Вы находитесь на странице: 1из 3

PLANO DE AULA Mecnica: Leis de Newton e suas aplicaes

Prof. J sus Aparecido da !osa

"N#!ODU$%O: Na viso Aristotlica (idade mdia), cada coisa tinha seu lugar, onde deveria permanecer. Quando, por alguma razo, algo se deslocava de sua posio natural, imediatamente tendia a reassumi la, animando um movimento natural. !ma pedra, por e"emplo, se elevada do cho, nele recairia, pois esse era o seu lugar natural. A partir do #enascimento a curiosidade e as atitudes $uestionadoras de diversos personagens, como Isaac Newton, comearam a reconhecer a matem%tica para analisar e descrever alguns &en'menos naturais. As leis de Ne(ton tam)m conhecidas como os tr*s princ+pios da din,mica, de uma &orma geral, agem na natureza dos corpos e comeam a e"plicar seus movimentos. - homem comea a utilizar esses princ+pios da din,mica e na ind.stria automo)il+stica, ao pro/etar avi0es e $ual$uer tipo de transportes, como tam)m para$uedas, elevadores na &a)ricao de calados, etc. 1 devido os princ+pios din,micos $ue ho/e em dia evoluo tecnol2gica se ampara a &im de construir meios de transportes e de m%$uinas, cada vez mais e&icientes, para vencer dist,ncias e realizar tra)alho. 3om isso, o mesmo ter% mecanismos su&icientes para entender e mesmo e"plicar &en'menos envolvidos no meio em $ue vive. O&JE#"'O(: A partir da realidade do aluno, o&erecer a ele a oportunidade de conhecer as tr*s 4eis de Ne(ton, onde se )uscar%5 3onhecer e estudar as &oras e e&eitos $ue atuam so)re um corpo produzindo ou alterando o seu movimento, ou at mesmo de&ormando o. 6iscutir o conceito de &ora, em termos da alterao no estado de movimento, ou repouso, de um corpo7 6iscutir o conceito de &ora resultante7 Apresentar uma viso geral so)re as leis de Ne(ton7 Au"iliar os alunos no processo de an%lise do movimento de di&erentes corpos a partir das leis de Ne(ton7 O)ser*aes: 3onhecimentos prvios necess%rios aos alunos, para uma )oa compreenso da Aula5 8 9elocidade7 8 ;ovimento relativo7 8 Acelerao7 8 <randezas vetoriais. 8 :istemas de re&er*ncia (re&erenciais)7 +ON#E,DO:

As leis de Newton - +ine./tica.


A cinem%tica o ramo da ci*ncia $ue prop0e um estudo so)re movimento, sem, necessariamente se preocupar com as suas causas. Quando partimos para o estudo das causas de um movimento, a+ sim, &alamos so)re a din,mica. 6a din,mica, temos tr*s leis em $ue todo o estudo do movimento pode ser resumido. :o as chamadas leis de Ne(ton5

Pri.eira lei de Newton a lei da inrcia, $ue descreve o $ue ocorre com corpos $ue esto
em e$uil+)rio. "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." =nto, conclui se $ue um corpo s2 altera seu estado de inrcia, se algum, ou alguma coisa aplicar nele uma &ora resultante di&erente se zero.

(e0unda lei de Newton o princ+pio &undamental da din,mica, $ue descreve o $ue ocorrer
com corpos $ue no esto em e$uil+)rio.

A 2 lei de Newton diz que a Fora sempre diretamente proporcional ao produto da acelerao de um corpo pela sua massa, ou se a!

ou em m2dulo5 >?ma >oras a serem estudadas5 @rao, Normal, Aeso (&ora gravitacional), >ora de atrito (est%tico e din,mico), >ora el%stica, >ora centr+peta.

#erceira lei de Newton B 1 a lei da ao e reao, $ue e"plica o comportamento de dois


corpos interagindo entre si cu/o enunciado 5 "As "oras atuam sempre em pares, para toda "ora de ao, e#iste uma "ora de reao." ME#ODOLO1"A

Aula e"positiva dial2gica, conte"tualizada e orientada pela interao alunos B pro&essor B conhecimento e aplicao de e"erc+cios.

!E+U!(O(: Quadro negro, giz.

P!O+ED"MEN#O: Apresentar o tema aos alunos7 6iscutir o conceito de >ora7 Apresentar as 4eis de Ne(ton e"pondo conte.dos e e"emplos cotidianos propondo $uestionamento e dialogo com os alunos7 !sar os conceitos empregados para an%lise de movimentos so)re os corpos com aplicao de e"erc+cios resolvidos7 Aplicao de ="erc+cios de &i"ao (9eri&icar tempo h%)il)

A'AL"A$%O: -s alunos sero avaliados a partir de sua participao e de seus $uestionamentos durante a e"posio na sala de aula e ha)ilidades na resoluo de e"erc+cios -s o)/etivos propostos sero avaliados ap2s o trmino da aula e, caso se veri&i$ue ainda d.vidas, outras aulas e atividades sero utilizadas.

&"&L"O1!A2"A:
CA44D6AE, 6., #=:ND3F, #., e GA4F=#, H. >undamentos de >+sica , I.ed. vol. J. #io de Haneiro5 editora 4@3, JKKL. http5MM(((.so&isica.com.)rMconteudosM;ecanicaM6inamicaMleisdene(ton.php Acesso em JN a)r OPJI. @-##=:, 3arlos ;agno A. >=##A#-, Nicolau <il)erto. :-A#=:, Aaulo Antonio de @. >+sica5 3i*ncia e @ecnologia5 9olume J. OQ =d. B :o Aaulo5 ;oderna, OPJP.

ANE3O(: E4erc5cios de fi4a6o

Вам также может понравиться