Вы находитесь на странице: 1из 14

Domingo XXXIV do Tempo Comum NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Solenidade

Vsperas I HINO Senhor do mundo e Rei dos coraes, A Vs louvor e glria eternamente! Cristo, Filho Unignito do Pai, Seu esplendor, sua perfeita imagem, Por Vs e para Vs tudo foi feito, Sois o centro da histria e do universo. Deus de Deus, Luz de Luz, Verbo Divino, Triunfador da morte e do pecado, Ao vosso nome todos se ajoelham Nas alturas, na terra e nos abismos. A Cruz vosso trono verdadeiro, Morrendo conquistastes nossas almas, Reinais na santidade e na justia, Reinais no amor, na paz e na verdade. Rei dos sculos, Prncipe da paz, vosso reino toda a Igreja santa, Alimentai-nos com o vosso Corpo E levai-nos ao Reino prometido. SALMODIA Ant. Ser chamado Rei de paz, e o seu trono permanecer firme para sempre.

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

Salmo 112 (113)

Louvai, servos do Senhor, * louvai o nome do Senhor. 2 Bendito seja o nome do Senhor,* agora e para sempre. 3 Desde o nascer ao pr do sol, * seja louvado o nome do Senhor.
1

O Senhor domina sobre todos os povos; * a sua glria est acima dos cus. 5 Quem se compara ao Senhor, nosso Deus, * que tem o seu trono nas alturas 6 e Se inclina l do alto, * a olhar o cu e a terra?
4

Levanta do p o indigente * e tira o pobre da misria, 8 para o fazer sentar com os grandes, * com os grandes do seu povo; 9 e no lar transforma a estril * em ditosa me de famlia.
7

Ant. Ser chamado Rei de paz, e o seu trono permanecer firme para sempre. Ant. 2 O seu reino um reino eterno, e ho-de obedecer-Lhe todos os reis da terra.
Salmo 116 (117)

Louvai o Senhor, todas as naes, * aclamai-O, todos os povos. 2 firme a sua misericrdia para connosco, * a fidelidade do Senhor permanece para sempre.
1

Ant. O seu reino um reino eterno, e ho-de obedecerLhe todos os reis da terra Ant. 3 A Cristo pertence o poder, a honra e a realeza: todos os povos, lnguas e naes O ho-de servir para sempre.

TEMPO COMUM


4,11

Cntico

Ap 4, 11; 5, 9.10.12

Sois digno, Senhor nosso Deus, * de receber a honra, a glria e o poder, porque fizestes todas as coisas, * e pela vossa vontade existiram e foram criadas. Sois digno de receber o livro e abrir suas pginas seladas, * porque fostes imolado e resgatastes para Deus, com o vosso Sangue, * homens de toda a tribo, lngua, povo e nao, 10 e fizestes de ns, para Deus, um reino de sacerdotes, * que reinaro sobre a terra.
5,9

digno o Cordeiro que foi imolado * de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a fora, a honra, a glria e o louvor.
12

Ant. A Cristo pertence o poder, a honra e a realeza: todos os povos, lnguas e naes O ho-de servir para sempre. LEITURA BREVE cf. Ef 1, 20-23

Deus ressuscitou Jesus Cristo de entre os mortos e colocouO sua direita nos Cus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania, acima de todo o nome que pronunciado no s neste mundo mas tambm no mundo que h-de vir. Tudo submeteu aos seus ps e p-lO acima de todas as coisas, como Cabea de toda a Igreja que o seu Corpo, a plenitude dAquele que preenche tudo em todos. REsPONsRIO BREVE V. Vosso o reino, o poder e a glria. R. Vosso o reino, o poder e a glria. V. Vs sois o Senhor do universo. R. Vosso o reino, o poder e a glria. V. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. R. Vosso o reino, o poder e a glria.

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

CNTIcO EVANGLIcO (Magnificat) Ant. O Senhor Deus Lhe dar o trono de seu pai David, Ele reinar na casa de Jacob para sempre e o seu reino no ter fim. Aleluia. PREcEs Oremos irmos, a Cristo Rei, que existe antes de todas as coisas e em quem tudo subsiste; e aclamemo-lO, dizendo: Senhor, venha a ns o vosso reino. Cristo, nosso Rei e nosso Pastor, reuni de todos os pontos da terra as ovelhas do vosso rebanho e apascentai-as nos prados da vida eterna. Salvador e guia da humanidade, reuni todos os homens na vossa Igreja: sarai os enfermos, reconduzi os errantes, conservai os fortes, chamai os que esto longe, congregai os que andam dispersos, fortalecei os desanimados. Juiz eterno, colocai-nos vossa direita no ltimo dia, quando entregardes o reino nas mos do Pai, e levai-nos posse do reino preparado para ns desde a criao do mundo. Prncipe da paz, fazei desaparecer do mundo a guerra e a violncia e concedei a vossa paz a todos os povos. Herdeiro universal das naes, reuni a humanidade inteira na vossa Igreja, para que todos os homens, unidos no Esprito Santo, Vos reconheam como seu Chefe e seu Rei. Cristo, Primognito de entre os mortos e Primcias dos que adormeceram, recebei os fiis defuntos na glria da ressurreio . Pai nosso

TEMPO COMUM

Orao

Deus eterno e omnipotente, que no vosso amado Filho, Rei do universo, quisestes instaurar todas as coisas, concedei propcio que todas as criaturas, libertas da escravido, sirvam a vossa majestade e Vos glorifiquem eternamente. Por Nosso Senhor. Invitatrio Ant. Vinde, adoremos Jesus Cristo, Rei dos reis.
Salmo invitatrio.

Laudes HINO A Vs, Senhor, ao vosso nome santo, Deus, luz da luz, supremo Redentor, A Vs, perfeita imagem de Deus Pai, Honra, glria e louvor. A Vs, que sois o esplendor dos sculos, Centro dos mundos, pelos tempos fora, A Vs, Senhor e Rei do universo A terra inteira adora. Se a fora do inimigo nos oprime, O vosso Sangue dele nos liberta. Sois o Verbo de Deus, a Tenda branca De porta sempre aberta. Doutor, Legislador e Sacerdote, Prncipe dos prncipes reais; Hossana e glria a Vs, Rei dos reis, Que sobre ns reinais. Honra ao Pai, honra ao Filho, honra ao Parclito! A Deus, que Uno e Trino, eterna glria, Porque, no seu amor, ao fim da vida, Nos promete a vitria.

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

SALMODIA
Salmos e cntico do Domingo I.

Ant. 1 Eis o homem que tem por nome Oriente: sentarse- no seu trono para reinar e proclamar a paz s naes. Ant. 2 Ser exaltado at aos confins da terra; Ele ser a nossa paz. Ant. 3 O Senhor deu-Lhe o poder, a honra e a realeza: todos os povos, tribos e lnguas O ho-de servir. LEITURA BREVE Ef 4, 15-16

Praticando a verdade na caridade, cresceremos em tudo para Aquele que a Cabea, Cristo. por Ele que todo o Corpo, coordenado e unido por meio de todas as junturas, opera o seu crescimento orgnico, segundo a actividade de cada uma das partes, a fim de se edificar na caridade. REsPONsRIO BREVE V. Proclamem os santos a glria do vosso reino, Senhor. R. Proclamem os santos a glria do vosso reino, Senhor. V. E anunciem o vosso poder. R. Proclamem os santos a glria do vosso reino, Senhor. V. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. R. Proclamem os santos a glria do vosso reino, Senhor. CNTIcO EVANGLIcO (Benedictus) Ant. O Primognito de entre os mortos e Prncipe dos reis da terra fez de ns um reino para Deus, seu Pai. Aleluia. PREcEs Oremos, irmos, a Cristo Rei, que existe antes de todas as coisas e em quem tudo subsiste; e aclamemo-lO, dizendo: Senhor, venha a ns o vosso reino.

TEMPO COMUM

Cristo, Salvador do mundo, que sois o nosso Deus e Senhor, o nosso Rei e Pastor, conduzi o vosso povo s fontes da vida eterna. Cristo, Bom Pastor, que destes a vida pelas vossas ovelhas, orientai os nossos caminhos para que nada nos falte. Cristo, Redentor do gnero humano, que fostes proclamado Rei de toda a terra, instaurai em Vs todas as coisas. Cristo, Rei do universo, que viestes ao mundo para dar testemunho da verdade, fazei que todos os homens Vos reconheam como Princpio e Fim de todas as coisas. Cristo, nosso Mestre e Modelo, que nos transferistes das trevas para a luz admirvel do vosso reino, concedei que, hoje e sempre, levemos uma vida santa, sem mancha e sem culpa, na vossa presena. Pai nosso
Orao

Deus eterno e omnipotente, que no vosso amado Filho, Rei do universo, quisestes instaurar todas as coisas, concedei propcio que todas as criaturas, libertas da escravido, sirvam a vossa majestade e Vos glorifiquem eternamente. Por Nosso Senhor.

Hora Intermdia HINO Jesus, Rei admirvel, Humilde e imortal Triunfador, doura inefvel, Fonte viva de amor!

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

Sois o Senhor da Graa. A Vs pertence a nclita vitria, O poder que no passa, Como no passa a glria. Todos os Anjos cantam, No vosso Nome, o Nome sem igual, E as almas Vos levantam Um trono universal. Bendita, Luz da Luz! Honra e louvor a Vs, Rei clemente! Hossana a Vs, Jesus, Agora e eternamente. SALMODIA
Salmos do Domingo I.

Trcia Ant. O Senhor o nosso juiz e o nosso legislador; o Senhor o nosso Rei: Ele nos salvar. LEITURA BREVE Col 1, 12-13 Dmos graas a Deus Pai, que nos fez dignos de tomar parte na herana dos santos, na luz divina. Ele nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o reino de seu Filho muito amado. V. O Senhor senta-Se no trono como Rei eterno, R. O Senhor abenoa o seu povo na paz. Sexta Ant. Brotar de Jerusalm uma nascente de guas vivas e o Senhor reinar sobre toda a terra.

TEMPO COMUM

LEITURA BREVE

Col 1, 16-17

Por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele anterior a todas as coisas e por Ele tudo subsiste. Ele a Cabea da Igreja que o seu Corpo. Ele o Princpio, o Primognito de entre os mortos. Em tudo Ele tem o primeiro lugar. V. Cantai salmos ao nosso Rei, cantai, R. Porque Ele reina sobre toda a terra. Noa Ant. O seu poder ser engrandecido numa paz sem fim. LEITURA BREVE Col 1, 19-20 Aprouve a Deus que nEle residisse toda a plenitude e nEle fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo Sangue da sua cruz, com todas as criaturas, na terra e nos cus. V. Exultai na presena do Senhor, nosso Rei, R. Porque Ele vem para julgar a terra.
Orao como nas Laudes.

Vsperas II HINO Dominador dos sculos, Senhor, Rei de todas as gentes e naes: A Vs a aclamao das multides, A Vs o nosso cntico de amor. Adoram-Vos os Anjos das Alturas, Entre coros de jbilo, nos Cus, S ao poder das vossas mos, Deus, Se renda o corao das criaturas.

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

Sois o Rei da bondade e do perdo, O Prncipe da paz, que afasta a guerra E veio irmanar em toda a terra Os homens em divina comunho. Faa-se a voz das almas um s hino Nos tempos e atravs da eternidade. Louvemos a Santssima Trindade: O Pai, o Filho, o Esprito divino. SALMODIA Ant. 1 Aleluia. Sobre o trono de David reinar eternamente.
Salmo 109 (110), 1-5.7
1 Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te minha direita, * at que Eu faa de teus inimigos escabelo de teus ps. 2 O Senhor estender de Sio o ceptro do teu poder, * e tu dominars no meio dos teus inimigos.

A ti pertence a realeza desde o dia em que nasceste, nos esplendores da santidade; * antes da aurora, como orvalho, Eu te gerei. 4 O Senhor jurou e no Se arrepender: * Tu s sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.
3

O Senhor, tua direita, * esmagar os reis no dia da sua ira. 7 A caminho, beber da torrente; * por isso erguer a sua fronte.
5

Ant. Sobre o trono de David reinar eternamente. Aleluia. Ant. 2 O vosso reino um reino eterno, o vosso domnio estende-se por todas as geraes.

TEMPO COMUM

Salmo 144 (145), 1-13


1 Quero exaltar-Vos, meu Deus e meu Rei, * e bendizer o vosso nome para sempre. 2 Quero bendizer-Vos, dia aps dia, * e louvar o vosso nome para sempre.

Grande o Senhor e digno de todo o louvor, * insondvel a sua grandeza.


3 4 Uma gerao anuncia outra as vossas obras * e todas proclamam o vosso poder. 5 Falam do esplendor da vossa majestade * e anunciam as vossas maravilhas.

Cantam o poder das vossas obras * e proclamam a vossa grandeza. 7 Celebram a memria da vossa imensa bondade * e aclamam a vossa justia.
6 8 O Senhor clemente e compassivo, * paciente e cheio de bondade. 9 O Senhor bom para com todos * e a sua misericrdia se estende a todas as criaturas.

Graas Vos dem, Senhor, todas as criaturas * e bendigam-Vos os vossos fiis. 11 Proclamem a glria do vosso reino * e anunciem os vossos feitos gloriosos;
10

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder, * a glria e o esplendor do vosso reino. 13 O vosso reino um reino eterno, * o vosso domnio estende-se a todas as geraes.
12

Ant. O vosso reino um reino eterno, o vosso domnio estende-se por todas as geraes. Ant. 3 No seu manto e no seu estandarte um nome est escrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores.

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

No cntico seguinte, dizem-se todos os Aleluia intercalados quando o ofcio cantado; quando recitado, basta dizer os Aleluia ao princpio e ao fim da cada estrofe, omitindo, portanto, os que vem entre parntesis.

Cntico

Ap 19, 1-2.5-7

Aleluia. 1 A salvao, a glria e o poder ao nosso Deus, * (R. Aleluia.) 2 porque so verdadeiros e justos os seus julgamentos. R. Aleluia (Aleluia). Aleluia. 5 Louvai o Senhor nosso Deus, todos os seus servos, * (R. Aleluia.) e vs todos que O temeis, pequenos e grandes. R. Aleluia (Aleluia). Aleluia. 6 O Senhor Deus omnipotente reina em toda a terra: * (R. Aleluia.) 7 exultemos de alegria e dmos glria ao seu nome. R. Aleluia (Aleluia). Aleluia. Chegaram as npcias do Cordeiro, * (R. Aleluia.) e sua Esposa est preparada. R. Aleluia (Aleluia). Aleluia. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, * (R. Aleluia.) como era no princpio, agora e sempre. Amen. R. Aleluia (Aleluia).

Ant. No seu manto e no seu estandarte um nome est escrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores.

TEMPO COMUM

LEITURA BREVE

1 Cor 15, 25-28

necessrio que Cristo reine, at que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus ps. E o ltimo inimigo a ser destrudo a morte, porque Deus tudo submeteu debaixo dos seus ps. Mas quando se diz que tudo Lhe est submetido, claro que se exceptua Aquele que tudo Lhe submeteu. Quando todas as coisas Lhe forem submetidas, ento o prprio Filho Se h-de tambm submeter quele que Lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos. REsPONsRIO BREVE V. O vosso trono, Senhor, permanece eternamente. R. O vosso trono, Senhor, permanece eternamente. V. O ceptro do vosso reino um ceptro de justia. R. O vosso trono, Senhor, permanece eternamente. V. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. R. O vosso trono, Senhor, permanece eternamente. CNTIcO EVANGLIcO (Magnificat) Ant. Todo o poder Me foi dado no cu e na terra, diz o Senhor. PREcEs Oremos, irmos, a Cristo Rei, que existe antes de todas as coisas e em quem tudo subsiste; e aclamemo-lO, dizendo: Senhor, venha a ns o vosso reino. Cristo, nosso Rei e nosso Pastor, reuni de todos os pontos da terra as ovelhas do vosso rebanho e apascentai-as nos prados da vida eterna. Salvador e guia da humanidade, reuni todos os homens na vossa Igreja: sarai os enfermos, reconduzi os errantes, conservai os fortes, chamai os que esto longe, congregai os que andam dispersos, fortalecei os desanimados.

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

Juiz eterno, colocai-nos vossa direita no ltimo dia, quando entregardes o reino nas mos do Pai, e levai-nos posse do reino preparado para ns desde a criao do mundo. Prncipe da paz, fazei desaparecer do mundo a guerra e a violncia e concedei a vossa paz a todos os povos. Herdeiro universal das naes, reuni a humanidade inteira na vossa Igreja, para que todos os homens, unidos no Esprito Santo, Vos reconheam como seu Chefe e seu Rei. Cristo, Primognito de entre os mortos e Primcias dos que adormeceram, recebei os fiis defuntos na glria da ressurreio. Pai nosso
Orao

Deus eterno e omnipotente, que no vosso amado Filho, Rei do universo, quisestes instaurar todas as coisas, concedei propcio que todas as criaturas, libertas da escravido, sirvam a vossa majestade e Vos glorifiquem eternamente. Por Nosso Senhor.

Вам также может понравиться