Вы находитесь на странице: 1из 4

PRICIAS MEDICO-LEGAIS Conceito:

a aplicao metdica e imparcial dos conhecimentos mdicos legais para esclarecer fatos

de interesses de autoridade legitimada.

1. PERITO MDICO: Mdico que conforme juzo de autoridade legitimada, detm os conhecimentos tcnicos e os atributos morais necessrios para a realizao de uma percia. - Analisa e interpreta fatos. (POSSUI CONHECIMENTO E APTIDO) -Nem defende, e nem acusa. (limita-se a verificar o caso e relat-lo)

2. CLASSIFICAO: Pessoas vivas: leso corporal; verificao de virgindade (EXAME DE CONJUNO CARNAL); acidente de trabalho (EXAME DE VALIDEZ), etc. Pessoas mortas: Necropsia (autopsia) : "a percia das percias". - ESTUDOS DE RESTOS BIOLOGICOS ENCONTRADOS; EXUMAES. Locais e Objetos: Impresses digitais, plos, saliva, urina, sangue, smen, fibras de tecido sinttico.

3. ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL: PREMBULO QUESITOS (SO PADRONIZADOS) HISTORICO DESCRIO DISCUSSO CONCLUSO.

4. DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS RELATRIO MDICO-LEGAL AUTO LAUDO PARECER MDICO-LEGAL

5. LEGISLAO CPP, art. 6 - Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: VII- determinar, se for o caso, que se proceda exame de corpo e delito e quaisquer outras percias;

CPP, art. 13 - O encarregado do inqurito: F) determinar, se for o caso, que se proceda exame de corpo e delito e quaisquer outras percias

LEI ORGANICA MP, art. 26, b) - requisitar informaes, exames periciais... CPP, art. 158. - Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo e delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso.

6. CORPO E DELITO: o conjunto de vestgios materiais decorrentes da ao criminosa. TIPOS: - DIRETO: Corpo da pessoa ou coisa; armas; - INDIRETO: Constitui-se prova testemunhal e documental, e elabora-se um parecer mdico.

7. DA PROVA PERICIAL (art. 158 ao 184 do CPP): art. 158 - citado acima art. 159 - O exame de corpo e delito e outras pericias ser realizado por perito oficial (portador de diploma); 1 - na falta de perito oficial, ser realizado por duas pessoas idneas portadores de diploma, 3 Ser facultada ao MP, querelante, acusado, ao ofendido formulao de quesitos e indicao de assistente tcnico. 7 Tratando-se de percia complexa poder nomear mais de um perito e a parte mais de um assistente tcnico. art. 160 - nico - O laudo pericial ser elaborado no prazo mximo de 10 dias (prorrogvel a pedido) Art, 161 - Exame corpo e delito poder ser feito a qualquer dia e qualquer hora. Art. 162 - A Autpsia ser feita pelo menos seis horas depois do bito, salvo a pedido justificado no auto pelo perito. nico - quando no houver infrao penal os casos de morte violenta, bastar o exame externo do cadver. art. 163 - Em caso de exumao ser marcado dia e hora para a realizao. Art. 164 - Os cadveres dever ser fotografados na posio original a qual se encontravam, bem como os vestgios. art. 165 - as fotos, esquemas, etc ser juntado ao laudo pericial. art. 166 - em caso de dvida sobre a identidade do corpo exumado, proceder-se- o reconhecimento pelo instituto de identificao e E. ou pela inquirio de testemunhas. Art. 167 - sendo impossvel fazer o exame corpo e delito a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta. Art. 168 - Em casos de exames incompletos, poder ser pedido exame complementar pelas partes (MP, ACUS. OFEND. ETC) 2 - Em caso de exame sobre leso corporal obedecer prazo mximo de 30 dias. art. 169 - para efeito do exame do local a autoridade dever providenciar a no alterao do local do exame (ex: local do crime) art. 170 ao 179 ( de menor importncia - LER VADE MECUM) art. 180 - Se houver divergncia entre os peritos, a autoridade nomear um terceiro, se este divergir de ambos poder mandar proceder novos exames e novos peritos. art. 181 - No caso de omisses, inobservncia das formalidades, etc. A autoridade judiciria mandar suprir o que faltar. nico - ou at mesmo pedir que se proceda outro exame.

8. DOS PERITOS (art. 275 ao 281 do CPP) Art. 275 - O perito, ainda quando no oficial, estar sujeito a disciplina judiciria. Art. 276 - As partes no interviro na nomeao do perito. Art. 277 - O perito nomeado pela autoridade competente ser obrigado a aceitar o encargo, sob pena de multa ( no se aplica mais a multa) OBS: O perito pode recusar o encargo, desde que justifique em tempo hbil e por motivo legtimo. As percias devero ser feitas no rgo da pericia oficial. art. 280 - extensivo aos peritos, no que lhes for aplicvel, o disposto sobre suspeies dos juzes (art. 254)

9. FALSA PERCIA (CP, art. 342 - Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade com testemunha, perito, contador, tradutor ou interprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral [pena- 3 meses a 1 ano de recluso]).

TRAUMATOLOGIA MDICO-LEGAL

Вам также может понравиться