Вы находитесь на странице: 1из 3

Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social PPGAS/CFH Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Disciplina: Antropologia da Violncia e dos Conflitos

s Professor: Thephilos Riofiotis Estudante: Diego Duarte Eltz Guia de Leitura do texto: Didier Fassin Beyond good and evil? Questioning the anthropological discomfort with morals. Anthropological Theory 8 (4) : 333-344. (2009).

Didier Fassin inicia sua discusso em Beyond good and evil? Questioning the anthropological discomfort with morals relatando o embate, utilizando figuras de linguagem como champion para descrever um duelo, acadmico entre SchepperHuges e DAndrade:
"(...)competio entre o detrator da "modelos morais na antropologia" (D'Andrade, 1995) e o "champion" da "primazia do tico" (ScheperHughes,1995) deu a luz ao paradigma retrico baseado no posio radical entre os prs e contras dos compromissos morais e implicaes ticas nas cincias sociais. No entanto, cada artigo usou esses termos em um sentido frouxo. De um lado, a 'moral' tambm significava antropologia critica denunciada por seu ps-modernismo niilista que no que se refere ao conhecimento e poder (antropologia representando os dois). E do outro lado, o envolvimento poltico 'tico' atravs do ativismo de campo e tambm da militncia acadmica (antropologia permitindo ambos)" pp.333-334 (traduo minha)

Neste ponto as posies se diferenciam no posicionamento que d maior importncia a questo da responsabilidade de antroplogo, implicitamente assumindo sua rejeio ao relativismo cultural e a adeso ao comprometimento poltico em Schepper-Huges, ao passo que D1Anrade prima pela objetividade antropolgica tratando as questes morais de forma relativa e relacionada aos juzos de valores. Dentro deste embate Fassin busca em Wictos Stoczkowski a perspectiva terica em que a moral na antropologia deve ser tratada como uma questo lateral (no frontal), parcial e no total. Desta forma recuperando Nietzsche e sua proposta de uma cincia das morais, Fassin deduz que a moral a crena humana na possibilidade de distinguir o certo e o errado e a necessidade de agir em favor do bem contra o mal. Seguindo esta proposta o autor se debrua na produo de Jarrett Zigon (2007) para pensar em uma antropologia das moralidades, buscando metodologicamente criticar as produes etnogrficas que informam mais a moral do pesquisador do que a

moral do grupo estudado. Sendo assim, a proposta de uma antropologia da moral busca entender a moral a partir dos princpios avaliativos e prticos operados na construo social da moral. Saber o que estimula a construo dos parmetros morais, o processo de implementao dos ideais morais e as justificativas da discrepncia entre o ideal e o fato. Tais questes tornaram se importantes na pesquisa de campo de Fassin do que ele conceitua as polticas do sofrimento e o processo do envolvimento moral no acesso s polticas pblicas na Frana. Em suas pesquisas foi recorrente a presena e importncia do que ele chama de momento de compaixo que tem sua relevncia no valor simblico do desenvolvimento de noes como excluso e sofrimento para se referir s desigualdades econmicas e suas conseqncias. O valor moral dos momentos de compaixo tem reflexo, por exemplo, no aumento da contratao de psiclogos e um decrscimo na contratao de trabalhadores sociais (social workers), assim como um fluxo maior de capital para organizaes de caridade do que para instituies estatais e seus programas sociais. Neste contexto a desigualdade social deixou de ser uma questo social para ser uma questo moral em decorrncia de uma mudana na percepo da figura do pobre e do outro na sociedade francesa. Para tanto a antropologia moral no est de qualquer maneira desvinculada de uma antropologia da poltica e esbarra na premissa de Boas de que as culturas so eticamente incomensurveis. Logo, quando as questes particulares e morais entram em um escopo poltico encontramos um contexto frtil para questes de silncio e segredo de um lado e de outro lado de rudo e fria. Tal contexto normalmente um reflexo de um embate entre posies polticas antagnicas. Em primeiro temos uma posio que no depende de uma validao e escrutnio etnogrfico. Esta seria de um discurso moral que avalia, julga e sanciona em suas prticas, nas quais se fazem necessrios mecanismos de simplificao para o propsito de uma causa (sendo este um enunciado a priori baseado em princpios facilmente inteligveis (politicamente reconhecveis). Do outro lado estaria a posio(poltica) da anlise crtica que tem como mtodo a complexificao das questes e posies para a anlise contextual e a formulao de uma anlise a posteriori, esta segunda posio notadamente busca fugir da urgncia social e da capacidade de julgar os fatos com rapidez na localizao do bem e do mal.

Para concluir este debate Fassin busca contextualizar como estes dois processos ocorrem concomitantemente em casos como as revoltas 2005 dos jovens imigrantes em Paris. O autor nesta questo busca o conceito de economia moral de James Scott para descrever a presena de uma poltica moral, na qual uma antropologia da moral se faz necessria, em que encontramos um confronto entre duas economias morais e suas respectivas diferenas de avaliao do intolervel, de o que dignidade, reconhecimento e certo/errado. Para resolver esta questo terica Fassin busca definir as condies para uma Antropologia da Moral a partir da tica de Spinoza e para tanto aponta: 1 Antropologia sempre confrontada em situaes de campo, a antropologia no deve ser evasiva com as questes morais que se cristalizam na presena etnogrfica, para tanto, deve-se evitar tanto o excesso quanto a omisso. Fica o corolrio da reflexidade da moral como parte integrante da pesquisa etnogrfica. 2 O objeto de pesquisa est sempre relacionado as questes morais postas para as sociedades ou postas para elas mesmas, logo o objeto de pesquisa antropolgico est relacionado com as questes escondidas e ainda no formuladas dentro de um grupo social. Fica o corolrio da problematizao na pesquisa antropolgica e a necessidade constante de propor problemas ticos e epistemolgicos. Estes elementos segundo Fassin se do pelo fato de, como Capranzano afirma, a antropologia um conhecimento moralmente situado (morally grounded), logo a moralidade no sendo um elemento exterior sociedade de fato um elemento heurstico de anlise.

Вам также может понравиться