Вы находитесь на странице: 1из 7

COLGIO POSITIVO

A Importncia da Educao Fsica no Ensino Mdio.

Vincius Chiconato

Curitiba, 27 de Outubro de 2012

SUMRIO

1. SUMRIO 2. INTRODUO 3. DESENVOLVIMENTO 3.1. CONSCINCIA DESPORTIVA

3.2. COMBATE AO SEDENTARISMO 4. CONCLUSO 5. REFERNCIAS

INTRODUO

O relatrio vem por objectivo demonstrar a importncia da disciplina de Educao Fsica no Ensino Mdio educacional no que diz respeito a formao de uma conscincia desportiva e no combate ao sedentarismo, elementos essenciais para a formao do carcter pessoal e de uma rotina saudvel.

DESENVOLVIMENTO

CONSCINCIA DESPORTIVA

A disciplina de Educao Fsica no Ensino Mdio nos dias actuais pode ajudar a criar algo necessrio para um bom convvio social: A Conscincia Desportiva. Nessa fase do currculo escolar, os alunos esto passando pelas transformaes e turbulncias tpicas da adolescncia. Existem vrias definies que buscam caracterizar esse perodo em diferentes dimenses (psicolgica, fsica, social, etc.), mas, de maneira geral, h um consenso de que essa fase se caracteriza por ser um momento de transio entre a infncia e a juventude. neste momento que se faz necessrio o esporte. A prtica esportiva e o instrutor de Educao Fsica podem ajudar ao praticante criar uma conscincia de que nem tudo ocorrer ao seu modo e que muitas vezes ter de passar por certas dificuldades. Estas por suas vez, tero de ser encaradas de maneira matura e responsvel. Alm da funo social, como instrumento da educao e formao do cidado por mostrar da forma mais clara os limites e dificuldades diante da resistncia do oponente, e impe disciplina, discernimento e raciocnio para super-los com lealdade e tica, respeito a honra e a integridade fsica. No mbito profissional e em algumas modalidades no profissionais, une-se a essa diversidade de interesses um elemento incentivador, a torcida, que enriquece o evento estampando a clara imagem do sentimento de paixo (e por vezes devoo) para o clube que escolheu, e da rivalidade nascido da tradio das agremiaes e da troca de vitrias e derrotas entre si. Tudo isto contribu para a formao de um carcter que indispensvel para a vida adulta, o ingresso ao mercado de trabalho e a possibilidade de uma vida social equilibrada.

COMBATE AO SEDENTARISMO

J no mais novidade que o sedentarismo o principal inimigo da sade. Ele atinge cerca de 70 % da populao brasileira e mata mais que a obesidade, hipertenso,tabagismo, diabetes e colesterol alto. Este que considerado por muitos o mal do sculo, o sedentarismo pode ser combatido pela prtica de exerccios. A Educao Fsica pode agir neste momento, forando os alunos a executarem alguns movimentos que no de sua rotina, retirando o doente de um ciclo vicioso onde pode haver tambm um sedentarismo mental. Mas no basta iniciar a prtica. preciso se manter praticante, e isso chamado aderncia. E a aderncia, um conjunto de determinantes pessoais (histrico pessoal, nvel educacional, conhecimento dos benefcios, entre outros), ambientais (apoio de um amigo, reforo social, facilidade do acesso, disponibilidade de tempo) e caractersticas do exerccio fsico (percepo individual da intensidade e caractersticas do corpo tcnico), propicia uma manuteno da prtica fsica por um longo tempo, elevando a qualidade de vida das pessoas.Portanto, facilmente perceptvel a grande responsabilidade da Educao Fsica Escolar ao oferecer aos alunos muitos dos determinantes pessoais, contribuindo assim com a aderncia e, conseqentemente, combate ao sedentarismo. O professor de Educao Fsica deve transformar o momento da aula em um momento prazeroso, quet enha um alto grau de apreciao pelo aluno, para que ele reflita sobre a Educao Fsica de maneira positiva em sua adolescncia e fase adulta.

CONCLUSO
Com os dados apresentados e as anlises feitas, possvel perceber que a Educao Fsica, especialmente no Ensino Mdio, tem um papel fundamental no que se diz respeito: a formao do carcter induvidual e coletivo, propiciando ao aluno ter uma futura vida social estvel e d a possibilidade do praticante possuir uma vida saudvel e ativa.

REFERNCIAS

Normas ABNT para apresentao de trabalhos cientficos. Wikimedia. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Normas_ABNT_para_apresentao_de_trabalhos _cientficos>. Acesso em 27 de out. de 2012. Regras e Normas da ABNT 2012 para formatao de trabalhos acadmicos. Trabalhos ABNT. Disponvel em: <http://www.trabalhosabnt.com/regras-normas-abnt-formatacao>. Acesso em 27 de out. de 2012. Trabalhos acadmicos: Normas da ABNT. Firb. Disponvel em: <http://www.firb.br/abntmonograf.htm>. Acesso em 27 de out. de 2012. Sedentarismo. Wikimedia. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sedentarismo>. Acesso em 27 de out. de 2012 Educao Fsica e Sedentarismo. Revista Eletrnica de Cincias. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/7268494/Educacao-fisica-e-Sedentarismo>. Acesso em 27 de out. de 2012 Em Defesa da Conscincia Esportiva. Justia e Desporto. Disponvel em: <http://justicaedesporto.wordpress.com/2012/02/27/em-defesa-daconsciencia-esportiva/>. Acesso em 27 de out. de 2012.

Вам также может понравиться