Вы находитесь на странице: 1из 11

1 TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Que anlise lingustica operacionalizar no ensino de Lngua Portuguesa?

Artigo 12 In TAGLIANI, Dulce; SILVA, Elaine Nogueira da ; OLIONI, Raymundo da Costa e FEIJ, Rodrigo Nunes (org.) Anais do II Seminrio Nacional sobre Lingustica e Ensino de Lngua Portuguesa O ensino de Lngua Portuguesa no sc. XXI: desafios e possibilidades, Rio Grande, RS: FURG, 2010. Disponvel em http://www.senallp.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30:queanalise-linguistica-operacionalizar-no-ensino-de-lingua-portuguesa-luiz-carlostravaglia-ileelufu&catid=1:2010&Itemid=14 Que anlise lingustica operacionalizar no ensino de Lngua Portuguesa? Luiz Carlos Travaglia (UFU / ILEEL)1 A questo da anlise lingustica, que se liga ao conhecimento lingustico, posta para a escola por uma tradio e por orientaes e parmetros curriculares tem representado um desafio para professores, linguistas e linguistas aplicados. E, sem dvida, um desafio de muitas facetas. Acredito que uma das facetas desse desafio como operacionalizar, como dar forma a esta anlise lingustica em atividades de ensino e aprendizagem. Creio j ter falado sobre isto em alguns trabalhos meus publicados em livros e artigos, inclusive em livros didticos. Por isto meu objetivo aqui abordar uma outra faceta desse desafio. A representada pela pergunta que foi proposta como ttulo deste texto, e que constitui desafio para o professor de Lngua Portuguesa e creio que tambm para o professor de lngua estrangeira. A pergunta pressupe a existncia de mais de um tipo de anlise lingstica possvel e, portanto, h opes que o professor deve fazer e isto sempre implica um desafio, pois com muita freqncia as opes levam a resultados diferentes e podem apagar outras possibilidades. Cremos que o desafio est em saber como realizar uma anlise lingustica pertinente para a formao de um falante mais competente. Dizer que esta anlise se destina formao de um falante competente j representa uma opo que nortear a proposta a ser feita, pois estamos considerando pertinente a formao de um usurio competente da lngua e no a formao de um analista competente da lngua. Estas opes nos colocam duas possibilidades para responder a pergunta sobre qual anlise lingustica operacionalizar no ensino de Lngua Portuguesa como lngua materna: a) a primeira uma anlise lingustica classificatria e/ou explicativa com foco em uma terminologia lingustica ou em regras propostas e explicitadas por uma metalinguagem tcnica; b) a segunda uma anlise lingustica que enfoca a significao e as funes dos elementos constitutivos da lngua, dos recursos da lngua e suas possibilidades de funcionamento textual-discursivo. No ensino, para o desenvolvimento da competncia comunicativa, essas duas possibilidades de anlise devem evidentemente ser acompanhadas de atividades de uso

- Universidade Federal de Uberlndia / Instituto de Letras e Lingustica. Site do autor www.ileel.ufu.br/travaglia

2 na produo e compreenso de textos, que trazem embutida uma anlise lingustica ou no mnimo uma reflexo lingustica, se houver uma diferena entre as duas. Nossa posio que uma possibilidade de anlise no melhor que a outra em si, sem a opo prvia a que aludimos. A primeira forma de anlise lingstica configura um ensino terico, cuja utilidade no dia-a-dia da maioria das pessoas nos parece no ser significativa. Ser composta por atividades tais como: a) a partir de conceitos, identificao em sequncias lingusticas (frases, textos, etc.) de elementos nomeados, ou seja, a busca de exemplares de classes de fonemas, morfemas, palavras, oraes, frases; categorias gramaticais; construes; figuras de linguagem, etc.); b) justificativa de usos por meio de regras diversas (de concordncia, regncia, etc.); c) formulao, por induo, de conceitos, classificaes e regras a partir de anlise de exemplares de elementos da lngua em estudos dirigidos; Esse tipo de anlise pode cumprir objetivos como os de suprir informaes culturais de natureza cientfica sobre a lngua que servem tambm de recurso de mediao em outras formas de anlise por facilitar a referncia a elementos lingsticos especficos e pode ser usado para ensinar a pensar como j mostramos em Travaglia (2003: cap. 5 Para que ensinar teoria gramatical). A segunda forma de anlise, centrando-se na significao nos planos semntico e pragmtico da lngua e no nvel textual-discursivo pode ser desenvolvida por atividades que: a) perguntam o que significam elementos lingusticos dentro de textos e/ou suas funes; b) comparam com a significao de recursos lingusticos alternativos, mas com significao de algum modo correlacionada, ou seja, com opes paradigmticas que so objeto de escolha no momento da formulao dos textos; c) perguntam ou levam a verificar se a significao e/ou funo altera em decorrncia de uso em situaes diferentes. Procuramos, por meio de exemplos, evidenciar de forma concreta e prtica que a segunda opo a mais desejvel para os falantes da lngua em sua vida social, primeiro por desenvolver sua competncia comunicativa, segundo por permitir uma abordagem no terica que a primeira no permite. So apresentados mais exemplos da segunda forma de anlise, uma vez que a primeira sobejamente conhecida e tradicionalmente muito praticada nas escolas. Os exemplos que apresentamos aqui foram tomados a Travaglia, Rocha e Arruda-Fernandes (2009) em sua coleo de livros didticos A Aventura da Linguagem Lngua Portuguesa, para os 6, 7, 8 e 9 anos. Exemplo 1 O primeiro exemplo que examinamos de Travaglia, Rocha e Arruda-Fernandes (2009) extrado do volume destinado ao 6 ano do captulo 2 (Outras formas de dizer) da Unidade 1 (Lngua e Linguagens), p. 34 a 36. Este captulo trabalha com placas enquanto textos usados em diversas situaes e na seo Pensando a Lngua subseo Aprendendo mais sobre substantivos apresenta a seguinte sequncia de atividades.

Aprendendo mais sobre substantivos Nas placas de indicao, foram utilizados nomes de diferentes cidades: Braslia, Porto Alegre, So Luis, Goinia, So Paulo, Florianpolis, Belo Horizonte, Curitiba. H muitas cidades no Brasil e no mundo, mas cada um destes nomes serve para indicar uma nica cidade. Por exemplo, Braslia refere-se a uma nica cidade, localizada no interior do Brasil, e, como sabemos, a sua capital. Ou seja, a palavra Braslia refere-se a um determinado elemento do conjunto de cidades.

NO ESQUEA!
As palavras que indicam nomes de um determinado elemento de um conjunto so chamadas substantivos prprios. Assim qual seu nome completo? Este nome refere-se apenas a uma pessoa: voc. Ele , pois, seu nome prprio. Os substantivos prprios indicam um nico elemento do conjunto de pessoas, de lugares, de times de futebol, de marcas, de produtos, etc. Escreva substantivos prprios que indicam: a) cidades; b) pases; c) escolas; d) pessoas; e) times de futebol; f) produtos de higiene;

Resposta pessoal. Exemplos: Cidades: Rio de Janeiro, Londrina, Salvador, Manaus, Goinia, Uberlndia, Paris, Londres Pases: Brasil, Argentina, Inglaterra, Canad, ndia, Arbia Saudita, Itlia, Mxico Escolas: Escola Estadual Uberlndia, Colgio Znit Pessoas: Maria, Jos, Paula, Luiz, Maura Times de futebol: Flamengo, Corinthians, Internacional, Atltico, Bahia Produtos de higiene: Omo (sabo em p), Contente (pasta dental), Brilhante (sabo em quadra) Qual palavra pode substituir o smbolo nas frases abaixo? O Brasil um latino-americano. A Frana um europeu. O Canad um situado na Amrica do Norte.

pas A palavra pas comum ao Brasil, Frana e Estados Unidos, porque designa uma classe.

Falando de outro modo: Brasil, Frana e Estados Unidos pertencem ao conjunto dos pases, por isto a palavra pas um nome comum a todos eles.

NO ESQUEA!
As palavras que indicam nomes de classes, ou conjuntos, ou um ser qualquer da classe so chamadas substantivos comuns. 1.

Faa os exerccios a seguir: O texto abaixo est sem reviso e o escritor escreveu alguns substantivos prprios com letras minsculas. Localize estes substantivos e faa a correo. Monteiro Lobato um escritor brasileiro cujos personagens fazem parte do universo infantil h quase meio sculo. Poucas pessoas no conhecem Dona benta e seus netos: a menina do nariz arrebitado, razo pela qual era chamada de narizinho, e Pedrinho, o garoto corajoso e inteligente, que morava com os pais na cidade, mas passava as frias com a av. H ainda a tia Anastcia, cozinheira que fazia os mais deliciosos quitutes. Alm de personagens gente, Monteiro Lobato povoou seu mundo com uma boneca a Emlia, sabugos de milho falante o visconde de sabugosa e o porquinho rabic. As aventuras se passavam na pequena fazenda de Dona benta, denominada stio do pica-pau amarelo. De vez em quando o stio recebia as mais diferentes visitas: algumas saam dos contos de fadas como o pequeno polegar e outros, do folclore brasileiro como a cuca, o saci-perer, o curupira. Uma vez at um rinoceronte, a quem Emlia deu o nome de quindim, apareceu por l.

Monteiro Lobato um escritor brasileiro cujos personagens fazem parte do universo infantil h quase meio sculo. Poucas pessoas no conhecem Dona. Benta e seus netos: a menina do nariz arrebitado, razo pela qual era chamada de Narizinho, e Pedrinho, o garoto corajoso e inteligente, que morava com os pais na cidade, mas passava as frias com a av. H ainda a tia Anastcia, cozinheira que fazia os mais deliciosos quitutes. Alm de personagens gente, Monteiro Lobato povoou seu mundo com uma boneca a Emlia, sabugos de milho falante o Visconde de Sabugosa e o porquinho Rabic. As aventuras se passavam na pequena fazenda de D. Benta, denominada Stio do Pica-Pau Amarelo. De vez em quando o stio recebia as mais diferentes visitas: algumas saam dos contos de fadas como o Pequeno Polegar e outros, do folclore brasileiro como a cuca, o saci-perer, o curupira. Uma vez at um rinoceronte, a quem Emlia deu o nome de Quindim, apareceu por l.

5 2. Observe os substantivos prprios grifados no texto abaixo e substitua-os por substantivos comuns. O Hotel das Flores era pequeno e simples, mas muito agradvel. Marinalva preparava quitutes maravilhosos e Sr. Joaquim cuidava dos canteiros de rosas, do gramado e de todo o jardim com muito carinho. Dna. Julia e Sr. Alceu faziam tudo para agradar seus hspedes. O hotel era um pequeno e simples, mas muito agradvel. A cozinheira preparava quitutes maravilhosos e o jardineiro cuidava dos canteiros de rosas, do gramado e de todo o jardim com muito carinho. Os proprietrios faziam tudo para agradar seus hspedes. Quando voc trocou os substantivos prprios do texto do exerccio 2 por substantivos comuns, voc produziu um texto diferente. A) Qual a diferena entre os 2 textos? O primeiro texto d impresso de que o autor conhecia bem o hotel e as pessoas de l, mais pessoal. Pode dar tambm a impresso de que os personagens j so conhecidos tambm do leitor. O segundo texto mais objetivo, d idia de certo distanciamento. B) Eles poderiam ser empregados na mesma situao? Quando seria melhor usar o texto com substantivos prprios? E quando usar o texto com substantivos comuns? (Sugesto de resposta) No, eles no podem ser usados na mesma situao. Devo usar o primeiro texto: se eu quero mostrar que conheo o hotel e as pessoas de l; para dar a entender que sou amigo das pessoas do hotel; se eu procuro uma maior proximidade com o leitor. Ser melhor usar o segundo texto nos seguintes casos: o hotel ser apenas o cenrio da minha histria e as pessoas que l trabalham no sero os personagens principais; se eu quero dar a impresso de certo distanciamento ou objetividade em relao ao que ser narrado a seguir. 3.

Como se pode observar a parte introdutria desta sequncia de atividades introduz conceitos (de substantivo prprio e substantivo comum) pela apresentao dos mesmos por meio de uma exposio que, com alguma participao do aluno, aps levar este a perceber as caractersticas fundamentais do conceito, enuncia o mesmo. A apresentao de conceitos atividade de gramtica terica (Cf. Travaglia, 1996) e se liga ao primeiro tipo de anlise lingustica. De posse do conceito poder-se-ia fazer uma atividade do tipo Identifique os substantivos comuns e prprios presentes no texto abaixo, que tambm seria do primeiro tipo de anlise lingustica, todavia os autores preferiram tomar esta capacidade de identificao como pressuposta e usando uma atividade de gramtica de uso (Cf. Travaglia, 1996) preferem, no exerccio 1, desenvolver a competncia na lngua escrita, por meio do aprendizado direto em uso de que os substantivos prprios devem ser escritos com letra maiscula. A capacidade de

6 anlise do primeiro tipo (identificao de substantivos prprios com base em um conceito dado) fica, pois, como um elemento de mediao, para referncia mais precisa a dado elemento da lngua. A atividade de uso da maiscula em nomes prprios poderia evidentemente ser construda de outro modo sem apelo ao suporte do primeiro tipo de anlise. O exerccio 2, no exige a identificao dos substantivos prprios, pois eles so dados ao serem sublinhados no texto. No h, portanto, atividade de anlise lingustica do tipo 1. O exerccio faz com que o aluno correlacione o indivduo com sua classe (Hotel das Flores hotel; Marinalva cozinheira; Sr. Joaquim jardineiro; D. Jlia e Sr. Alceu proprietrios), numa relao paradigmtica de substituio, o que tem a ver com a percepo de um dado aspecto da significao: a relao entre a classe e o elemento da mesma. Para saber qual substantivo comum indicador da classe deve usar, o aluno tem que apelar para outra anlise do segundo tipo, ou seja, ligada significao, pois a partir das predicaes feitas sobre cada ente dado por um substantivo prprio ele vai ter que inferir qual a classe (substantivo comum) do ser particular a que o substantivo comum se refere. Assim temos: a) Hotel das Flores pertence classe dos hotis, porque seu nome j traz o substantivo comum correspondente: hotel, mas um lugar onde pessoas se hospedam o que aparece na ltima frase; b) Marinalva a cozinheira porque quem prepara quitutes; c) Sr. Joaquim o jardineiro, porque quem cuida dos canteiros de rosas, do gramado e de todo o jardim; d) D. Jlia e Sr. Alceu podem ser os proprietrios porque faziam tudo para agradar os hspedes, mas tambm poderiam ser gerentes ou recepcionistas. O texto no traz dados suficientes para uma nica inferncia possvel. Os autores optam por proprietrios na sugesto de resposta, mas a outra possibilidade permanece. O que faz a balana pender para a inferncia de que eles so proprietrios o tratamento de Dona e Senhor. A partir da troca do substantivo prprio por um substantivo comum feita no exerccio 2 o aluno tem dois textos diferentes. O exerccio 3 vai mostrar uma diferena importante no uso de substantivos prprios e comuns ao perguntar a diferena entre os dois textos e em que situao seria melhor usar um ou outro. importante observar que isto trabalha tanto o valor, a significao dos recursos lingusticos (no caso substantivos comuns ou prprios) quanto as funes textuais-discursivas destes recursos ao constiturem um texto para ser usado em uma situao concreta de interao comunicativa, considerando inclusive propsitos do produtor nesta situao. Parece ficar claro que este segundo tipo de atividade desenvolve a competncia comunicativa do aluno, pois o torna progressivamente mais consciente e capaz de usar os recursos da lngua para produzir efeitos de sentido desejados. A atividade do exerccio 1, mostra que h elementos da lngua, como as convenes de ortografia na lngua escrita, que escapam da questo da anlise lingustica, uma vez que a ortografia uma conveno estabelecida por lei. Todavia se pode em alguns casos levar os alunos a deduzirem regras pontuais de ortografia como as de acentuao, por exemplo, por meio de atividades de anlise do tipo 1. Exemplo 2 O segundo exemplo extrado do volume destinado ao 9 ano do captulo 12 (Vidas na cidade) da Unidade 4 (Vida na Terra), p. 315 a 317, da seo Pensando a lngua e da subseo Aprendendo mais sobre preposio e locuo prepositiva. Este exemplo mostra uma anlise lingustica do segundo tipo voltada para a significao e a funo dos recursos lingusticos. s atividades propostas pelos autores acrescentamos as atividades 3B e 4B, que aparecem com letra do tipo lucida handwriting.

PENSANDO A LNGUA
Aprendendo mais sobre preposio e locuo prepositiva 1. Observe como a mudana da preposio (de em) feita no trecho abaixo pela produtora do Texto 3, muda completamente o sentido do que se diz. Na verdade, no existem meninos DE rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino est NA rua porque algum o botou l. A) Diga qual a diferena de sentido entre DE rua e NA rua. De indica uma origem, em indica s um lugar, uma localizao. Assim DE rua indica que a rua o lugar de origem do menino, enquanto NA rua indica que a rua o lugar onde o menino est. B) Observe as seguintes frases. a) O filho nico, por receber afeto em demasia, torna-se egosta, preguioso, dependente, e seu rendimento inferior ao de uma criana com irmos. (Texto 3). b) Quando eu era criana, ouvi contar muitas vezes a histria de Joo e Maria, dois irmos filhos de pobres lenhadores, em cuja casa a fome chegou a um ponto em que, no havendo mais comida nenhuma, foram levados pelo pai ao bosque, e ali abandonados. (Texto 3) c) Pois Joo e Maria tinham uma casa de verdade, um casal de pais, roupas e sapatos. (Texto 3) d) Esta mesa de pedra ser posta no jardim. e) O tnis de Joo bonito. f) Ele veio de Goinia, para nos ajudar. g) Ele de Minas Gerais, mas mora nas ruas de Goinia. h) Ele fugiu de medo, quando viu o guarda. i. Em qual das frases acima a preposio de ajuda a estabelecer a mesma relao de sentido que apresenta em DE rua no trecho acima do Texto 3? Na frase g. Em f tambm se tem o sentido de origem, mas com uma nuance diferente. Diga em qual ou quais frases acima a preposio de ajuda a estabelecer as seguintes relaes de sentido. posse origem caracterizao causa

ii.

posse: a, e / origem: f, g / caracterizao: b, c, d / causa: h 2. Observe o trecho A criana chega e como se nem me visse, cheira cola... fiquei olhando, e senti aquele cheiro horrvel que ele devorou com

8 voracidade, at cair, ficar semi-acordado, enquanto um outro vigiava ... a no deu pra segurar, e lgrimas caram pelo meu rosto bem alimentado.(Texto 2 A) A) As oraes iniciadas pela preposio at esto indicando lugar, tempo, modo, causa ou finalidade? Tempo B) Construa uma frase em que a preposio at foi usada para construir uma expresso indicadora de lugar. Resposta pessoal. Sugesto: Samos de So Paulo e amos at Goinia, mas s chegamos at Catalo. C) Outras preposies tambm podem criar expresses indicadoras de lugar. Observe as frases abaixo e diga a diferena entre as localizaes indicadas pelas expresses sublinhadas, cada uma construda com uma preposio diferente que est em negrito. a. Os meninos foram at a casa da pesquisadora e voltaram. b. Os meninos so encontrados em praas e avenidas da cidade. c. Os meninos colocaram chapus sobre suas cabeas, para se proteger do sol. d. Os meninos esconderam o dinheiro sob a blusa. e. O menino ficou entre dois guardas. a) at: lugar ou localizao limite de um movimento/ b) em: localizao pura e simples/ c) sobre: localizao superior a algo, em cima./ d) sob: localizao inferior a algo, em baixo. e) entre: localizao intermediria, posio marcada por dois ou mais pontos. 3. Veja o trecho: Tiros! avisou. Um homem veio de gatinhas se refugiar embaixo da mesa. (Texto 1) A locuo prepositiva embaixo de tambm indica posio inferior, assim como sob e as locues debaixo de, abaixo de, por baixo de, mas elas no tm o mesmo significado. A) Tente perceber a diferena de sentido, escolhendo qual mais adequada para substituir o smbolo nas frases abaixo. a. Minha irm escondeu o bilhete do namorado o travesseiro. embaixo do/ debaixo de. b. Depois de caminhar muito ns nos sentamos uma rvore. debaixo de/ embaixo de. c. Ele me passou o dinheiro a mesa. por baixo da d. Meu apartamento fica trs andares do seu. abaixo do Professor(a), Os exerccios 3A e 4 visam ajudar o aluno perceber diferenas de sentido entre recursos da lngua de significao muito prxima. s vezes tais diferenas so sutis e no percebidas do mesmo modo pelos falantes. Alm

9 disso, muitas vezes s se percebe a diferena em um contexto maior ou na situao comunicativa. B) Tente dizer qual a diferena bsica de sentido entre sob, embaixo de, debaixo de, por baixo de e abaixo de. Sob uma localizao inferior geral. Embaixo de parece pressupor que o que est em cima encosta no que est na posio inferior e o cobre. Da s poderia ser usada na frase (b) se quisermos passar a ideia de que a pessoa ficou numa posio inferior s raizes o que faria supor algo enterrado. Debaixo de uma posio inferior a algo que nos cobre, mas sem encostar. Veja a diferena entre debaixo do teto e embaixo do teto. Por baixo de implica sempre um movimento que se faz em posio inferior a algo. Abaixo de exige que entre os dois elementos haja um espao e o que est abaixo de esteja fora do mbito do que est na posio superior. C) Em quais das frases acima podemos colocar a preposio sob? Em (a) e (b). Em (c) no possvel porque sob no combina com a ideia de movimento e em (d) no combina com a ideia do espao existente entre o que est acima e o que est abaixo. 4. A) No trecho abaixo do Texto 2 A temos a locuo prepositiva de frente a que tambm aparece com a forma de frente para e indica uma localizao dianteira, em face de algo. Aps uns trinta minutos, pensando ter visto tudo, eu me sentei no cho, na calada de frente a eles, na esperana de poder iniciar uma conversa. (Texto 2 A) Outras locues prepositivas indicadoras de posio dianteira, em face de so: em frente de/a; frente de. As preposies ante e perante tambm tm a significao bsica de posio dianteira ou em face de. Escolha a locuo mais adequada para substituir o smbolo nas frases abaixo. a) O Brasil est a China na busca de solues para suas crianas carentes, porque j sabe o que fazer, embora ainda no tenha encontrado os meios para tal. frente da China b) Eu fiquei te esperando por trs horas o cinema. em frente do cinema. c) A menina levantou-se, foi at frente da sala de aula, virou-se para o quadro, mas de repente ficou parada o quadro sem fazer nada. Parece que tinha esquecido tudo . de frente para o quadro d) Na corrida nosso piloto ficou o tempo todo o piloto do outro pas. frente do piloto.

10

B) Tente dizer qual a diferena de sentido entre de frente a/para, em frente de/a e frente de. A diferena bsica entre as trs locues pode ser assim resumida: em frente a/de significa que est parado num ponto dianteiro a algo. No importa se estamos de costas para ou de frente a/para, por isto mesmo de frente a/para significa que se est com nossa face, nossa frente voltada para o outro. frente de indica uma posio dianteira quando temos um movimento fsico ou no, como numa corrida ou numa competio sobre algo como acontece nas frases (a) e (d) C) Construa uma frase com a preposio ante e outra com a preposio perante. Na sala o professor e os colegas vo dizer se sua frase ficou boa ou no e por que. Resposta pessoal. Sugesto: Ante o perigo ele no se acovardou. / Ante tantas belezas ele se emocionou. Ele reafirmou tudo o que disse perante o juiz. / Voc vai repetir tais insultos perante meus pais. Na atividade 1, trabalha-se com a anlise voltada para a significao primeiro porque em 1A discute-se a diferena de sentido entre duas construes estabelecida pelo uso das preposies de e em a partir de algo que acontece em um texto. A seguir, na atividade 1B, i e ii, faz-se o aluno observar vrios efeitos de sentido possveis com o uso da preposio de, analisando-os. Na atividade 2A trabalha-se o significado temporal da preposio at com que ela ocorre no texto. O significado espacial da mesma preposio trabalhado em 2B, pois o aluno ter que analisar o sentido para usar a preposio com o sentido pedido. Em 2C trabalha-se com a identificao do sentido de vrias preposies (at, em, sob, sobre, entre). Nas atividades 3A, 3B e 3C trabalha-se com a diferena de sentido entre vrias locues prepositivas e a preposio sob que indicam posio inferior (sob. embaixo de, debaixo de, abaixo de, por baixo de). Com isto os alunos aprendem que, embora estas preposies e locues prepositivas tenham a mesma significao bsica, no podem ser usadas umas pelas outras indiscriminadamente e nem podem ser lidas da mesma maneira. Esta anlise sem dvida pertinente e til para o desenvolvimento da competncia comunicativa, pois o usurio da lngua ganha conscincia e domnio das possibilidades de uso dos recursos lingusticos em funo de sua significao e funes. O mesmo acontece nas atividades 4A, 4B e 4C, mas com as locues prepositivas indicadoras de posio dianteira ou em face de (de frente a/para; em frente de/a; frente de; ante e perante). Do mesmo modo anlise lingustica conduz ao domnio das diferenas de sentido entre os recursos com o mesmo sentido bsico. A coleo conceitua preposio em um momento anterior a estas atividades mostrando sua funo de conector. Consideraes finais Embora nosso espao seja curto para a apresentao de mais exemplos esperamos que os dois exemplos apresentados sejam claros o bastante para evidenciar

11 os dois tipos de anlise sobretudo o segundo j que o primeiro bastante conhecido dos professores, por ser o que tradicionalmente mais se usava. Observe-se que no se est descartando a realizao no ensino de lngua do primeiro tipo de anlise, mas sim chama-se a ateno para o fato de que ele no desenvolve a competncia comunicativa. J o segundo tipo ao trabalhar as possibilidades significativas dos recursos da lngua bem como sua funo textualdiscursiva, tem mais chance de levar a um domnio desses recursos pelo usurio da lngua seja como produtor de textos, seja como aquele que vai compreend-los. importante ressaltar finalmente, como se pode observar nos exemplos apresentados, que o uso dos recursos da lngua em qualquer situao de produo e/ou compreenso de textos, traz embutido uma anlise lingustica do segundo tipo e no do primeiro e que, por isto as atividades de uso so tambm parte do desafio analtico que discutimos. Ou seja, no se pode pensar que o uso no conseqente a uma reflexo sobre qual o recurso mais adequado produo de um efeito de sentido pretendido, mesmo que essa reflexo se faa to rapidamente pelo domnio crescente da lngua que parea estar acontecendo um uso automtico. Esperamos ter cooperado um pouco para ajudar o professor a enfrentar o desafio da anlise lingustica pela conscincia dos tipos de anlise que ocorrem, inclusive no uso e quais so mais produtivas para o desenvolvimento da competncia comunicativa. Como foi dito, cada tipo de anlise prefervel conforme o tipo de opo que faamos ao configurar o ensino de lngua. Referncias bibliogrficas. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e interao - Uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. So Paulo: Cortez, 1996. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica: Ensino plural. So Paulo: Cortez, 2003. TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ROCHA, Maura Alves de Freitas e ARRUDAFERNANDES, Vania Maria Bernardes. A Aventura da Linguagem (Lngua Portuguesa) 6 ano: manual do professor. Belo Horizonte: Dimenso, 2009. 328 p. TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ROCHA, Maura Alves de Freitas e ARRUDAFERNANDES, Vania Maria Bernardes. A Aventura da Linguagem (Lngua Portuguesa) 9 ano: manual do professor. Belo Horizonte: Dimenso, 2009a. 376 p.

Вам также может понравиться