Вы находитесь на странице: 1из 7

Stephanie Aguiar Vozikis - RA 1362752 - NS8

Cdigo Civil - Arts. 1369 a 1377 Estatuto da Cidade

Tempo: o proprietrio pode conceder a outrem o direito de construir Tempo: o proprietrio urbano poder conceder a outrem o direito de ou de plantar em seu terreno, por tempo determinado, mediante superfcie do seu terreno, por tempo determinado ou indeterminado, escritura pblica devidamente registrada no Cartrio de Registro de mediante escritura pblica registrada no cartrio de registro de Imveis. imveis. Autorizao: o direito de superfcie abrange o direito de utilizar o Autorizao: o direito de superfcie no autoriza obra no subsolo, solo, o subsolo ou o espao areo relativo ao terreno, na forma salvo se for inerente ao objeto da concesso. estabelecida no contrato respectivo, atendida a legislao urbanstica. Concesso: a concesso da superfcie ser gratuita ou onerosa; se Concesso: a concesso do direito de superfcie poder ser gratuita onerosa, estipularo as partes se o pagamento ser feito de uma s ou onerosa. vez, ou parceladamente. Encargos e Tributos: o superficirio responder integralmente pelos encargos e tributos que incidirem sobre a propriedade superficiria, Encargos e Tributos: o superficirio responder pelos encargos e arcando, ainda, proporcionalmente sua parcela de ocupao tributos que incidirem sobre o imvel. efetiva, com os encargos e tributos sobre a rea objeto da concesso do direito de superfcie, salvo disposio em contrrio do contrato respectivo. Transferncia: o direito de superfcie pode transferir-se a terceiros e, Transferncia: o direito de superfcie pode ser transferido a por morte do superficirio, aos seus herdeiros. terceiros, obedecidos os termos do contrato respectivo. Pargrafo nico. No poder ser estipulado pelo concedente, a nenhum ttulo, qualquer pagamento pela transferncia. Alienao: em caso de alienao do imvel ou do direito de superfcie, o superficirio ou o proprietrio tem direito de preferncia, em igualdade de condies. 5o Por morte do superficirio, os seus direitos transmitem-se a seus herdeiros. Alienao: em caso de alienao do terreno, ou do direito de superfcie, o superficirio e o proprietrio, respectivamente, tero direito de preferncia, em igualdade de condies oferta de terceiros. Extino: Extingue-se o direito de superfcie: I pelo advento do termo; II pelo descumprimento das obrigaes contratuais assumidas pelo superficirio;

Extino: antes do termo final, resolver-se- a concesso se o superficirio der ao terreno destinao diversa daquela para que foi concedida.

5
Extinta a concesso, o proprietrio passar a ter a propriedade plena sobre o terreno, construo ou plantao, independentemente de indenizao, se as partes no houverem estipulado o contrrio. No caso de extino do direito de superfcie em conseqncia de desapropriao, a indenizao cabe ao proprietrio e ao superficirio, no valor correspondente ao direito real de cada um. Extinto o direito de superfcie, o proprietrio recuperar o pleno domnio do terreno, bem como das acesses e benfeitorias introduzidas no imvel, independentemente de indenizao, se as partes no houverem estipulado o contrrio no respectivo contrato. 1o Antes do termo final do contrato, extinguir-se- o direito de superfcie se o superficirio der ao terreno destinao diversa daquela para a qual for concedida.

Regncia: na execuo da poltica urbana, de que tratam os arts. 182 e 183 da Constituio Federal, ser aplicado o previsto nesta Lei. Regncia: o direito de superfcie, constitudo por pessoa jurdica de Pargrafo nico. Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto direito pblico interno, rege-se por este Cdigo, no que no for da Cidade, estabelece normas de ordem pblica e interesse social diversamente disciplinado em lei especial. que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem-estar dos cidados, bem como do equilbrio ambiental.

FRANCISCO PILADE BOLOGNINI E SILVA NS8 2014


CDIGO CIVIL
TTULO IV Da Superfcie Art. 1.369. O proprietrio pode conceder a outrem o direito de construir ou de plantar em seu terreno, por tempo determinado, mediante escritura pblica devidamente registrada no Cartrio de Registro de Imveis. Pargrafo nico. O direito de superfcie no autoriza obra no subsolo, salvo se for inerente ao objeto da concesso. Art. 1.370. A concesso da superfcie ser gratuita ou onerosa; se onerosa, estipularo as partes se o pagamento ser feito de uma s vez, ou parceladamente.

LEI ORGNICA 10.257/2.001


Do direito de superfcie Art. 21. O proprietrio urbano poder conceder a outrem o direito de superfcie do seu terreno, por tempo determinado ou indeterminado, mediante escritura pblica registrada no cartrio de registro de imveis. 1o O direito de superfcie abrange o direito de utilizar o solo, o subsolo ou o espao areo relativo ao terreno, na forma estabelecida no contrato respectivo, atendida a legislao urbanstica. 2o A concesso do direito de superfcie poder ser gratuita ou onerosa. 3o O superficirio responder integralmente pelos encargos e tributos que incidirem sobre a propriedade superficiria, arcando, ainda, proporcionalmente sua parcela de ocupao efetiva, com os encargos e tributos sobre a rea objeto da concesso do direito de superfcie, salvo disposio em contrrio do contrato respectivo. 4o O direito de superfcie pode ser transferido a terceiros, obedecidos os termos do contrato respectivo. 5o Por morte do superficirio, os seus direitos transmitemse a seus herdeiros. Art. 22. Em caso de alienao do terreno, ou do direito de superfcie, o superficirio e o proprietrio, respectivamente, tero direito de preferncia, em igualdade de condies oferta de terceiros. Art. 23. Extingue-se o direito de superfcie: I pelo advento do termo; II pelo descumprimento das obrigaes contratuais assumidas pelo superficirio. Art. 24. Extinto o direito de superfcie, o proprietrio recuperar o pleno domnio do terreno, bem como das acesses e benfeitorias introduzidas no imvel, independentemente de indenizao, se as partes no houverem estipulado o contrrio no respectivo contrato. 1o Antes do termo final do contrato, extinguir-se- o direito de superfcie se o superficirio der ao terreno destinao diversa daquela para a qual for concedida. 2o A extino do direito de superfcie ser averbada no cartrio de
registro de imveis.

Art. 1.371. O superficirio responder pelos encargos e tributos que incidirem sobre o imvel.

Art. 1.372. O direito de superfcie pode transferir-se a terceiros e, por morte do superficirio, aos seus herdeiros. Pargrafo nico. No poder ser estipulado pelo concedente, a nenhum ttulo, qualquer pagamento pela transferncia. Art. 1.373. Em caso de alienao do imvel ou do direito de superfcie, o superficirio ou o proprietrio tem direito de preferncia, em igualdade de condies.

Art. 1.374. Antes do termo final, resolver-se- a concesso se o superficirio der ao terreno destinao diversa daquela para que foi concedida.

Art. 1.375. Extinta a concesso, o proprietrio passar a ter a propriedade plena sobre o terreno, construo ou plantao, independentemente de indenizao, se as partes no houverem estipulado o contrrio. Art. 1.376. No caso de extino do direito de superfcie em conseqncia de desapropriao, a indenizao cabe ao proprietrio e ao superficirio, no valor correspondente ao direito real de cada um. Art. 1.377. O direito de superfcie, constitudo por pessoa jurdica de direito pblico interno, rege-se por este Cdigo, no que no for diversamente disciplinado em lei especial.

FRANCISCO PILADE BOLOGNINI E SILVA NS8 2014


CDIGO CIVIL
TTULO IV Da Superfcie Art. 1.369. O proprietrio pode conceder a outrem o direito de construir ou de plantar em seu terreno, por tempo determinado , mediante escritura pblica devidamente registrada no Cartrio de Registro de Imveis. Pargrafo nico. O direito de superfcie no autoriza obra no subsolo , salvo se for inerente ao objeto da concesso. Art. 1.370. A concesso da superfcie ser gratuita ou onerosa; se onerosa, estipularo as partes se o pagamento ser feito de uma s vez, ou parceladamente.

Art. 1.371. O superficirio responder pelos encargos e tributos que incidirem sobre o imvel.

Art. 1.372. O direito de superfcie pode transferir-se a terceiros e, por morte do superficirio, aos seus herdeiros. Pargrafo nico. No poder ser estipulado pelo concedente, a nenhum ttulo, qualquer pagamento pela transferncia . Art. 1.373. Em caso de alienao do imvel ou do direito de superfcie, o superficirio ou o proprietrio tem direito de preferncia, em igualdade de condies.

Art. 1.374. Antes do termo final, resolver-se- a concesso se o superficirio der ao terreno destinao diversa daquela para que foi concedida.

Art. 1.375. Extinta a concesso, o proprietrio passar a ter a propriedade plena sobre o terreno, construo ou plantao, independentemente de indenizao, se as partes no houverem estipulado o contrrio.

Art. 1.376. No caso de extino do direito de superfcie em conseqncia de desapropriao, a indenizao cabe ao proprietrio e ao superficirio, no valor correspondente ao direito real de cada um. Art. 1.377. O direito de superfcie, constitudo por pessoa jurdica de direito pblico interno, rege-se por este Cdigo, no que no for diversamente disciplinado em lei especial.

LOGNINI E SILVA NS8 2014


LEI ORGNICA 10.257/2.001
Do direito de superfcie Art. 21. O proprietrio urbano poder conceder a outrem o direito de superfcie do seu terreno, por tempo determinado ou indeterminado , mediante escritura pblica registrada no cartrio de registro de imveis. 1o O direito de superfcie abrange o direito de utilizar o solo, o subsolo ou o espao areo relativo ao terreno , na forma estabelecida no contrato respectivo, atendida a legislao urbanstica. 2 A concesso do direito de superfcie poder ser gratuita ou onerosa. 3o O superficirio responder integralmente pelos encargos e tributos que incidirem sobre a propriedade superficiria, arcando, ainda, proporcionalmente sua parcela de ocupao efetiva, com os encargos e tributos sobre a rea objeto da concesso do direito de superfcie, salvo disposio em contrrio do contrato respectivo. 4o O direito de superfcie pode ser transferido a terceiros, obedecidos os termos do contrato respectivo . 5o Por morte do superficirio, os seus direitos transmitemse a seus herdeiros. Art. 22. Em caso de alienao do terreno, ou do direito de superfcie, o superficirio e o proprietrio, respectivamente, tero direito de preferncia, em igualdade de condies oferta de terceiros. Art. 23. Extingue-se o direito de superfcie: I pelo advento do termo; II pelo descumprimento das obrigaes contratuais assumidas pelo superficirio. Art. 24. Extinto o direito de superfcie, o proprietrio recuperar o pleno domnio do terreno, bem como das acesses e benfeitorias introduzidas no imvel, independentemente de indenizao, se as partes no houverem estipulado o contrrio no respectivo contrato.
o

1o Antes do termo final do contrato, extinguir-se- o direito de superfcie se o superficirio der ao terreno destinao diversa daquela para a qual for concedida. 2o A extino do direito de superfcie ser averbada no cartrio de registro de imveis .

Вам также может понравиться