Вы находитесь на странице: 1из 5

ELIPSE POWER AUTOMATIZA A SUBESTAO CRUZ ALTA DA CPFL, UTILIZANDO OS PROTOCOLOS IEC 61850 E DNP3

Soluo da Elipse Software apresenta rpida integrao com os equipamentos da subestao localizada em Olmpia (SP), por meio da utilizao dos protocolos IEC 61850 e DNP3, dispensando o uso de gateways ou remotas
Augusto Ribeiro Mendes Filho Assessor de Comunicao da Elipse Software Francisco Morais Gerente de Obras de Sistemas de Transmisso da CPFL Servios

NECESSIDADE
A CPFL Energia uma holding que atua no setor eltrico brasileiro, por meio da ao de suas subsidirias dedicadas aos segmentos de distribuio, gerao, comercializao de energia e servios de infraestrutura de instalaes eltricas. Lder no segmento de distribuio com 13% de participao no mercado nacional, o grupo CPFL distribui energia a um total de 7,1 milhes de clientes, atendendo a 569 municpios localizados nos Estados de So Paulo, Rio Grande do Sul, Paran e Minas Gerais. No segmento de servios, onde atua desde 2002, contabiliza mais de 2,3 mil MVA de Potncia Instalada em Subestaes e mais de 500 Km de Linhas de Transmisso, em Classes de Tenso variando desde 13,8 at 230 KV. Recentemente, a empresa comercializadora de servios do Grupo, a CPFL Servios, foi contratada pelo Grupo Guarani para realizar a adequao de uma Subestao 138 KV de configurao Tap Simples para Seccionamento e instalar mais 1 Bay de Transformao 25/31,5 MVA, 138-13,8 KV, localizada em Olmpia. Esta adequao se fez necessria para atender legislao vigente, a qual exige que Usinas CoGeradoras de energia sejam conectadas diretamente em Barramento de Subestao ou em Linha de Transmisso, desde que na configurao seccionamento, como foi o caso da Usina Cruz Alta, pertencente ao Grupo Guarani, conforme apontado nos Estudos de Conexo. Neste contexto, a Subestao que, anteriormente, era de uso exclusivo da Usina, sendo monitorada e operada pela mesma, passou a pertencer ao Sistema de Transmisso da Concessionria Local, sendo ela a responsvel por seu monitoramento e operao. Para tanto se fez necessria a instalao de um Sistema de Superviso e Controle (SSC), atendendo aos padres da concessionria local, no caso a CPFL Paulista, do grupo CPFL Energia.

O escopo completo da CPFL Servios compreendeu o fornecimento e gesto de estudos, projetos, especificao tcnica dos equipamentos e sistemas, construo, comissionamento e a energizao da subestao, bem como o seccionamento da Linha de Transmisso 138 KV Barretos So Jos do Rio Preto, da CPFL. Dentro deste escopo, fez parte o fornecimento de um Sistema de Superviso e Controle capaz de monitorar e comandar os equipamentos da Subestao Cruz Alta, a qual passou a fazer parte do Sistema de Transmisso da CPFL, conforme discriminado acima. Seguindo este contexto, a CPFL Servios decidiu adotar o Elipse Power, soluo voltada ao setor de energia eltrica capaz de se comunicar, por meio dos protocolos IEC 61850 e DNP3, com os diferentes dispositivos da subestao (rels de proteo, disjuntores, trafos, etc.). A partir desta rpida integrao, o software transmite todas as informaes sobre o atual status de cada um destes equipamentos ao Centro de Operao do Sistema (COS) da CPFL sediado em Campinas (SP) e sala de operaes localizada junto prpria subestao, em Olmpia. Alm de monitorar, o Elipse Power possibilita enviar comandos remotos para os rels pelo COS da CPFL ou pela sala de operaes da subestao. Importante salientar a participao da AFAP Eletro Mecnica e Eletrnica e da ECTECH Projetos e Automao, empresas parceiras subcontratadas pela CPFL Servios para instalar o Sistema de Superviso e Controle. Os Rels de Proteo utilizados so da Schweitzer, tambm parceira da CPFL Servios.

Figura 1. Arquitetura do sistema

SOLUO
Construda em maio de 2012, a subestao tem como objetivo elevar a tenso da energia gerada pela Usina Guarani Unidade Cruz Alta, sediada em Olmpia, de 13,8 para 138 KV. Feita a converso, a energia pode ser, ento, exportada para o Sistema Eltrico e comercializada no mercado de livre contratao de energia.

Figura 2. Tela inicial da aplicao mostrando a linha de transmisso que passa pelas subestaes de Barretos, Cruz Alta e So Jos do Rio Preto

A partir da experincia observada em outros empreendimentos, a CPFL Servios decidiu instalar o Elipse Power. Atravs de suas telas, os operadores podem monitorar o status atual dos disjuntores e seccionadoras, alm de acompanhar as diferentes grandezas eltricas verificadas na subestao (nvel de tenso, corrente e potncia). Basta clicar sobre o cone que representa um disjuntor, por exemplo, para visualizar as medidas e comandos que podem ser efetuados sobre o mesmo. No caso de haver um curto-circuito em uma regio da linha de transmisso, por exemplo, o operador, aps reconhecer e se certificar da eliminao do defeito, pode enviar um comando ao rel de proteo, para que o mesmo religue os disjuntores desligados para isolar a zona afetada, restabelecendo o fluxo de energia. Tais

comandos do software podem ser executados tanto da sala de operaes da subestao quanto do COS da CPFL Paulista, localizado em Campinas.

Figura 3. Tela ilustrando as janelas de comando sobre um dos disjuntores da linha de transmisso da subestao

O Elipse Power tambm apresenta um sistema de alarmes que alerta os operadores sobre os eventos ocorridos na subestao. No rodap de todas as telas da aplicao, o software informa, em tempo real, qual foi o rel que apresentou trip, a fase (A, B ou C) onde o mesmo foi verificado, data, hora e o nome do usurio responsvel por identificar o problema. Alm disso, o Elipse Power permite visualizar um sequenciamento completo de eventos, com a possibilidade de decidir qual o intervalo de tempo deseja monitorar. Para isto, basta colocar a data/hora inicial e final, marcando os checkbox correspondentes na tela, a fim de que o software possa coletar e exibir todos os alarmes registrados naquele perodo. Por fim, a aplicao ainda permite imprimir um relatrio com todas estas informaes em pdf.

Figura 4. Tela exibindo as ocorrncias assinaladas no dia 2 de janeiro a 7 de maro de 2012

BENEFCIOS
Rpida integrao com os equipamentos de proteo e controle da subestao via protocolo IEC 61850; Fcil comunicao com o COS da CPFL por meio do protocolo DNP3; Interface amigvel que permite monitorar, em tempo real, o atual estado da subestao, seus equipamentos e grandezas eltricas (tenso, corrente e potncia); Envio de comandos remotos para os rels da subestao; Visualizao, em tempo real, das ocorrncias que venham a atingir a subestao; Registro das ocorrncias passadas com a possibilidade de decidir qual o intervalo de tempo deseja monitorar; Possibilidade de imprimir relatrios em pdf com as ocorrncias assinaladas pelo software.

Вам также может понравиться