Вы находитесь на странице: 1из 13

Cap tulo 28 No co es de Estruturas Alg ebricas

Conte udo
28.1 Algebras Universais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1308 28.2 A ca o de Uma Algebra Universal sobre uma Outra Algebra Universal (*) 1315

o aprofundar seu estudo de Matem atica o estudante freq uentemente depara com conceitos como o de grupo, semi-grupo, a lgebra, anel, corpo, m odulo etc. Nosso objetivo nessa se ca o e apresentar deni co es b asicas de tais conceitos acompanhadas, quando poss vel, de alguns exemplos relevantes. Nossa inten ca o n ao e de forma alguma a de cobrir esses assuntos e seus resultados mais importantes, mas apenas a de introduzir ao leitor, de maneira mais ou menos unicada, no co es dessas estruturas alg ebricas, de modo que o mesmo possa encontrar aqui refer encias r apidas a `s mesmas quando delas necessitar. O estudante j a familiar com alguns desses conceitos (os conceitos de grupo e a lgebra s ao populares entre estudantes de F sica) encontrar a nessa exposi ca o uma vis ao unicada dos mesmos, a unica ca o se dando em torno de conceitos como o de a lgebra universal, que introduziremos a seguir. Esta se ca o deve ser compreendida como uma continua ca o do Cap tulo 1 e dispensa a leitura das demais, exceto daquela. O leitor pode achar ser esta se ca o uma longa seq u encia contendo apenas deni co es e exemplos, com poucos resultados, o que e correto. Seu objetivo, por em, e apresentar v arias id eias comuns a v arias a reas de um ponto de vista unicado. Incluir resultados importantes sobre assuntos como a lgebras ou teoria de grupos levaria estas notas muito al em de seu objetivo e tornaria suas dimens oes grandes demais. Uma certa familiaridade pr evia com alguns dos conceitos discutidos ajudar a a tornar a leitura mais f acil, motivante e menos abstrata. Opera co es e Rela co es Sejam C e I dois conjuntos e consideremos o produto cartesiano C I (o conceito de produto cartesiano de conjuntos foi denido na se ca o 1). Uma fun ca o f : C I C e por vezes dita ser uma opera ca o sobre C . Se I e um conjunto nito, f e dita ser uma opera ca o nit aria sobre C . Um conjunto R C I dito ser uma rela ca o em C . Se I e um conjunto nito, R e dito ser uma rela ca o nit aria em C . Fun co es Finit arias Sejam C e I dois conjuntos e consideremos fun co es f : C I C . Se I e um conjunto nito I f : C C e dita ser uma fun ca o nit aria sobre C ou opera ca o nit aria sobre C . Sem perda de generalidade consideraremos aqui fun co es nit arias do tipo f : C n C para algum n . Se f e uma fun ca o nit aria para um dado n, f e dita ser uma fun ca o n- aria sobre C . Um exemplo de uma fun ca o n ao nit aria seria uma fun ca o do tipo f : C C que a cada seq u encia em C associa um elemento de C.

1307

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1308/1355

Fun co es 2- arias ser ao chamadas aqui de fun co es bin arias e fun co es 1- arias s ao chamadas de fun co es un arias. Por vezes iremos falar tamb em de fun co es 0- arias sobre C , que consistem em fun co es f : {} C . Uma tal fun ca o tem por imagem simplesmente um elemento xo de C . Exemplos de fun co es 0- arias sobre seriam f () = 1 ou f () = 0 ou f () = 2. Freq uentemente denotamos tais fun co es pelo elemento de C por ela associado. Nos tr e s exemplos acima, poder amos denotar as fun c o es por 1, 0 ou 2, respectivamente.

Rela co es Finit arias H a uma nomenclatura an aloga para o caso de rela co es. Sejam C e I dois conjuntos e consideremos I rela co es R C . Se I e um conjunto nito R e dita ser uma rela ca o nit aria sobre C . Sem perda e de generalidade consideraremos aqui rela co es nit arias do tipo R C n para algum n . Se R uma rela ca o nit aria para um dado n, R e dita ser uma rela ca o n- aria sobre C . Para o caso n = 1 as rela co es s ao tamb em chamadas de un arias e para o caso n = 2 s ao ditas bin arias. Rela co es bin arias foram estudadas a ` p agina 23.

Estruturas Seja C um conjunto, F uma cole ca o de opera co es (n ao necessariamente nit arias) sobre C e seja R uma cole ca o de rela co es (n ao necessariamente nit arias) em C . A tripla C, F , R e dita ser uma estrutura sobre C . Note-se que tanto F quanto R podem ser vazias. Dado que opera co es sobre um conjunto C tamb em s ao rela co es sobre C , a deni ca o de estru tura acima poderia ser simplicada. E por em conveniente mant e-la como est a, pois op co es s ao de import ancia especial. Uma estrutura C, F e dita ser uma estrutura alg ebrica e uma estrutura C, R e dita ser uma estrutura relacional. Deste segundo tipo de estrutura n ao trataremos aqui. Aqui estudaremos apenas um tipo especial de estrutura alg ebrica, as chamadas a lgebras universais, das quais veremos v arios exemplos importantes a ` toda a Matem atica e a ` F sica.

28.1

Algebras Universais

Uma Algebra Universal e constituida por um conjunto C e uma cole ca o F de fun co es nit arias sobre C . A cole ca o F n ao precisa ser nita. Freq uentemente denotaremos uma a lgebra universal por C, F . O estudo sistem atico das a lgebras universais foi iniciado por Withehead1 e Birkho2 , tendo Boole, Hamilton, DeMorgan e Sylvester como precursores. Vamos a alguns exemplos. 1. Seja C = e F = {s, m}, onde s e m s ao duas fun co es bin arias dadas por s : 2 , s(x, y ) = x y . s(x, y ) = x + y e m :

1 2

Alfred North Withehead (1861-1947). George David Birkho (1884-1944).

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1309/1355

2. Seja C = Mat(n) (o conjunto das matrizes complexas n n para um certo n ) e F = {s, m}, onde s e m s ao duas fun co es bin arias dadas por s : C 2 C , s(A, B ) = A + B e m : C 2 C , s(A, B ) = A B .

3. Seja C o conjunto de todas as matrizes complexas n m (para n e m ) e seja F = {c, s, t} onde c : C C e a fun ca o un aria dada por c(A) = A (a matriz complexo-conjugada de A), s : C2 C e a fun ca o bin aria dada por s(A, B ) = A + B e t : C 3 C e a fun ca o 3- aria dada T T por t(A, B, C ) = AB C , onde B e a transposta da matriz B .

V arios outros exemplos ser ao vistos abaixo. Algumas a lgebras universais com propriedades especiais recebem denomina co es pr oprias e s ao chamadas de grupos, semi-grupos, an eis, corpos, a lgebras etc. Vamos introduz -las adiante. Tipos de Opera co es e de Rela co es Ainda um coment ario sobre a nomenclatura. Sejam C e I conjuntos e seja : C I C uma opera ca o sobre o conjunto C . A cardinalidade de I e dita ser o tipo da opera ca o . Assim, uma fun ca o n- aria e tamb em dita ser de tipo n. Analogamente, I se R C e uma rela ca o em C a cardinalidade de I e dita ser o tipo da rela ca o R. Coment ario Sobre a Nota c ao Antes de prosseguirmos, fa camos uma observa ca o sobre a nota ca o que e costumeiramente adotada, especialmente quando se trata de fun co es bin arias. Dado um conjunto C e uma fun ca o bin aria denotada por um s mbolo , a imagem de um par 2 (a, b) C e comummente denotada por (a, b). E muito pr atico, por vezes, usar uma outra nota ca o e denotar (a, b) por a b. Essa nota ca o e denominada mesoxa. Um exemplo claro desse uso est a 2 na fun ca o soma, denotada pelo s mbolo + : de dois n umeros complexos. Denotamos +(z, w ) 2 por z + w . Outro exemplo est a na fun ca o produto : de dois n umeros complexos. Denotamos (z, w ) por z w .

Essa nota ca o ser a usada adiante para outras fun co es bin arias al em das fun co es soma e produto de n umeros ou matrizes.

Fun co es un arias tamb em t em por vezes uma nota ca o especial, freq uentemente do tipo exponencial. Tal e o caso da opera ca o que associa a cada elemento de um grupo a ` sua inversa, g g 1 , ou o caso da opera ca o que associa a cada conjunto o seu complementar A A c . Ou ainda o caso da transposi ca o de matrizes M M T , da conjuga ca o de n umeros complexos z z para o que usa-se tamb em sabidamente a nota ca o z z . Comutatividade e Associatividade Uma fun ca o bin aria : C 2 C e dita ser comutativa se para quaisquer a e b C valer (a, b) = (b, a), ou seja, na nova nota ca o, se ab = ba.

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1310/1355

Fun co es bin arias comutativas s ao freq uentemente chamadas de Abelianas 3 . Uma fun ca o bin aria : C 2 C e dita ser associativa se para quaisquer a, b e c C valer (a, (b, c)) = ((a, b), c), ou seja, na nova nota ca o, se a(bc) = (ab)c. Vamos agora apresentar em seq u encia v arios exemplos de a lgebras universais de import ancia em Matem atica. Em todos eles as fun co es de F s ao 0- arias, un arias ou bin arias. Reticulados Um reticulado4 sobre um conjunto C e uma a lgebra universal C, F onde F e um conjunto de duas fun co es bin arias denotadas por e (l e-se e e ou, respectivamente), F = {, }, as quais s ao supostas satisfazer as seguintes rela co es, validas para todos a, b e c C (usaremos a nova nota ca o): 1. Idempot encia: a a = a, 2. Comutatividade: a b = b a, 3. Associatividade: a (b c) = (a b) c, a (b c) = (a b) c. 4. Absorv encia5 : a (a b) = a, a (a b) = a. Vamos a exemplos. co es e denidas para todos a, b B , 1. Seja C = (B ), para algum conjunto B e sejam as fun por a b = a b, a b = a b.

a a = a. a b = b a.

E. 28.1 Exerc cio. Mostre que isso e um reticulado no sentido da deni c ao acima. 2. Seja C = e sejam as fun co es e denidas para todos a, b a b = min{a, b}.

, por a b = max{a, b},

E. 28.2 Exerc cio. Mostre que isso e um reticulado no sentido da deni c ao acima.
Niels Henrik Abel (1802-1829). Denominado lattice em ingl es e Verband em alem ao. 5 Tamb em denominada Amalgamento.
4 3

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1311/1355

3. Uma generaliza ca o do caso acima. Seja C um conjunto linearmente ordenado (a deni ca o est aa ` p agina 31) e sejam as fun co es e denidas para todos a, b C , por a b := a b := a, se a b , b, de outra forma a, se a b . b, de outra forma

E. 28.3 Exerc cio. Mostre que isso e um reticulado no sentido da deni c ao acima.

Reticulados Distributivos Um reticulado e dito ser distributivo se tamb em forem satisfeitas as propriedades 1. a (b c) = (a b) (a c). 2. a (b c) = (a b) (a c). E. 28.4 Exerc cio. Nos exemplos acima quais reticulados s ao distributivos? Algebras Booleanas Uma a lgebra Booleana6 e uma a lgebra universal formada por um conjunto B e por uma fam lia F de cinco fun co es nit arias: duas bin arias, denotadas por e , uma fun ca o un aria, denotada por C e denominada nega ca o ou complemento e duas fun co es 0- arias, denotadas genericamente por 0 e 1 (denominadas, obviamente, zero e um), as quais representam elementos xos distintos de B . As fun co es acima s ao supostas satisfazer aos seguintes requisitos: 1) B , e formam um reticulado distributivo. 2) Para todo a B vale que 0 a = a e que 1 a = a. 3) Para todo a B vale que a C (a) = 1 e que a C (a) = 0.

Exemplo B asico. Seja A um conjunto e tomemos B = (A). Para a, b (A) denamos a b = a b, a b = a b, C (a) = A \ a, 0 = , 1 = A. Como exerc cio mostre que o sistema assim denido e uma a lgebra Booleana. Semi-grupos

Um semi-grupo e uma a lgebra universal formada simplesmente por um conjunto S e por uma opera ca o bin aria associativa denotada por e denominada produto ou multiplica ca o.
6

George Boole (1815-1864).

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1312/1355

Exemplos. dotado da opera ca o de multiplica ca o usual e um semi-grupo (mas n ao um grupo. Vide abaixo.). O mesmo pode ser dito de Mat(n), o conjunto das matrizes complexas n n com o produto usual de matrizes.

Outro exemplo importante e o seguinte. Seja C um conjunto e tomemos S = C C , o conjunto de todas as fun co es de C em C . Ent ao S e um semi-grupo com o produto formado pela composi ca o de fun co es: . Mon oides Um mon oide e um semi-grupo, formado por um conjunto C e uma fun ca o bin aria associativa denotada por (produto), com a propriedade de existir em C um elemento e, denominado elemento neutro, o qual e suposto satisfazer as seguintes duas propriedades: ae=a para todo a C . e e a = a, (28.1)

Exemplo. n umero 1. Exemplo. 0.

Note-se que um mon oide pode ser tamb em entendido como sendo uma a lgebra universal C, F , onde C e um conjunto e F = {, e} e formado por uma fun ca o bin aria associativa (produto) e uma fun ca o 0- aria e (com e C ) com a propriedade de elemento neutro (28.1) em rela ca o ao produto .

dotado da opera ca o de multiplica ca o usual e um mon oide onde o elemento neutro eo

dotado da opera ca o de soma usual e um mon oide onde o elemento neutro e o n umero

Exemplo. Seja C um conjunto e tomemos S = C C , o conjunto de todas as fun co es de C em C . Ent ao S e um semi-grupo com o produto formado pela composi ca o de fun co es: . S e tamb em um mon oide, onde o elemento neutro e a fun ca o identidade id(s) = s, s C . Contra-exemplo. O conjunto + = {x opera ca o de soma, mas n ao e um mon oide.

, x > 0} e um semi-grupo (Abeliano) em rela ca o a `

Grupos Esta e uma das estruturas matem aticas mais importantes e o alcance de suas aplica co es dispensa coment arios. Um grupo e uma a lgebra universal C, F , onde C e um conjunto e F = {, I, e} e formada por uma fun ca o bin aria associativa denominada produto, por uma fun ca o 0- aria e (com e C ) com a propriedade de elemento neutro (28.1) em rela ca o ao produto e por uma fun ca o un aria I (chamada de invers ao), com a propriedade que a I (a) = I (a) a = e para todo a C . Freq uentemente denotamos I (a) = a1 , que e chamado de inversa ou elemento inverso de a. O elemento e e freq uentemente denominado identidade do grupo. Note-se que todo grupo e um semi-grupo e tamb em um mon oide.

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1313/1355

Contra-exemplos. O conjunto C0 = {x , x > 1} e um semi-grupo em rela ca o ao produto de multiplica ca o usual mas n ao e um mon oide. O conjunto C1 = {x , x 1} e um mon oide (e portanto um semi-grupo) em rela ca o ao produto de multiplica ca o usual mas n ao e um grupo. O conjunto C2 = {x , x > 0} e um grupo em rela ca o ao produto de multiplica ca o usual.

Contra-exemplos. O conjunto C = Mat(n, ) de todas as matrizes n n, n , e um mon oide em rela ca o ao produto usual de matrizes, mas n ao e um grupo, dado que nem todas as matrizes s ao invert veis. J a o conjunto de todas as matrizes unit arias n n e um grupo em rela ca o ao produto usual de matrizes (por que?).

Vamos nos abster de apresentar mais exemplos de grupos, dado que os mesmos s ao bem conhecidos e que nenhuma lista de exemplos lhes faria jus. Um semi-grupo, um mon oide ou um grupo s ao ditos ser Abelianos ou comutativos se sua opera ca o de produto for comutativa. Neste caso o produto e por vezes denotado pelo s mbolo +. An eis Um anel e uma a lgebra universal constitu da por um conjunto R (Ring em ingl es e alem ao) e uma cole ca o F = {+, , 0} formada por duas fun co es bin arias comutativas e associativas, + e e por uma fun ca o 0- aria 0 R com as seguintes propriedades: 1. A a lgebra universal R, {+, 0} e um grupo comutativo. 2. A a lgebra universal R, {} e um semi-grupo. 3. Propriedade distributiva. Para quaisquer a, b, c R valem a (b + c) = (a b) + (a c) e (b + c) a = (b a) + (c a).

E. 28.5 Exerc cio importante. Mostre que em um anel sempre vale que a 0 = 0 para todo a R. Exemplos. , e multiplica ca o.

e Mat(n,

) s ao exemplos de an eis com rela ca o a `s opera co es usuais de soma

Apresentaremos em seq u encia uma s erie de deni co es ap os as quais discutiremos exemplos relevantes. An eis com Unidade Um anel com unidade e um anel R, {+, , 0} com a propriedade de existir em R um elemento 1, chamado de unidade, com 1 = 0, tal que a 1 = 1 a = a para todo a R.

Outro modo de dizer isso e dizer que um anel com unidade e uma a lgebra universal R, {+, , 0, 1} onde R, {+, , 0} e um anel e 1 e uma opera ca o 0- aria tal que a 1 = 1 a = a para todo a R. An eis sem Divisores de Zero

Dado um anel R, {+, , 0} um elemento n ao-nulo a R e dito ser um divisor de zero se existir pelo menos um b R com b = 0 tal que a b = 0 ou b a = 0.

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1314/1355

Se em um anel tivermos que a b = 0 implica que ou a = 0 ou b = 0 ou ambos, ent ao esse anel e dito ser um anel sem divisores de zero. Exemplos. e s ao an eis sem divisores de zero (com os produtos e somas usuais), mas os an eis em divisores de zero (com o produto e soma usual), pois tem-se, por exemplo, Mat(n, ), n > 1, t

1 0 0 0

0 0 0 1

0 0 0 0

Anel de Integridade Um anel comutativo, com unidade e sem divisores de zero e dito ser um anel de integridade ou tamb em um dom nio de integridade. Para a rela ca o entre an eis de integridade e corpos, vide adiante. An eis de Divis ao Um anel de divis ao e constitu do por um conjunto R e uma cole ca o F = {+, , I, 0, 1} formada por duas fun co es bin arias comutativas e associativas, + e , uma fun ca o un aria I (invers ao) e por duas fun co es 0- aria 0, 1 R, com 0 = 1 e com as seguintes propriedades: 1. A a lgebra universal R, {+, , 0} e um anel. 2. Para todo a R vale a 1 = 1 a = a. 3. O dom nio de I e R \ {0} e para todo a no dom nio vale I (a) a = a I (a) = 1. Freq uentemente denota-se I (a) por a1 . Pelo fato de a opera ca o I de invers ao n ao ser denida em todo R (temos que excluir o elemento 0) um anel de divis ao n ao e uma a lgebra universal mas o que se chama de uma a lgebra universal parcial. Para uma classica ca o mais detalhada desses sistemas vide, por exemplo, [50]. E. 28.6 Exerc cio importante. Mostre que um anel de divis ao n ao pode possuir divisores de zero. Portanto, todo anel de divis ao comutativo e tamb em um anel de integridade. Exemplos. Com as deni co es usuais , e s ao an eis de divis ao mas n ao o e (falta a inversa). Mat(n, ) com n > 1 tamb em n ao e um anel de divis ao com as deni co es usuais pois nem toda a matriz e invert vel.

Corpos Exemplos.
7

Um anel de divis ao R, {+, , I, 0, 1} cujo produto e comutativo e denominado um corpo 7 .

Em ingl es a palavra empregada e eld. A express ao em portugu es provavelmente provem do franc es corp ou do alem ao K orper.

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1315/1355

Corpos N ao-comutativos Como a u nica distin ca o entre as deni co es de corpos e de an eis de divis ao e que para os primeiros a comutatividade do produto e requerida, diz-se tamb em por vezes que an eis de divis ao n ao-comutativos s ao corpos n ao-comutativos. Corpos e An eis de Integridade bem claro pelas deni E co es que todo corpo e tamb em um anel de integridade. A reciproca e parcialmente v alida: Teorema 28.1 Todo anel de integridade nito e um corpo. Prova. Se A e um anel de integridade, tudo que precisamos e mostrar que todo elemento n ao-nulo de A e invert vel. Seja a um elemento de A \ {0}. Denamos a aplica ca o : A \ {0} A dada por (y ) = ay. Note que, como A e um anel de integridade o lado direito e n ao nulo pois nem a nem y o s ao. Assim, e em verdade uma aplica ca o de A \ {0} em A \ {0} e, como tal, e injetora, pois se ay = az , segue que a(y z ) = 0, o que s o e poss vel se y = z , pois A e um anel de integridade e a = 0. Agora, uma aplica ca o injetora de um conjunto nito em si mesmo tem necessariamente que ser sobrejetora (por que?). Assim, e uma bije ca o de A \ {0} sobre si mesmo. Como 1 A \ {0}, segue que existe y A \ {0} tal que ay = 1, ou seja, a tem uma inversa. Como a e um elemento arbitr ario de A \ {0}, segue que todo elemento de A \ {0} tem inversa e, portanto, A e um corpo. An eis de integridade innitos n ao s ao necessariamente corpos: Anti-exemplo. Um exemplo de um anel de integridade que n ao e um corpo e o conjunto de todos os polin omios de em com o produto e soma usuais. Em verdade, os u nicos polin omios que tem inverso multiplicativo s ao os polin omios constantes n ao nulos.

28.2

A c ao de Uma Algebra Universal sobre uma Outra Algebra Universal (*)

Algumas estruturas freq uentemente encontradas, como espa cos vetoriais, a lgebras e m odulos, n ao se enquadram no conceito de a lgebras universais mas podem ser encarados como constitu dos por pares de a lgebras universais dotadas de uma a ca o de uma das a lgebras universais sobre a outra. A no ca o abstrata de a ca o de uma a lgebra universal sobre uma outra a lgebra universal ser a vista mais adiante. Inicialmente trataremos de denir os conceitos de espa cos vetoriais, a lgebras e m odulos Espa cos Vetoriais Assim como o conceito de grupo, o conceito de espa co vetorial e tamb em um dos mais importantes da Matem atica e suas aplica co es tamb em dispensam coment arios. O conceito de espa cos vetorial n ao

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1316/1355

se enquadra plenamente no de a lgebra universal e envolve como ingredientes, um grupo Abeliano A e um corpo K , conectados por um a ca o de K em A (denida abaixo). Um espa co vetorial e formado por um grupo Abeliano A e por um corpo K e por uma aplica ca o K A A, que denotamos simbolicamente por , KAA com as seguintes propriedades: 1. Associatividade ( v ) = ( ) v, para todos , K , v A. 2. 1 v = v para todo v A. 3. Distributividade em rela ca o a ` soma no corpo: ( + ) v = ( v ) + ( v ), para todos , K , v A. 4. Distributividade em rela ca o a ` soma no grupo Abeliano: (v + w ) = ( v ) + ( w ), para todos K , v, w A. Acima, no item 1, representa o produto de e em K etc. O produto : K A A com as propriedades acima e um exemplo do que se chama de uma a ca o de um corpo sobre um grupo Abeliano. O conceito mais geral de a ca o de uma a lgebra universal sobre uma outra ser a visto a ` p agina 1318. Quando necess ario denotaremos um espa co vetorial como uma tripla A, K, . co es acima segue que, num espa co vetorial A, K, , sempre E. 28.7 Exerc cio. Mostre que das deni vale que 0 v = 0 para todo v A. Dado um espa co vetorial A formado por um anel A sobre o qual age um corpo K como denido acima (usaremos tamb em a nota ca o A, K ), denotaremos aqui o produto v , K , v A simplesmente por v . Algebras A deni ca o de a lgebra segue passos an alogos aos da deni ca o de espa co vetorial. Uma a lgebra e formada por um anel A e por um corpo K e por uma aplica ca o de K sobre A, K A A, que denotamos simbolicamente por , K AA com as seguintes propriedades: 1. Considerando apenas a estrutura de A como grupo Abeliano, o par K, A e um espa co vetorial. (, v ) v A (, v ) v A,

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1317/1355

2. Para todos K e todos a, b A vale que (a b) = ( a) b = a ( b). (28.2)

O leitor pode convencer-se que uma a lgebra pode ser tamb em caracterizada como um espa co vetorial V = A, K (K corpo, A grupo Abeliano) dotado de um produto : A A A de forma que 1. Com o produto o conjunto A tem uma estrutura de anel. 2. A propriedade (28.2) acima e v alida. Daqui por diante denotaremos o produto v , K , v A simplesmente por v . Algebras Associativas e N ao-Associativas Se numa a lgebra o produto denido entre os vetores do espa co vetorial for associativo a a lgebra e dita ser uma a lgebra associativa, de outra forma ela e dita ser uma a lgebra n ao-associativa. O estudante n ao deve pensar que a lgebras n ao-associativas s ao raras e desinteressantes. Em verdade uma das primeiras a lgebras com a qual estudantes de F sica ou Matem atica se deparam e n aoassociativa, a saber, a a lgebra do produto vetorial em 3 (denotado por a b ou por a b).

E. 28.8 Exerc cio. Mostre que para os vetores de base can onicos i, j e k tem-se (i i) j = 0 j = 0 mas i (i j ) = i k = j = 0. Algebras de Lie Aqui novamente estamos diante de um assunto vast ssimo e vamos limitar-nos a `s deni co es. Uma a lgebra de Lie e uma a lgebras A cujo produto e n ao-comutativo e n ao-associativo mas para o qual, por em, as seguintes propriedades s ao v alidas: a b = b a para todos a e b A e para todos a, b e c A. a (b c) + b (c a) + c (a b) = 0, (28.3) (28.4)

A propriedade (28.3) e denominada anti-comutatividade e a propriedade (28.4) e denominada identidade de Jacobi. Para se compreender a import ancia da identidade de Jacobi na estrutura das a lgebras de Lie, notemos que, para um produto anti-comutativo (i.e. a b = b a) a condi ca o de associatividade a (b c) = (a b) c ca a (b c) + c (a b) = 0. Compare-se esta rela ca o com (28.4). Por raz oes hist oricas o produto de dois elementos de um a lgebra de Lie e mais freq uentemente denotado pelo s mbolo [a, b] ao inv es de a b.

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1318/1355

Morsmos entre Algebras Universais Sejam A, A e B, B duas a lgebras universais. Uma fun ca o : A B e dita preservar o tipo das opera co es de A se para todo A a opera ca o () B tiver o mesmo tipo que a opera ca o . Assim, uma aplica ca o que preserva o tipo leva aplica co es un arias em un arias, aplica co es bin arias em bin arias etc.

como aplica co es An B , onde n e o tipo de . Isso signica que para todo A temos

Um morsmo da a lgebra universal A, A na a lgebra universal B, B e um par de aplica co es D, com D : A B e : A B, onde e uma aplica ca o que preserva o tipo e de tal forma que para todo A tenhamos D = () D

D ((a1 , . . . , an )) = ()(D (a1 ), . . . , D (an )) para toda (a1 , . . . , an ) An , n sendo o tipo de .


, {+, 0} com as deni co es usuais e seja Exemplo. Sejam as a lgebras universais + , {, 1} e o par ln, L , onde ln : + e o logaritmo neperiano e L : {, 1} {+, 0} dado por L() = +, L(1) = 0. Ent ao ln, L e um morsmo de , {+, 0} , dado que para todo + , {, 1} em a, b + vale ln(a b) = ln(a) + ln(b).

A co es de uma Algebra Universal sobre uma outra Algebra Universal Por raz oes de completeza apresentaremos aqui a no ca o geral de a ca o de uma a lgebra universal sobre uma outra. A leitura desta se ca o pode ser omitida pois n ao afetar a o que segue. B. Vamos come car com algumas deni co es. Sejam A e B dois conjuntos e seja uma fun ca o G : A B Para todo n, m

denamos tal que (a1 , . . . , an , b) (G(a1 , b), . . . , G(an , b))

G(n, 1) : An B B n com ai A, b B . Para todo m, m

denamos tal que (a, b1 , . . . , bm ) (G(a, b1 ), . . . , G(a, bm ))

G(1, m) : A B m B m com a A, bi B .

Para um conjunto C qualquer idC : C C denota a identidade em C : idC (c) = c, c C . Fora isso, se : C C e uma aplica ca o, denotaremos por (n) : An An a aplica ca o tal que (n) (c1 , . . . , cn ) = ( (c1 ), . . . , (cn )). Finalmente, para duas aplica co es : An A e : B m B o par (, ) denota a aplica ca o n m A B A B dada por (, )(a1 , . . . , an , b1 , . . . , bm ) = ((a1 , . . . , an ), (b1 , . . . , bm ))).

JCABarata. Curso de F sica-Matem atica

Vers ao de 13 de dezembro de 2005.

Cap tulo 28

1319/1355

Com isso podemos formular a deni ca o desejada de a ca o de uma a lgebra universal sobre uma outra. Sejam A, A e B, B duas a lgebras universais. Uma a ca o de A, A sobre B, B e um par G, onde G:AB B e :AB s ao aplica co es tais que preserva tipos e as seguintes condi co es s ao v alidas: Para quaisquer A e B (cujos tipos ser ao n e m, respectivamente) tem-se que G (, ) = () G(n, 1) (idAn , ) = G(1, m) (, idB m ) como aplica co es An B m B . De (28.5) segue que G (, idB ) = () G(n, 1) (idAn , idB ) e G (idA , ) = G(1, m) (idA , idB m ). E. 28.9 Exerc cio. Mostre isso. De (28.6) e (28.7) segue que G(n, 1) (idAn , ) = e onde j : An B m (A B m )n e dada por G(1, m) (, idB m ) = () G(n, 1) G(1, m)
(n)

(28.5)

(28.6) (28.7)

j k,

(28.8) (28.9)

(m)

j (a1 , . . . , an , b1 , . . . , bm ) := (a1 , b1 , . . . , bm , a2 , b1 , . . . , bm , . . . , an , b1 , . . . , bm ) e k : An B m (An B )m e dada por k (a1 , . . . , an , b1 , . . . , bm ) := (a1 , . . . , an , b1 , a1 , . . . , an , b2 , . . . , a1 , . . . , an , bm ). E. 28.10 Exerc cio. Mostre isso. Das rela co es (28.8) e (28.9) segue que a condi ca o (28.5) pode ser escrita como G (, ) = () G(1, m)
(n)

j = () G(n, 1)

(m)

k.

(28.10)

Observa ca o. Acima estamos considerando idA , idB , como elementos de A, respectivamente de B, o que sempre pode ser feito sem perda de generalidade.

Вам также может понравиться