Вы находитесь на странице: 1из 3

As quatro operaes Adio uma das operaes bsicas da lgebra.

Na sua forma mais simples, adio


combina dois nmeros (termos, somandos ou parcelas), em um nico nmero, a soma ou total. Adicionar mais nmeros corresponde a repetir a operao

Propriedades importantes
Comutatividade: A ordem das parcelas no altera o resultado da operao. Assim, se 2 + 3 = 5, logo 3 + 2 = 5. Associatividade: O agrupamento das parcelas no altera o resultado. Assim, se (2 + 3) + 1 = 6, logo 2 + (3 + 1) = 6. Elemento neutro: A parcela 0 (zero) no altera o resultado das demais parcelas. O zero chamado "elemento neutro" da adio. Assim, se 2 + 3 = 5, logo 2 + 3 + 0 = 5. Fechamento: A soma de dois nmeros reais ser sempre um nmero real. Anulao: A soma de qualquer nmero e o seu oposto zero. Exemplo: 2 + (-2) = 0 (-999) + 999 = 0

Subtrao uma operao matemtica que indica quanto um valor numrico


(minuendo) se dele for removido outro valor numrico (subtraendo). Uma subtrao representada por:

o minuendo,

o subtraendo e

a diferena ou resto.

A subtrao o mesmo que a adio por um nmero de sinal inverso. , portanto, a operao inversa da adio.

Propriedades importantes
Fechamento: A diferena de dois nmeros reais ser sempre um nmero real. Elemento neutro: Na subtrao no existe um elemento neutro n tal que, qualquer que seja o real "a", a - n = n - a = a. Anulao: Quando o minuendo igual ao subtraendo, a diferena ser 0 (zero).

Multiplicao uma operao binria. Na sua forma mais simples a multiplicao


uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de nmeros iguais. O resultado da multiplicao de dois nmeros chamado produto. Os nmeros sendo multiplicados so 1 chamados de coeficientes ou operandos, e individualmente de multiplicando e multiplicador .

(l-se "x vezes y" ou "y adicionado x vezes") Assim, por exemplo,

Pode tambm ser uma operao geomtrica - a partir de dois segmentos de reta dados determinar um outro cujo comprimento seja igual ao produto dos dois iniciais (veja aqui). Comutatividade: A ordem dos fatores no altera o resultado da operao. Assim, se x . y = z, logo y . x = z. Associatividade: O agrupamento dos fatores no altera o resultado. (Podemos juntar de dois em dois de modo que facilite o clculo). Assim, se (x . y) . z = w, logo x . (y . z) = w. Distributividade: Um fator colocado em evidncia numa soma dar como produto a soma do produto daquele fator com os demais fatores. Assim, x . (y + z) = (x . y) + (x . z). Elemento neutro: O um (1) chamado "Elemento neutro" da multiplicao. Assim, se x . y = z, logo x . y . 1 = z. O zero (0) o elemento neutro da soma e da subtrao. Assim: se x+0=x-0=x Elemento opositor: O fator -1 (menos um) transforma o produto em seu simtrico. Assim, -1 . x = -x e -1 . y = -y, para y diferente de x. Fechamento: O produto de dois nmeros reais ser sempre um nmero real. Anulao: O fator 0 (zero) anula o produto. Assim, x . 0 = 0, e y . 0 = 0, com x diferente de y.

Na matemtica, podemos dizer que a multiplicao a mais simples formar de agruparmos uma quantidade finita de nmeros.Ao efetuarmos uma multiplicao, chegamos a uma resposta que chamada de PRODUTO. Na geometria , est relacionada tambm como uma operao geomtrica - a partir de dois segmentos de retas dados, podemos determinar um outro cujo comprimento seja igual ao produto dos dois iniciais.

Notao
A multiplicao pode ser escrita de vrias formas equivalentes. Todas as formas abaixo significam, "5 vezes 2":

Diviso a operao matemtica inversa da multiplicao. O ato de dividir por um


elemento de um conjunto s faz sentido quando a multiplicao por aquele elemento for uma funo bijetora.

No anel dos nmeros inteiros a hiptese da bijetividade no satisfeita para o zero, assim, no se define diviso por zero.

Propriedades importantes
As propriedades da diviso so herdadas, via inverso, da multiplicao. No existe, entretanto, a propriedade de fechamento no conjunto dos nmeros reais, uma vez que a diviso por zero no produz como resultado um nmero real.

Вам также может понравиться