Вы находитесь на странице: 1из 37

Classe 1 - Disponibilidades

Esta classe inclui as disponibilidades imediatas e as aplicaes de tesouraria de curto prazo. 11. CAIXA - inclui os meios de pagamento, tais como notas de banco e moedas metlicas de curso legal, cheques e vales postais, nacionais ou estrangeiros. 12. DEPSITOS ORDEM - respeita aos meios de pagamento existentes em contas vista nas instituies de cr dito. 13. DEPSITOS A PRAZO 14. OUTROS DEPSITOS BANCRIOS 15. TTULOS NEGOCIVEIS - !nclui os t"tulos adquiridos com o ob#ectivo de aplica$o de tesouraria de curto prazo, ou se#a, por um per"odo in%erior a um ano. 18. OUTRAS APLICA !ES DE TESOURARIA -&ompreende outros bens n$o inclu"dos nas restantes contas desta classe, com caracter"sticas de aplica$o de tesouraria de curto prazo. 1". PROVIS!ES PARA APLICA !ES DE TESOURARIA Esta conta serve para registar as di%erenas entre o custo de aquisi$o e o preo de mercado das aplicaes de tesouraria, quando este %or in%erior quele. ' provis$o ser constitu"da ou re%orada atrav s da correspondente conta de custos, sendo debitada na medida em que se reduzirem ou deixarem de existir as situaes para que %oi criada
1

Classe 2 - Terceiros
G

's contas desta classe podem ser divididas em dois grandes grupos) contas de terceiros que registam todas as d"vidas a receber e a pagar pela empresa *d"vidas activas e d"vidas passivas, respectivamente+, contas de acr scimos e di%erimentos onde se movimentam despesas e receitas veri%icadas no exerc"cio econ-mico, que correspondem a custos e proveitos do exerc"cio econ-mico seguinte e custos e proveitos do exerc"cio cu#a despesa.receita ocorre apenas no exerc"cio econ-mico seguinte. 21. CLIENTES - &onsideram-se clientes todos os compradores de bens produzidos e vendidos ou de servios prestados pela empresa. /uando tais aquisies %orem e%ectuadas a cr dito a d"vida resultante ser movimentada nesta conta.

211. C#$%&'%( )*) - !nclui as d"vidas de clientes que n$o se#am tituladas *comprovadas apenas por %acturas, notas de d bito, ou de lanamento, mas n$o por t"tulos de cr dito+ assim como as que n$o se#am de cobrana duvidosa. 212. C#$%&'%( + T,'-#.( / 0%)%1%0 - !nclui as d"vidas de clientes que este#am representados por t"tulos ainda n$o vencidos, nem pagos. 21". A2$/&'/3%&'.( 2% )#$%&'%( - Esta conta regista as entregas %eitas empresa que se#am relativas a %ornecimentos a e%ectuar a terceiros, cu#o preo n$o este#a previamente %ixado.

Terceiros (cont.)

22. 4ORNECEDORES - ' conta de %ornecedores engloba todas as d"vidas a pagar, resultantes da compra de bens e servios utilizados ou consumidos pela empresa no exerc"cio da sua actividade corrente

((1 1234E&E523E6 c.c (((. 1234E&E523E6 7879:26 ' ;'<'3 ((=. '5!'47'>E4726 ' 1234E&E523E6

23. EMPR5STIMOS OBTIDOS - 3egistam-se nestas contas os empr stimos obtidos, com excep$o dos inclu"dos em 25. A))$.&$('/( 6S7)$.(8. 24. ESTADO E OUTROS ENTES P9BLICOS - 4esta conta registam-se as relaes com o Estado, autarquias locais e outros entes p?blicos que tenham caracter"sticas de impostos e taxas.

(@1. !>;2672 62A3E 2 3E45!>E472 (@(. 3E7E4BC2 5E !>;26726 62A3E 3E45!>E4726 (@0. !>;2672 62A3E 2 D':23 '&3E6&E47'52 (@E. &2473!A9!BFE6 ;'3' ' 6E<93'4B' 62&!':

25. ACCIONISTAS 6SCIOS8 - Englobam-se nesta conta as operaes relativas s relaes com os titulares de capital e com as empresas participadas. Excluem-se as operaes que respeitem a transaces correntes, a transaces de imobilizado e a investimentos %inanceiros.
0

Terceiros (cont.)

2:. OUTROS DEVEDORES E CREDORES - 3espeita aos movimentos com terceiros que n$o este#am abrangidos por qualquer das contas precedentes desta classe. G uma conta mista, visto agrupar elementos activos e passivos, ou se#a, sub-contas de natureza activa e de natureza passiva. 2;. ACR5SCIMOS E DI4ERIMENTOS - Esta conta destina-se a permitir o registo dos custos e dos proveitos nos exerc"cios a que respeitam.

(H1. '&3G6&!>26 5E ;32DE!726 (H(. &96726 5!1E3!526 (H0. '&3G6&!>26 5E &96726 (H@. ;32DE!726 5!1E3!526

28. PROVIS!ES PARA COBRAN AS DUVIDOSAS - Esta conta destina-se a %azer %ace aos riscos da cobrana das d"vidas de terceiros. ' provis$o ser constitu"da ou re%orada atrav s da correspondente conta de custos, sendo debitada quando se reduzam ou cessem os riscos que visa cobrir. 2". PROVIS!ES PARA RISCOS E ENCARGOS - Esta conta serve para registar as responsabilidades derivadas dos riscos de natureza espec"%ica e provvel. 6er debitada na medida em que se reduzam ou cessem os riscos previstos.
@

Classe 3 - Existncias
31+ COMPRAS + 3egista-se nesta conta o custo das aquisies de mat rias primas e bens armazenveis destinados a consumo ou venda. 5evem tamb m nela ser inclu"das as despesas adicionais de compra. ' conta ser creditada pelas dedues em compras.6aldar em todas as circunstIncias por d bito das contas de existJncias. 32+ MERCADORIAS - 3espeita aos bens adquiridos pela empresa com destino a venda desde que n$o se#am ob#ecto de trabalho posterior de natureza industrial.

33. PRODUTOS ACABADOS E INTERM5DIOS - !nclui os principais bens provenientes da actividade produtiva da empresa, assim como os que, embora normalmente reentrem no %abrico, possam ser ob#ecto de venda. 34. SUBPRODUTOS< DESPERDCIOS< RESDUOS E RE4UGOS - respeita aos bens de natureza secundria provenientes da actividade produtiva e obtidos simultaneamente com os principais, bem como aos desperd"cios, res"duos e re%ugos derivados do processo produtivo. 35. PRODUTOS E TRABAL=OS EM CURSO - 6$o os que se encontram em %abrica$o ou produ$o, n$o estando em condies de ser armazenados ou vendidos.
E

Existncias (Cont.)

3:. MAT5RIAS+PRIMAS< SUBSIDIRIAS E DE CONSUMO !nclui os bens que se destinam a ser incorporados materialmente nos produtos %inais *>at rias-primas+, os bens necessrios produ$o que n$o se incorporam materialmente nos produtos %inais *>at rias subsidirias+ e os bens envolventes ou recipientes das mercadorias ou produtos, indispensveis ao seu acondicionamento e transac$o *embalagens de consumo+. 3;. ADIANTAMENTOS POR CONTA DE COMPRAS - 3egista as entregas %eitas pela empresa relativas a compras cu#o preo este#a previamente %ixado. ;ela recep$o da %actura, estas verbas devem ser trans%eridas para as respectivas contas de 221 + 4.0&%)%2.0%(< )*). 38+ REGULARIZA >O DE EXIST?NCIAS - 6erve para registar todas as variaes em existJncias que n$o se#am derivadas de compras, vendas ou consumos. 3"+ PROVIS!ES PARA DEPRECIA >O DE EXIST?NCIAS Esta conta serve para registar as di%erenas relativas aos custo de aquisi$o ou de produ$o, resultantes da aplica$o dos crit rios de%inidos na valorimetria das existJncias. ' provis$o ser constitu"da ou re%orada atrav s da correspondente conta de custos, sendo debitada na medida em que se reduzam ou cessem as situaes que a originaram.
K

Classe 4 - Imobiliza !es


G

Esta classe inclui os bens detidos com continuidade ou permanJncia e que n$o se destinem a serem vendidos ou trans%ormados no decurso normal das operaes da empresa, quer se#am de sua propriedade, quer este#am em regime de loca$o %inanceira. !ntegra, assim, os bens patrimoniais C.0@70%.( .- I&).0@70%.( que utiliza no processo produtivo da empresa, ou se#a que utiliza como meios para alcanar os seus ob#ectivos, E os elementos que representam participaes de capital da empresa noutra empresa e outras aplicaes %inanceiras. 41+ INVESTIMENTOS 4INANCEIROS) integra as aplicaes %inanceiras de carcter permanente. 42+ IMOBILIZA !ES CORPREASA integra os imobilizados tang"veis, m-veis ou im-veis, que a empresa utiliza na sua actividade operacional, que n$o se destinem a ser vendidos ou trans%ormados, com carcter de permanJncia superior a um ano. !nclui igualmente as ben%eitorias e as grandes reparaes que se#am de acrescer ao custo daqueles imobilizados. 43+ IMOBILIZA !ES INCORPREASA integra os imobilizados intang"veis, englobando, nomeadamente, direitos e despesas de constitui$o, arranque e expans$o.
H

Imobiliza !es(Cont.)

44+ IMOBILIZA !ES EM CURSOA abrange as imobilizaes de adi$o, melhoramento ou substitui$o, enquanto n$o estiverem conclu"das. !nclui tamb m os adiantamentos %eitos por conta de imobilizados, cu#o preo este#a previamente %ixado. 48. AMORTIZA !ES ACUMULADAS - Esta conta re%lecte o valor acumulado das amortizaes dos bens imobilizados. ' amortiza$o um conceito contabil"stico que pretende re%lectir a realidade econ-mica de deperecimento dos bens em %un$o da sua participa$o no processo produtivo da empresa, atrav s do desgaste %"sico, das perdas de valor por obsolescJncia, etc. 4". PROVIS!ES PARA INVESTIMENTOS 4INANCEIROS Esta conta serve para registar as di%erenas entre o preo de aquisi$o dos t"tulos e outras aplicaes %inanceiras e o respectivo preo de mercado, quando este %or in%erior quele. Esta provis$o ser constitu"da ou re%orada atrav s da correspondente conta de custos ou de capitais pr-prios, sendo debitada na medida em que se reduzam ou cessem as situaes para que %oi criada.

Classe " - Capital# $eser%as e $es&ltados Transitados


51+CAPITALB 52+ AC !ES 6CUOTAS8 PRPRIASB


521+VALOR NOMINAL DAS AC !ES 6CUOTAS8B 522+PR5MIOS E DESCONTOS.

53 +PRESTA !ES SUPLEMENTARESB 54+ PR5MIOS DE EMISS>O DE AC !ES 6CUOTAS8 55+ ADUSTAMENTOS DE PARTES DE CAPITAL EM SUBSIDIRIAS E ASSOCIADASB 5:+RESERVAS DE REAVALIA >OB 5;+ RESERVAS

5;1+ RESERVAS LEGAISB 5;2+ RESERVAS ESTATUTRIASB 5;3+ RESERVAS CONTRATUAISB 5;4+ RESERVAS LIVRESB 5;5+ SUBSDIOSB 5;:+ DOA !ES.

5" + RESULTADOS TRANSITADOS.

Classe ' - C&stos e (erdas


G

4esta classe registam-se todos os custos e perdas que a empresa suporta na sua actividade, representando assim as diminuies da situa$o l"quida decorrentes da actividade normal da empresa. 4ormalmente esta conta debita-se. 2s cr ditos que porventura sur#am re%erem-se certamente a devolues, descontos e abatimentos, ou recti%icaes de lanamentos anteriores. :1. CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS E DAS MAT5RIAS CONSUMIDAS + 3egista a contrapartida das sa"das das existJncias nela mencionadas, por venda ou integra$o no processo produtivo. 4o caso de inventrio intermitente, poder ser movimentada apenas no termo do exerc"cio. :2. 4ORNECIMENTOS E SERVI OS EXTERNOS 3egistam-se nesta conta todas as despesas com aquisi$o de bens de consumo corrente *n$o armazenveis+ e.ou de servios prestados por terceiros. :3. IMPOSTOS - 5ebitam-se nesta conta todos os impostos directos e indirectos, excep$o do imposto sobre o rendimento. :4+ CUSTOS COM O PESSOAL + 3egista as remuneraes e todos os encargos relativos ao pessoal.
1M

C&stos e (erdas (Cont.)

:5+ OUTROS CUSTOS OPERACIONAIS + &onta residual, onde se registam outros custos relativos actividade principal da empresa. ::+ AMORTIZA !ES DO EXERCCIO + 3egista a deprecia$o que o imobilizado corp-reo ou incorp-reo so%re anualmente. :; + PROVIS!ES DO EXERCCIO) regista perdas potenciais %uturas , servindo de contrapartida s contas)

(L- ;rovis$o para cobranas duvidosas, 0=- ;rovis$o para deprecia$o de existJncias, (=- ;rovis$o para riscos e encargos.

:8 + CUSTOS E PERDAS 4INANCEIRAS - 3egista a totalidade dos custos inerentes utiliza$o de capital alheio na actividade da empresa. :" + CUSTOS E PERDAS EXTRAORDINRIOS - 4esta conta registam-se todos os valores considerados extraordinrios %ace actividade normal da empresa.

11

Classe ) - (ro%eitos e *an+os


G

4esta classe registam-se todos os proveitos e ganhos que a empresa obt m na sua actividade, representando assim os aumentos da situa$o l"quida decorrentes da actividade normal da empresa. 4ormalmente, as contas desta classe creditamse. ;1 +VENDAS - 3egista os proveitos resultantes das vendas a clientes dos bens decorrentes da actividade normal da empresa. ;2 + PRESTA !ES DE SERVI OS - 3egista o proveito resultante de servios prestados e que s$o pr-prios da sua actividade. ;3 + PROVEITOS SUPLEMENTARES + 3egista proveitos que n$o resultam da actividade principal da empresa. ;4 + SUBSDIOS EXPLORA >O + 3egista os subs"dios recebidos pela empresa que tJm por ob#ectivo reduzir os custos que suporta ou aumentar os proveitos que obt m. ;5 + TRABAL=OS PARA A PRPRIA EMPRESA + 7rabalhos realizados pela empresa que se destinam ao seu imobilizado. ;: + OUTROS PROVEITOS OPERACIONAIS - &onta residual, onde se registam proveitos operacionais que n$o se integrem em nenhuma das contas atrs descritas. ;8. PROVEITOS E GAN=OS 4INANCEIROS - 3egistam-se nesta conta todos proveitos obtidos com as aplicaes %inanceiras ou com os investimentos %inanceiros *curto, m dio e longo prazo+. ;". PROVEITOS E GAN=OS EXTRAORDINRIOS - movimentam-se todos os proveitos ou ganhos considerados extraordinrios %ace actividade 1( normal da empresa.

Classe , - $es&ltados
G

Esta classe destina-se ao apuramento do resultado l"quido do exerc"cio. 81. RESULTADOS OPERACIONAIS - 5estina-se a concentrar, no %im do exerc"cio, os custos e proveitos registados, respectivamente, nas contas K1 a KH e H1 a HK, bem como a varia$o da produ$o. 82. RESULTADOS 4INANCEIROS - 3ecolhe os saldos das contas KL e HL. 83. RESULTADOS CORRENTES - G de utiliza$o %acultativa e agrupa os saldos das contas L1 a L(. 84. RESULTADOS EXTRAORDINRIOS - 3e?ne os saldos das contas K= e H=. 85. RESULTADOS ANTES DE IMPOSTOS - 5e utiliza$o %acultativa, esta conta engloba os saldos das contas L0 e L@. 8:. IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DO EXERCCIO - 3egista a quantia estimada para o imposto que incidir sobre os resultados corrigidos para e%eitos %iscais, por contrapartida da conta (@1 - Estado e 2utros Entes ;?blicos - !mposto sobre o rendimento do exerc"cio. 88. RESULTADO LCUIDO DO EXERCCIO - 3ecolhe os saldos das contas anteriores. 8". DIVIDENDOS ANTECIPADOS - G debitada por contrapartida da conta (E - 'ccionistas, pelos dividendos atribu"dos no decurso do exerc"cio. 4o exerc"cio seguinte, o seu saldo dever ser trans%erido para a conta E= - 3esultados do Exerc"cio. 10

Disponibilidades - Caixa
G

4o cap"tulo E.1, o ;2& considera como devendo %azer parte da conta de &aixa Nos meios l"quidos de pagamentos tais como notas de banco e moedas metlicas de curso legal, cheques e vales postais nacionais ou estrangeirosO. Esta de%ini$o conduz, de imediato, a que n$o se#am consideradas como %azendo parte do saldo desta conta)
P valores selados, P t"tulos representativos de pr -pagamentos *combust"vel, re%ei$o, etc.+, P vales de caixa, P cheques pr -datados, P cheques devolvidos pelo Aanco, P etc.
1@

Disponibilidades Dep-sitos .anc/rios


G

2s dep-sitos ordem s$o dep-sitos exig"veis a todo o tempo, podendo ser expressos em moeda nacional ou estrangeira. 2peraes mais comuns)
O@%0/EF%( G-% @0.H.)/3 /-3%&'. 2. (/#2. 5ep-sito de numerrio 5ep-sito de cheques e outros valores 7rans%erJncias e%ectuadas por ordem de terceiros *clientes, reembolso de impostos, etc.+ O@%0/EF%( G-% @0.H.)/3 0%2-EI. 2. (/#2. Emiss$o de cheques 2rdens de trans%erJncia e de pagamento ;agamento por cart$o de cr dito 7rans%erJncias interbancrias *para outros Aancos+ 'plicaes %inanceiras *dep-sitos a prazo, bilhetes do 7esouro, etc.+ Quros devedores 5evolu$o de letras descontadas 5evolu$o de cheques depositados 'mortiza$o de empr stimos &ompra de t"tulos &ompra de moeda estrangeira 5espesas com servios bancrios *garantias, cr ditos abertos, guarda de t"tulos, cobrana de letras, etc.+

7rans%erJncias interbancrias *de outros Aancos+ :iquida$o de aplicaes %inanceiras *dep-sitos a prazo, bilhetes do 7esouro, etc.+

Quros creditados pelo Aanco *de aplicaes %inanceiras e outros+ 5esconto de letras a receber &obranas de letras Empr stimos concedidos pelo Aanco Denda de t"tulos Denda de moeda estrangeira

1E

Disponibilidades Dep-sitos a prazo


G

2s dep-sitos a prazo, com vencimento in%erior a um ano, s$o ob#ecto de contabiliza$o na classe das disponibilidades, na conta 10 -O5ep-sitos a prazoO, a qual ser subdividida por Aancos e eventualmente por dep-sitos. 7endo o vencimento superior a um ano e n$o existindo expectativas de mobiliza$o antecipada devem ser considerados como investimentos %inanceiros permanentes.
P%#/ C.&('$'-$EI.A
11.1(
&onstitui$o do dep-sito 10.1@

:evantamento ou trans%erJncia

P%#. J-0. .1'$2.A


HL11
Quro obtido 1(

1K

Disponibilidades T0t&los 1e2oci/%eis


G

2s investimentos %inanceiros temporrios s$o uma %orma de as empresas aplicarem excedentes dos saldos das contas de &aixa e 5ep-sitos ordem, por per"odos de tempo relativamente curtos. &rit rios de valorimetria)
P devem ser registados pelo respectivo preo de compra adicionado de todas as despesas necessrias para a sua aquisi$o, como se#am, comisses e taxas dos correctores, impostos, comisses bancrias, etc.

P%#/ /G-$($EI.A
1( 5.2.
1E 7"tulos 4egociveis

1H

Disponibilidades T0t&los 1e2oci/%eis (cont.)


P%#.( J-0.( .- 2$H$2%&2.(A
HL1(.HL1L.HL@
1( 5.2.

P%#/ /#$%&/EI.A
1E 7"tulos 4egociveis
KLH . HLH

P%#. H/#.0 2. )-('.

KLH . HLH

11 &aixa .1( 5.2.

P%#. H/#.0 2% H%&2/

N.'/A 's mais ou menos valias provenientes da aliena$o dos t"tulos negociveis registam-se, respectivamente, na conta HL.H N;roveitos e ganhos %inanceiros - <anhos na aliena$o de aplicaes de tesourariaO ou na conta KL.H N&ustos e perdas 1L %inanceiras - ;erdas na aliena$o de aplicaes de tesourariaO

Existncias
G

5e acordo com o ;2& consideram-se existJncias todos os bens armazenveis, adquiridos ou produzidos pela empresa e que se destinam venda ou a ser incorporados na produ$o. 7ais bens podem ser classi%icados em)
P P P P P Matrias Primas Matrias Subsidirias Produtos em curso Subprodutos e Resduos Produtos Acabados Aparecem apenas em empresas industriais Bens tpicos de empresas comerciais
1=

P Mercadorias

3diantamentos (Compras45endas)
1.

T0/&(/)EI. ).00%&'% K C.3@0/

1.1 'diantamento com preo previamente %ixado) s$o registados na classe 0, na conta 0HR
'diantamentos por conta de compras.
G ;ela

entrega adiantada ao %ornecedor)


11&aixa .1( 5. 2rdem 0H 'diant. por conta de compras

(@0( !D' 5edut"vel !va do adiantamento

G 4o

momento de recep$o da %actura)


((1 1ornecedores &.& 01 &ompras

0H 'diant. por conta de compras

Transferncia

3ecep$o %actura

(@0@(- !va 3eg. Estado

(@0(- !va 5edut"vel

'nula$o !va do adiantamento

!va s. a %actura

(M

3diantamentos (cont.)
1.2 'diantamento sem preo previamente %ixado) s$o registadas na conta 22." +
A2$/&'/3%&'.( / 4.0&%)%2.0%(.
G

;ela entrega adiantada ao %ornecedor)


11&aixa .1( 5. 2rdem ((= 'diantamentos a 1ornecedores

(@0( !D' 5edut"vel !va do adiantamento

4o momento de recep$o da %actura)


((= 'diantamentos a 1ornecedores ((1 1ornecedores &.& 01 &ompras

7rans%erJncia

3ecep$o %actura

(@0@(- !va 3eg. Estado

(@0(- !va 5edut"vel

'nula$o !va do adiantamento

!va s. a %actura

(1

3diantamentos (cont.)
2. T0/&(/)EI. ).00%&'% K V%&2/
2.1 'diantamento com preo previamente %ixado) s$o registadas na conta 2:" +
A2$/&'/3%&'.( @.0 ).&'/ 2% H%&2/(.
G

;ela entrega adiantada do cliente)


(K= 'diantamentos por conta de vendas
11 &aixa . 1( 5. 2

(@00 !D' :iquidado

4o momento de emiss$o da %actura)


H1 Dendas

(11 &lientes &.&

(K= 'diantamentos por conta de vendas

Emiss$o %actura

7rans%erJncia

(@00 !va :iquidado !va s. a %actura

(@0@1- !va 3eg. Empresa 'nula$o !va do 'diant.

((

(ro%is!es para 3plica !es de Teso&raria (conta 16.)


G

S data de re%erJncia do balano os t"tulos s$o valorizados ao mais baixo do custo de aquisi$o ou do preo de mercado. 6e o custo de aquisi$o %or superior ao preo de mercado h que reconhecer a respectiva perda atrav s da constitui$o de uma provis$o. P0.H$(I. &%)%((L0$/ M 6@0%E. 2% 3%0)/2. + )-('. 2% /G-$($EI.8 N &O 2% ','-#.(

P%#/ ).&('$'-$EI. .- /-3%&'. 2/ @0.H$(I.A


1=-;rov. 'plicaes 7esouraria KL.@ - &;1- ;rov. 'plic. 1inanceiras KL.@.1 - 'plicaes de 7esouraria

P%#/ 0%2-EI. .- /&-#/EI.A


H=.K- ;<E- 3edu$o 'mort. e ;rovises H=.K.( P ;rovises 1=- ;rov. 'plicaes 7esouraria

NOTAA Estes valores n$o s$o aceites como custos %iscais, por n$o estarem previstos no art. 00T do &!3&. (0

(ro%is!es para Cobran a D&%idosa (conta 2,.)


G

' provis$o est associada a um risco de incobrabilidade que pode concretizar-se ou n$o, mas cu#a probabilidade de acontecer signi%icativa. ' provis$o corrige o valor do activo, reduzindo o valor nominal das d"vidas a receber para o seu valor esperado de realiza$o, pelo que no balano aparecem no lado do activo, #unto rubrica que est$o a provisionar, mas com sinal negativo. /uando se levantam d?vidas e reservas sobre a cobrabilidade dos cr ditos, deverRseR proceder s trans%erJncias das d"vidas de carcter duvidoso)
(11- &lientes, c.c (1L-&lientes de &obrana 5uvidosa

Dalor dos cr ditos de cobrana duvidosa

5uas situaes podem surgir)


G

2 cliente paga a d"vida)


(1L-&lientes de &obrana 5uvidosa 11 &aixa . 1( 5.2.

(@

(ro%is!es para Cobran a D&%idosa (cont.)


G

2 cliente n$o paga a sua d"vida e esta incobrvel)

dada como

(1L-&lientes de &obrana 5uvidosa

K=( 5"vidas incobrveis

2 )0P2$'. $&).10LH%# decorre de processos de execu$o, %alJncia ou insolvJncia de clientes, processos especiais de recupera$o e protec$o de credores e delibera$o da administra$o.gerJncia. U, contudo, a possibilidade de d"vidas incobrveis virem a ser ob#ecto de realiza$o total ou parcial) P P%#/ 0%)-@%0/EI. 2/ 2,H$2/
H=( 3ecupera$o de d"vidas (11 &lientes c.c

P P%#. 0%)%1$3%&'. 2/ 2,H$2/


(11 &lientes c.c 11 &aixa . 1( 5. 2.

(E

(ro%is!es para Cobran a D&%idosa (Cont.)


4$()/#3%&'%A 6egundo o art. 34 do circ s$o cr ditos de cobrana duvidosa aqueles em que o risco de incobrabilidade se considera devidamente #usti%icado, o que se veri%ica nos seguintes casos)

2 devedor tenha pendente processo especial de recupera$o da empresa e protec$o de credores, ou processo de execu$o, %alJncia ou insolvJncia, 2s cr ditos tenham sido reclamados #udicialmente, 2s cr ditos este#am em mora por um per"odo m"nimo de K meses ap-s a data do respectivo vencimento e desde que tenham sido e%ectuadas diligJncias para o seu recebimento. 2s cr ditos sobre o estado, regies aut-nomas e autarquias locais, ou aqueles a quem estas entidades tenham prestado aval, 2s cr ditos cobertos por qualquer esp cie de garantia real ou seguro,
2s cr ditos sobre pessoas singulares ou colectivas que detenham mais de 1MV do capital da empresa ou sobre os membros dos seus -rg$os sociais, salvo nos casos previstos na al"nea a+ e b+ do nT anterior, 2s cr ditos sobre empresas participadas em mais de 1MV do capital, salvo nos casos previstos na al"nea a+ e b+ do nT anterior. (K

NI. (I. ).&($2%0/2.( )0P2$'.( 2% ).10/&E/ 2-H$2.(/A

(ro%is!es para Cobran a D&%idosa (cont.)


C-/# . H/#.0 /)%$'% Q$()/#3%&'%R

A totalidade) das d"vidas sobre entidades sobre as quais este#a pendente processo de recupera$o de empresas e protec$o de credores ou processo de execu$o, %alJncia ou insolvJncia, ou respeite a cr ditos ob#ecto de reclama$o #udicial,

7ratando-se de d"vidas em mora, o montante anual acumulado da provis$o n$o poder ser superior s percentagens em mora)

a+ (EV para cr ditos em mora h mais de K meses e at 1( meses, b+ EMV para cr ditos em mora h mais de 1( meses e at 1L meses, c+ HEV para cr ditos em mora h mais de 1L meses e at (@ meses, d+ 1MMV para cr ditos em mora h mais de (@ meses
G

P%#/ ).&('$'-$EI. .- 0%Q.0E. 2/ @0.H$(I.A


(L- ;rovises &obrana 5uvidosa KH- ;rovises KH.1- ;ara &obrana 5uvidosa

P%#/ 0%2-EI. .- /&-#/EI.A


H=.K- ;<E- 3edu$o 'mort. e ;rovises H=.K.( - ;rovises (L- ;rovises &obrana 5uvidosa

(H

(ro%is!es para Deprecia 7o de Existncias (conta 36.)


&onstitui-se quando se veri%ica que o presum"vel valor de venda das existJncias *preo de mercado+ in%erior ao seu custo de aquisi$o ou de produ$o. ;elo art.T 0E.T do &!3& esta provis$o aceite %iscalmente como custo %iscal.
P%#/ ).&('$'-$EI. .- 0%Q.0E. 2/ @0.H$(I.A
0=- ;rovises p. 5eprecia$o ExistJncias
KH- ;rovises KH.0- 5eprecia$o ExistJncias

P%#/ 0%2-EI. .- /&-#/EI.A


H=.K- ;<E- 3edu$o 'mort. e ;rovises H=.K.( - ;rovises 0=- ;rovises 5eprecia$o Exist.

(L

(ro%is!es para In%estimentos 8inanceiros (conta 46.)


G 3egista

as di%erenas entre o custo de aquisi$o dos t"tulos e outra aplicaes %inanceiras e o respectivo preo de mercado, quando este %or in%erior ao primeiro. 6ubdivide-se nas seguintes subcontas) @=.1 - ;artes de &apital @=.( - 2brigaes e 7"tulos de ;articipa$o @=.0 - Empr stimos de 1inanciamento @=.@ - 2utras 'plicaes 1inanceiras 4ota) Esta provis$o n$o aceite como custo %iscal, por n$o estar prevista no art. 00T do &!3&.
;%#/ ).&('$'-$EI. .- 0%Q.0E. 2/ @0.H$(I.A
@=- ;rovises p. !nvestimentos 1inanceiros KL@- ;rovises p. 'plic. 1inanceiras

P%#/ 0%2-EI. .- /&-#/EI.A


H=.K- ;<E- 3edu$o 'mort. e ;rovises H=.K.( - ;rovises @=- ;rovises p. !nvestimentos 1inanceiros

(=

(ro%is!es para riscos e encar2os (conta 26.)


Esta conta serve para registar as responsabilidades derivadas dos riscos de natureza espec"%ica e provvel *contingJncias+ - ;2&. &ontrariamente ao que se passa com as contas 1= P ;rov. para 'plicaes de 7esouraria, (L P ;rov. para &obranas 5uvidosas e 0= P ;rov. para 5eprecia$o de ExistJncias, que representam redues de valores activos, as provises para riscos e encargos representam elementos patrimoniais passivos, visto que representam ocorrJncias provveis e de montante, em geral, incerto. 'ssim, estas provises representam encargos a pagar no %uturo, logo, apresentam-se no passivo.

0M

(ro%is!es para riscos e encar2os (cont.)


A@0%(%&'/ /( (%S-$&'%( (-1).&'/(A - ;rovises para penses ;rovises para impostos - ;rovises para processos #udiciais em curso - ;rovises para acidentes no trabalho e doenas pro%issionais - ;rovises para garantias a clientes - ;rovises para outros riscos e encargos
4ota) 5e acordo com o art. 00 do &!3& apenas as provises para processos #udiciais em curso s$o consideradas como custos %iscais.

P%#/ ).&('$'-$EI. .- 0%Q.0E. 2/ @0.H$(I.A


(= - ;rov. ;. 3iscos e Encargos KH- ;rovises KH.(x- ;ara 3iscos e Encargos - x

P%#/ 0%2-EI. .- /&-#/EI.A


H=.K- ;<E- 3edu$o 'mort. e ;rovises H=.K.( - ;rovises (= - ;rov. ;. 3iscos e Encargos

01

3p&ramento dos $es&ltados


G

2s lanamentos de apuramento de resultados tJm por %inalidade trans%erir para as contas de resultados *classe L+ os saldos evidenciados pelas contas de custos e proveitos, com vista determina$o do resultado l"quido da empresa. &omo o ;2& adopta uma classificao funcional dos resultados, os lanamentos de apuramento de resultados dever$o permitir-nos a determina$o de cada um dos resultados)
2peracionais 3esultados &orrentes 1inanceiros

Extraordinrios
0(

3p&ramento do $es&ltado 9peracional


L1- RESULTADOS OPERACIONAIS

&ontas K1 a KH trans%erJncia custos operacionais

&ontas H1 a HK trans%erJncia proveitos operacionais

&ontas 00.0@.0E 'nula$o das existJncias iniciais de produ$o E$P

&ontas 00.0@.0E 3egisto das existJncias %inais de produ$o EQP

0L0.@- 3egul. Exist. ;rod.'cabados. 6ubprod. trans%erJncia do 6d+ da regulariza$o de exist. de produ$o Sc)

0L0.@- 3egul. Exist. ;rod.'cabados. 6ubprod. trans%erJncia do 6c+ da regulariza$o de exist. de produ$o Sd)

2 saldo da conta L1 dever ser posteriormente trans%erido para a conta L0- 3esultados &orrentes ou para a conta LE- 3esultados 'ntes de !mpostos. 00

3p&ramento dos $es&ltados


8inanceiro e Extraordin/rio
L(- RESULTADOS 4INANCEIROS

KL - &ustos 1inanceiros 7rans%erJncia dos custos %inanceiros Sc)

HL - ;roveitos 1inanceiros 7rans%erJncia dos proveitos %inanceiros

Sd)

2 saldo devedor ou credor da conta L( dever ser trans%erido para a conta L0- 3esultados &orrentes ou para a conta LE- 3esultados 'ntes de !mpostos.
L@- RESULTADOS EXTRAORDINRIOS

K= - &ustos Extraordinrios 7rans%erJncia dos custos Extraordinrios Sc)

H= - ;roveitos Extraordinrios 7rans%erJncia dos proveitos Extraordinrios

Sd)

2 saldo devedor ou credor da conta L@ dever ser trans%erido para a conta LE- 3esultados 'ntes de !mpostos. 0@

3p&ramento dos $es&ltados Correntes


7rata-se de uma %ase optativa, uma vez que o ;2& n$o prevJ a utiliza$o da conta L0- 3esultado &orrente, deixando essa utiliza$o ao crit rio da empresa. 'o optar pelo seu uso teremos)
L0- RESULTADOS CORRENTES

L1 - 3esultados 2peracionais
7rans%erJncia do pre#u"zo operacional *6d+

L1 - 3esultados 2peracionais
7rans%erJncia do lucro operacional *6c+

L( - 3esultados 1inanceiros
7rans%erJncia do pre#u"zo %inanceiro *6d+

L( - 3esultados 1inanceiros
7rans%erJncia do lucro %inanceiro *6c+

Sc)

Sd)

2 saldo da conta L0- 3esultados &orrentes dever ser trans%erido para a conta LE- 3esultados 'ntes de !mpostos.

0E

3p&ramento do $es&ltado 3ntes de Impostos


7rata-se tamb m de uma %ase optativa, pelo que depender tamb m da op$o da empresa.
L0- RESULTADOS ANTES DE IMPOSTOS

L0 - 3esultados &orrentes
7rans%erJncia do pre#u"zo corrente *6d+

L0 - 3esultados &orrentes
7rans%erJncia do lucro corrente *6c+

L@ - 3esultados Extraordinrios
7rans%erJncia do pre#u"zo extraordinrio*6d+

L@ - 3esultados Extraordinrios
7rans%erJncia do lucro extraordinrio*6c+

Sc)

Sd)

2 saldo da conta LE- 3esultados 'ntes de !mpostos dever ser trans%erido para a conta LL- 3esultado :"quido.
0K

3p&ramento do $es&ltado :0;&ido


LL - 3E69:7'52 :8/9!52

LE - 3'!
7rans%erJncia do pre#u"zo antes de impostos *6d+ 7rans%erJncia do lucro antes de impostos *6c+

LE - 3'!

LK - !mposto s. 3endimento do Exerc"cio

6d+

Sc)

Sd)

'p-s estas trans%erJncias todas as contas de resultados %icar$o saldadas, excepto a conta LL que representa o resultado do exerc"cio, l"quido da correspondente tributa$o.
0H

Вам также может понравиться