Вы находитесь на странице: 1из 8

2008/09

Introduo s Tecnologias da Informao e Comunicao


Prof. Paula Coelho

9 ano

Escola E.B. 2, 3 Infante D. Fernando


DIRECO REGIONAL DE EDUCAO DO ALGARVE

1. CONCEITOS BSICOS
A comunicao verbal implica o conhecimento do significado das palavras utilizadas. Agora, ao entrares nesta disciplina deves comear por aprender o significado de alguns termos que passaro a fazer parte do teu dia-a-dia.
Informao

+
Automtica

1.1. Informtica
A palavra informtica provm da juno das palavras informao e automtica e significa tratamento ou processamento da informao, utilizando meios automticos, nomeadamente o computador.

=
Informtica

1.2. Tecnologias da Informao e Comunicao


As Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) dizem respeito aos processos de tratamento, controlo e comunicao de informao, fundamentalmente baseados em meios informticos.
Exemplos de Dados Joo; Computador; 1, 2, 3 400, 500, 600; / | \ o --; Por; Comprou, avariou; A, E, I, O, U; Um, dois, trs; @, &, $, , #.

1.3. Dados e Informao


Em informtica, existem dois termos que so muito utilizados: dados e informao. Apesar de estarem directamente relacionados, estes dois termos tm significados diferentes. Dados: so representaes codificadas de factos, eventos ou outro tipo de entidades. Essas representaes codificadas podem ser palavras, nmeros, ou outro tipo de cdigos ou smbolos. Informao: consiste num conjunto de dados devidamente organizados e articulados entre si, de modo a assumirem um certo significado e a poderem traduzir-se em conhecimento para os seres humanos.

Exemplos de Informao O Joo comprou um computador por 400; O Computador avariou; o

--| /\

1.4. reas de aplicao das TIC


Se pensarmos na realidade actual relativamente utilizao das tecnologias, desde o uso domstico at s empresas, supermercados, farmcias, etc., rapidamente chegamos concluso de que estas se expandem abrangendo diversas reas as reas de aplicao das TIC: Informtica; Burtica; Telemtica; Controlo e Automao.

--- Pg. 1 ---

1.4.1. Informtica
A informtica constitui actualmente um domnio muito amplo no que diz respeito concepo, utilizao e manuteno de sistemas informticos. Esta rea subdivide-se em: Informtica na ptica do hardware: concepo e implementao dos componentes de hardware; Informtica na ptica do software: concepo e desenvolvimento do software necessrio ao funcionamento do hardware; Informtica na ptica do utilizador: utilizao dos sistemas
Fig. 1 Informtica na ptica dos tcnicos de informtica

informticos para a realizao de determinadas tarefas de tratamento de informao com fins diversificados; Informtica na ptica dos tcnicos de informtica: montagem, manuteno e reparao dos sistemas informticos.

1.4.2. Burtica
Designa a aplicao de meios informticos no tratamento e circulao da informao em escritrios ou gabinetes administrativos.
Fig. 2 - Burtica

1.4.3. Telemtica
A telemtica consiste na conjugao de meios informticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicao distncia (linhas telefnicas, satlites, etc.).

1.4.4. Controlo e Automao


As tecnologias de controlo e automao dizem respeito a sistemas e processos de controlo da produo industrial. Esta rea tambm se subdivide em diversas reas, das quais de destacam: Robtica: rea que estuda o desenvolvimento de sistemas
Fig. 3 - Telemtica

electromecnicos (robs) nos quais intervm meios e processos informticos. Existem diversos tipos de robs que se diferenciam pelas suas aplicaes e formas de trabalhar: o Robs inteligentes: capazes de interagir com o meio atravs de sensores e tomar decises em tempo real; o Robs com controlo remoto: capazes de efectuar diversas operaes mas requerem a presena de um ser humano que os controle remotamente. Computer Assisted Design (CAD): desenho assistido por computador recorrendo a software especfico. Muito utilizado por arquitectos como auxlio na construo de edifcios.
--- Pg. 2 ---

Fig. 4 - Robtica

Como distinguir hardware de software? Se tens dificuldade em perceber o que o hardware e o que o software, pensa da seguinte forma: o hardware aquilo em que podes tocar num computador e o software so os programas que utilizas no computador (Internet Explorer, Word, Paint, jogos, etc.).

2. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA INFORMTICO


Os sistemas informticos, em geral, so constitudos por dois tipos de componentes fundamentais: o hardware e o software. No possvel conceber um sistema informtico sem hardware e este por sua vez intil sem software.

2.1. Hardware
O hardware refere-se refere a todos os dispositivos fsicos que constituem os sistemas informticos. informticos. responsvel por quatro funes essenciais:
Dispositivos de entrada

Entrada de dados (input): comunicao (aceitao) dos dados a serem processados; Processamento: manipulao (transformao) dos dados para obter informao;

Unidade Central de Processamento (CPU)

Armazenamento:
Memrias

armazenamento

da

informao

para

posterior

reutilizao. Sada de dados (output): visualizao e obteno da informao i produzida.

Dispositivos de sada Fig. 5 Estrutura bsica de um sistema informtico. Os dados comeam por ser introduzidos atravs dos dispositivos de entrada (rato, teclado, etc.) para a unidade central de processamento (processador) ou para unidades de memria (memria RAM, disco rgido, pen, etc.). Aps efectuadas as operaes de processamento, a informao enviada para os dispositivos da sada (monitor, impressora, etc.).

2.2. Unidade Central de Processamento (CPU)


A unidade central de processamento (em em ingls, Central Processing Unit) um circuito integrado constitudo por milhares de componentes electrnicos elementares. Mais conhecido por processador, este considerado o componente mais complexo de todo o sistema informtico e tambm o fundamental, pois ele quem determina o funcionamento funcionamento e o desempenho do computador. A velocidade do processador medida em hertz (Hz), (Hz) ou seja, milhes de ciclos por segundo). Actualmente existem dois grandes fabricantes de processadores que oferecem uma vasta gama de produtos de forma a dar resposta resp s diferentes necessidades. Estes gigantes da tecnologia de processamento so a AMD e a Intel.

2.3. Memrias
Uma caracterstica importante de um sistema informtico , sem dvida, a sua memria, memria pois esta determina a capacidade de armazenamento de informao. Esta capacidade medida em bytes (B). Importa distinguir dois tipos de memrias: a memria primria (ou principal ou central) e a memria secundria (ou dispositivos de armazenamento secundria).
Fig. 6 Exemplos de processadores
--- Pg. 3 ---

2.3.1. Memrias primrias, principais ou centrais


Sendo indispensveis ao funcionamento de um sistema informtico, estas memrias existem sob a forma de circuitos elctricos e encontram-se normalmente perto do processador. Este tipo de memria divide-se em dois tipos: Memria RAM (Random Access Memory); Memria ROM (Read Only Memory).

2.3.1.1. Memria RAM A memria RAM tem como objectivo guardar temporariamente as vrias informaes do sistema. uma memria de leitura e escrita onde o acesso informao feito de forma aleatria. ainda intitulada de voltil, pois perde toda a informao quando o computador desligado ou reiniciado. Por sua vez, esta memria tambm de divide em muitas outras como, por exemplo, a DRAM (Dynamic Random Access Memory) e SRAM (Static Random Access Memory) e VRAM (Video Random Access Memory).
Fig. 7 Exemplos de memria RAM

2.3.1.2. Memria ROM A memria ROM uma memria que unicamente pode ser lida. Sobre ela o processador pode efectuar operaes de leitura mas nunca de escrita. Da que seja utilizada para guardar alguns programas e informaes responsveis pelo funcionamento interno do computador como, por exemplo, o arranque do computador. Ao contrrio da memria RAM, a ROM no perde a informao quando o computador desligado, ou seja, no uma memria voltil. Por sua vez, esta memria tambm se divide nas seguintes: PROM (Programmable Read Only Memory), EPROM (Erasable and Programmable Read Only Memory) e EEPROM (Electric Erasable and Programmable Read Only Memory).
Fig. 8 Exemplos de memria ROM

2.3.2. Memrias secundrias ou dispositivos de armazenamento secundrio


Este tipo de memrias pode ser visto como um complemento memria primria do computador, nas quais se podem guardar informaes de carcter permanente. As memrias secundrias mais conhecidas so: Discos rgidos; Pens (ou flash drives) e cartes de memria; Discos pticos (CDs e DVDs); Disquetes e bandas magnticas.
--- Pg. 4 ---

Fig. 9 Disco rgido

Esquematicamente, as memrias de um sistema informtico podem-se representar da seguinte forma:


Memrias

Memrias primrias ou principais ou centrais Fig. 10 Carto de memria (tipo SD)

Memrias secundrias ou dispositivos de armazenamento secundrio

RAM

ROM

Discos rgidos

Pens

DRAM

PROM

Cartes de memria

Disquetes

DVDs SRAM EPROM Bandas magnticas VRAM Fig. 12 Banda magntica EEPROM CDs

Fig. 11 Representao esquemtica das memrias de um sistema informtico

2.4. Motherboard ou placaplaca-me ou placa principal


A motherboard consiste numa placa de circuito impresso que representa o componente principal de um sistema informtico, uma vez que nesta placa que ligam ou encaixam todos os restantes componentes. Existem diversas seces numa motherboard: Slot do CPU: encaixe destinado ao processador; Slots de memria: encaixes destinados aos mdulos de memria RAM ou chips de memria ROM; Slots de expanso: conjunto de encaixes onde se podem inserir outras placas como, por exemplo, placas grficas, modems internos, placas de
Fig. 13 Motherboard

rede, etc. Conectores/portas: para ligao de cabos de outros dispositivos externos como, por exemplo, o monitor, o teclado ou o rato. BUS (ou barramento): sistema de fios condutores prensados na motherboard por onde circulam os dados entre as diferentes seces.

--- Pg. 5 ---

2.5. Dispositivos de entrada e de sada de dados


A entrada de dados e consequente sada de informao efectuam-se atravs de dispositivos, ou perifricos, externos ao sistema. Existem trs tipos de dispositivos: Dispositivos de entrada (input); Dispositivos de sada (output); Dispositivos de entrada e sada (input and output).

2.5.1. Dispositivos de entrada (input)


Os dispositivos ou perifricos de entrada permitem introduzir dados para o interior de um sistema informtico. Alguns dos dispositivos deste tipo mais conhecidos so: Teclado; Rato / touch pad / track point / track ball; Joystick; Scanner (ou digitalizador); Microfone; Cmara Web ou webcam.

Fig. 14 Joystick

Fig. 15 Scanner

2.5.2. Dispositivos de sada (output)


Os dispositivos ou perifricos de entrada permitem ao sistema informtico enviar dados para o exterior. Alguns dos dispositivos deste tipo mais conhecidos so: Monitor (CRT ou TFT); Impressora / plotter; Projector de vdeo; Colunas de som / phones.
Fig. 16 Webcam

2.5.3. Dispositivos de entrada e sada (input and output)


Os dispositivos ou perifricos de entrada permitem introduzir dados para o interior de um sistema informtico. Alguns dos dispositivos deste tipo mais conhecidos so: Multifunes (impressora + scanner); Modem; Monitor tctil (ou touchscreen); Headset (microfone + phones).
Fig. 18 Modem Fig. 17 Projector de vdeo

--- Pg. 6 ---

2.6. Software
O software diz respeito a programas ou conjuntos de instrues, escritos em diversas linguagens de programao, que determinam a actividade e o comportamento de um sistema informtico. De uma forma muito simples, pode pode-se dizer que o software a parte lgica de um sistema informtico. Existem dois tipos de software: Software de sistema; Software de aplicao.

2.6.1. Software de sistema


Este tipo de software fundamental para o funcionamento do computador e responsvel, entre outras coisas, por gerir os recursos de hardware. O melhor exemplo para este tipo de software o sistema operativo de um computador. computador Exemplos de sistemas operativos: MS-DOS; Unix; Windows (Windows 1.0, Windows 2.0, Windows 3.0, Windows W 3.1, Windows 95, Windows NT, Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Windows XP, Windows 2003, Windows Vista, Windows 2007); Linux (Alinex, Mandriva, Fedora, Suse, use, Caixa Mgica, Mgica Ubuntu, etc.); Mac OS (Tiger, Leopard, Phanter, etc.).
Fig. 19 Windows Vista (cima), Suse Linux (centro) e Mac OS X Tiger (baixo)

2.6.2 2.6. 2. Software de aplicao


O software de aplicao engloba todos os programas que permitem ao utilizador efectuar tarefas do seu interesse. interesse Exemplos: Processadores de texto (Microsoft Word, Openoffice Writer, Microsoft WordPad, etc.); Folhas de clculo (Microsoft Excel, Openoffice Calc, etc.); Apresentaes electrnicas (Microsoft PowerPoint, Openoffice Impress, etc.); Bases de dados (Microsoft Access, Openoffice Base, MySQL, etc.); Programas s de navegao na Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Chrome, etc.).

Fig. 20 Exemplos de aplicao

software

de
--- Pg. 7 ---

Вам также может понравиться