Вы находитесь на странице: 1из 8

2- Significao das Palavras

Quanto significao, as palavras so divididas nas seguintes categorias: Sinnimos As palavras que possuem significados prximos so chamadas sinnimos. Exemplos: casa - lar - moradia - residncia longe - distante delicioso - saboroso carro - automvel Observe que o sentido dessas palavras so prximos, mas no so exatamente equivalentes. Dificilmente encontraremos um sinnimo perfeito, uma palavra que signifique exatamente a mesma coisa que outra. H uma pequena diferena de significado entre palavras sinnimas. Veja que, embora casa e lar sejam sinnimos, ficaria estranho se falssemos a seguinte frase: Comprei um novo lar. Obs.: o uso de palavras sinnimas pode ser de grande utilidade nos processos de retomada de elementos que inter-relacionam as partes dos textos. Antnimos So palavras que possuem significados opostos, contrrios. Exemplos: mal / bem ausncia / presena fraco / forte claro / escuro subir / descer cheio / vazio possvel / impossvel Polissemia Polissemia a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos mltiplos contextos em que aparece. Veja alguns exemplos de palavras polissmicas: cabo (posto militar, acidente geogrfico, cabo da vassoura, da faca) banco (instituio comercial financeira, assento) manga (parte da roupa, fruta)

O que "Denotao" e "Conotao"?


Denotao o emprego de palavra(s) no seu sentido prprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionrios. Conotao o emprego de uma palavra tomada em um sentido figurado, que depende do contexto.

Meu relgio de ouro foi roubado. Pedro nadava em ouro.

No primeiro exemplo, a palavra ouro denota ou designa simplesmente o conhecido metal precioso, dctil, brilhante, de cor amarela: tem sentido prprio, real, denotativo. No segundo exemplo, a palavra ouro sugere ou evoca riquezas, opulncia, poder, glria, luxo, ostentao, conforto, prazeres: tem sentido conotativo, possui vrias conotaes (idias associadas, sentimentos, evocaes que irradiam da palavra).
Nos textos literrios nem sempre a linguagem apresenta um nico sentido, aquele apresentado pelo dicionrio. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais. Quando a palavra utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionrio) dizemos que foi empregadadenotativamente. Quando utilizada com um sentido diferente daquele que lhe comum, dizemos que foi empregadaconotativamente. Este recurso muito explorado na Literatura. A linguagem conotativa no exclusiva da literatura, ela empregada em letras de msica, anncios publicitrios, conversas do dia a dia, etc.
COESO x COERNCIA: Coeso: Aspectos formais do texto. So erros de coeso: m concordncia, pronomes indevidos e palavras inapropriadas.

Coerncia: Aspectos implcitos do texto (ligados ao sentido textual). Exemplo de erro de coerncia: A polcia e a justia so as duas mos de um mesmo brao.

Estrutura e Formao de Palavras


Conceitos bsicos: Observe as seguintes palavras: escol-a escol-ar escol-arizao escol-arizar sub-escol-arizao Observando-as, percebemos que h um elemento comum a todas elas: a forma escol-. Alm disso, em todas h elementos destacveis, responsveis por algum detalhe de significao. Compare, por exemplo, escola e escolar: partindo de escola, formou-se escolar pelo acrscimo do elemento destacvel -ar. Por meio desse trabalho de comparao entre as diversas palavras que selecionamos, podemos depreender a existncia de diferentes elementos formadores. Cada um desses elementos formadores uma unidade mnima de significao, um elemento significativo

indecomponvel, a que damos o nome de morfema. Classificao dos morfemas: Radical H um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: escol-. esse morfema comum o radical que faz com que as consideremos palavras de uma mesma famlia de significao os cognatos. O radical a parte da palavra responsvel por sua significao principal. Afixos Como vimos, o acrscimo do morfema ar cria uma nova palavra a partir de escola. De maneira semelhante, o acrscimo dos morfemas sub- e arizao forma escolcriou subescolarizao. Esses morfemas recebem o nome de afixos. Quando so colocados antes do radical, como acontece com sub-, os afixos recebem o nome deprefixos. Quando, como arizao, surgem depois do radical os afixos so chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, alm de operar mudana de classe gramatical, so capazes de introduzir modificaes de significado no radical a que so acrescentados. Desinncias Quando se conjuga o verbo amar, obtm-se formas como amava, amavas, amava, amvamos, amveis, amavam. Essas modificaes ocorrem medida que o verbo vai sendo flexionado em nmero (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Tambm ocorrem se modificarmos o tempo e o modo do verbo (amava, amara, amasse, por exemplo). Podemos concluir, assim, que existem morfemas que indicam as flexes das palavras. Esses morfemas sempre surgem no fim das palavras variveis e recebem o nome de desinncias. H desinncias nominais e desinncias verbais. Desinncias nominais: indicam o gnero e o nmero dos nomes. Para a indicao de gnero, o portugus costuma opor as desinncias -o/-a: garoto/garota; menino/menina Para a indicao de nmero, costuma-se utilizar o morfema s, que indica o plural em oposio ausncia de morfema, que indica o singular: garoto/garotos; garota/garotas; menino/meninos; menina/meninas. No caso dos nomes terminados em r e z, a desinncia de plural assume a forma -es: mar/mares; revlver/revlveres; cruz/cruzes. Desinncias verbais: em nossa lngua, as desinncias verbais pertencem a dois tipos distintos. H aqueles que indicam o modo e o tempo (desinncias modo-temporais) e

aquelas que indicam o nmero e a pessoa dos verbos (desinncia nmero-pessoais):

cant--va-mos cant: radical

cant--sse-is cant: radical

--: vogal temtica

--: vogal temtica -sse-

-va-:desinncia modo-temporal (caracteriza o pretrito imperfeito do indicativo)

:desinncia modotemporal (caracteriza o pretrito imperfeito do subjuntivo) -is: desinncia

-mos:desinncia nmero-pessoal (caracteriza a primeira pessoa do plural)

nmeropessoal (caracteriza a segunda pessoa do plural)

Exerccios sobre estrutura das palavras 6. Assinale a alternativa sem desinncia modo-temporal:

a) aplaudias; b) acordou; c) faltars; d) vendam; e) cobrasses. 5. Vocbulo onde existe desinncia de gnero:

a) segredo; b) curiosidade; c) fora; d) verbo; e) alheia. 9) A palavra tijolinho tem na sua estrutura mrfica os seguintes elementos:

a) Prefixo, radical b) Sufixo, radical c) Radical, sufixo d) Prefixo, radical, sufixo. e) Radical, vogal de ligao, sufixo. 10) Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela em que ocorrem dois prefixos que do ideia de negao: a) Impune, acfalo. b) Pressupor, ambguo c) Anarquia, decair. d) Importar, soterrar e) Ilegal, refazer.
PROCESSOS DE FORMAO DE PALAVRAS DERIVAO consiste em formar uma palavra derivada, a partir de outra, chamada primitiva. a) Derivao prefixal: acrscimo de um prefixo. Ex: Infeliz b) Derivao sufixal: acrscimo de um sufixo. Ex: felizmente c) Derivao parassinttica: acrscimo simultneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade d) Derivao regressiva: quando h eliminao de morfemas (desinncias, sufixos, etc) no final da palavra. Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo e) Derivao imprpria: ocorre quando h mudana no sentido e na classe gramatical da palavra. Ex: O monstro do filme no to feio. / Houve um comcio monstro. Subst. O jantar est servido. / Vamos jantar? Subst. Verbo Adjetivo

COMPOSIO formar palavras por meio da unio de dois ou mais radicais. a) Composio por justaposio: no h alterao. Ex: quinta-feira / p-de-meia / couve-flor b) Composio por aglutinao: h alterao , h perda de alguns sons nas palavras componentes. Ex: planalto (plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente (gua + ardente) ONOMATOPIA palavras que reproduzem aproximadamente alguns sons. Ex: pinguepongue / tique-taque / zunzum / cacarejar / miar / latir ABREVIAO, SIGLAS E ABREVIATURAS consiste em apresentar as palavras de modo

resumido, para economizar tempo e espao na comunicao falada e escrita. a) Siglas AIDS (Sndrome da Imunodeficincia Adquirida) ; OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ; ONU (Organizao das Naes Unidas) b) Abreviao as palavras so reduzidas. Ex: moto (motocicleta) / foto (fotografia) / quilo (quilograma) / pneu (pneumtico) c) Abreviaturas p. (pgina) / RS (Rio Grande do Sul) / R. (rua) ATIVIDADES: 5) Qual o elemento comum a todas essas palavras? Descreva o processo que formou cada uma delas. a) Empapelar: b) Papelote: c) papel-jornal

6) Observe as palavras da manchete de jornal e responda ao que se pede: DESIGUALDADE: ONG anuncia criao de faculdade com maioria de alunos negros em SP (Folha de S. Paulo, 08/05/2003) a) Qual o processo de formao ocorreu na palavra desigualdade? b) Qual o significado das siglas? 7) Leia este poema Ceninha caseira A famlia reunida No almoo do domingo: - Me, me d laranjada. - A laranja se acabou. - Me, me d limonada. - O limo se acabou. No almoo de domingo Da famlia reunida Ningum pede amorada, Que o amor, tambm se acabou. (Srgio Antunes. Relgio da sala. SP: Salesiana, 1986) a) Qual o processo de formao das palavras laranjada, limonada e amorada? b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada? c) Qual o significado criado pelo poeta?

DENOTATIVO (1), ou CONOTATIVO (2): (___________) Meu pai meu espelho (___________) Quebrei o espelho do banheiro (___________) Essa menina tem um corao de ouro.

(___________) A Praa da S fica no corao de So Paulo. (___________) Fez um transplante de corao. (___________) Voc mesmo mau: tem um corao de pedra. (___________) Para vencer a guerra era preciso alcanar o corao do pas. (___________) Completou vinte primaveras. (___________) Na primavera os campos florescem. (___________) O leo procurou o gerente da Metro. (___________) O metro uma unidade de comprimento. (___________) Estava tudo em p de guerra. (___________) Ela estava com os ps inchados. (___________) rfo de afeto. (___________) Muito cedo ele ficou rfo de pai. (___________) Caram da escada. (___________) O leo caiu num sono profundo. (___________) Feriu-se na boca. (___________) Vem o Flamengo apontando a boca do tnel. (___________) O alpinista conseguiu escalar a montanha. (___________) Ela disse uma montanha de absurdos. (___________) Este cavalo venceu a corrida. (___________) Voc foi um cavalo durante a partida. (___________) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo. (___________) Correu muito, mas no apanhou o frango carij. (___________) A tempestade j conspirava no ar.

(___________) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho. (___________) O pescador vinha chegando. (___________) O cho era uma confuso desolada de galhos. (___________) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava. (___________) A varanda corria ao longo da face norte da casa. (___________) Havia outros ces.

Вам также может понравиться