Вы находитесь на странице: 1из 11

Universidade Regional do Cariri - URCA

Processo Seletivo Unificado

Programas de Estudo
MATEMTICA
1. Noes sobre Teoria Elementar de Conjuntos - Notao - Igualdade. Operaes sobre conjuntos. Produtos Cartesianos - conjuntos numricos propriedades e operaes! representao geomtrica dos n"meros reais. Inter#alos numricos. $a%o. Proporo. &i#iso proporcional. $egra de tr's simples e composta. (uros simples e noes de juros compostos. 2. $elaes e )unes - propriedades das relaes bin*rias. &om+nio, contradom+nio e imagem de -uno da #ari*#el real. $epresentao gr*-ica. Composio e in#erso das -unes. )uno linear e .uadr*tica propriedade, ra+%es e representao gr*-ica. )uno modular. /istema de ine.uao de 01 e 21 graus. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Polin3mios - Operaes. Propriedades. C*lculo de ra+%es racionais. E.uaes algbricas e n"meros comple4os. )unes 5ogar+tmas e E4ponenciais - Propriedades. $epresentao gr*-ica. E.uaes e ine.uaes e4ponenciais e logar+tmas. Noes de Trigonometria - )unes Trigonomtricas trigonomtricas nos tri6ngulos. 7atri%es e &eterminantes - Propriedades e operaes sobre matri%es. &eterminantes de 28 e 98 ordens propriedades e c*lculo. $esolues de sistemas lineares. Progresso - Propriedades e aplicaes de progresses aritmticas e geomtricas. Noes de :n*lise Combinat;ria - Princ+pio -undamental da contagem. C*lculo e Propriedade de arranjos, permutaes e combinaes simples - <in3mio de Ne=ton. Probabilidade. Noes de >eometria Plana - Igualdade e semel?ana de tri6ngulos. Propriedades dos 6ngulos, lados, alturas e medianas de tri6ngulo. $elaes mtricas nos tri6ngulos. Propriedades e relaes mtricas nas circun-er'ncias. @uadril*teros e pol+gonos regulares. 10. Noes de >eometria no Espao. Area e #olume de prismas, pir6mides, cilindros, es-era. Cones e poliedros. Planos, $etas e Pontos no Espao, Posio relati#a entre reta e reta, reta e plano. 11. Elementos de >eometria :nal+tica no Plano - &ist6ncia entre dois pontos. Colinearidade de pontos. Estudo anal+tico de reta e circun-er'ncia. Elipse, par*bola e ?iprbole. propriedades e representao gr*-ica. E.uaes

F !ICA
1. 2. 3. 4. 7edidas, algarismos signi-icati#os e ordem de grande%a. Cinem*tica da part+cula re-erencial, trajet;ria, posio, #elocidade mdia, #elocidade instant6nea, acelerao, mo#imento retil+neo uni-orme, mo#imento retil+neo uni-ormemente #ariado, lanamento #ertical, .ueda li#re. Noes geomtricas de #etores e operaes com #etores, noes b*sicas sobre mo#imento cur#il+neo, composio de mo#imentos, lanamento obl+.uo de part+culas, mo#imento circular uni-orme. 5eis de Ne=ton o conceito de -ora, noes sobre as idias de :rist;teles sobre a relao entre -ora e mo#imento, e4peri'ncias de >alileu, a primeira lei de Ne=ton, a segunda lei de Ne=ton, massa inercial, peso, a terceira lei de Ne=ton, -oras de atrito, resist'ncia do ar, e aplicaes das leis de Ne=ton, corpos r+gidos, tor.ue Bou momentoC de uma -ora e e.uil+brio de corpos r+gidos. 5. 6. 7. 5eis de conser#ao trabal?o, energia cintica, energia potencial, conser#ao da energia, impulso, .uantidade de mo#imento, conser#ao da .uantidade de mo#imento, colises. >ra#itao leis de Depler, lei ne=toniana da gra#itao, mo#imento de satlites, #elocidade de escape. Est*tica dos -luidos presso, densidade, #ariaes de presso num -luido em repouso, princ+pios de Pascal e de :r.uimedes, #asos comunicantes.

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

8.

7o#imento oscilat;rio e mo#imento ondulat;rio mo#imento ?arm3nico simples, p'ndulo simples, ondas numa corda, amplitude, comprimento de onda, per+odo, -re.E'ncia, #elocidade de propagao, aspectos .ualitati#os sobre ondas na super-+cie de um l+.uido e ondas sonoras, e-eito &oppler.

9.

Temperatura, term3metros, dilatao trmica de s;lidos e l+.uidos. cintico-molecular do g*s ideal.

10. Comportamento trmico dos gases leis emp+ricas dos gases, e.uaes do g*s ideal, noes sobre o modelo 11. Calor como -orma de trans-er'ncia de energia, capacidade trmica, calor espec+-ico, e.ui#alente mec6nico da caloria, mudanas de -ase e calor latente de mudana de -ase, trans-er'ncia de calor por conduo, con#eco e irradiao. 12. /istemas termodin6micos, calor e trabal?o num processo termodin6mico, a primeira lei da termodin6mica. 13. 7*.uinas trmicas, re-rigeradores, segunda lei da termodin6mica Benunciados de Del#in-PlancF e de ClausiusC, ciclo de Carnot, teorema de Carnot sobre o rendimento das m*.uinas trmicas. 14. Gptica re-le4o da lu%, espel?os planos e espel?os es-ricos, re-rao da lu%, -en3menos associados com a re-rao Bre-le4o total, miragens, etc.C, lentes es-ricas, di-rao e inter-er'ncia Be4peri'ncia de HoungC. 15. Carga eltrica, -en3menos eletrost*ticos, condutores, isolantes, lei de Coulomb, campo e potencial eletrost*ticos, condutores em e.uil+brio eletrost*tico. 16. Corrente eltrica, resist'ncia eltrica, lei de O?m, pot'ncia eltrica, e-eito (oule, -ontes de energia eltrica BgeradoresC, -ora eletromotri%, motores eltricos, -ora contraeletromotri%, instrumentos de medidas eltricas, circuitos eltricos de corrente cont+nua, capacitores. 17. )en3menos magnticos, e4peri'ncia de Oersted, campo magntico, -ora magntica, -uncionamento do gal#an3metro, -uncionamento de um motor de corrente cont+nua, campo magntico de um condutor retil+neo, campo magntico de uma espira e dipolo magntico, campo magntico de um solen;ide, materiais magnticos, campo magntico terrestre, leis de <iot-/a#art e de :mpIre. 18. Induo eletromagntica, -ora eletromotri% indu%ida, leis de )aradaJ e de 5en%, geradores de corrente alternada, o trans-ormador, ondas eletromagnticas, transmisso e distribuio de energia eltrica. 19. : teoria da relati#idade restrita postulados, conceito relati#+stico de simultaneidade, e-eitos cinem*ticos Bdilatao temporal e contrao espacialC, din6mica relati#+stica B.uantidade de mo#imento, massa e energia relati#+sticasC. 20. Nature%a .u6ntica da lu% Bradiao de corpo negro, e-eito -otoeltricoC, modelos at3micos Bo modelo de T?ompson, modelo de $ut?er-ord, o modelo at3mico de <o?r e emissoKabsoro de lu% pelos *tomosC, dualidade ondapart+cula. 21. )+sica nuclear, part+culas elementares e interaes -undamentais B.uarFs, leptons e mediadores das interaesC, a relati#idade geral e cosmologia Bo uni#erso e o modelo do big-bangC, tentati#as de uni-icao das interaes, -+sica de sistemas comple4os.

"# MICA
1. Mat$r%a& 'om(os%)*o+ estrutura e ',ass%-%'a)*o 0.0.Estrutura da matria *tomos, molculas, +ons. 0.2.Classi-icao da matria subst6ncias puras e misturas. 0.9./+mbolos e -;rmulas na representao de *tomos e molculas. 0.L.:lotropia. 0.M.Estados -+sicos da matria e suas trans-ormaes. 0.N.:n*lise imediata separao de misturas. 0.O.)en3menos -+sicos e -en3menos .u+micos. 2. Estrutura at.m%'a 2.0.7odelos at3micos, &alton, T?ompson, $ut?e-ord e $ut?e-ord-<o?r.

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

2.2.Pr;tons, eltrons e n'utrons. 2.9.N"mero at3mico, n"mero de massa, is;topos, is;tonos, is;baros. 2.L.N+#eis e subn+#eis de energia, distribuio eletr3nica, princ+pio da e4cluso de Pauli, regra de Pund, n"meros .u6nticos. 3. C,ass%-%'a)*o (er%/d%'a 9.0.Correlaes entre a distribuio eletr3nica e a posio dos elementos da Tabela Peri;dica. Energia de ioni%ao, a-inidade eletr3nica, eletronegati#idade, raio at3mico. 7etais, semi-metais e no-metais. Elementos representati#os e de transio. 4. 0%ga)1es 2u3m%'as L.0.5igao i3nica, co#alente, co#alente-dati#a e met*lica. L.2.Polaridade de ligaes. L.9.Estruturas de 5e=is, geometria molecular. L.L.7olculas polares e apolares. L.M.)oras intermoleculares -oras de Qan der Raals e ligaes de Pidrog'nio. 5. Estudo gera, dos gases M.0. M.2. M.9. M.L. 6. Presso, #olume, temperatura, 5eis de <oJle, C?arles e de >aJ-5ussac, princ+pio de :#ogadro, e.uao Energia cintica mdia das molculas de um g*s. 7isturas gasosas S presso parcial B5ei da &altonC. Noo de um g*s real. geral dos gases ideais.

Fu4)1es %4org54%'as N.0. Acidos e bases B:rr?enius, <rTnsted-5o=rJ e 5e=isC, sais e ;4idos caracteri%ao, obteno e nomenclatura.

7.

6ea)1es 2u3m%'as O.0. O.2. Conceito e classi-icao das reaes .u+micas B*cido-base, o4i-reduo, precipitaoC. E.uaes .u+micas representao e balanceamento.

8.

C7,'u,os este2u%om$tr%'os U.0.Conceito de mol, constante de :#ogadro, massa molar, -;rmula m+nima, -;rmula centesimal, -;rmula molecular. U.2.$elaes ponderais e #olumtricas das reaes .u+micas. U.9.C*lculos em reaes consecuti#as. U.L.$eagente limitante, reagente em e4cesso. U.M.Pure%a de reagentes e rendimento de reaes.

9.

Estudo das so,u)1es V.0.Conceitos. V.2.Tipos de solues, solues eletrol+ticas e no eletrol+ticas. V.9.E4presses da concentrao de uma soluo Bporcentagem, molaridade, partes por mil?o, -rao molarC. V.L.&iluio, misturas de soluo. V.M.Propriedades coligati#as Btonoscopia, ebulioscopia, crioscopia, osmometriaC.

10. C%4$t%'a 2u3m%'a 0W.0.$eaes .u+micas e colises e-eti#as. 0W.2.Qelocidade de reao e energia de ati#ao. 0W.9.Qelocidade de uma reao e-eito do estado de agregao, da concentrao, da presso, da temperatura, da super-+cie e do catalisador. 11. E2u%,38r%os 2u3m%'os 00.0./istemas em e.uil+brio. 00.2.Constante de e.uil+brio.

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

00.9.Princ+pio de 5' C?atelier. 00.L.E.uil+brios em soluo en#ol#endo *cidos e bases B-ortes e -racosC. 00.M.pP de solues. 00.N.Pidr;lise. 00.O./olubilidade e constante de solubilidade. 12. Termo2u3m%'a 02.0.Entalpia de-inio e #ariao. $eaes e4otrmicas e endotrmicas. 02.2.E.uaes termo.u+micas. 02.9.Casos particulares entalpia padro de -ormao, entalpia de combusto, de neutrali%ao, de ligao, de mudana de -ase. 02.L.Princ+pio da conser#ao da energia. 5ei de Pess. 13. E,etro2u3m%'a 09.0.N"mero de o4idao e reaes de o4i-reduo. 09.2.:plicao da tabela de potenciais de o4i-reduo. Pil?as. 09.9.Eletr;lise. 5eis de )aradaJ. 09.L.Eletr;lise de solues a.uosas e de compostos -undidos. 14. Fu4dame4tos de "u3m%'a 9rg54%'a 0L.0. );rmulas moleculares, estruturais e de 5e=is. 0L.2. Cadeias carb3nicas. 5igaes simples, duplas e triplas. Tipos de isomeria Bplana e espacial con-ormacional, geomtrica e ;pticaC. 7on3menos e Pol+menos. 0L.9. Pidrocarbonetos ali-*ticos e arom*ticos, compostos, ?alogenados, *lcoois, -en;is, teres, alde+dos, cetonas, *cidos carbo4+licos e seus deri#ados -uncionais, aminas, nomenclatura. 0L.L. Noes gerais sobre ?idratos de carbono, lip+deos, prote+nas e en%imas, petr;leo e seus deri#ados. 15. 6ea)1es org54%'as 0M.0. Tipos de reagentes eletr;-ilo, nucle;-ilo e radicais li#res. 0M.2. Classes de reaes substituio eletro-+lica Bal.uilao, acilao, ?alogenao, nitrao, sul-anaoC, substituio nucleo-+lica, adio Beletro-+lica e nucleo-+licaC e eliminao. 0M.9. Outras reaes combusto, saponi-icao, ?idrogenao, ?idratao, o4i-reduo e o%on;lise. 16. 6ad%oat%:%dade 0N.0. Conceitos. 0N.2. Tipos de decaimento radioati#o. 0N.9. Cintica das desintegraes radioati#as, meia #ida. 0N.L. )uso e -isso nuclear. 16.5. Xtili%ao da energia nuclear. 16.6.

;I909<IA
1. <iologia 7olecular - subst6ncias inorg6nicas - *gua e sais minerais Bpropriedade, composio e import6ncia para as clulasC! subst6ncias org6nicas - carboidratos, lip+deos, prot+deos, *cidos nuclicos, #itaminas, en%imas, ?orm3nios e anticorpos, composio .u+mica, ligao .u+mica, classi-icao e import6ncia para as clulas. 2. <iologia Celular - Teoria Celular. Estrutura 7or-o-isiol;gica das clulas procariota e eucariota en-ocando estrutura, composio .u+mica, propriedades, -isiologia e di-erenciao das membranas. )uno e origem das organelas mitoc3ndrias, plastos, ribossomos, comple4o de >olgi, lisossomos, ret+culo endoplasm*tico liso e rugoso, #ac"olos, pero4issomos, centr+olos, cito-es.ueleto. O n"cleo e seus componentes cromossomos, nuclolos, nucleolin-a e carioteca.

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

3. 4.

Citogentica - classi-icao dos cromossomos! di#iso celular mit;tica e mei;tica B>ametog'nese, o#ulog'nese e espermatog'neseC! alteraes cromoss3micas euploidias e aneuploidias. Embriologia - classi-icao dos ;#ulos .uanto Y .uantidade e distribuio do #itelo. Estudo do desen#ol#imento embrion*rio segmentao, m;rula, bl*stula, g*strula, n'urula e organog'nese. :ne4os embrion*rios #es+cula #itel+nica, alant;ide, c;rion, 6mnio, placenta e cordo umbilical.

5. 6. 7.

Pistologia - caracter+sticas gerais e -isiologia dos tecidos epitelial, conjunti#os Btecido conjunti#o propriamente dito, tecido conjunti#o -rou4o, ?ematopoitico, cartilaginoso e ;sseoC, muscular e ner#oso. Ta4onomia e nomenclatura. Os seres #i#os - caracter+sticas gerais, Z?abitat[, mor-ologia e -ilogenia dos reinos - 7onera B<acteri;-itas, Cian;-itasC! Protistas Bsarcodinos, mastig;-oros, ciliados, opalinos, esporo%oos, euglen;-itos, cris;-itosC! )ungi, Plantae Btal;-itos, bri;-itos, pterid;-itos, gimnospermas e angiospermasC! 7eta%oa Besponjas, cnid*rios, platelmintos, as.uelmintos, moluscos, anel+deos, artr;podos, e.uinodermos e cordadosC.

8. 9.

:natomia e -isiologia - /istemas digesti#o, respirat;rio, circulat;rio, e4cretor, end;crino, ner#oso, reprodutor e locomotor. >entica - conceitos b*sicos! noes de probabilidade, 08 5ei de 7endel! ?erana sem domin6ncia! alelos letais e alelos m"ltiplos! 28 5ei de 7endel! interaes g'nicas epist*ticas e no epist*ticas! pleiotropia! ?erana .uantitati#a! ligao -atorial, sistemas de determinao do se4o \H, ]R, \O! ?erana ligada, restrita e in-luenciada pelo se4o S teorema da PardJ Reinberg.

10. Origem da #ida - ?ip;tese e e4perimentos! e#oluo - teorias e#olucionistas 5amarcFismo, &ar=inismo e /inttica. 11. Ecologia - ?abitat, nic?o ecol;gico, bi;topo, biocenoses, -atores bi;ticos e abi;ticos, autoecologia, sinecologia, cadeias e teias alimentares, pir6mides de massa e de energia, ciclos biogeo-.u+micos, -atores de dese.uil+brio ecol;gico e poluio.

=I!T>6IA
1. !9CIE?A?E! A@TI<A! 1.1. !o'%edades do 9r%e4te Pr/A%mo& - Egito, 7esopot6mia, )en+cia, Pebreus e Persas. 1.2. !o'%edades do A4t%go 9'%de4te& - >rcia e $oma e seus aspectos sociais, econ3micos, pol+ticos e culturais. 2. !9CIE?A?E! ME?IEBAI! 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 3. A 'r%se do Im($r%o 6oma4o e o Mu4do <erm54%'o& relaes, con-litos e in#ases. !o'%edade+ e'o4om%a+ 'u,tura e (o,3t%'a 4a Idade M$d%a. 9 mu4do mu)u,ma4o e 8%Ca4t%4o& as(e'tos so'%a%s+ e'o4.m%'os+ (o,3t%'os e 'u,tura%s. =egemo4%a da IgreDa Cat/,%'a 4a so'%edade med%e:a,. Cr%se do -euda,%smo. GBIIIH

!9CIE?A?E 9CI?E@TA0 ?#6A@TE A EP9CA M9?E6@A F!EC#09! GB e 3.1. EA(a4s*o mar3t%ma e 'omer'%a, euro($%a.

3.2. Forma)*o dos Estados Moder4os+ A8so,ut%smo Mo47r2u%'o e Mer'a4t%,%smo. 3.3. Am$r%'a e 'o,o4%Ca)*o euro($%a& :stecas, 7aias e Incas e a con.uista espan?ola! montagem e estrutura do /istema Colonial na :mrica espan?ola pol+tica, administrao, economia e -ormas de trabal?o compuls;rio! ao da Igreja Cat;lica! coloni%ao anglo-sa43nica.

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

3.4. ;ras%, Co,.4%a& Populaes ind+genas e suas -ormas de organi%ao antes da c?egada dos portugueses! a coloni%ao organi%ao pol+tica-administrati#a e economia colonial! ?omens li#res na col3nia! ?ist;ria e cotidiano dos negros trabal?o e resist'ncia cultural, ?ist;ria das Irmandades, aspectos econ3micos e sociais da populao negra! religio, cultura e educao no <rasil Col3nia! e4panso da coloni%ao ao interior do <rasil! rebelies na col3nia. 3.5. Pumanismo e $enascimento, $e-orma e Contra-$e-orma, Iluminismo. 4. F96MAIJ9 ?9 M#@?9 C9@TEMP96K@E9 F1760L80 M 1870L80H 4.1. As 6e:o,u)1es 8urguesas e 'r%se do A4t%go reg%me& : cr+tica ao mercantilismo -isiocracia e liberalismo! $e#oluo Industrial e )rancesa! per+odo napole3nico! a independ'ncia das 09 col3nias! -ormao e estruturao da sociedade capitalista trabal?o e trabal?adores! liberalismo e nacionalismo os mo#imentos re#olucion*rios europeus de 0U0W, 0U9W e 0ULU! as uni-icaes! nao e nacionalismo na Europa do sculo \I\. 4.2. Cr%se do a4t%go s%stema 'o,o4%a, %8$r%'o e Am$r%'a a(/s %4de(e4dN4'%a& O processo de independ'ncia das col3nias espan?olas! <rasil mo#imentos emancipacionistas a Conjurao <aiana, Incon-id'ncia 7ineira e $e#oluo Pernambucana de 0U0O! a Corte Portuguesa no <rasil! a $e#oluo do Porto e a emancipao pol+tica do <rasil! a Pispano-:mrica Caudil?ismo e -ormao dos Estados Nacionais! os EX: economia capitalista, e4panso territorial e >uerra de /ecesso. 4.3. ;ras%,& 'o4stru)*o do Estado @a'%o4a, ;ras%,e%ro& Primeiro $einado as -aces pol+ticas e a Constituio de 0U2L. Per+odo $egencial rebelies e regresso conser#ador. /egundo $einado economia, sociedade e cultura! os partidos pol+ticos e suas idias. Pist;ria e cultura a-robrasileira no <rasil Imperial :bolio e eliminao simb;lica da populao a-robrasileira! ?ist;ria dos .uilombos, mani-estaes culturais da populao negra Bcelebraes e rituais a e4emplo das congadas, moambi.ues, maracatus, rodas de samba, capoeira entre outrasC. 4.4. Cear7 e Car%r%& ocupao e coloni%ao do Cear*KCariri con-rontos entre nati#os e colonos! os aldeamentos! escra#ido e trabal?o li#re no Cear*! organi%ao pol+tica, social e econ3mica da capitania do Cear*! 7o#imento de 0U0O no Cear* e participao do Cariri! participao do Cear* e do Cariri na Con-ederao do E.uador! o mo#imento armado de 0U92. 5. !9CIE?A?E 0I;E6A0 @9 M#@?9 9CI?E@TA0 C9@TEMP96K@E9& AP9<E# E C6I!E F1870L80 M 1939L45H 5.1. =egemo4%a euro($%a& Trans-ormaes econ3micas do capitalismo liberal ao monopolista! imperialismo europeu e4panso industrial e recoloni%ao da A-rica e Asia. 5.2. EA(a4s*o 4orteOamer%'a4a e sua (o,3t%'a (ara a Am$r%'a 0at%4a. 5.3. 9 a(ogeu ,%8era,& :s idias sociais e pol+ticas B5iberalismo e &emocracia, /ocialismo, /indicalismo, Catolicismo /ocial e :nar.uismoC. 5.4. ;ras%,& Transio do trabal?o escra#o para o li#re! a crise da monar.uia e instaurao da $ep"blica a Pol+tica dos >o#ernadores, Coronelismo, mo#imentos sociais rurais e urbanos B$e#olta da :rmada, $e#olta )ederalista, Canudos, $e#olta da Qacina, $e#olta da C?ibata, ContestadoC! urbani%ao e industriali%ao! mo#imento oper*rio! as idias e propostas de modernidade e ci#ilidade cultura e comportamento! mo#imentos culturais dos anos 0V2W! a crise dos anos 0V2W o tenentismo, anar.uismo, comunismo, a :liana 5iberal e a Z$e#oluo[ de 0V9W! a crise da economia agro-e4portadora e a pol+tica de industriali%ao! implantao do Estado No#o propaganda pol+tica #arguista, trabal?ismo e nacionalismo! crise do Estado No#o o mo#imento .ueremista.

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

5.5. Cear7 e Car%r%& Cotidiano, economia e sociedade na segunda metade do sculo \I\! mo#imento abolicionista! ?egemonia urbana de )ortale%a! o Zmilagre[ de (ua%eiro do Norte e o mo#imento religioso em torno do Padre C+cero! a sedio de 0V0L e o Caldeiro do <eato ] 5oureno! Oligar.uia e Coronelismo no Cear*! o 7o#imento de 0V9W e as inter#entorias. 5.6. Cr%se da !o'%edade 0%8era,& Primeira >uerra 7undial! $e#oluo $ussa e /ocialismo $eal! Na%ismo e )ascismo! a crise econ3mica de 0V2V e a Z>rande &epresso[! /egunda >uerra 7undial. 5.7. A =%s(a4oOAm$r%'a& : crise do estado olig*r.uico Bos e4emplos do 74ico e da :rgentinaC 6. !9CIE?A?E! AT#AI! @9 M#@?9 C9@TEMP96K@E9 FP>!O1945H 6.1. Cr%se da Pegemo4%a euro($%a& >uerra )ria! EX:4X$//! mundo p;s-guerra reconstruo da Europa Ocidental. 6.2. Co4stru)*o e d%sso,u)*o do mu4do so'%a,%sta& X$// e Europa Oriental. 6.3. !o'%edades 'a(%ta,%stas& EX:, Xnio Europia e (apo. 6.4. =%s(a4oOAm$r%'a& 7ilitarismo, mo#imentos populares, democracia e ditadura na :mrica 5atina o caso do C?ile e da :rgentina! :s $e#olues Cuba e Nicar*gua! .uestes pol+ticas, econ3micas, culturais e sociais da atualidade. 6.5. !o'%edades a-roOas%7t%'as 'o4tem(or54eas& &escoloni%ao da Asia e A-rica! con-litos *rabe-israelense! as relaes entre Ocidente e Oriente! o Z:part?eid[. 6.6. ;ras%,& $edemocrati%ao e populismo! o nacional-desen#ol#imentismo! as re-ormas de base e os mo#imentos pol+ticos dos anos 0VNW! o golpe militar de 0VNL! o desen#ol#imento econ3mico e a d+#ida e4terna! o estado autorit*rio tortura e represso! a constituio de 0VNO e suas emendas! os mo#imentos de resist'ncia religiosos, intelectuais e art+sticos! mo#imentos culturais no per+odo ditatorial! abertura pol+tica, redemocrati%ao, eleies diretas e as re-ormas do estado nos anos 0VVW! mo#imentos sociais no campo e nas cidades! ?ist;ria, participao e .uestes sociais dos negros na $ep"blica condies sociais da populao negra no <rasil republicano, educao e conscienti%ao tnica, atuao de negros em di-erentes *reas do con?ecimento, de atuao pro-issional, de criao tecnol;gica e art+stica, de luta social e ?ist;ria dos remanescentes no <rasil atual! .uestes pol+ticas, econ3micas e sociais do <rasil atual. 6.7. Cear7 e Car%r%& Estado No#o no cear*! o per+odo ditatorial militar no Cear*! os go#ernos das mudanas! religiosidade e cultura popular no Cariri as $omarias de (ua%eiro do Norte! -estas e tradies culturais populares! .uestes pol+ticas, sociais e econ3micas do Cear* atual. 6.8. Mu4do atua,& Neoliberalismo, globali%ao! con-litos pol+ticos, tnicos e religiosos na atualidade! arte, cinema, tele#iso e os meios de comunicao na contemporaneidade.

<E9<6AFIA
1. Forma)*o do Pe4same4to e da C%N4'%a <eogr7-%'a. : >eogra-ia e sua ?ist;ria! sistemati%ao, correntes do pensamento geogr*-ico e trans-ormaes te;ricometodol;gicas na ci'ncia geogr*-ica. >eogra-ia perspecti#as atuais, campos de estudo e de aplicao.

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

2.

Produ)*o+ 9rga4%Ca)*o e ?%45m%'a do Es(a)o <eogr7-%'o. Conceito de Espao >eogr*-ico! agentes e elementos produtores do espao Bclasses sociais, Estado, Instituies, tempo, trabal?o, nature%a, tcnica, capital etcC! din6mica do espao geogr*-ico na ?ist;ria.

3.

A Mu4d%a,%Ca)*o do Ca(%ta,%smo e a <eo(o,3t%'a Mu4d%a,. )ormao territorial e pol+tica do mundo ao longo do sculo \\! : industriali%ao e suas trans-ormaes s;cioespaciais! distribuio espacial e din6mica dos centros industriais! a &i#iso Internacional do Trabal?o, relaes geopol+ticas, desen#ol#imento e subdesen#ol#imento! a e4panso geogr*-ica das multinacionais! globali%ao e reestruturao do capitalismo! as grandes instituies -inanceiras mundiais! os principais <locos Econ3micos $egionais Xnio Europia, :5C:, Na-ta, 7ercosul, Asia e bacia do Pac+-ico! as trans-ormaes no 5este Europeu! -ragmentao das naes, con-litos tnicos e nacionalistas, -ontes de energia e pol+ticas energticas.

4.

Fu4dame4tos da <eogra-%a F3s%'a e a 2uest*o am8%e4ta,. :s grandes paisagens naturais. : >eogra-ia e os sistemas naturais clima, solos, geologia, #egetao, rele#o, ?idrogra-ia! o desen#ol#imento e a .uesto ambiental problemas ambientais Burbanos, industriais e ruraisC.

5.

<eogra-%a do ;ras%,. : di#iso regional do <rasil e os contrastes regionais! a produo do espao geogr*-ico no <rasil e sua insero no capitalismo mundial! -ormao e di#iso pol+tica do territ;rio da ocupao ao per+odo atual! o modelo econ3mico brasileiro! e os impactos s;cioSambientais! di#iso territorial do trabal?o! o processo de industriali%ao brasileira e a distribuio territorial e setorial da ind"stria e pol+tica de energia! estrutura e organi%ao do espao agr*rio e urbano! a .uesto agr+cola e agr*ria e os mo#imentos sociais no campo! a din6mica populacional brasileira crescimento e pol+tica demogr*-ica! as migraes no <rasil do sculo \\ e o desen#ol#imento regional! a cidade e o urbano no <rasil a #ida nas grandes e mdia cidades e tend'ncias do processo de urbani%ao! O territ;rio brasileiro e as grandes paisagens naturais Be os dom+nios mor-oclim*ticosC.

6.

Es(a)o geogr7-%'o do @ordeste+ Cear7 e Car%r% Ceare4se. Elementos e processos .ue operam na din6mica ambiental BNordeste, Cear* e $egio do CaririC! geologia, geomor-ologia, clima, ?idrogra-ia, solos, #egetao! o processo de ocupao do espao e os impactos s;cio S ambientais! estrutura e organi%ao do espao agr*rio, urbano e industrial! aspectos populacionais! o papel do Estado na produo e trans-ormao do espao! : regio Nordeste no <rasil atual e sua insero no conte4to econ3mico! nacional e internacional! aspectos tradicionais e moderni%ao da regio Nordeste! a produo do espao cearense S e caririense S e sua insero no conte4to regional e nacional.

7.

A47,%se e 6e(rese4ta)*o do Es(a)o <eogr7-%'o. Noes b*sicas de Cartogra-ia Borientao, locali%ao e representaoC! noes sobre escala! tcnicas modernas usadas na organi%ao de mapas e interpretao dos elementos do espao.

P96T#<#Q!
1. TeAto. : partir de te4tos em l+ngua portuguesa, sero -ormuladas .uestes de compreenso, nos n+#eis literal! interpretati#o e cr+tico, .ue podero abranger temaKassunto, g'nero te4tual, discurso de base, coer'ncia, coeso, -atores pragm*ticos. 2. A ,%4guagem e suas -u4)1es. 5inguagem, l+ngua e -ala conceitos, relao! os elementos do discurso e as -unes da linguagem aC e4pressi#a, bC conati#a, cC re-erencial, dC potica eC metalingE+stica, -C -*tica. 3. Bar%edades e Moda,%dades 0%4gR3st%'as. Qariedades regionais! #ariedades socioculturais! #ariedades estil+sticas aC registros, g+rias! norma culta! relao entre oralidade e escrita. 4. ?es'r%)*o 0%4gR3st%'a. :spectos -onol;gicos princpios de anlise fonolgica; definio de fonema; fonemas voclicos e consonantais da lngua portuguesa; representao na escrita dos fonemas e as convenes ortogrficas do portugus.

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

:spectos 7or-ossint*ticos definio e classificao do morfema; os processos de derivao e composio; definio e classificao dos vocbulos em lngua portuguesa; definio, estrutura e tipologia de frases e oraes; os elementos constituintes da orao; relaes entre os termos constituintes das oraes: colocao, concordncia, regncia. :spectos sem6nticos categorias semnticas; sentido literal e sentido figurado; sentido e conte to. :spectos estil+sticos recursos fonolgicos: aliterao, assonncia, etc.; recursos morfolgicos: o uso e pressivo da derivao e da composio; recursos sintticos: assndeto, polissndeto, inverso, repetio, etc.; recursos semnticos: metfora, metonmia, anttese, ironia etc.

0ITE6AT#6A ;6A!I0EI6A
0. Estudo das mani-estaes liter*rias no per+odo Colonial. Compreenso dos est+mulos internos e e4ternos .ue atuam sobre tais mani-estaes liter*rias. : prosa in-ormati#o-descriti#a, seu conte4to s;cio-cultural e ?ist;rico. Os cronistas portugueses. : obra dos jesu+tas e a import6ncia de (os de :nc?ieta. : poesia seiscentista e a potica de >reg;rio de 7atos. : orat;ria religiosa de Pe. :nt3nio Qieira. $eaes ao <arroco conte4to nacional e europeu. : poesia *rcade, na sua e4presso l+rica e pica. 2. : literatura rom6ntica no <rasil. $omantismo e identidade nacional. : poesia e a narrati#a -iccional rom6ntica >onal#es &ias, Al#ares de :%e#edo e Castro :l#es! (oa.uim 7anuel de 7acedo, (os de :lencar e 7anuel :nt3nio de :lmeida. Compreenso do regionalismo rom6ntico a prosa de <ernardo >uimares. : produo teatral rom6ntica a obra de 7artins Pena e (os de :lencar. 9. : literatura realista no <rasil. <in3mio realismo-naturalismo. O romance social de $aul Pompia e :lu+sio :%e#edo. Contribuio de 7anuel de Oli#eira Pai#a e &omingos Ol+mpio. : produo liter*ria -iccional de 7ac?ado de :ssis. : poesia cient+-ico--ilos;-ica, realista e parnasiana ino#aes e desgaste. : poesia /imbolista. L. M. Estudo da literatura pr-modernista a prosa de Euclides da Cun?a, 7onteiro 5obato, >raa :ran?a e 5ima <arreto. : singularidade da poesia de :ugusto dos :njos. O modernismo brasileiro origens e e#oluo. Prosadores e poetas da reno#ao esttica modernistas Os=ald de :ndrade, 7*rio de :ndrade, 7anuel <andeira. Poetas e prosadores da reno#ao ideol;gica Carlos &rummond de :ndrade, 7urilo 7endes, (oo Cabral de 7elo Neto, Qin+cius de 7oraes! (os 5ins do $ego, $ac?el de @ueiro% e >raciliano $amos. N. Contemporaneidade liter*ria brasileira (oo >uimares $osa, Clarice 5ispector, 5Jgia )agundes Telles, :ugusto de Campos, &cio Pignatari, Paroldo de Campos e (os Paulo Paes.

0ITE6AT#6A P96T#<#E!A
0. 2. 9. L. M. N. :s origens da 5iteratura em Portugal -ormao da 5iteratura Portuguesa! o Tro#adorismo! as cantigas l+ricas e sat+ricas. O Pumanismo a prosa de )erno 5opes o po#o em ao! a poesia palaciana o encontro entre o #el?o e o no#o! >il Qicente obras e tradio do teatro #icentino. O Classicismo em Portugal o $enascimento e o conte4to ?ist;rico! a linguagem cl*ssico-renascimenta! 5u+s de Cames Os 5us+adas S o grande pico portugu's! a l+rica camoniana potica do con-lito, do amor e -ilos;-ica. <arroco S a arte da dualidade o <arroco e o conte4to ?ist;rico! a linguagem barroca! Pe. :ntonio Qieira a literatura como misso. : :rc*dia o :rcadismo e o encontro ?ist;rico! a linguagem *rcade! <ocage o *rcade e pr-rom6ntico. $omantismo S a arte da burguesia o $omantismo e o conte4to ?ist;rico! a linguagem rom6ntica! as geraes rom6nticas >arret, Perculano, Camilo Castelo <ranco e ("lio &inis. O. O $ealismo e Naturalismo o conte4to ?ist;rico! a linguagem realistaKnaturalista! a poesia de :ntero de @uental! Ea de @ueir;s a ironia e a cr+tica social S per-il dos principais romances.

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

U. V.

/imbolismo S a linguagem da m"sica o conte4to ?ist;rico! a linguagem simbolista! Camilo Pessan?a a dor c;smica! :nt3nio Nobre entre o $omantismo e o /imbolismo. O 7odernismo em Portugal as #anguardas europias! o conte4to ?ist;rico! a linguagem modernista! o Or-ismo )ernando Pessoa ZOrt3nimo[ e Z?eter3nimo[! Z7ensagem[ a cano de Portugal! 7*rio de /* Carneiro Zpoeta labirinto[! o Presencismo S (os $gio a poesia entre &eus e o diabo! 7iguel Torga os mitos da terra e do cu! o Neo-realismo e o romance dos anos LW aos NW! tend'ncias contempor6neas de 0VNW Y atualidade! (os /aramago a utopia e a cr+tica da realidade.

6E?AIJ9
0. &iscursos de base aC descrio! bC narrao! cC e4posio! dC argumentao! eC &i*logo entre g'neros te4tuais de um "nico discurso de base ou tipologia te4tual. 2. Estruturao do par*gra-o T;pico -rasal! di-erentes -eies do t;pico -rasal! desen#ol#imento do par*gra-o aCenumerao ou descrio de detal?es! bC con-ronto! cC analogia e comparao! dC citao de e4emplos! eC causao e moti#ao! -C di#iso e e4planao de idias! gC de-inio. 9. :spectos -ormais Con?ecimento e dom+nio dos aspectos -ormais da l+ngua portuguesa -le4o nominal e #erbal, concord6ncia nominal e #erbal, colocao pronominal, etc. L. 7ecanismos de estruturao te4tual Coer'ncia aC global! bC local! cC pragm*tica! Coeso aC re-erencial Bre-erenciao, remissoC! bC se.u^ncial Bse.EenciaoC! )atores pragm*ticos aC situacionalidade! bC in-ormati#idade! cC -ocali%ao! dC interte4tualidade! -C consist'ncia! gC rele#6ncia.

6E0AIJ9 ?E 0IB69! P69!ALP9E!IA


1. 2. 3. 4. 5. 6. ):C:, de $onaldo Correia de <rito C:NTO/ NE>$EI$O/, de 7arcelino )reire P:$: QIQE$ X7 >$:N&E :7O$, de Qin+cius de 7oraes O /I5_NCIO 5:7IN:&O &O C:/X5O, de Cle+lson Pereira $ibeiro :QE/ &E :$$I<:`aO, de :nt3nio /ales :/ O&E/ &E $IC:$&O $EI/, de )ernando Pessoa

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Universidade Regional do Cariri - URCA


Processo Seletivo Unificado

I@<0Q!
: pro#a de 5+ngua Inglesa #ersar* sobre .uestes de gram*tica e compreenso de te4to a partir do programa .ue segue 0. 2. 9. L. M. N. O. Oraes tipos de oraes! relaes entre oraes! per+odos simples e compostos! /ubstanti#o g'nero, n"mero e grau! substanti#os cont*#eis e incont*#eis! caso geniti#o! &eterminantes usos e -unes! @uanti- icadores usos e -unes! Preposies usos e -unes! :d#rbios usos e -unes! grau, locuo ad#erbial! Qerbos tempos e modos! concord6ncia! reg'ncia! locues #erbais! O.0. Qerbos :u4iliares! O.2. Qerbos 7odais! O.9. Transiti#idade! O.L. Qerbos )rasais! O.M. Qerbos Preposicionados. U. V. Conjunes usos e signi-icados! Processo de -ormao de pala#ras a-i4ao! deri#ao! blendings; conversion, compounding;

0W. &iscurso direto e indireto! 00. Compreenso de te4to recon?ecer a nature%a dos di#ersos tipos e g'neros te4tuais! identi-icar as ideias ou in-ormaes e4pl+citas! recuperar ideias ou in-ormaes impl+citas! estabelecer as re-er'ncias te4tuais! identi-icar relaes sem6nticas entre pala#ras e e4presses! in-erir o signi-icado de pala#ras recorrendo ao conte4to! e4trair concluses.

E!PA@=90
0. 2. 9. L. M. N. O. U. V. 5eitura e compreenso de te4tos 0.0.5er, identi-icar e interpretar um te4to corretamente. :rtigos de-inidos e inde-inidos /ubstanti#os B/ustanti#osC 9.0.>'nero, n"mero e grau. :djeti#os >'nero, n"mero e grau. Numerais BNumeralesC Possessi#os BPosesi#osC &emonstrati#os B&emostrati#osC Pronomes pessoais sujeito BPronombres sujetosC Pronomes pessoais complemento BPronombres complementosC

0W. Interrogati#os e e4clamati#os BInterrogati#os J e4clamati#osC 00. $elati#os 02. :d#rbios B:d#rbiosC 09. Conjunes BConjuncionesC 0L. Qerbos 0M. Preposies BPreposicionesC 0N. $egras de acentuao B$eglas de acentuaci;nC 0O. &i#erg'ncias 54icas S &i#ergencias 54icas 0U. $egras de eu-onia S $eglas de Eu-on+a 0V. $egras de ap;cope S $eglas de ap;cope 2W. Xsos do !u" e !uc#o S Xsos de !u" " !uc#o 20. :rtigo neutro $o S :rt+culo neutro $o

Comisso Executiva do Vestibular - CEV

Вам также может понравиться