Вы находитесь на странице: 1из 5

Questionrio Reviso Penal 1 Descreva sobre o princpio da intranscendncia das penas e exemplifique sua proibio.

. uma responsabilidade pessoal (nica do acusado, no passa da pessoa do condenado) sendo assim proibido que outro cumpra a pena em seu lugar. EXEMPLO: Caso o condenado morra durante o cumprimento de pena, ela ser extinta, no podendo os familiares cumprir em nome do ru/FUNDAMENTO LEGAL:ARTIGO 5 INCISO XLV DA CF 2- O princpio da legalidade menciona que a pena deve estar preceituada na lei. Fundamente legalmente referido princpio e aponte outros dois que dele advm. Fundamenta-se no artigo 1 do Cdigo Penal, bem como no artigo 5 da C.F, deles advm o Princpio da Anterioridade e o Princpio da Reserva Legal. OUTRO FUNDAMENTO LEGAL: ARTIGO 5 inciso XXXIX DA CF. 3- Conceitue a pena. E aponte sua finalidade demonstrando as teorias. um modo de represso, quando algum viola a norma jurdica e aplicada pelo poder pblico visando manter a paz social. A finalidade de Preveno para que outros no cometam mesmo ato punitivo, de Retribuio uma vez que o dano deve ser reparado, e de Ressocializao para que o indivduo possa mudar de conduta e ser integrado novamente na sociedade. FUNDAMENTO LEGAL: artigo 59 do CP. 4- Quais so as espcies de pena no cdigo penal? Pena Privativa de Liberdade, Pena Restritiva de Direitos e Multa, conforme artigo 32 CP. 5- Quais os regimes iniciais de cumprimento de pena? Descreva-os fundamentando legalmente. A PPL pode ser cumpria de duas formas: artigo 33 CP Recluso onde o regime Inicial pode ser:

Fechado Pena superior a 8 anos (independente de reincidncia) (artigo 33 pargrafo 2 a ) Semiaberto- Pena superior a 4 anos e menor que 8 e que no seja reincidente (artigo 33 pargrafo 2 b) Aberto Pena Igual ou menor que 4 anos (no reincidente) (artigo 33 pargrafo 2 c ) Ou na Deteno com o Regime: Semiaberto, ou Aberto com os mesmos requisitos anteriores. 6 Quais os requisitos para progresso de regime? Ocorre quando o condenado passa de um regime mais rigoroso de cumprimento de pena para um regime menos rigoroso. Os requisitos esto elencados na Lei 7210/84 artigo 112: - ter cumprido 1/6 da pena no regime inicial; * - ter bom comportamento carcerrio (atestado de conduta carcerria). * para os crimes hediondos (Lei 8.072/90) a progresso se d aps o cumprimento de 2/5 da pena, se o condenado primrio, e 3/5 da pena, se o condenado reincidente. 7- De que forma surgem as penas restritivas de Direito? Explique 3 delas. Conforme o artigo 44 CP , s haver a PRD se antes houver a PPL, pois a substituio da mesma , sem uma no haver a outra, e essa substituio de pena pode ser entre outras: Artigo 43, I - prestao pecuniria (pagamento em dinheiro vtima, a seus dependentes ou a entidade pblica ou privada como forma de reparar o dano, sendo que esse valor poder ser abatido em posterior pedido de indenizao na esfera cvel) ; Artigo 43, V - interdio temporria de direitos;(fica temporariamente suspenso alguns direitos, tais como dirigir, trabalhar como mdico ou advogado) E a mais conhecida que est no artigo 43 inciso IV - prestao de servios comunidade ou entidades pblicas; (onde o indivduo presta servio a sociedade normalmente na rea de sua especificao)

8- De que forma se d a substituio da pena privativa de liberdade. Fundamente. Est baseada no artigo 44 CP com os seguintes requisitos: Em todos crimes CULPOSOS. E Nos crimes DOLOSOS se a pena for igual ou menor que 4 anos; - No ter violncia; -No ter grave ameaa; -No ser reincidente especfico;

9 Com relao a pena de multa explique a quem se destina, quando deve ser paga e o que ocorre com o no pagamento? A multa se destina ao Fundo Penitencirio, deve ser paga dentro de 10 (dez) dias depois de transitada em julgado a sentena (art. 49 do CP) e se no houver o pagamento ser executado, uma vez que uma dvida de valor. (Art. 51 do CP) 10- Quais as hipteses de remio relativas pena? Justifique. H duas hipteses para pena ser abatida, conforme Lei 7210/84 artigo 126, que se dar pelo: Trabalho A cada 3 dias trabalhados diminui 1 dia de pena (no se aplica no regime aberto). Estudo Estuda 12 horas e abate 1 dia (mximo de 4 horas por dia) se concluir nesse tempo o ensino fundamental, mdio ou superior abater mais 1/3 da pena.

11- O que Detrao Penal? o tempo de priso provisria que ser computada at a pena final , artigo 42 CP.

12- Quais os requisitos para a concesso do livramento condicional? Conforme artigo 83 CP, OS REQUISITOS SO: Cumprido mais de 1/3 da pena se primrio;

Bom Comportamento; Restituir o dano causado ou comprovar a impossibilidade; Se for reincidente dever cumprir mais da metade da pena; Nos crimes Hediondos dever cumprir mais de 2/3 da pena se primrio e no ter direito se for reincidente em crime hediondo.

13- Beltrano foi condenado a 200 anos de priso no regime inicial fechado. possvel se falar em progresso de Regime ao Beltrano? Fundamente. Sim, desde que o mesmo cumpra todos os requisitos elencados no artigo 112 da lei 7210/84. Entretanto, caso Beltrano tenha que cumprir mais de 30 anos para progredir de regime, Beltrano sair em 30 anos, pois o artigo 75 do CP determina o limite de 30 anos para execuo da pena. 14- O regime disciplinar diferenciado espcie de pena? Quais so os requisitos? No uma espcie de pena, pois o mesmo j est cumprindo uma, como se fosse um castigo por ter incentivado ou fazer desordem no presdio, ou por participar de organizao criminosa, ainda se cometer crime doloso dentro da priso. Os requisitos esto na Lei de Execuo Penal artigo 52, quais sejam: I - durao mxima de trezentos e sessenta dias, II - recolhimento em cela individual 2x2; III - visitas semanais de duas pessoas, sem contar as crianas, com durao de duas horas; IV com direito sada da cela por 2 horas dirias para banho de sol.

15- Quando se aplica a medida de segurana? Qual o seu prazo? Conforme artigo 96 do CP se aplica a todos inimputveis por doena mental (epilticos, bipolar, deficiente mental, esquizofrnicos,) e o artigo 97 diz que o prazo inicial de 1 a 3 anos.

16- O Sursis suspende condicionalmente o qu? Em quais situaes?

O sursis a suspenso condicional da pena. O professor Damsio de Jesus menciona ser da pena e do processo apenas para efeitos de estudo. a suspenso condicional da pena e feita pelo juiz no momento da sentena ou pelo juiz da execuo se a pena no for superior a 2 anos e no for reincidente em crime doloso e somente aps a impossibilidade de substituir a pena privativa de liberdade por restritiva de direitos (art. 44 CP) E h o sursis Etrio, onde enquadra a pessoa enferma, maior de 70 anos se a pena no for superior a 4 anos, e cumprir as condies de 4 a 6 anos. 17- Quando se opera a reincidncia pelo cdigo penal? E quando ocorre nas contravenes penais? No Cdigo Penal, a Reincidncia ocorre quando o agente comete novo crime, depois de ter sido transitado em julgado a sentena condenatria, mesmo que o crime no seja da mesma espcie. Para efeitos de reincidncia, no se consideram os crimes militares prprios, os polticos e as contravenes, segundo o artigo 63 do CP. J nas Contravenes Penais, ocorrer a reincidncia se o Acusado cometer uma contraveno penal e outra contraveno penal no prazo de e tambm ser reincidncia no caso de cometer um crime e depois contraveno penal, conforme art. 5 do DL 3688/41.

Вам также может понравиться