Вы находитесь на странице: 1из 3

RACIOCNIO LGICO COMEANDO DO ZERO RACIOCNIO LGICO Bruno Villar

Verificao de argumento a partir da definio. Para relembrar, vimos que o argumento lgico um conjunto de premissas que resultam em uma concluso ( P1,P2,...Pn C). Essa relao entre premissas e concluso uma implicao lgica; por isso para que o argumento ser validado necessrio que a relao entre a premissa e a concluso seja verdadeira. Na tabela abaixo temos as possveis situaes para o nosso argumento ser vlido. PREMISSA (P) CONCLUSO (C) P C VERDADEIRA VERDADEIRA VLIDO FALSA VERDADEIRA VLIDO FALSA FALSA VLIDO

Treinamento 01.- P: Mara trabalha e Q: Mara ganha dinheiro Nessa situao, vlido o argumento em que as premissas so Mara no trabalha ou Mara ganha dinheiro e Mara no trabalha, e a concluso Mara no ganha dinheiro

02. (CESPE) Considere que as proposies a seguir tm valores lgicos V. Catarina ocupante de cargo em comisso CJ.3 ou CJ.4. Catarina no ocupante de cargo em comisso CJ.4 ou Catarina juza. Catarina no juza. Assinale a opo correspondente proposio que, como conseqncia da veracidade das proposies acima, tem valorao V. (A) Catarina juza ou Catarina ocupa cargo em comisso CJ.4. (B) Catarina no ocupa cargo em comisso CJ.3 nem CJ.4. (C) Catarina ocupa cargo em comisso CJ.3. (D) Catarina no ocupa cargo em comisso CJ.4 e Catarina juza. (E) Catarina no juza, mas ocupa cargo em comisso CJ.4. Uma proposio uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas no ambos. Uma deduo lgica uma seqncia de proposies, e considerada correta quando, partindo-se de proposies verdadeiras, denominadas premissas, obtm-se proposies sempre verdadeiras, sendo a ltima delas denominada concluso. Considerando essas informaes, julgue os itens a seguir, a respeito de proposies. 03.Considere verdadeiras as duas premissas abaixo: O raciocnio de Pedro est correto, ou o julgamento de Paulo foi injusto. O raciocnio de Pedro no est correto. Portanto, se a concluso for a proposio, O julgamento de Paulo foi injusto, tem-se uma deduo lgica correta. 04. Considere a seguinte seqncia de proposies: (1) Se o crime foi perfeito, ento o criminoso no foi preso. (2) O criminoso no foi preso. (3) Portanto, o crime foi perfeito. Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

RACIOCNIO LGICO COMEANDO DO ZERO RACIOCNIO LGICO Bruno Villar

Se (1) e (2) so premissas verdadeiras, ento a proposio (3), a concluso, verdadeira, e a seqncia uma deduo lgica correta.

05.(PF CESPE 2009) Considere as proposies A, B e C a seguir. A: Se Jane policial federal ou procuradora de justia, ento Jane foi aprovada em concurso pblico. B: Jane foi aprovada em concurso pblico. C: Jane policial federal ou procuradora de justia. Nesse caso, se A e B forem V, ento C tambm ser V. 06.(PF CESPE 2009) A sequncia de proposies a seguir constitui uma deduo correta. Se Carlos no estudou, ento ele fracassou na prova de Fsica. Se Carlos jogou futebol, ento ele no estudou. Carlos no fracassou na prova de Fsica. Carlos no jogou futebol.

07.(PF CESPE 2009) Considere que as proposies da sequncia a seguir sejam verdadeiras. Se Fred policial, ento ele tem porte de arma. Fred mora em So Paulo ou ele engenheiro. Se Fred engenheiro, ento ele faz clculos estruturais. Fred no tem porte de arma. Se Fred mora em So Paulo, ento ele policial. Nesse caso, correto inferir que a proposio Fred no mora em So Paulo uma concluso verdadeira com base nessa sequncia.

Texto para as questes 8 e 9 O sustentculo da democracia que todos tm o direito de votar e de apresentar a sua candidatura. Mas, enganoso o corao do homem. Falhas administrativas e maior tempo no poder andam de mos dadas. Por isso, todos precisam ser fiscalizados. E a alternncia no poder imprescindvel. Considerando o argumento citado, julgue os itens subsequentes. 08.A sentena Falhas administrativas e maior tempo no poder andam de mos dadas uma premissa desse argumento. 09. A afirmao E a alternncia no poder imprescindvel uma premissa desse argumento.

10. Se as proposies Se chove, as ruas da cidade de Vitria esto molhadas; As ruas da cidade de Vitria esto molhadas e Est chovendo na cidade de Vitria, em que duas primeiras so premissas e a terceira a concluso de um argumento, ento correto afirmar que esse argumento um argumento vlido.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

RACIOCNIO LGICO COMEANDO DO ZERO RACIOCNIO LGICO Bruno Villar

11. Considere que o delegado faa a seguinte afirmao para o acusado: O senhor espanca a sua esposa, pois foi acusado de maltrat-la. Nesse caso, correto afirmar que o argumento formulado pelo delegado constitui uma falcia. 12. (CESPE 2009) Um argumento uma afirmao na qual uma dada sequncia finita p1, p2,..., pn, n 1 de proposies tem como consequncia uma proposio final q. A esse respeito, considere o seguinte argumento. Ou Paulo fica em casa, ou ele vai ao cinema. Se Paulo fica em casa, ento faz o jantar. Se Paulo faz o jantar, ele vai dormir tarde. Se Paulo dorme tarde, ele no acorda cedo. Se Paulo no acorda cedo, ele chega atrasado ao seu trabalho. Sabendo-se que Paulo no chegou atrasado ao seu trabalho, de acordo com as regras de raciocnio lgico, correto deduzir-se que Paulo (A) ficou em casa. (B) foi ao cinema. (C) fez o jantar. (D) dormiu tarde. (E) no acordou cedo. 13. (TRE-SC).Marque V (Verdadeiro) e F (Falso) nas afirmaes abaixo:

~ Q um argumento vlido. A sentena: P Q, Q P um argumento vlido. A sentena: P Q, Q P um argumento invlido


A sentena: P Q, ~ P A sequncia CORRETA, de cima para baixo, : (A) V F V. (B) F V V. (C) V F F. (D) F V F.

Gabarito 01.Errado 02.C 03-Certo 04-Errado 05-Errado 06-Certo 07-Certo 08-Certo 09-Errado 10-Errado 11-Certo 12-B 13.B Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

Вам также может понравиться