Вы находитесь на странице: 1из 15

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !

SUMRIO EXECUTIVO O Sumrio Executivo a principal seo do seu Plano de Negcios. Atravs do Sumrio Executivo que o leitor decidir se continua ou no a ler o seu Plano de Negcios. Portanto deve ser escrito com muita ateno revisado vrias ve!es e conter uma s"ntese das principais in#orma$es que constam em seu Plano de Negcios. %eve ainda ser dirigido ao p&'lico alvo do seu Plano de Negcios e explicitar qual o o'(etivo do Plano de Negcios em relao ao leitor )ex.* requisio de #inanciamento (unto a 'ancos capital de risco apresentao do empreendimento para potenciais associados parceiros ou clientes etc.+. O Sumrio Executivo deve ser a &ltima seo a ser escrita pois depende de todas as outras se$es do plano para ser #eita.

ET% % 3 ' IN!ORM%)4ES SO0RE O EM REEN(IMENTO Nome da Empresa: ,ril-ante Servios de .impe!a Razo Social: ,ar'osa e /odrigues 0E Scios: 1oo ,ar'osa e 1er2nimo 3ernandes /odrigues. Endereo: /ua 4ear 5677. ,elo 8ori!onte 9 0:. CE : ;<.5=<9;55 !one " !a#: );5+ ;>5;9<?@7 essoa para Con$a$o: 1oo ,ar'osa. /ua 4ear 5>=6. ,elo 8ori!onte A 0:.

ET% % & ' (ESCRI)O *ER%+ (O NE*,CIO O -.e a empresa /az o. pre$ende /azer: a empresa pretende prestar servios de limpe!a para residBncias -otis condom"nios e empresas. Aps se #irmar no mercado a empresa pretende especiali!ar9se em um &nico ramo con#orme a receptividade encontrada. 0aseado em -.ais compe$1ncias"e#peri1ncias"$ecnolo2ias: a empresa se apoiar na experiBncia da esposa de um dos proprietrios que tra'al-ou como gerente operacional de uma grande rede de -otis coordenando a contratao de empresas de limpe!a e manuteno. Ao longo dos anos em que assumiu esta #uno ela p2de constatar uma srie de de#iciBncias que poderiam ser #acilmente superadas implicando servios mais alin-ados aos interesses da empresa contratante. %essas constata$es surgiu a idia de criar uma empresa cu(os servios prestados #ossem extremamente pro#issionais. Es$im.lado por -.ais $end1ncias de mercado: atualmente as empresas esto #ocando toda sua energia em suas atividades #ins e terceiri!ando as atividades meio. Ao manterem9 se #ocadas em suas competBncias principais as empresas tBm trans#erido para outras empresas os servios de limpe!a vigilCncia transporte dentre outros.

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

Outro #ator que contri'ui para a contratao de servios de limpe!a o #ato de as mul-eres assumirem cada ve! mais o tra'al-o #ora do lar no tendo condi$es muitas ve!es de contratarem uma empregada domstica o que #a! com que recorram duas a quatro ve!es por mBs a um servio de limpe!a terceiri!ado. (escrio do Mercado de !orma %5ran2en$e 6macro7:

Concorren$es: este mercado disputado por empresas prestadoras de servio de limpe!a em geral sendo que muitas prestam servios exclusivamente para condom"nios ou empresas enquanto outras atendem pessoas (ur"dicas em geral. Alm disso existem muitas empresas que prestam servios de vigilCncia e limpe!a que tam'm so concorrentes. Na regio em que a empresa ir atuar esto instaladas duas empresas de limpe!a. No entanto os scios acreditam poder prestar servios de mel-or qualidade.

Clien$es: os clientes deste tipo de negcio so muito diversi#icados pois se caracteri!am por empresas que optam por ter um quadro de empregados #ixo e enxuto e que pre#erem trans#erir para terceiros esse tipo de atividade. A maior parte #ormada por mdias e grandes empresas.Outro segmento de clientes em potencial constitu"do por mul-eres que tra'al-am #ora do lar que necessitam de servios de #axina.

!ornecedores: os #ornecedores so

essencialmente

empresas que vendem

equipamentos para limpe!a em escala empresarial e produtos de limpe!a em em'alagens para o mercado institucional e supermercados.

Mens.rao da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima que a empresa possa e#etuar ><< limpe!as mensais desde as atividades mais simples como a limpe!a de um vidro at limpe!as de am'ientes empresariais mais amplos.

Se2men$o espec8/ico em -.e compe$e o. pre$ende compe$ir: Dnicialmente a empresa pretende o#erecer seus servios para pessoas #"sicas e (ur"dicas com o propsito de mais tarde especiali!ar9se em um tipo espec"#ico de servio de limpe!a.

Compor$amen$o do mercado em $ermos de crescimen$o: um mercado em ascenso uma ve! que tem crescido a uma taxa entre =E a 5<E acima do PD, segundo a A'ralimp )Associao ,rasileira do 0ercado Dnstitucional de .impe!a+.

+.cra$i9idade: a lucratividade alta quando a empresa consegue atingir um con(unto de clientes que demandam um volume de servios constante. A empresa ( tem prospectado um con(unto de clientes que l-e permitir um volume de negcios satis#atrio.

Carac$er8s$icas principais do mercado em $ermos de:

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

reo pra$icado: o preo praticado no mercado em que a empresa pretende atuar alto se comparado F precria estrutura dispon"vel pelas empresas concorrentes. A empresa a ser criada pretende o#erecer uma vantagem de preo em todos os seus servios.

!ormas de 9endas: inicialmente os donos da empresa visitaro um con(unto de >6= empresas situadas na regio em que ser instalada mostrando o port#lio de servios prestados e respectivos preos. Gam'm mostrar os pacotes promocionais e a #orma como cada um dos servios ser prestado. Posteriormente o cliente passar a rece'er c-amadas tele#2nicas por parte da empresa onde se 'uscar con-ecer seu n"vel de satis#ao com relao aos servios prestados. Acredita9se que esta se(a a mel-or #orma de divulgar os servios o#erecidos.

%ssis$1ncia: a empresa dar todo tipo de assistBncia no que se re#ere aos servios prestados ressarcindo os clientes em qualquer perda que ocorra ou re#a!endo a limpe!a que no ten-a sido #eita dentro dos padr$es esta'elecidos. Ser poss"vel garantir esse tipo de procedimento considerando o grau de capacitao dos #uncionrios 'em como o comprometimento criado entre eles e o desempen-o da empresa por meio de um tra'al-o de otimi!ao do clima organi!acional esta'elecido.

E#is$1ncia de sol.:es $ecnol2icas di/erenciadas: 4omo di#erencial tecnolgico pretende9se tra'al-ar com equipamentos especialmente comprados para os servios de limpe!a institucional 'em como empregados uni#ormi!ados e munidos de equipamentos de segurana.

Es$ra$;2ias de mar<e$in2: a estratgia de marHeting priori!ada pela empresa a visita Fs di#erentes empresas e a distri'uio de #olders (unto a residBncias e condom"nios.

rincipais concorren$es: .impex Escoar e 8idro#ux.

Van$a2ens e des9an$a2ens dos principais concorren$es em $ermos de:

rod.$os"ser9ios 6-.alidade e $ecnolo2ia7: aos servios o#erecidos pelos concorrentes #alta pro#issionalismo. 0uitas ve!es os pro#issionais apresentam9se com uni#ormes su(os e manc-ados sem equipamentos de proteo e postura inadequada.

reo: devido ao #ato de os empregados no passarem por um processo de treinamento e capacitao constante existe um grande desperd"cio de material de limpe!a o que eleva os custos dos concorrentes. A empresa a ser criada tra'al-ar com pessoal quali#icado sensi'ili!ado para com a importCncia de um correto uso dos

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

materiais e equipamentos o que dever resultar em custos menores e mel-ores preos.

Venda e assis$1ncia: os concorrentes ( possuem um mercado garantido o que torna mais #cil vender seus servios. Alguns o#erecem assistBncia ao cliente auxiliando9os no uso correto dos produtos vendidos* detergentes ceras sa'onetes l"quido porta papel9toal-a dentre outros.

Capacidade de promoo: devido ao #ato de ( estarem esta'elecidas e con-ecerem o mercado a capacidade de promoo das empresas concorrentes maior. Em contrapartida muitas delas apresentam tra'al-adores desmotivados o que aca'a pre(udicando as vendas.

reas de con=ecimen$o em -.e a empresa $em e#peri1ncia e capaci$ao: a empresa tem muito con-ecimento em novos procedimentos e equipamentos utili!ados em servios de limpe!a institucional alm de con-ecimentos em gesto empresarial #ator determinante ao sucesso de qualquer empresa.

Tecnolo2ias"=a5ilidades dominadas pela empresa: processos de limpe!a institucional mecani!ados e gesto empresarial. reas de con=ecimen$o correla$as o. complemen$ares em -.e a empresa a$.a o. pre$ende a$.ar o. es$> iniciando capaci$ao: a empresa pretende se #irmar em uma atividade espec"#ica precisando atuar por um tempo no mercado at que se revele uma necessidade para a qual procurar gan-ar excelBncia.

Tecnolo2ias"=a5ilidades -.e a empresa desen9ol9e.? pre$ende desen9ol9er o. es$> desen9ol9endo: a empresa pretende gan-ar -a'ilidade na prestao de servios com uso intensivo de equipamentos acreditando que eles otimi!em os processos e garantam a qualidade necessria.

Tend1ncias

$ecnol2icas?

em

$ermos

de

9ola$ilidade"o5solesc1ncia

da

$ecnolo2ia e proli/erao"padronizao: preciso estar sempre atento a novos produtos e equipamentos de limpe!a que so lanados no mercado pois disso depende a capacidade da empresa em manter9se competitiva.

rincipais /ormas e /on$es de capaci$ao e acesso a $ecnolo2ias -.e a empresa .$iliza: a empresa 'usca atuali!ar9se por meio da participao em di#erentes cursos simpsios e #eiras de produtos e equipamentos de limpe!a.

ET% % @ ' MISSAO (% EM RES% Misso da empresa: Prestar servios de limpe!a institucionais com pro#issionalismo e qualidade preservando a sa&de de seus cola'oradores e clientes pelo uso de equipamentos e materiais con#iveis que no agridam o meio9am'iente.

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

ET% % B ' MERC%(O CONSUMI(OR

Os clientes deste tipo de negcio so muito diversi#icados pois se caracteri!am por ser empresas que optam por ter um quadro de empregados #ixo e enxuto e que pre#erem MERC%(O trans#erir para terceiros esse tipo de atividade. empresas.Outro segmento de clientes em potencial constitu"do por mul-eres que tra'al-am #ora do lar que necessitam de servios de #axina domstica. CONSUMI(OR: A maior parte #ormada por mdias e grandes

ET% % C ' MERC%(O CONCORRENTE

Empresas Concorren$es

on$os !or$es

on$os !racos Pro'lemas atitudes com adotadas alguns tra'al-o da

O#erece Orcalina servios vigilCncia

tam'm por de

de #uncionrios no local empresa contratante.

Equipamentos Ondrelimp industriais de alta e#iccia e e#iciBncia Possui #ormada

.og"stica e cara.

complexa

Dnsatis#ao .impasc dos prestados.

dos servios

clientela clientes com alguns

ET% % D ' MERC%(O !ORNECE(OR

RINCI %IS !ORNECE(ORES:

RO(UTOS"SERVI)OS !ORNECI(OS:

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

%istri'uidor Elias Equipel

Produtos de limpe!a Produtos lava9(ato+ de limpe!a e equipamentos )aspirador de p Equipamentos e utens"lios em geral Produtos de 8igiene Dndustrial

Equipatudo Produlimp

ET% % E ' RINCI %IS RO(UTOS O!ERECI(OS E+% EM RES%

RO(UTOS E SERVI)OS O!ERECI(OS E+% EM RES%: .impe!a de casas e apartamentos. .impe!a de escritrios e consultrios. .impe!a de lo(as e demais pontos comerciais. .impe!a de condom"nios e edi#"cios. .impe!a de unidades industriais.

ET% % F ' !+UXO*R%M% (O ROCESSO RO(UTIVO rocesso de rod.o: o atendimento ao cliente ser personali!ado onde cada servio ser orado aps uma descrio pelo cliente dos servios dese(ados. Alm disso o encarregado pela limpe!a estar apto a #a!er sugest$es caso se(a necessrio. Os #uncionrios esta'elecero um plano de servios no qual estaro contempladas todas as necessidades e pre#erBncias do cliente assim como um cronograma de execuo. Os servios so executados dentro dos pra!os esta'elecidos.

!+UXO*R%M% (E RO(U)O G ET% %S

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

%TIVI(%(E 5. Ddenti#icar e

RES ONSVE+

exigBncias restri$es impostas

Supervisor

pelos clientes. >. a(ustes mel-orias poss"veis. ;. O'edecer de de limpe!a dos pelos Sugerir e Supervisor

Fs restri$es e limites atividades dentro critrios ditados clientes. 6. A(ustar os -orrios e procedimentos ao dese(o dos clientes. =. Executar a limpe!a. 7. Atender Fs o'serva$es e avalia$es dos clientes. 4-ecar eventuais pontos de Auxiliar limpe!a Supervisor de Supervisor execuo das Auxiliar

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

mel-oria.

ET% % H ' EIUI %MENTOS"INSTRUMENTOS IUE INTE*R%M O ROCESSO

EIUI %MENTOS"INSTRUMENTOS ROCESSO ET% %S Ddenti#icar Esta'elecer o tipo de um

IUE

INTE*R%M

EIUI %MENTOS"INSTRUMENTOS UTI+IJ%(OS Ie"culo utilitrio Gele#one tele#one celular Aspirador de pJ Aspirador de guaJ

limpe!a dese(ado cronograma de execuo

Executar a limpe!a

Equipamentos de lavagem F vapor Equipamento lava (ato e Equipamentos de Segurana

ET% % 3K ' M,VEIS E UTENSL+IOS NECESSRIOS

M,VEIS E UTENSL+IOS IUE INTE*R%M O ROCESSO ET% %S Ddenti#icar o tipo de limpe!a dese(ado Esta'elecer um cronograma de execuo Executar a limpe!a ITENS 9 0veis de escritrio ,aldes vassouras escovas

espon(as panos estopas etc.

ET% % 33 ' +%NT% 0%IX% (O EM REEN(IMENTO

ESTOU ENVI%N(O %S ET% %S %0%IXO S, %R% CONST%R OIS NAO %0OR(%REI ESSES %S ECTOS NESSE 0IMESTREM

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

ET% % 3& ' M%TNRI%SG RIM%S? M%TERI%IS SECUN(RIOS E EM0%+%*ENS

M%TNRI%SG RIM%S? EM0%+%*ENS ET% %S Ddenti#icar o tipo de limpe!a dese(ado Esta'elecer cronograma execuo um de

M%TERI%IS M%TNRI%SG RIM%S 9

SECUN(RIOS M%TERI%IS SECUN(RIOS 9

,loco de Plano de Servios %etergentesJ sa'o em p e 'arraJ ceraJ e produtos para de Sacos de lixo panos o descartveis

Executar a limpe!a

-igiene mercado

institucional.

ET% % 3@ ' INVESTIMENTOS !LSICOS

IU%(RO (E INVESTIMENTOS !LSICOS 6EM RO7 ITEM Aspirador de p Aspirador gua Equipamentos de lavagem F <= ;<< << 5.=<< << vapor Equipamento lava (ato Ie"culo utilitrio 0veis escritrio Gele#one Gele#one celular de <> <5 9 <5 <> >@< << 5=.<<< << 9 =< << >=< << =6< << 5=.<<< << ?<< << =< << =<< << >;.>6< << de IU%NTI(%(E <= <> RE)O UNITRIO 5@< << >.<<< << V%+OR TOT%+ ?=< << 6.<<< <<

TOT%+ (O INVESTIMENTO

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

ET% % 3B ' C+CU+O (O C% IT%+ (E *IRO

C+CU+O (%S NECESSI(%(ES (E C% IT%+ (E *IRO RU0RIC% 4ustos #ixos );< dias+ Estoque de matria9prima );< dias+ 4ustos de comerciali!ao );< dias+ /egistros e legali!ao Pu'licidade inicial TOT%+ V%+ORES 6RO7 K.=K= >K 6<< << 5.6K< 5@ 5K> << @<< << 3&M@EE?BD

ET% % 3C ' INVESTIMENTO INICI%+

INVESTIMENTO INICI%+ 6RO7 Dnvestimento #"sico Dnvestimento #inanceiro TOT%+ >;.>6< << 5>.;@@ 67 @CMD3E?BD

ET% % 3D ' *%STOS MENS%IS COM M%NUTEN)O? (E RECI%)O E SE*UROS

ITEM Mquinas equipamentos Aspirador p Aspirador gua Equipamentos de de

V%+OR TOT%+ e

(E RECI%)O M%NUTEN)O SE*URO 5<Eano @ <?LmBs ;; ;;LmBs =ELano ; =6LmBs 57 7@LmBs Se2.ro *lo5al

?=< << 6.<<< <<

de lavagem F 5.=<< << vapor Equipamento lava (ato =6< <<

5> =<LmBs 6 =<LmBs

57 >=LmBs > >=LmBs

10

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

Veculos: Ie"culo utilitrio 0veis escritrio Outros: .in-as tele#2nicas Gele#one celular =< << =<< << de

><ELano 5=.<<< << >=< <<LmBs 5<ELano 7 7@LmBs

=ELano 7> =<LmBs ;ELano > <<LmBs

0veis e utens"lios* ?<< <<

9 9

9 9

TOT%+ &@M&BK?KK @3B?KF H@?&3 CK?KK M No cap"tulo > #oram sugeridos padr$es internacionalmente aceitos para ela'orao de pro(etos porm aqui #oram utili!adas al"quotas sugeridas pela /eceita 3ederal na .egislao do Dmposto de /enda.

ET% % 3E ' CUSTOS COM MOG(EGO0R% V%+OR ENC%R*OS

!UN)O Auxiliares de limpe!a TOT%+

S%+RIO IU%NTI(%(E ;<< << 5< >

MENS%+ 6P7Q ;.<<< << >.6K< << 7<< << 6K? <<

Supervisores ;<< <<

@MDKK?KK &MHFF?KK

M Os encargos sociais estimados representam ?;E so're a #ol-a de pagamento pois so're este tipo de atividade incidem alguns encargos de insalu'ridade e empresas de servios de limpe!a no podem optar pelo Simples 3ederal. Os encargos variam de empresa para empresa.

ET% % 3F ' CUSTOS !IXOS

(ISCRIMIN%)O

V%+OR 6RO7

MENS%+ V%+OR 6RO7

%NU%+

11

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

Auxiliares limpe!a Supervisores Encargos sociais Aluguel e taxas Ngua e lu! 0anuteno %epreciao Seguros Gele#one 4om'ust"vel Pu'licidade 4ontador Pr9la'ore TOT%+

de

;.<<< << 7<< << >.K?? << 7?< << K< << K; >5 ;56 <? =< << 5=< << >=< << ><< << 5?< << 5.<<< <<

;7.<<< << @.><< << ;=.?=7 << ?.57< << 5.<?< << 5.55? => ;.@7? K7 7<< << ;.<<< << 5.?<< << ;.<<< << >.57< << 5>.<<< << 33CM3B@?BF

(OS

CUSTOS !IXOS

K.=K= >K

M Os encargos sociais estimados representam ?;E so're a #ol-a de pagamento pois so're este tipo de atividade incidem alguns encargos de insalu'ridade.

ET% % 3H ' C+CU+O (OS CUSTOS (E M%TNRI%SG RIM%S E M%TERI%IS (IRETOS

CUSTOS (OS M%TERI%IS 6RO"MRS7 0aterial de limpe!a TOT%+ 6<< << BKK?KK

ET% % &K ' C+CU+O (O CUSTO (O SERVI)O Para o'ter o custo do servio necessrio de#inir um critrio para ratear os custos #ixos mensais. Esse critrio pode ser o tempo de ela'orao do servio a quantidade de servios ela'orados no mBs etc. Neste plano estamos considerando a quantidade de -oras de servios prestados O >= diasLmBs x 5? -orasLdia )M+ x O 6=< -orasLmBs )M+ 4onsiderando a equipe de pro#issionais dispon"vel )5< auxiliares de limpe!a e > supervisores+ poss"vel prestar diariamente uma mdia de 5? -oras de servio. ITEM /ateio de 4ustos 3ixos )K.=K= >K L 6=< -oras+ V%+OR >5 ;>

)P+ 4ustos Iariveis por 8ora de < ?K

12

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

Servio )6<< << L 6=< -oras+ 6S7 CUSTO TOR% " SERVI)O &&?&3

ET% % &3 ' C+CU+O (O RE)O (E VEN(% O clculo do preo de venda de cada servio prestado considera que a empresa tra'al-ar com os seguintes custos de comerciali!ao ).ucro Presumido+* DSS = << Dmposto de /enda > 6<E 4ontri'uio Social .ucro 4O3DNS PDS 4ustos so're o5 <?E ; <<E < 7=E de 5> 5;E .ucro servios modalidade podem enquadrar SD0P.ES+ de lucro Presumido desta no se no )pois prestadoras de

4omerciali!ao 0argem de .ucro)0argem

esta'elecida para que o preo de venda se situe prximo ao valor mdio com que o produto vendido pela concorrBncia+

PIS

4usto

8oraLServio

5<<E 9 )44E P 0.E+ >> >5 5<<E 9 )5> 5;E P 7 =<E+

Q 5<<

PIS

Q 5<<

PIS O/R >@ ;<L-ora ET% % && ' (EMONSTR%TIVO (E RESU+T%(OS

(ISCRIMIN%)O 3M MENS%+ >. 4ustos variveis >.5 0aterial de limpe!a >.> 4ustos de comerciali!ao RECEIT%

V%+OR MENS%+ 3&M&FC?KK

V%+OR %NU%+

O ER%CION%+

3BEMB&K?KK

6<< << 5.6K< 5@

6.?<< << 5@.??> <6

13

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

;. SO0A )>.5 P >.>+ BM Mar2em de con$ri5.io 63G@7 =. :astos #ixos

5.?K< 5@ 3KM@HB?F@ K.=K= >K

>>.7?> <6 3&BME@E?HD 55=.56; 6? HMCHB?BF

DM +UCRO +LIUI(O 6BGC7 EHH?CB

ET% % &@ ' +UCR%TIVI(%(E .ucro .ucratividade O ."quido /eceita Q 5<<

Gotal .ucratividade O @KK =6 S 5>.>?= << O < <7=5 )7 =5E+ 4om 'ase neste "ndice podemos a#irmar que para cada /R 5<< << vendidos a empresa ter /R 7 =5 de lucro. ET% % &B ' RENT%0I+I(%(E .ucro /enta'ilidade O ."quido Dnvestimento Q 5<<

Gotal /enta'ilidade O @KK =6 S ;=.75@ 67 O < <>>6 )> >6E+ 4om 'ase neste "ndice podemos a#irmar que o capital investido retornar a uma taxa > >6E.

ET% % &C ' R%JO (E RETORNO (O INVESTIMENTO Pra!o de /etorno do Dnvestimento O Dnvestimento Gotal S .ucro ."quido Pra!o de /etorno do Dnvestimento O ;=.75@ 67 S @KK =6 O 66 == )6= meses+ Pra!o de /etorno do Dnvestimento O 6= meses ET% % &D ' ONTO (E EIUI+L0RIO 4ustos variveis unitrios O /R < ?K P )/R >@ ;< x 5> 5;E+ O /R 6 >< 4ustos PE O 3ixos 04T Ponto de Equil"'rio O K.=K= >K L )>@ ;< 9 6 ><+ O 65= ;? 657 -oras

14

Empreendedorismo e gesto - Modelo de plano de negcio servios Prof Claudemir - UNI !C

A empresa ir atingir o seu PE quando prestar 657 -oras de servio no mBs..

15

Вам также может понравиться