Вы находитесь на странице: 1из 4

Demanda civil - A atividade jurisdicional contenciosa necesita da provocao do interessado.

- Demanda: pedido formulado pela parte ao Estado, para que este, por meio do juiz, lhe preste tutela jurisdicional - o parmetro, ou a baliza que define e limita a controvrsia sobre a qual o juiz pode e deve pronunciar-se - Dever institucional de decidir a lide, soomente poder decidir aquela lide que lhe foi apresentada pelos litigantes, no podendo ampli-la de modo que a sentena venha a decidir mais do que fora pedido pelas partes. - Demanda composta pelos seus elementos estruturais: o pedido e a causa de pedir.

Pedido - Certo e determinado Determinado externa uma pretenso que visa a um bem jurdico perfeitamente caracterizado. Certo o que deixa claro e fora de dvida o que se pretende. So qualidades que no se excluem, mas que se somam. - So dispensados os artigos de lei - Congruncia. Excees: correo, juros, tcnica processual. - Pedidos implcitos - juros legais (art. 405/406) - despesas processuais - honorrios - correo monetria (art. 404, cC) - trato sucessivo Art. 290 prestaes peridicas. Condenao para o futuro.

- Pedido genrico Quantum debeatur x na debeatur (substancia do peddio). O que devido no pode ser indeterminado. Art. 459. Sentena ilquida.

- Aes universais: no pode individualizar os bens que compem a universalidade. Ex. Universalidade de direito: petio de herana (restituio

dos bens que compem o acervo hereditrio). Ex. universalidade de fato: um rebanho, livros, quadros, etc. (art. 90, CC)

- Quando for impossvel, no momento de redigir a petio inicial, determinar, de modo definitivo, as consequncias do ato ou fato ilcito. Ex. Perda da colheita decorrente de queda de luz. Naquele momento no sabe totalmente as conseqncias do dano. Poder provar no curso do processo.

Questo do dano moral. Continuado e no continuado.

- Determinao do valor da condenao depende de ato que deve ser praticado pelo ru. Ex. prestao de contas.

- Pedido alternativo - Obrigao alternativa (arts. 255-256, CC). - Quando a escolha do modo de cumprimento compete ao ru. - no h cumulao aqui, pois um s pedido que permite cumprimento de dois ou mais modos - Quando diz respeito forma do cumprimento da obrigao, que de objeto nico no obrigao alternativa. Ex.: pagar em dinehrio ou depsito. Escolha de pagar em soja ou moeda.

- Pedido cominatrio - Obrigaes de fazer infungveis.

- Obrigao indivisvel com pluralidade de credor Art. 291. Aquele que no participou do processo receber a sua parte deduzidas as despesas na proporo de seu crdito.

- Requisitos para a cumulao - competncia absoluta para todos os pedidos - competncia relativa + ausncia de exceo - Se houver exceo + incompetncia relativa, ainda assim haver conexo.

- compatibilidade dos pedidos - ex. reviso e nulidade do contrato;

- Identidade de procedimento ou conversibilidade comum pelo rito ordinrio - procedimento especial que se ordinariza + rito ordinrio

- Cumulao de pedidos (cumulao simples) - Cumula dois pedidos ou mais contra o mesmo ru Ex. duas dvidas provenientes de contratos distintos. Reajustes distintos: Vale refeio e lei brito.

- Cumulao alternativa eventual (pedidos subsidirios) Duas situaes: - Cumulao de demandas / cumulao eventual para o caso o pedido no ser acolhido. - Execuo especfica do contrato ou perdas e danos. (alternativos pode pedir as duas coisas) - Regra da eventualidade (subsidirio) no se situam no mesmo plano. Ex. nulidade do contrato por simulao, resciso por fraude, etc. Calmon entende que aqui o pressuposto a dvida.

- Cumulao sucessiva eventual - O segundo pedido somente poder ser apreciado se procedente o primeiro. Ex.: reconhecimento de paternidade + petio de herana - Reintegrao de posse cumulada com perdas e danos. - Investigao de paternidade cumulada com petio de herana - Declaratria e repetio de indbito - Questo complexa: anulao de contrato + restituio da coisa. A eficcia executiva faz parte da constitutiva? Casos em que no h cumulao: pede a resciso do contrato de locao e o despejo (a resciso o fundamento do despejo).

- Concurso de pedidos Pede com base em vrias causas de pedir.

- Interpretao dos pedidos (restritiva) No pode ampli-lo nem reduzi-lo.

Petio inicial Projeto da sentena que se pretende obter 1 O juiz ou tribunal a que pdirigida Cabealho da petio. Define o juzo de acordo com as regras de competncia. 2 Nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio ou residncia do autor e do ru 3 O fato e o fundamento jurdico do pedido 4 Pedido e suas especificaes 5 Valor da causa - Determinar procedimento - Custas e taxa judiciria - Honorrios 6 Meios de prova 7 Requerimento de citao Documentos indispensveis - Momento da produo da prova documental

Вам также может понравиться