Вы находитесь на странице: 1из 5

Faculdade NOVAUNESC Curso: Cincias Contbeis Turno: noite Perodo: 5 Professora: Leyde Disciplina: Direito do trabalho

Atividade discente

Aluno: Otvio Gomes de Sousa

Teresina (PI), 30 de maio de 2012.

Associao sindical

Art. 511. lcita a associao para fins de estudo, defesa e coordenao de seus interesses econmicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, agentes ou trabalhadores autnomos, ou profissionais liberais, exeram, respectivamente, a mesma atividade ou profisso ou atividade ou profisses similares ou conexas. Somente as associaes profissionais constitudas para os fins e na forma do artigo anterior e registradas de acordo com o Art. 588 podero ser reconhecidas como Sindicatos e investidas nas prerrogativas definidas nesta lei. Art. 513. So prerrogativas dos sindicatos: a) representar, perante as autoridades administrativas e judicirias, os interesses gerais da respectiva categoria ou profissional liberal ou interesses individuais dos associados relativos atividade ou profisso exercida; b) celebrar convenes coletivas de trabalho; c) eleger ou designar os representantes da coletiva da respectiva categoria ou profisso liberal; d) colaborar com o Estado, como rgos tcnicos e consultivos, no estudo e soluo dos problemas que se relacionam com a respectiva categorias ou profisso liberal; e) impor contribuio a todos aqueles que participam das categorias econmicas ou profissionais ou das profisses liberais representadas.

Art. 514. So deveres dos sindicatos: a) colaborar com os poderes pblicos no desenvolvimento da solidariedade social; b) manter servios de assistncia judiciria para os associados; c) promover a conciliao dos dissdios de trabalho. d) sempre que possvel, e de acordo com as suas possibilidades, manter no quadro de pessoal, convnio com entidades assistenciais ou por conta prpria, um assistente social com as atribuies especficas de promover a cooperao operacional na empresa e a integrao profissional na classe. Art. 515. As associaes profissionais devero satisfazer os seguintes requisitos para serem reconhecidas como Sindicatos: a) reunio de 1/3 (um tero), no mnimo, de empresas legalmente constitudas, sob a forma individual ou de sociedade, se tratar de associao de empregadores; ou de 1-3 (um tero) dos que integrem a mesma categoria ou exeram a mesma profisso

liberal, se tratar de associao de empregados ou de trabalhadores ou agentes autnomos ou de profisso liberal; b) durao de 3 (trs) anos para o mandato da diretoria; c) exerccio do cargo de Presidente e dos demais cargos de administrao e representao por brasileiros.

Conceito O sindicato uma associao que rene pessoas de um mesmo segmento econmico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalrgicos, professores, mdicos, etc.) e tambm de empresrios (conhecidos como sindicatos patronais). Os sindicatos tm como objetivo principal a defesa dos interesses econmicos, profissionais, sociais e polticos dos seus associados. So tambm dedicados aos estudos da rea onde atuam e realizam atividades (palestras, reunies, cursos) voltadas para o aperfeioamento profissional dos associados. Os sindicatos de trabalhadores tambm so responsveis pela organizao de greves e manifestaes voltadas para a melhoria salarial e das condies de trabalho da categoria. No Brasil, existem tambm as chamadas centrais sindicais que renem sindicatos de diversas categorias. As principais so: CUT (Central nica dos Trabalhadores) e Fora Sindical. Os sindicatos so mantidos, principalmente, pelas contribuies sindicais pagas pelos trabalhadores associados. Os sindicatos comearam a ser organizados durante a Revoluo Industrial na Inglaterra (sculo XVIII).

Conveno coletiva do trabalho As negociaes em nvel de categoria resultam em convenes coletivas de trabalho aplicveis a todos os empregadores e a todos os empregados, scios ou no dos sindicatos, do setor de atividade em que a negociao se desenvolver. Trata-se de um acordo entre sindicato de empregados e sindicato de empregadores. [1] Destarte, vaticina o art. 611 da CLT, in verbis: Conveno coletiva de trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais de trabalho [2].

Acentua ARION SAYO ROMITA que a conveno coletiva de trabalho: como contrato normativo, regula antecipadamente, de maneira abstrata, relaes jurdicas existentes ou que as partes se obrigam a constituir. prprio do contrato, em acepo ampla (como negcio jurdico bilateral), regular relaes jurdicas, subordinando-as a regras preestabelecidas. Tais disposies negociais agora fixadas para produzirem efeito adiante, destinam-se a reger as relaes concretas das partes que se submeteram ou venham a se submeter s condies estipuladas [3]. Sublinha o j saudoso VALENTIN CARRION que: a distino fundamental entre o contrato individual de trabalho e a conveno coletiva lato sensu, que, enquanto o primeiro cria a obrigao de trabalhar e a de remunerar, a conveno coletiva prev direitos e obrigaes para os contratos individuais em vigor ou que venham a celebrar-se; como se diz, mais uma lei do que um contrato. Tem a vantagem de descer a mincias e, melhor que a lei, adaptar-se s circunstncias especficas das partes, do momento e do lugar [4]. Outra caracterstica da conveno coletiva a de produzir efeitos no s para as partes que a subscrevem, mas tambm para terceiros. Entre os diversos aspectos importantes da conveno coletiva, podemos destacar os seguintes: Permite ao empregado influir nas condies de trabalho, tornando-as bilaterais; Atenua o choque social e refora a solidariedade do operariado; uma autntica fonte do direto do trabalho, com vantagem de no estar atrelada aos inconvenientes da lentido legislativa, o que redunda em possibilidade de edio clere de novas regras entre os atores sociais; uma tentativa nobre de reabilitar a dignidade humana, aviltada pelo individualismo jurdico;

Os sujeitos, por excelncia, das convenes coletivas so os sindicatos. Mas o 3 do art. 611 da CLT preceitua: As Federaes e, na falta destas, as Confederaes representadas de categorias econmicas ou profissionais podero celebrar convenes coletivas de trabalho para reger as relaes das categorias a elas vinculadas, inorganizadas em sindicatos, no mbito de suas representaes. Portanto, como a conveno coletiva um instrumento normativo em nvel de categoria, seus efeitos alcanam todos os contratos individuais de trabalho dos empregados das empresas representadas pelo sindicato patronal.

Negociao coletiva A negociao coletiva constitui procedimento prvio, fruto do princpio da autonomia privada coletiva dos atores sociais interessados, que tem por objetivo de trabalho que solucione o conflito. Da negociao coletiva no resulta uma lei ( exceo do setor pblico, ante o princpio da legalidade), e sim, uma conveno coletiva, mas pode resultar uma lei consentida, valendo como projeto absorvido pelas instncias jurdicas estatais. No plano internacional, a negociao coletiva prestigiada pelas Convenes 98 e 154 da OIT, ambas ratificadas pilo Brasil. A atual Constituio foi a primeira a tratar especificamente da matria, em seu inc. VI, do art. 8, que diz: obrigatria participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho.

Вам также может понравиться