traz 88 ilustraes de Portinari, sendo sete guasfortes originais e 81 desenhos a nanquim reproduzidos em clichs na Imprensa Nacional.

Em outubro inaugurada em Washington a exposio Paintings by Candido Portinari of Brazil, first anniversary exhibition. Sobre a abertura da mostra, Alonzo J. Aden, diretor da The Barnett Aden Gallery, escreve ao pintor: Sua exposio trouxe muitos elogios para o senhor, e muitos amigos para nossa Galeria. Ficamos entusiasmadssimos por ter a Sra. Roosevelt como primeira visitante na noite da abertura. Ela ficou muito impressionada e prometeu ver os murais na Biblioteca do Congresso. (64). Nesse mesmo ms, Portinari termina o mural Jogos Infantis, no Ministrio da Educao, que recebe do jornalista Geraldo Ferraz o seguinte comentrio: Durante muito tempo, naquela sala de espera, vereis este enorme painel, 14 metros por 6, e anos depois ireis vos habituando e ento tudo o que Candido Portinari ali reuniu vos falar claramente acerca da vossa, da minha, da nossa infncia. (65).
Em novembro, a revista Time reproduz o quadro Morro, noticiando a exposio Art of the United Nations, no Instituto de Arte de Chicago. Ainda nesse ano, Portinari participa com uma obra Espantalho da exposio Art in Progress, comemorativa dos 15 anos de fundao do MoMA.

1945 Logo no comeo do ano, Portinari sofre uma grande perda pessoal: morre em fevereiro Mrio de Andrade, seu grande amigo e incentivador. No plano geral, o ano de 1945 marcado no mundo inteiro pela derrota do nazi-fascismo e conseqente fortalecimento das idias democrticas. No Brasil, essas idias produzem amplo movimento popular, que visa dois pontos bsicos: anistia e eleies. Na liderana desse movimento surge um novo tipo de militante. Artistas e intelectuais de grande prestgio que, tomando as primeiras iniciativas de contestao da ordem, dividem com os polticos a conduo do movimento. Catalizando grande parte desse processo, est o Partido Comunista, nica organizao que, mesmo na clandestinidade, estava identificada com a resistncia ditadura e com as idias libertrias. A crise no interior do Estado Novo evidente. Enquanto os polticos se apressam a criar partidos que, com o mnimo de rupturas com o passado, possam operar a transio para o estado de direito, artistas e intelectuais aglutinam-se em torno das propostas transformadoras do Partido Comunista. A trajetria de Portinari a realizao, na prtica, desse processo. Os partidos recm-criados e o Partido Comunista Brasileiro esto com suas chapas eleitorais praticamente completas. O PCB resolve ir s urnas com candidato prprio presidncia da Repblica. Para 23

o Senado e a Cmara dos Deputados, lana antigos militantes e o maior nmero possvel de nomes conhecidos e de prestgio. assim que Portinari, Jorge Amado, Caio Prado Junior e outros integram as comunistas nos diversos estados. Em junho, Portinari vai a Belo Horizonte fazer o mural So Francisco se Despojando das Vestes, no altar da Igreja da Pampulha. A concepo arrojada do projeto de Oscar Niemeyer, aliada ao tratamento dado ao tema sacro, causam indignao. Durante 15 anos as autoridades eclesisticas recusaram-se a consagrar a igreja. Contudo, a breve ausncia do Rio de Janeiro no interrompe sua crescente preocupao poltica. Candidato a deputado federal, fala de seus motivos e de seu posicionamento:

Confesso que foi grande a minha emoo ao saber da incluso do meu nome na chapa do Partido Comunista. Se no se tratasse desse partido, de maneira nenhuma aceitaria. Voc compreende, no tenho jeito para deputado, mas perteno ao povo, com todos os seus defeitos e qualidades, por isso lutarei pelo partido do povo (...) Resolvi aceitar a incluso do meu nome porque considero o Partido Comunista como a nica grande muralha contra o fascismo e a reao, que tentam sobrenadar ao dilvio a que foram arrastados pelos acontecimentos. preciso haver uma mudana, o homem merece uma existncia mais digna. Minha arma a pintura. (66).
Em novembro o Tribunal Superior Eleitoral concede em termos definitivos o registro do PCB, que volta legalidade aps 18 anos de atuao clandestina. Em 2 de dezembro realizam-se as eleies, que do a vitria, por ampla margem de votos, ao general Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra de Getlio Vargas. O PCB elege um senador Luiz Carlos Prestes e 14 deputados, entre os quais se inclua Jorge Amado. Portinari, porm, no eleito.

1946 Como de hbito, Portinari passa os meses de janeiro e fevereiro em Brodsqui. Durante esse perodo, executa uma srie de desenhos retratando crianas de sua terra natal, que viro a constituir a Srie Meninos de Brodsqui. Recebe tambm confirmao, por parte de Germain Bazin, de convite para expor em Paris.

No dia 28 de abril Portinari embarca para Paris, que no visitava h 16 anos. Leva mensagem dos artistas plsticos brasileiros aos colegas franceses, como comenta a jornalista Silvia, na revista Esfera:Assim, a arte de Portinari falar no apenas pelos seus companheiros de trabalho, mas igualmente pelo pensamento do povo brasileiro. (67).
A exposio inaugurada em 2 de outubro na Galeria Charpentier. Consiste de 84 obras, a maioria realizada nos ltimos trs anos, mas inclui tambm obras representativas de fases anteriores. A apresentao do catlogo do crtico Jean Cassou, o prefcio de Germain Bazin.

24

O poeta Louis Aragon, por ocasio da inaugurao, declara: Hoje em dia, quando em Paris, quando na Frana, recebemos um artista estrangeiro, e sentimos nele a expresso profunda, exata, humana, arrebatadora de sua nao, quando descobrimos nele um verdadeiro artista nacional, ns o acolhemos de maneira diferente do que faramos em 1939, porque durante esses ltimos anos aprendemos, s nossas custas, por experincia prpria, o preo da Alma Nacional. por isso que Portinari, que chegou hoje a Paris, foi recebido com mais emoo do que ele, na certa, esperava. Todos os que vem aqui essas telas to essencialmente brasileiras, em que a vida do Brasil, em que o esprito de um povo que amamos sem conhecer verdadeiramente nos detalhes da vida cotidiana, se refletem de um modo to intenso, ento ns, franceses, sabemos que nos encontramos diante de homens que, como ns, podem amanh estar sujeitos morte, podem amanh estar sujeitos opresso e que, como ns, tm a dar ao mundo uma mensagem preciosa. Assim, aqui no consideramos Portinari como um estrangeiro; Portinari , isso sim, um grande artista que fala a mesma lngua que ns, esta lngua que faz a grandeza dos franceses, dos brasileiros, dos homens; esta grande lngua que no estanca diante de nada, de nenhuma considerao de escola e, no entanto, rica de todos os ensinamentos dos mestres modernos, de toda a grande tradio da pintura. valioso para ns que ele venha deste modo se exprimir em Paris, onde ajudar certamente at mesmo queles da Escola de Paris que frequentemente se julgam os donos do mundo, a vencerem suas pequenas apreenses, seus pequenos complexos e seu pudor. (68). A revista L'Amour de l'Art publica artigo de Jean Cassou: A exposio (...) que se realiza atualmente em Paris, mostra a diversidade, a liberdade e a fora de seu gnio. Portinari certamente o maior pintor da Amrica Latina e um dos maiores pintores contemporneos. (69). Do Rio, escreve Drummond: Voc a alegria e a honra do nosso tempo e da nossa gerao. No sei se saberia dizer-lhe isso pessoalmente, mas encho-me de coragem nesta carta para exprimir uma convico que de todos os seus companheiros, os quais se sentem elevados e explicados na sua obra. Sim, meu caro Candinho, foi em voc que conseguimos a nossa expresso mais universal, e no apenas pela ressonncia, mas pela natureza mesma de seu gnio criador, que ainda que permanecesse ignorado ou negado, nos salvaria para o futuro. (70). O crtico francs Michel Florisoone escreve, tambm na revista L'Amour de L'Art: uma soluo terrivelmente humana e dramaticamente social da plstica do nosso tempo. Tem-se a impresso que nele se salva a tradio, a tradio dos grandes ciclos de afrescos do Quattrocento, a tradio de Michelangelo, a tradio romtica e tambm a tradio romana, sem a qual a Renascena no teria sido mais do que um passatempo do
25

esprito, mas por meios atuais, aqueles que em vo emprega Picasso, os que o Surrealismo inventou. Com efeito, nossa escola contempornea do Ocidente, diante do Enterro na Rede, da Criana Morta, das Lavadeiras, nos parece apenas com um laboratrio. Com Portinari, eis que ela entra na vida. (71).
O governo francs condecora Portinari com a Legio de Honra. Nessa ocasio, o quadro Criana Morta, da Srie Retirantes, adquirida para o acervo do Museu de Arte Moderna de Paris. Ren Huyghe, ento conservador-chefe do Museu do Louvre, escreve a Portinari: Sinto-me feliz de ver que Paris o colocou no lugar que o seu, entre os grandes pintores do nosso tempo, feliz de ver que o Governo ratificou, com este gesto, a escolha da opinio pblica. (72). Em 26 de dezembro, j como candidato por seu estado natal, Portinari participa, como orador, num grande comcio na cidade de Campinas. Prossegue em campanha at as eleies, percorrendo vrias cidades do interior do estado de So Paulo, num grande esforo poltico.

Nesse mesmo ms, recebe uma carta do escultor francs Auricoste que diz: Voc na certa a causa de uma discusso apaixonada que se abriu aps o artigo de Garaudy em Arts de France, retomada por Aragon e Herv, respeito do realismo e da posio dos artistas e de seu engajamento. Que pena voc no estar presente, caro Portinari, para tomar parte nestes debates. (73). Em 15 de dezembro, O Jornal publica entrevista de Ren Huyghe, que fala ao correspondente especial em Paris, o crtico brasileiro Mrio Barata: Portinari um dos maiores pintores de nosso tempo. Sua fora enorme. Na manh em que vi o conjunto das suas telas tive tal choque emotivo que sa da Galeria Charpentier com uma verdadeira fadiga nervosa. Durante a tarde no consegui trabalhar. Estava realmente cansado. E em outro trecho: Salvo para os medocres, no h influncias. Sofre-se as que se tem em si. Encontra-se o que se procurava. Para alguns crticos, Portinari demasiado europeu. Isso se deve a que certos franceses no tm o hbito de reconhecer seno aquilo que j conhecem. Portinari profundamente brasileiro. No existem mais influncias em Portinari que em qualquer pintor francs. (74).
A atividade poltica prossegue: em 27 de dezembro, o jornal Hoje publica artigo assinado por Portinari, com o ttulo O Partido Comunista defende a famlia, uma famlia que tenha o que comer e o que vestir, contestando a acusao de que os comunistas iriam destruir a famlia brasileira.

1947

No dia 17 de janeiro, ante-vspera das eleies, acontece em So Paulo uma grande manifestao. Portinari, como candidato ao Senado, faz declaraes ao jornal Hoje sobre a questo do campesinato: O quadro ttrico e no necessrio ser comunista para senti-lo em toda sua plenitude. Aos homens honestos, aos brasileiros sinceros, aos
26

patriotas de fato que falo, para que analisem tal assunto com frieza. Que meditem sobre a responsabilidade que lhes pesa sobre os ombros e que, como ns, comunistas, tentem dar um paradeiro a isso que a est. (75).
As eleies realizam-se em 19 de janeiro. Desde o incio das apuraes, o nome de Portinari para a cadeira do Senado parece se afirmar. No entanto, ele no eleito, por pequena margem de votos. Esta sbita mudana coloca em dvida a lisura do pleito, o que leva o PCB a recorrer justia, solicitando recontagem dos votos. Em maio, terminando um processo iniciado um ano antes, o Tribunal Superior Eleitoral vota pelo cancelamento do registro do Partido Comunista Brasileiro. O pedido de cassao alega que o PCB uma organizao internacional a servio de Moscou. Depois de 18 meses de vida legal, o partido volta clandestinidade. Seus representantes no Congresso continuam gozando das imunidades parlamentares at janeiro do ano seguinte, quando seus mandatos so cassados. Em seguida ao fechamento do PCB, instaurase inqurito para apurar as atividades da Escola do Povo, ligada ao Partido. A diretoria, os membros do conselho administrativo e os professores so includos no processo e chamados a depor na polcia por vrias vezes. Portinari e Oscar Niemeyer esto entre os convocados. Enquanto isso, inaugura-se a exposio Portinari of Brazil, na Unio Panamericana (atual Organizao dos Estados Americanos / OEA), em Washington. Ele s voltar a expor nos Estados Unidos 12 anos mais tarde. Esta ausncia no cenrio americano reflete o conflito entre as posies polticas adotadas por Portinari e o macartismo que impera na poltica americana. Em maio Portinari viaja para a Argentina. Em julho inaugurada em Buenos Aires, no Saln Peuser, sua primeira exposio individual na Argentina, cuja capital esse momento importante centro polarizador de atividades culturais. convidado de honra de um banquete oferecido em sua homenagem por diversas entidades culturais. Conhece ento os poetas Nicols Guilln, cubano, e Rafael Alberti, espanhol exilado na Argentina. Com ambos desenvolver fortes laos de amizade. Nessa ocasio, Guilln dedica a Portinari um poema, que termina com os versos:

Asi con su mano dura, hecha de sangre y pintura sobre la tela suea y fulgura un hombre de mano dura & Portinari lo consuela e si se enferma, lo cura al hombre de mano dura que est gritando en la tela hecho de sangre y pintura suea y fulgura. (76).
27

No dia 30 de agosto, Portinari chega a Montevidu,trazendo parte da exposio do Saln Peuser. O convite uruguaio da Comisso Nacional de Belas Artes, em cujo salo expe as obras. Em 12 de setembro, profere a conferncia Sentido Social da Arte, no Instituto Verdi, de Montevidu. Sua chegada ao Rio de Janeiro, com a famlia, se d no dia 27 de setembro e coincide com o agravamento da situao poltica. O governo Dutra acirra a perseguio aos comunistas e em novembro Portinari volta para o Uruguai, pela primeira vez sem a famlia. Acompanha-o sua irm Ins nesse exlio voluntrio, que se prolongar at junho do ano seguinte.

1948 Em abril, o painel Primeira Missa no Brasil, encomendado pelo Banco Boavista do Rio de Janeiro e pintado no Uruguai, exposto no Teatro Solis, em Montevidu, por iniciativa da Comisso Nacional de Belas Artes, ao lado de outros leos e desenhos do pintor, todos datados desse ano.

Da Itlia, chega a notcia do reincio das bienais de Veneza, interrompidas pela guerra. Escreve Mrio Pedrosa: Pela primeira vez, o Brasil convidado a participar. Tiveram, entretanto, a audcia de excluir um Portinari ou um Segall da representao brasileira! Ningum tem dvidas na Itlia da presena de Portinari na nossa representao. Isso mesmo me deu a entender o professor Palluchini [secretrio-geral da Bienal], ao referir-se ao ensejo que iam ter de conhecer a obra do nosso artista. A sua excluso, pois, no uma injustia, pior: um disparate. Ter a poltica, ou melhor, a polcia, participado dos trabalhos da Comisso? Na verdade, o Brasil no estar representado em Veneza. (77). A revista argentina Ver y Estimar, dirigida pelo crtico Jorge Romero Brest, publica artigo intitulado Exaltao a Portinari, da autoria do prprio Brest: Exalto-o porque pinta e desenha o que no seu mundo vive e morre ainda que o amplie at o mundo dos outros e o que di com essa dor que no se extingue, na ferida sempre aberta da angstia, sua quaresma e sua salvao. E porque no se esgota no protesto viril e dispara rumo ao futuro num canto lrico de esperana. (78).
Em junho Portinari volta para o Brasil e em julho sai do prelo O Alienista, de Machado de Assis, editado por Raymundo Castro Maya. Portinari ilustra o texto com quatro guas-fortes originais e 36 desenhos a nanquim.

Em 8 de agosto, o jornal Correio da Manh publica artigo de Mrio Pedrosa sobre a Primeira Missa no Brasil e diz: A missa de Portinari um ato de conquista cultural, de plantao de semente na terra virgem. Aquilo tudo vem de fora; um enxerto de civilizao crist em solo pago. Eis porque no h ndios.
28

Pedrosa observa: Ele no desce aqui at os tons supercarregados, sombrios, neutros de outras composies quase despidas de cores, no esprito de Guernica. Desta vez, solta as rdeas ao seu velho amor, seu amor italiano, verista, veneziano, s cores cantantes, aos belos tons altos e puros. (...) Ningum ignora as influncias que Picasso exerceu sobre Portinari, como alis continua a exercer sobre quase todos os artistas modernos mais moos da Frana aos Estados Unidos, da Alemanha Itlia. Este painel de Portinari a demonstrao final de que o nosso pintor no pertence famlia picassiana. Alis, esta foi sempre a nossa convico. (79).
Em setembro, Portinari j est ocupado com os estudos para o painel Tiradentes, encomendado para decorar o Colgio Cataguases, no estado de Minas Gerais, projetado por Niemeyer.

Ecos da exposio de 1946 na Galeria Charpentier, em Paris, continuam reverberando em acesa polmica: realismo versus abstracionismo. Regressando de Paris, o crtico Antonio Bento escreve: A exposio de Kandinsky na capital francesa foi feita precisamente em 1946, dando novo impulso corrente abstrata. Para onde vai a pintura? Era a pergunta que todos faziam em Paris, nos meados daquele ano, quando Portinari apareceu na Galeria Charpentier. Sua contribuio imediatamente reforou a corrente figurativa, tendo Florisoone afirmado que sua exposio abrira um caminho novo. A pintura de Portinari fazia a plstica voltar aos grandes temas humanos, falando inteligncia e ao corao de todos. A observao foi justa, pois a Escola de Paris deixara de parte os temas eternos que sempre fizeram a grandeza da pintura. Marchara em novas direes, fazendo da natureza morta o seu assunto mais importante. E procurava deliberadamente a pintura pura, que chegou ao seu extremo limite com a arte abstrata. A exposio de Portinari foi o ponto de partida para o debate encarniado que comeou no outono de 1946 e que ainda agora continua aceso em Paris. (80).
Em dezembro, Portinari faz uma exposio retrospectiva no Museu de Arte de So Paulo / MASP, organizada por seu diretor, Pietro Maria Bardi. O catlogo apresenta textos de Bardi, Jean Cassou, Otto Maria Carpeaux, entre outros. Nessa ocasio, as obras Enterro na Rede, Criana Morta e Retirantes, da Srie Retirantes, so doadas ao Museu por Assis Chateaubriand.

1949

Portinari inicia a execuo do painel Tiradentes. A revista Time comenta: Portinari estava trabalhando arduamente na semana passada em um mural celebrando a vida de Tiradentes, que foi enforcado e esquartejado pelas autoridades coloniais portuguesas em 1792; as partes de seu corpo foram exibidas nas vrias provncias brasileiras como uma lio sangrenta. (...) Ultimamente Portinari abandonou as tristes plancies cinzentas e as figuras acocoradas, com juntas protuberantes, de seus anos anteriores, em favor de um
29

mundo tropicalmente brilhante e anatomicamente verossmil que resplandece com amarelos solares e sombras de um roxo-imperial. Mas apesar de ter mudado as cores de sua paleta, no mudou suas cores polticas. A nova luz clara de seus murais mais recentes, incluindo o do Tiradentes, faz mais do que agradar o olho: torna Portinari, que diz pintar para ensinar meu povo o que errado, um professor cada vez mais eloqente. (81).
Mas enquanto a nova obra vai sendo pintada, perdem-se seis dos oito painis da Srie Os Msicos, destrudos pelo incndio da sede da Rdio Tupi do Rio. Ainda no incio do ano, Portinari convidado a participar, em Nova York, da Conferncia Cultural e Cientfica para a Paz Mundial, mas a embaixada americana nega-lhe o visto de entrada. Impossibilitado de comparecer, Portinari envia mensagem, alm de telegrama de protesto ao Embaixador americano e ao Ministro brasileiro das Relaes Exteriores. Em abril, ainda por sua participao na Escola do Povo, ele intimado a comparecer Polcia Central para prestar esclarecimentos. Em agosto impetrado um habeas corpus para que, junto com outras pessoas, possa embarcar para o Mxico, onde se instalar o Congresso Internacional da Paz. O Congresso, no entanto, tem incio antes da concluso do processo, o que impede a participao da delegao brasileira.

O pensador francs Roger Garaudy vem em seguida ao Brasil, hospedando-se em casa de Portinari. Ao regressar, escreve-lhe: Ainda no pude ver Auricoste, mas vi duas vezes Fougeron e eles ainda no encontraram um ateli para voc. Alis, Fougeron est estranhando as dificuldades materiais. Pedi a Madeleine Braun que procure para voc um apartamento e um ateli. Logo que eu tiver qualquer coisa em vista, escreverei. Como estou impaciente por reencontrar na Frana, junto a voc, aquela atmosfera to afetuosa e fraternal com a qual voc me rodeou no Rio! Finalmente pude comear a pr em ordem as notas ditadas por voc no Rio e espero ver realizado dentro em pouco o livro sobre nosso grande Portinari. Uma boa notcia: segundo todas as probabilidades, poderemos edit-lo na Frana e de maneira luxuosa. Hei de mant-lo a par. Em minha casa, em Albi, h um verdadeiro desfile para admirar seu belo desenho e a coleo de fotos: fico bem orgulhoso de poder mostrar e fazer apreciar esse tesouro. (82).
Em novembro, o painel Tiradentes inaugurado no Colgio de Cataguases, pequena cidade do estado de Minas Gerais, depois de ter sido exposto no Rio e em So Paulo nos meses de agosto e setembro. Vasta composio, medindo 3,15m x 18m, esta tmpera sobre tela representa os episdios e os protagonistas principais da Inconfidncia Mineira, destacando-se a figura, o suplcio (1792) e a glorificao de Tiradentes, como precursor da causa da independncia nacional. Nesse ano, Portinari conhece, atravs de Rafael Alberti, aquele que se tornar seu mais fraternal amigo: o industrial e poeta italiano, Giuseppe Eugenio Luraghi, na poca presidente da Alfa-Romeo.

30

1950 Em janeiro, Portinari recebe carta da diretora do Departamento de Habitao Popular do Rio de Janeiro, Carmen Portinho, encomendando estudo para um grande painel de azulejos. A decorao vai integrar um projeto pioneiro de habitao popular no Brasil, o Conjunto Residencial do Pedregulho, projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy. Em 21 de fevereiro, Portinari embarca para a Itlia, onde permanece at 23 de maro. Pela primeira vez visita Chiampo, no Vneto, cidade de seu pai, em companhia do amigo Eugenio Luraghi. De volta Frana, executa o painel Os Pescadores, encomendado pelo banqueiro brasileiro Walther Moreira Salles. Em virtude de suas dimenses, o painel feito no ateli do pintor Francis Jourdain. Pinta ainda Navio Negreiro, O Balco, Cabea de Negrinha, vrias telas da Srie Galo, assim como o Retrato de Jayme de Barros, entre outros. Em junho, participa da XXV Bienal de Veneza, enviando seis obras, escolhidas no Brasil na sua ausncia. a primeira vez que Portinari participa dessa Bienal. Toda a representao brasileira passa desapercebida pela crtica internacional, que concede aos mexicanos Siqueiros, Rivera, Orozco e Tamayo, e aos belgas Ensor, Brusselmans, Tytgat, Permeke, Van den Berghe, De Smet, De Bruycker, Delvaux e Masereel as honras do evento. Mas o II Congresso Mundial dos Partidrios da Paz, em Varsvia, na Polnia, cujo conselho presidido por Frdric Joliot-Curie, concede a Medalha de Ouro da Paz a Portinari, por sua obra Tiradentes.

1951 Em maio lanado o movimento de anistia ampla aos cidados presos ou perseguidos por delito de opinio, entre os quais est Portinari. O grande acontecimento poltico a volta de Getlio Vargas ao poder atravs de eleies. O grande acontecimento artstico a inaugurao da I Bienal de So Paulo, em 20 de outubro, com cerca de dois mil trabalhos de pintura, escultura, arquitetura e gravura de 19 pases. Entre os artistas estrangeiros figuram Picasso, Lger, Rouault, Giacometti, Pollock, Morandi, Magritte, Calder e Torres-Garcia. Entre os brasileiros, so artistas convidados: Portinari, Segall, Brecheret, Di Cavalcanti, Bruno Giorgi, Lvio Abramo, Maria Martins e Goeldi. Pode-se medir o sucesso dessa I Bienal pelo nmero de visitantes, sem precedentes no Brasil: mais de cem mil. A Portinari reservada uma sala especial. Ele participa tambm do LVI Salo Nacional de Belas Artes (diviso moderna do Salo de Belas Artes), no Rio de Janeiro, do qual estivera ausente desde 1932. Na Itlia, lanada a monografia Portinari, organizada e apresentada por Eugenio Luraghi (Edizioni Della Meridiana, Milo).

1952

31

Portinari trabalha no painel Chegada da Famlia Real Portuguesa Bahia, por encomenda do Banco da Bahia. Em Brodsqui, a partir de julho, pinta um conjunto de obras sacras para a Igreja Matriz da cidade de Batatais, onde foi batizado, vizinha a seu vilarejo natal. Em agosto, a Bienal de Veneza destina participao brasileira, um salo com 64 metros quadrados. Inicialmente o espao alocado era ainda menor, permitindo o envio de apenas 25 quadros. Devido s gestes do comissrio brasileiro, Francisco Mattarazzo Sobrinho, consentiu-se em ampliar esta representao para 45 quadros e algumas esculturas (mesmo assim instalando dois biombos na sala de 8 x 8m). Portinari, Segall e Di Cavalcanti recusam-se a enviar obras. Em outubro, o Secretrio Geral Organizao das Naes Unidas anuncia a oferta, feita pelo governo brasileiro, de dois painis, que sero executados por Portinari, e que decoraro um dos sales da nova sede da entidade, em Nova York. Frdric Joliot-Curie convoca para 5 de dezembro, em Viena, o Conselho Mundial da Paz, para o qual Portinari faz um cartaz que j prenuncia os seus estudos para os painis Guerra e Paz, que far para a ONU. Em novembro, a revista O Cruzeiro, de Assis Chateaubriand, comea a publicar em captulos semanais o romance Os Cangaceiros, de Jos Lins do Rego. Para esta srie, Portinari faz 30 ilustraes.

1953 A decorao da igreja de Batatais inaugurada em maro. O povo da regio acorre em massa para assistir ao evento. Aos crticos que o acusam de contradizer-se com sua pintura sacra, Portinari responde: Pinto a dor, a alegria, o trabalho, a misria, o meu povo, enfim. Eu no poderia, sem fugir realidade, deixar de fazer quadros de fundo religioso. Aos que dizem ter ele voltado arte acadmica nessas pinturas, Portinari responde: No fiz concesses de ordem poltica nem de ordem artstica. (83). Em abril, ento com 50 anos, Portinari apresenta pela primeira vez um problema grave de sade, conseqncia do uso de determinadas tintas. Mas nesse mesmo ms, aps dez anos sem expor individualmente no Rio de Janeiro, inaugura, em 29 de abril, uma grande exposio (100 obras) no Museu de Arte Moderna / MAM. A sociedade carioca, que se afastara quando o pintor ingressou no Partido Comunista, j est plenamente reconciliada com Portinari e comparece em massa. Em agosto, conclui sua segunda Via Sacra, criada para integrar o conjunto da Matriz de Batatais. Em dezembro o Museu de Arte Moderna de So Paulo realiza a II Bienal, a que concorrem 38 pases. O evento apresenta retrospectivas do cubismo e do futurismo. Bernard Dorival, conservador do Museu de Arte Moderna de Paris, declara: Esta Bienal superou todas as manifestaes coletivas de arte moderna j realizadas no mundo. (84). H viva curiosidade quanto aos mexicanos, que nuncam haviam exposto no Brasil. Falta Rivera, mas esto presentes Orozco, Siqueiros, Tamayo e a Grfica Popular Mexicana. Tamayo recebe o grande prmio de pintura da Bienal, junto com o francs Alfred Manessier. Na representao brasileira so

32

premiados Volpi e Di Cavalcanti. Apesar das dimenses do evento, dele no participaram Portinari, Segall, Pancetti, Guignard, entre outros.

Em dezembro, Portinari comemora a passagem dos seus 50 anos. Em artigo para O Jornal, Jos Lins do Rego sada-o, exaltando sua paixo pela pintura: Deus entregoulhe os pincis. Se um dia lhe viessem dizer: Portinari, no h mais pintura, o rapaz de Brodsqui diria: Ento vamos todos morrer . (85). Ainda nesse ano ele entrevistado por seu amigo, o poeta Vincius de Moraes: Como voc chegou sua posio poltica? Portinari responde: No pretendo entender de poltica. Minhas convices, que so fundas, cheguei a elas por fora da minha infncia pobre, de minha vida de trabalho e luta, e porque sou um artista. Tenho pena dos que sofrem, e gostaria de ajudar a remediar a injustia social existente. Qualquer artista consciente sente o mesmo. (86).
1954 Em fevereiro Portinari inaugura exposio individual no Museu de Arte de So Paulo / MASP, em homenagem ao IV Centenrio da cidade, apresentando mais de 100 obras, entre as quais as duas maquetes para os painis da ONU. Entretanto, por apresentar sintomas cada vez mais freqentes de intoxicao, fica, por determinao mdica, algum tempo sem pintar. Aparentemente o chumbo contido nas tintas a causa da doena. Ele reclama: Estou proibido de viver. Nessa ocasio a escritora Dinah Silveira de Queiroz o encontra na rua e, anos mais tarde, recordar: ... seus olhos estavam rasos dgua. Se no me engano, foi no Castelo e ele vinha com sua Maria (...) Estava magro, abraou-me profundamente e disse: Imagine! no posso mais pintar, estou proibido pelo mdico. (...) Maria no deixou muito tempo para conversa: ele no deveria comover-se. Tive vontade de sair atrs dele e dizer: voc j nos deu a obra mais grandiosa que um pintor pode oferecer sua terra, j nos cumulou de uma riqueza que vai varar os tempos.... Escolhido para participar da representao brasileira na XXVII Bienal de Veneza, Portinari apresenta quatro painis da Srie Cenas Brasileiras, criada para a nova sede da revista O Cruzeiro. Em outubro, ao lado de artistas, expe na mostra organizada pelo Comit de Cooperao Cultural com o Estrangeiro, em Varsvia, que tem como tema principal a luta dos povos pela paz. Participam 140 artistas representando 15 pases.

1955 Em fevereiro finalmente assinado o contrato entre Portinari e o Ministrio das Relaes Exteriores para execuo dos dois painis, Guerra e Paz, para a ONU. Os estudos j se encontram bastante adiantados. 33

Enquanto isso, acirra-se a discusso sobre arte abstrata e arte figurativa, tendo como alvo principal Portinari, que constantemente atacado pelos adeptos do abstracionismo ascendente. Anos mais tarde, aps a morte de Portinari, Carlos Drummond de Andrade afirmar: O caso Portinari no deve ser entendido luz do conflito entre figurativos e abstratos. Sua posio dramtica no contexto de uma poca dramtica foge a essa simplificao, e nela est a chave de sua arte. No poderamos situ-lo de um lado, como pintor hostil ao outro lado, teimosamente apegado a experincias e solues superadas por uma instvel e contraditria vanguarda. A larga, porosa, pattica humanidade de Portinari envolve suas pesquisas oficinais e suas preocupaes estticas numa ambincia de vida vivida e sentida ao mximo de tenso. Esse grande isolado s o para resguardo do ofcio. Mas seu ofcio fundir o sublime desinteresse a-histrico da arte comunho histrica, imediata, com os humilhados e os despossudos, notadamente as crianas; e ainda com os animais e, finalmente, com estruturas inanimadas. A obra de Portinari atinge a beleza de um cntico auroral por sobre as misrias do mundo e, particularmente, de seu pas; testemunho e resgate. (87). Mas Portinari sente-se desanimado e questiona no s o problema da arte figurativa, da sua arte, como tambm a funo da arte na sociedade contempornea e sua substituio por meios mais modernos de comunicao. Aponta o divrcio do humano e o desconhecimento do mtier como duas das causas principais da crise da arte. Em maro, publicado o livro Disegni di Portinari, com introduo de Luraghi em quatro lnguas, reproduzindo 112 obras do artista. Em junho, inaugurada a exposio Art in the 20th Century, no Museu de Arte de So Francisco, com 537 obras representando 20 pases. Portinari representado com um Espantalho. Em julho, abre-se a III Bienal de So Paulo, apresentando quase duas mil obras de mais de 30 pases. Entre as retrospectivas do evento, avultam as de Fernand Lger, Sophia Taeuber-Arp, Max Beckmann, Wilhelm Thony e Alfred Kubin. Na representao brasileira, possvel apreciar um amplo espectro, tanto de escolas e gneros, quanto de geraes. Portinari e Segall ocupam as duas salas especiais, hors concours, tendo Portinari apresentado 12 estudos para o painel Guerra, todos eles de grandes dimenses. A polmica entre figurativistas e abstracionistas continua dividindo os artistas em grupos por vezes ferozmente hostis uns aos outros. Mas Portinari agraciado com a medalha de ouro do International Fine Arts Council, de Nova York, como melhor pintor do ano e em outubro inaugura o painel Descobrimento do Brasil, encomendado para o novo edifcio do Banco Portugus do Brasil, no Rio de Janeiro.

1956 Em 5 de janeiro, Portinari entrega os painis Guerra e Paz para serem doados ONU pelo governo brasileiro. Os dois, medindo 14 x 10m cada um, foram realizados a leo sobre madeira compensada naval, durante nove meses, com a ajuda de Enrico Bianco e Rosalina Leo. 34

No dia 27 de fevereiro o Presidente da Repblica, Juscelino Kubitschek, inaugura a exposio dos painis no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, despertando intensa curiosidade. O prprio artista e seus auxiliares ainda no haviam tido oportunidade de ver o trabalho na sua ntegra, pois, em virtude de suas grandes dimenses, a execuo foi feita por segmentos, cada um medindo 2,20m x 5m.

Todos os jornais noticiam o ato da inaugurao, durante o qual o Chefe do Governo entregou a Portinari a medalha de ouro que lhe fora concedida no ano anterior pelo International Fine Arts Council. O jornal Imprensa Popular abre manchete O povo lotou o Municipal para ver os painis de Portinari e descreve: ..Nunca vi uma coisa assim, disse o porteiro que distribua os folhetos entrada. Aberto o Teatro Municipal, o povo afluiu para ver a obra monumental. Grupos de estudantes, operrios, moas, velhos, pessoas vestidas simplesmente, enfim, uma grande massa que se renovava continuamente, durante todo o dia e pela noite a dentro, lotou o Municipal. (88). Em seu estudo Anlise iconogrfica da pintura monumental de Portinari nos Estados Unidos, o historiador da arte Clarival do Prado Valladares escreve: Em A Guerra, contam-se seis vezes a figura materna com o filho morto ao colo, naquela imaginria da Piedade, e entre os quase 70 figurantes acham-se as faces dos Retirantes nordestinos (...). Portinari teve nos quatro cavaleiros do Apocalipse o seu ponto de partida para toda A Guerra, intemporal e ubqua. E para A Paz, sua matria-prima foi a memria da infncia. Teria sido, tambm, as Eumnides, de squilo. Refere-se, pois, terceira parte da trilogia de squilo, Oresteia, quando as Frias concordam em se transformar em espritos pacficos que se chamaram Eumnides. Na verdade, Portinari nem de longe arremeda cenas ou personagens da mitologia ou da dramaturgia grega. Todos os figurantes de A Paz so meninos de Brodsqui, s vezes nas gangorras, como aparecem em vrias de suas telas, outras em cambalhotas e piruetas, pulando carnia ou armando arapuca, moas que danam e cantam, um coral de crianas de todas as raas, assim como ns, brasileiros, noiva da roa na garupa do cavalo branco, o palhao, a mulher carregando o cordeiro, dois cabritos que danam bem no centro do painel como se fossem o ncleo da Paz, a gua e o potro e, na faixa de cima, bem l em cima, camponeses plantando, camponeses colhendo, o espantalho, os batedores de arroz, homens, mulheres e meninos que cantam. No h dvida, s podem ser as Eumnides entre as moas e os meninos de Brodsqui. (89). Mrio Pedrosa destoa dos admiradores ao declarar: Para que algum saiba o que Portinari quis dizer com os seus painis, preciso escrever ttulos A Guerra e A Paz sob o painel respectivo.
Em junho, Portinari viaja para Israel, levando consigo quase 200 trabalhos, entre pinturas e desenhos, alm das maquetes dos painis Guerra e Paz, que expor em vrias cidades, a convite do 35

governo daquele pas. Ao chegar a Jerusalm, recebido pelo presidente Ben-Zvi, o ministro das Relaes Exteriores Moshe Sharet, o prefeito Gershon Agron, outras autoridades e um grupo de artistas israelenses. No dia 16 de junho inaugura-se a exposio Portinari leos e Desenhos, 1944-1956, no Bezalel National Museum. No dia 22, o jornal Haboker publica extenso artigo sobre a exposio, destacando: muito provvel que esta exposio seja o acontecimento artstico mais importante jamais ocorrido em Israel. Esta a primeira vez que um artista no judeu, entre os maiores de nossa gerao, organiza uma grande exposio em Israel. (90). A exposio percorre as cidades de Jerusalm, Tel-Aviv, Haifa e EinHarod. Durante sua estadia em Israel, Portinari faz grande quantidade de esboos, estudos e croquis, que ir desenvolver depois do seu regresso ao Brasil, ainda durante esse ano e em 1957, e que constituiro a Srie Israel. Esta srie originar o livro Israel, publicado na Itlia, em 1959, sob a cuidadosa orientao de Eugenio Luraghi. No mesmo ano Portinari, realiza a Srie Dom Quixote, constituda por 22 desenhos a lpis de cor, encomendada pela Editora Jos Olympio. Recebe tambm o prmio concedido pela Solomon Guggenheim Foundation, de Nova York, pelos painis Guerra e Paz.

1957 Em maro realiza-se exposio individual de Portinari na Maison de la Pense Franaise, em Paris, patrocinada pela Embaixada do Brasil. So apresentadas 136 obras, em sua maioria vindas das exposies do ano anterior em Israel. Simultaneamente, em Nova York, apresentado o trabalho Mulheres Chorando, um dos grandes estudos preliminares para o painel Guerra, no First Guggenheim International Award (1956), do Solomon Guggenheim Museum.

Em 26 de abril, Mrio Pedrosa volta a atacar Portinari, a propsito da Primeira Missa no Brasil, declarando inclusive: No queremos anotar aqui, as lacunas dos conhecimentos de histria ptria do pintor. Victor Meireles andou mais perto da realidade histrica do que Portinari, que baniu de sua missa os ndios. (91). um comentrio no mnimo contraditrio, diante do que Pedrosa escrevera sobre a mesma obra em 8 de agosto de 1948. Alis, mais tarde, em seu livro Dos murais de Portinari aos espaos de Braslia, ele dedica um captulo Primeira Missa no Brasil, que descreve como uma das realizaes mais pujantes da arte brasileira de todos os tempos.
Em 20 de julho inaugurada na Haus der Kulturinstitute, em Munique, a exposio das obras de Portinari que estavam na Maison de La Pense Franaise, sob o patrocnio do ministro da Educao e Cultura da Baviera.

A crtica norte-americana Emily Genauer escreve, no Herald Tribune Book Review: Parece que a sede das Naes Unidas tem agora, afinal, murais dignos de sua alta finalidade e de sua brilhante arquitetura: os murais Guerra e Paz, do artista brasileiro
36

Candido Portinari, que sero oficialmente revelados na sexta-feira. Sero os primeiros trabalhos de expresso realmente artstica a entrar na ONU. Portinari, que o mais famoso dos pintores do Brasil e um dos maiores talentos do mundo, trouxe fora e frescor a um tema to angustioso e que se dissolve no banal, a despeito das inmeras vezes em que j foi pintado. (92). Em 6 de setembro so finalmente doados ONU, em cerimnia oficial, os painis Guerra e Paz. Em vista do envolvimento de Portinari com o Partido Comunista, a receptividade dos Estados Unidos esfriara. As autoridades americanas no participaram do evento e Portinari sequer foi convidado. Rosalina Leo, que estava de passagem em Nova York, assistiu cerimnia e anos depois relatar: No se achava presente nem um nico membro da ONU a no ser o delegado geral [sic]. No estava presente um nico crtico de arte, um nico artista, um nico jornalista. No houve divulgao na imprensa. No houve convites. (93). O embaixador Jayme de Barros tambm deu seu depoimento: Desejo esclarecer (...) que cheguei a conseguir o visto para a viagem de Portinari a Nova York. Diante da omisso de secretrio-geral das Naes Unidas em relao ao assunto, realmente delicado, vali-me da amizade com Henry Cabot Lodge. Dias depois, ele me comunicou que tudo estava resolvido. Bastava que Portinari solicitasse o visto no Rio de Janeiro, declarando o motivo da viagem. Sua resposta foi imediata: s iria se oficialmente convidado. Assim era o homem. (94). Em novembro, Portinari comea a escrever suas memrias, Retalhos da minha vida de infncia: Nasci numa fazenda de caf. Meus pais trabalhavam na terra.... Escrever esse dirio at setembro de 1958, encerrando-o com o relato dos ltimos instantes que passou no vilarejo natal, quando tinha 15 anos: Sa correndo, tive tempo ainda de apanhar o trem em movimento. A ltima imagem que me ficou gravada na memria foi a de meu pai, levantara-se para se despedir, ainda posso v-lo: de capote escuro atravessando o largo da estao. No teve tempo de me dizer nada. (95).
Assim tem incio sua atividade literria que ele manter at a morte.

1958 Em janeiro, o Ministrio da Educao e Cultura / MEC, expe os projetos dos artistas convidados a participar da construo de Braslia. Portinari apresenta as maquetes do painel de mosaicos para a capela do Palcio da Alvorada, em construo na futura capital federal. Este painel acaba no sendo executado.

O convite a Portinari criticado: Braslia precisa de gente nova e Portinari pintor acadmico, afirma o pintor Milton Dacosta. Se quiserem fazer de Braslia algo de realmente bom, tero que recorrer a gente jovem que est fazendo coisas novas. (96).
37

O Correio da Manh de 11 de maro diz em manchete: Nem mosaico nem mural de Portinari - trabalho para Bruxelas e Bienal do Mxico, mas nada em Braslia. Ali relata o pintor: H bastante tempo fiz, por solicitao de Oscar Niemeyer, maquetes de um mosaico para a capela presidencial e de um mural. O mosaico seria executado em Ravena, de onde me mandaram oramento e prazo. Aqui acharam o prazo longo, 13 meses, e propuseram que eu fizesse coisa mais simples, para ser executada aqui mesmo no Brasil. No concordei. Ficou ento combinado que eu faria somente o mural. Mas em vista da demora do pessoal de Braslia em decidir definitivamente o assunto e de compromissos que assumi antes, sou obrigado a j no aceitar nem esse trabalho. Creio que assim fica bem claro, para alvio de muitos, que no estou fazendo nenhum trabalho para este governo. (97). Em fevereiro, uma exposio das obras da Srie Israel inaugura a Galleria del Libraio, em Bolonha, Itlia. Apesar de modesta, a primeira exposio individual de Portinari na terra de seus pais. Na revista italiana Oggi, escreve o crtico Renzo Biasion: Pela primeira vez na Itlia um dos maiores pintores da Amrica e do mundo, Candido Portinari, expe um vigoroso conjunto de desenhos e tmperas. Uns 30 desenhos, alguns dos quais bastante complexos e importantes, e sete tmperas. Biasion conclui citando Luraghi: Nestes dias de desorientao, de funambulismos e anemia, o exemplo da arte poderosa de Candido Portinari, to rica de significado, de matria e de slida tcnica, chega a ns como um bom vento vivificante, a demonstrarnos que a grande veia latina no se exauriu mas, ao contrrio, enriquecida de novos temas, continua viva, tambm pelo mrito de um filho de emigrantes que ainda acredita que a pintura seja um ofcio srio, rduo e til aos homens. (98).
Em abril, a Exposio Universal de Bruxelas abriga a mostra 50 Ans d'Art Moderne. Portinari convidado a participar com sua tela Enterro na Rede, da Srie Retirantes, escolhida para figurar entre as 100 obras primas do sculo. Em 12 de maio, recebe convite do escritor sueco Arthur Lundkvist, do Instituto Internacional da Paz, em Viena, para tornar-se membro daquela entidade e participar da sua reunio de junho. Ainda em maio, Portinari intimado judicialmente a depor no Departamento Federal de Segurana Pblica pelo trabalho desenvolvido na Escola do Povo. No prdio da escola, ento desocupado, a polcia havia encontrado grande variedade de livros e teses ali deixados, e serviu-se disto para instruir o processo. Em junho, Portinari convidado especial da I Bienal Interamericana de Pintura e Gravura do Museu de Artes Plsticas do Mxico, devendo fazer parte do jri de premiao da mostra. No nico salo de honra dessa Bienal, inaugurada a exposio Portinari. Ele prprio no comparece, mas a mostra recebe acolhida entusistica do pblico mexicano.

38

O crtico Enrique Fernandez G. dedica um grande artigo a Portinari: Agora, em 1958, este homem est no Mxico, no Museu Nacional de Artes Plsticas, ocupando a sala de honra que lhe oferece um pas de pintores. O que a se exibe uma bela seleo, cabalmente informativa. Basta para chegar ao fundo da compreenso. Da ternura fria, Portinari inteiro est presente: suas feras, seus enterros, suas travessuras, seus temas decorativos e tambm os descarnadamente humanos. Ningum pode desprezar a oportunidade de v-lo em abundncia e magnificncia no lugar de honra que ocupa merecidamente hoje no corao do Mxico, circundado pelos muralistas mexicanos que, com ele, recriaram na arte o valor humano e intriduziram no conceito artistico geral um critrio neo-americano. (99). Com o prosseguimento do processo movido contra o grupo da Escola do Povo, Portinari, Oscar Niemeyer e outros vem-se ameaados de priso. Em 16 de agosto, Portinari declara ao jornal ltima Hora: Nada sei a respeito deste processo. Estou de malas prontas para viajar e no tenho tempo a perder com coisas ridculas. (100).
Aps estadia na Europa, Portinari e Maria regressam ao Rio de Janeiro no dia 4 de novembro, a bordo do Conte Grande. Portinari ao desembarcar declara: Vou me dedicar poesia. (100). Essa atividade resultar em publicao pstuma, em 1964, pela Editora Jos Olympio, de um pequeno livro, Poemas, reunindo versos seus, selecionados pelo poeta Manuel Bandeira. O livro comea assim:

Quanta coisa eu contaria se pudesse E soubesse ao menos a lngua como a cor... (101). Em 5 de novembro, o jornal Correio da Manh noticia: Chegando de Paris, Candido Portinari teve a satisfao de encontrar em sua casa duas expressivas mensagens. A primeira vem do Mxico, assinada por dezenas de pintores e gravadores mexicanos, em papel especial, e diz o seguinte: Os abaixo-assinados, pintores e gravadores mexicanos, enviam fraternais saudaes quele que, por meio das formas e das cores, sente e exprime profundamente o tema e o faz com beleza e personalidade. Neste mundo to cheio de ismos e imitadores, reconhecemos no senhor um pintor de grande envergadura. Receba nossas saudaes do Mxico. Desejamos que viva muitos anos para o bem da Arte Universal. A outra missiva vem de Bruxelas, de mile Langui, e comunica a Portinari que a exposio 50 Anos de Arte Moderna, na qual ele representa o Brasil, recebera a Estrela de Ouro, a mais alta distino da Exposio Universal de Bruxelas de 1958. Convida o pintor brasileiro para ir a Bruxelas receber a distino ao lado dos demais componentes da mostra. (102).
1959 39

Em abril, a Igreja da Pampulha finalmente consagrada, aps 15 anos de interdio. No mesmo ms, inaugurada exposio individual de Portinari na Galeria Wildenstein, de Nova York. Ainda em abril sai do prelo, na Itlia, o livro Israel, organizado e prefaciado por Eugenio Luraghi e publicado pela Editora Ilte, de Turim.

Em maio inaugura-se a exposo Israel visto por Portinari, no Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires. A revista Critrio publica artigo, assinado por R.B, que diz: Eugenio Luraghi conta que o encontrou antes de partir para a Palestina num estado de depresso em relao labuta que se havia proposto em longos anos de trabalho artstico. A tal ponto Portinari se sentia ferido pela crise da arte figurativa em favor de uma arte abstrata que no o tocava, que estava prestes a abandonar os pincis por acreditar que sua obra j no tinha mais objetivo e que sua misso estava concluda. Porm justamente em um momento difcil como este escreve o crtico italiano o destino o pe entre os camponeses de Israel que lutam por um lugar ao sol e que, para assegurar o po a multides de crianas em multiplicao rpida e crescente, transformam arduamente a areia em trigo: a revelao desta nova epopia o comove e torna a despertar seu entusiasmo natural. como uma injeo de confiana que faz renascer nele o sentido de um dever que necessrio levar a cabo para contribuir com um esforo to difcil e generoso da humanidade. Estas palavras bem que possuem todo o sabor de um reencontro. Candido Portinari teve seus olhos de pintor invariavelmente voltados para o drama humano. Em sua viagem a Israel, depois de dvidas dilacerantes em relao a si mesmo, se reencontrou, e isto uma sorte para a pintura de nossos dias, to evasiva, to dada s abstraes prprias de nosso tempo desumanizado. (103).
Portinari novamente alvo de intrigas nos jornais, que apresentam como se fossem suas declaraes que ele sucessivamente desmente. Entre outras coisas, atribuem-lhe a deciso de no mais receber Luiz Carlos Prestes, lder do Partido Comunista, nem Jorge Amado, e comentam sua ruidosa e curta passagem pelo Partido Comunista, que ele teria agora renegado.

Na verdade, ele nunca se desligou do Partido Comunista, embora, em seus ltimos anos, tenha se afastado da poltica partidria. Entre seus escritos da poca, encontramos um texto encabeado pelas palavras Deixem-me em paz, que diz: De uns tempos para c, tm surgido boatos a meu respeito: recusa de minha parte em receber Prestes e Jorge Amado ambos tm minha admirao, alm disso, no h nenhum motivo para no os receber. Vivo quase isolado, trabalhando da manh noite, s vezes at as duas da manh. Deixem-me em paz, por favor. (104).
Anos aps a morte de Portinari, quando grupos dominantes da critica de arte brasileira estavam mais preocupados em demolir sistematicamente a memria do artista do que em oferecer ao pblico, e sobretudo aos jovens, o acesso sua obra, Clarival do Prado Valladares escreveria: Portinari participou da 40

elite intelectual brasileira ao lado dos mais notveis poetas, polticos, escritores, arquitetos, educadores e jornalistas, no perodo exato em que todos eles provocavam uma notvel mudana na atitude esttica e na cultura dos grandes centros brasileiros. De nenhum outro artista ou sbio, pintor ou escritor, recebemos um legado de transcendncia lrica da nossa histria comparvel ao dele. Em junho, comea a exposio itinerante Artistas Brasileiros na Europa, organizada pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Portinari participa com Danarina Caraj, Cangaceiro e Morto. A primeira cidade a receb-la Munique, na Haus der Kunst. Em agosto sai do prelo o livro Menino de Engenho, de Jos Lins do Rego, publicado pela Sociedade dos Cem Biblifilos do Brasil. O texto ilustrado por 30 gravuras originais de Portinari. Em setembro, ele o artista convidado da V Bienal de So Paulo, que dedica sala especial a uma exposio retrospectiva de sua obra, com cerca de 130 trabalhos. Ainda em setembro, acontece em Milo a Exposio Internacional de Arte Sacra. O Museu de Arte Moderna de So Paulo organiza a participao brasileira. Portinari est entre os expositores, com 24 desenhos, que incluem a Via Sacra, da Pampulha. Em outubro, a Casa da Amizade com os Povos Estrangeiros, de Moscou, promove uma exposio individual de Portinari, com 70 reprodues de originais.

1960 Portinari e Maria separam-se aps 30 anos de casamento. O pintor cai em profunda prostrao, como testemunham tanto sua intensa produo potica quanto as cartas que escreve aos amigos. Maria fora sempre uma fora em sua vida e em sua obra, afastando de seu caminho os problemas da vida prtica e protegendo-o de todas as maneiras, para que pudesse dedicar-se exclusivamente sua paixo de pintar. Entretanto, embora no morem mais juntos, Maria continua organizando os compromissos de Portinari. Em maro, a editora francesa Gallimard lana um livro da coleo Romans, que rene tradues de quatro obras do escritor ingls Graham Greene, entre as quais La Puissance et la Gloire, com oito ilustraes de Portinari, cujos originais so em leo sobre papel. No Brasil, o grande acontecimento a inaugurao de Braslia, em 21 de abril, dia comemorativo de Tiradentes. Nascida da viso e do esprito empreendedor do presidente Juscelino Kubitschek, a nova capital ostentava toda a sua importncia em termos urbansticos, arquitetnicos e artsticos em geral. Muitos artistas colaboraram, enriquecendo as paredes de seus prdios, seus jardins e logradouros, mas Braslia nascia sem a presena da obra de Portinari. Ele morreria dois anos depois, com a mgoa de ter ficado ausente na arte da recm-criada capital. Mas uma grande alegria acontece no dia 6 de maio: nasce sua neta Denise. Neste dia Portinari escreve: Minha neta me libertar da solido... (105). Alguns dias depois, faz uma poesia para ela: O dia veio vindo e chegou perto de mim e disse: alegra-te 41

homem, j s av. A lua te mostrar Denise, tua neta. (106)

Portinari prosseguir retratando sua neta em poesia e pintura. Far, nesse curto espao de menos de dois anos, 16 retratos de Denise e inmeras poesias. Quando a neta completa um ms, escreve: Hs de amar o sol e a lua, a poesia e as estrelas. Irs a Brodsqui onde o cu maior. Todas as estrelas, vestidas de festa, aparecero para te ver. (106).

Em junho, a convite do governo tcheco, inaugura-se em Brno uma exposio de Portinari, com 61 obras, que em seguida so mostradas tambm em Bratislava e Praga.

No Rio de Janeiro (na poca Estado da Guanabara), aproximam-se as eleies para governador. Carlos Drummond de Andrade, aps comentar com desalento as perspectivas polticas, menciona Portinari: Este felizmente no candidato a nada, seno a pintar, pintar sempre e bem, numa voracidade de formas que no se sacia nem se fatiga. O mundo nasce cada manh para ele e sempre novo, porque Portinari est continuamente a rev-lo e a deitar-lhe sondas. Ficou um pouco surdo de esperteza, para no ouvir o barulho das polmicas, o ciciar dos fuxicos c de fora. E sozinho, cumprindo seu ofcio de pintor, enquanto surgem, piscam um momento e desaparecem tantos nominhos, ele cresce mais no respeito comovido da gente.
E o poeta finaliza:

O universo portinariano, se s vezes di, sempre fulgura: entrelaa como num verso o que humano ao que pintura (107).
Em agosto, Portinari recebe carta da esposa do pintor mexicano Siqueiros, pedindo-lhe que interceda junto ao Presidente do Mxico, para que se restitua a liberdade a seu marido, preso por defender as liberdades democrticas do seu pas. Em 7 de setembro, Portinari telegrafa ao presidente Adolfo Lopez Mateos, apelando pela libertao do grande pintor.

42

Em outubro so inaugurados cinco painis, encomendados pelo Banco de Boston, da cidade de So Paulo. Em 15 de dezembro sai do prelo o livro Brasil, dipinti di Portinari, organizado e prefaciado por Eugenio Luraghi e editado pela Editora Ilte, de Turin.

1961

O ano de 1961 marcado por diversas recadas da doena que atacara Portinari desde 1954. Mas os projetos no param. Em fevereiro Luraghi escreve: Retomei o projeto de fazer uma exposio tua aqui em Milo. Ainda mais que eu espero conseguir a sala do Palcio Real, onde foi feita uma exposio de Picasso e outras mostras importantes: assim tu estarias dignamente representado. (108).
Em maro sai do prelo mais um volume da coleo Romans, da Editora Gallimard, desta vez reunindo nove obras de Andr Maurois, entre as quais Terre Promise e Les Roses de Septembre, cada uma ilustrada com quatro obras de Portinari.

Logo chega outra carta de Luraghi: Lamento ouvir que ests doente e espero que possas recuperar-te o mais breve possvel: como de costume, necessrio recomendar-te que no estiques demais a corda. De fato tens necessidade de repouso e deves, portanto, esperar para retomar tuas atividades quando estiveres completamente restabelecido. (109).
Em julho, a Galeria Bonino, no Rio de Janeiro, apresenta a ltima exposio individual do artista, em vida. No ms de setembro, por ainda estar indiciado no inqurito sobre as atividades da Escola do Povo, Portinari obrigado a pedir licena justia para viajar ao estrangeiro. O juiz Clio de Rezende Teixeira, da 25 Vara Criminal, autoriza, com as seguintes palavras: No me oponho ao pedido de quem na Europa somente contribuir para elevar o conceito do nosso pas. lamentvel que o artista seja forado, por oposies que um dia sero superadas por todos ns, a fazer tal solicitao. Com o humilde pedido de desculpas desta Promotoria. (110). No dia 10 de outubro o inqurito arquivado. Tambm em outubro publicado o livro Antologia Potica de Nicols Guilln, com sete ilustraes de Portinari, que no dia 4 viaja de navio para a Frana. Em Paris, reencontra-se com seu filho Joo Candido e alguns velhos amigos. L e escreve intensamente poesia. Aproveita para rever museus, monumentos, a cidade onde pela primeira vez, fazia mais de 30 anos, emocionara-se diante dos grandes mestres. Faz a ltima visita ao Jeu de Paume, museu pelo qual tinha especial predileo. Portinari vai a Colmar, especialmente para ver o famoso trptico de Grnewald. L chegando, encontra o museu fechado. Decepcionado, Portinari fica longo tempo tentando ver o quadro por entre as frestas das portas, pelo buraco da fechadura, (111) e escreve a poesia Grnewald: Morto mas ainda caminhando, quis te 43

ver. No importa se fecharam a entrada

No quiseram que te visse, maus ventos sopraram. Vi-te do buraco da luz Vi-te na asa do sol

Vi-te no espao como uma asa. Vi-te brincando com as crianas Vi o circo ao teu redor...

Senti aqueles mesmos ventos dos subterrneos que penetraste. Senti-os sob meus ps: povoados de assombraes

querem escapulir da sombra. No dia de lua nova te levei a poeira vermelha do meu povoado, era s o que eu tinha. (112)

Em 11 de novembro, Luraghi escreve combinando ir a Paris encontrar-se com Portinari: Por tudo o que tu me escreves, vejo que ests em um estado de alma muito abatido: mas tu superaste situaes bem mais crticas na tua vida e conseguiste impor a tua arte em situaes francamente trgicas. Stai allegro e arrivederci fra poco tuo Eugenio. (113). No encontro, os dois desenvolvem planos para a exposio em Milo, que parece definir-se para maio do ano seguinte.

A sade de Portinari est, nesse momento, novamente comprometida, conforme diz Luraghi, em sua carta de 23 de dezembro: Causou-me verdadeira dor ver-te de cama em Paris e no ter podido ter-te comigo em Milo para um perodo de trabalho sereno. (114). Entretanto o pintor, que regressa ao Brasil em meados de dezembro, melhora e logo volta a pintar, conforme testemunha Luraghi em sua correspondncia: Estou contente porque recomeastes a trabalhar com entusiasmo, que tenhas superado a crise de Paris. (115).
44

1962

Em 18 de janeiro Luraghi escreve: No tenho notcias tuas, penso que estars trabalhando para a exposio. (116). Em 22 de janeiro, Luraghi continua sem notcias: Como vai o teu trabalho? Espero que tenhas recebido minhas cartas e, sobretudo, espero que estejas bem. (117). Finalmente, em 2 de fevereiro, recebe notcias do amigo: Tenho a tua carta de 29 de janeiro. Estou desolado de saber que ests de novo doente pela intoxicao do chumbo. Antes de recomear a trabalhar deves absolutamente curar-te a fundo. (118) Num ltimo esforo para conseguir preparar a grande (200 obras) exposio no Palcio Real, em Milo, Portinari descuida-se por completo de sua sade. Seu amigo e mdico particular, Mem Xavier da Silveira, em depoimento revista mdica Pulso, em outubro de 1962, relata: Em princpios de janeiro deste ano, teve uma pequena perda sanginea. Recuperou-se rapidamente e, em poucos dias, voltava ao trabalho. Devia pintar ainda muitos quadros para a sua prxima mostra, em Milo. No domingo, 4 de fevereiro, como de hbito, fui por volta das 23 horas fazer-lhe uma visita. Encontrei-o deitado, enjoado e queixando-se dos mesmos sintomas da crise de 1954. Buscando as causas dessa ltima crise, eu e Maria Portinari descobrimos, em seu ateli, que ele estava empregando, em seus trs ltimos quadros, os amarelos causadores da primeira intoxicao. Ele adquirira essas tintas na sua ltima viagem, esquecendo as recomendaes que lhe tinham sido feitas h 8 anos passados. (119). O escritor portugus Jos Cardoso Pires, em seu texto Algum: No Arco-ris, escreveu: Ento j o veneno das tintas lhe tinha corrompido o sangue, e ele sabia-o. Era uma carcaa minscula arrastada por um olhar urgente. De modo que, como certos animais de destino uns avanando contra o sol que cega, outros subindo a contracorrente que os h-de matar continuou em frente e flor da tinta. O xido das cores circulava nele como uma silicose de arteso, era o seu secreto respirar. E indo assim, em irmandade com a morte, eis porque foi um homem feliz, digno de to enorme coragem.
Na noite de 5 para 6 de fevereiro seu estado de sade agrava-se e, no dia seguinte, torna-se crtico. Portinari vem a falecer em 6 de fevereiro de 1962.

Antonio Callado relata: s 11:40 da noite de 6 deste ms, na Casa de Sade So Jos, do Rio, foi arriada a cabeceira de metal da cama do 206. Arriada linha horizontal, linha da morte. Nas mos cruzadas daquele que acabava de morrer a irm colocou o Crucifixo. Na Casa de Sade e na vida das freiras era um acontecimento triste, mas de rotina. Para os demais que se achavam no quarto, era a morte de uma pessoa querida.
45

Mas, para uns e outros, e, logo que a notcia circulou, para todos os brasileiros, aquele Crucifixo plantado como um ponto final impersonalizava o acontecimento. No se tratava de mais um falecimento. Era Portinari morto. Aquelas mos inmeras vezes haviam pintado o Cristo que agora crescia delas. As mulheres de sua famlia, que choravam ao redor do seu leito, tinham servido de modelo s vias-sacras de Batatais e da Pampulha: a dor que ali sentiam, Portinari pressentira nelas, pintando-as ao p da Cruz ou no caminho do Glgota. Todos os que cercavam o leito j plano e quieto eram gente de Candido Portinari: mesmo seu mdico Mem Xavier da Silveira, nos ltimos instantes no segurava mais o pulso do paciente, antes apertava nas suas mos a mo do amigo. Mas apesar da pena e do desapontamento de ver morrer quem se quer bem, mesmo os mais ntimos sentiam a coisa maior que acontecera ali. Sentiam que todo um povo ia debruar-se sobre aquela vida iniciada 58 anos atrs na terra vermelha de Brodsqui e que ali se extinguia entre lenis brancos. (120).
Testemunha da importncia de Portinari para seus companheiros de gerao a presena conjunta, no seu enterro um encontro virtualmente inconcebvel em outras circunstncias do ex-presidente da Repblica, Juscelino Kubitschek, de Hermes Lima representando o presidente Joo Goulart, dos lderes comunistas na clandestinidade, Luiz Carlos Prestes e Carlos Marighela, e do lder anticomunista e governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda, alm de representaes de rgos de classe, da Assemblia Legislativa do Estado, de polticos e de grande massa popular. A Presidncia da Repblica emite nota de pesar e decretado luto oficial por trs dias.

Atravs do Ministrio das Relaes Exteriores, chegam mensagens de todas as partes do mundo. O secretrio-geral das Naes Unidas, U Thant, envia condolncias ao presidente da Repblica: Profundamente emocionado pela notcia da morte de Candido Portinari, solicito-vos aceitar e transmitir sua famlia as mais profundas condolncias. Os murais de Portinari, que ocupam lugar de honra na sede das Naes Unidas, do aos objetivos da organizao mundial sua mensagem edificante. Sua morte priva no s o Brasil, mas todo o mundo artstico de uma personalidade excepcional. (121). A imprensa portuguesa noticia: Morreu ontem uma figura da pintura mundial. Sua biografia e sua obra demonstram e espelham seu esprito e seu corao. Porque era grande, organizou-se contra ele a conspirao dos medocres. O Brasil, honra lhe seja feita, lhe proporciona funerais nacionais, uma ptria enaltece o pintor que a enalteceu. (122). Cardoso Pires, ainda em seu texto Algum: No Arco-ris recapitula: qualquer curioso poder traar-lhe o itinerrio que comea numa lapa de gente chamada Brodsqui, So Paulo, Brasil e que termina no Rio em manh de sol. Nascente e foz. Mas entre esses dois pontos, dois parnteses, duas datas (1903-1962, Aqui Jaz) cabe um mundo de mil voltas, europas, amricas, amaznias. Um mundo de muita e muitssima
46

histria: caf e escravos, conquistadores e pedrarias, pau-ouro, Tiradentes, a fome e o livro. E esta ser ento a verdadeira chave, o registo, quero eu dizer, de uma criatura que cobriu com o seu olhar safira uma imensa geografia de selvas, mulatos e rios arteriais: Brasil Callado descreve o cortejo fnebre: Quando o esquife de Portinari saiu do Ministrio, na manh do dia 8, em carreta do Corpo de Bombeiros, dos edifcios envidraados, do ptio do Palcio da Educao, das bancas de jornais, dos cafs em sbito silncio diante da Marcha Fnebre e do Hino Nacional, voltaram-se para o cortejo milhares de caras irms das que aparecem nos Morros, nos Msicos, nos Retirantes de Portinari. Milhares de annimas criaturas suas disseram adeus ao pintor, miraram uma ltima vez o claro e sutil feiticeiro que para sempre as aprisionou em losangos de luz e feixes de cor. Como se no espelho apagado da vida do artista ardesse num ltimo lampejo tudo aquilo que refletira durante a vida. Ao meio-dia, Candido Portinari desceu terra do So Joo Batista levado por toda uma multido. (123). Tambm o escritor Guilherme Figueiredo despede-se de Portinari: Morreu o menino Candido Portinari, que saiu de minha terra com papel e cores em punho para a imensa aventura de pintar uma ptria. Pint-la, no: cri-la de uma realidade ignorada, mostr-la aos quatro cantos do mundo, contorcida, ofegante, opressa, inaugural, como a dizer-lhe: Somos assim. (124).
Trs dias depois, Carlos Drummond de Andrade publica o poema A Mo, derradeiro adeus ao amigo: Entre o cafezal e o sonho o garoto pinta uma estrela dourada na parede da capela, e nada mais resiste mo pintora. A mo cresce e pinta o que no para ser pintado mas sofrido. A mo est sempre compondo mdul-murmurando o que escapou fadiga da Criao e rev ensaios de formas e corrige o oblquo pelo areo e semeia margaridinhas de bem-quer no ba dos vencidos. A mo cresce mais e faz do mundo como-se-repete o mundo que telequeremos. A mo sabe a cor da cor 47

e com ela veste o nu e o invisvel. Tudo tem explicao porque tudo tem (nova) cor. Tudo existe porque foi pintado feio de laranja mgica, no para aplacar a sede dos companheiros, principalmente para agu-la at o limite do sentimento da terra domiclio do homem. Entre o sonho e o cafezal entre guerra e paz entre mrtires, ofendidos, msicos, jangadas, pandorgas, entre os roceiros mecanizados de Israel, a memria de Giotto e o aroma primeiro do Brasil

entre o amor e o ofcio eis que a mo decide: todos os meninos, ainda os mais desgraados, sejam vertiginosamente felizes como feliz o retrato mltiplo verde-rseo em duas geraes da criana que balana como flor no cosmo e torna humilde, servial e domstica a mo excedente em seu poder de encantao.

Agora h uma verdade sem angstia mesmo no estar-angustiado. O que era dor flor, conhecimento plstico do mundo. E por assim haver disposto o essencial, deixando o resto aos doutores de Bizncio, bruscamente se cala e voa para nunca-mais a mo infinita

a mo-de-olhos-azuis de Candido Portinari. (125).

48

Referncias Bibliogrficas

1. ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao museu. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1976. 246p. il. (Coleo Debates, 133) p. 31. (LAG1). 2. A VERSATILIDADE de preferncias no momento artstico. O Jornal, Rio de Janeiro, 1926. (PR-28). 3. O MOMENTO na pintura. A Manh, Rio de Janeiro, 3 jul. 1926. (PR51). 4. BANDEIRA, Manuel. O Brasil que insiste em pintar A Provncia, Recife, 13 set. 1928. (PR-85). 5. PARA o Velho Mundo, em busca da perfeio; maio1929. (PR-118). s.n., [Rio de Janeiro], 28

6. PORTINARI, Candido /Carta/ 12 set. 1929, Paris /para/ Olegrio Mariano, Rio de Janeiro. (CO-4451). 7. PORTINARI, Candido /Carta/ 16 set. 1929, Londres /para/ Olegrio Mariano, Rio de Janeiro. (CO-4453). 8. PORTINARI, Candido /Carta/ 14 nov. 1929, Paris /para/ Olegrio Mariano, Rio de Janeiro. (CO-4452). 9. LEITE, Vicente /Carta/ 1929, Rio de Janeiro /para/ Candido Portinari, Paris. (CO2711). 10. PORTINARI, Candido /Carta/ 12 jul.. 1930, Paris /para/ Rosalita Mendes de Almeida, Rio de Janeiro. (CO-4545). 11. AGA(dito). Portinari voltou da Europa. Mundo Illustrado, Rio de Janeiro, 1931. (PR-126). 12. PORTINARI. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943. 73p. p.9-10. (LV29). 13. PORTINARI, Candido. Salo Lcio Costa. Boletim de Ariel, Rio de Janeiro, nov. 1931. (PR-359). 14. PONGETTI, Henrique. O terceiro Portinari. Boletim de Ariel, Rio de Janeiro, 1932. (PR-361). 15. FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1977. 230f. f.122. (LV-28).
49

16. Ibid. f.121. 17. MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES/MNBA, Rio de Janeiro, MUSEU DE ARTE DE SO PAULO/MASP, So Paulo. Portinari desenhista, nov. 1977. Apres. Ralph Camargo. 264p. il. p.113. (CT-89). 18. Apud FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1977. 230p. p.12. (LV-28). 19. CARTA de Mrio de Andrade a Manuel Bandeira. A Manh, So Paulo, 16 dez. 1934. (PR-262). 21. EXPOSIO de pintura Candido Portinari. Dirio de So Paulo, So Paulo, 21 nov. 1934. (PR-247). 20. PORTINARI, paulista de Brodowski, vai mostrar a S. Paulo os seus ltimos trabalhos. Folha da Noite, So Paulo, 20 nov. 1934. (PR-246).

22. EXPOSIO de Candido Portinari. Dirio de Notcias, Rio de Janeiro, 23 jun 1935. (PR-281). 23. KELLY, Celso. Educao artstica: Portinari, professor. Bellas Artes, Rio de Janeiro, set./out. 1938. n. 412. (PR-403). 24. ANTONIO, Celso. [Depoimento]. [Rio de Janeiro], 1978. (DE-15, anexo). 25. Apud FABRIS, Anateresa. Portinari, pintor social. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1977. 230p. p.18. (LV-28). 26. BENTO, Antonio. Portinari. Apres.. Afonso Arinos de Mello Franco. Pref. Jayme de Barros. Rio de Janeiro: Lo Christiano Editorial, 1980. 392p. p.76. (LV-4). 27. COSTA,Lcio. Testimony of a carioca architect. The Atlantic Monthly: Boston, MA, Feb. 1956 (PR-8869). 28. PEDROSA, Mrio. Dos murais de Portinari aos espaos de Braslia. Org. Aracy Abreu Amaral. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1981. 421p. (Coleo Debates, 170) p.12-3, 16. (LAG-3). 29. Apud MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES/MNBA, Rio de Janeiro, MUSEU DE ARTE DE SO PAULO/MASP, So Paulo. Portinari desenhista, nov. 1977. Apres. Ralph Camargo. 264p. il. p.105. (CT-89). 30. RAMOS, Graciliano. O estranho Portinari. O Jornal, Rio de Janeiro. 1 jul. 1943. (PR-718).

50

31. RENASCIMENTO da pintura mural e a arte brasileira de Portinari. A Tarde, Rio de Janeiro. 2 abr. 1938. (PR-392). 32. ANDRADE, Mrio de. Portinari. Bellas Artes, Rio de Janeiro, set./out. 1938. n.41-2. (PR-401) 33. HORN, Florence /Carta/ Apr. 1939, New York /para/ Candido Portinari, Maria Portinari, [Brodsqui,SP]. (CO-5001). 34. HORN, Florence /Telegrama/ Apr. 12, 1939, New York /para/ Candido Portinari, Brodsqui. (CO-4965). 35. HORN, Florence /Carta/ May 14, 1939, New York /para/ Maria Portinari, Rio de Janeiro. (CO-5015). 36. ART of the Americans. Time, New York, June 12, 1939. Art. (PR-7748). 37. HORN, Florence /Carta/ (Oct. 1939), New York /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-5010). 38. CONVERSA com Carlos Drummond de Andrade sobre o caso Luiz MartinsPortinari. Dom Casmurro, Rio de Janeiro, 2 set. 1939. (PR-430).

39. GULLAR, Ferreira (dito). Portinari no MAM do Rio. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1 maio 1958. Artes Plsticas. (PR-5348). 40. GULLAR, Ferreira (dito). O pintor desenha. Veja, So Paulo, 21 dez. 1977. Arte. (PR-9183).

41. AMARAL, Aracy . Tarsila, sua obra e seu tempo. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1975. 2v. il. (Estudos, 33) v.1, p.315-7. 42. Apud FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1977. 230p. p.62. (LV-28). 43. Ibid. p.193-4, 197-8 (LV-28). 44. BARROS, Jayme de. Cho da vida: memrias. Rio de Janeiro: Lo Christiano Editorial, c1985. 570p. il. p. 530 (LAG-102) 45. PORTINARI, Candido. Portinari, o menino de Brodsqui; retalhos de minha vida de infncia. Apres. Joo Candido Portinari. Rio de Janeiro: Livroarte, 1979. 117 p. il. p. 52-3. (LV-5).

51

46. BRIAN, Doris. Latin American Exhibit. The Art News, New York, 38:9-10, Aug. 17, 1940. (PR8223). 47. BRIAN, Doris. Portinari steams into port. The Art News, New York, 39 (2) 8-9, Oct. 12, 1940. (PR-7753). 48. ADEN, Alonzo J. /Carta/ 22 nov. 1940, Washington D.C. /para/ Candido Portinari, New York. (CO-21). 49. IN Congress' Library. Time, New York, Jan. 5, 1942. Art. (PR-7851). 50. BROSSARD, Chandler de. Brazilian murals at Washington, D.C. The Studio, Londres, Nov. 1942. (PR-7897).

51. ANDRADE, Mrio de /Carta/ 12 mar. 1942, So Paulo /para/ Candido Portinari, Brodsqui. (CO-310). 52. Apud FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1977. 230p. p.87. (LV-28). 53. ANDRADE, Mrio de. Cndido Portinari. [So Paulo, 1942-44] (TX-144). 54. CAPANEMA, Gustavo /Carta/ 7 dez. 1942, Rio de Janeiro /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-1080). 55. CHATEAUBRIAND, Assis. O bazar do turco. O Jornal, Rio de Janeiro, 10 dez. 1942. (PR-627). 56. DIONSIO, Mrio. Portinari, pintor de camponeses. Vrtice, Coimbra, 2 (7):150-5, maio 1946. (PR-7718). 57. Apud FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1977. 230p. p.88-91. (LV-28). 58. BAZIN, Germain. Um expressionista moderno: Candido Portinari. A Defesa, Campinas, [1946] (PR-969).

59. PORTINARI, Candido /Carta/ 24 jul. 1943, Rio de Janeiro /para/ Mrio de Andrade, So Paulo (CO-4344). 60. UMA festa de alta elegncia Dirio de So Paulo, So Paulo, 11 set. 1943. (PR767). 61. CARPEAUX, Otto Maria. Evoluo de Portinari. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 29 abr. 1944. (PR-784).

52

62. AQUINO, Flvio de. Cndido Portinari. Trad. Slvia Farr. Panorama cultural por Clarival do Prado Valladares. Buenos Aires, Editorial Codex, 1964. 27p. il. (Pinacoteca de los Genios, 83) p.2. (LV-17). 63. ANDR, Marcos. O frenesi da valsa. O Globo, Rio de Janeiro, 29 maio 1944. Bazar. (PR-787). 64. ADEN, Alonzo J. /Carta/ Jan. 25, 1945, Washington D.C. /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-22). 65. FERRAZ, Geraldo. Um outro Portinari. O Jornal, Rio de Janeiro, 25 out. 1944. Artes Plsticas. (PR-818). 66. PORTINARI, candidato dos comunistas. Diretrizes, Rio de Janeiro, dez. 1945. (PR8759). 67. SILVIA. Portinari, os novos tempos e o mundo melhor. Esfera, Rio de Janeiro, 4 (14), maio 1946. (PR-8611). 68. ARAGON, Louis. Allocution faite par Louis Aragon l'occasion du vernissage de l'exposition Portinari la Galerie Charpentier. /Paris, 1946/ (TX-05). 69. CASSOU, Jean. Portinari peintre national brsilien. Arts de France Paris, aot 1946. (PR-7715). 70. ANDRADE, Carlos Drummond de /Carta/ 15 out. 1946, Rio de Janeiro /para/ Candido Portinari, Paris. (CO-227). 71. FLORISOONE, Michel. Portinari o le retour l'homme pur. L'Amour de l'Art, Paris, 1946. Les Expositions. (PR-7985). 72. HUYGHE, Ren /Carta/ 22 oct. 1946, Paris /para/ Candido Portinari, Paris. (CO2278). 73. AURICOSTE, Emmanuel /Carta/ 6 dec. 1946, Paris /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-430). 74. BARATA, Mrio. "Vocs brasileiros tm um grande pintor". O Jornal, Rio de Janeiro, 15 dez. 1946. (PR-1100). 75. ESTES so os candidatos da chapa popular do P.C.B. Hoje, So Paulo, 3 jan. 1947. (PR-1121). 76. GRANDE homenagem a Portinari em Buenos Aires. Tribuna Popular, Rio de Janeiro, 1947. (PR-1188).

53

77. PEDROSA, Mrio. O Brasil na Bienal de Veneza. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 21 maio 1948. Artes Plsticas. (PR-1216). 78. ROMERO BREST, Jorge. Alabanza de Portinari. Ver y Estimar, Buenos Aires, 1 (4):41-8, jul. 1948. (PR-9072).

79. PEDROSA, Mrio. A missa de Portinari. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 3 ago. 1948. (PR-1231). 80. BENTO, Antonio. A batalha dos abstratos e realistas. Dirio Carioca, Rio de Janeiro, 14 set. 1948. As Artes. (PR-1253). 81. BRAZIL's best. Time, New York, Jan. 3, 1949. Art. (PR-8347). 82. GARAUDY, Roger /Carta/ 18 nov. 1949, Paris /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-1894). 83. ONAGA, Hdeo. Da Pampulha s 14 telas da Igreja Matriz de Batatais. Folha da Manh, So Paulo, 22 mar. 1953. (PR-2196). 84. MARTINS, Ibiapaba de Oliveira. Sete quilmetros de arte expostos no Ibirapuera. Correio Paulistano, So Paulo, 1953. (PR-2530). 85. REGO, Jos Lins do. Portinari. O Jornal, Rio de Janeiro, 30 dez. 1953. Homens, Coisas e Letras. (PR-2573). 86. MORAES, Vincius de. Quando Portinari falava de pintura Manchete, Rio de Janeiro, 9(515):40-1, 3 mar. 1962. (PR-8651). 87. ANDRADE, Carlos Drummond de. O assunto Portinari. Dirio de So Paulo, So Paulo, 1963. (PR-9023). 88. O POVO lotou o Municipal para ver os painis de Portinari. Imprensa Popular, Rio de Janeiro, 29 fev. 1956. (PR-7299). 89. MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES/MNBA, Rio de Janeiro. Anlise iconogrfica da pintura monumental de Portinari nos Estados Unidos: um estudo de Clarival do Prado Valladares, 15 out. 1975. Ministrio da Educao e Cultura. Apres. Clarival do Prado Valladares. [58] p. il. (CT82).

90. TAL, Miriam. A apresentao de Portinari - acontecimento mundial. Haboker, Israel, 22 jun. 1956. (PR-9206). 91. PEDROSA, Mrio. Hoje, primeira missa. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 abr. 1957. Artes visuais. (PR-4759).

54

92. NOVO mural eleva o nvel artstico das Naes Unidas. O Jornal, Rio de Janeiro, 22 out. 1957. (PR-7577). 93. LEO, Rosinha (dita) /Carta/ 4 jan. 1972, Rio de Janeiro /para/ Rubem Ricpero, Brasil. (CO-1817). 94. Apud BARROS, Jayme de. Cho da Vida; memrias. Rio de Janeiro: Lo Christiano Editorial, 1985. 570p. p. 413-5 (LAG-102). 95. Apud PORTINARI, Candido. Portinari, o menino de Brodsqui; retalhos de minha vida de infncia. Apres. Joo Candido Portinari. Rio de Janeiro: Livroarte, 1979. 118 p. p. 58 (LV-5). 96. BRASLIA precisa de gente nova e Portinari pintor acadmico: afirma Dacosta. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 jan. 1958. (PR-5162). 97. NEM mosaico nem mural de Portinari. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 11 mar. 1958. (PR-5211). 98. BIASION, Renzo. La rapida carriera de Portinari. Oggi, Milano, 13 feb. 1958. (PR8564). 99. FERNANDEZ G., Enrique. Portinari. Excelsior, Mxico, 17 ago. 1958. Diorama de la Cultura. (PR-8582). 100. PORTINARI: Eu no tenho tempo a perder com coisas ridculas! ltima Hora, Rio de Janeiro, 16 ago.1958. (PR-5615). 101. PORTINARI, Candido. Poemas de Candido Portinari. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964. 105p. il. p.25. (LV-19). 102. DUAS mensagens a Portinari. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 5 nov. 1958. (PR5732). 103. R.B. Israel visto por Portinari. Critrio, Buenos Aires, 28 mayo 1959. (PR8880). 104. EXPOSIO de Portinari em Nova York Correio da Manh, Rio de Janeiro, 10 abr. 1959. (PR-5925). 105. PORTINARI, Candido. /Poemas: cento e vinte e seis/ [Rio de Janeiro, 1960] 128f. f.8. (AP30). 106. Ibid. f.9 (AP-30) 107. ANDRADE, Carlos Drummond de. Por a. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 5 jul. 1960. Imagens do Tempo. (PR-6419).
55

108. LURAGHI, Eugenio /Carta/ 2 feb. 1961, Milano /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-2975). 109. LURAGHI, Eugenio /Carta/ 11 apr. 1961, Milano /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-2977). 110. TEIXEIRA, Clio de Rezende. Despacho do Juiz da 25 Vara Criminal. Rio de Janeiro, 6 set. 1961. (DP-04.02). 111. Apud MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES/MNBA, Rio de Janeiro, MUSEU DE ARTE DE SO PAULO/MASP, So Paulo. Portinari desenhista, nov. 1977. Apres. Ralph Camargo. 164p. il. p.180. (CT-89). 112. PORTINARI, Candido. [Poema: Grunewald] Rio de Janeiro, 1 nov. 1961. 21f. f.6 (AP39). 113. LURAGHI, Eugenio /Carta/ 11 nov. 1961, Milano /para/ Candido Portinari, Paris. (CO-2986). 114. LURAGHI, Eugenio /Carta/ 23 dic. 1961, Milano /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-2987). 115. LURAGHI, Eugenio /Carta/ 3 gen. 1962, Milano /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-2989). 116. LURAGHI, Eugenio /Carta/ 18 gen. 1962, Milano /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-2990). 117. LURAGHI, Eugenio /Carta/ 22 gen. 1962, Milano /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-2991). 118. LURAGHI, Eugenio /Carta/ 2 fev\b. 1962, Milano /para/ Candido Portinari, Rio de Janeiro. (CO-2988). 119. A VERDADE sobre a morte de Portinari. Pulso, Rio de Janeiro, out. 1962. (PR7701). 120. CALLADO, Antonio. Carta do Balaim (sic) foi honrada. Viso, So Paulo, 20 (8):22-5, 23 fev. 1962. (PR-9175). 121. PSAMES de U Thant pela morte de Portinari - pesar em Lisboa. Jornal do Brasil. , Rio de Janeiro, 9 fev. 1962. (PR-8952). 122. Ibid.

56

123. Apud CALLADO, Antonio. Carta do Balaim (sic) foi honrada. Viso, So Paulo, 20 (8):22-5, 23 fev. 1962. (PR-9175). 124. FIGUEIREDO, Guilherme. Portinari. O Jornal, Rio de Janeiro, 10 fev. 1962. Um dia depois do outro (PR-9200).
125. ANDRADE, Carlos Drummond de. A mo. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 9 fev. 1962. (PR8872)

57

Вам также может понравиться