Вы находитесь на странице: 1из 14

A teoria da agncia no setor da sade: o caso do relacionamento da Agncia Nacional de Sade Suplementar com as operadoras de planos de assistncia supletiva

no Brasil*
Fbio Ricardo Loureiro Sato**

S U M R I O : 1. Introduo; 2. A teoria da agncia; 3. A regulamentao do sistema de sade suplementar; 4. Os atuais conflitos do setor sob a tica da teoria da agncia; 5. Seleo adversa e reduo do risco; 6. O risco moral no setor de assistncia supletiva; 7. Concluso. S U M M A R Y : 1. Introduction; 2. Agency theory; 3. Regulation of the supplementary healthcare system; 4. Current conflicts in the sector from the agency theory standpoint; 5. Adverse selection and risk reduction; 6. Moral risk in the supplementary healthcare sector; 7. Conclusion. P A L A V R A S - C H A V E : teoria da agncia; setor de assistncia supletiva sade. KEY
WORDS:

agency theory; supplementary healthcare sector.

O relacionamento entre os atores do sistema supletivo de assistncia sade no Brasil caracterizado por uma complexa trama de conflitos de interesse e de poder, que podem ser analisados luz da teoria da agncia. Ela emprega elementos da cincia econmica, principalmente das teorias do consumidor e do funcionamento de mercado, conjuntamente com idias derivadas dos estudos organizacionais e comportamentais, faz uma diviso entre os agentes econmicos em principais e agentes. Analisando o mercado de assistncia supletiva, pode-se constatar que ele possui inmeros atores, que exercem ao mesmo tempo papis de agentes e principais. justamente dessa dualidade de papis que surgem grande parte dos conflitos, e, atravs de diversos mecanismos de regulao, tenta-se reduzir os custos de agncia derivados dos conflitos de interesse que so a causa principal dos problemas de agncia dentro desse setor.

* Artigo recebido em jul. 2004 e aceito em dez. 2005. ** Mestre em administrao hospitalar e de sistemas de sade pela Eaesp/FGV . Endereo: Rua Santa Catarina, 418, ap. 101 Tatuap CEP 03086-025, So Paulo, Brasil. E-mail: fsato@gvmail.br.

R AP

R io de Ja ne i r o 41( 1): 49-6 2, Ja n ./Fev . 2 007

50

F bi o R i car do Lour eir o S ato

Agency theory in the healthcare sector: the relationship between the National Supplementary Healthcare Agency and the supplementary healthcare operators in Brazil The relationship between the actors of the supplementary healthcare system in Brazil is characterized by complex conflicts of interests and power struggles, which can be analyzed by the agency theory. This theory combining elements of economic sciences, mainly consumer and market theories, with ideas derived from organizational and behavioral studies divides the economic agents in principals and agents. The analysis of the supplementary healthcare market reveals its many actors play simultaneously the roles of agent and principal. This duality of roles is the root of most conflicts, originating several regulation mechanisms which try to reduce agency costs derived from conflicts of interests that are the main cause of this sectors agency issues.

1. Introduo
Nos sistemas nacionais de sade, a oferta, o financiamento, a operao e a regulao dos servios so, em geral, prerrogativas da associao entre as iniciativas pblica e privada. E as caractersticas e organizao dessas aes variam, interna e externamente, nos diferentes pases, de acordo com o contexto histrico. Aps a II Guerra Mundial, consolidou-se a tendncia da instituio de sistemas integrados pblicos. Neles, cabiam ao Estado o financiamento e a proviso de servios. Era a poca do conhecido Estado social keynesiano. Com o passar dos anos, esse modelo de welfare state entrou num perodo de crise e foi sendo substitudo por um modelo neoliberal. Nesse contexto, constatam-se evidncias de mudanas na participao pblica e privada. A atual fase dos sistemas de sade caracteriza-se pela introduo de mecanismos de mercado na proviso dos servios, pelas proposies de renncia do Estado responsabilidade por essas funes e pelo fortalecimento da participao da oferta e das despesas privadas em sade, ainda que a carta magna do pas afirme a universalidade, a integralidade e a eqidade do sistema, o que institui a dualidade pblico-privado dentro do sistema de sade brasileiro. Com o crescimento do setor privado na assistncia sade, com destaque especial ao setor supletivo, o Estado que acabou por se afastar em parte da prestao dos servios passou a ganhar importncia na regulamentao do setor privado. justamente nesse contexto de regulamentao que nasceu a Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS). A ANS tem como funo fiscalizar e regulamentar os contratos entre os usurios e as operadoras de sade. Entretanto, o impacto no se restringe a esses dois atores. Todos os prestadores,

R AP

R i o de Ja n ei r o 41 (1) :49- 62, Jan ./F ev . 2007

A Te or i a d a Agn ci a n o Setor da Sa de

51

como hospitais, laboratrios, profissionais, entre outros, so influenciados pelas medidas tomadas pela ANS. justamente nesse contexto de regulao que surgem os chamados conflitos de interesse entre os atores desse setor: a ANS procurando defender os usurios dos planos de sade, que possuem demandas divergentes das operadoras que, por sua vez, tm poder de barganha sobre fornecedores, que acabam sendo pressionados por outros fatores conjunturais, e podem contestar muitas das decises das empresas de planos de sade. Parte desses conflitos pode ser avaliada luz da teoria da agncia, que procura analisar as relaes e conflitos existentes entre os diversos atores de uma determinada rede de relacionamento. Assim, este artigo faz uma anlise do relacionamento entre os atores do mercado de assistncia supletiva sade tendo como base o referencial terico da teoria da agncia.

2. A teoria da agncia
De acordo com Jensen e Meckling (1976), a teoria da agncia trata do relacionamento entre agentes nas trocas econmicas, onde um ator (o principal) tem poder sobre o comportamento de um outro ator (o agente) em seu favor, e o bem-estar do principal sofre influncia das decises do agente.

Figura 1

A relao principal-agente

Conflito

Principal

Orientao por metas Obrigao e reciprocidade Risco Interesse prprio

Agente

Congruncia

R AP

R io de Ja ne i r o 41( 1): 49-6 2, Ja n ./Fev . 2 007

52

F bi o R i car do Lour eir o S ato

Dessa forma, o bem-estar do principal no pode ser maximizado porque o principal e o agente possuem diferentes objetivos e predisposio ao risco (Wright et al., 1996). O principal pode ser considerado neutro quanto ao risco, pois pode realizar escolhas sobre uma ampla gama de participantes (Wiseman e Gomez-Mejia, 1998). Em contraste, o agente precisa agir de forma adversa ao risco, j que est ligado a um nico principal (Willianson, 1963). Em essncia, os agentes so em princpio adversos ao risco como forma de preservarem seus bens. Portanto, a teoria da agncia tem como foco o estudo das formas de minimizao dos custos relacionados com a relao de agncia. O problema de agncia, segundo Hatch (1997), envolve o risco do agente agir de acordo com seus interesses em vez dos do principal. Para evitar os problemas de divergncia de interesses, so realizados contratos, cujo objetivo alinhar os interesses dos agentes com os de seus principais. Para Eisenhardt (1985), a habilidade dos principais em saberem se os agentes esto ou no agindo de acordo com seus interesses, depende das informaes disponveis aos principais. Essas informaes podem ser obtidas diretamente pelo monitoramento direto das aes dos agentes, ou, indiretamente, pelo acompanhamento dos resultados produzidos pelos agentes. Entretanto, como os resultados no dependem apenas dos agentes, eles nesses casos passam a assumir certa parcela do risco. A fim de proteger os interesses dos principais, necessria a instituio de mecanismos que reduzam a possibilidade de os agentes agirem em desacordo. Nessa tarefa, custos so incorridos e denominados, segundo Clegg, Hardy e Nordy (1996), custos de agncia. Os custos totais de agncia so o montante gasto no monitoramento pelos principais, os custos da dependncia dos agentes e a perda residual do principal. Assumindo que os custos de agncia existem, tanto os principais quanto os agentes atuam de forma a minimizar esse custo e, portanto, ficar numa situao de equilbrio entre ambas as partes. Arrow (1985) identificou duas fontes principais de problemas de agncia: o moral hazard, ou risco moral, que est relacionado com acobertar aes, e a seleo adversa, relacionada a acobertar informaes. O risco moral envolve situaes onde as aes dos agentes no so de conhecimento do principal ou so muito onerosas para serem observadas. J a seleo adversa representa o fato de os agentes possurem informaes desconhecidas por parte do principal ou cujos custos de obteno so elevados. Os problemas de agncia so resolvidos normalmente de duas maneiras: monitoramento e penalizao. Para Clegg, Hardy e Nord (1996), o monitoramento envolve a observao da performance dos agentes, e a penalizao a punio por um comportamento no desejado dos agentes.

R AP

R i o de Ja n ei r o 41 (1) :49- 62, Jan ./F ev . 2007

A Te or i a d a Agn ci a n o Setor da Sa de

53

3. A regulamentao do sistema de sade suplementar


O Decreto-Lei no 73/66, referente conformao do sistema nacional de seguros, foi o primeiro instrumento legal sobre a comercializao de planos e seguros de sade. Em funo de divergncias entre entidades representantes dos mdicos, empresas de medicina de grupo que necessitavam de proteo para se desenvolver, essa legislao no abrangeu as operadoras nolucrativas. Desde ento, empresas de medicina de grupo no-lucrativas e cooperativas mdicas operaram no mercado sem nenhuma regulamentao especfica (Bahia, 2001). A expanso do setor supletivo que se deu na dcada de 1980 foi acompanhada pelo crescimento no nmero de queixas de interrupo de atendimento, aumento de preos e negativas de cobertura para determinados procedimentos. O Cdigo de Defesa do Consumidor permitiu a ao da Justia no sentido da concesso de liminares favorveis ao atendimento de usurios do setor supletivo. Junto a isso, entidades de defesa do consumidor e entidades mdicas se aliaram em torno de interesses comuns como a liberdade de escolha, e a mdia passou a divulgar constantemente matrias de forma a divulgar casos onde houve restries de atendimentos por parte das operadoras de sade. Em 1993, comearam a tramitar no Senado e na Cmara Federal projetos pontuais de regulamentao do setor supletivo de assistncia sade. Esses projetos tinham dois objetivos centrais: ampliao da cobertura (procedimentos e faixas etrias) e ressarcimento monetrio do atendimento de clientes em instituies pblicas. Em 1997, foi constituda uma comisso especial para tratar da regulamentao e, em 1998, a Cmara aprovou a Lei no 9.656, que obrigou a, entre outras coisas (Brasil, 1998):
g

atendimento para todas as doenas relacionadas no Cdigo Internacional de Doenas; proibio de negao de cobertura em funo de doenas ou leses preexistentes; ressarcimento pelas operadoras dos atendimentos prestados a seus clientes na rede vinculada ao SUS.

O arcabouo legal previsto pela Lei no 9.656/98, alicerado na ampliao e padronizao das coberturas, estimula mudanas nas relaes entre provedores de servios e operadoras de planos de sade, na medida da inten-

R AP

R io de Ja ne i r o 41( 1): 49-6 2, Ja n ./Fev . 2 007

54

F bi o R i car do Lour eir o S ato

sificao da indiferenciao de produtos prevista pela lei. A legislao supe que a competio entre as operadoras ser baseada apenas nos preos e nos modelos de regulao do acesso de clientes e mdicos utilizao de procedimento e no em padres diferenciados de cobertura. Com a finalidade de fiscalizar o cumprimento da legislao pertinente ao setor, foi criada, em 30 de dezembro de 1999, a Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS), pela Medida Provisria no 2.012-2. De acordo com Nunes (1999), esta agncia regulatria deveria ter como caractersticas: autonomia de deciso; ampla divulgao de decises e procedimentos; celeridade nas relaes com os consumidores e agentes econmicos; incluso dos interessados em audincias pblicas e limitao da ao estatal na proviso de servios pblicos. De acordo com Moreira (2004), a criao de uma entidade reguladora da sade pode ser traduzida efetivamente na criao de um mercado de cuidados de sade, em que os atores principais deixam de ser estabelecimentos pblicos sem a lgica empresarial, de um lado, e pacientes de servios pblicos gratuitos de outro, para passarem a ser entidades empresariais, sujeitas a uma lgica de mercado, sendo remuneradas pelos cuidados efetivamente prestados, e consumidores de cuidados de sade que so remunerados aos prestadores, embora no necessariamente pelos prprios consumidores. interessante ainda ressaltar que as agncias incentivam muito a competitividade nos setores regulados e a desconcentrao de capitais. Portanto, esto de acordo com a idia de que os mercados promovem maiores ganhos sociais medida que seus participantes so mais numerosos. Entre as funes a serem exercidas pela ANS, podemos citar: a combinao de estratgias coercitivas e cooperativas para as empresas que atuam no setor econmico, sejam orientadas ou no para o mercado; a aceitao de que a competio pode gerar equilbrio nas decises econmicas e favorecer o direito de consumidores, e que as condutas responsveis das empresas podem trazer benefcio pblico (externalidade positiva); o desenvolvimento de estratgias cooperativas entre as estruturas institucionais do SUS (Sistema nico de Sade) e os segmentos da sade supletiva, diante da ateno de alto custo e de longa durao; o acompanhamento e a avaliao das orientaes redistributivas, como o ressarcimento ao SUS.

R AP

R i o de Ja n ei r o 41 (1) :49- 62, Jan ./F ev . 2007

A Te or i a d a Agn ci a n o Setor da Sa de

55

4. Os atuais conflitos do setor sob a tica da teoria da agncia timo de Pareto e seleo adversa
A teoria da agncia argumenta que a informao naturalmente assimtrica entre agentes e principal e que, quando os conflitos de interesse existem, agentes e principais podem fazer uso de informaes exclusivas e do poder de coero para influenciar contratos que estejam demasiadamente favorveis a uma determinada parte. Para se atingir um ponto timo de um contrato com relao aos custos de agncia, necessrio balancear os trade-offs de maximizao de benefcios, onde no possvel melhorar os resultados de uma das partes sem prejudicar as demais. Nesse ponto, atingir-se-ia o conhecido timo de Pareto (1971). No setor de assistncia supletiva, o timo de Pareto seria atingido no equilbrio entre as maximizaes do interesse da ANS representante legal dos usurios e das operadoras de planos de sade. A maximizao para a ANS seria o atendimento da demanda por cuidados de sade dos beneficirios dos planos de sade, nesse caso, pensando demanda por cuidados de sade como varivel proxi a demanda por sade, conforme proposta de Grossman (1972). J as operadoras de planos de sade podem ser divididas segundo a sua modalidade de funcionamento para analisar a maximizao da sua funo utilidade. Para as autogestes, a maximizao seria obtida pelo atendimento das demandas de seus beneficirios, tendo como princpio a no-lucratividade. Entretanto, preciso sempre considerar a existncia de um fator de restrio oramentria. As demais formas de modalidade de operao, como so os casos das medicinas de grupo, seguradoras e cooperativas, tm como objetivo claro a maximizao da sua lucratividade. Dessa forma, surge nesse ponto o primeiro grande conflito de interesse entre os participantes desse mercado: a ANS, procurando defender os usurios de planos de sade diante dos planos de sade, que so certamente a parte mais fraca na relao com as operadoras e que, portanto, esto numa posio de agentes e as operadoras na posio de principal. Com a criao da ANS, uma nova relao agente-principal surge nesse mercado, onde a agncia regulatria assume o papel de principal e as operadoras de sade, o de agentes. O grande problema que existe nesse mercado que o timo de Pareto muito difcil de ser atingido. A demanda por sade segue um padro com pequena elasticidade de demanda. Conforme afirma Roemer (1993), autor da lei que possui seu epnimo, a oferta de servios de sade consegue por si s gerar a sua prpria demanda.
R AP R io de Ja ne i r o 41( 1): 49-6 2, Ja n ./Fev . 2 007

56

F bi o R i car do Lour eir o S ato

Para piorar essa situao, a inflao dos bens e cuidados de sade muito mais elevada do que a mdia de mercado, conforme mostra Rochaix (1990). Uma possvel explicao para esse aumento progressivo da inflao da sade est na Lei de Baumol (Baumol, 1967), que afirma que ocupaes como as da sade so inerentemente inflacionrias devido ao fato de serem intensivas em mo-de-obra. Para a sociedade, a fonte de riqueza econmica ao longo do tempo a substituio do trabalho pelo capital, sendo essa a prpria definio de produtividade. Entretanto, pessoas qualificadas em ocupaes em que o capital no substitui o trabalho esperam ao longo do tempo que sua renda aumente no mnimo em proporo ao aumento mdio de renda da sociedade. Portanto, temos uma grande presso pelo aumento dos custos das operadoras de sade, que, por sua vez, estabelecem mecanismos de forma a reverterem essa situao e manter o equilbrio econmico-financeiro dessa relao. Para isso, as operadoras precisariam estabelecer mecanismos de controle de demanda (como a criao de co-pagamentos ou franquias), a elevao dos preos dos planos de sade para os beneficirios ou a diminuio dos pagamentos por procedimentos realizados na rede credenciada. Essas medidas at seriam viveis, j que as operadoras exercem um relevante poder de agncia sobre esses atores, porm, essas mesmas operadoras esto numa situao de agentes junto a outras estncias, como a prpria ANS e outras entidades representativas de consumidores, profissionais e instituies de sade, que contestam tais atitudes se forem praticadas. As relaes de poder na rea da assistncia supletiva so muito complicadas, o que pode ser constatado por uma breve reviso de alguns fatos que ocorreram no setor. Como exemplo de poder dos beneficirios foi a prpria criao da ANS, tambm muito impulsionada por entidades como os Procons (Procuradoria do Consumidor) de diversos estados, que j h algum tempo vinham constatando a necessidade de uma legislao especfica que regulamentasse o setor. J as operadoras, principalmente aquelas de maior porte, possuem grande poder de barganha sobre os beneficirios, principalmente no estabelecimento de barreiras para restrio de acesso e reduo de custo. Apesar de no estarem to difundidas como nos casos das Health Maintenance Organizations (HMOs) norte-americanas, atualmente no Brasil j se comeam a observar algumas prticas de managed care, e para as medicinas de grupo menores, j existem casos de empresas operando no formato de (PPOs). Entretanto, controlando essas operadoras do setor supletivo, temos a ANS, que atua para fiscalizar o cumprimento dos contratos de cobertura de

R AP

R i o de Ja n ei r o 41 (1) :49- 62, Jan ./F ev . 2007

A Te or i a d a Agn ci a n o Setor da Sa de

57

custos de cuidados em sade, que por sua vez devem estar de acordo com a Lei no 9.656/98. Seria interessante tambm ressaltar outros grupos de influncia, como as entidades representantes das operadoras (Abramge, Fenaseg, Unidas, Unimed Brasil) e dos prestadores (FBH, Anahp, CMB, AMB). Atualmente outro importante ator nesse mercado o Poder Judicirio. Muitos usurios de planos de sade cujas operadoras se negam a prestar determinado tipo de atendimento/procedimento pelos mais diversos motivos, desde questionando a real necessidade e eficcia dos mesmos, at a questo da preexistncia muitas vezes recorrem Justia a fim de garantir seu atendimento. Infelizmente o Poder Judicirio brasileiro ainda possui uma viso muito paternalista em relao aos processos envolvendo a assistncia sade, e acaba na grande maioria dos casos dando ganho de causa aos usurios, sem anlises mais aprofundadas quanto ao mrito da questo, gerando custos ao agente nessa relao que so as operadoras de planos de sade.

5. Seleo adversa e reduo do risco


Como afirma Eisenhardt (1989), a seleo adversa basicamente um problema de assimetria de informao, o que caracteriza as relaes entre os atores da sade (Arrow, 1963). A seleo adversa tipicamente manifestada em diferentes divises de risco. Segundo a teoria da agncia, os agentes so mais adversos ao risco, justamente por possurem menor poder de negociao que seus principais. De acordo com Shapiro e Mulligan (1996), as instituies que operam no setor de sade esto expostas aos seguintes riscos:
g

risco da operao clnica risco na variao dos custos incorridos na prestao dos servios clnicos; risco de eventos associado flutuao na demanda por cuidados de sade na populao de beneficirios; risco de precificao inerente precificao diante da imprevisibilidade de despesas devido ao risco de eventos; risco financeiro so os riscos bsicos a que todas as companhias esto expostas: de capital, insolvncia, fluxo de caixa e risco regulatrio.

R AP

R io de Ja ne i r o 41( 1): 49-6 2, Ja n ./Fev . 2 007

58

F bi o R i car do Lour eir o S ato

Diante da existncia desses riscos, a questo que se coloca dentro da teoria da agncia a de como fazer o seu compartilhamento. Antes da criao da ANS, os usurios, no papel de agentes, arcavam com uma parcela significativa dos riscos: existiam limites para dias de internao, alguns procedimentos de maior complexidade eram excludos da cobertura, doenas preexistentes no tinham cobertura, assim como outras como a Aids. Com a instituio da ANS, grande parte dessas assimetrias se reduziu, e as operadoras de planos de sade so obrigadas a fornecerem a seus beneficirios no mnimo um plano dito referncia, com as caractersticas j anteriormente citadas que foram includas nessa nova legislao. Alm de regulamentar toda a questo de cobertura de custos de procedimentos, a ANS tambm ficou responsvel por estabelecer os reajustes mximos anuais que as empresas poderiam repassar aos seus beneficirios, em funo da inflao do perodo. justamente nesse ponto que surgem as maiores divergncias. Ao mesmo tempo que se aumentou compulsoriamente a oferta de um grande nmero de procedimentos por parte da ANS, ela atuou de forma a restringir possveis variaes nos preos dos planos de sade, levando a uma situao de presso sobre as operadoras, sendo que muitas delas, principalmente as menores e que no tinham boa gesto, acabaram por falir.

Figura 2

Impacto da ANS sobre a curva de demanda

Preo

Oferta

P D0 D0 D1

D1

Quantidade

R AP

R i o de Ja n ei r o 41 (1) :49- 62, Jan ./F ev . 2007

A Te or i a d a Agn ci a n o Setor da Sa de

59

Alm da crtica no que diz respeito ao controle dos preos por parte da ANS, criticam-se tambm os reajustes permitidos, que invariavelmente ficam abaixo da inflao do setor no perodo. Nesse caso, fica claro a demonstrao do poder de agncia por parte da ANS e os custos de agncia conforme descrio de Clegg, Hardy e Nord (1996), sendo que as operadoras acabam por arcar com grande parcela deles. De acordo com Eisenhardt (1989), uma das formas de se reduzirem as assimetrias de informao por parte dos agentes com o ganho em experincia. Dessa forma, os ganhos de escala tambm so vlidos nessa questo. Assim, operadoras de grande porte e com vasta experincia de mercado tendem a possuir cada vez mais uma posio de oligoplio dentro do mercado, criando barreiras entrada dos possveis novos participantes.

6. O risco moral no setor de assistncia supletiva


O risco moral tem maior importncia no relacionamento usurios e operadoras de sade. De acordo com Pores (1995), o risco moral facilmente identificado quando comparamos a utilizao dos servios de sade por duas populaes distintas e de perfil social e epidemiolgico semelhante, onde os usurios com cobertura de plano de sade tm tendncia a utilizar muito mais o sistema que os sem cobertura. Em parte, isso est relacionado com a diferenciao entre os conceitos de demanda e necessidade. Para Jeffers, Bognanno e Bartlett (1971), o conceito de necessidade uma definio exgena, ou seja, a quantidade de servios de sade que a opinio mdica acredita deva ser consumida em um determinado perodo de tempo para que as pessoas possam permanecer ou ficar to saudveis quanto seja possvel segundo o conhecimento cientfico existente. J a demanda est centrada sobre a liberdade e a autonomia de escolha do consumidor segundo sua prpria estrutura de preferncias. Portanto, nesse gap existente entre os conceitos de demanda e necessidade que se encontra grande parte do conceito econmico que chamamos de induo da demanda. Diversas podem ser as origens da induo da demanda: presso social, mdia e inclusive os prprios mdicos, conforme apontaram Rochaix (1987) e Campos (1983). Para evitar-se a induo da demanda por servios de sade cuja necessidade no mnimo questionvel, necessria a criao de barreiras por parte do principal para evitar que os agentes atuem em desacordo com seus interesses. Isso j bastante comum em pases onde o setor supletivo j opera h algum tempo, com a adio de fatores de moderao aos contratos de planos de sade.
R AP R io de Ja ne i r o 41( 1): 49-6 2, Ja n ./Fev . 2 007

60

F bi o R i car do Lour eir o S ato

Um desses mecanismos para controle da demanda por servios de sade a implantao do co-pagamento. No co-pagamento, o beneficirio fica responsvel pelo pagamento de parte do custo total do prestador, ou seja, ocorre um compartilhamento do risco, ou mais precisamente, da incidncia de um determinado sinistro com a sade do beneficirio. Tambm pode ser implantada a franquia, principalmente para procedimentos de grande risco, como para internaes e cirurgias, onde descontada do beneficirio uma quantia fixa por evento.

7. Concluso
Como pode ser observado pelas informaes anteriormente descritas, o setor de assistncia supletiva sade no Brasil muito complexo, com inmeros atores e motivaes que em grande parte dos casos so divergentes entre si. Derivado dessas constataes possvel encontrar inmeros conflitos de interesse no setor, como so os casos dos beneficirios e as operadoras de planos de sade, onde cada um deles age de forma a maximizar seus benefcios. Como so divergentes, comea ento a surgir o problema de agncia, onde os atores que esto no papel de principal em determinado relacionamento (por exemplo, a ANS ou as operadoras de sade) passam com vrios mecanismos de coero, como o monitoramento e a punio, a controlar o comportamento de seus agentes (respectivamente para o exemplo anterior, operadoras e beneficirios de planos de sade). justamente desse controle que incorrem os chamados custos de agncia. Esses custos de agncia possuem um custo de oportunidade muito grande, principalmente em se pensando num setor como o da sade, com enorme demanda reprimida devido escassez da oferta derivada de fatores de restrio oramentria tanto do setor pblico, quanto do setor privado. Sendo assim, faz-se necessria a criao de mecanismos que reduzam esses custos de agncia e facilitem a obteno da maximizao dos benefcios por todos os atores desse mercado. Baseado nessa afirmao pode-se dizer que a criao da ANS representou um papel importante no sentido de se reduzirem as assimetrias que existiam nesse mercado anteriormente, onde as operadoras tinham grande supremacia sobre seus beneficirios. Entretanto, importante ressaltar que o surgimento da ANS no pode representar a criao de novos entraves que tenham muitos impactos negativos no setor, cuja anlise custo-benefcio (ACB) venha a demonstrar que a instituio dessa agncia no conseguiu trazer os retornos positivos esperados pela sociedade.

R AP

R i o de Ja n ei r o 41 (1) :49- 62, Jan ./F ev . 2007

A Te or i a d a Agn ci a n o Setor da Sa de

61

Dessa forma, importante conhecermos e analisarmos como so os relacionamentos do setor, objetivando a harmonizao das relaes entre os atores, de modo a amenizar os problemas de agncias e os custos advindos dos mesmos.

Referncias bibliogrficas
ARROW, K. J. Uncertainty and the welfare economics of medical care. American Economic Review, n. 53, 1963. . Principal and agents: the structure of American business. Boston: Harvard Business School Press, 1985. BAHIA, L. O mercado de planos e seguros de sade no Brasil: tendncias ps-regulamentao. In: NEGRI, B.; DIGIOVANNI, G. Brasil radiografia da sade. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, 2001. BAUMOL, W. J. Macroeconomics of unbalanced growth: the anatomy of urban crisis. American Economy Review, v. 57, n. 3, p. 415-426, Jun. 1967. BRASIL. Lei n. 9.656, de 3 de junho de 1998. Dispe sobre os planos e seguros privados de assistncia sade. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 1998. CAMPOS, A. C. O comportamento do mdico como agente econmico. In: CAMPOS, A. C. Sade, o custo de um valor sem preo. Lisboa: Livros Tcnicos e Cientficos, 1983. CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. Handbook of organization studies. London: Sage Publications, 1996. EISENHARDT, K. M. Control: organizational and economic approaches. Management Science, v. 31, n. 2, p. 134-149, 1985. . Agency theory: an assessment and review. Academy of Management Review, v. 14, n. 1, p. 57-74, 1989. GROSSMAN, M. On the concept of health capital and the demand for health. Journal of Political Economy, v. 80, n. 2, p. 223-255, 1972. HATCH, M. J. Organization theory: modern symbolic and postmodern perspectives. New York: Oxford University Press, 1997. JEFFERS, J. R.; BOGNANNO, M. F.; BARTLETT, J. C. On the demand versus need for medical services and the concept of shortage. American Journal of Public Health, v. 61, n. 1, p. 4663, 1971.

R AP

R io de Ja ne i r o 41( 1): 49-6 2, Ja n ./Fev . 2 007

62

F bi o R i car do Lour eir o S ato

JENSEN, M.; MECKLING, W. Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and capital structure. Journal of Financial Economics, v. 3, p. 305-360, 1976. MOREIRA, V. A nova entidade reguladora da sade em Portugal. Revista de Direito Pblico da Economia, v. 2, n. 5, p. 103-159, jan./mar. 2004. NUNES, E. Reforma administrativa, reforma reguladora: a nova face da relao Estado-economia no Brasil. 1999. ms. PARETO, V. Manual of political economy. New York: Augustus Kelley, 1971. PORES, J. H. Managing risk to reduce costs. Health Financial Management, v. 49, p. 52-56, Oct. 1995. ROCHAIX, L. O poder discricionrio do mdico: mito ou realidade. In: CAMPOS, A. C.; PEREIRA, J. Sociedade, sade e economia. Lisboa: Escola Nacional de Sade Pblica, 1987. . Oferta de cuidados: regulao ou desregulao. Lisboa: Associao Portuguesa de Economia da Sade, 1990. ROEMER, M. I. National health systems of the world. New York: Oxford University Press, 1993. SHAPIRO, M.; MULLIGAN, D. Managing risk in health care. The McKinsey Quarterly, n. 3, p. 94-105, 1996. WILLIANSON, O. E. Managerial discretion and business behavior. American Economy Review, v. 53, p. 1032-1047, 1963. WISEMAN, R. M.; GOMEZ-MEJIA, L. R. A behavioral agency model of managerial risk taking. Academy Management Review, v. 23, n. 1, p. 133-153, 1998. WRIGHT, P. et al. The impact of the corporate insider, blockholder and institucional ownership on firm-risk taking. Academy of Management Journal, v. 39, p. 441-463, 1996.

R AP

R i o de Ja n ei r o 41 (1) :49- 62, Jan ./F ev . 2007

Вам также может понравиться