Вы находитесь на странице: 1из 3

Cdigo FM-POS-012

PLANO DE DISCIPLINA
Plano de Disciplina Identificao Curso Carga Horria Disciplina Professor E-mail

Folha 1/3

reviso 00

Ps-graduao em Engenharia de Segurana do Trabalho 20 horas Psicologia na Engenharia de Segurana do trabalho, Comunicao e Treinamento T13 Renata Borges Manhes remanhaes@ucl.br

Ementa
1. Noes de psicologia; 2. Caracterstica de personalidade; 3. Aspectos psicolgicos do trabalho e do acidente; 4. Aspectos psicolgicos da seleo de pessoal; 5. Importncia de treinamento na segurana do trabalho; 6. O papel do engenheiro de segurana do trabalho na educao prevencionista; 7. Requisitos de aptido; 8. Aspectos comportamentais associados ao uso de EPI; 9. A ao sindical A atuao do engenheiro de segurana do trabalho na relao capital trabalho; 10. Tcnicas de comunicao elaborao de relatrios tcnicos; 11. Desenvolvimento organizacional; 12. Relaes humanas; Dinmica de grupo; 13. Comisses de segurana do trabalho; 14. Segurana integrada.

Objetivos
Identificar a importncia da psicologia para o profissional de segurana. Tomar conhecimento do conceito e de algumas caractersticas de personalidade Identificar aspectos da seleo de pessoal que interferem nas atividades prevencionistas. Identificar a importncia de treinamento na segurana do trabalho. Identificar a importncia da comunicao para uma boa relao entre as pessoas. Vivenciar algumas dinmicas de grupo. Identificar a importncia do uso de tcnicas, dinmicas e jogos em atividades de treinamento e desenvolvimento. Identificar a importncia das relaes humanas na educao prevencionista. Tomar conhecimento de Desenvolvimento organizacional.

Metodologia Aula expositiva Dinmicas de grupo Leitura e discusso de texto Atividades individuais e em grupo Critrios de Avaliao Atividades individuais 12 Participao nas dinmicas e atividades em sala 8,0 Observaes:
a) O aluno que faltar no dia que houver atividade individual, poder faz-la em outro dia, respeitando os critrios e prazos determinados pela UCL. b) O aluno que no participar de alguma atividade em grupo poder verificar com a professora a possibilidade de fazer uma atividade individual, referente ao contedo trabalhado.

Cdigo FM-POS-012

PLANO DE DISCIPLINA
Programa de Disciplina

Folha 2/3

reviso 00

Noes de psicologia e personalidade Aspectos psicolgicos do trabalho e do acidente conceito de acidente, relao de caractersticas de personalidade com trabalho e acidente, comportamento e sua relao com o acidente. Conceito e caractersticas da seleo de pessoal Tcnicas de comunicao processo de comunicao, a comunicao interferindo nas relaes humanas. Importncia de treinamento - a educao prevencionista e o engenheiro de segurana caractersticas necessrias para um bom educador de adultos; caractersticas da educao de adultos. Conceitos e forma de utilizao de tcnicas, dinmicas, vivncias e jogos. Noes de trabalho: origem da palavra trabalho, o trabalho hoje; o que leva uma pessoa a trabalhar. Desenvolvimento organizacional (DO) - pressupostos bsicos, algumas caractersticas.

Bibliografia Bsica
CHAPMAN, Elwood N. Atitude: O mais valioso de todos os seus bens. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed, 1998 MACEDO, Ivanildo Izaias de. Aspectos comportamentais da gesto de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. FADIMAN, James e FRAGER, Robert. Teorias da personalidade. So Paulo: HARBRA, 1986. MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada administrao. So Paulo: Atlas, 1995. TELES, Maria Luiza. O que psicologia. So Paulo: Brasiliense, 1996.

Bibliografia Complementar
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos edio compacta. So Paulo: Atlas, 1997. MILITO, Albigenor e Rose. Jogos, dinmicas e vivncias grupais. Rio de Janeiro: Quality Mark, 2000. DANDRA, Flavio Fortes, Desenvolvimento da Personalidade: enfoque psicodinmico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. MIRANDA Simo de. Oficina de Dinmica de Grupos para empresas, escolas e grupos comunitrios. Campinas, So Paulo: Papirus, 1996. MINICUCCI, Agostinho Tcnicas do trabalho de grupo: conduo de reunies, entrevista e estudo dirigido. So Paulo: Atlas, 2001.. DEL PRETTE, Zilda A. P. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999.

Cdigo FM-POS-012

PLANO DE DISCIPLINA

Folha 3/3

reviso 00

Currculo Resumido Formada em Psicologia pela UFES, em 1997. Ps Graduao na rea de Psicopedagogia e Mestrado em Bioengenharia. psicloga clnica desde 1997, com atuao em psicologia escolar durante quatro anos e insero como docente do ensino superior no ano de 2003 at os dias atuais. Serra, abril de 2014

Вам также может понравиться