Вы находитесь на странице: 1из 2

UNIERSIDADE PAULISTA CURSO: GESTO DE RECURSOS HUMANOS NOITE II NOME: POLIANA AZEVEDO MORAES SALA: 02

Conceito de economia

Todos ns temos uma srie de necessidades. Precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover etc. Essas necessidades so crescentes e ilimitadas; no entanto, dispomos de uma renda insuficiente para conseguir todos os bens e servios desejados para satisfaz-las. Da mesma forma como os indivduos, a sociedade possui necessidades que precisam ser satisfeitas coletivamente. Por exemplo, estradas, defesa, justia, escolas, hospitais entre outras. Assim como ocorre com as pessoas individualmente, a sociedade em geral possui mais necessidades do que meios de satisfaz-las. Uma das preocupaes da economia estudar a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e servios e distribu-los para seu consumo entre os membros da sociedade.

OS PROBLEMAS ECONMICOS FUNDAMENTAIS Primeiro, deve-se decidir o que produzir e em que quantidade, dado que os recursos de produo so escassos, e as necessidades humanas, ilimitadas. Depois preciso definir como produzir; neste ponto, a sociedade ter de escolher, dado o conhecimento tecnolgico existente, quais recursos produtivos sero utilizados para a produo de bens e servios. Posteriormente preciso decidir para quem produzir, ou seja: preciso definir tanto para quem se destinar a produo e tambm como os indivduos participaro da distribuio dos resultados de sua produo. Na hora de suas decises de consumo, necessidades, mas os preos dos bens e suas preferncias,inclusive entre consumo presente e consumo futuro.

O SISTEMA ECONMICO O QUE VEM A SER UM SISTEMA ECONMICO O sistema econmico a forma como a sociedade organiza sua produo, distribuio e consumo de bens e servios para que seja alcanado nessa sociedade o maior nvel de bem-estar possvel. Essa organizao envolve tanto a dimenso econmica, como tambm a dimenso social e poltica de uma sociedade. Diviso do estudo econmico A economia se divide em trs ramos de estudos fundamentais: microeconomia, macroeconomia e desenvolvimento econmico. A microeconomia estuda a formao de preos em mercados especficos, ou seja, como consumidores e empresas se relacionam no mercado, por meio da ao conjunta de oferta e demanda, e definem os preos para que as necessidades tanto dos consumidores quanto dos produtores sejam satisfeita ao mesmo tempo. A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto, ocupando-se da determinao e do comportamento dos grandes agregados nacionais, como o produto interno bruto, que mede o total do que produzido no pas. O objetivo da macroeconomia oferecer uma viso da economia, que fornea condies para o conhecimento e a atuao sobre o nvel de atividade econmica de um pas, pela poltica governamental. Os estudos do desenvolvimento econmico: se concentram no entendimento dos processos econmicos e buscam melhorar as condies de vida da sociedade, ao longo do tempo, pela acumulao de recursos escassos e a gerao de tecnologia capazes de aumentar a produo de bens e servios dessa sociedade.

Вам также может понравиться