Вы находитесь на странице: 1из 12

A narrativa alterna o relato de viagem com a novela sentimental da menina dos rouxinis.

O narrador e seus companheiros de jornada partem de Lisboa com destino cidade histrica de Santarm. A passagem por outros locais importantes permeada pelo desenvolvimento de reflexes a respeito dos mais variados temas, sempre pertinentes sociedade lusa. O eixo condutor dessas reflexes a oposio entre o espiritualismo e o materialismo. O primeiro teria sido representado pelo prestgio social da religio durante o absolutismo, enquanto o segundo caracterizaria o governo dos liberais. O narrador no pende explicitamente para nenhuma das duas correntes, considerando-as igualmente nefastas para o povo portugus, vtima de frades e de bares, que so os exploradores que teriam tomado conta do governo liberal interessados unicamente na obteno de lucro. Um dos reflexos dessa situao na cultura seria o abandono de monumentos histricos, verificado em toda a viagem. Inserida no relato de viagem, h a histria de Joaninha, a menina dos rouxinis, cuja ao transcorre no Vale de Santarm. Os primos Carlos e Joaninha se reencontram depois de alguns anos de separao e confessam seu amor mtuo. No entanto, Carlos se recusa a rever D. Francisca, a velha cega mantinha laos de amizade com Frei Dinis, por quem Carlos nutria antipatia desde que o religioso tentara convenc-lo a mudar de partido, argumentando que o liberalismo era anticristo. Por suas convices polticas, Carlos acabou exilado na Inglaterra. De volta ptria durante a guerra civil que ops liberais e monarquistas, Carlos colabora para a vitria de seu partido. No entanto, ferido em combate, fica sob os cuidados de Frei Dinis e de Georgina, moa inglesa com quem ele manteve um relacionamento durante seu exlio. Aos poucos, as revelaes em torno do passado de Carlos veem tona. Francisca revela que Carlos filho de Dinis, que tinha mantido um relacionamento adltero com a me do rapaz. Ao saber da verdade, Carlos parte, abandonando a prima, para no submet-la ao mesmo sofrimento

experimentado por outras mulheres que tinham se apaixonado por ele. Joaninha termina s, enlouquece e morre. Carlos se torna baro, espcie de explorador, e enriquece. Sua trajetria simboliza a derrota moral do liberalismo.

Jos Batista da Silva Leito de Almeida Garrett foi um importante poeta e romancista portugus do sculo XIX. considerado um dos mais importantes escritores do romantismo portugus. Nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 1799 e morreu em 1854, na cidade de Lisboa. Seus romances possuam um forte carter dramtico. Participou tambm da poltica, escrevendo sobre este tema. Produziu textos histricos, crticos e diplomticos. Possua um talento flexvel para escrever, imprimindo em suas obras uma notvel individualidade, elegncia e originalidade. Embora tenha se dedicado a vrios gneros literrios, foi na poesia e no teatro que mais ganhou destaque. Suas obras Cames e Frei Luis de Sousa ganharam grande importncia no mundo literrio. At os dias atuais um dos escritores, do sculo XIX, mais lidos em Portugal. Influenciou as geraes futuras da literatura portuguesa.

Principais obras de Almeida Garrett:

Cames (1825) Dona Branca (1826) Adozinda (1828) Cato (1828) Romanceiro (1843) Cancioneiro Geral (1843) Frei Luis de Sousa (1844) Flores sem Fruto (1844) Do Arco de Santana (1845) Folhas Cadas (1853)

Вам также может понравиться