Вы находитесь на странице: 1из 5

rea Juventude e Vocaes Subsdio1 para Encontro de orao em memria de So Lus Gonzaga Patrono da Juventude

1. CHEGADA Canto: Amar a Ti, Senhor, em todas as coisas E todas em Ti, em tudo amar e servir Acolher os jovens que chegam ao espao do encontro2. Entregar para cada jovem uma tarjeta3 de papel com a inscrio Ser jovem e ter que decidir ou Ser jovem e se doar Motivar para a celebrao: Iremos hoje celebrar os sonhos, os projetos, os desafios e a vocao de nossa vida de jovens, fazendo memria da vida de outro jovem, que, como muitos de ns, em seu tempo, buscou descobrir e viver sua vocao, seu jeito de ser feliz, de ser fiel a Deus, de servir aos irmos; tambm encontrou dificuldades, contradies em sua sociedade e em sua prpria famlia: So Lus Gonzaga!

2. ABERTURA - Venham, naes ao Senhor cantar! - Ao Deus do universo venham festejar! - Seu amor por ns firme para sempre! - Sua fidelidade dura eternamente! - Para Ti, Senhor, toda noite dia, - A escurido mais densa logo se alumia. - s a luz do mundo, s a luz da vida, - Cristo Jesus, resplandece, s nossa alegria! - Glria ao Pai e ao Filho e ao Santo Esprito, - Glria a Trindade Santa, glria ao Deus bendito! - Aleluia, irms, aleluia, irmos! - Lembrando So Lus Gonzaga, a Deus louvao!

Os textos sobre a vida de So Lus que se encontram nesse material foram extrados e adaptados de texto do livro Santos e Beatos da Companhia de Jesus, escrito por P. F. Molinari, sj, traduzido por Manuel Alves da Silva, sj.
2

Preparar o espao do encontro antecipadamente, com as cadeiras em crculo, se possvel, tecidos coloridos, velas e uma foto ou imagem de So Lus Gonzaga.
3

As tarjetas sero utilizadas depois para diviso de trabalhos em grupos, ento deve-se ter um nmero de tarjetas de acordo com o nmero de participantes e em igual nmero as duas inscries. Cada jovem deve receber apenas uma das tarjetas.

3. RECORDAO DA VIDA A Vida de So Lus4 Ele era to jovem

Lus foi uma criana de inteligncia viva e aberta, de carter ardente como o de todos os Gonzagas, obrigado a viver, desde a infncia, entre os grandes do mundo de ento, porque ele estava destinado a tornar-se um deles. Lus se desenvolve ento nessa sociedade em que a vaidade e as intrigas so para muitos os critrios dominantes, mas contra ela que reage conscientemente. Sob o cuidado da me que ele ama profundamente, aceita e responde ao chamado do Senhor que o quer para si. Pouco a pouco, torna-se cada vez mais intolerante em relao a esse mundo ftil, reagindo contra ele. No simples inconformismo; a reao de quem, tendo como ideal seguir a Cristo, incondicionalmente deseja e escolhe antes a pobreza com Cristo pobre do que a riqueza; as ofensas com Cristo cheio de ofensas, do que as honras (cf. Exerccios Espirituais, n. 167). Em 1583, manifesta famlia o desejo de dedicar-se totalmente a Deus. Suporta a oposio do pai, que acaba cedendo. Assim, Lus pde abdicar de todos os seus direitos dinsticos em favor de seu irmo Rodolfo e, ento, entrar no noviciado da Companhia de Jesus em Roma, aos 18 anos incompletos.

O que fica dito bastaria para reconhecermos que Lus no foi um covarde, fugindo vida e ao mundo; mas podemos e devemos penetrar fundo na sua vida. Para partilhar:

O que a vida de So Lus nos recorda de nossa prpria experincia de f, por mais simples e breve que ela seja? 4. HINO Tomai, Senhor (Lindbergh Pires, sj) Tomai, Senhor, e recebei toda minha liberdade E a minha memria tambm.

Se tiver tempo e possibilidades, os animadores podem preparar com alguns jovens, antecipadamente, algum modo de dinamizar ou narrar esse trecho da vida de So Lus Gonzaga, ou simplesmente ler.

O meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho e possuo, vs me destes com amor. Todos os dons que me destes, com gratido vos devolvo. Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade. Dai-me somente o vosso amor, vossa graa. Isto me basta, nada mais quero pedir. 5. SALMO Sl 130 (131) Confiana filial e repouso em Deus Senhor, meu corao no orgulhoso, * nem se eleva arrogante o meu olhar; No ando procura de grandezas, * nem tenho pretenses ambiciosas! Fiz calar e sossegar a minha alma; * ela est em grande paz dentro de mim, Como a criana bem tran qila, amamentada * no regao acolhedor de sua me. Confia no Senhor, Israel, * desde agora e por toda a eternidade! 6. LEITURA Dividir o grupo em dois5 e propor a cada um o texto correspondente tarjeta que recebeu. Cada grupo l o texto, medita e partilha sobre ele. Em seguida, propese uma partilha com o grupo todo, apresentando uns aos outros aspectos do texto que cada grupo leu e as partilhas do grupo.

Anexo 1

A deciso difcil

Se por um lado sentia o chamamento de Cristo para O seguir na vida religiosa, por outro, apresentava-se ao seu esprito a alternativa, isto , a do bem que poderia fazer como Marqus de Castiglione dele Stiviere, no s nos seus feudos e aos seus sditos, mas na alta sociedade de quem dependia a sorte de tantos homens.

Se o grupo for grande, pode-se dividir em mais de dois, para facilitar a meditao.

O problema no era fcil de resolver; exigia muita formao intelectual e espiritual e capacidade de verdadeiro discernimento, sobretudo porque pessoas qualificadas e de Igreja, raciocinando com ele, procuravam lev-lo para a soluo que, humanamente falando, se apresentava como a mais razovel e que teria proporcionado o verdadeiro bem de outros.

Mas o ltimo critrio para Lus o que Deus quer e uma vez esclarecido isto, nada o far desviar: nem a ira do pai, nem o pensamento de ter de deixar a me... Muito menos as honras e riquezas. Precisamente por isso escolhe a Companhia de Jesus, entrando nela em 1587. Tendo compreendido o amor que levou Deus a fazer-se homem para dar aos homens a vida, sente-se apaixonado por Cristo; tem sede de sair de si para se dar inteiramente aos outros nesta Ordem religiosa apostlica. Para meditar:

Como jovem, que decises difceis tenho ou tive que tomar na vida?

Anexo 2 A doao total: servio por amor

A sua espiritualidade est cheia da idia de um servio prestado por amor s pessoas, aos pobres, aos que sofrem. Mas este servio de Deus pelo bem dos outros, para Lus, no se identifica com uma pura atividade exterior. Compreendeu que na vida do religioso e do sacerdote este servio se presta tambm, primeiramente, por oblao de si mesmo, na transformao com que, sob o impulso da graa, o homem aprende a fazer seus os sentimentos do Senhor e a viver da sua vida, tornando-se assim autntico apstolo.

Animado por esta f alimentada na orao, Lus oferece-se com fortaleza e com caridade sem limites ao servio dos doentes, quando, na primavera de 1591, a peste se desencadeia em Roma, onde Lus estudante de teologia.

Apesar de se entregar incansavelmente aos pobres empesteados e nada o detenha de aproximar-se deles, de os cuidar, de os transportar nos seus braos, Lus

no contrai a terrvel doena. Morre, depois de um rpido e crescente depauperamento orgnico, um enfraquecimento geral das foras fsicas, a 21 de junho de 1591, aos 23 anos de idade. Morre, pois, por causa de sua doao, da sua caridade que o levou a responder aos gemidos dolorosos que chegam at ele, isto , ao convite do prprio Cristo que precisa de alvio e carinho em tantos doentes. Para meditar:

Como desejo e posso doar minha vida de jovem?

7. PRECES Senhor, escutai as nossas preces: - Para que saibamos oferecer ao prximo todo bem que desejamos a ns mesmos, rezemos, - Para que, a exemplo de So Lus, estejamos disponveis para os mais necessitados, rezemos, - Para que nos libertemos das amarras que nos impedem de ser jovens mais livres e autnticos, rezemos, - Outras preces espontneas, 8. PAI-NOSSO 9. ORAO Deus, a exemplo de So Luis Gonzaga, padroeiro da juventude, concede-nos a fortaleza e a alegria para dedicarmos nossas vidas ao servio dos que sofrem injustia, misria, falta de sentido e qualquer tipo de ferida. Que possamos caminhar, sobretudo, junto com a juventude, empenhando-nos no trabalho com os jovens da Provncia Brasil Centro-Leste e estando abertos construo de redes de colaborao para melhor servir e mais amar. Por Cristo Nosso Senhor. Amm. - Bendigamos ao Senhor. - Demos graas a Deus.

San Lus Gonzaga Silla Valencia

Вам также может понравиться