Вы находитесь на странице: 1из 3

Acuidade visual

Acuidade Visual (AV) o grau de aptido do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Essa capacidade discriminatria atributos dos cones (clulas fotossensveis da retina), que so responsveis pela Acuidade Visual, central, que compreende a viso de forma e a viso de cores. Se os culos tradicionais, lentes de contacto, ou implantes de lentes intra-oculares no lhe oferecem uma viso ntida, pode dizer que a sua acuidade visual, ou nvel de viso baixo. No confunda esta condio com cegueira. As pessoas com baixas acuidades visuais ainda tm uma viso til, que muitas vezes melhorada com medidas adequadas. Os tipos mais comuns so a reduo da viso central, e da viso para a leitura. A baixa acuidade visual tambm pode resultar de um decrscimo da viso perifrica, da perda da viso das cores, da incapacidade ou perda de aptido do olho para se ajustar luz, contraste, ou brilho. O aparelho ptico do olho muito complexo. Para uma boa viso, a luz tem de atravessar uma crnea no distorcida, um cristalino normal e o corpo vtreo, antes de atingir uma retina saudvel, que est ligada ao crebro pela via ptica. Na realidade, "vemos" com o nosso crebro e no com os olhos. Para entender este conceito de viso, o melhor imaginarmos o olho e o crebro como um rdio, em que o olho apenas a antena do rdio, que rene as ondas de ar ou sinais de forma a que a eletrnica do rdio possa executar e tocar msica, e em que a capacidade processadora de sinais do rdio anloga do nosso crebro. A viso pode ser dividida em viso central e perifrica. A acuidade visual central medida mostrando-se objetos de diferentes tamanhos a uma distncia padro do olho. Por exemplo, a familiar "Tabela de Snellen", composta de uma srie progressiva de fileiras menores de letras aleatrias usadas para medir a viso a distncia.

Tabela de Snellen O sistema padro universal para avaliar a viso o teste de Snellen. Este teste, que a maioria de ns conhecemos, consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais esto penduradas a uma distncia padronizada da pessoa a ser testada. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduao que representa a acuidade visual.

Cada fileira designada por um nmero, correspondente a distncia na qual um olho normal capaz de ler todas as letras da fileira. Por exemplo, as letras na fileira "40" so suficientemente grandes para que um olho normal veja na distncia de 40 ps. Por conveno, a viso pode ser medida ou na distncia de 20 ps (6 metros), ou ainda mais perto, a 14 polegadas de distncia. Para fins de diagnstico, a distncia da acuidade o padro para comparao, sendo sempre testado cada olho separadamente. A acuidade marcada com dois nmeros (por exemplo, "20/40"). O primeiro nmero representa a distncia de teste em ps entre o quadro e o paciente, e o segundo representa a fileira menor das letras que o olho do paciente pode ler. 20/20 uma viso normal; 20/60 indica que o olho do paciente pode apenas ler letras suficientemente grandes numa distncia de 20 ps, o que um olho normal pode ler numa distncia de 60 ps.

Tabela de Optotipos

Os quadros que contm numerais podem ser usados por pacientes no-familiarizados com o alfabeto. A tabela de optotipos usada para testes com crianas menores ou quando houver uma barreira na linguagem. As figuras "E" so giradas aleatoriamente em quatro orientaes diferentes ao longo do quadro. Para cada alvo, o paciente perguntado para apontar na mesma direo das trs "barras" do E. A maioria das crianas podem ser testadas dessa maneira por volta dos trs anos e meio de idade. A acuidade visual no corrigida medida sem a ajuda de culos ou lentes de contato. A acuidade visual corrigida significa que esses auxiliares foram utilizados. Uma vez que a distncia da acuidade visual no corrigida pode ser baixa simplesmente devido a erro refrativo (isto , foco), a acuidade visual corrigida a mais relevante avaliao da sade ocular.

Baixa acuidade visual Um olho incapaz de ler qualquer letra testado quanto a sua habilidade de contar dedos. Uma observao de que o paciente "CD a 1 m" indica que o olho era capaz de contar os dedos a no mais que 1 metro de distncia. Se contar os dedos no possvel, o olho poder ser capaz de detectar um movimento da mo (MM ou viso dos movimentos da mo). O prximo nvel da viso abaixo a capacidade de identificar de onde vem a luz (PL ou projeo luminosa), e aps a habilidade de percepo da luz (PL ou percepo luminosa).

Teste de viso on-line Teste agora a sua acuidade visual. Clique AQUI e siga todas as instrues.

Вам также может понравиться