Вы находитесь на странице: 1из 2

Do modelo Racional- Legal ao Paradigma Ps-Burocrtico: Reflexes Sobre a Burocracia Estatal. Paulo Henrique Ramos Medeiros.

O presente artigo discute a burocracia como mecanismo institucional de governana, em termos da administrao do aparato do Estado. O autor prope um estudo e reflexivo aprofundado sobre o assunto, buscando identificar as limitaes do modelo e seu processo evolutivo com o decorrer do tempo. O modelo burocrtico foi desenvolvido por Max Weber (sc. XIX), tendo como fator principal de seu surgimento o patrimonialismo, j que tinha o intuito de substituir o Modelo Patrimonialista. O modelo de administrao pblica burocrtica foi adotado em muitos pases visando a substituir aquele tipo de administrao, no qual os patrimnios pblicos e privados eram confundidos, criando-se, nesse tipo de ambiente, oportunidade para o aparecimento do clientelismo, nepotismo, empreguismo e, at mesmo, da corrupo. Entre as caractersticas do modelo burocrtico podemos citar: atribuies de funcionrios fixadas oficialmente por regras ou disposies administrativas, hierarquia e funes integradas em um sistema de mando, de tal modo que, em todos os nveis, haja uma superviso dos inferiores pelos superiores, atividades administrativas se manifestam e se baseiam em documentos escritos, as funes pressupem aprendizado profissional, com treinamento especializado. Partindo dos princpios fundamentais da burocracia, o autor analisa que houve limitaes desse modelo como mecanismo de administrao estatal. A frequente ocorrncia de transformaes e mudanas provocou a ineficincia do modelo, de modo que este passou a no atender em sua totalidade, s demandas sociais de um estado mais eficiente e voltadas para o cidado. Ento surgiu necessidade de um modelo de gesto que fosse eficiente e eficaz, facilitando assim os processos da administrao, propondo uma reforma do estado, ocasionando o surgimento do Modelo Gerencial ou Nova Administrao Pblica. O modelo de administrao pblica gerencial implica no entendimento de que o aparelho de Estado deve ser responsvel pela formulao e regulao de polticas pblicas, no necessariamente por sua execuo e em apropriaes e adaptaes dos princpios utilizados pelas organizaes privadas no sentido de dotar a administrao pblica de um modelo que, efetivamente, a ajude a cumprir sua finalidade.

Concluindo, o artigo apresenta a evoluo e a inovao dos modelos de gesto pblica, descrevendo seus perodos, caractersticas e formas de aplicao, baseadas na teoria clssica sobre o modelo de Weber, na literatura da rea de administrao pblica e nos estudos das teorias organizacionais.

Вам также может понравиться