Вы находитесь на странице: 1из 4

Os polmeros

Se dissermos que os polmeros so plsticos toda a gente sabe do que estamos a falar. Mas os polmeros no so apenas os plsticos, eles tambm entram na constituio do nosso corpo. Por exemplo, o ADN, que contm o cdigo gentico que define as caractersticas das pessoas e outros seres vivos, um polmero. Tambm so polmeros as protenas e o amido nos alimentos. Assim, existem polmeros naturais e polmeros sintticos. Se aprendermos coisas sobre os polmeros que so to habituais no nosso dia podemos perceber como utiliz-los melhor e como recicl-los melhorando o ambiente. Os polmeros so compostos qumicos de elevada massa molecular, resultantes de reaes qumicas de polimerizao. Trata-se de macromolculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monmeros). O nmero de unidades estruturais repetidas numa macromolcula chamado grau de polimerizao. Em geral, os polmeros contm os mesmos elementos nas mesmas propores relativas que seus monmeros, mas em maior quantidade absoluta. As normas internacionais publicadas pela IUPAC indicam que o princpio geral para nomear os polmeros utilizando-se o prefixo poli-, seguido da unidade estrutural repetitiva que define ao polmero, escrita entre parnteses. Por exemplo: Poli (tio-1,4fenileno). As normas da IUPAC so geralmente usadas para dar nome aos polmeros de estrutura complexa, uma vez que permitem identific-los sem produzir ambiguidades nas bases de dados de artigos cientficos. Porm, no costumam ser usadas para polmeros de estrutura mais simples e de uso comum, principalmente porque esses polmeros foram inventados antes que se publicassem as primeiras normas da IUPAC, em 1952, e por isso seus nomes tradicionais j haviam sido popularizados. Na prtica, os polmeros de uso comum costumam ser denominados da seguinte forma:

Prefixo poli- seguido do monmero de onde se obtm o polmero. Esta conveno utiliza uma denominao sem uso de parnteses e, em muitos casos, seguindo uma nomenclatura "tradicional". Exemplo: polietileno em vez de "poli(metileno)"; poliestireno em vez de "poli(1-feniletileno)". Para co-polmeros, costumam-se listar simplesmente os monmeros que os formam, precedidos da palavra "goma", se um elastmero, ou "resina", se um plstico. Exemplos: goma estireno-butadieno; resina fenol-formaldedo. frequente tambm o uso indevido de marcas comerciais como sinnimos de polmeros, independentemente da empresa que o fabrique. Exemplos: Nylon para poliamida, Teflon para politetrafluoeretileno, Neopreno para policloropreno, Isopor para poliestireno.

A IUPAC reconhece que os nomes tradicionais esto firmemente fixados por seu uso e no pretende aboli-los, apenas reduzindo-os gradativamente em suas utilizaes nas publicaes cientficas.

A sua histria

At primeira metade do sculo XIX acreditava-se na chamada Teoria da Fora Vital enunciada por Berzelius. At ao sculo XIX somente era possvel utilizar polmeros produzidos naturalmente, pois no havia tecnologia disponvel para promover reaes entre os compostos de carbono. Posteriormente, Friedrich Whler, discpulo de Berzelius, prova que a teoria da Fora Vital no pode ser aplicada. Aps este revs, as pesquisas sobre qumica orgnica multiplicam-se. Em 1883 Charles Goodyear descobre a vulcanizao da borracha natural. Por volta de 1860 j havia a moldagem industrial de plsticos naturais reforados com fibras, como a goma-laca e a gutta-percha. Em 1910 comea a funcionar a primeira fbrica de rayon nos EUA e em 1924 surgem as fibras de acetato de celulose. Henri Victor Regnault polimeriza o cloreto de vinilo com auxlio da luz do sol, Einhorn & Bischoff descobrem o policarbonato. Esse material s voltou a ser desenvolvido em 1950 e finalmente em 1970 Bakeland sintetiza resinas de fenol-formaldedo. o primeiro plstico totalmente sinttico que surge em escala comercial. O perodo entre 1920 e 1950 foi decisivo para o aparecimento dos polmeros modernos. Durante a dcada de 1960 surgem os plsticos de engenharia. Na dcada de 1980 observa-se um certo amadurecimento da Tecnologia dos Polmeros: o ritmo dos desenvolvimentos diminui, enquanto se procura aumentar a escala comercial dos avanos conseguidos. Finalmente na dcada de 1990 os catalisadores de metaloceno, reciclagem em grande escala de garrafas de PE e PET, biopolmeros, uso em larga escala dos elastmeros termoplsticos e plsticos de engenharia. A preocupao com a reciclagem torna-se quase uma obsesso, pois dela depende a viabilizao comercial dos polmeros. A partir do final da dcada de 1990, novas tcnicas de polimerizao comeam a ser investigadas, onde se consegue ter um grande controlo da massa molecular e do ndice de polidispersividade do polmero. Assim, comeam a ser conhecidas as tcnicas de polimerizao radicalar controlada.

Reaes de polimerizao

A polimerizao uma reao em que as molculas menores (monmeros) se combinam quimicamente (por valncias principais) para formar molculas longas, mais ou menos ramificadas com a mesma composio centesimal. Estes podem formar-se por reao em cadeia ou por meio de reaes de poliadio ou policondensao. A polimerizao pode ser reversvel ou no e pode ser espontnea ou provocada (por calor ou reagentes). Exemplo: O etileno um gs que pode polimerizar-se por reao em cadeia, a temperatura e presso elevadas e em presena de pequenas quantidades de oxignio gasoso resultando uma substncia slida, o polietileno. A polimerizao do etileno e outros monmeros pode efetuar-se presso normal e baixa temperatura mediante catalisadores. Assim, possvel obter polmeros com cadeias moleculares de estrutura muito uniforme. Na indstria qumica, muitos polmeros so produzidos atravs de reaes em cadeia. Nestas reaes de polimerizao, os radicais livres necessrios para iniciar a reao so produzidos por um iniciador que uma molcula capaz de formar radicais livres a temperaturas relativamente baixas. Um exemplo de um iniciador o perxido de benzola que se decompe com facilidade em radicais fenilo. Os radicais assim formados vo atacar as molculas do monmero dando origem reao de polimerizao.

As suas caractersticas

Uma das principais e mais importantes caractersticas dos polmeros so as mecnicas. Segundo ela os polmeros podem ser divididos em termoplsticos, termoendurecveis (termofixos) e elastmeros (borrachas).

Termoplsticos
Termoplstico um dos tipos de plsticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem at dissolver-se em vrios solventes. Assim, a sua reciclagem possvel, uma caracterstica bastante desejvel atualmente. Exemplos PC - Policarbonato - Utilizado em: Cds, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de avies, coberturas translcidas, divisrias, vitrines, etc. PU Poliuretano - Utilizado para: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automveis, em mveis, isolamento trmico em roupas impermeveis, isolamento em refrigeradores industriais e domsticos, polias e correias. PVC - Policloreto de vinilo ou cloreto de polivinilo - Utilizado em: Telhas translcidas, portas sanfonadas, divisrias, persianas, perfis, tubos e conexes para gua, esgoto e ventilao, esquadrias, molduras para teto e parede. PS - Poliestireno - Aplicaes: Grades de ar condicionado, gaitas de barcos (imitao de vidro), peas de mquinas e de automveis, fabricao de gavetas de frigorficos, brinquedos, isolante trmico. PP - Polipropileno - Aplicaes: brinquedos, recipientes para alimentos, remdios, produtos qumicos, carcaas para eletrodomsticos, fibras, sacarias (rfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferogrficas, carpetes, seringas de injeo, material hospitalar esterilizvel, autopeas (pra-choques, pedais, carcaas de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peas diversas no habitculo), peas para mquinas de lavar, etc. Polietileno Tereftalato (PET) - Aplicaes: Embalagens para bebidas, refrigerantes, gua mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos; reciclado, presta-se a inmeras finalidades: tecidos, fios, sacarias, vassouras. Plexiglas - conhecido como vidro plstico.

Termorrgidos (Termofixos)
So rgidos e frgeis, sendo muito estveis a variaes de temperatura. Uma vez prontos, no se podem fundir novamente. O aquecimento do polmero acabado promove decomposio do material antes de sua fuso, tornando a sua reciclagem complicada. Exemplos Baquelite: usada em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalogrficas. Polister: usado em carrocerias, caixas d'gua, piscinas, entre outros, na forma de plstico reforado (fiberglass).

Elastmeros (Borrachas)
Classe intermediria entre os termoplsticos e os termorrgidos: no se podem fundir, depois de sintetizados, mas apresentam alta elasticidade, no sendo rgidos como os termofixos. A reciclagem complicada pela incapacidade de fuso. Exemplos Poliisopropileno - borracha semelhante natural Buna S - Aplicaes: pneus, cmaras de ar, vedaes, mangueiras de borracha. Buna N ou perbunan Neopreno ou policloropreno

Reciclagem

Alguns polmeros, como termofixos e borrachas, no podem ser reciclados de forma direta, pois no existe uma forma de refund-los ou depolimeriz-los. Na maioria das vezes a reciclagem de termoplsticos no economicamente vivel devido ao seu baixo preo e baixa densidade. Somente plsticos consumidos em massa, como o PE e PET, apresentam bom potencial econmico. Outro problema o facto de os plsticos reciclados serem encarados como material de segunda classe. Quando a reciclagem no possvel a alternativa queimar os plsticos, transformando-os em energia. Porm os que apresentam halognio como o PVC e o PTFE, geram gases txicos na queima. Para que isso no ocorra esse material deve ser encaminhado para dehalogenao antes da queima.

Вам также может понравиться