Вы находитесь на странице: 1из 6

ASSOCIAO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR-ASCES FACULDADE ASCES CURSO DE BIOMEDICINA

RELATRIO DA AULA PRTICA

MINELLYS CECLIA DE OLIVEIRA ALCNTARA

CARUARU/PE 2014

MINELLYS CECLIA DE OLIVEIRA ALCNTARA

RELATRIO DA AULA PRTICA


Relatrio da aula prtica de extrao de DNA da mucosa bucal, da disciplina de Gentica, para a nota da 1 (primeira) Unidade, da Faculdade ASCES, do curso de graduao em Biomedicina.

CARUARU/PE 2014

INTRODUO Atravs da experincia realizada em laboratrio da extrao de DNA da mucosa bucal, foi possvel a aplicao dos contedos compreendidos em aula. Mas primeiro so necessrias referencias para argumentao do experimento. O objetivo do experimento em questo era a extrao do DNA. O DNA uma macromolcula orgnica que contem as informaes genticas e est presente em todos os seres vivos, com exceo apenas de alguns RNA-vrus. formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. Em portugus, a sigla DNA significa acido desoxirribonucleico e embora possa parecer complicado, essa sigla da nome a esse acido nucleico que na sua pentose falta um oxignio. Essa importante molcula contm as informaes bsicas para a formao do ser vivo e para que ele possa se reproduzir. O DNA formado por unidades menores chamadas de nucleotdeos. Existem quatro tipos de nucleotdeos, representados pelas letras A, C, G e T. as formas como esses nucleotdeos se arrumam que faz com que seres vivos sejam diferentes um dos outros. E por isso, as mnimas mutaes ocorridas apenas um nucleotdeo de sua fita pode alterar a produo de uma protena importante e causar doenas genticas, que podem comprometer o ser vivo. Assim, os quatros tipos de nucleotdeos se arrumam de diversas maneiras na molcula de DNA, formando os diferentes seres vivos. Uma molcula de DNA formada por duas fitas de nucleotdeos, que ligados pelas pontes de hidrognio, forma o que chamado de dupla hlice. Esse modelo, proposto pela primeira vez pelos cientistas americanos James Watson e Francis Crick mudou a historia da Biologia. Nessa fita, as bases nitrogenadas seguem o seguinte padro de combinao: A (adenina) sempre se liga com T ( timina), e o C (citosina) com G (guanina). A simples combinao dessas letras o que forma os seres vivos. Pouco mais de 50 anos se passaram desde a descoberta de estrutura do DNA e hoje assistimos a um espantoso avano nesta rea de pesquisa. As discurses sobre o DNA esto em toda parte: clonagem, Projeto Genoma, alimentos transgnicos, testes de paternidades; so varias as aplicaes desse novo conhecimento, que tambm levanta questes ticas fundamentais que os cientistas tentam responder.

OBJETIVOS Esse experimento teve com objetivo a extrao de molculas de DNA da saliva. Aplicando os conhecimentos adquiridos m aula sobre o DNA, esse experimento serve como complemento para as atividades realizadas em sala de aula e para enriquecimento da aprendizagem dos alunos.

Material utilizado 1 BECKER 1 BASTO DE VIDRO 1 ESCOVA AGUA MINERAL SAL DETERGENTE ALCOOL ABSOLUTO GELADO

METODO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Misturar a agua com o sal at a sua dissoluo Passar a escova no interior da boca, fazendo soltar as clulas da mucosa. Ingerir o lquido e fazer movimentos no bruscos Desprezar no Becker Adicionar detergente Adicionar o lcool absoluto pela borda do Becker Observar a precipitao.

RESULTADOS Uma nuvem branca comea a se formar na soluo, com o basto de vidro possvel ver o DNA se enrolando no basto.

CONCLUSO Foi possvel extrair o DNA da mucosa bucal porque atravs de um mtodo simples, varias etapas acabaram com a extrao da molcula. Na segunda etapa, foi possvel ver a destruio da parede mucosa da boca. J na quinta etapa, o detergente foi responsvel elo rompimento da membrana citoplasmtica e da liberao do DNA liquido. Assim, com a adio do lcool, foi possvel separar essa molcula do resto do liquido salivar. Com esse experimento, provamos a existncia do DNA atravs dos resultados obtidos.

Вам также может понравиться