Вы находитесь на странице: 1из 7

As Metas Curriculares de Fsico-Qumica: o que muda?

Reflexes acerca dos novos desafios no ensino de Fsico-Qumica 9. ano de escolaridade

Explora
Duarte Nuno Janurio Eliana do Carmo Correia Carlos Brs

Oo

Introduo
A Reviso da Estrutura Curricular, aprovada em maro de 2012 pelo Ministrio da Educao e Cincia (MEC, 2012), remeteu para a aprovao de objetivos claros, rigorosos, mensurveis e avaliveis, atravs da elaborao de novas metas curriculares. Esta veio a concretizar-se, na Fsica e Qumica em particular, atravs da homologao das Metas Curriculares, em abril de 2013 (MEC, 2013). Pretende-se com estas alteraes apostar no desenvolvimento do conhecimento cientfico do ensino das cincias experimentais (MEC, 2012), fundamental no Ensino Bsico. O modelo de desdobramento das aulas de cincias experimentais consegue-se com a alternncia entre as disciplinas de Cincias Naturais e de Fsico-Qumica (MEC, 2012). As escolas podem adotar, por exemplo, um modelo de desdobramento semanal com segmentos de 45 minutos, distribudos uniformemente pelas disciplinas de Cincias Naturais e de Fsico-Qumica.
1. semana 1. tempo letivo Turno 1 Turno 2 FQ CN 2. tempo letivo CN FQ 2. semana 1. tempo letivo FQ CN 2. tempo letivo CN FQ

1 Modelo de desdobramento semanal.

Existe tambm a possibilidade de o desdobramento se efetuar quinzenalmente com blocos de 90 minutos, alternando semanalmente a docncia das disciplinas de Cincias Naturais e de Fsico-qumica.
1. semana 1. tempo letivo Turno 1 Turno 2 FQ CN 2. tempo letivo FQ CN 2. semana 1. tempo letivo CN FQ 2. tempo letivo CN FQ

2 Modelo de desdobramento quinzenal.

O processo de ensino-aprendizagem da Fsico-Qumica assume principal relevncia no 9. ano de escolaridade, uma vez que se trata do fim do Ensino Bsico. Na disciplina de Fsico-Qumica, importa referir que a implementao das Metas Curriculares ao nvel do 9. ano de escolaridade implica algumas novidades como, por exemplo, a abordagem de alguns contedos que habitualmente eram lecionados no incio do 3. Ciclo do Ensino Bsico e que agora, transitam para o fim deste ciclo como, por exemplo, os conceitos de energia cintica e energia potencial.

As Metas Curriculares de Fsico-Qumica: o que muda?

Explora

Duarte Nuno Janurio Eliana do Carmo Correia Carlos Brs

Oo

1. Calendarizao
As Metas Curriculares so o referencial para o ensino da Fsico-Qumica. Para o 9. ano de escolaridade, as Metas Curriculares tornam-se obrigatrias a partir do ano letivo 2015-16.

2013-14
m co Re

2014-15
io s r at no rig a Ob 8.

2015-16
Ob rig

2016-17
io r at rig no Ob

2017-18
io r at rig no Ob

3 Entrada em vigor das Metas Curriculares.

2. As Metas Curriculares no 9. ano de Fsico-Qumica


As Metas Curriculares da disciplina de Fsico-Qumica do Ensino Bsico encontram-se organizadas por domnios e subdomnios. O esquema seguinte traduz essa organizao para o 9. ano de escolaridade.

9. ano

As Metas Curriculares de Fsico-Qumica: o que muda?

,8 7.

7.

. a 11

. a 12

e 9.

es s no da en . a

r no at . a 10

. e

io

s
Subdomnio
Movimentos na Terra

Domnio Movimentos e foras


Foras e movimentos Foras, movimentos e energia Foras e fluidos Corrente eltrica e circuitos eltricos Efeitos da corrente eltrica e energia eltrica Estrutura atmica

Eletricidade

Classificao dos materiais

Propriedades dos materiais e Tabela Peridica Ligao qumica

Explora

Duarte Nuno Janurio Eliana do Carmo Correia Carlos Brs

Oo

2.1. Objetivos gerais, por subdomnio


Os domnios e subdomnios indicados anteriormente esto associados a objetivos gerais pormenorizados por descritores. Relativamente Fsico-Qumica do 9. ano de escolaridade, a cada subdomnio est associado um objetivo geral e a este esto associados vrios descritores, alguns deles de carcter experimental obrigatrio. Na tabela seguinte resumem-se os objetivos gerais para cada subdomnio.
Subdomnio

Objetivos gerais

Subdomnio

Objetivos gerais

Movimentos na Terra

 Compreender movimentos no dia a dia, descrevendo-os por meio de grandezas fsicas.

Efeitos da corrente eltrica e energia eltrica

 Conhecer e compreender os efeitos da corrente eltrica, relacionando-a com a energia, e aplicar esse conhecimento.

Foras e movimentos

 Compreender a ao das foras, prever os seus efeitos usando as leis da dinmica de Newton e aplicar essas leis na interpretao de movimentos e na segurana rodoviria.  Compreender que existem dois tipos fundamentais de energia, podendo um transformar-se no outro, e que a energia se pode transferir entre sistemas por ao de foras.

Estrutura atmica

 Reconhecer que o modelo atmico uma representao dos tomos e compreender a sua relevncia na descrio de molculas e ies.  Compreender a organizao da Tabela Peridica e a sua relao com a estrutura atmica e usar informao sobre alguns elementos para explicar certas propriedades fsicas e qumicas das respetivas substncias elementares.  Compreender que a diversidade das substncias resulta da combinao de tomos dos elementos qumicos atravs de diferentes modelos de ligao: covalente, inica e metlica.

Foras, movimentos e energia

Propriedades dos materiais e Tabela Peridica

Foras e fluidos

 Compreender situaes de flutuao ou afundamento de corpos em fluidos.

Ligao qumica

Corrente eltrica e circuitos eltricos

 Compreender fenmenos eltricos do dia a dia, descrevendo-os por meio de grandezas fsicas, e aplicar esse conhecimento na montagem de circuitos eltricos simples (de corrente contnua), medindo essas grandezas.
Explora

As Metas Curriculares de Fsico-Qumica: o que muda?

Duarte Nuno Janurio Eliana do Carmo Correia Carlos Brs

Oo

2.2. Descritores obrigatrios de carcter experimental


Assinalam-se de seguida todos os descritores eminentemente prticos, ainda que no sejam evidentemente de carcter experimental.

Movimentos e foras

  Medir posies e tempos em movimentos reais, de trajetria retilnea sem inverso do sentido, e interpretar grficos posio-tempo assim obtidos.   Determinar valores da acelerao mdia, para movimentos retilneos no sentido positivo, a partir de valores de velocidade e intervalos de tempo, ou de grficos velocidade-tempo, e resolver problemas que usem esta grandeza.   Representar uma fora por um vetor, caracteriz-la pela direo, sentido e intensidade, indicar a unidade SI e medi-la com um dinammetro.   Definir resultante das foras e determinar a sua intensidade em sistemas de foras com a mesma direo (sentidos iguais ou opostos) ou com direes perpendiculares.   Verificar a Lei de Arquimedes numa atividade laboratorial e aplicar essa lei em situaes do dia a dia.

Electricidade

  Identificar componentes eltricos, num circuito ou num esquema, pelos respetivos smbolos e esquematizar e montar um circuito eltrico simples.   Identificar o voltmetro como o aparelho que mede tenses, instal-lo num circuito escolhendo escalas adequadas, e medir tenses.   Identificar o ampermetro como o aparelho que mede a corrente eltrica, instal-lo num circuito escolhendo escalas adequadas e medir correntes eltricas.   Representar e construir circuitos com associaes de lmpadas em srie e paralelo, indicando como varia a tenso e a corrente eltrica.   Ligar pilhas em srie e indicar a finalidade dessa associao.   Medir a resistncia de um condutor diretamente com um ohmmetro ou indiretamente com um voltmetro e um ampermetro.   Descrever os efeitos trmico (efeito Joule), qumico e magntico da corrente eltrica e dar exemplos de situaes em que eles se verifiquem.

Classificao dos materiais

  Distinguir, atravs de algumas propriedades fsicas (condutividade eltrica, condutibilidade trmica, pontos de fuso e pontos de ebulio) e qumicas (reaes dos metais e dos no metais com o oxignio e reaes dos xidos formados com a gua), duas categorias de substncias elementares: metais e no metais.

As Metas Curriculares de Fsico-Qumica: o que muda?

Explora

Duarte Nuno Janurio Eliana do Carmo Correia Carlos Brs

Oo

3. Algumas diferenas significativas


As Metas Curriculares, em comparao com as Metas de Aprendizagem, desaconselham a abordagem de algumas temticas, sugerindo a introduo de outras.

No se considera essencial
Abordagem do deslocamento e da velocidade mdia. Abordagem da corrente alternada. Estudo de circuitos eletrnicos e distino entre circuitos eletrnicos e eltricos.

9. ano

 Estudo de compostos orgnicos (lcoois, cetonas, cidos carboxlicos, etc.), exceo dos hidrocarbonetos.

Sugere-se...
 Compreenso da existncia dos dois tipos fundamentais de energia (cintica e potencial).  Anlise da transformao da energia potencial gravtica em energia cintica e vice-versa. Anlise das transferncias de energia entre sistemas por ao de foras.

4. Notas finais
A implementao das Metas Curriculares ao nvel do 9. ano de escolaridade no comporta, na prtica, a lecionao de novos contedos. No entanto, importa referir que alguns contedos que anteriormente eram abordados durante o 7. ano de escolaridade transitam agora para o 9. ano de escolaridade. A ttulo de exemplo, referem-se os seguintes: Energia cintica e energia potencial. Transformao da energia potencial gravtica em energia cintica e vice-versa. Anlise das transferncias de energia entre sistemas por ao de foras. As Metas Curriculares clarificam muito do que deve ser o trabalho do professor de Fsico-Qumica de 9. ano de escolaridade. Tambm revelam sensatez ao ir ao encontro de alguns dos anseios e das prticas consolidadas pelos professores, nomeadamente no que toca eletrnica. Em jeito de concluso desta srie de documentos acerca das Metas Curriculares, os autores do projeto Explora esperam ter contribudo para melhorar o entendimento acerca destes importantes documentos, apoiando, assim, os professores no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem mais enriquecedores.

As Metas Curriculares de Fsico-Qumica: o que muda?

Explora

Duarte Nuno Janurio Eliana do Carmo Correia Carlos Brs

Oo

Referncias
MEC Ministrio da Educao e Cincia (2012). Reviso da Estrutura Curricular. Em http://bit.ly/H8Cr2e, consultado em maro de 2014. MEC Ministrio da Educao e Cincia (2013). Metas Curriculares do 3. Ciclo do Ensino Bsico Cincias Fsico-Qumicas. Em http://bit.ly/16loHba, consultado em maro de 2014. DEB Departamento da Educao Bsica (2001). Orientaes Curriculares de Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo. Em http://bit.ly/10or2nP, consultado em maro de 2014.

Legislao relevante
Revogao do Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias Essenciais Despacho n. 17 169/2011, de 23 de dezembro de 2011. Em http://bit.ly/X0K7Jj, consultado em maro de 2014. Homologao das Metas Curriculares Despacho n. 51 22/2013, de 16 de abril de 2013. Em http://bit.ly/17eSjKV, consultado em maro de 2014. Calendrio de implementao Despacho n. 15 971/2012, de 14 de dezembro de 2012. Em http://bit.ly/19e8Yee, consultado em maro de 2014.

As Metas Curriculares de Fsico-Qumica: o que muda?

Explora

Duarte Nuno Janurio Eliana do Carmo Correia Carlos Brs

Oo

Вам также может понравиться