Вы находитесь на странице: 1из 27

Imprensa e Mundos do Trabalho: a singularidade da Imprensa Operria no Amazonas*

Luciano Everton Costa Teles**


RESUMO: O presente artigo procura elucidar a relao entre Histria e imprensa, enfatizando a imprensa operria como objeto-fonte de estudos, revelando as potencialidades desta relao para a produo do conhecimento histrico. Focaliza tambm algumas questes presentes em suas pginas, destacando uma configurao especfica e assuntos relacionados e direcionados ao universo operrio. Palavras-chaves: Histria, Imprensa Operria, Mundos do Trabalho. ABSTRACT: this article seeks to elucidate the relationship between history and press, emphasizing the press Riveter as source object of study, revealing the potential of this relationship for the production of historical knowledge. These questions also Focuses on their pages, highlighting a particular configuration and related subjects and directed to universe workman. Keywords: history, Press Riveter, Worlds of work.

HISTRIA E IMPRENSA
A imprensa tomada pela histria em dois sentidos: como objeto de estudo ou como fonte para a pesquisa histrica. Portanto, para elucidar as dimenses desta relao necessrio considerar esses dois eixos. A imprensa tomada como objeto de estudo nos remete, num primeiro momento, aos Institutos Histricos e Geogrficos espalhados pelas regies do pas e aos intelectuais ligados a essas instituies, com destaque para Alfredo de Carvalho e Afonso de Freitas. Os trabalhos desenvolvidos por esses profissionais consistiam na realizao de levantamentos

Este artigo foi construdo com base no primeiro captulo de minha dissertao de mestrado, A Vida Operria em Manaus: Imprensa e Mundos do Trabalho (1920), defendida em outubro de 2008 no interior do Programa de Ps-graduao em Histria da Universidade Federal do Amazonas. ** Mestre em Histria Social pela Universidade Federal do Amazonas. Professor e Coordenador do curso de Licenciatura Plena em Histria do Centro Universitrio Nilton Lins e professor substituto da UFAM. E-mail: lucianoeverton777@hotmail.com.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5, janeiro-junho de 2011, p. 186-212.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES de jornais e abordagens descritivas sobre eles. Deste modo, a imprensa era vista por uma perspectiva descritiva, factual e cronolgica. Sob essa perspectiva, Marialva Barbosa alegava que escrever a histria da imprensa no , certamente, alinhar fatos e datas, nomes e mais nomes, nem destacar os personagens que se tornaram singulares na construo engendrada no passado para o futuro1. Com efeito, a tentativa de construo de uma histria da imprensa no Brasil no se restringiu a este primeiro momento. Em 1966 surgiu a Histria da Imprensa no Brasil 2, obra de vulto que reflete sobre a dinmica e evoluo dos rgos de Imprensa e analisa suas caractersticas em diversas conjunturas. Ancorado em um modelo marxista que atrelava a dimenso cultural ao nvel da infraestrutura aquela era reflexo desta , Sodr via a imprensa como um aparelho ideolgico do estado. Esta dimenso pode ser percebida logo no incio do livro, quando afirma: a histria da imprensa a prpria histria do desenvolvimento da sociedade capitalista3. Porm, esta no a nica obra que procurava construir, por um outro vis, uma histria da imprensa no Brasil. Precedendo a obra de Sodr, Juarez Bahia4 procurou discutir no s um sentido geral na histria da imprensa brasileira, mas tambm inquirir essa historicidade em articulao com os processos de incorporao de novas tecnologias e linguagens. Alm de Bahia, Carlos Rizzini5 e Hlio Viana6 tambm desenvolveram estudos sobre os rgos de imprensa em perspectiva global. Considerando as obras que buscavam analisar globalmente a histria da imprensa do Brasil, Geraldo Pinheiro assim se posicionou:

187

no obstante a grande contribuio que estes trabalhos trouxeram ao debate contemporneo, eles carregam limitaes de suas poca. Assim pois, Carlos Rizzini, Hlio Viana e Juarez Bahia esto fortemente marcados por perspectivas positivistas, enquanto Nelson Werneck Sodr, com a ortodoxia que lhe 7 peculiar...

1 BARBOSA, Marialva. Como escrever uma histria da imprensa? Texto apresentado no II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, Florianpolis de 15 a 17 de abril de 2004. 2 SODR, Nelson Werneck. Histria da Imprensa no Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 3 Idem, p. 1. 4 BAHIA, Juarez. Jornal, Histria e Tcnica: histria da imprensa brasileira. 4 ed. So Paulo: tica, 1990. 5 RIZZINI, Carlos. O Livro, o Jornal e a Tipografia no Brasil. So Paulo: Imprensa Oficial, 1988. 6 VIANA, Hlio. Contribuio histria da imprensa brasileira (1812-1869). Rio de Janeiro, Ministrio da Educao/INL. 7 PINHEIRO, Geraldo S Peixoto. Imprensa e Modernidade: relato de pesquisa em curso. Amaznia em Cadernos, n 23, Manaus, Universidade do Amazonas, 19934, p.198. O autor estabelece tambm a diviso cronolgica realizada por Sodr e Bahia. Enquanto aquele optou por uma diviso que acompanha a periodizao tradicional da historiografia brasileira (Imprensa Colonial, Imprensa da Independncia, Imprensa do Brasil Imprio e da Repblica, subdividindo esta em dois captulos: a grande Imprensa e a crise da Imprensa brasileira), este a divide em trs grandes perodos, chamando-os de Etapa Inicial (1808 1880), Fase de Consolidao (1880 1930) e Fase Moderna (1930 1960). Idem, p. 197-198.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO

188

Cabe mencionar que os estudos menores e mais regionalizados no ficaram de fora. Nesta linha, a obra de Ignotus8, que abordou a imprensa no Maranho entre 1820 e 1880, e Luiz do Nascimento9, que focalizou a imprensa em Pernambuco, so exemplares. Desta forma, a partir da segunda metade do sculo XIX at meados da dcada de 70 do sculo XX, os estudos que tomaram a imprensa como objeto de estudo, ora em plano global ora em plano regional, caminharam em duas vertentes. Na primeira, a imprensa era encarada de forma descritiva, factual, cronolgica e preocupada em fazer levantamentos de documentao sobre jornais (catlogos e listagens). Nesta perspectiva h um baixo teor explicativo. Na segunda, o jornal era visto como aparelho ideolgico do estado, o que acaba por gerar um empobrecimento analtico resultante do determinismo econmico. Nas dcadas subsequentes, a noo de imprensa enquanto prtica social que compunha o tecido social urbano se difundiu e contribuiu para a emergncia de trabalhos relevantes, com destaque para o trabalho de Heloisa de Farias Cruz10, que buscou refletir as relaes entre cultura letrada, periodismo e vida urbana no processo inicial de formao da metrpole paulistana. No Amazonas o campo da histria da imprensa ainda est por ser desbravado, o que no significa dizer que no existam produes referentes ao tema. Um pioneiro estudo sobre a histria da imprensa no Amazonas foi realizado em 1908 por um grupo de intelectuais locais, com destaque para Joo Batista de Faria e Souza e Alcides Bahia11. Tal produo foi formulada no bojo das comemoraes do primeiro centenrio da histria da imprensa no Brasil. Embora partindo de uma modesta viso de conjunto da imprensa no Amazonas, esse estudo foi importante por ter chamado a ateno para a riqueza daquela produo jornalstica, a partir da listagem de mais de trs centenas de jornais que circularam na regio, desde a implantao da Provncia, em 1851, at 1908, ano de sua publicao. Na mesma linha de preocupao, foi elaborado o Catlogo dos Cem Anos de Imprensa no Amazonas12, produzido por um conjunto de historiadores da Universidade Federal do Amazonas. Nesta obra buscou-se ampliar o quadro dos jornais publicados no Amazonas, com rpida apresentao que no s reavaliava a dinmica do periodismo local, como tambm reafirmava sua importncia como relevante fonte para a renovao historiogrfica.
8

IGNOTUS, A Imprensa no Maranho, 1820-1880: sessenta anos de jornalismo. Rio de Janeiro: Editores Faro & Lino, 1883. 9 NASCIMENTO, Luiz do. Histria da Imprensa de Pernambuco (1821-1954). Recife: Editora Universitria de Recife, 1972. 10 CRUZ, Heloisa de Faria. So Paulo em papel e tinta: periodismo e vida urbana (1890-1915). So Paulo: EDUC, 2000. 11 FARIA E SOUZA, Joo Baptista, SOUZA, Monteiro de e BAHIA, Alcides. A Imprensa no Amazonas, 1851-1908. Manaus: Tipografia da Imprensa Oficial, 1908. 12 FREIRE, Jos Ribamar Bessa (Coord.). Cem Anos de Imprensa no Amazonas (1851-1950) catlogo de Jornais. Manaus: Editora Calderaro, 1990.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES As obras acima referendadas so catlogos e listagens que embora contribuam enormemente como instrumentos de pesquisa, no trazem uma maior profundidade interpretativa acerca dos materiais alvo dessas publicaes13. No obstante, mais recentemente o periodismo amazonense foi alvo de adensado estudo analtico, em que se buscou no apenas asseverar a heterogeneidade de formatos, linhas editoriais e projetos poltico-sociais que embasaram a Imprensa Amazonense entre os anos de 1880 e 1930, como tambm discuti-la como pea-chave de expresso e avano da cultura letrada no Estado.14 De igual forma, coube a Pinheiro a tentativa de mapear, descrever e analisar as folhas operrias que circularam no Amazonas, abrindo entre ns um campo j consagrado no interior das principais universidades e centros de pesquisa brasileiros. A utilizao da imprensa peridica como fonte para a pesquisa histrica brasileira ganhou terreno, ainda de forma tmida e lenta, na dcada de 1970, aps a superao de antigas posturas que marcaram a prtica historiogrfica, notadamente as noes de fonte suspeita e repertrio da verdade. De incio, os jornais eram vistos com desconfiana. Os diversos temas tratados e as inmeras informaes veiculadas, por no serem oficialescas na medida em que no eram documentos comprovadamente produzidos por agentes do governo , eram relegados a um plano secundrio. Entretanto, para aqueles que insistiam em utiliz-los era necessrio redobrar a ateno, a fim de no comprometer, com o uso desses registros, a pretensa objetividade, to ardorosamente desejada no interior da disciplina histrica. Num extremo oposto, foi lentamente se constituindo a ideia de fato verdade, que elegia o jornal como templo dos fatos, enaltecendo a objetividade do fato jornalstico e esboando uma tendncia a utilizar a imprensa como relato fidedigno da realidade, fonte imparcial e neutra dos acontecimentos15. na dcada de 70 e incio de 80 do sculo XX que os jornais passaram a ser encarados de forma diferente. No processo de reavaliao do tratamento dispensado pelo historiador s fontes histricas, os jornais passaram a se apresentar como espaos de representao de inmeros aspectos da realidade. A partir deste momento, a ateno se voltou para os elementos constitutivos da construo dos textos jornalsticos. Esta postura foi difundida e acabou influenciando os historiadores, que caminharam no sentido de romper com a postura que via os jornais como fonte suspeita ou, inversamente, como repertrio da verdade e permitiu estabelecer questes que procuravam elucidar no o fato jornalstico em si, mas a construo deste fato. Atentou-se que na construo do fato jornalstico os elementos subjetivos e os interesses do jornal interferiam decisivamente. Desta forma, a tarefa preliminar de identificar os elementos construtores do fato se tornou
13

189

PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Folhas do Norte: letramento e periodismo no Amazonas, 1880-1920. Tese de doutorado em Histria. So Paulo: PUC, 2001, p. 58. 14 PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Folhas do Norte... Op. Cit. 15 CAPELLATO, Maria Helena. Imprensa e Histria do Brasil. So Paulo: Contexto/Edusp, 1994.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO central na construo historiogrfica, uma vez que possibilitava identificar e localizar o jornal socialmente e, assim, melhor compreender a logicidade de seus discursos e a emergncia de projetos de interveno social e poltica que, por vezes, eles buscavam encobrir. Assim, a adoo de uma postura cautelosa e crtica no trato com a imprensa se tornou referncia obrigatria para os pesquisadores. Zicman lembrava que para os que resolviam tomar a imprensa como objeto/fonte de estudo historiogrfico era necessrio atentar para o eixo norteador de sua ao o campo poltico e ideolgico. Esta questo trouxe consigo a necessidade de estabelecer os principais traos caractersticos dos rgos de imprensa a serem investigados16. Era preciso indagar ainda sobre o modo como os jornais constituem formas de olhar e narrar os eventos e de fixar uma verso, entre outras possveis. Era preciso identificar o lugar social de onde cada jornal fala17. Esse processo foi importante, uma vez que deu imprensa um lugar de destaque nos estudos histricos, tal como sustenta Maria Helena Capelato:

190

Manancial dos mais frteis para o conhecimento do passado, a imprensa possibilita ao historiador acompanhar o percurso dos homens atravs dos tempos. O peridico, antes considerado fonte suspeita e de pouca importncia, j reconhecido como material de pesquisa valioso para o estudo de uma poca18.

Como fonte histrica, a imprensa configurou-se como um manancial dos mais frteis para a reconstruo e elucidao do passado. Por meio dela, tornou -se possvel recuperar dimenses sociais importantes, notadamente as lutas, os ideais, os compromissos e os interesses de diversos setores que compem a sociedade. A imprensa possibilitou um melhor conhecimento das sociedades quanto a suas condies de vida, manifestaes culturais e polticas, dentre outros aspectos. Desta forma, do ponto de vista de uma Histria atravs da Imprensa, possvel identificar vrios trabalhos bastante significativos, articulados produo de uma Histria Operria no Brasil. Entre eles esto as obras de Maria Auxiliadora Guzzo Decca, Sidney Chalhoub, Francisco Foot Hardman, ngela de Castro Gomes, dentre outros. 19 Embora os chamados anos de ouro da histria operria se encontrem justamente na dcada de 1980, no Amazonas, em que pese o esforo de um conjunto de historiadores no sentido de revisitar e renovar a produo histrica regional, ainda preciso ampliar os

16 17

ZICMAN, Rene Barata. Op. Cit., p. 91-92. VIEIRA, Maria do Pillar et al. A Pesquisa em Histria. So Paulo: tica, 1989. 18 CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e Histria do Brasil. So Paulo: Contexto/Edusp, 1988, p. 13. 19 DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo. A Vida Fora das Fbricas: cotidiano operrio em So Paulo, 1920-1934. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, CHALHOUB, Sidney. Trabalho, Lar e Botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle poque. So Paulo: Cia das Letras, 1991, HARDMAN, Francisco Foot. Nem Ptria, Nem Patro! Vida operria e cultura anarquista no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1983 e CASTRO GOMES, ngela de. A Inveno do Trabalhismo. So Paulo: Vrtice, 1988.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES estudos. Os trabalhos de Edna Mascarenhas Dias 20 , Maria Luiza Ugarte Pinheiro 21 e Francisca Deusa Sena da Costa22 contriburam nesse processo. A historiografia regional tradicional ocultou as condies de vida e trabalho das populaes citadinas marginalizadas. Silenciou os ideais, as lutas e os projetos destes grupos, que atuaram de forma bastante efetiva no processo histrico amazonense. Felizmente este silncio da historiografia tem sido minimizado por novas abordagens que surgiram, proporcionando novas interpretaes do passado. Nesta esteira, o presente artigo tem como objetivo discutir a imprensa operria enquanto objeto/fonte de estudos, destacando-a como significativa para a produo do conhecimento histrico. propsito ainda deste artigo apresentar o jornal Vida Operria, que circulou na cidade de Manaus no ano de 1920 e recebeu apoio e sustentao de diversas associaes operrias. Por meio dos seus 26 ttulos publicados apresentou denncias, dilemas e projetos polticos direcionados classe operria, revelando a Imprensa como prtica social e momento da constituio/instituio dos modos de viver e pensar. A importncia da imprensa operria como objeto/fonte de estudo expressiva. Como sustenta Maria Nazareth Ferreira:

191

Seu valor inegvel sob o ponto de vista histrico, pela quantidade e qualidade das informaes que revela ao pesquisador. Qualidade porque todos os problemas internos classe, fraquezas, lutas internas, tudo o que acontecia no meio operrio era motivo de debates e informaes que ganhavam as pginas dessa imprensa; quantidade, devido ao grande nmero de jornais e revistas publicado, cobrindo todas as regies do Brasil, onde se destacavam a questo social e as condies de 23 organizao da classe trabalhadora .

Com efeito, a imprensa operria se coloca como um instrumento documental valioso capaz de promover uma integral reavaliao do processo histrico regional, vista pelo ngulo dos trabalhadores. O estudo dos jornais operrios se caracteriza enquanto suporte para insero de sujeitos que ficaram margem do veio central da historiografia dominante, como tambm para transcender as tradicionais representaes ideolgicas do trabalhador que emergem dos registros oficiais24.
20 21

DIAS, Edna Mascarenhas. A Iluso do Fausto: Manaus, 1890-1920. Manaus: Editora Valer, 1999. PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. A Cidade Sobre os Ombros: Trabalho e Conflito no Porto de Manaus (18991925). Manaus: Edua, 1999. 22 COSTA, Francisca Deusa Sena da. Quando Viver Ameaa a Ordem Urbana: cotidiano de trabalhadores em Manaus, 1915-1925. Dissertao de Mestrado, PUC-SP, 2000. 23 FERREIRA, Maria Nazareth. Imprensa Operria no Brasil. So Paulo: tica, 1988, p. 13-14. 24 PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte e PINHEIRO, Lus Balkar Pinheiro (orgs.). Op. cit., p. 9. Os autores argumentam que no s nestes registros oficiais como em outros documentos (jornais que se alinhavam com segmentos dominantes e que acabavam por defender seus projetos e propostas) observa-se um discurso unidirecional que buscava uniformizar a imagem do trabalhador a partir de rtulos depreciativos, entendendo-os como classes perigosas, e suas aes como assunto de polcia. Idem, p. 10.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO

192

A SINGULARIDADE DA IMPRENSA OPERRIA


Antes, em perodo histrico de condies diversas, houvera pequena imprensa; desde o sculo XX, porm, h grande e pequena imprensa, e esta se agrupa em dois planos: a que pequena to somente por condies materiais, relegada ao interior do pas e que em nada perturba a estrutura social, econmica e poltica dominante (...) e a que agrupa publicaes de circulao reduzida e de pequenos recursos materiais, mas que mantm uma posio de combate ordem vigente e cuja condio deriva dessa posio. Assim, na imprensa, quanto aos rgos, revistas e jornais, o que existe, agora, uma imprensa de classe: ou da classe dominante, ou da classe dominada, com todos os reflexos que essa diviso 25 proporciona atividade dos peridicos e do periodismo .

A epgrafe acima estabelece uma classificao dos peridicos tendo por base os grupos que os produziam: peridicos de classes dominantes e classes dominadas. A despeito da diviso bipolarizada e uniforme, caracterstica de um marxismo ortodoxo, Sodr aponta para a ligao dos peridicos a determinados grupos e para a divulgao de suas respectivas ideias e projetos sociais. Circulando de forma diferente da grande imprensa e demais peridicos, a imprensa operria esteve presente na arena jornalstica de diversas regies brasileiras. Localizando o surgimento da imprensa operria no Brasil no incio da dcada de 1860, Foot Hardman e Victor Leonardi mencionam o fato de que:

Eram pequenos jornais, de tiragem reduzida e de vida geralmente efmera. Porm, no se pode negligenciar o papel desempenhado por essa imprensa operria no 26 processo de formao do proletariado como classe .

Para entender a produo e difuso da imprensa, e em particular da imprensa operria, preciso destacar duas questes. A primeira questo se relaciona s transformaes econmicas, polticas, sociais e culturais ocorridas no final do sculo XIX (abolio da escravido, a proclamao da Repblica, os processos de industrializao, ampliao do mercado interno, imigrao etc.) e que conduziram algumas cidades brasileiras a um processo de ampliao da produo e difuso da cultura letrada e impressa. Para Cruz:

25 26

SODR, Nelson Werneck. Histria da Imprensa no Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999, p. 323. HARDMAN, Francisco Foot e LEONARDI, Victor. Histria da Indstria e do Trabalho no Brasil: das origens aos anos 20. So Paulo: tica, 1991, p. 103.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES


Seria principalmente nas ltimas dcadas do sculo XIX, surpreendida pela turbulncia das transformaes sociais, que a cultura letrada e impressa comearia decididamente a avanar para alm das elites tradicionais. Nessa poca, em ritmo acelerado, no compasso de um modo de vida que exporta capitais e invade rapidamente inmeros espaos do planeta, a histria da formao das metrpoles 27 brasileiras multiplica o tempo e a experincia social .

193

O avano da cultura letrada para alm dos crculos das elites tradicionais nos remete segunda questo. Com o desenvolvimento dos segmentos mdios urbanos advogados, mdicos, professores, funcionrios pblicos e outros ocorre um aumento no nmero de pessoas que possuam o domnio da leitura e da escrita. Este processo potencializou a possibilidade de esses grupos viabilizarem impressos para divulgar suas ideias, interesses e projetos. Esta viabilizao se deve ainda a questes tcnicas de produo dos peridicos. O surgimento e o aumento de mo de obra especializada e a superao da escassez de recursos financeiros e matrias-primas necessrias feitura das folhas, notadamente em momentos de expanso econmica, contriburam de forma relevante para a diversificao e variedade da produo. Porm, no se deve com isso pensar que os peridicos nasceram impressos. Muitas folhas comearam a circular manuscritas ou datilografadas. Nos momentos de boom na produo de peridicos (final do sculo XIX e as duas dcadas iniciais do sculo XX), as folhas artesanalmente produzidas conviveram paralelamente com as impressas. Com a expanso dos grupos produtores de peridicos, temas relacionados com a cidade e as relaes entre os grupos presentes no espao urbano passaram a ser retratados. Neste sentido,

A cidade intromete-se na imprensa. O crescimento da cidade, a diversificao das atividades econmicas, a ampliao do mercado e o desenvolvimento da vida mundana so incorporados s formas e contedos dessas publicaes. Atravs de novas temticas, personagens e linguagens, o processo social que transforma a 28 cidade passa tambm a configurar as publicaes .

Entre os grupos que se envolveram neste processo de feitura de peridicos esto os operrios. No Brasil, em especial nas principais capitais brasileiras, a formao da classe operria ocorreu com o advento da urbanizao e da industrializao. No obstante, como alguns estudos apontam29, o surgimento da classe operria deve ser pensado menos como

27 28

CRUZ, Heloisa de Faria. So Paulo em papel e tinta... Op. cit., p. 43. Idem, p. 80. 29 PETERSEN, Silvia Regina Ferraz. Que a Unio Operria seja nossa ptria!. Histria das lutas dos operrios gachos para construir suas organizaes. Santa Maria: Porto Alegre: UFSM/UFRGS, 2001. BATALHA, Cludio.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO uma relao mecnica e automtica entre indstria e operrio este como consequncia direta daquela do que como fenmeno histrico que unifica uma srie de acontecimentos dspares30. Nesse sentido, como assinala Batalha, pode-se falar de formao da classe operria como um processo conflituoso, marcado por avanos e recuos, pelo fazer -se e pelo desfazer-se da classe, que surge na organizao, na ao coletiva, em toda manifestao que afirma seu carter de classe31. A imprensa operria uma dimenso desta manifestao. Maria Nazareth Ferreira32 abordou, numa perspectiva global, este tipo de imprensa externando suas caractersticas dificuldades tcnicas e financeiras de produo, irregularidade, efemeridade e outros e sua importncia para a politizao do operrio nacional. Ferreira ainda fez um levantamento sobre os jornais espalhados pelas regies do Brasil desde o ltimo quartel do sculo XIX at as duas dcadas do sculo atual. Como salienta a autora:

194

Apareceram aproximadamente 343 ttulos de jornais espalhados pelo territrio brasileiro. Desse total, 149 ttulos encontravam-se no Estado de So Paulo, dos quais 22 foram publicados fora da capital; cem ttulos foram editados no Rio de Janeiro, onde apenas sete situavam-se fora da capital; 94 ttulos encontravam-se distribudos por outros Estados, destacando-se o Rio grande do Sul, Minas Gerais, 33 Pernambuco, Alagoas e Paran .

Entretanto, em que pese a significativa relevncia da obra de Ferreira, a diviso feita pela autora imprensa anarcossindicalista (1889-1930), imprensa sindical-partidria (19301964) e imprensa sindical (1964-1986) para a Primeira Repblica chega a ser arbitrria. Para alm da imprensa anarquista, outros jornais de tendncias polticas diversas concorreram entre si pela organizao e conduo da poltica operria, sobretudo jornais animados por grupos reformistas. Esta tendncia, em algumas regies brasileiras, como Rio Grande do Sul34 e Rio de Janeiro35, eram hegemnicas. Em Manaus, estudos recentes36

Formao da Classe Operria e Projetos de Identidade Coletiva. IN: FERREIRA, Jorge, DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil Republicano Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003.
30

THOMPSON, Edward Palmer. A Formao da Classe Operria Inglesa. Vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 17.

31
32

BATALHA, Cludio. Formao da Classe Operria e Projetos de Identidade Coletiva... Op. cit., p. 173. FERREIRA, Maria Nazareth. Imprensa Operria no Brasil... Op. Cit.. 33 Idem, p. 14. 34 PETERSEN, Silvia Regina Ferraz. Que a Unio Operria seja nossa ptria!. Histria das lutas dos operrios gachos para construir suas organizaes. Santa Maria: Porto Alegre: UFSM/UFRGS, 2001.
35

FAUSTO, Boris. Trabalho Urbano e Conflito Social. So Paulo: Difel, 1986. BATALHA, C. O Movimento Operrio na Primeira Repblica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES demonstram a fora do reformismo no interior do movimento operrio. Isto pode ser reforado pelo nmero de jornais publicados e que se alinhavam em menor ou maior grau com esta tendncia, como o caso do Gutemberg, Operrio, Vida Operria, O Extremo Norte e O Constructor Civil. Porm, antes de abordar a imprensa operria manauara em particular necessrio destacar o surgimento e desenvolvimento dos peridicos em geral. A ampliao da produo e difuso de peridicos em Manaus enfrentou algumas limitaes estruturais e tcnicas. Com relao primeira questo, o baixo nvel demogrfico das vilas e cidades, o isolamento geogrfico por elas vivenciado, o carter tardio e incompleto da lngua portuguesa e a incipincia nos ndices de letramento e alfabetizao se colocaram como obstculos proliferao de peridicos. Alm disso, problemas propriamente tcnicos como a inexistncia de uma mo de obra especializada (sobretudo tipgrafos) e a escassez de recursos financeiros e matrias-primas para a feitura de impressos estiveram presentes37. Com o advento da expanso da economia gomfera parte dessas limitaes foi sendo superada. A cidade de Manaus passou ao mesmo tempo por um processo de transformao e crescimento, e de ampliao e diversificao das atividades econmicas. Este processo elevou o nvel demogrfico, interligou a regio do extremo norte a outras regies do Brasil e do globo (outros pases). Porm, a questo do baixo ndice de alfabetizao e letramento permaneceu. Como essa questo foi superada? Pinheiro, ao analisar a dinmica e o avano dos impressos no Amazonas, uma sociedade marcada ainda pela oralidade, salientou que, por vezes, a introduo da esc rita, menos que desarticular ou sobrepujar o pensamento oral, v-se apropriada por ele e submetida a seus prprios termos. Desta forma, preciso perceber no s as limitaes estruturais, mas tambm as estratgias empreendidas pela cultura letrada para se impor dentro desse contexto cultural adverso38. Dentre as estratgias se apresenta a leitura coletiva realizada nos botequins, bares, clubes, associaes de classe, ambiente escolar e nas ruas. O primeiro jornal que circulou em Manaus foi o Cinco de Setembro em 3 de maio de 1851. Seu diretor e proprietrio era o tenente e tipgrafo Manoel da Silva Ramos, que a convite de Tenreiro Aranha montou a primeira oficina tipogrfica de Manaus, situada margem esquerda do igarap do Esprito Santo (nas proximidades do atual porto de Manaus). Em 1852, aps oito meses de existncia, seu nome foi substitudo por Estrela do Amazonas39. O Estrela do Amazonas circulou at 1866. Nesse ano este jornal foi vendido ao portugus Antnio da Cunha Mendes, que em 9 de julho de 1866 o transformou em O
36

195

PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. A Cidade Sobre os Ombros: Trabalho e Conflito no Porto de Manaus (18991925). Manaus: Edua, 1999. COSTA, Francisca Deusa Sena da. Quando Viver Ameaa a Ordem Urbana: cotidiano de trabalhadores em Manaus, 1915-1925. Dissertao de Mestrado, PUC-SP, 2000. 37 PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Folhas do Norte... Op. cit., p. 65-66. 38 Idem, p. 55. 39 FREIRE, Jos Ribamar Bessa (Coord.). Cem Anos de Imprensa no Amazonas Op. cit., p. 57.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO Amazonas. Consoante Souza, O Amazonas teve vida longa, chegando at a segunda dcada do sculo XX, o que era

196

algo raro entre os jornais, principalmente nesta fase embrionria da imprensa amazonense e de resto no pas como um todo caracterizada por uma produo artesanal, realizada em pequenas oficinas em que os servios grficos de redao, composio e prensa, eram de responsabilidade quase sempre de um nico profissional tipgrafo, geralmente o dono (...). A maioria dos jornais tinha vida efmera e no chegavam a completar um semestre e muitos ficavam mesmo no seu primeiro ms, como o Vigilante (1859), Checheo (1861), Lei (1867), Actualidade (1874) que no atingiram meio semestre de existncia, o terceiro, encerrou-se 40 mesmo no seu segundo nmero .

As caractersticas levantadas por Souza remetem ao perodo que se estende de 1851 (ano de circulao do primeiro jornal do Amazonas) a 1880 (ano em que as exportaes da borracha comearam a crescer). Esse perodo classificado por Pinheiro41 como sendo a primeira fase da imprensa no Amazonas, tendo o ano de 1880 como marco divisrio. Aps esta data se inicia a segunda fase, marcada pela ampliao, proliferao e diversificao de jornais. Este processo de ampliao e proliferao foi alimentado pelo boom da economia gomfera, que possibilitou no somente o capital necessrio para o desenvolvimento de um processo de modernizao das oficinas tipogrficas (novas tecnologias), como tambm a oferta de profissionais especializados (tipgrafos) e a ampliao do crculo de produtores e leitores de jornais. Para Souza,

Entre as ltimas dcadas do sculo XIX e a primeira do XX, o nmero de jornais que a cada dia invadiam diversos recantos da capital, sofre um aumento at ento jamais registrado. Se na entrada da dcada de 80 circulavam pela capital pouco mais de vinte impressos, no final desta o nmero tinha mais do que triplicado, atingindo a cifra de 71 peridicos, mantendo-se estvel at a virada do sculo com 42 77 jornais para finalmente quase duplicar ao trmino da primeira dcada .

Desta forma, a composio do cenrio jornalstico entre os anos de 1880 e 1920 engloba os pasquins, cujo foco a stira social. A Imprensa Estudantil discutia tanto questes literrias e cientficas quanto questes polticas de mbito local e nacional. As Polyanthas, espcie de impresso produzido em homenagem a governadores, artistas e instituies polticas e sociais. A Chamada grande imprensa, composta pelo O Amazonas, Jornal do Comrcio, Dirio de Notcias, Correio do Norte, Gazeta da Tarde e outros. Por fim,

40

SOUZA, Leno Jos Barata. Vivncia Popular na Imprensa Amazonense: Manaus da Borracha (1908-1917). Dissertao de Mestrado em Histria. So Paulo: PUC, 2005, p. 73. 41 PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Folhas do Norte... Op.cit., p. 62. 42 SOUZA, Leno Jos Barata. Vivncia Popular na Imprensa Amazonense... Op.cit,. p. 76.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES jornais de cunho operrio que criticavam a ordem poltica, econmica, social e cultural vigente. Neste universo, o alvo das investigaes a imprensa operria. Para abordar a imprensa operria no Amazonas algumas questes se apresentam. A primeira a prpria definio de imprensa operria. De acordo com Maria Nazareth Ferreira, quando se fala em imprensa operria se imagina uma imprensa produzida por operrios. Mas isso se a considerarmos do ponto de vista do emissor. J do ponto de vista do receptor, imprensa operria seria aquela que se dirige, prioritariamente, ao pblico operrio e, do ponto de vista da mensagem (contedo), pode-se considerar como imprensa operria aquela cuja temtica bsica so os problemas dessa classe43. Para Ferreira preciso ainda levar em conta outros elementos. O primeiro deles a existncia de uma razovel quantidade de publicaes que, apesar de no serem produzidas por operrios, e sim por elementos de outras classes sociais (professores, advogados etc.), visam a esse pblico, abordam uma temtica operria e expressam, de uma maneira ou de outra, as reivindicaes do operariado. Outra questo que se impe a articulao existente entre o partido, o sindicato e o jornal. Esses trs elementos, suporte da luta da classe trabalhadora, devem ser considerados, sobretudo o papel atribudo ao jornal, muito embora no se possa reduzir a imprensa operria imprensa sindical, pois a primeira possui um alcance muito maior. Por fim, a imprensa operria no pode ser avaliada desvinculada do movimento operrio, pois ambos esto inter-relacionados atravs das lutas da classe trabalhadora na construo de sua histria. Desta forma, o conjunto de jornais operrios publicados em Manaus caracteriza-se enquanto tal pelo fato de se direcionarem classe trabalhadora e por serem produzidos e difundidos em seu nome44. Em segundo lugar, os termos operrio e imprensa operria devem ser relativizados. No Amazonas, esses termos, que geralmente remete ao trabalhador fabril, so utilizados em sentido mais amplo, abarcando o conjunto dos trabalhadores urbanos. Por fora disso, um termo mais de acordo com as especificidades regionais para designar os peridicos (...) seria o de imprensa de trabalhadores45. Entretanto, a opo pela utilizao dos termos operrio e imprensa operria se deve frequente utilizao deles nos jornais operrios.

197

43
44

FERREIRA, Maria de Nazar. Imprensa Operria no Brasil. So Paulo, tica, 1988. At hoje foram identificados os seguintes ttulos (at 1930): O Restaurador (1890), Gutenberg (1891-1892), Operrio (1892), Tribuna do Caixeiro (1908), Confederao do Trabalho (1909), O Martimo (1911), Recordao Sociedade Protetora das Artes Grficas (1911), Marinha Mercante (1913), A Lucta Social (1914 e 1924), Folha Martima (1916), O Constructor Civil (1920), O Extremo Norte (1920), Vida Operria (1920), O Primeiro de Maio (1928). Cf: PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte e PINHEIRO, Lus Balkar S Peixoto. Imprensa Operria no Amazonas... Op. cit., p. 11. 45 PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte e PINHEIRO, Lus Balkar S Peixoto. Imprensa Operria no Amazonas... Op. cit., p.14.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO Observando o conjunto de jornais operrios publicados em Manaus, percebe-se a presena de duas grandes correntes polticas: o Anarquismo e o Socialismo Reformista. Representando a primeira corrente mencionada, encontra-se o jornal anarcossindicalista A Lucta Social (1914 e 1924). Por outro lado, os jornais Gutenberg (1891), Operrio (1892), O Constructor Civil (1920), O Extremo Norte (1920) e Vida Operria (1920) se aproximam, embora existam alguns pontos de divergncias entre eles46, todos do Socialismo Reformista. P. Albert e F. Terrou dizem que no fcil delimitar o objeto da histria da imprensa. Eles destacam quatro pontos de dificuldades de delimitao, entre eles a questo da diversidade de seus rgos e a consequente nebulosidade da unidade do conjunto47. Para os autores,

198

J no sculo XVII a noo de imprensa peridica abrangia uma massa muito dspar de publicaes e, nos sculos seguintes, seus tipos e categorias se diversificaram a tal ponto que muitas vezes a variedade e multiplicidade dos ttulos acabam mascarando a unidade do conjunto. Alm das caractersticas comuns a todas as publicaes essencialmente o estatuto jurdico, os dados tcnicos de sua fabricao, os dados econmicos de sua explorao e o aspecto formal do todo , a originalidade do contedo e a especificidade do pblico de cada ttulo constituem um obstculo ao estatuto global da imprensa. O historiador da imprensa deve tentar conciliar o estudo individualizado de cada ttulo com a apresentao do mundo da imprensa em seu 48 conjunto .

Com efeito, no decorrer das dcadas iniciais do sculo XX a diversidade dos rgos de imprensa inconteste, no s no seu conjunto (pasquins, imprensa estudantil, grande imprensa e outros) como tambm em cada grupo especfico, em especial a imprensa operria. Desta forma, a opo pelos jornais destacados anteriormente se deve ao fato de melhor delimitar o objeto de estudo proposto e compreender o papel desempenhado pelas chamadas folhas operrias.

46

Como exemplo, menciona-se o fato de que os jornais Vida Operria e O Extremo Norte no negam o regime republicano, o processo poltico e eleitoral, e o fato de que consideram trs elementos importantes como suporte da luta operria: a organizao (associao), o partido poltico e o jornal. Entretanto, divergem quanto s formas de organizao e a natureza do partido operrio. Estes pontos de convergncia e divergncia entre ambos so abordados no captulo 3. Os outros trs so: (1) no se pode construir uma histria da imprensa sem uma constante referncia evoluo geral das sociedades, (2) os limites do domnio da imprensa peridica so imprecisos tanto no que se refere s demais produes impressas quanto em relao aos outros meios de informao, fruto do avano tecnolgico como o cinema no final do sculo XIX e o rdio nos anos vinte do sculo passado, e (3) a caracterstica de arquivos do cotidiano e a consequente funo derivada de fonte dos historiadores. ALBERT, P. e TERROU, F. Histria da Imprensa. So Paulo: Martins Fontes, 1990, p. 1-2. Idem.

47

48

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES Neste sentido, o Gutemberg foi o primeiro jornal operrio a circular na arena jornalstica amazonense, em 15 de novembro 1891, tendo como subttulo Peridico Noticioso e Litterario e como divisa um por todos e todos por um. Sua oficina e redao funcionavam na Praa 5 de setembro, n 42. Com o formato de 41x29 cm foram editados 25 nmeros, dos quais apenas trs (n.s 1, 19 e 25) se encontram microfilmados em arquivos localizados no Estado do Amazonas (Biblioteca Pblica, Museu Amaznico, IGHA e LHIA). Este peridico era vendido avulso por 60 ris e por assinaturas trimestrais ao preo de 3$000 para a capital e 4$000 para o interior. Interessante destacar que no seu primeiro ttulo o jornal trazia o recado de que a venda s se daria avulso e no por assinaturas. Ao que parece houve dificuldades no que tange venda avulsa, sendo aceita e oferecida a venda por assinaturas. Possua quatro pginas e trs colunas. Nos ttulos de n 1 e n 19 as pginas eram preenchidas basicamente com matrias e informaes, no havendo imagens nem anncios e propagandas. Quanto a estes ltimos s vo aparecer na ltima pgina do n 29 do peridico e sem imagens, apenas com texto. Como estava ligado classe dos tipgrafos, a distribuio para esta categoria era gratuita assim como tambm espaos na coluna do jornal para a defesa de seus direitos polticos e sociais. Segundo o prprio jornal, as estaes de venda se localizavam nas tabacarias , mercado pblico e por todos os crculos da cidade. Quanto tiragem, no primeiro nmero o jornal indica a cifra de 1.000 exemplares publicados. O corpo de redao era composto por Francisco Alves Medeiros, Izidoro Vieira, V. Galvo, R. Vasconcellos, Antnio Leo e Marcellino da Exaltao Fernandes. Comparando os trs nmeros existentes percebem-se algumas mudanas. A primeira o subttulo. Enquanto no nmero de apresentao o jornal indicava como subttulo Peridico Noticioso e Litterario, no nmero 19, publicado em 1 de maio de 1892, ele foi modificado para rgo do Partido Operrio. Este fato evidencia a constituio e fundao de um Partido Operrio no Amazonas nos anos iniciais da Primeira Repblica Brasileira. A segunda mudana est no corpo de redao: Francisco Alves Medeiros, R. Vasconcellos e Izidoro Vieira deixaram de integrar este corpo, sendo incorporado outro, de nome Marcellino da Exaltao Fernandes, que acabou assumindo como redator-chefe. As matrias e informaes veiculadas pelo Gutemberg eram variadas. Falava-se de precrios servios de limpeza de rua, da pssima iluminao pblica, da carestia de vida, da perseguio poltica, alm de salientar a importncia de um rgo de imprensa e de um partido operrio para a defesa da classe tipogrfica e operria em geral. Sobre a constituio do partido operrio, o jornal afirmava:

199

Em todos os Estados adeantados da Unio Brazileira est crescendo e solidamente firmado o Partido Operrio. Entre ns, somente o nico Estado onde faltava ser organisada essa aggremiao de artistas que procuram fazer valer a sua independncia e a sua liberdade, acaba de ficar definitivamente creado e pronpto; por conseguinte, a trabalhar em prol

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO


daquilo que o verdadeiro artista sempre, acima de tudo, deve procurar a sua independncia. Acaba o Partido Operrio do Amazonas, de entrar no caminho do progresso e da prosperidade, ajudado, estamos, convictos disto por todos o s artistas e operrios, sem distinco de classe e nacionalidades, tendo todos em mira o 49 engrandeciemnto do mesmo partido .

200

O Operrio se apresentou na arena jornalstica em 12 de dezembro de 1892. De formato 37x52 cm, com dois nmeros editados, declarava-se o sucessor do Gutemberg50. Tinha como redatores Izidoro Vieira e Thomas Porto, e como colaborador Santos Porto. Era vendido avulso pelo preo de 300 ris, e por assinaturas trimestrais no valor de 5$000 para a capital e 6$000 para o interior. Tinha publicao semanal e sua oficina e redao eram as mesmas do Gutemberg. O Operrio possua quatro pginas e quatro colunas. Nas duas primeiras pginas e metade da terceira eram distribudas as notcias e informaes, e nas restantes, propagandas e anncios. Com relao s notcias, as crticas sobre os servios urbanos continuam. A novidade est em uma coluna especfica denominada Movimento Social. Nela h uma espcie de anlise do movimento operrio no mundo moderno. Quanto aos anncios e propagandas aparece, alm de textos recomendando servios mdicos e produtos de determinados estabelecimentos comerciais Alfaiataria do Centro do Mundo Elegante, Sapataria Amazonense, Armarinho Papa Abroz, Casa de Armador e outros , uma imagem de mulher com ramalhetes de flores (em propaganda da casa Mascotte). Essa imagem era relativamente simples, mas j figurava no jornal. Outro jornal operrio que se fez presente neste momento foi O Constructor Civil. Publicado em 1920, tinha como subttulo Orgam da Associao de Classe das Quatro Artes de Construo Civil. Seus colaboradores eram Jos Monteiro, J. Ultramar e outros que assinavam pelas letras iniciais como M. J. S. e A. F. Seu formato era de 25x37 cm e possua quatro pginas e trs colunas. O jornal foi publicado em uma data comemorativa, o aniversrio da Associao das Quatro Artes, em 5 de janeiro de 1920. Talvez por isso no tenha propagandas. Quanto aos artigos produzidos, destacavam a importncia da associao para os operrios. Como exemplo se pode citar o artigo intitulado A Minha Associao:

Mais um anno! O segundo de lucta em prol da emancipao operria e contra os seus terrveis inimigos.

49 50

Gutenberg, n 19. Manaus, 1 de maio de 1892. Em artigo intitulado Reaparecemos, o jornal externa esta linha: O reaparecimento do rgo das classes operrias, sob o nome Operrio no , por certo, um facto que cause surpresa no seio da opinio. Os graves acontecimentos que se desdobraram no nosso meio e motivaram a suspenso da publicao dos jornais desta capital, excepo feita do rgo oficial... Operrio. Manaus, 12 de dezembro de 1920.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES


Relembra-nos o dia de hoje, todo um passado de sacrifcios, no s contra o inimigo commum, mas tambm contra a m vontade dos que podendo ser livres, 51 preferem o degradante papel de escravos .

201

O Extremo Norte apareceu no mesmo ano que o jornal O Constructor Civil. Encontram-se nos arquivos52 seis nmeros microfilmados, sendo o primeiro de 8 de abril de 1920, e o ltimo de 24 de outubro de 1920. Tinha o formato 30 x 43 cm, quatro pginas e quatro colunas, onde eram distribudos, na ltima pgina, propagandas e anncios, e nas trs primeiras, artigos e notcias. A sua publicao era semanal e, com relao ao preo por que era vendido, no h informaes. Tinha como subttulo Unio, Labor e Liberdade. Sua redao localizava-se Rua Municipal, n 239. No lado superior direito do jornal se encontram impressos os termos Propriedade de uma empresa. Entretanto, percebe-se que a produo do jornal se sustentava menos por se constituir enquanto empresa do que pela divulgao e colaborao dos operrios.
Certamente ningum ignora que a crise do papel, vae se aggravando cada vez mais, o que dificulta de maneira assustadora a publicao do nosso jornal e no temos recursos outros que no sejam os que nos d o proletariado em geral, pedimos, aos companheiros que nos auxiliam, attender ao nosso camarada Manoel Ferreira, que 53 se acha em actividade na gerncia do Extremo Norte .

O jornal tinha como gerente Manoel Ferreira. Seus redatores e colaboradores eram Nicolau Pimentel, Raul Braga, Themstocles dos Reis, Lyra Amorim, Joaquim Carneiro, Cursino Gama, Jayme de Medeiros, Sergius Vinicius, Athansio Mecena, Manoel Srvulo, Francis, J. Mellino e Jos Florindo. Pelas colunas do jornal O Extremo Norte eram veiculadas denncias contra a atuao das empresas estrangeiras que administravam os servios urbanos da cidade, as relaes de trabalho, a jornada de trabalho, a falta de pontualidade nos pagamentos, alm de um conjunto de notcias sobre o movimento operrio em algumas regies do Brasil e do mundo. Tambm no ficam de fora as discusses sobre algumas correntes poltico-ideolgicas que atingiam o movimento operrio. No que tange aos anncios e propagandas, estes ficavam em uma pequena parte da terceira pgina e em toda a ltima pgina. Eles falavam dos cinemas Odeon e Polytheama, de farmcias, alfaiatarias e servios de barbearia, mdicos e outros. J o jornal A Lucta Social circulou em Manaus no ano de 1914, graas iniciativa de um grupo de trabalhadores grficos, articulados com a Confederao Operria Brasileira

51 52

O Constructor Civil, n 1. Manaus, 5 de janeiro de 1920. Assim como o Gutemberg, o Operrio, O Constructor Civil e o Extremo Norte se encontram microfilmados na Biblioteca Pblica, Museu Amaznico, IGHA e no LHIA. 53 O Extremo Norte, n 37. Manaus, 20 de setembro de 1920.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO (COB), fundada em 11 de setembro de 191054. Ao contrrio dos jornais acima citados, de orientao reformista, A Lucta Social era de orientao anarcossindicalista. Este jornal teve duas fases. Na primeira, no ano de 1914, seu redator-chefe era Trcio Miranda. Tinha publicao mensal. Seus dois primeiros nmeros foram distribudos gratuitamente, sendo os seguintes vendidos a 200 ris. Os colaboradores desta primeira fase eram Joaquim Azpilicueta, Virglio de S, Jos da Mota Veiga, Carlos Malato, F. Cavalcante e Virglio de S. Algumas publicaes de carter doutrinrio eram transcries de obras de pensadores anarquistas. Quanto ao formato, era de

202

22x30 cm. O nmero de pginas apresentou variaes importantes, provavelmente em funo da quantidade do material produzido pelos redatores ou dos artigos solucionados para transcrio. Assim, o primeiro nmero saiu com nove pginas, enquanto os dois nmeros seguintes recuaram para oito. Uma retrao maior apareceu no nmero quatro, com o jornal reduzido metade de seu tamanho inicial (quatro), voltando a ampliar o nmero de pginas para seis em seu ltimo 55 nmero .

Os temas abordados obedecem a uma estrutura discursiva lgica que vai da estrutura e dinmica das sociedades, passando pela identificao dos conflitos de classe e formas de organizao do trabalho, at a explicao da conscincia de classe do operariado, a ampliao de suas lutas e a necessria transformao revolucionria da sociedade56. Na segunda fase o redator-chefe era J. Nicolo Pimentel. Como colaborador aparece somente Gervasio Leal. Esta fase reflete o momento poltico vivido pelo Amazonas. O Movimento de 1924 ganha as pginas e as colunas do peridico. Da mesma forma, as crticas direcionadas gesto Rego Monteiro foram registradas. Esta imprensa operria 57 , que no Amazonas surgiu a partir da publicao do Gutemberg em 15 de novembro 1891, expressa as diversas tendncias polticas e ideolgicas presentes no seio do movimento operrio amazonense. No obstante, em que pese esta diversidade que enriquecedora do ponto de vista das propostas de participao poltica num ambiente em que a excluso poltica e social era significativa58 , preciso salientar que

54 55

PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Folhas do Norte... Op. cit., p. 154. Idem, p. 156. 56 Idem, p. 157-158.
57

No foram abordados alguns jornais como O Restaurador (1890), Tribuna do Caixeiro (1908), Confederao do Trabalho (1909), O Martimo (1911), Recordao Sociedade Protetora das Artes Grficas (1911), Marinha Mercante (1913), Folha Martima (1916) e O Primeiro de Maio (1928). Esta opo se deu, como j foi registrado, para melhor delimitar o objeto de estudo proposto e compreender o papel desempenhado pelos jornais operrios. Neste perodo imperava, no campo poltico, um liberalismo excludente sustentado pelas foras polticas ligadas ao universo cafeeiro. Uma Repblica ortodoxa em termos de poltica financeira, e conservadora em

58

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES os aspectos econmicos, polticos, sociais e culturais que se fazem presentes no seio desta imprensa contribuem para caracteriz-la no interior do periodismo local. Assim, os diretores, redatores-chefes e colaboradores da imprensa operria do incio do sculo XX, identificando-se com a classe operria amazonense, expressaram suas tradies, aspiraes e conspiraes, num contexto de transformaes socioeconmicas, polticas e culturais produzidas pela expanso da economia gomfera59. Esta expanso econmica que ocorreu entre os anos de 1880 e 1920 produziu um aumento demogrfico significativo. Porm, as levas de trabalhadores migrantes e imigrantes que chegavam a Manaus no eram totalmente absorvidas pelas atividades econmicas desenvolvidas no espao urbano. Como consequncia desse processo, os trabalhadores excludos do mercado de trabalho formal, e mesmo aqueles que foram incorporados de forma precria, tiveram de enfrentar problemas diversos como moradia, alimentao, sade, baixos salrios e outros. Este quadro de preocupaes e insatisfaes, associado ao processo de proliferao de ideias de crtica social, contribuiu para a emergncia de movimentos contestatrios. Deste modo, elementos que antes inexistiam ou que se faziam presentes de forma tmida, passaram a se tornar frequentes. Manifestaes de protestos, greves, passeatas e demais conflitos de carter de classe passaram a fazer parte do cotidiano amazonense. No se pode deixar de mencionar as diversas tentativas de criao de associaes de classe e de um partido operrio. Alm desse quadro socioeconmico, o avano mais geral da imprensa no Amazonas acabou influenciando de forma direta o surgimento da imprensa operria, no s por conta da proliferao de tipografias e de profissionais envolvidos com a feitura dos jornais os grficos60 , como tambm pela nova linguagem que se apresentou, capaz de unir interesses comuns e potencializar a atuao de grupos at ento incapazes de se fazer ouvir no seio da sociedade. Como parte integrante da crtica social produzida naquele contexto de expanso da goma elstica, a imprensa se dinamiza e avana, numa sociedade marcada ainda pela oralidade. neste universo de transformaes e inseguranas que os homens que se envolveram na produo dos jornais operrios vo atuar e desenvolver uma luta poltica em busca de melhores condies de vida para os trabalhadores. Do ponto de vista econmico no devia ser fcil manter em circulao um jornal operrio. Os recursos eram escassos, e para agravar a situao, o patrocnio de terceiros era
termos de participao poltica. Cf.: CASTRO GOMES, ngela de. A Inveno do Trabalhismo. 2 ed. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1994. 59 PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte e PINHEIRO, Lus Balkar S Peixoto. Imprensa Operria no Amazonas... Op. cit ., p. 9. 60 A categoria dos grficos assumiu um lugar de destaque e pioneirismo no interior da imprensa operria. Esta condio se deu por conta do domnio das tcnicas de impresso e da condio de saber ler e escrever, uma vez que a ampla maioria dos trabalhadores brasileiros era constituda de iletrados. Nesse sentido, desde cedo, os grficos se destacaram no processo de organizao e conscientizao da classe operria, criando jornais e associaes sindicais. Idem.

203

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO praticamente inexistente. Porm, em que pesem as dificuldades advindas do processo de confeco dos jornais destinados classe operria, os diretores e colaboradores procuravam, por meio de diversos mecanismos, mant-los em circulao. Entre esses mecanismos, destaca-se o pedido de colaborao direta ao operrio, que era convocado enquanto elemento principal para garantir a sobrevivncia das folhas.

204

Novamente voltando a esse mesmo assumpto, o nosso companheiro Luz disse que para esse dito fim, preciso se fazia, que cada operrio medida de seus esforos, tambm concorressem com o necessrio auxlio para a manuteno da Vida Operria. Jornal das classes proletrias e propositadamente fundado nesse gnero 61 para viver do operariado e para o operariado...

Nesse sentido, muitos artigos foram produzidos com a preocupao de externar ao pblico-alvo o operrio a importncia de se ter um instrumento de imprensa que se posicionasse em seu favor e que defendesse questes relacionadas ao seu viver. O jornal e seu papel de defesa da causa operria eram destacados, ao mesmo tempo que se falava das consequncias que poderiam advir a partir da ausncia desses rgos. Portanto, a orientao no sentido de externar a permanente necessidade de um rgo exclusivo do operariado amazonense estava presente nas colunas de quase todos os jornais operrios. A produo deste tipo de veculo de comunicao se dava de diferentes formas. Conforme Pinheiro, o mais frequente era a produo de jornais operrios nas tipografias das agremiaes sindicais mais organizadas, como nos indicam os exemplos do Gutemberg e do seu sucessor, o Operrio, ambos sados das oficinas da Associao dos Artistas Grficos, ento em processo de formao e cuja redao e oficina funcionaram na Praa 5 de Setembro. Em segundo lugar, parte desses peridicos amazonenses foi produzida nas oficinas grficas dos grandes jornais, em grande medida, com a permisso dos proprietrios. Por ltimo, alguns grficos disponibilizavam de forma clandestina as prensas patronais, fazendo surgir, mesmo que por um curto perodo de tempo, algum jornal62. Os jornais operrios produzidos em oficinas prprias carregam consigo as marcas da presena de tcnicas artesanais de produo. Esta presena est materializada na estrutura e diagramao. Este carter artesanal de produo pode ser explicado pelo alto custo da compra e manuteno das modernas mquinas de linotipo, o que acabava tornando a sua utilizao um empreendimento difcil para esses grupos. Com efeito, a irregularidade das publicaes acompanhava esses jornais. Alguns apareciam, desapareciam e reapareciam tempos depois com outra configurao. Outros traziam em seu formato as marcas dessas dificuldades, saindo, algumas vezes, em menor tamanho.

61 62

Vida Operria, n 1. Manaus, 8 fevereiro de 1920. PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Folhas do Norte... Op. cit., p. 128-173.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES


Em virtude dos diversos entraves que desde o segundo nmero vem tendo este nosso jornal, de maneira nenhuma nos foi possvel dal-o no Domingo ultimo, attendendo a impossibilidade da sua confeco na officina de onde foi o mesmo publicado. Porm, muito embora saia hoje o Vida Operria em menor tamanho, mesmo assim encontraro os nossos leitores um regular nmero de matrias em 63 assumptos diferentes .

205

No caso do Constructor Civil, em seu primeiro nmero observa-se que a possibilidade de futuro desaparecimento era algo presente, e por isso os editores alertam que se no ficarmos neste nmero nico, ser o nosso programma defender e orientar o operariado em geral, e os da construco civil em particular 64. Mais que profticos, uma vez que o Constructor Civil tirou apenas esse nmero, os editores estavam apenas dando mostra de sua plena conscincia na grandiosidade da tarefa de se publicar uma folha operria. Alm das dificuldades de financiamento tipogrfico, o esforo para ter acesso aos materiais necessrios feitura dos jornais parece ter sido significativo. O Extremo Norte, em seu nmero 17 no deixou de registrar em suas colunas esse esforo, sobretudo em 1920, quando o jornal publica um artigo que trata do aumento do preo do papel e da falta de recursos, elementos que complicavam a sustentao de sua publicao. Do ponto de vista poltico, a imprensa operria permanentemente se colocava como um instrumento de conscientizao, mobilizao e luta dos trabalhadores. Em suas colunas se identificam denncias sobre as condies de trabalho (jornada de trabalho extensa, falta de segurana nos locais de trabalho, demisses arbitrrias, penalidades e multas etc.), condies de vida (carestia dos gneros alimentcios, aluguel, estado sanitrio, escolarizao etc.), a opresso patronal e a excluso social.

... no dia 10 de janeiro ltimo o conductor chapa 13, Luiz Ventura da Silva, na occasio em que procedia a cobrana, perdendo o equilbrio, foi cuspido violentamente ao cho, recebendo forte pancada e diversas escuriaes, prostrando-o sem falta durante todo o dia. Pois bem. O director da Companhia ou quem quer que fosse, mandou recolher o chapa 13 Beneficente Portugueza, arbitrando-lhe o salrio de 5 horas de trabalho durante o tempo que estivesse em tratamento. Ora, sabem os nossos companheiros qual foi o resultado dessa amabilidade da Tramways? L vae. Logo que o nosso companheiro Luiz Ventura voltou ao trabalho o gerente mandou que lhe fosse descontada mensalmente uma certa importncia at final amortisao das despezas feitas na beneficente. Agora perguntamos ns: Onde est a lei que regula o accidente de trabalho?
65

63 64

Vida Operria, n 3. Manaus, 24 de fevereiro de 1920. O Constructor Civil, n 1. Manaus, 5 de janeiro de 1920. 65 Vida Operria, n 7. Manaus, 21 de maro de 1920.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO Na citao acima, destacada como exemplo, a denncia direcionada a dois alvos. Alm de criticar a postura da empresa concessionria dos servios de bonde e energia eltrica em Manaus por no ter arcado com as despesas de seu empregado, contesta-se tambm a posio do Estado com relao ao no cumprimento da lei de acidente de trabalho, elaborada em 1919. As empresas procuravam constantemente burl-la e, ao que parece, havia uma preocupao quanto ausncia de fiscalizao e interveno por parte do Estado na questo. Percebe-se que as matrias publicadas nesses peridicos possuem um carter crtico e contestatrio66. A estratgia construda, defendida e difundida pela maioria dos jornais operrios, e considerada capaz de assegurar aos trabalhadores melhores condies de vida e trabalho, estava intimamente ligada ao enfrentamento das questes organizacionais. A organizao dos trabalhadores era vista como um instrumento sumamente importante para a luta social e poltica, como se pode observar no panfleto (ao lado) que os trabalhadores faziam circular na cidade.
IMAGEM 2: MANIFESTO A FAVOR DA ORGANIZAO OPERRIA

206

Fonte: Panfletos Operrios Acervo Digital (LHIA).

Nesse sentido, duas questes aparecem como fundamentais: o debate e a difuso de ideias e o processo de organizao dos trabalhadores. inegvel o papel desempenhado

66

A novidade principal dos jornais operrios, no entanto, no estava na tcnica, mas no contedo por eles veiculado. De suas pginas emergiam temas e questes que foram tratados de uma maneira extremamente diferenciada do formalismo e refinamento estilstico pretendidos pelos jornais bars. O contedo poltico (e mesmo panfletrio) das matrias, a crtica lancinante do mundo social, o tom acentuado de denncia e o pragmatismo das propostas apresentadas foi a tnica. PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Folhas do Norte... Op. cit., p. 133.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES pela imigrao com relao difuso e ao debate de um conjunto de ideias de crtica social. Estas ideias se fizeram presentes em Manaus com a vinda de portugueses, espanhis, italianos e outros estrangeiros e, associadas ao universo de insatisfaes produzido pelo quadro socioeconmico e poltico presente na regio, contriburam para a emergncia de um cenrio poltico novo para o Amazonas. Consoante Pinheiro,

207

Ao abrir as portas do pas imigrao europia, o Estado brasileiro no se deu conta, pelo menos de imediato, de que estaria recebendo tambm pessoas que, em maior ou menor grau, estavam articulados com o processo cruento de luta e conscientizao dos trabalhadores e cujo movimento, cada vez mais denso em toda a Europa, mantinha-se em contato direto com propostas polticas as mais diversas. Muitas dessas propostas, como o socialismo (em suas diversas matizes) e o anarquismo, eram identificadas e especialmente dirigidas classe operria, 67 representando um risco efetivo para a manuteno da estrutura capitalista .

Ainda segunda a autora, com o ingresso dos primeiros imigrantes, Manaus acolheu tambm uma gama de militantes anarquistas e socialistas que, desde cedo, procuraram dar vazo s suas convices polticas, qualificando tenses e lutas que comeavam, timidamente, a se esboar. Mesmo antes de as primeiras grandes manifestaes de trabalhadores ocorrerem em Manaus, esforos organizativos ligados ao iderio socialista vigente j se faziam notar atravs da montagem dos jornais operrios, da criao de agremiaes sindicais e at mesmo atravs da criao de um partido poltico para os trabalhadores, em 1891. Em que pesem as diferenas existentes entre os jornais operrios de orientao reformista e anarquista, uma questo era ponto comum: a importncia de os trabalhadores se organizarem em prol de melhores condies de vida e trabalho. Nesse sentido, a organizao dos trabalhadores era vista como essencial para empreender movimentos visando mudanas e melhorias.
Mas, como oppormo-nos a estas condies, como obtermos a melhoria de nossa situao, forando o capital a concedel-as? bem justo pedirmos, mas o operariado pedindo sozinho e desamparado do apoio de seus companheiros de classe, fica em situao inferior ao patro. O medo de perder o seu trabalho tiralhe a coragem de protestar ou pedir. certo que um operrio s, ou os operrios de uma s fbrica izolada das outras, no tem meios de defender-se, pois o patro quem pode exigir e dictar as condices. Recuzando o pedido de seus operrios, o patro est certo da victria, porque as necessidades de manter a famlia, e a prpria fome, os foraro, em poucos dias, a capitulao ao trabalho. De facto, o patro pode registar longo tempo; o operrio s, no. Os recalcitrantes so substitudos facilmente mas trabalho novo difcil de encontrar, porque o patronato fica os conhecendo como rebeldes. (...)

67

Idem, p. 130.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO


Desta situao nasceu a necessidade das associaes (...) a associao, ns bem o sabemos, d ao operariado coheso e meios de pedir, e de exigir, se necessrio for resistindo por longo tempo, pois a associao solidariza os operrios (...). Assim, os patres perdem as vantagens de tratar com um s operrio, fraco e izolado, e 68 sero obrigados a tratar com a associao, to forte como elles .

208

Eram constantes as tentativas de esclarecimentos acerca da importncia da organizao em torno de sociedades operrias. Caso contrrio apontava-se para as dificuldades advindas do processo de enfrentamento contra as imposies e os desmandos do patronato e do Poder Pblico, uma vez que, com a falta de organizao, as possibilidades de interveno eram mnimas. Com efeito, o discurso presente no jornal operrio se localiza no contraponto ao universo patronal e a outras formas de poder constitudo. Da que para o jornal operrio aparea como bvia a tarefa de trabalhar com todas as nossas foras ao lado daquelle que nos garanta a queda do patronato e [em favor da] a regulamentao entre Capital e Trabalho69. Caminhando na contramo do poder dominante, a imprensa operria e seus colaboradores passaram a ser fortemente vigiados e, em inmeras oportunidades, a defesa de um mundo justo e humano lhes custou caro. A represso, empastelamentos, intimidaes, prises e agresses fsicas estiveram presentes em seu cotidiano70. A efemeridade dos jornais operrios fruto deste universo conflituoso e tenso em que eles esto inseridos. Entretanto, somente a represso no suficiente para explicar tal efemeridade. Como mencionado anteriormente, as dificuldades de financiamento do trabalho tipogrfico e o acesso aos materiais necessrios a sua feitura contriburam fortemente para esta situao. Do ponto de vista social, alm dos elementos que possibilitam adentrar no universo de atuao profissional dos operrios espao de trabalho, instrumentos utilizados na realizao das atividades laborais, horrio, relaes de trabalho e outros , identifica-se nos jornais a construo de uma identidade e de uma autoimagem que so tambm reveladoras da situao operria no interior da sociedade vigente. Embora existissem controvrsias entre as diversas correntes poltico-ideolgicas quanto forma de organizao e atuao poltica dos trabalhadores em busca de melhores condies de trabalho e vida, a crtica destinada ao lugar ocupado por este operrio na sociedade contempornea est presente nos discursos construdos pelo conjunto dos jornais.
68 69

O Extremo Norte, n 19. Manaus, 20 de maio de 1920. Vida Operria, n 17. Manaus, 6 de junho de 1920. Se existe circumscripes deste paiz colosso uma nesga onde o operrio solfra os reveses da indifferena dos poderes, certamente esta circumscripes o Amazonas. O operrio aggremiado era considerado indesejvel. As associaes de classe eram fechadas pela polcia e os seus dirigentes insultados por Mrio Monteiro que alem de ameaal-os de extermnio, trancafiava-os no xadrez. A Lucta Social, n 7. Manaus, 10 de agosto de 1924.

70

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES

209

O operrio quem forja, amolda e faz, e a burguesia [se] senhoria deste feito. O operrio funde e rebate o arado, e outro sulca a terra; o capitalismo esconde-lhe 71 a grandeza .

Os jornais operrios frequentemente associavam o trabalho desenvolvido pelo operrio produo de riquezas materiais. Ao contrrio dos discursos oficiais em que o trabalho tambm assumia, entre outras, esta funo, as injustias sociais no eram escondidas. Neles apareciam artigos que explicitavam a falta de acesso do operrio s riquezas produzidas por ele prprio.

Sabeis pra que servem essas palavras amenas, bonitas, que os burgueses empregam em seus livros, em seus jornais, nos seus discursos, enfim? Servem para enganar-nos, porque desse modo elles no trabalham e querem que ns produzamos tudo do que eles carecem, fazendo-nos ver que o trabalho uma virtude e que ns temos o dever de trabalhar at morrer, emquanto elles se divertem nos lupanares immundos, desviando-se por completo da prtica de tal virtude, isto - do trabalho. Assim, pois, camaradas, chegada a hora de ajustar contas com elles, ns que tudo produzimos (...) e nada possumos; necessrio, indispensvel pois, que todos os que vivemos do trabalho pensemos ao menos cinco minutos no nosso futuro e no 72 de nossas famlias .

Nestes peridicos, os operrios aparecem como a fora motora do mundo contemporneo, o fator do progresso, o brao que influi no dinamismo comercial, agrcola e industrial de um povo; enfim, como detentor de um papel essencial, que no reconhecido pelos setores dominantes, nem no interior das sociedades. Desta forma, a construo de uma autoimagem positiva o que explica as propagandas de combate ao lcool e aos jogos dava-se no sentido de se construir este reconhecimento, a fim de garantir um espao que possibilitasse a participao no campo poltico. Alm disso, havia em alguns desses jornais, como no A Lucta Social, a presena de um nvel significativo de conscientizao, identificao e pertencimento classe operria. Observa-se isso em seu primeiro nmero, quando o jornal se apresenta no cenrio jornalstico:

No somos eruditos, nem somos herodotos; no freqentamos Universidades ou Academais para adquirir um papel pelo qual se nos autorizasse a viver sem trabalhar. Os nossos pais no eram burgueses nem mandes, por isso quem pensar encontrar nessas colunas linitivo ao esprito ocioso que produz o riso do burgus
71 72

Vida Operria, n 6. Manaus, 14 de maro de 1920. A Lucta Social, n 1. Manaus, 29 de maro de 1914.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO


engana-se. A nossa escola outra: somos operrios (...) ns que tudo produzimos e 73 nada possumos...

210

Do ponto de vista cultural, embora se possa mencionar uma srie de elementos ainda pouco estudados dentro deste universo (produo de peas de teatro, conferncias, msicas, poemas e a prpria elaborao das festas operrias, dentre outros), destacam-se os elementos culturais que compem a chamada cultura associativa74. Neste caminho, os jornais operrios publicaram alguns artigos que expressam todo um universo ritual e simblico existente no seio daquelas agremiaes. Alm de um conjunto de datas festivas (Fundao da Associao; 14 de julho, Queda da Bastilha; 1 de Maio, Dia do Trabalhador etc.) que eram mencionadas e comemoradas por meio de programaes diversas conferncias, apresentaes musicais, cortejos, reunies e outros , havia toda uma gama de regras e procedimentos realizados nas associaes, que eram, em grande medida, publicados nos artigos desses jornais. Em que pese a realizao de comemoraes e programaes referentes a certas datas e todo o universo ritual e simblico presente nelas, destaca-se o que se verifica na maioria dos jornais e que parece ser a mais importante das comemoraes do universo operrio: o 1 de Maio. A comemorao desta data tomada aqui no na sua relao com a religio, o Estado, a cidade ou outros setores, mas no que pode esclarecer quanto ao universo da cultura associativa. O primeiro ponto a ser destacado o elemento central presente nos discursos sobre esta data, qual seja: as memrias sobre os acontecimentos de Maio de 1886 em Chicago. Neste ponto se pode identificar tanto a divergncia de concepo e particularidades locais da celebrao, quanto a disputa travada entre anarquistas e socialistas reformistas pela direo do movimento operrio em Manaus. No que concerne a esta ltima questo, enquanto os anarquistas pretendiam evidenciar a filiao nesta corrente dos Mrtires de

73 74

A Lucta Social, n 1. Manaus, 29 de maro de 1914. Segundo Cludio H. M. Batalha, o termo cultura associativa possui um duplo significado. Em primeiro lugar, remete ao hbito de associar-se, tendncia de conferir uma certa institucionalidade a formas de sociabilidade diversas. O seu segundo significado o de cultura das associaes. Neste ltimo significado, entende-se por cultura no apenas a produo cultural, no sentido de peas de teatro, conferncias, msica, mas as celebraes, os costumes, as normas que regiam as associaes operrias. com este ltimo significado que se est empregando o conceito. BATALHA, Cludio et al. (org.). Culturas de Classe: identidade e diversidade na formao do operariado. So Paulo: Unicamp, 2004, p. 96-100.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

LUCIANO EVERTON COSTA TELES Chicago 75 , os socialistas reformistas buscavam na deciso do Congresso Socialista Internacional, reunido em Paris, a origem desta data76. Embora essas divergncias estejam presentes nos discursos sobre o 1 de Maio, a comemorao, em suas diversas faces, frequentemente assumia um carter ritualstico, conforme se nota em O Extremo Norte, que trouxe uma srie de informaes acerca das atividades que seriam realizadas nesta data pelas associaes existentes em Manaus, como o caso do Sindicato dos Estivadores.

211

Pela manh de hoje, esta novel associao far em conjunto com as demais sociedades, uma romaria ao Campo Santo, em signal de lembrana aos restos mortaes dos companheiros que jazem eternamente. s 20 horas haver sesso 77 magna! E posse dos corpos dirigentes, para a qual no h convite especial .

Era prtica da maioria das associaes operrias realizar a sesso solene de posse da nova diretoria nesta significativa data. Alm disso, no interior dessas agremiaes havia toda uma srie de atividades voltadas para o Dia do Trabalho.

Em sua sede social rua Barroso, reuniram se s 17 horas do dia 28, os corpos dirigentes das Artes Graphicas do Amazonas, para deliberarem sobre (...) De carcter extraordinrio, a sesso esteve bastante movimentada e bem concorrida, trocando-se idias e tomando-se medidas diversas. Officios, communicaes e cartas de outras sociedades desta capital, tudo concernente magna data de 1 de Maio, foi que constou o expediente. Terminada esta parte, ficou assentada a realizao de uma sesso solemne a effectuar-se hoje, s 19 horas, conforme marca os seus estatutos, para a qual so convidadas todas as associaes de Manas. O sr. Presidente nomeou em seguida vrias comisses, que tomaro parte nos festejos de hoje.

75

A Federao dos trabalhadores dos Estados Unidos e Canad reunida num congresso em Chicago, em 1881, deliberou votar a greve geral no dia 1 de maio de 1886 para a conquista da jornada de oito horas. Chegado este dia, produziu-se um formidvel movimento e a polcia atropela, mata e fere muitos grevistas (...) e em vez de buscar o verdadeiro autor do atentado, prenderam oito libertrios... A Lucta Social, n 2. Manaus, 1 de maio de 1914. 76 A idia da festa do trabalho tem encontrado partidrios por toda a parte. A iniciativa de sua creao partiu do Congresso da Federao do Trabalho, reunido em S. Luiz da Amrica do Norte, em 1888, cuja primeira manifestao foi em favor do dia de 8 horas de trabalho. No Congresso Internacional dos operrios em Paris de 1889, foi acceita a idia americana, ficando accordado que o 1 de Maio de 1890, fosse festejado em toda a Europa. A idia da festa espalhou-se por toda a parte .... Vida Operria, n 13. Manaus, 1 de maio de 1920. 77 O Extremo Norte, n 16. Manaus, 1 de maio de 1920.

janeiro - julho de 2011

IMPRENSA E MUNDOS DO TRABALHO


Durante a sesso solemne, tero a palavra oradores j commissionados e, depois, 78 ser franca a quem della quizer fazer uso .

212

As comemoraes sobre o 1 de Maio se davam tanto no interior das associaes como tambm acabavam por assumir uma dimenso pblica. Sobre esse ponto, Michelle Perrot informa que por ser um ato poltico deliberado dos trabalhadores, esta data frequentemente assumia tal carter, o que ilustra o lado voluntrio da construo de uma classe na tentativa de criar uma identidade universal79. Esta dimenso pblica pode ser identificada, de forma contundente, em um artigo publicado pelo jornal A Lucta Social:

Foi assim que o operariado amazonense interpretou e sagrou a 1 de Maio levando a cabo manifestaes diversas quer internas quer externas. Aquelas nas associaes de classe, e estas na praa pblica, tendo como ponto de partida o largo de So Sebastio, ao qual s 16 horas se juntaram proletrios e estudantes dando incio ao comcio. Adail Couto que pronunciou uma bem improvizada alocuo, discorrendo sobre o 1 de Maio e terminando, saudou o operariado em nome da classe dos estudantes da Universidade de Manos. Algumas vivas coroavam as palavras deste acadmico, o qual foi procedido no uso da palavra pelo 80 artista grfico J. Azpilicueta...

Enfim, ora em local pblico, ora entre as paredes das agremiaes operrias, ou em ambos, palestras, conferncias, discursos, cortejos e outras formas de atuao que externam elementos de uma cultura associativa operria estiveram presentes na comemorao desta data importante para os trabalhadores de ento. Assim, a produo, manuteno e distribuio dos jornais, sua caracterstica enquanto instrumento de conscientizao, mobilizao e luta, seu direcionamento classe operria e suas referncias quanto ao universo cultural desta classe so os elementos que singularizam este tipo de imprensa no interior do periodismo amazonense.

Recebido em 15/12/2010 Aceito para publicao em 20/01/2011

78 79

Idem. PERROT, Michelle. Os Excludos da Histria: operrios, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 127-138. 80 A Lucta Social, n 3. Manaus, 1 de junho de 1914.

Revista Mundos do Trabalho, vol. 3, n. 5.

Вам также может понравиться