Вы находитесь на странице: 1из 2

Venezuela e Ucrnia: algo em comum?

Venezuela e Ucrnia so situaes absolutamente dspares, ressaltou a Presidenta Dilma. Com toda razo. Entretanto, muito alm de toda a disparidade que diferencia ambas as situaes, algo h em comum: tanto Venezuela quanto Ucrnia consistem em alvos dos interesses geoestratgicos e energticos da agressiva poltica externa norteamericana. A Venezuela palco de sucessivas tentativas de desestabilizao de seu governo democraticamente eleito e socialmente orientado, desde a primeira eleio de Hugo Chvez. Cabe lembrar que, de acordo com a CEPAL, a Venezuela tornou-se aps o chavismo o pas com melhor distribuio de renda na Amrica Latina. Como mesmo aps a morte do lder a oposio saiu derrotada das urnas, o que resta uma alternativa ilegtima impulsionada pelo governo norte-americano. As motivaes que levam ao intervencionismo so facilmente compreensveis, j que se trata do pas detentor das maiores reservas de petrleo do mundo (ainda que se trate de um petrleo pesado que exija alto custo de refinao), cuja situao geogrfica situa-o como vizinho dos Estados Unidos, e que ao contrrio de uma dcada atrs, hoje exporta grande parte de sua produo para a China. E lembre-se que a Venezuela de Chvez foi o nico pas latino-americano, na virada para o sculo XXI, a se opor tentativa dos Estados Unidos de estender as diretrizes do Consenso de Washington por todo o continente, por meio da pretensa rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA). A partir de ento, a ascenso de vrios governos ps-neoliberais na regio permitiu mudar o acento para os processos de integrao sul-sul, a exemplo do Mercosul e da Unasul, em lugar dos acordos de livre comrcio com a potncia hegemnica. O resultado foi um progressivo isolamento dos Estados Unidos em sua rea de influncia estratgica: a Amrica Latina. Por outro lado, a Ucrnia um pas de extrema relevncia do ponto de vista estratgico, e o mais importante para a segurana da Rssia. Embora se pretenda que a situao seja simples, qual seja, uma maioria da populao ucraniana ansiando integrar um bloco econmico em crise profunda, como a Unio Europeia, que mantm ndices altssimos de desemprego, e um presidente que pretende impedi-lo em prol de uma aliana com a Rssia, a crise tem razes bem mais complexas que conta com a ingerncia dos Estados Unidos. Os objetivos da ingerncia estadunidense na Ucrnia devem-se no apenas ao temor da retomada da influncia russa no ex-espao sovitico, de que

deriva o propsito de integr-la estrutura militar da Organizao do Tratado do Atlntico Norte (OTAN), como tambm se devem ao fortalecimento da Europa como interlocutor da Rssia em questes estratgicas (em detrimento da sempre presente intermediao dos Estados Unidos), ao medo de uma reaproximao entre Alemanha e Rssia, mas principalmente ao fator energtico. Por bvio, a Rssia no admitir facilmente um governo pr-ocidental em um pas estrategicamente fundamental para sua segurana. Desde a poca da extinta Unio Sovitica, mais de 80% do gs natural russo transportado para a Europa pela Ucrnia. Venezuela e Ucrnia, portanto, tm sim algo em comum: sua importncia do ponto de vista geoestratgico e energtico para o mundo ocidental, e o fato de terem desafiado, de diferentes formas, os rumos previstos pela hegemonia global.

Larissa RAMINA
professora da Escola de Direito e Relaes Internacionais das Faculdades Integradas do Brasil e de Direito Internacional e Direitos Humanos, doutora em Direito Internacional, mestre em Direito dos Negcios Internacionais pela London Guildhall University e psgraduada em Direito Internacional Pblico pela Universit PanthonAssas (Paris II). , tambm, especialista em Sociologia Poltica e bacharel em Direito. Realizou estudos na Acadmie de Droit International de La Haye, no Institut International des Droits de l Homme de Estrasburgo e no Instituto Rio Branco em parceria com o Comit Internacional da Cruz Vermelha.

Вам также может понравиться