Вы находитесь на странице: 1из 4

A Cessao da Relao jurdica de Emprego As causas da cessao da relao de emprego segundo a tipologia dos vnculos laborais (por iniciativa

do empregador, imputvel ao trabalhador, ao empregador, por justa causa, por causa disciplinar, por inadaptao do trabalhador ao local de trabalho)
As causas de cessao da relao jurdica de emprego pblico so as estabelecidas na lei e o regime ai definitivo. Variam, em parte, segundo a natureza (unilateral ou contratual) do vnculo e seu caracter tempor rio ou indeterminado. !o obstante a apro"imao ao direito laboral comum a semel#ana de parte do regime jurdico com o dos trabal#adores com contrato de trabal#o, o regime dos trabal#adores com contrato de trabal#o em fun$es pblicas oferece, comparativamente maior estabilidade e segurana ao trabal#ador. %ara al&m das causas, demisso disciplinar e cessao no perodo e"perimental por dem&rito, a relao jurdica do trabal#ador nomeado pode ainda cessar' por caducidade, por o trabalhador ter atingido o limite mximo de idade para o exerccio de funes, por morte ou por perda de requisitos para o exerccio de funes pblicas, e no caso de nomeao ser transitria, tambm, pelo seu termo, por mtuo acordo, por desligamento do servio para efeitos de aposentao e por iniciativa do trabalhador

!uanto ao contrato
(onstituem causas da respectiva cessao as seguintes' caducidade, seja pela verificao do termo )ue l#e ten#a sido aposto, por aposentao ou reforme fundada em vel#ice ou invalidez e em caso de impossibilidade superveniente, absoluta e definitiva de trabal#ador prestar o seu trabal#o, revogao ou cessao por acordo das partes, resoluo do empregador, fundada seja

em inadaptao do trabal#ador, seja em facto censur vel )ue l#e & imput vel, resoluo do trabal#ador e denncia do trabal#ador.

Quanto comisso de servio *egundo o regime geral, )ual)uer uma das partes l#e pode por termo, a todo o tempo, mediante a observ+ncia de aviso pr&vio. ,ado o seu caracter tempor rio e prec rio, o interesse relevante do trabal#ador & o de no ser afastado do cargo antes do termo previsto para o seu e"erccio.

Cessao por "niciativa do #rabalhador A cessao imputvel ao trabalhador


- trabal#ador pode fazer cessar a relao jurdica de emprego, seja durante o perodo e"perimental, seja depois de ultrapassado este. %ara tanto deve, no caso da nomeao, dirigir comunicao escrita ao .rgo )ue o nomeou, tornando/se a sua manifestao de vontade eficaz decorrido )ue seja determinado perodo de tempo. Quanto ao contrato - trabal#ador pode denuncia/lo, no perodo e"perimental, sem aviso pr&vio, invocao de justa causa e pegamento de indemnizao. ,ecorrido o perodo e"perimental, fica obrigado 0 observ+ncia de prazo de pr&/aviso, sob pena de pagamento de remunerao base correspondente ao perodo em falta e de eventual responsabilidade civil, ou por prejuzos )ue sejam devidos a essa inobserv+ncia, ou atinentes 0 violao de obriga$es assumidas em pacto de perman1ncia. - trabal#ador pode revogar em certo prazo a denuncia ou a declarao de resoluo do contrato. A impossibilidade do trabal#ador prestar o trabal#o faz cessar o contrato por caducidade )uando & superveniente, absoluta e definitiva. - contrato caduca, igualmente, pela reforma ou aposentao, funda/se esta em vel#ice ou no facto de o trabal#ador ter atingido o limite de idade.
2

A reforma ou aposentao e"tingue a relao jurdica de emprego pblico, o aposentado fica sujeito ao regime de incompatibilidades, em regra, no pode e"ercer, a )ual)uer titulo, fun$es publicas e, nos casos em )ue seja permitido, fica sujeito a limites na cumulao de remunerao com a penso.

Cessao por motivo imputvel ao empregador


A cessao imput vel ao empregador pode ficar a dever/se, ora ao no cumprimento dos deveres e obriga$es )ue l#e so devidos, ora a circunst+ncias objectivas, )ue revelam na sua esfera jurdica ou pelas )uais & respons vel. A resoluo do contrato pelo trabal#ador & justificada )uando tem fundamento em actuacao ilcita do empregador (violao por este da sua categoria profissional). - trabal#ador tem direito a uma indemnizao por todos danos sofridos, patrimoniais ou no patrimoniais. !o caso de despedimento colectivo, despedimento por e"tino do posto de trabal#o e despedimento por inadaptao, durante o respectivo pr&/aviso, o trabal#ador pode denunciar o contrato, mediante declarao feita com a anteced1ncia mnima de tr1s dias uteis, sem prejuzo do direito 0 compensao pelo despedimento.

A cessao por iniciativa do empregador


A relao do emprego pode cessar por deciso ou declarao de vontade do empregador, e"tinguindo/se, para o futuro, por forca da mesma. *endo um vnculo laboral o da nomeao, a cessao unilateral pressup$e justa causa disciplinar, tratando/se de um contrato pode resultar da inadaptao do trabal#ador e de justa causa objectiva em )ual)uer dos casos tem de ter justificao num motivo legtimo e )ue tem de ser e"plicado.

A cessao por justa causa disciplinar


!a cessao da relao jurdica de emprego pblico por motivo disciplinar est em causa certa conduta do trabal#ador )ue viola, com culpa, deveres e obriga$es laborais, em termo )ue inviabilizam a manuteno da relao jurdica. 2raduz/se na aplicao da sano disciplinar de
3

demisso ou de despedimento, assente num procedimento disciplinar )ue, ao inv&s do estabelecido no c.digo de trabal#o, no & especfico, mais denso e comple"o do )ue o procedimento susceptivel de dar lugar 0 aplicao de outras san$es disciplinares.

A cessao por inadaptao do trabalhador ao posto de trabalho


3sta forma de cessao contempla a situao em )ue, tendo sido introduzidas modifica$es no posto de trabal#o, o trabal#ador no se adapta ao e"erccio funcional postulado por tais modifica$es, apesar de l#e ter sido propiciada formao, um perodo de ade)uao e a possibilidade de afectao a um outro posto de trabal#o disponvel, e sem )ue se fi)ue a dever 0 falta de condi$es de segurana, #igiene e sade no trabal#o imput veis 0 entidade empregadora publica. A inadaptao para ser relevante deve materializar/se na reduo continuada falta de produtividade ou de )ualidade, em avarias repetidas nos meios ou instrumentos afectos ao posto de trabal#o, em riscos a segurana e sade, ou do pr.prio trabal#ador, ou dos outros trabal#adores e no no cumprimento dos objectivos de desempen#o previamente fi"ados e aceites, por escrito, pelo trabal#ador, sendo este trabal#ador de carreira ou categoria de grau tr1s.

A cessao por motivo imputvel ao empregador


A relao jurdica de emprego pblico titulada por contrato pode cessar por forca da e"tino da pessoa colectiva empregadora e por reduo da actividade, susceptivel de motivar o despedimento colectivo ou a e"tino de postos de trabal#o. 3stas causas no resultam propriamente, no essencial, de circunst+ncias al#eias ao empregador publico, antes so fruto de uma concreta deciso poltico/administrativa. - regime aplic vel &, fundamentalmente, o do (.digo do 2rabal#o, com a importante diferena do despedimento s. se concretiza se, tendo o trabal#ador optado pela situao de mobilidade especial, no for possvel obter a sua colocao est vel num outro posto de trabal#o da administrao pblica.
4

Вам также может понравиться