Вы находитесь на странице: 1из 18

Artlantis produtos on-line Visite o site do Artlantis em http://www.artlantis.com parainformao de produto e disponibilidade.

Marcas Artlantis uma marca comercial da Abvent. Todas as outras marcas comerciais so propriedade dosseus respectivos proprietrios.

TUTORIAL ARTLANTIS

INTRODUO: Artlantis uma famlia de aplicaes de software exclusivo, desenvolvido especialmente para arquitetos e designers, ideal para rpida e facilmente criar renderings3D de alta qualidade (Artlantis Render). Alm de alta resoluo de renderizao de imagens fixas, Artlantis Studio a ferramenta certa para a criao de QuickTime VR panoramas, objetos e animaes. Artlantis interfaces diretamente com Archicad ,VectorWorks , SketchUp Pro, e Arco + . Com arecente adio da, DWF, OBJ e FBX importar formatos DXF e actualizada, DWG e 3DS plug-ins, Artlantis seamlessly interage com todos os lder em software de CAD tambm. Colees temticas de materiais, texturas paramtrica, e os objetos redondos disponveis em CD-ROMs e linha a linha de produtos inovadores (Artlantis Media). Reconhecido lder em tecnologia de janela de visualizao, Artlantis o software de renderizao usado por mais de 167.000 arquitetos, designers e profissionais de design urbano em mais de 80 pases. Para obter mais informaes sobre o Artlantis, por favor visite www.artlantis.com. Este tutorial ajuda voc a descobrir as principais funes do Artlantis. Na pasta Artlantis presente que voc pode encontrar: - Uma pasta chamada Tutorial contendo: - arquivo Tutorial.atl (Artlantis Studio 2 arquivo com as definies finais) - Tutorial_START.atl - Trs pastas contendo diversos Artlantis Media - Uma pasta intitulada Postais - Uma pasta com exemplos Para comear, abra: Tutorial_START.atl. (link para download do arquivo para Tutorial:
http://www.artlantis.com/index.php?page=tutorials/index )

TUTORIAL ARTLANTIS

A / O Interface do Artlantis Studio

NOTA: O tamanho da janela de visualizao em tempo real pode ser ampliada ou reduzida. Voc mesmo pode organizar o seu trabalho em duas telas como no h limitao de tamanho. No menu principal v para Display > Aumentar, ou Display> Reduzir.

TUTORIAL ARTLANTIS

B / O que so Artlantis Media? Os Media so as partes biblioteca do Artlantis:

All Media Artlantis pode ser aplicada com um simples arrastar e soltar nas cenas. Para aplic-las, abra o catlogo clicando no cone na barra de ferramentas, ou a partir do menu: Catlogo do Windows>. Para tornar a mdia que voc vai trabalhar no Catlogo deaparecer, clique no sinal na bottom left hand canto do catlogo. Procure a pasta Tutorial, selecione-o e clique em Abrir. Todos as trs subpastas contendo Shaders, Objectos e imagens iro aparecer como contedo adequado.

TUTORIAL ARTLANTIS

C / Navegao Cada inspector tem uma gaveta com uma lista dos itens apropriados presentes na cena. A lista de Perspectivas Cmara Inspector ir destacar as posiesde cmera existente. Na parte superior das gavetas voc vai encontrar e os sinais + x. Clique no + para uma segunda cmara. 1 / Definir a posio da cmera direita: Use um mouse de trs botes para navegar diretamente na janela de visualizao. Para uma vez mais fcil a navegao no OpenGL acelerador. No se esquea de deslig-lo depois de navegao, caso contrrio ele ir bloquear outras funes para voc. D / Radiosidade Ativar Radiosity na barra de ferramentas! Naquele momento, a previso ser recalculados e exibidos em radiosidade permanente. A imagem consistente com a renderizao final.
NOTA: Se a opo no estiver visvel, clique com o boto direito do mouse na Barra de Ferramentas e selecione-o na lista. Voc pode tambm personalizar a barra de ferramentas.

E / Shaders Shaders so texturas paramtricos aplicados s superfcies do modelo 3D. Para detectar a um direito, basta clicar em sua superfcie na janela de visualizao em tempo real.

Escolha o cone na barra de ferramentas Shaders e ir para o inspector shaders ". Escolha uma superfcie diretamente na janela de visualizao e as configuraes do material ser automaticamente no inspetor. Alterar os parmetros e da janela de visualizao ir mostrar as mudanas imediatamente.

TUTORIAL ARTLANTIS

Aplicar shaders do catlogo. Escolha um shader (da parte do meio do catlogo) e arraste e solte-o sobre uma superfcie diretamente na janela de visualizao. Para alterar o shader, arraste outro de o catlogo e solte-o na mesma superfcie. Processuais Shaders so aqueles definidos apenas por cores. Eles podem simular vidro bonito ou gua superfcies. Escolha o shader Fresnel Glazing para a superfcie de vidro do edifcio.

Voc pode mapear texturas em superfcies de imitar efeitos diferentes. Vamos verificar a parede da torre, para clique nele para fazer as configuraes no inspetor deaparecer. Ele composto de uma textura de imagem mapeada em um shader. (Para apagar arquivos de imagem desuperfcies que voc tem que elimin-los da lista demateriais com o sinal X).

TUTORIAL ARTLANTIS

F / Postais Os postais so pequenas. jpg que memorizar as definies de shaders. Para criar um carto postal, v em Ferramentas> Criar Postal .... Voc pode salv-lo em uma pasta padro criado pelo Artlantis: No Windows: C: Arquivos de Programas>> Artlantis Studio2> Media> Postais No Macintosh: Aplicaes> Artlantis Studio 2> Media>Postais Voc pode alterar o nome e a localizao a qualquer momento, e h um nmero ilimitado de salva. Para criar cartes-postais, voc tambm pode usar o cone da barra de ferramentas.

O novo carto ir aparecer automaticamente na pastaPostal do catlogo. Para aplicar o atributos de um material do carto, basta arrastar e solt-lona janela de visualizao no superfcie desejada.

Arraste o carto que voc recebeu com este tutorial nas mesmas pastas com as existentes para torn-los aparecer no catlogo (ou voc pode reorganizaras pastas como voc quiser).

NOTA: Se voc precisar atualizar o contedo de qualquer pasta no catlogo, selecione-o e clique com o boto direito Favoritos Atualizar.

TUTORIAL ARTLANTIS

Vamos aplicar as configuraes desses postais em cena:

NOTA: Estes postais so independentes de seus projetos,voc pode us-los a qualquer momento. Voc pode at mesmo envi-las aos seus colegas, armazen-los em um servidor, e compartilh-los com os outros. Lembre-se as informaes armazenadas at que vocre-salvar ou edit-los. G / Fundos Ir para o Inspetor Perspectivas e escolha a posio da cmera seguinte da gaveta: General_View. No Inspetor voc vai encontrar uma lista de origens possveis:

TUTORIAL ARTLANTIS

Heliodon Sky: permite que voc use o "Ground", e "Nuvens" apresenta, bem como para mostrar um cu noturno. Gradiente: o fundo composto por trs cores. 2D Image: qualquer foto pode ser usada como fundo.

A janela de visualizao ser estendido automaticamente para o tamanho apropriado. Imagem 3D e 3D Cubic: As imagens 3D tambm pode ser aplicado como fundo. 1 / Primeiro, vamos definir uma imagem 2D como fundo.Como? - Arrastar e soltar as fotos diretamente na janela de visualizao (em segundo plano e no em um superfcie), ou - Arrastar e soltar as fotos diretamente para o quadrado que representa o fundo. Um pouco miniatura da imagem aparecer; (ou voc pode tambm fazer duplo clique no quadrado do fundo e escolher o arquivo de foto do seu disco rgido.) A lista mudar automaticamente para "Imagem 2D".

2 / Duplicar a posio da cmera atual, usando o sinal +da gaveta. Artlantis ir definir um Nome: General_1. Se voc quiser renome-lo, basta clicar duas vezes sobre o nome e mud-lo. Vamos aplicar um fundo diferente para isso: Desta vez, vamos escolher as cores do gradiente a partir da lista de origens. Trs caixas diferentes para
9

TUTORIAL ARTLANTIS

as cores que compem o gradiente ir aparecer. Boto direito do mouse na caixa de cor em um PC / um clique em um Mac / para obter a cor da caixa de configuraes detalhadas; definir o fundo que voc desejar.

3 / Criar uma terceira posio de cmara, duplicando este:clique no sinal de + na gaveta. Aplicar um fundo diferente na lista: Heliodon Sky. O fundo ficar azul. Como voc pode ver, ns criamos trs posies de cmera diferentes, com diferentes formaes. Alm de fundos, as cmaras podem ter outros parmetros individuais: 1. Cmera: definies, elementos de verificao para ativar: Distncia do foco (mm): usando o cursor ou inserindo um valor (mudar o ngulo da cmera). Profundidade de campo: clique em seguida, na janela de visualizao, clique para definir o ponto de rede da cena,com o resto te restantes turva. o cursor ajusta a quantidade de desfoque. Clipping caixa: para a definio de planos; Mostrar: na viso 2d; Ativar: Representao de visualizao. 2. Iluminao: Para lidar com luzes de regimes associados ao ponto de vista, selecion-los a partir dos menusdrop-down. Heliodon: links um Heliodon vista. o "none" desativa o item Heliodon. Luz Grupo: links de um ou mais grupos de luz para a vista.O "none " desativa os grupos de luz.
10

TUTORIAL ARTLANTIS

Neon Shaders: um ou mais links Neon Shaders vista. O "none " desativa a iluminao. 3. Ambiente: controla o fundo e primeiro plano das cenas. Definir um plano de fundo: o tipo de fundo: Heliodon Sky,Gradiente, imagem 2d, imagem 3d; cbicos 3d. Imagens de primeiro plano. O local de insero Ferramentas: ajusta automaticamente a cmera com uma imagem de fundo. Clique para abrir o dilogo. 4. Coordenadas: Camera Position XYZ. Objetivo ponto XYZ posio: Clicando tranca

e tranc-los clicando em

NOTA: Sempre que tiver dvidas, clique no ponto de interrogao na parte inferior do lado direito canto de cada inspector. A Ajuda Artlantis abrir automaticamente naquele captulo especfico. H / Heliodon Como voc j pode notar, o Sol pode ser um parmetro independente de uma cmera. Ir para o inspector Heliodon (Heliodon = Sol em Artlantis). Se voc abrir a gaveta do inspector, voc vai notar que j existem alguns "sis" disponvel para este projeto. O destaque em negrito o sol ativa para a cmara atual. Use o sinal +, e duplic-lo. D um duplo clique sobre seu nome e mud-lo: segunda-feira. H duas formas para ativ-lo para a cmara de presente: - Volte para o inspetor da cmera e escolher este sol a partir da lista - Permanea no Inspetor Heliodon e boto direito do mouse sobre o nome do sol, e escolher "Ativar para viso atual "a partir do menu. O nome ficar em negrito. Existem trs maneiras diferentes para definir o sol: - Com base em uma localizao geogrfica: "Location" - O posicionamento manual: "Manual" - 45: os raios e os eixos de cmera ir formar um ngulo de 45. 1 / Definir o sol com base em uma localizao geogrfica Escolher local e definir uma cidade, uma poca do ano e uma hora do dia. NOTA: Voc sempre pode adicionar uma nova localizao para a lista. Clique no boto ao lado da lista e voc iro aderir paleta apropriada. Verifique o Google Earth para encontrar as geogrfica exata coordenadas.

11

TUTORIAL ARTLANTIS

2 / Coloque o Sol manualmente Mude para a opo "Manual".

Abra o Vista 2D da Barra de Ferramentas, ou ir para o Windows> Vista 2D Arraste o sol no ngulo de viso da cmara em todas as trs projees, at que aparece na janela de visualizao. Quando terminar, pegue o sol diretamente na janela de visualizao e arrast-lo onde quer que pr.

Ativar Nuvens:

Com os dados que voc pode reorganizar a distribuio das nuvens no cu. Verificao "Clouds Mask Sun " opo: quando as nuvens esto na frente do sol, as sombras vo desaparecer da cena, o mesmo que na realidade.
12

TUTORIAL ARTLANTIS

Adicione efeitos adicionais que voc pode encontrar na paleta que voc pode abrir o Inspetor Heliodon.

I / de objetos 3D - Volte para o inspetor Perspectivas de cmeras e ver a mudanaGround_level.

Na barra de ferramentas selecione o inspetor de objetos.

- Abra a pasta chamada objetos no catlogo pertencentes a essa pesquisa e tutorial para o chamado "Plano". Arrast-lo para a cena. A partir desse plano, voc criar uma calada, ento voc tem que alterar as suas dimenses e posio e definir um sombreamento adequado para ele: As dimenses podem ser alteradas no inspector: X = 10 m, Y = 60 m; Z = 0,10 m Pode ser necessrio elevar o avio, ento voc precisa alterar a sua coordenada Z: Z = 0,10 m. NOTA: Voc pode alterar as unidades que trabalham no Artlantis Preferncias. Para abrir as Preferncias, No Windows, v para Editar> Preferncias.
13

TUTORIAL ARTLANTIS

Voc tem que posicionar corretamente para abrir a janela 2D. Objetos so representadas por pontos verdes. O escolhido azul.

Definir um shader a esta calada do shader pasta a partir do catlogo. Basta arrastar e solt-lo no avio. A calada est pronto, voc pode arrastar alguns outros objetos para animar a cena ainda mais. Volte para a pasta de objetos e arrastar o carro, a pessoa em 3D e lampio. Voc pode arrastar ainda mais deles, definir as suas luzes e shaders.

Observao: Os objetos podem incluir fontes de luz como esta lmpada de rua. Quando voc coloca um objeto to na cena, as luzes sero automaticamente para que a posio da cmara em particular. NOTA: Um outro grupo de objetos so compostos 3D de plantas. Essas plantas podem comportar-se de quatro maneiras diferentes, dependendo da poca do ano. NOTA: Na janela 2D voc pode duplicar objetos. Arraste uma cpia de um objeto

J / Vises Paralelas Abra a lista drop-down na Barra de Ferramentas e escolha a Vises Paralelas Inspector. Inspector caixa semelhante - cada cmara pode agrupar diferentes configuraes para o sol, luzes de fundo, etc Entre os parmetros de renderizao para exibies paralelas voc vai achar que para a escala. Desta forma, seus renderings pode tornar-se parte da documentao do edifcio.

14

TUTORIAL ARTLANTIS

K / Panoramas Abra a lista drop-down na Barra de Ferramentas e selecione oInspector Panoramas. A Inspector caixa semelhante - cada cmara pode agrupar diferentes configuraes para o sol, luzes de fundo, etc A cmera gira em torno de um ponto fixo. Use-o para as cenasde interiores. L VR / QT Abra a lista drop-down na Barra de Ferramentas e selecione aObjetos VR Inspector. Inspector caixa semelhante - cada cmara pode agrupar diferentes configuraes para o sol, luzes de fundo, etc O modelo ainda quando a cmera gira em torno dele. Use-opara apresentar a volumetria. M / Animaes Abra a lista drop-down na Barra de Ferramentas e selecione oInspector animaes. Inspector caixa semelhante - cada cmara pode agrupar diferentes configuraes para o sol, luzes de fundo, etc. Quando voc cria uma animao que pode definir: 1 / um caminho para a cmera 2 / aes diferentes na linha do tempo 1 / Criar um caminho - Abra a janela 2D. Para criar caminhos que voc vai trabalhar sempre na janela 2D. Ative a funo Edit Path na barra de ferramentas da janela 2D's.(No se esquea de desativar esse comando depois que voc terminou a edio do caminho!) - A posio inicial da cmara vai servir como ponto de partida do caminho. Arrasteo at o fim ponto do percurso. Tangentes ajudar a editar o caminho. Voc pode adicionar novos pontos de controle com um right click. Quando terminar, desligue a funo Edit caminho.

15

TUTORIAL ARTLANTIS

Criar um caminho muito linear simples:

2 / Definir aes na linha do tempo Qual o cronograma?

1. Barra de ttulo: Mostra o nome da seqncia atual. 2. Escala de Tempo: d tempo de a cena com uma barra deslizante um cursor para a posio e editar chaves e seqncias. 3. Gravadora: Controles de gravao e reproduo de animaes. controle de seqncia durao: usado para editar a durao e a freqncia das imagens.

16

TUTORIAL ARTLANTIS

- Gravar uma ao que afetaro a cor de fundo: 1. Coloque a cmera no ponto de partida na linha do tempo. 2. Iniciar o modo de gravao clicando sobre o boto vermelho Existe uma cor de fundo definida para este ponto. Mant-lo como ele .

4. Arraste a cmer a para a final ponto da animao 5. Clique nas caixas de cor e alter-los 6. Feche o modo de gravao clicando sobre o boto vermelho.

Reproduza a animao!

17

TUTORIAL ARTLANTIS

Observao: Para definir as aes meio para definir os eventosligados a diferentes posies da cmera na linha do tempo. Artlantis ir calcular as etapas entre automaticamente. Voc pode animar praticamente tudo no Artlantis, como voc pode ver na lista abaixo: Cmera: Posio, alvo de rotao, distncia focal, profundidade de campo ambiental, ambiente Objetos: Posio, orientao, rotao Shaders: cor, brilho, reflexo, parmetros individuais, mapeamento de texturas animadas Luzes: cor, posio, orientao, intensidade e desligando, os efeitos Heliodon: Sun estudar para um dia ou um ano, a intensidade e a cor do sol, a intensidade e a cor do cu iluminao, efeitos Antecedentes Clipping Caixa Post Process: As configuraes de imagem, exposio, gro,Edge e Pastel.

CONCLUSO Para mais informaes consultar o nosso site: www.artlantis.com Visite a nossa galeria de usurio e partilhe as suas renderizaes com a gente! Bate-papo com usurios nos nossos fruns, compartilhar suas experincias e aprender ainda mais! Todos ns desejamos-lhe muito sucesso com Artlantis. Equipe Abvent

18

Вам также может понравиться