Вы находитесь на странице: 1из 9

108

Pro dia nascer feliz: essa a vida que eu quis?


Carmem Lucia Eiterer1 Fernanda Campos de Miranda2

Todo dia a insnia Me convence que o cu Faz tudo ficar infinito E que a solido pretenso de quem fica Escondido, fazendo fita (Pro dia nascer feliz, Cazuza / Frejat, 1983)

O segundo documentrio de Joo Jardim traz temtica diversa de seu primeiro. No longa Janela da Alma (2002), acerca da viso, foram entrevistados artistas, personalidades da cena cultural e poltica com diferentes graus de miopia. Se na primeira experincia ele falava do olhar, na segunda obra apresenta-nos a um panorama das realidades dos jovens brasileiros. Nessa obra, o diretor apresenta oferece-nos um olhar especifico sobre os jovens, seus

espaos e sua cultura. Estudantes, rapazes e moas, com idades variando entre 13 e 17 anos, entrevistados nas escolas que freqentavam, alunos de escolas da periferia de So Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco alm de dois conhecidos colgios particulares, um de So Paulo e outro do Rio de Janeiro.

Profa. Adjunta da FaE/UFMG. Graduanda em Filosofia e Bolsista do Projeto de Extenso de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos Proef-2 da FaE-NEJA-UFMG.
2

RE

REVEJ@ - Revista de Educa o de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008

VE J

109 Jardim viveu sua juventude no contexto da dcada de 80, perodo pleno de esperanas, em que despontavam diversas promessas de um futuro melhor. No incio dessa dcada, viviase o fim da ditadura militar e a abertura do regime poltico. Com a anistia, deu-se o retorno dos exilados polticos e havia ainda as campanhas pelas eleies diretas para presidente da Repblica, levando centenas e centenas de pessoas as passeatas pelas Diretas j. Nesse mesmo perodo, partidos surgiam e se fortaleciam e a juventude vestida com as camisetas que traziam seus slogans, gritava na praa contra o fim do Apartheid, pedia a liberdade de Mandela, assim como saudava a luta do sindicato Solidariedade, do polons e at ento lder sindical Lech Walesa. Respirava-se no ar o fortalecimento da crena na liberdade e na democracia, aguardando por dias que nasceriam mais felizes.

na colagem de cenas de um bric-a-brac, o retrato de uma gerao que deveria colher os frutos dessa esperana. E hoje, no entanto, como o retrato que o autor do filme nos oferece? Quais promessas se cumpriram? Quem esse sujeito e qual espao ele freqenta? Quais as condies de viver sua juventude lhe so oferecidas? Na sua vinda a Faculdade de Educao da UFMG, por ocasio da exibio do seu filme o autor frisou que seu projeto original no visava tratar de escola. Ou seja, no era esse o objetivo do seu filme, mas ao falar com esses jovens a escola despontou como um lugar

RE

Agora, mais de vinte anos depois, Joo Jardim nos traz , em linguagem de vdeo clip,

REVEJ@ - Revista de Educa o de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008

VE J

110 central na vida deles. Para ele, a obra no sobre "educao". Em entrevista por telefone do Rio de Janeiro para o Jornal O Povo (11.05.2005), defendeu:
Eu no acho que o filme seja sobre educao. Eu acho que um filme sobre educao teria que ter vrios outros aspectos. Esse filme fala do comportamento do jovem dentro do ensino mdio, da relao dele com o professor, das relaes que se desenvolvem ali dentro. Ele muito de gente, voltado para o lado emocional, para o lado humano da coisa. Um filme sobre educao teria que falar sobre contedo, sobre coisas muito mais didticas.

Ainda que no tenha tido este objetivo, pensamos que ao dedicar-se a ouvir estudantes do ensino mdio, o filme compartilha com o pblico da EJA em muitos dos cenrios que apresenta. E essa talvez seja uma boa razo para traz-lo sala de aula com os jovens e adultos dessa modalidade de ensino. Como o aluno de EJA v o filme? Que realidade ele encontra ali retratada? Que indagaes podero ser suscitadas a partir dele? Eliane Ribeiro Andrade (2004), discute as circunstncias em que se d no Brasil a entre eles, a existncia de um grande nmero de jovens em desigualdade idade- srie. A autora refora que quando estes abandonam a escola, boa parte deles retornar no noturno, e em boa parte desses casos na EJA.

Andrade observa que, de acordo com dados do IBGE, em 2001, cerca de 1/3 das pessoas de 14 a 20 anos que no freqentavam qualquer estabelecimento de ensino j o havia feito em algum momento anterior. No que tange a adequao idade-srie, em 2001, conforme o IBGE, mais da metade dos jovens de 15 a 17 anos, que deveriam estar no ensino mdio, encontravam-se no ensino fundamental. (ANDRADE, 2004, p. 46). Quase 60% dos jovens de tais dados estatsticos, que nos ajudam a nos aproximarmos dessa realidade, a autora lembra as condies desvaforveis de oferta de ensino com a qual a escola noturna tem atuado: no oferece muitas vezes biblioteca, laboratrios, quadra de esportes, atividades extra-classe, lanchonete, informtica, por vezes sequer banheiros. E, apesar deste cenrio, de aparentemente no terem motivo para voltar escola, entre trabalho e outros afazeres, muitos deles retornam. Eliane Andrade recorda ainda que a escolarizao desses jovens pobres muitas vezes mais fruto de sua prpria busca do que de investimento familiar ou social. Menos ainda do sistema educacional. Essa posio que a autora nos aponta no dista daquela que o documentrio nos apresenta. A escola ainda procurada pelo jovem, por diferentes motivaes, embora no atenda de modo adequado a seus anseios. o que verificamos ao assistirmos o filme, que nos 18 a 19 anos e 1/3 da populao de 20 a 29 anos freqenta o ensino mdio. Aps apresentar

RE

REVEJ@ - Revista de Educa o de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008

VE J

escolarizao dos jovens da EJA. No seu texto, destaca alguns aspectos que trazemos aqui,

111 traz jovens e sua relao com a escola, o seu grupo, os conhecimentos escolares, os professores, o mundo que os circunda. Destacaremos a seguir alguns trechos da obra e perfis apresentados no documentrio. Vale a pena ressaltar, no entanto, que o tempo que circunscreve a juventude no um tempo meramente biolgico, mas sim tambm um tempo psicolgico e social. No poderemos falar de juventude em toda e qualquer poca e sociedade com a mesma extenso que o termo assume em nossa contemporaneidade. Contudo, neste texto, no vamos pretender definir juventude mas, apoiando-nos em Juarez Dayrell, vamos procurar tecer o dialogo com o filme, a partir de alguns elementos que o autor nos oferece e nos permitem pensar a condio juvenil.
Temos de levar em conta tambm que essa condio juvenil vem se construindo em um contexto de profundas transformaes scio-culturais ocorridas no mundo ocidental nas ltimas dcadas, fruto da ressignificao do tempo e espao e da reflexividade, dentre outras dimenses, o que vem gerando uma nova arquitetura do social (DAYRELL, 2007, p.3).

E quais so as condies que essa sociedade tem garantido a esses jovens para viver sua juventude? Vivemos no bojo de uma sociedade extremamente desigual que apregoa o jugo. No filme vemos jovens de classe mdia sofrendo na medida em que no conseguem corresponder ao que a escola, a famlia e a sociedade esperam deles. Enquanto isso, jovens pobres vivem excludos das possibilidades de acesso a outros bens, modos de lazer e de cultura a que aspiram. Alm do que, eles esto expostos as constantes incertezas e as mudanas que tem afetado escola e ao mundo do trabalho num contexto de globalizao econmica, consumo e o individualismo, o sucesso individual por mrito e esforo prprio torna-se um

possibilidades circunscritas em determinado contexto socioeconmico e cultural. A questo do gnero, do pertencimento tnico, da origem, da escolaridade e da ocupao dos pais vai interferir na produo dos jovens como sujeitos sociais.
Ao mesmo tempo, na vida cotidiana, entram em um conjunto de relaes e processos que constituem um sistema de sentidos, que dizem quem ele , quem o mundo, quem so os outros. o nvel do grupo social, no qual os indivduos se identificam pelas formas prprias de vivenciar e interpretar as relaes e contradies, entre si e com a sociedade, o que produz uma cultura prpria. (DAYRELL, 2003, p. 7)

RE

Ou seja, falar de juventude dizer que cada condio juvenil carrega a marca de suas

REVEJ@ - Revista de Educa o de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008

VE J

Podemos constatar que a vida da juventude nas camadas populares dura e difcil: os jovens enfrentam desafios considerveis...ao lado da condio como jovens, aliase a da pobreza, numa dupla condio que interfere diretamente na trajetria de vida e nas possibilidades e sentidos que assumem a vivncia juvenil. (DAYRELL, 2007, p. 3)

112 o que nos mostra o documentrio de Joo Jardim. Jovens que constroem suas identidades a partir de pertencimento ou no a determinados grupos, na sua relao com a alteridade. As escolas em sua precariedade, ausncia de professores, falta de estrutura e carncia de materiais e projetos, desobrigando-se em relao a eles e as suas aprendizagens. Profissionais e professores os culpabilizam por sua situao de excluso e acabam por refor-la. Por vezes at, terminam por se tornarem tambm eles vtimas dos efeitos dessa mesma situao de excluso que potencializam. Por exemplo, o filme traz, na Escola Estadual Levi Carneiro (SP), a professora afirmando que os pais so violentos demais e que toda essa violncia um reflexo da prpria sociedade. Ela recorda que a escola no diferente da sociedade. Segundo ela para os alunos normal falar palavro, a vida deles to dura, to sem graa, que para eles tanto faz. Eles no tm nada a perder...

visto pela falta, julgado individualista como risco social, sobretudo quando tratamos de jovens pobres,

Deivison Douglas, aluno do Colgio Estadual Guadalajara, em Duque de Caxias, tem 16 anos. No documentrio ele afirma que um bom aluno, mas que ningum acredita nele. Deivison toca surdo numa banda de um projeto cultural da escola, relata que esse um tem medo de sair da banda por isso se comporta bem na escola. Cr que por estar na banda merece a ateno das meninas. Sente-se algum, encontra-se em meio a seus iguais, jovens e negros. A escola revela-se para ele um local de contato, de encontro, de sociabilidade e de socializao. projeto muito importante para ele. Sua linguagem marcada pela presena das grias. O rapaz

por meio dela, os jovens constroem e reforam sua identidade, a distino de gnero e o pertencimento scio-cultural
A licena lingstica faz parte do trabalho de representao e evidencia o que os maches, sobretudo adolescentes, devem providenciar para impor aos outros e a si prprios a imagem do valento desiludido de tudo e pronto a tudo, que se recusa a ceder ao sentimento... (BOURDIEU, 1983, p.20)

RE

Bourdieu faz apontamentos interessantes a respeito dos usos da linguagem. De como,

REVEJ@ - Revista de Educa o de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008

VE J

Todavia, com todos os limites dados pelo lugar social que ocupam, no podemos esquecer o aparente bvio: eles so jovens, amam, sofrem, divertem-se, pensam a respeito das suas condies e de suas experincias de vida, posicionam-se diante dela, possuem desejos e propostas de melhorias de vida (DAYRELL, 2007, p.4).

Na contramo, Dayrell (2007) destaca que ainda que seja muito comum o jovem ser

113 A linguagem atua tambm como ferramenta para a jovem Keila, de Itaquaquecetuba. Ela afirma que a vida dela melhorou muito depois que comeou a produzir fanzine (projeto da jovem professora Celsa). Ressalta que foi tocada pela poesia. Entretanto, um ano aps terminar o Ensino Mdio, Keila est trabalhando numa fbrica, dobrando calas. Ao encontrar-se com a equipe de filmagem afirma que est acomodada e no sente mais nenhuma coisa crtica. No escreve mais poesias. Afirma que gostava da escola, dos amigos, do contato com as pessoas. Seu cotidiano agora segue do trabalho para a casa e vice-versa e ela diz que sente falta de alguma coisa. Noutra cena, em Duque de Caxias, a prof Helenita est brava porque os alunos dela no foram ltima aula. Um deles se justifica dizendo que foi a professora de ingls que disse que no teria aula. A professora comea a aula falando da crise de 29, outro aluno diz que ele da poca do Collor. Na seqncia, a professora d uma bronca. Pode se perceber o para frisar que distanciamento entre ela, o assunto da aula e os alunos. Recorremos ainda outra vez a Dayrell

Outra presena marcante no filme, a aluna Valria, vive a ambigidade de uma situao de dupla excluso. Ela escreve textos de uma profundidade acima da mdia dos demais jovens de seu contexto. Afirma que gosta de ler (Machado, Vincius, Bandeira, Drummond). No entanto, sofre as conseqncias de seu gosto, se por um lado os colegas a rejeitam por a considerarem diferente, por outro, os professores no acreditam na sua autoria. Segundo ela: no temos chance de sonhar. Valria enfrentava horas de travessia em nibus entre municpios para freqentar uma escola que no a reconhecia. Encontrada pela equipe de filmagem um ano depois est fazendo curso normal na sua cidade. Retomando brevemente a questo apresentada por Bourdieu em seu texto

anteriormente citado, acerca do papel que a linguagem vai ocupar na construo das distines de gnero, reencontramos as posturas em relao leitura, a linguagem potica e ao estudo. Podemos resgatar o depoimento de Kelia, citar Valria, mas tambm a jovem Cissa, aluna de escola particular. Ela afirma que sente a rejeio dos meninos. Diz que no recebe ateno porque estuda demais, o que lhe causa profundo sofrimento. Mesmo consciente das boas condies financeiras que tem, ela vive um conflito interno entre ser uma boa estudante e ser jovem.

RE

REVEJ@ - Revista de Educa o de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008

VE J

Na freqncia cotidiana a escola, o jovem leva consigo o conjunto de experincias sociais vivenciadas em diferentes tempos e espaos que, como vimos, constituem uma determinada condio juvenil que vai influenciar, e muito, a sua experincia escolar e os sentidos atribudos a ela. (DAYREL, 2007, p. 8).

114 Vemos na obra de Jardim que, se de um lado, predomina a viso de cobrar-se de jovens como Cissa que eles sejam os melhores, que tirem as melhores notas, que passem no vestibular que os pais sonharam, que tenham um futuro brilhante. De outro lado, aparece a juventude cobrando a vida, conforme a assertiva do autor (DAYRELL, 2003, p. 9):
Esses jovens mostram que viver a juventude no preparar-se para o futuro, para um possvel vir-a-ser, entre outras razes porque os horizontes do futuro esto fechados para eles. O tempo da juventude, para eles, localiza-se no aqui e agora, imersos que esto no presente.

Vivem a incerteza acerca das decises que precisam tomar. E no caso da juventude pobre as incertezas so ainda maiores. o que nos traz o documentrio. Uma juventude pobre que mostra aparente desinteresse pelos contedos que lhe oferece a escola, uma vez que essa encontra-se distante de seus interesses: um cotidiano enfadonho, com professores que pouco acrescentam `a sua formao, tornando-se cada vez mais uma obrigao necessria, tendo em vista a necessidade dos diplomas. (DAYRELL, 2007, p. 2) O autor lembra que na idade moderna o jovem adentrava a escola e tornava-se aluno, hoje, no entanto, sua cultura no fica do lado de fora dos muros da escola

Se de uma parte a escola um locus que se configura como dominante entre as dilogo autntico com eles para ouvir o que eles j vm dizendo. Seus anseios esto presentes em suas diferentes vozes, como na de Valria.
Eu poderia ser uma adolescente normal se no tivesse uma famlia formada por 11 pessoas. Eu deveria ter sido uma criana normal se no fossem as responsabilidades que eu cumpria. Eu deveria gostar do que fao se no fosse obrigada a fazer. Eu deveria freqentar ambientes de lazer se no tivesse que trabalhar. Eu deveria reclamar quando dizem algo que no gosto, se no tivesse inspirao para descrever cada situao. Eu poderia reivindicar quando sou julgada injustamente, mas calo-me e a humildade prevalece. Eu deveria ter uma pssima impresso da vida se no fosse a paixo que tenho pela arte de viver. Valria, 16 anos, Manari, serto de Pernambuco.

RE

vivncias desses sujeitos jovens, de outra parte ela necessita construir formas e modos de

REVEJ@ - Revista de Educa o de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008

VE J

Contudo, no um trabalho fcil, o jovem vivencia uma tenso na forma como se constri como aluno, um processo cada vez mais complexo, onde intervm tanto fatores externos (o seu lugar social, a realidade familiar, o espao onde vive etc.) quanto internos escola (a infra-estrutura, o projeto poltico-pedaggico etc). No cotidiano escolar, essa tenso se manifesta no tanto de forma excludente ser jovem ou ser aluno , mas, sim, geralmente na sua ambigidade de ser jovem e ser aluno, numa dupla condio que muitas vezes difcil de ser articulada, que se concretiza em prticas e valores que vo caracterizar o seu percurso escolar e os sentidos atribudos a essa experincia. (DAYRELL, 2007, p. 10)

115 Enfim, entendemos que refletir sobre essas questes com os alunos da EJA, especialmente aqueles que so jovens, poder auxili-los no sentido de situarem-se melhor no contexto socioeconmico e cultural em que esto inseridos. Procurando, ainda, identificar de que maneira suas condies compartilham com as de outros sujeitos, o que contribui para ampliar suas percepes acerca de si mesmo e de suas angstias. Assim, os alunos encontrariam suporte para perceberem-se como indivduos que no esto isolados, bem como sujeitos sociais e histricos.

Filmografia

JARDIM, Joo. Pro dia nascer feliz. (Documentrio) Brasil, 2005, 87 minutos, color, 35 mm. Ficha Tcnica

Ttulo Original: Pro Dia Nascer Feliz Gnero: Documentrio Tempo de Durao: 88 minutos Ano de Lanamento (Brasil): 2006 Estdio: Ravina Filmes / Fogo Azul Filmes Direo: Joo Jardim Roteiro: Joo Jardim Produo: Flvio R. Tambellini e Joo Jardim Msica: Dado Villa-Lobos Fotografia: Gustavo Hadba Edio: Joo Jardim

RE

REVEJ@ - Revista de Educa o de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008

VE J

116 Sobre o diretor: Nascido em 1964, no Rio de Janeiro, Joo Henrique Jardim formou-se em jornalismo pela Faculdade da Cidade e estudou cinema na Universidade de Nova Iorque. Na TV Globo, integrou o ncleo do diretor Carlos Manga, atuando como diretor da minissrie Engraadinha e editor de Memorial de Maria Moura e Agosto. Ainda para a TV, dirigiu os documentrios Free Tibet e Terra Brasil - este ltimo premiado no festival de Televiso de Nova Iorque e editou Joo e Antonio, de Walter Salles, 1930, Tempo de Revoluo, de Eduardo Escorel, e a srie Caetano, 50 anos, do diretor da Videofilmes em parceria com a equipe da Conspirao. Como assistente de direo, trabalhou nos longas Faca de Dois Gumes, de Murilo Salles, Dias Melhores Viro, de Cac Diegues, e Moon Over Parador, de Paul Mazursky. Na rea da publicidade, dirigiu comerciais para alguns dos principais anunciantes do Pas. No final de 2006, co-dirigiu o especial de fim de ano Por Toda Minha Vida, sobre a cantora Elis Regina, exibido na TV Globo. (Jornal do Povo, 11.05. 2005)

Referncias Bibliogrficas

ANDRADE, E. R. A EJA dos jovens e o jovem da EJA in: OLIVEIRA, ris Barbosa de e PAIVA, Jane. Educao de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. BOURDIEU, P. Voc disse popular ?. Trad. Denice Barbosa Catani. Revista Brasileira de Educao, no. 1, 1996. DAYRELL, Juarez. Mltiplos olhares sobre educao e cultura. Belo Horizonte: EdUFMG, 1996 DAYRELL, Juarez .Juventude, grupos de estilo e identidade. Educao em Revista. Belo Horizonte, n. 30, p. 25-39, dez. 1999. DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educao. Rio de Janeiro, n. 24, p. 4-13, set./dez. 2003. DAYRELL, Juarez. A escola faz as juventudes? Reflexes em torno da socializao juvenil. Educao e Sociedade. Campinas, n.28, p. 5-20, out. 2007.

RE

REVEJ@ - Revista de Educa o de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008

VE J

Вам также может понравиться